segunda-feira, 6 de abril de 2009

AS HISTÓRIAS DAS REDAÇÕES DE JORNAIS

INÉDITO
PARTE XVII
*
SÉRIE
“TRAPALHADAS DE UM FOCA”
CAPÍTULO IV
*
O repórter policial que tinha
medo de cadáveres
*
Edward de Souza
*
Foca na redação é sempre motivo de boas risadas. São tantos os casos que daria um livro. Bom lembrar que foca é o codinome que se dá ao jornalista novato que chega às redações. Nos Estados Unidos, pra quem não sabe, foca é cub, que em inglês significa filhote. Pois bem. O foca, quando chega pela primeira vez a uma redação de jornal e recebe uma pauta para fazer determinada matéria se inquieta: por onde começar? Depois dos primeiros telefonemas, a dúvida: será que escolheu o caminho certo? Como fazer as perguntas adequadas, na hora da entrevista? E se esquecer uma questão crucial? Antes de voltar à redação, a angústia não cessa: estará a apuração correta? Como escrever? Será que o texto vai ser mudado pelo redator? Se estiver errado, quem vai lhe apontar os erros? Até então, acaba encarando essas dificuldades e segue em frente. Dificil é quando um foca decide ser repórter de polícia e tem medo de cadáver.
É esse o caso que vou lhes contar hoje, de um grande amigo jornalista que foi um dia um foca, como todos nós. Uma pessoa extraordinária que chamava a atenção de todos pelo seu peso e tamanho. Conheci o Luiz Antonio, que mais tarde receberia o apelido de “Bola”, nos anos 70. Nessa época o Diário do Grande ABC tinha três repórteres policiais. Renato Campos, que acumulava a função de editor de polícia, o Arlindo Ribeiro, mais conhecido como Ligeirinho e eu. Pouco para um jornal que cobria as sete cidades da região. A direção do jornal resolveu contratar mais um repórter policial para nos ajudar. Lembro-me que numa segunda-feira entrou na redação um jovem com dois metros de altura e pesando cerca de 140 quilos, barbudo, procurando pelo Renato Campos. Era candidato a vaga de repórter de polícia, fiquei sabendo ao conversar com ele. No mesmo dia esse repórter saiu com um fotógrafo, sorte dele, não era o João Colovatti, para cumprir uma pauta que serviria como teste para sua contratação, caso fosse aprovado o seu trabalho. Com o seu tamanho, impressionou o delegado de plantão no distrito central de Santo André, o saudoso amigo William Sanches Lino. Brincalhão, o doutor William levantou-se da cadeira para o jovem repórter se sentar, fiquei sabendo mais tarde. E justificou: “vai que ele fica bravo e parte pra cima de mim, nem minha automática vai dar conta dele.” Luiz Antonio seria batizado naquele dia, no distrito, pelo delegado Sanches Lino, que me ligou na redação perguntando: Edward, quem é esse “Bola” que vocês mandaram aqui na delegacia?” Comecei a rir e quando o jovem repórter chegou passou a ser chamado de "Bola", por mim e pelo Renato. Tranquilo e sorridente, assumiu o apelido numa boa. Foi contratado, não pela sua capacidade como repórter de polícia, mas pelo seu jeito camarada e amigo que conquistou toda a redação. Estávamos dispostos a ajudá-lo e, com o tempo, certamente seria um bom repórter de polícia. Um belo dia ocorreu um tiroteio entre policiais e bandidos. Três marginais foram mortos e seus corpos estavam caídos num terreno baldio, na Vila Luzita, em Santo André. O “Bola” estava de plantão e foi incumbido pelo Renato Campos de correr com o fotógrafo para flagrar detalhes antes da chegada do carro funerário. Enrolou, ficou vermelho e começou a passar mal. Aquele brutamontes correu ao banheiro e começou a vomitar. Sem alternativa, eu e o “Ligeirinho” não estávamos na redação, Renato Campos foi cobrir a matéria. Mais tarde, interrogando o “Bola”, Renato ficou sabendo que sua nova contratação tinha medo de cadáver. Aproximar-se de um morto, nem pensar!
Essa agora, pensou Renato. Um repórter de polícia com medo de cadáver. Como todo bom carioca, Renato Campos era e é até hoje um brincalhão. Passou a escalar o “Bola” apenas para cobrir acidentes de carros e motos, sem vítimas fatais claro, e copiar ocorrências em distritos policiais. Colocou na cabeça que tiraria do “Bola”, aquele bruta homenzarrão, o medo de se aproximar de um cadáver. Certo dia o jornal foi convidado para participar das solenidades da inauguração do IML de São Bernardo. A pauta foi enviada à Editoria de Polícia. Era a chance que Renato esperava. Dias antes foi ao IML e conversou um bom tempo com o médico legista que iria comandar essas novas instalações naquela cidade. Mesmo antes da inauguração, o IML já recebia cadáveres, não tinha como aguardar o corte simbólico da fita para então começar a funcionar. “Bola” foi escalado para cobrir a inauguração. Para que não se melindrasse só de ouvir o nome IML, fomos juntos com o “Bola”, eu e o Renato Campos, com a desculpa de que iríamos apenas participar do coquetel que aconteceria depois da inauguração. Quando chegamos o ambiente era festivo, com a presença do Prefeito da cidade e muitos políticos. Animado, “Bola” acabou se descontraindo e ficou à vontade. Tanto que aceitou o convite do legista-chefe para conhecer outras dependências do IML. Os dois entraram na sala onde ficam as gavetas, destinadas a cadáveres sem identificação. Eu e o Renato, disfarçados, seguimos os passos do “Bola” e do legista. O então jovem foca imaginava que, por ser a inauguração, nenhum cadáver tinha sido levado para lá, até então. Para demonstrar uma coragem que não tinha, se aproximou das gavetas. Era a “deixa” esperada pelo legista, de acordo com o combinado com Renato Campos. O médico acionou um dispositivo e as gavetas com cadáveres saltaram, chegando a bater nos joelhos do pobre repórter. Apavorado, “Bola” soltou um grito que ecoou pelas instalações do IML, assustando todos os presentes. Em seguida, jogando tudo o que carregava nas mãos ao solo, empreendeu uma corrida digna de um queniano, campeão da São Silvestre. Derrubou mesas e cadeiras e desapareceu. Dois dias depois foi ao jornal, pedir demissão. Renato Campos não aceitou e encaminhou “Bola” para outra editoria do jornal, onde se deu bem na nova função e seguiu uma brilhante carreira.
_____________________________________________________
*Edward de Souza é jornalista, escritor e radialista. Escreve aos sábados no Divã do Masini e às quintas-feiras no Jornal Comércio da Franca.
_____________________________________________________
Oswaldo Lavrado lembra, no capítulo de amanhã, o caso do foca Mazzola que resolveu aumentar o número de mortos num acidente durante a construção da Rodovia dos Imigrantes. Deu o que falar!
_____________________________________________________

