sexta-feira, 22 de maio de 2009

EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS

Édison Motta
***
PORTA ABERTA PARA O CRIME
*

PRIMEIRA PARTE
----------
Pouca gente percebeu, mas durante esta semana diversos órgãos de governo e instituições não governamentais estão realizando eventos para lembrar o Dia contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nacionalmente fixado em 18 de maio. As tímidas manifestações encontram frieza e apatia da maioria das pessoas. Algo que parece distante do cotidiano de cada um, mas que, paradoxalmente, coloca em risco a vida de todos no submundo de violência e criminalidade em que estamos todos envolvidos.
Infelizmente, no Brasil, são múltiplos e incontáveis os casos de abusos, frequentemente não registrados nas páginas policiais. Nossas precárias estatísticas apontam que a violência é praticada, na maioria das vezes, nas próprias residências envolvendo pais e enteados e até mesmo pais e filhos.
Também nesta semana, o jornal O Globo trouxe matéria ainda mais estarrecedora ao revelar que cerca de 12 mil meninos e meninas de escolas e orfanatos sofreram abusos sexuais de padres e freiras da Igreja Católica da Irlanda. Segundo uma investigação iniciada em 2000 e publicada nesta quarta-feira em Dublin, o governo fez pouco para impedir as violações, que ocorreram entre as décadas de 1930 e 1990. O juiz da Suprema Corte, Sean Ryan, ainda segundo a matéria de O Globo, afirmou que o resultado conta com 2.600 páginas, organizadas pela Comissão para a Investigação de Abusos a Crianças com base em testemunhos de milhares de ex-alunos e funcionários das cerca de 250 instituições dirigidas pela Igreja. Quase todas elas foram fechadas nos anos 80 e 90. No entanto, houve casos de abusos, em menor escala, registrados até o ano 2000. Há relatos de crimes até mesmo em hospitais para crianças com necessidades especiais. Mais de 30 mil crianças acusadas de roubo, abandono de escola e filhas de mães solteiras foram enviadas para a sombria rede de escolas técnicas, reformatórios, asilos e orfanatos católicos por cerca de 60 anos. "As escolas eram administradas de forma severa, impondo uma disciplina opressiva e não razoável às crianças e funcionários", diz o documento.
O relatório concluiu que os líderes da Igreja sabiam sobre os crimes - inclusive sobre os abusos sexuais de meninos, cometidos por padres e funcionários -, mas acobertaram de forma sistemática a prática. Ainda assim, o documento não aponta responsabilidades nem recomenda abertura de processos.
Os abusos sexuais eram "endêmicos" dentro das instituições para rapazes, dirigidas principalmente pela ordem dos Irmãos de Cristo. As meninas eram subjugadas principalmente pela ordem das Irmãs da Misericórdia, que as humilhavam e as faziam se sentir desprezíveis.
A Igreja Católica tentou repetidamente impedir a publicação do relatório elaborado por uma comissão independente irlandesa, que ouviu os depoimentos de milhares de pessoas, atualmente com idades entre 50 e 70 anos.
"Em algumas escolas os rituais aconteciam rotineiramente. As meninas eram golpeadas em todas as partes do corpo com objetos desenvolvidos para provocar o máximo de dor", informa o relatório.
Há muito tempo as vítimas do sistema exigem que suas experiências sejam documentadas e publicadas para que as crianças irlandesas não voltem a padecer com os mesmos sofrimentos. No entanto, a maioria dos líderes das ordens religiosas nega as denúncias, afirmando que as declarações são exageradas e mentirosas.
Dia desses, nosso considerado amigo e colaborador deste blog Oswaldo Lavrado lançou um desafio geral para que alguém se habilitasse escrever sobre Adão e Eva. O Edward de Souza, matreiro, pulou fora. Diz serem impublicáveis seus pensamentos sobre o assunto. Tentam marginalizar o padre, freqüente leitor e comentarista, ato que não compartilho. Creio seja importante trazer o padre para comentar o que pensa sobre a “santa” Igreja Católica Apostólica Romana em cujas instituições “educacionais” proliferaram casos de abusos como estes relatados sobre os reformatórios religiosos da Irlanda.
Ficamos com a nítida sensação de que estamos todos, como sociedade, no foco errado: a pregação dos púlpitos a respeito do Paraíso, do Jardim do Éden, Adão e Eva, pecado e salvação encontra pouca ressonância junto à realidade praticada nos escuros corredores dos colégios correcionais mantidos sob a fachada da misericórdia e do amor ao próximo. Em nosso país, não alcança a favela, os cortiços e os rincões das periferias dos grandes centros urbanos onde predomina a lei do cão sob o manto do tráfico de drogas. Vivemos como o avestruz, com a cabeça enterrada na areia.
_____________________________________________________________
No capítulo final de amanhã, você vai saber que a violência praticada contra menores é apenas a ponta de um imenso iceberg da explosão demográfica em nosso território, alimentada com o bolsa-familia de um lado, e com a frenética construção de presídios na outra ponta.
_____________________________________________________
*Édison Motta, jornalista e publicitário é formado pela primeira turma de comunicação da Universidade Metodista. Foi repórter e redator da Folha de S.Paulo e Jornal do Brasil; editor-assistente do Estadão; repórter, chefe de reportagem, editor de geral (Sete Cidades) e editor-chefe do Diário do Grande ABC. Conquistou, com Ademir Médici o Prêmio Esso Regional de Jornalismo de 1976 com a série “Grande ABC, a metamorfose da industrialização”. Conquistou também o Prêmio Lions Nacional de Jornalismo e dois prêmios São Bernardo de Jornalismo, esses últimos com a parceria de Ademir Médici, Iara Heger e Alzira Rodrigues. Foi também assessor de comunicação social de dois ministérios: Ciência e Tecnologia e da Cultura. Atualmente dirige sua empresa Thomas Édison Comunicação. _____________________________________________________

