sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

QUINTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2011
Ao que parece São Pedro resolveu transformar São Paulo e a Região do ABC Paulista na bola da vez. O amigo Mauricinho de Castro, chefe do cerimonial da Prefeitura de São Bernardo do Campo, nos enviou estas fotos, tiradas por ele e amigos pelos celulares, do ocorrido nesta última terça-feira na cidade de São Bernardo do Campo, “Capital do Automóvel”, berço das grandes montadoras, com mais de um milhão de habitantes e um PIB superior a 29 trilhões de reais por ano, superando 9 capitais do Brasil. A cidade foi encoberta pelas águas, conforme mostram as fotos, a maioria delas tiradas no centro da cidade, onde pode ser avistado o Paço Municipal alagado. Em duas fotos o desespero de um cidadão tentando, a princípio, empurrar o carro, como não conseguiu e estava também sendo levado, não pensou duas vezes e subiu sobre o capô do veículo. Vão-se os anéis, ficam os dedos, deve ter pensado neste momento de tremendo sufoco. O caos atingiu também as cidades de Santo André, São Caetano, Diadema, Ribeirão Pires e Mauá. Esta última cercada de morros e encostas, já contabiliza 6 mortes até este momento.
Eu conversava, terça-feira a noite, pela internet, no momento em que as chuvas alagavam o ABC, com a deputada estadual Vanessa Damo, eleita por Mauá, onde reside. Seu pai, Leonel Damo, foi prefeito da cidade. Hoje o prefeito é Oswaldo Dias, do PT, que foi reeleito. Vanessa estava aflita e em determinado momento exclamou: “meu Deus, uma mulher acaba de ser arrastada pelas chuvas no Jardim Zaíra e morreu”. A deputada havia recebido a informação pelo celular. Logo nossa conversa foi interrompida. Soube que toda a cidade de Mauá tinha ficado sem energia elétrica. Horas depois o nosso querido amigo “Bola” entrava no blog e dava a triste notícia da morte desta senhora que tentava salvar os netos, atirando-se nas águas. Foi a sexta vítima fatal em Mauá, das fortes chuvas que continuam castigando São Paulo e o ABC.
O cenário nas ruas de muitas destas cidades do ABC ainda no dia de hoje é arrasador, com muita lama, árvores e galhos de árvores espalhados em todos os cantos. No Jardim Zaíra, em Mauá, um reservatório que comporta 105 mil metros cúbicos, não suportou a quantidade de água e extravasou, informam os jornais da região. Quem mora vizinho perdeu praticamente tudo. A cidade está sem água, a última notícia que acabo de ler no Diário do Grande ABC. A Prefeitura desta cidade decretou estado de emergência nas áreas atingidas. O decreto vale por 90 dias e será encaminhado nesta quinta-feira para homologação do governo do Estado. Se aprovado, a população atingida poderá sacar parte do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), entre outros benefícios.
É preciso muita atenção com a situação das dezenas de casas que foram construídas no Morro do Macuco, em Mauá. Eu tinha uma foto, não encontrei, mas prometo ainda mostrá-la, deste local. A semelhança onde ocorreram as tragédias na Região Serrana do Rio de Janeiro com este morro em Mauá é enorme. Para quem vê a foto e não conhece o Morro do Macuco, pode até imaginar que tenha sido tirada naquela região do Rio de Janeiro. Providências urgentes devem ser tomadas, o Morro do Macuco, em Mauá, é, hoje, mais uma tragédia anunciada.

. .
CAOS NO ABC PAULISTA
..



_______________________________________
*Edward de Souza é jornalista e radialista
_______________________________________

30 comentários:

  1. Olá Edward, eu também fiz muitas fotos desta enchente que causou enorme transtorno a todos nós, se quiser posso lhe enviar. Com muita sorte cheguei viva em casa. Cada ano a situação fica pior em São Bernardo. Na verdade, conforme seu texto, perfeito, em toda a Região do ABC Paulista é um verdadeiro caos quando chega esta época de chuvas fortes.

    Quando pequena, morávamos num edífico no centro de São Bernardo, minha mãe ainda era viva. Certo dia a garagem deste prédio, considerado de luxo, foi invadida pelas águas e os carros de mamãe e papai foram totalmente danificados. Sorte é que estavam segurados, de qualquer forma, o transtorno para resolver tudo isso foi enorme. Papai vendeu o apartamento depois disso e construiu esta casa onde moramos hoje, no Parque Anchieta.

