domingo, 10 de maio de 2009

AS MÃES TEM LIGAÇÃO DIRETA COM DEUS

Edward de Souza
*
Criaturas muito especiais
*
Hoje o calendário reverencia a mais importante e preciosa presença de nossas vidas: a sublime figura da Mãe. Aquela cujos dias deveriam ser tão somente envoltos pelos abraços mais calorosos e os beijos mais ternos de seus filhos. Não apenas por ter lhes dado a vida, mas por fazer de sua vida o ancoradouro seguro onde eles possam sempre, seja em qualquer idade, jogar a âncora de suas agruras, receios, decepções... E no colo de sua Mãe , sentir o mesmo calor, a mesma segurança, o mesmo carinho, como nos tempos de criança. No mundo da extraordinária evolução da tecnologia digital, em que produtos e serviços incríveis desafiam a mais iluminada das mentes, como faz falta o colo de mãe. Aquele abrigo aconchegante, sempre disponível e acessível. Generoso em afeto, orientação, sabedoria, ensinamentos. Confessionário, onde se pode contar tudo, sem segredo, sem restrição, sem medo. Fonte intermitente de luz e bênção de onde sempre conseguiremos uma orientação sábia, uma palavra amiga, o conforto do gesto, a indicação do caminho. Onde podemos olhar para cima sem nos sentir rebaixados e humildemente podemos pedir tudo, sem ficar devendo. O encanto do colo de mãe é que nele sempre seremos crianças. Frágeis, sensíveis, sinceras, como limitados seres humanos que somos.
Por que será que as mães
são essas criaturas tão especiais? Talvez seja porque elas têm o dom da renúncia. Não importa cor ou credo... Rica ou pobre... Mãe é sempre mãe. Mãe é como uma flor... É carinho, cuidado, proteção, compreensão, doação, perdão... Mãe resume tudo o que é amor! Uma mãe consegue abrir mão de seus interesses para atender esse serzinho indefeso e carente que carrega nos braços. Mas as mães também têm outras características muito especiais. Um coração de mãe é compassivo. A mãe sempre encontra um jeito de socorrer seu filho, mesmo quando a vigilância do pai é intensa. Ela alivia o castigo, esconde as traquinagens, defende, protege, arruma uns trocos a mais. Sim, uma mãe sempre tem algum dinheiro guardado, mesmo convivendo com extrema necessidade, quando se trata de socorrer um filho. Mães são excelentes guarda-costas. Estão sempre alertas para defender seu filho do coleguinha "terrorista" que quer puxar seu cabelo ou obrigá-lo a emprestar seu brinquedo predileto. Quando a criança tem um pesadelo no meio da noite, e o medo apavora, é a mãe que corre para acudir. As mães são um pouco fadas, pois um abraço seu cura qualquer sofrimento, e seu beijo é um santo remédio contra a dor. Para os filhos, mesmo crescidos, a oração de mãe continua tendo o poder de remover qualquer dificuldade, resolver qualquer problema, afastar qualquer mal. No entender dos filhos, as mães têm ligação direta com Deus, pois tudo o que elas pedem, Deus atende. Se você tem mãe aqui, cuide bem dela. Se não tem, como eu, pense nela com amor, carinho e gratidão.
_____________________________________________________
*Edward de Souza é Jornalista e radialista. Trabalhou nos jornais, Correio Metropolitano, Folha Metropolitana, Diário do Grande ABC e O Repórter, da Região do ABC Paulista. Em São Paulo, na Folha da Tarde, Gazeta Esportiva, Sucursal de "O Globo", Diário Popular e Notícias Populares, entre outros. Atuou nas Rádios: Difusora de Franca, Brasiliense de Ribeirão Preto, Rádio Emissora ABC, Diário do Grande ABC, Clube de Santo André, Excelsior, Jovem Pan, Record, Globo - CBN e TV Globo de São Paulo. Participou de diversas antologias de contos e ensaios. Assina atualmente uma coluna no Jornal Comércio da Franca, um dos mais tradicionais do interior de São Paulo.
_____________________________________________________
*A Jornalista Nivia Andres abre o blog desta segunda-feira com o artigo "Como usar a palavra com talento". Não deixe de acompanhar.
_____________________________________________________

29 comentários:

