sábado, 14 de fevereiro de 2009

HONESTIDADE NO BRASIL NÃO É PREMIADA

Edward de Souza

Diz a lenda que não existe pecado abaixo do Equador. Lula encarregou-se, esta semana, de provar essa máxima ao dilatar indefinidamente o prazo para que os prefeitos caloteiros liquidem seus débitos com o INSS que hoje chega a bagatela dos quatorze bilhões. Usando como pano de fundo a crise financeira internacional e a necessidade de capitalizar municípios, o companheiro Lula deu um prazo de 240 meses para que as Prefeituras liquidem seus débitos, mesmo aquelas que já tinham se comprometido a dividir a divida e não honraram nem o primeiro pagamento. Grave mesmo é que esse dinheiro devido nem é das Prefeituras, pois parte deles vem do bolso do trabalhador, já que empregadores e empregados colaboram conjuntamente para o pagamento do INSS. Alguns prefeitos embolsam essa verba, criam fortunas, erigem castelos e depois são perdoados, deixando quem pagou em dia, quem sacrificou projetos e ações para ter seus compromissos quitados com cara de besta, pois honestidade nesse Brasil nunca é premiada. Essa medida politiqueira e descarada é um incentivo a todos os gestores municipais para que nunca mais coloquem a dívida do INSS entre suas preocupações. Porque pagar se depois vem uma quase anistia que dilata por duas centenas de meses o prazo para pagamento? E olhem que essa é a terceira vez que o Governo amplia o prazo para pagamento dessa dívida. As duas primeiras não lograram êxito, o que deixa entrever que essa terá o mesmo destino.
Depois vem a equipe econômica gritar contra o desequilíbrio das finanças na Previdência e lutar contra aumentos, até do Salário Mínimo, pois não existe caixa para pagá-lo. O rombo começa aí com Prefeituras e Estados que desconhecem olimpicamente a dívida com o Governo Federal e depois são contemplados com prazos que nenhum particular teria a coragem de oferecer. Se isso vai tirar as Prefeituras da crise é uma dúvida. Sinceramente acredito que não, pois se assim fosse elas não estariam tão apertada. Já que há anos não recolhem esse tributo. O buraco é bem mais embaixo e o Governo aplica paliativos por não coragem de enfrentar de frente o problema.

6 comentários:

  1. O Comitê eleitoral para eleger o sucessor do Lula está funcionando descaradamente antes que a lei o permita. E, pasmem! Dentro do Palácio! Anistia para isso, para aquilo, empréstimos, fotos com o presidente e um provável ou hipotético futuro presidente. Os prefeitos de quase todos os municípios do Brasil, transformados em cabos eleitorais. E viva a Ditadura da Corrupção!

    J. Morgado

    Mongaguá - SP

    ResponderExcluir
  2. Eu diria que essa medida política tomada pelo Presidente Lula poderia ganhar um nome: bolsa-vergonha. 14 bilhões de reais a fundo perdido. E os aposentados, que a cada ano recebem menos, de acordo com os donos do Poder, por falta de dinheiro?
    Acorda Brasil!

    Giulia - Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  3. Aqueles pobres miseráveis que ganham um pouco mais de 1 (um) salário mínimo, já perderam quase 50%dos seus benefícios. Agora Lula lança o "ATO DE BONDADE", para os maus gestores municipais, devedores do INSS, aumentando o prazo de 60 para 240 meses para os Municípios em débito com este corrupto Instituto, pode uma barbaridade dessa ? Governo Canalha ! Infelizmente nada podemos fazer enquando o governo continuar dando prioridade a aumentos para deputados, vereadores e perdoando dívidas de prefeitos safados, além de outros, deixando aposentados à míngua sob pretexto de não ter dinheiro para pagar. É muita falta de vergonha que está muito longe de ser sanada, afinal,o Brasil ainda é um País de terceiro mundo.

    Ivan Mariano - Santo André -SP.

    ResponderExcluir
  4. Aqueles pobres miseráveis que ganham um pouco mais de 1 (um) salário mínimo, já perderam quase 50%dos seus benefícios. Agora Lula lança o "ATO DE BONDADE", para os maus gestores municipais, devedores do INSS, aumentando o prazo de 60 para 240 meses para os Municípios em débito com este corrupto Instituto, pode uma barbaridade dessa ? Governo Canalha ! Infelizmente nada podemos fazer enquando o governo continuar dando prioridade a aumentos para deputados, vereadores e perdoando dívidas de prefeitos safados, além de outros, deixando aposentados à míngua sob pretexto de não ter dinheiro para pagar. É muita falta de vergonha que está muito longe de ser sanada, afinal,o Brasil ainda é um País de terceiro mundo.

    Ivan Mariano - Santo André -SP.

    ResponderExcluir
  5. O dinheiro dos trabalhadores (leia-se FGTS e FAT) está estupidamente desviado para alavancar a candidatura da Arrogante e Prepotente Dilma (plastificada) Rousseff. Esses 14 bilhões nas mãos de prefeitos corruptos poderiam ajudar bem a corrigir a aposentadoria de milhares de coitados que contribuiram toda uma vida e estão vivendo na miséria. Pobre e sofrido Brasil.
    Em tempo: Lembre-se, Sr. inácio, em suas duas últimas campanhas, prometeu proteger os sofridos velhinhos e não cumpriu, porísso o chamo de enganador e mentiroso.

    Paulo Fagundes - Belém -PA

    ResponderExcluir
  6. Descaradamente, a campanha pra eleição da (militante armada) Dilma Houssef.Como o Lula é bonzinho , gente! É bolsa pra tudo e pra todos!
    Dá o peixe e não ensina os pobres beneficiários do bolsa-esmola a pescar!
    Agora que a contribuição das pilantrópicas não passou, vem ele contar com o voto das prefeituras...
    É claro que muita gente - como se dizia no meu tempo "até eu que sou mais bobo"- vai esperar vir uma anistia fiscal boa dessas em vez de pagar direitinho!
    É pena , mesmo, que "brasileiro ainda não sabe votar", como já disse o Pelé, mas é caminhando que se aprende a caminhar, não é mesmo ?

    ResponderExcluir