domingo, 4 de janeiro de 2009

Vamos abaixar o preço da gasolina?

Edward de Souza

Há uma década recebo e-mails com certa freqüência contando uma história e clamando união para deixarmos de comprar gasolina nos Postos da Petrobras. Louváveis iniciativas, mas depois de tanto tempo, qual foi o resultado efetivo?
A Petrobras, constituída no Governo Getúlio Vargas, na década de 40, abria-se com o Lema: “O Petróleo é nosso.” Sua criação utilizou 100% de capital do Povo Brasileiro, advindos dos impostos que pagamos, embora hoje, somente uma determinada “nata” possua suas ações; ou seja, ela não nos pertence. O seu lucro sempre fora utilizado politicamente e cobrira também rombos do Tesouro Nacional.
Todo o petróleo extraído e até o importado, é totalmente monopolizado por esta estatal. Ela nada perde se não comprarmos gasolina de seus postos. Apenas os seus proprietários, arrendatários, cessionários perdem.
O preço final do combustível, no Brasil, é baseado na premissa do máximo que você pode pagar, acompanhado do máximo que você possa economizar. Aqui não funciona a lei de mercado.
Você sabia que o excedente é exportado a preços subsidiados e a gasolina é vendida a 60 centavos o litro para a Argentina? Você sabia que apesar desta maximização do lucro, a Petrobras costuma tomar empréstimos externos vultosos no mesmo nível? Por favor, alguém me explique essa lógica.
Agora uma pergunta fútil, mas útil: - Se 100% da nossa necessidade é produto nacional, por que a estatal manipula os preços conforme cotações internacionais? Mais, por que só nas altas e nunca nas baixas?
Como vê, abaixar o preço da gasolina parece luta inglória. A nível estadual nos mostram que não rezam a mesma cartilha. A nível federal nem se fala! Até onde nosso povo conseguirá arcar com tantos desmandos?

6 comentários:

  1. Prezado Edward de Souza
    Admiro seus artigos porque são diferenciados dos que lemos nos jornais. Não houve ninguém combater essa sacanagem que é o preço da gasolina em nosso País. Você cita que nossa gasolina é vendida por 60 centavos para a Argentina, mas se esqueceu de dizer que é a pura. A destinada por nós pela Petrobrás tem mistura com água e álcool. Eu calculo que 50 por cento é mistura pura. E ainda pagamos uma faixa de R$ 2,50 por litro. Nos roubam na cara dura, faz anos. Uma vergonha, diria Bóris Casoy!
    meus cumprimentos pelo texto. Continue atacando esses ladrões, quem sabe um dia a consciência desses safados se manifeste.
    Irineu Carvalho - Franca-SP.

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo, mais é a realidade. O Brasil é apenas uma grande fazenda dominada por poucos. Assim como em cuba, uma grande ilha dominada por um debil mental, que faz do seu povo uns trabalhadores escravos. A ganância dos nossos governantes não tem limites. Endeusam muitos políticos do nosso passado, mas para mim são todos uns lixos, tanto os do passado como os atuais. É da natureza brasileira levar vantagem em tudo, não quero generalizar a coisa, mas a verdade absoluta é que a maioria dos cidadãos que aqui sobrevivem procuram levar algum tipo de vantagem. Aquele ditado: "atire a primeira pedra", funcionaria muito bem aqui. Tenho um primo que já trabalhou nas refinarias da Petrobras, e a muito tempo já me dizia, que o petróleo que economizamos, vai de graça para os países vizinhos. Olha, Edward, a matemática é simples, os paraísos fiscais só aceitam dólares em seus cofres rechonchudos e podres, alimentados pela miséria do terceiro mundo. Portanto, as verdinhas são um prato cheio para nossos senhores, independente se estamos ou não
    sifu. O que interessa a eles é suas ilusões iminentes, de prazeres fáceis , que a moeda pode comprar.

    Valentim Miron - Franca -SP.

    ResponderExcluir
  3. Eu acabei de vender o meu V.oitão,
    justamento por causa do preço da gasola. Se tivesse avisado-me antes eu mudaria para o pais de los irmanos.

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns Edward, fiquei sabendo muitas coisas através do seu blog que eu nem sonhava que poderia existir.

    ResponderExcluir
  5. Precisamos de blogs assim, que entrem com matérias que defendam o interesse da nossa população. O senhor das bolsas que preside nosso País é igual tantos outros. Meteu tanto o pau no FHC e faz igual, ou bem pior. Jurava que não iria pagar a dívida externa, não cumpriu; chamou FHC de forasteiro, alegando que ele viajava muito: só nesse ano Lula vai a 50 países. Já visitou outros 130. Bateu na mesa que a gasolina teria preço justo. E cumpriu... Para os argentinos. Nós, o bolsistas, que se danem!Afinal, ganhamos bolsas para tudo! Será que vai ter uma para pagar a gasolina a 60 centavos o litro? Se tiver, entro na fila para conseguir uma.
    Parabéns Edward, pelo blog...
    Ernesto R. Mello - Rio Preto - SP.

    ResponderExcluir
  6. Senhor Edward de Souza

    O que falta no País é vergonha na cara. Não só dos políticos, mas de todos nós que os escolhemos. Somos enganados sempre, mas, como mulher de malandro, gostamos de apanhar.
    Bom seu blog, viu? Parabéns

    Tatiana -Campinas-SP.

    ResponderExcluir