23 comentários:

  1. Meu caro jornalista Édison Motta e Sr. Oswaldo Lavrado, Eu estou disposto a escrever a verdadeira história sobre Adão e Eva, e mandar para a avaliação do Edward de Souza, e conseqüentemente ser postado aqui nesse blog.
    A bíblia é fantasiosa no caso do inicio da humanidade aqui na terra, aliás, quase toda a bíblia é fantasia.
    Em relação ao desequilíbrio sexual dos “santos” padres da igreja católica, isso são fatos e notório. Parece-me que essa epidemia está em todos os seguimentos religioso da humanidade. A história mostra que a igreja sempre foi prejudicial à raça humana. Os padres sempre usaram os conhecimentos da sagrada escrituras, para exercer o poder sobre os incautos. Não quero generalizar, mas, muitos serão chamados, e poucos os escolhidos. A igreja teve muitos nomes de relevados conhecimentos superior, Santo Agostinho, por exemplo, foi um espírito de luz dentro do clero, e Inocêncio terceiro foi um agente das trevas.
    Fica difícil até para a divindade controlar tantos desequilíbrios dentro de uma instituição comandada pelo poder das forças negras que arrasta os seres humanos para os umbrais da inconsciência.

    Padre Euvidio

    ResponderExcluir
  2. Olá Édison Motta!
    Corajoso e profundo seu artigo de hoje sobre a violência contra nossas crianças. Sabe Édison, está mais do que na hora da sociedade mudar esse cenário de crimes sexuais e passar a cumprir os dítames constitucionais, olhando assim pelas crianças e adolescentes brasileiros de uma forma que possa ser implementado todos os seus direitos dispostos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isso basta obedecer a Lei e fomentar políticas públicas que produzam resultados sociais. Diante desse quadro lamentável de violência sexual no país, chega-se a conclusão de que essa responsabilidade é de todos nós. Quando uma criança ou adolescente é vitima de violência sexual não falham só as instituições estatais, junto com elas falhamos eu e você, ou seja, toda a sociedade, pois a própria Carta Magna de 1988 dispõe ser dever de todos zelar pelo bem-estar de nossas crianças. Por isso, façamos nossa parte na luta contra o combate a violência sexual no país articulando junto com a família e com o Estado políticas públicas de resultados, que venham a impedir, enquanto há tempo, que outros anjos sejam aliciados por esses malfeitores e que o futuro do nosso país não seja de crueldade e abusos.
    Bjos...