  1. Um prazer imenso ter um jornalista lendo minhas palavras e seguindo meu blog, que até então tinha somente seguidores sem tanta experiência no ramo da informação, espero que goste e visite sempre. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Edward, um lindo poema o que você acaba de postar em nosso blog. Uma homenagem que devemos prestar todos os dias as mães de todo o mundo e em particular as nossas e as mães de nossos filhos.
    Não vou me alongar muito mais, pois você já disse tudo. Estou postando abaixo, algo de minha autoria, estendido aos filhos e as mães que se foram. Tentando mostrar, que as mulheres que nos geraram, nunca abandonam seus filhos, mesmo depois de terem partido para o outro lado.


    SEM RUMO

    J. Morgado


    Sem destino, vou caminhando. Por dentro sinto dor. Por fora nada.
    Quem sou eu afinal? Uma alma penada buscando um recanto para me esconder?
    Ou um arremedo de ser humano, buscando um buraco para me enterrar?
    Sigo. Ao longe avisto uma luz! Tênue é verdade. Mas é uma luz!
    Dirijo-me a ela. Ela se afasta! Corro. Ela se afasta ainda mais!
    Paro. Não agüento mais. A luz lá está!

    Ouço vozes. Não consigo entender. São murmúrios.
    Depois de algum tempo, escuto! Ore e entenderas.
    Lembro-me de minha mãezinha. Que me ensinava a orar quando criança.
    Mas por que orar? Já não me lembro mais como fazer!
    Novamente a voz. Ore. Bem... Não custa nada. Vou tentar.
    Pai Nosso que estais....

    A luz está se aproximando! No céu.......A luz está perto de mim!
    Santificado seja... Mamãe é você? Sim meu filho, é hora de irmos.
    Estaremos juntos a partir de agora.
    A escuridão acabou.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos!
    O texto do nosso querido Edward como também o de J. Morgado, postados nesse blog, são maravilhosos. Tocantes. Gostaria de lhes pedir a permissão para deixar um bilhão de beijos e de abraços para minha mamãe Carolina, que daqui a pouquinho vai ler essa mensagem aqui no blog. Mamãezinha querida, nós adoramos você, do fundo do coração, viu? Suas filhas Priscila e Karina e seu filho Thiago!
    Smackkkkkkkkkkkkkkkkkk....

    Karina - Campinas - 10 de maior de 2009

    ResponderExcluir
  4. Olá meus queridos desse blog!
    O Dia das Mães torna-se especial ao saber que nosso blog continua vivo e com mensagens que nos fazem chorar, como essas do Edward de Souza e J. Morgado. Vocês são sensíveis, maravilhosos, seres humanos especiais e nos surpreendem a cada dia com textos e artigos que fazem bater mais forte nosso coração. Fui lendo o texto do Edward e me segurando, até que, no final, ele escreve a frase mais linda que já li: "no entender dos filhos, as mães têm ligação direta com Deus, pois tudo o que elas pedem, Deus atende". Sem minha mamãe que já se foi e me espia lá de cima, chorei e estou chorando!
    Prá todas as mamãezinhas do Mundo, um beijo no coração. Profunda saudade da minha que se foi!

    Larissa M. Vaz - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  5. Ôi Edward, amigas e amigos do blog... Realmente, esse domingo é um dia especial. Já abracei e beijei minha mamãezinha e lhe dei um lindo presente. Sou sua única filha e a amo do fundo do coração. Peço a Deus que a proteja sempre, a ilumine, e dê forças para continuar sua batalha. E que eu possa sempre sentir e ter esse amor maior em todos os momentos de minha vida. Beijos e abraços a todos as mamães do Mundo!!!

    Thalita ( Santos )

    ResponderExcluir
  6. Muito pertinemte seu post sobre o que é ser mãe...
    Um abraço e bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Edward, que lindo sua postagem hoje. Li duas vezes e adorei. Quero também deixar minha mensagem prá mamãe, tá? Minha mamãe que me ensinou a ser mulher, mas continuar com meu sonhos de criança. A ser forte, sem ser amarga. Minha mamãe Lilian que sempre abriu meus caminhos, tomando sempre cuidado com as plantinhas ao redor. Com minha mãe aprendi a ser "gente" que respeita "gente". Aprendi a ter fé, aprendi a aceitar os defeitos das pessoas. Aprendi que o amor tem que ser incondicional. Minhas melhores lembranças, são as que minha mãe cria todos os dias...
    no amor que sinto em tudo o que ela faz. No brilho de seu olhar.
    Que Deus proteja sempre minha mãe querida e a de todos vocês!!!