34 comentários:

  1. Já estava preocupada, mas felizmente tudo normal com a volta de suas histórias imperdíveis, Edward. Em quase todas morro de pena do repórter foquinha. Hoje do "Bola", coitado. Ao mesmo tempo, sou obrigada a rir, imaginando um homem daquele tamanho correndo no meio de toda aquela gente. Coitado!!!

    Bjos...

    Flávia - Metodista - S. Bernardo

    ResponderExcluir
  2. Quá, quá quá, quá, imperdível essa história do "Bola". Quase cai da cadeira de tanto dar risadas. Não o conheço, mas pela descrição dada por você sobre ele, fico imaginando aquele "homão" apavorado só de pensar em ver cadáver. E resolveu logo ser repórter de polícia. Não ia ter mesmo futuro, pobrezinho.

    Bom demais, essa série, Edward. Parabéns, amigo!

    Milton Coelho - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  3. Nooooossa, Edward,
    Se isso tivesse acontecido comigo iam ter que arrumar uma gaveta pra mim. Caia no chão na hora. Quem é que não se assusta ao ver gavetas saltando em sua direção cheia de mortos? Cruzesssss, menino.
    Afeeee. Nem penso em ser repórter de polícia, também morro de medo de cadáveres.Mas que gostei dessa história, isso gostei, acabei rindo pra valer!!!
    Bjos,

    Ana Caroline - Ribierão Preto -SP.