    Karina - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  3. Olá Motta


    Outro que não conhecesse a situação que você descreve em seu artigo com tanta propriedade, poderia dizer que seriam informações alarmistas, quando se trata de uma imprensa ávida de sensacionalismo. No entanto, o assunto “é mais velho do que andar para frente”, diz a sabedoria popular.
    Dentro de alguns dias, provavelmente ou talvez, este blog publicará um artigo de minha autoria denominado “Animalidade & Espiritualidade”, abordando o assunto com uma profundidade que, como acontece hoje, escandalizará os hipócritas.
    Só agora a imprensa vem mostrando o quanto o homem tem de animalesco dentro de si. “O Rei está Nu”. A velha frase proferida no conto da carochinha, ainda está longe de ser entendida por nossa sociedade doente.
    Em 1074, foi estabelecido o celibato clerical, um verdadeiro atentado contra a natureza humana que geraria inúmeros sofrimentos a religiosos sinceros e estimularia outros a desvios de conduta lamentáveis.
    Mas as origens da pedofilia, do estupro, do incesto e de tantas outras aberrações, nasceram com o homem ou quando este começou a se organizar como comunidade.
    A sugestão do companheiro Lavrado, para que alguém escrevesse sobre Adão e Eva, foi na verdade, assim eu entendo, uma tirada inteligente do velho jornalista.
    Ninguém, nos dias de hoje, com bom senso, livre de paixões religiosas, escreveria sobre figuras alegóricas da bíblia, ao não ser abordando o assunto, para desmistificar o mito.
    Segundo o Velho Testamento, o mundo teria mais ou menos sete mil anos. A ciência já provou que o homem está na terra a centenas de milhares de anos!
    Só por esse fato, meu querido amigo Motta, você poderá verificar que parte do mundo ainda está em uma idade que, graças à hipocrisia, não foi classificada.
    Parabéns garotão por mais esse ALERTA!

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  4. Enquanto as mães tiverem que trabalhar para ajudar no sustento da casa, e deixar os pequeninos a mercê de terceiros, dificilmente os abusos contra as nossas crianças terão fim.

    Valentim Miron

    ResponderExcluir
  5. J morgado, Eu te respeito, mas eu não concordo com você sobre Adamus e Evanus, existe uma história real, muito longe daquelas que a escritura revelou. A primeira é a raça Adâmica, que é a origem da raça espiritual da terra. A segunda é uma história fantástica de dois personagens da nossa história, reveladas pelos pergaminhos do mar morto, a bíblia foi totalmente modificada pelos homens. A gênesis que Moisés escreveu não é essa que conhecemos, a verdadeira Genesis é rica em ciências, e é ignorada pelos homens. Se o Edward entrar em contato comigo eu vou fazer um resumo dessa história que eu conheço bem.

    Padre Euvidio

    ResponderExcluir
  6. Ôi Édison,
    Infelizmente, nos últimos anos a violência sexual contra crianças e adolescentes vem crescendo em proporção superior à prevenção, ao combate e a repressão. É revoltante ver pessoas que cometem absurdos contra crianças ficarem impunes. Aonde nós vamos parar! E depois ainda tem gente que diz que menina de 12 e 14 anos sabe muito bem o que está fazendo. Quanto à igreja, deveria ser a primeira a dar o exemplo, punindo severamente esses agressores que maltratam e abusam sexualmente de inocentes. Um absurdo que isso ocorra em pleno Século XXI.
    Beijos,
    Andressa ( Metodista) SBC

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Édison e amigos do blog!
    Pelo visto parece que a sociedade está mesmo anestesiada para discutir temas tão importantes, que estão, aliás, diretamente relacionados à violência que toma conta de suas cidades e que é originária exatamente da pedofilia, do tráfico de drogas, da prostituição infantil, do desemprego e de outros terríveis males sociais. Se o Édison não escreve em seu texto sobre o Dia 18de Maio, nem eu estava sabendo que foi esse o dia em que se tratou de debater esse complexo assunto da violência sexual contra menores e adolescentes. Não li nada a respeito, muito menos vi em TV ou mesmo na internet. Onde vamos chegar com tanta indiferença, meu Deus!
    Abçs...