    Daniela - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  8. Padre:IP 161-161-0-00-domingo, 10 maio, 2009

    Eu tenho a minha mamãe até hoje, é assim que eu chamo essa deusa da minha vida. Mas ainda tem gente que tem muita ingratidão com as mães, exemplo: motoristas de caminhões. Por que eles escrevem assim na traseira dos caminhões:
    “MÃETENHADISTANCIA”.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  9. Verdade, hoje é um dia especial, Edward...

    Dia de uma pessoa que já nasceu trazendo a vida e a esperança dentro de si.

    De alguém que sempre traz um sorriso guardado para aliviar aquele nosso momento de aflição.

    De uma pessoa que nos faz ver este mundo com olhos de arco-íris.

    Quero agradecer minha mamãe Renata por tudo o que tenho aprendido, com seu jeito de ser e de ensinar.

    Parabéns por este dia, mamãe querida!

    Tua eterna criança.

    Andressa - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  10. Minha grande amiga e companheira, hoje é o seu dia. Gostaria de ser uma poetisa para transcrever em versos a história da minha vida, ao seu lado... Eu poderia falar dos abraços, do seu não, quando algo estava errado. Da doçura contida em suas palavras nos momentos mais difíceis da minha vida. Mas eu prefiro falar do amor que você plantou em minha vida, dos ensinamentos que me deu e que ficaram gravados no meu coração.
    Obrigado minha querida mamãe Débora, por ter me feito assim...

    EU TE AMO!!!

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  11. Feliz dia das Mães e Pães!!
    porque tem muita mãe que é pai e muito pai que é mãe!!!
    bjinhos e carinhos a todas as mamães e a minha em especial.
    Isildinha- Osasco-SP

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Edward de Souza! Brilhante seu texto. Estive observando e parece-me que só as mulheres tem mães. A não ser o lindo poema de J. Morgado, que é da casa, só as mulheres aqui estão homenageando suas mamães queridas. A minha, infelizmente não está mais nesse mundo. No entanto, deixo aqui minhas preces à ela, que está a todo instante presente em meus pensamentos. Saudades, minha querida mamãe Adélia. Beijos e um carinho especial a todos as mamães do mundo.

    Paolo Cabrero - Itú - SP.

    ResponderExcluir
  13. Edward, seu texto é tão divino qto a missão da mãe, mas não pude deixar de rir com a tirada do pe.Euvidio.
    Dependendo do nivel de instrução de quem escreve nesses parachoques acaba saindo uma pérola dessas. Mas mãe é mãe, mesmo á distância.
    um grande dia a todos.
    Cristina- SP

    ResponderExcluir
  14. Milton Saldanhadomingo, 10 maio, 2009

    Querdidas amigas e amigos
    Existe hora em que é melhor só do que mãe acompanhado...
    Mas existem momentos em que ela faz uma tremenda falta, e como faz.
    Beijão para minha mãe, no repouso do espaço etéreo, a você leitora deste blog que também é mãe, e todas as outras do mundo.
    E parabéns Edward de Souza por mais uma crônica bonita.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  15. Milton Saldanhadomingo, 10 maio, 2009

    Lara Fidelis
    Está faltando você escrever neste blog, com seu talento e experiência de ótima jornalista, com quem tive a alegria de trabalhar. Como está a recuperação do nosso querido Guido Fidelis?
    Beijão,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  16. Olá querido amigo Milton! Obrigada pelos elogios! Vou pensar em algo especial para o blog do amigo Edward. Por enquanto, tenho abastecido apenas o meu blog, o Lagarta de Fogo: http://www.vermelhopoesia.blogspot.com/

    Papai está ótimo. Trabalhando e escrevendo muito. Nem parece que passou por uma cirurgia. Graças a Deus, ele é um touro! E vc? Como anda?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Quanto a essa comunicação direta com Deus, creio que é verdade. Sempre que pedi para mamãe ou vovó trocarem uma palavrinha com o Todo Poderoso, fui prontamente atendida.