    ResponderExcluir
  4. Qual será o nome dado a fobia de cadáveres?
    Serão cadáveres fobia? Por que será que as
    pessoas tem medo de defunto? Para ser agredido por
    alguém é necessário que esse alguém esteja gozando
    da mais pura saúde física. Um defunto não é capaz de fazer mal a ninguém, muito menos sua alma, mesmo que seja penada. Parabéns Edward! Mais uma história legal.

    Padre Euvidio . Porteira da pedra. MG.

    ResponderExcluir
  5. Olá Edward

    Ter medo de cadáver não é estranho. Estranho é acostumar-se com eles. É sempre um espetáculo triste de se ver. Principalmente quando a morte alcança o indivíduo de maneira trágica. É só imaginar os desastres aéreos, ferroviários... É horrível deparar-se com defuntos, vítimas de homicídios com armas como machados, foices, serras-elétricas, etc.
    No entanto o fato narrado é divertido e, naturalmente, despertará nas focas, muito frenesi.
    Um recado para o Bola: entre em contato comigo. Meu e-mail está no meu artigo aí no blog do Edward.

    J. Morgado

    Mongaguá - SP

    ResponderExcluir
  6. Prezado senhor Euvidio da batina.
    O medo de cadáveres é uma fobia e é denominado Necrofobia. Tem dezenas de fobias e seria extenso deixar o nome de todas, mas eis algumas interessantes: Nictofobia: medo da escuridão da noite; Nosofobia: medo de doenças; Oclofobia: medo de plebe e das multidões; Panfobia: medo de tudo; Pedofobia: medo de crianças; Pirofobia: medo de fogo; E assim vai. Existem também outros alguns casos famosos de fobias, como por exemplo o escritor Ernest Hemingway que dormiu durante anos com a luz acesa por ter medo da escuridão. O próprio Sigmund Freud, o pai da psicanálise, tinha um medo doentio de morrer jovem; entretanto, superou o problema após passar a data em que imaginava morrer. Para encontrarmos a verdadeira origem de uma fobia, teriamos de procurá la na infância.Segundo os psicólogos, é nesse período que ocorrem todos os conflitos que irão modelar o comportamento e a estrutura do adulto.

    Abraços e disponha!

    Francisco Heitor - consultor do blog.
    E-mail: chicoheitor@terra.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ufaaaaaa, que alívio ver meu blog preferido postando normalmente suas historinhas. Já li e imprimi a de hoje, viu Edward. Você não tem dó dos foquinhas? Eu sou uma delas, mas bem amestradinha, hein!
    As meninas me perguntaram o que tinha acontecido com o blog. Expliquei que sabia o mesmo que elas e o que eu li em sua mensagem no final de semana.
    Tá tudo bem, estou feliz,
    Bjos,

    Thalita - Santos

    ResponderExcluir
  8. O Edward Souza e seu "mestre" Renato Campos têm muitas outras histórias de "surpresas" adredemente preparadas para os focas. Cobrem deles e verão!


    Abraços,

    édison motta
    Santo André - SP

    ResponderExcluir
  9. Cá entre nós, Edward.
    O seu amigo Renato e o médico sacanearam o coitado do "Bola" pra valer. Só de imaginar a cena me dá arrepios. Certa feita precisei identificar um cadáver e não me esqueço disso até hoje. E olha que faz anos. O falecido era caseiro, vizinho da minha chácara. Os patrões dele, meus amigos, estavam viajando para a Europa e o corpo foi encontrado nos fundos da chácara deles. Estava em adiantado estado de decomposição e sem documentos. Eu não estava na chácara. Foram me buscar em casa pra ver se eu o reconhecia. Fui obrigado a ir. Ele estava numa dessas gavetas que você descreveu em seu artigo, no IML, aqui de Sorocaba. Fiz o reconhecimento mas fiquei sem dormir um bom tempo. É tétrico o lugar e bem desagradável. Imagino o susto do repórter novato. Coitado!!!