    Gabriela ( Cásper Líbero) S.Paulo

    ResponderExcluir
  8. José Carlos Perigottosexta-feira, 22 maio, 2009

    Bom dia prezado jornalista deste blog...
    A Igreja Católica, infelizmente, continua vivendo na Roma Antiga. Quantas desculpas ainda vamos ouvir dos Papas sobre as desastrosas atitudes da Santa Igreja? Devemos lembrar, no entanto, que esta Santa Igreja, guiada por homens que se julgam sábios e santos errou, erra e continuará errando. Antes por ganância e poder. Hoje, para manter-se em pé com luxos e pompas e amanhã? O que será de nós amanhã? Somos excomungados por defender nossos filhos e salvar nossa família. Excomungados por esta Igreja que matou e perseguiu tantas pessoas, que foi conivente com a morte de judeus, inclusive judias grávidas e crianças. E para que, meus amigos católicos? Pela riqueza desse povo, que fez crescer ainda mais seu poder e para ficar “bem na fita". Mas claro, o Papa, pediu perdão... E hoje, somos obrigados a engolir os muitos padres pedófilos criados na ignorância da Santa Igreja Católica, engravidando nossas crianças e destruindo seus sonhos.Que Deus tenha muita piedade destes homens católicos, que continuam coniventes com os crimes em nome de um Deus que, com certeza, conta os dias para ver o fim desta Instituição. Que ele permita que eu veja também!
    José Carlos Perigotto - Um católico na iminência de ser excomungado. Melhor do que assassinado. Que evolução! – São Paulo – SP.

    ResponderExcluir
  9. Padre Euvídio

    Meus respeitos


    Acredito que o assunto de hoje não é discutir a origem do homem. Mesmo porque, em poucas linhas não será possível esclarecer os leitores sobre o assunto (principal objetivo do blog). Teríamos que falar sobre Charles Darwin e seu “A Origens das Espécies” ou ainda a Gênese e Espiritismo, ou “de onde vim, que estou fazendo aqui, qual a finalidade de minha vida, para onde vou...
    As bases para o início de uma discussão desse gênero são muitas. Mas, a teoria que evoluímos do animal, seria a mais concorde com o que o Edison Motta, está abordando em seu artigo. Afinal, o homem não está se comportando como um animal?
    Entre eles, quanto ao sexo para a perpetuação das espécies, não há parentesco e nem idade. Basta estar apto para procriar.
    O Homem na sua bestialidade, vai mais além, ele se desfigura, e se torna uma besta-fera!

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  10. Olá amigos...
    Mais uma vez brilhante e polêmico o artigo do companheiro, amigo e vizinho Edison Motta. Essa pendenga de violência contra crianças, adolescentes e mulheres vem de longe. Mas a coisa vai além, como, por exemplo nos quarteis, no esporte (categorias de base)e outros setores que envolvem aglomerações confinadas. O ser humano encara a vida de acordo com suas conveniências.
    Quando sugeri um artigo sobre Adão e Eva, há ser escrito pelo Edward, Morgado ou Motta, o objetivo foi tentar clarear certas histórias que envolvem a humanidade.
    Pra comprovar que tenho o maior respeito e admiração pelo padre Euvideo, peço então que escreva algo sobre a Arca de Noé. Esclareça, por exemplo, se ficou alguma espécie fora da canoa de Itu, imortal Noé.
    Este blog está cada vez mais didático, democrático, polêmico e vibrante.
    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  11. Bom Édison Motta, eu acho que o mundo está precisando de pessoas que não tenham medo de expor suas idéias e lutarem através delas para tentar obter de alguma forma uma resposta ou até mesmo um resultado positivo contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. Precisamos mostrar para elas (crianças) que o mundo está mudando e com isso encorajá-las, fazendo com que cresçam sabendo das consequências e com isso mostrar que o mundo hoje depende delas.
    Assim, quem sabe, crianaçs e adolescentes façam desse mundo de hoje um lugar seguro e habitável, onde elas possam andar pelas ruas sem medo de sofrer alguma agressão.

    Carmen Garcia – Sorocaba – SP

    ResponderExcluir
  12. É impossível entender o desregramento dos homens atuais, sem saber qual a sua origem real.
    É justamente a crença em sua origem irreal, que faz o homem cometer verdadeiros absurdos.
    Charles Darwin desmistificou a origem do homem físico, mas não passou nem perto do homem espiritual.
    O homem moderno é um pré histórico cercado de tecnologia.
    Francisco de Assis disse certa vez, que os dois instintos mais difíceis do homem se libertar são: “ primeiro o medo da morte. E o segundo o instinto sexual, mas, o mais difícil é o medo da morte”. A igreja comete um grande erro na abstinência sexual dos padres. Reprimir o desejo sexual é como tentar represar as águas de um rio, vai subindo a barragem, até um ponto que ela não suportar mais a pressão, e quando essa barragem romper pela pressão da água, o estrago será incalculável.
    ___________________________________________________________________________________________________
    Oswaldo lavrado do céu! Arca de Noé!!!, Mais uma incógnita para o padre responder no futuro.