    Só Deus sabe onde vamos parar com tanta chuva. Morro de medo de sair de casa, principalmente com o carro. Não arrrisco.

    Beijos,

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem Carol? Espero que sim, apesar de toda esta chuva castigando o ABC e o nosso Brasil. O texto que escrevi hoje foi em minutos, totalmente improvisado e baseado em informações de amigos e amigas com quem mantenho contato por telefone, familiares que moram em Santo André e pela internet, além do noticiário dos jornais aí da região, dos quais praticamente nada extraí, a não ser duas pequenas informações sobre o estado de emergência em Mauá e o estouro deste reservatório nesta mesma cidade.

    As fotos que você tirou sempre interessam, Carol, pode enviar, se não aproveitar agora certamente servirão em outra oportunidade. Deus queira que não, mas do jeito que São Pedro está bravo...
    Conheço o Parque Anchieta, onde você mora. Um dos melhores bairros de São Bernardo e localizado num ponto alto da cidade. Água por aí só das torneiras, acredito.

    Como o blog tem inúmeros leitores e leitoras da Região do ABC, sempre bom ouvir mais informações e detalhes sobre a situação destas importantes cidades do Brasil, que poderão ser postadas aquí, nos comentários. Pensei até em dividir o texto com o meu amigo-irmão Oswaldo Lavrado, mas o tempo era escasso e toquei o barco sozinho. Morador de São Bernardo, Lavrado e o Mauricinho de Castro podem também ilustrar o assunto com mais comentários.

    Lembrando: para ver as fotos ampliadas, cliquem sobre elas.

    Volto logo mais...

    Um forte abraço!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  3. Existem muitos religiosos que estão esperando o apocalipse, sem perceber que já estamos vivendo dentro dele!

    Segundo a revelação apocalíptica, nos finais dos tempos as pessoas morreriam aos milhares igual moscas.

    Quem é que está garantido aqui em cima dessa terra?
    Segundo as escrituras, não ficará pedra sobre pedra.

    Cuidem bem da sua alma, por que o corpo é frágil e suscetível a qualquer intempérie climática de ordem catastrófica.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  4. Edward, o Padre Euvideo tem razão, o mundo vai mais uma vez acabar em água. Chove a cântaros também aquí em Votuporanga, a ponto de não ter jeito de sair de casa. Essa região do ABC e São Paulo Capital conheço muito bem. Já passei por um sufoco quando estive aí no começo do ano de 2006. Se acompanharmos o noticiário, é água que desce por todos os cantos do nosso Brasil. O Rio Grande do Sul também com problemas sérios, Santa Catarina, enfim... Fazer como diz o Padre Euvideo, cuidar da alma e tentar escorregar com o corpo frágil fora das enchentes, é o jeito.

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP

    ResponderExcluir
  5. É, pessoal, todo ano a tragédia se repete, a população sofre e ninguém dá uma solução. Na terça, para percorrer 20 km, levei 2h40min.

    ResponderExcluir
  6. O mesmo drama que vivem minhas coleguinhas do ABC enfrentamos também em São Paulo, Edward. A palavra certa usada em seu texto e também pela Carol é CAOS. Eu não ouso sair de carro e muitas vezes nem a pé de casa quando chove forte. O risco é enorme. E sempre a mesma ladainha dos nossos políticos. Parece que participaram de um cursinho padrão (desses que ficam sempre repetindo as mesmas coisas) sobre enchentes...

    Fico com pena dos moradores de determinados bairros em São Paulo, entre eles o Pantanal, uma área que vive inundada e faz a festa do noticiário nesta época de chuvas fortes. Outro dia vi no Portal Terra uma foto também deste Morro do Macuco, em Mauá. Vc tem razão, barracos construídos em encostas de morro e ninguém toma providências. Meu Deus, tomara que não tenhamos que lamentar mais vítimas.

    Bjos

    Gabriela - Cásper Líbero - SP

    ResponderExcluir
  7. Oi Edward, nas enchentes que ocorrem em épocas de verão em São Paulo e na Grande São Paulo,incluindo o ABC, assistimos prefeitos, vereadores, administradores regionais e mais um sem número de autoridades, dos mais variados níveis e incríveis escalões governamentais dizendo que muito foi feito, que o seu governo foi o que mais investiu, etc, etc e etc.

    Entretanto, não precisamos ir muito longe para constatar a grande farsa, o grande teatro em que transformaram a política brasileira. O lendário rio Tietê, no trecho que banha o Tatuapé, encontra-se no estado de total abandono podendo se constatar erros, omissões e descasos grosseiros.