    Abraços, amigo e parabéns pelo blog.

    Thomaz Aquino Sobrinho - Sorocaba -SP.

    ResponderExcluir
  10. Ôi, Edward
    O que será que houve com minhas colegas, só vi a Flavinha deixando seu comentário no blog hoje? Trocamos e-mails no fim de semana e estavam todas aflitas, com o blog apresentando problemas. Vou mandar e-mail pra todas elas dizendo que tem esse caso do "Bola", imperdível. Vai ver que não sabem que o blog voltou, só pode ser. Ahhhh... Fui ao blog do Divã sábado, mas os comentários não são liberados. Ruim, né? A gente fica sem ação. Não gosto de deixar comentários assim, sem graça. Mas o blog é legal e li seu texto sobre o som alto e os ruídos que incomodam, viu? Legal.


    Bjos...

    Lidiane - Metodista - S. Bernardo

    ResponderExcluir
  11. Estou rindo até agora do foca Bola! Estas histórias verídicas e interessantes só aqui no Blog do Edward, que conta em detalhes os fatos acontecidos com tanta naturalidade que na minha mente estava visualizando o repórter Bola em apuros! O importante deste artigo de hoje é que o Edward nos mostra que naquela época o coleguismo era muito grande e o editor de polícia, Renato Campos, com sabedoria, conseguiu que aquele repórter continuasse na editoria de polícia, mesmo tendo medo de cadáveres! Outra coisa que me chamou a atenção após o fracasso na inauguração do IML de São Bernardo do Campo é que o Bola continuou trabalhando no jornal pelo coleguismo do editor Renato Campos e de seus repórteres policiais, Edward e o conhecido Ligeirinho, que sem comentarem o fato acontecido, conseguiram transferi-lo de editoria e o mesmo permanecer no emprego!

    Estevam C. Figueiredo (Ituiutaba MG)

    ResponderExcluir
  12. Que bom que voltou nossa série. Peninha fiquei do "Bola", que judiação, gente. Meu irmão estava lendo o texto de hoje e disse: "se fosse eu, estava correndo até agora". Aqui em casa tem isso, Edward. Eu, minha irmã Francine e o marquinhos, todos acompnhamos seu blog. E todos os dias. Estamos viciados nele.

    Bjos,

    Tânia Regina - Piracicaba -SP.

    ResponderExcluir
  13. Bem engraçada essa história. Mas, me deu um medo!!! Também eu morro de medo de pessoas mortas. Não fazem nada, sei disso, mas nos mostram uma realidade cruel. O fim de todos nós. Talvez seja essa a razão de tanto pavor.

    Bjos...

    Priscila - último ano de jornalismo - Santa Catarina/RS

    ResponderExcluir
  14. Adorei o artigo de hoje. Vc me matou de rir.

    Bjos

    Karina - Campinas

    ResponderExcluir
  15. Bem legal seu blog. Minhas amigas comentam tanto que vim ver e gostei muitíssimo.

    Aline - Ribeirão Preto

    ResponderExcluir
  16. Li com atenção o texto de hoje, Edward e percebi uma coisa maravilhosa. Todos vocês, jornalistas já consagrados, possuiam um grande coração. Brincavam, como aconteceu com o "Bola" e outros que já li aqui, mas quando precisavam de ajuda, eram os primeiros a estender a mão. Foi o caso de hoje. Como o jovem repórter tinha medo de cadáveres e não servia para a reportagem policial, encontraram um meio de encaixá-lo em outra editoria. Fui às lágrimas. Sou sentimental demais e essa parte final do texto deixou-me emocionada. Por isso todos vocês foram e são bem sucedidos na profissão. Amor ao próximo.
    Que Deus os abençõe por isso.

    Abças......

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  17. Recebi e-mail da Lidiane e vim ao blog. Simplesmente divino. Amei essas histórias e artigos.

    Beijinhos,

    Paula - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  18. Adoro seu blog, Edward. Tem conteúdo e essas historinhas de jornais são super legais.