    Padre Euvidio

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Édison e amigos do blog. Vou criar uma polêmica neste blog, mas é um assunto que não pode deixar de ser debatido quando se trata de violência sexual contra crianças e adolescentes.
    A República Tcheca já permitiu que ao menos 94 prisioneiros que abusaram de crianças na última década fossem castrados. É o único país na Europa que usa esse procedimento, conhecido por orquiectomia - uma cirurgia de uma hora que envolve a remoção do tecido que produz testosterona. Psiquiatras tchecos que supervisionam o tratamento insistem que é a forma mais eficaz de domar os desejos de um predador perigoso.

    A esterilização tem sido uma forma de controle social por séculos. Na antiga China, era confiado aos eunucos o dever de servir a família imperial dentro dos aposentos do palácio; na Itália, há muitos séculos, jovens do sexo masculino integrantes do coral eram castrados para preservar suas vozes agudas.

    Agora, mais países na Europa estão considerando ordenar ou permitir a castração química para agressores sexuais violentos que tiverem cometido diversos crimes contra crianças. Há um debate intenso sobre quais direitos são preferenciais: aqueles dos agressores, que poderiam ser sujeitados a uma punição que muitos consideram cruel, ou os da sociedade, que espera uma proteção contra os predadores sexuais.

    A Polônia pode ser a primeira nação da União Europeia a dar aos juízes o direito de impor a castração química em ao menos alguns pedófilos condenados, usando drogas hormonais para conter o apetite sexual; o incentivo para a mudança foi a prisão de um homem de 45 anos, em setembro do ano passado, que engravidou sua jovem filha duas vezes. Após a condenação de um pedófilo que matou uma criança, a Espanha também passou a considerar planos para oferecer a castração química. Que tal no Brasil?

    Abraços...

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  14. Denise Miranda Feitosasexta-feira, 22 maio, 2009

    Bom dia senhores...
    Faço um curso na área de Violência Doméstica contra criança e adolescente (VDCA), e estamos fazendo uma corrente do bem em prol destes menores vítimas de violência doméstica. Nosso objetivo é orientar, divulgar, a fim de prevenir e reduzir o numero de casos de violência contra as crianças e adolescentes. Vamos nos mobilizar para que consigamos criar uma nova realidade para estes pequenos, a salvo de agressões, para que elas possam crescer em ambiente seguro e adequado…

    Denise Miranda Feitosa – Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  15. Olá, amigos!

    Mais uma vez, Edson Motta nos brinda com um magnifíco artigo (que terá continuação), abordando um tema atual, mas que causa sofrimento desde os primórdios da civilização(?). Me servi do ponto de interrogação para indagar se são civilizados os indivíduos que cometem estas atrocidades...Como pode um pai, um irmão, um tio, um padrasto, um padre...abusar de crianças inocentes, mantendo-as sob o jugo do medo e da vergonha? São fatos terríveis que colocam em xeque a nossa condição humana.

    Se fôssemos enumerar todas as situações de abuso e degradação que acontecem em todo o planeta levaríamos dias para completar a lista de horrores. E ainda somos humanos e civilizados? Somos?

    A sociedade que luta pela transformação ainda baseia as suas ações na denúncia dos crimes e no tratamento de suas consequências, mas ainda não atacou as causas que possibilitam sua ocorrência (somente as identificou) - entre elas, miséria; falta de programas eficientes de controle da natalidade; acesso negado à educação e à saúde; degradação de valores; exploração da pessoa humana em todos os níveis; corrupção; etc. A lista é, também, interminável...

    Acredito que cada um de nós, como cidadãos, podemos fazer um pouco para amenizar este suplício, de acordo com as habilidades que possuimos. Nós, jornalistas, temos o dever de denunciar, abrir a boca, colaborar para que se quebre o silêncio que sepulta este sofrimento e mostrá-lo ao mundo, como está fazendo, agora, o Edson Motta.