    A Avenida do Estado, que muitos usam para ir ao ABC ou voltar de lá para São Paulo a mesma coisa. Na terça-feira o rio transbordou e invadiu a pista. Dei muita sorte ter conseguido chegar em casa com o carro. E a Ilca ainda citou o tempo que se gasta no trânsito, verdade. O congestionamento deixa qualquer um (a) em estado desesperador. Pior é que as chuvas cessam e os problemas vão ser empurrados mais uma vez com a barriga.

    Beijinhos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP

    ResponderExcluir
  8. Nesta época de chuvas fortes sofremos muito, Edward. Terça-feira pensei que o mundo estava mesmo acabando com tanta água que desabava do céu. Estava vendo estas fotos que o seu amigo Maurício lhe enviou. Eu passei pelo Paço um pouco antes, fosse 20 minutos mais tarde, teria ficado por lá. Dá pra ver a situação em que ficou a agência do Banco Santander e o desalento do pessoal, procurando um lugar alto para não ser arrastado pelas águas. Quando sair de casa agora, vou levar uma bóia comigo (rsrsrsrsrsrs).

    Bj

    Priscila - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  9. Pois é Edward, residi em São Bernardo do Campo mais de dezesseis anos.
    Conheci a Região em uma época que as enchentes se limitavam nas divisas de São Paulo e São Caetano, Santo André. O Rio dos Meninos era o vilão e pelo que leio e escuto continua o mesmo. Naturalmente acrescido das administrações porcas de todos os prefeitos.
    O Grande ABC cresceu estrondosamente graças as instalações de numerosas indústrias.
    Parte da população, a exemplo de outros lugares do Brasil, foram se acomodando na beira de córregos, rios, encostas e outros locais de risco. Tudo sob os olhares complacentes dos políticos. Uma complacência criminosa.
    Daí, juntando-se a violência da tal “El Ninha”, não poderia acontecer outra coisa. Calamidades, calamidades...

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  10. A mamãe natureza está furiosa meu caro J. Morgado e amigos (as) do blog. O Edson, amigo que mora em Piracicaba acaba de enviar-me fotos das enchentes do famoso Rio Piracicaba. Derrubou pontes e invadiu casas. Aprontou um verdadeiro estrago em dezenas de casas da cidade. Se encontrar um meio, ainda mostro também estas fotos. Em Franca chove, mas a cidade é bem estruturada e dificilmente ocorre tragédias. Não existem barracos nem morros, no entanto, vira e mexe bueiros do centro da cidade resolvem aprontar, lançando fezes a distância, como ocorreu hoje em frente a oficina de um amigo. A Sabesp finge que arruma e logo estouram os bueiros novamente...

    Quer pior enchente que essa, meu caro Morgado? (arghhhhhhhhhh).