    Beijinhos mil,

    Fernanda - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  19. Continuo sua fã número UM. Adoro você!
    Beijinhos,

    Gabi - Santo André

    ResponderExcluir
  20. Coach is a superior American designer of luxury goodies, all the way from handbags coach handbags to jewelry and sunglasses to shoes. The coach features one of the most popular and brilliant designer handbags and accessories on the market name. They are distributed through Coach 400 stores and more than 1200 joint U.S. retail. As a result of intensive marketplace competition, [url=http://www.discountoncoach.com]coach online store[/url] website, as well as retailers are encouraging and offering Coach handbags outlet coupons for reduced prices. These coupons are emailed to clients or it can be exploited by visiting the discount coupons offered by the company websites. You can easily find websites offering a Coach Outlet Coupon through the popular search engines. What you need to do is simply type the words "Coach Discounted Coupons" and you will get a list of sites from where you can avail promotional or discounted coupons for the purpose of buying purses and handbags of you desired brand. Some other search terms which can help you to find out a Coach Outlet Coupon include "coach shoes discount", "coach coupon codes", "coach promo codes", "coach discount handbags", "coach promotional codes", "coach purses discount", "coach bags discount", and "coach bag coupons".

    To shop for fashionable [url=http://www.discountoncoach.com/coach/leather-bags]Coach Leather Bags[/url], visit [url=http://www.discountoncoach.com/coach/handbags]Coach Handbags[/url] Online Store. We give you best in the world and that too at very high discounted rate.

    ResponderExcluir
  21. hi

    i am trying to insert a [url=http://www.getapoll.com/]pol[/url]l intro this forum and i can't add the code from the page to this forum.
    Is there a tutorial so i can add a poll?
    i wan't to make a financial poll to know which services are better to apply payday loans or [url=http://www.usainstantpayday.com/]bad credit loans[/url]

    thanks
    immettege

    ResponderExcluir
  22. paxil cost online pharmacydrugs giant viagra pill cialis men

    [url=http://www.bebo.com/buylevitraonline1]buy levitra online dream pharmaceutical[/url]

    ResponderExcluir
  23. whats up everyone


    great forum lots of lovely people just what i need


    hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

    ResponderExcluir
  24. if you guys exigency to apparently [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra drugstore seeking generic drugs.
    you can ascertain drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the chief [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] originator on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

    ResponderExcluir
  25. Greets!

    I am new here and I just wanted to say hi!

    Cheerio

    ResponderExcluir
  26. Hello dudes!

    I just wanted to say hi :)

    ResponderExcluir
  27. Make the brute with two backs casinos? digging this advanced [url=http://www.realcazinoz.com]online casinos[/url] counsel and act evasively online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
    you can also probe our redesigned [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] guide at http://freecasinogames2010.webs.com and overcome realized folding spondulix !
    another unique [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] in the region of is www.ttittancasino.com , for german gamblers, rise during manumitted online casino bonus.

    ResponderExcluir
  28. Buenas noches

    1gbps connection, 10 terabyte bandwidth powerful VPS for only 10.95!

    http://www.hostomosto.com

    Enjoy it

    ResponderExcluir
  29. Shalom

    It is my first time here. I just wanted to say hi!

    ResponderExcluir
  30. Real Madrid had opportunities in the first half to set the score 2-0, but the players were unable to score. Kaka, Ronaldo, and Higuain were all close but were unable to complete. The closest was the play made by Higuain at minute 25, when he skipped by the defense and passed Lloris to make an incredible shot – but the ball crashed into the near post, denying the Spanish team a second goal. [url=http://www.pulsebet.com]real madrid official website[/url] Real Madrid maintains their fight for the title of the Spanish League after beating Real Zaragoza in an anguishing match, 2-1 this past Saturday. Real Zaragoza, which played the second half with ten players due to the expulsion of the Italian midfielder, Matteo Contini, were close to making a draw. However, a great goal from Kaka at minute 82 gave the Meringues the victory and moved them closer to Barcelona in the top spot by one point. Barcelona also took a victory after beating Xerez 3-1, leading with 87 points.