    ResponderExcluir
  16. Drª Marcia Queiróz Taveirasexta-feira, 22 maio, 2009

    Jornalista Édison Motta!
    Ao falarmos de abuso e exploração sexual temos a sensação de que acontece muito distante de nós e que nossa família está livre desse absurdo...
    Mas estamos equivocados, uma criança a cada 8 minutos é vítima de abuso sexual, e em 90% dos casos o abuso ocorre dentro de casa (dados do Ministério da Saúde e da UNICEF).
    Assustador não é? Quem de nós nunca ouviu falar de alguém que foi violentado por um familiar ou amigo próximo, aquele que frequenta a nossa casa...
    Pois bem, saber e não denunciar é cumplicidade, temos que pensar no sofrimento dessas vítimas e romper com esse crime silencioso que agride crianças sem a menor chance de defesa. Vamos lutar juntos para combater esta pior forma de violência contra criança e adolescente.

    Drª Marcia Queiróz Taveira - Brasília-DF

    ResponderExcluir
  17. "Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. Se não houver flor valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas, valeu a intenção da semente."

    ResponderExcluir
  18. Meu caro Édison Motta, Padre Euvídio, Oswaldo Lavrado, amigos e amigas deste blog...Prezado Padre, entrarei em contato com o senhor dentro de instantes, para que me enviei o texto prometido, O.K.? Lavrado, já não chega ter arrumado essa do Adão e Eva, agora quer saber qual o bicho que não entrou na arca do Noé? Explicação fácil: o porco, do contrário teria matado todos os outros animais com a gripe suína, evidente.

    Com relação ao artigo do Édison de hoje, gostaria de acrescentar que a pedofilia e o incesto foram alguns dos primeiros tabus que as sociedades primitivas começaram a respeitar. O incesto pela deformação que causava aos fetos e que era interpretado como um castigo dos deuses. A pedofilia como uma defesa que as sociedades tribais tinham para preservar a virgindade das filhas, artigo valioso para trocas políticas e mesmo comerciais. Mais remotamente as idades variavam muito na iniciação sexual. Em tribos amazônicas, meninas de 12 anos casam e na Austrália, entre os aborígenes, eram comuns os casos de meninas de 15 anos já com prole robusta.

    Foi a sociedade cristã e judaica que começou a deter essas práticas que chegaram ainda à Idade Média como vemos pelo casamento da infanta Isabela aos 12 anos. Se o casamento consumou-se nesta idade, a história não registra, mas com uma perspectiva de vida que pouco ultrapassava os 35 anos, os antigos começavam mais cedo a gerar filhos até como uma garantia de perpetuação da família, do condado e do reino.

    Com o passar dos tempos, este hábito foi começando a criar arestas sociais e legais até passar a ser considerado criminoso, o que parece não ter diminuído sua intensidade.
    Pedófilos históricos aparecem ao longo dos anos. Charles Chaplin, nosso “Carlitos” adorava menininhas e envolveu-se com várias delas na sua juventude. Lewis Carol, ao disfarçar sua pedofilia em literatura, criou o imortal “Alice no País das Maravilhas”. Mais recentemente, o consagrado diretor Roman Polanski foi obrigado a deixar os Estados Unidos acusado de manter relações sexuais com menores.
    Como se vê, a lista não é somente feita de párias sociais, ela engloba um extenso contingente de pessoas ilustres que todos nós veneramos e perdoamos.

    A luta do Governo contra a pedofilia parece não estar tendo resultado, a julgar pelo noticiário, e os anjos continuam perdendo sua inocência e infância para atender aos desejos patológicos dos mais velhos.