    Isso deve acontecer porque coração de mãe é muito grande. Guarda todos os filhos e sofre terrivelmente com um simples resfriado deles... rsrsrs... Eu, que exerço esse papel há apenas cinco anos, sei bem como é...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Beijão prá todas as queridas mamães do Mundo, neste dia lindo e muito especial. Pra minha linda "gorda" que amo muito, um beijão em seu coração.

    Lidiane - SBC

    ResponderExcluir
  19. Parabéns a todas as mães, àquelas que aqui se encontram, cumprindo a mágica missão de semear o amor, e àquelas que deixaram frutos, seus filhos, na sequência do amor eterno.
    Já tive o prazer de beijar e abraçar, ontem e hoje, da. Gerusa, minhã querida mãe e de meus quatro irmãos. Um forte abraço às mães de meus filhos, Janete, Ines e Lourdes.
    Especial carinho à Eva,minha mulher, também mãe de três filhos e à da. Maria, com seus 95 anos e mãe de cinco filhos com quem vou almoçar já já.
    Um grande abraço ao Edward e ao Morgado que mantém acesa esta chama de encontros em torno do mais sublime amor.

    Feliz Dia das Mães a todos!

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  20. Maravilha Edward e J. Morgado!
    Como disse o Édison Motta, vocês acenderam essa chama viva que é o nome doce e sublime de Mãe!
    Beijos pra minha querida mamãe Lia e pra todas as outras mamães do mundo todo! Que Deus as abençõe hoje e sempre!

    FELIZ DIA DAS MÃES!!!

    Fernanda - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  21. Milena e Viníciusdomingo, 10 maio, 2009

    Mamãe Dalva Regina, nós amamos você, viu? Um milhão de beijos e abraços.........

    Milena e Vinícius - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo belissimo texto,foi muito feliz enaltecendo as mães.

    Bom domingo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Limpo, emotivo, lindo e brilhante o artigo do glorioso Edward. Pra quem conhece a fera, normal. Entendo que o Dia das Mães foi ontem, é hoje e será amanhã. A turbulência cotidiana, no entanto, desnuda a realidade e camufla a hipocrisia.
    Para os que ainda têm a mãe ao lado tem uma Deusa presente, pra que a perdeu tem um Santa a protege-lo.
    Parabens ao Edward pelo artigo e aos "nossos" bloguistas pelas mensagens.
    Abraço especial ao Paolo Cabrero: nossas santas mães tinham o santo nome de ADELIA e, hoje, com Deus, ainda nos iluminam.
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  24. Concordo em gênero, número e grau com tudo o que o Edward escreveu. Estou postando este comentário só agora porque passei o dia com minha mãe - um dia muito especial, porém igual aos outros, sempre que estou com ela. É um privilégio que agradeço a Deus, sempre.

    Um abraço carinhoso em todas as mães, nossa fonte eterna de bênçãos e alegrias.

    ResponderExcluir
  25. Deixei um selinho especial pra ti no meu blog. Quando der, passa pra pegá-lo.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia!
    Primeira vez que venho ao blog e adorei. Um artigo maravilhoso esse escrito pelo Edward de Souza, prova de sua sensibilidade apurada.
    Que os 365 dias de cada ano possam ser sempre Dia das Mães.

    Beijos a todos!

    Gisele - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  27. Embora tardiamente - eu estava viajando - aceite meus cumprimentos pelo maravilhoso artigo, prezado Edward de Souza. Tocante e sensibilizou-me. às mamães 365 beijos, um para cada dia do ano, bem no fundo coração.

    Abraços,

    Hélio Fernandes Mendonça - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  28. Ana Célia de Freitas.segunda-feira, 11 maio, 2009

    Olá meu querido...
    Texto sublime, como o amor de mãe.Você descreveu o perfil de uma mãe de uma forma brilhante,talentosa, que enalteceu esse ser tão especial, que não merece passar por tantos problemas, como algumas mães que ouvimos notícias nos telejornais.
    Deveria ser proibido mãe sofrer.
    Minha mãezinha infelizmente vive apenas dentro do meu coração,dizem que Deus quer as pessoas boas a seu lado,realmente...
    Beijosssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas. Franca/SP.

    ResponderExcluir