    Higuain, recently recovered from his injury, exhibited his great talent as always and played for several minutes in the game. In the final minutes of the match, the player took a last opportunity at minute 90 and sealed his team’s victory with a third goal, his 12th of the season. The point puts Higuain three goals ahead of Cristiano Ronaldo, who was serving the second of his two-match outlaw. With this last play, Real Madrid ended the game with a final scoring of 3-0. [url=http://www.pulsebet.com]ricardo kaka[/url] The Villareal players were unhappy with the decision but unable to do anything. The game continued, and they had several opportunities from Giuseppe Rossi and Santi Cazorla, but both shots were saved by Real Madrid goalkeeper Iker Casillas.

    ResponderExcluir
  31. Your business card online is an extension of your respective lender and is vital for item branding. It reflects your company profile, your offerings and is great for marketing likewise as networking. A perfectly planned business card online can make a lasting initial impression, which is necessary once you don't want your business card thrown away. At Pixellogo, we provide online ingenious layout solutions that are important while branding your lender image. Browse through our stationery catalogue and choose customizable artwork templates or use our theme providers to exclusively style and design your personal business card. Whether or not you happen to be a compact start-up service provider or an previously established business, you can easlily stumble on your excellent business card website design on this homepage. [url=stylish business cards
    quick business cards [/url]

    Pioneering models for the business card online! Make the leading use of our business card online providers

    We make business card online models to fit your company’s necessities, but which convey your company profile in an attention-grabbing way. You will discover designs suiting each and every business might need ranging through the food market to the sports sector the following! We furnish ready-to-use business card online templates which you’re able to download and modify as per your needs. We also provide exclusive layouts which will reflect your enterprise persona inside the most qualified way. You will be able to artwork a business card online by collaborating with our business card maker, who will endow you with a selection of layouts it is easy to select from. In case you approve of any model but would like it to become modified, our business card online maker will alter it for free! We even add design fx for your cards to create them way more catchy. So what are you currently waiting for!? Produce your eye-catching business cards online, correct below on our site.

    design own business cards
    free business card creator
    elegant business cards
    business card on line
    buy business cards
    photography business card
    metal business cards
    digital business cards
    make business cards
    great business cards
    business cards maker
    free business card maker
    business card photographer
    cool business card
    cool business cards
    construction business cards
    business card online
    make business card
    business card designer
    make business card online

    ResponderExcluir
  32. hi everybody


    great forum lots of lovely people just what i need


    hopefully this is just what im looking for, looks like i have a lot to read.

    ResponderExcluir
  33. [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]can i make generic levitra [/url]

    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]money order levitra [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]buy levitra online au [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]what does levitra look like [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]generic levitra canadian pharmacy no prescription [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]buy links online levitra [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]money order levitra [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]levitra cheapest [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]shippingfree levitra [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]find levitra free sites edinburgh [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]order cheap levitra soft 100mg [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]levitra dangerword [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]levitra dick [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]levitra dick [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]what does levitra look like [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]can levitra help with zoloft efects [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]levitra side efects warnings [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]levitra found sanfrancisco bay [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]j 3generic meltabs levitra [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]levitra paperweight closeout [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]watermelon or levitra [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]levitra boy [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]women taking levitra [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]levitra gay stories [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]levitra cheapest [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]babys lungs and levitra [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]levitra tomatoes [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]generic levitra canadian pharmacy no prescription [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]j 3generic meltabs levitra [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]can i make generic levitra [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]levitra gay stories [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]levitra levitra online [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]levitracialis generic levitra levitra [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]viva levitra play list [/url]
    [url=http://www.atv.com/forum/showthread.php?p=26410#post26410]buy cheap levitra pills x 100mg cialis pills x 20mg pack no prescription online pharmacy [/url]

    ResponderExcluir
  34. I dont truly know what you talking about right here. This cant be the only way to think about this can it? It appears like you understand a lot, so why not explore it more? Make it more accessible to everyone else who might not agree with you? Youd get a lot more individuals behind this should you just stopped making common statements.

    ResponderExcluir