    Abraços a todos e amanhã tem a sequência desta matéria...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  19. Senhor Oswaldo Lavrado, no antigo continente de lemuria, mais os menos a quatorze mil anos, existiram a civilização Atlântida. Dessa civilização originaram-se Noé, Adamus e Evanus.
    Noé foi avisado, que a Terra iria inverter os pólos, por causa de um magnetismo, originário do sistema solar vizinho.
    Os animais colocados na arca foram apenas para o consumo, visando à sobrevivência dos humanos que embarcaram com ele.
    Essa catástrofe deixou a terra com uma inclinação de 26,3 graus, e por causa dessa inclinação, parte do continente de Lemuria ficou submersa, e com ele a lendária atlântica.
    Não sei de que forma, Noé foi avisado, se foi mediúnica, ou por extra terrestre, que eram chamados de deuses.
    _____________________________________________________________________________________________________________
    Edward, Parabéns! Eu e a maioria dos comentaristas de hoje, falamos, falamos e não dissemos nada. Você com a sua capacidade magistral, em poucas palavras sintetizou de forma brilhante, o que gastamos palavras e palavras, e não dissemos nada.
    ________________________________________________________________________________________________________
    J. Morgado, os livros que você está lendo são muito bons, mas existem livros mais atualizados, que esclarecem melhor a visão espiritualista. Darwin, o Gênesis, de Kardec, a bíblia, são ótimos, porem superados e difícil de entender.

    ResponderExcluir
  20. Gênte !! o embate está quente no Blog hoje.
    De um lado o amigão Édison Motta com seu artigo oportuno, em outro o Mestre e amigo J Morgado e no outro extremo o controverso Padre Euvidio.Quase perco o conteúdo do artigo, ao lêr tantas opiniões e afirmativas de todos comentaristas deste exelênte Blog.
    Mas vamos aos fatos.
    Édison, vc comentou que as matérias especiais de O Globo, dizem respeito a exploração séxual dos menores, mas quem é a Globo para divulgar uma matéria com esse conteúdo, se a própria TV Globo é a professora em matéria de séxo, não faltando com esse tema em nenhuma de suas famósas novélas.
    Sempre incentivando as crianças que assistem a éssas porcarias, as quais ao se verem abusadas sexualmente,imaginam ser uma coisa normal,pois "se na novéla faz"??.
    Só se dão conta do abuso que estão sofrendo se houver uma ajuda, e daí já é tarde.
    Não devemos esquecer também dos pais e parêntes que entrégam seu filhos para serem abusados sexúalmente a trôco de dinheiro e até a trôco de drógas, como acontece com muita naturalidade nos Estados mais pobres do País.
    Na verdade amigos, a exploraçao sexual infantil está disseminada pelo mundo inteiro e em todas as religiões e classes sociais.
    Abraços a todos participantes do Blog.
    Abração ao amigo Édison Motta por seu artigo de hoje.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  21. Boa noite a todos!
    O texto do Édison é perfeito e espero o que virá amanhã. Sempre entro no blog no horário de almoço, mas hoje a coisa ficou feia e nem perto de um computador cheguei, o que faço agora. Tema polêmica, mas diante do colocado pelo Edward de Souza, pouco ou nada posso acrescentar. Brilhante, Edward. Fico com vc, matou a pau o assunto do dia.
    Beijos a todos e amanhã quero ver essa sequência....

    Thalita ( Santos)

    ResponderExcluir
  22. Olá amigos.
    Acho que encerro, por hoje, a polêmica do excelente artigo do Motta. Encerro os comentários, não a sequência de pontos de vista ou conhecimentos mais concretos. Acredito que, pela perspicácia e argúcia do Motta, a segunda parte do artigo irá provocar mais polêmica e discussões. Vamos aguardar.
    Caro Edward, na gigante canoa ituana de Noé pode ter sido excluido o porco (pelos motivos que você expôs), porém não teria sido o bambi ou, quem sabe, o gambá?
    Prezado padre Euvideo, o senhor, com todo respeito, rodou, girou, rolou e não disse se Noé esqueceu de convidar algum animal ou inseto para o baile da bicharada. Então, caro padre, por favor esclareça: por que não havia peixes na arca?
    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  23. Ana Célia de Freitas.sexta-feira, 22 maio, 2009

    Boa noite péssoal...
    Tema polêmico, mas necessário.
    Quando ouço acontecimentos sobre abusos,fico imaginando onde o homem chegou? De civilizado não tem nada, depois ainda dizem que são seres racionais, como?
    Me desculpem a sinceridade, mas para as pessoas que abusam de crianças indefesas,e cometem esse absurdo, deveriam pagar com a mesma moeda.
    Se continuar da maneira como tal, que futuro essas crianças poderão projetar ?
    Parabéns pelo esclarecedor e belíssimo artigo.
    Abraçossssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas. Franca/SP.

    ResponderExcluir