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  11. Oiê, amigos (as...
    Outra vêz nosso considerado Edward acertou na mosca ao abordar, com eficácia digna de quem residiu aqui no ABC por mais de 20 anos,o problema das inundações aqui no Grande ABC.
    Na região as águas não são necessariamente de março, como diz a música de Tom Jobim.As enchentes não enviam recado dp mês, dia e hora que irão chegar e, geralmente, vem à noite. Em 2005, meu carro ficou boiando na enchente do prédio que morava na Rua Dr. Flaquer, bem no Centro de São Bernardo. Foi num dia 11 de janeiro, durante o dia. Conheço bem como funciona já que presenciei mais de 20 inundações na região central de São Bernardo. Em uma delas, 1991,às águas invadiram o Teatro Municipal, anexo a Câmara de Vereadores e, acreditem, destruiu tudo e carregou até o piano que estava no palco.
    A enchente em São Bernardo atinge exclusivamente as vias Faria Lima, Jurubatuba e Marechal Dedodoro que são os principais corredores comerciais e de circulação de pessoas e veículos. O dilúvio desta terça-feira foi mais um dos muitos que ocorrem todos os anos por aqui. Aliás, como lembra o glorioso Edward de Souza, a região do ABC, com mais de três milhões de habitantes (cerca de um milhão só em São Bernardo) tem como maior tragédia as enchentes que ocorrem todos os anos e causam, além de vítimas pessoais,muitos e enormes danos materiais.
    Parabéns pelo artigo caro Edward, abordado com a segurança de quem conhece o assunto e a região.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  12. Oiê, amigos (as)...
    Apenas esclarecendo - na inundação que pegou meu carro; o prédio em que morava, até 2009, na esquina da rua Dr.Fláquer e avenida Faria Lima, passa sob o corredor do trólebus um rio (dos Meninos), logicamente canalizado. A garagem é subterrânea e não deu outra. Quando cheguei ao prédio, duas horas depois do temporal, meu Fiat Uno estava boiando. Ficou 45 dias na oficina de um amigo e os reparos custaram mais do que o valor do carro, mas ficou em forma, tanto é que está comigo até hoje.
    Em uma enchente de 1980, quando a Rádio Diário ficava ao lado do Conjunto Anchieta (o Edward lembra bem disso), as águas invadiram a garagem embaixo do prédio e alguns carros que lá estavam sairam pela porta e, boiando, foram parar no meio da rua (Olavo Bilac).
    O Mauricinho de Castro, meu amigo pessoal há 30 anos, que o Edward se refere no artigo, é ex-chefe do cerimonial da Prefeitura de São Bernardo (trocou o prefeito, mudou também a chefia de todos os setores, na famosa caça as bruxas). Juntos (eu e o Maurício), presenciamos inúmeras aventuras proporcionadas por enchentes na cidade.
    Esse flagelo, aliás, atinge Santo André, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, cidades que compõem o Grande ABC.
    Hoje, não por acaso, acabei de fazer a manchete do jornal Folha do ABC, edição de sábado (22), e a foto principal, não por acaso, é do mar de àgua e lama invadiu o Paço Municipal e todo seu entorno.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  13. Às vezes temos que passar por pesadelos terríveis, para que possamos dar valor nos verdadeiros sonhos de paz.
    Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.
    Nunca se afaste de seus sonhos. Porque se eles forem, você continuara vivendo, mas terá deixado de existir.

    Emanuel Castello Branco

    ResponderExcluir
  14. Oi Edward, tive a impressão que vc estava no ABC, quando li seu texto. O Oswaldo Lavrado confirma o que moradores antigos de São Bernardo sabem e nos contam. As enchentes que assustam acontecem sempre no centro da cidade e não há político que dê jeito nisso. Faz alguns meses, não lembro qual era o assunto abordado neste blog, eu contei que meu carro foi arrastado pelas águas das chuvas, também no mês de janeiro. A sorte é que eu não estava no carro. Desci para visitar uma amiga que havia sofrido um acidente e estava em casa. Morava num AP na Rua Marechal Deodoro.

    Claro, no apartamento acompanhamos toda a tempestade que caia, mas nem poderia imaginar que meu carro seria levado pelas águas. Não só ele, vários outros. Uma decepção quando sai e não vi mais o carro. Acionei imediatamente o seguro, enviaram o resgate, localizaram meu carro totalmente submerso, bem mais adiante e tentaram ainda recuperá-lo. Não deu certo. Recebi outro carro, menos mal.

    Esta chuva de terça-feira, felizmente eu estava em casa, sem nada para fazer. Vi depois, pela TV, os estragos que a chuva forte provocou.

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  15. Edward, quando eu era pequenina, todo o começo de ano viajava de carro com meus pais para visitar parentes em São Paulo e passar alguns dias na praia. Tudo se inverteu faz alguns anos. Ficamos em casa, seguros porque em Franca são poucos os estragos que as chuvas provocam e meus tios, tias, primas e primos fogem de São Paulo, para Franca, ou outras cidades do interior. E com razão, vendo estas fotos fico arrepiada, morro de medo.

    Os seres humanos continuam a devastar o planeta Terra, pondo em risco a sua própria existência, e a natureza, que não consegue se defender, já começa a se vingar... A Terra está cansada, a Natureza pede socorro. A ganância por mais riquezas ensurdece os homens tornando-os insensíveis. Muito se fala em preservar o meio ambiente, mas pouco se faz. Precisamos agir, antes que seja tarde demais.

    Beijos,

    Giovanna - Franca - SP

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, Edward, apenas um reparo em seu texto, sempre impecável. Você começou dizendo que São Pedro resolveu transformar São Paulo e o ABC na bola da vez... Você com certeza queria dizer que somos a bola da vez este ano, isso? Nascí e fui criada em São Bernardo do Campo, sempre vendo chuvas fortes e enchentes na cidade, principalmente no centro. Terça-feira eu estava em casa no período da tarde e noite, quando as chuvas fortes cairam e já sabia o que aconteceria. Tenho pena das seguradoras, o que devem pagar de estragos em janeiro é uma grandeza!

    Bj

    Priscila - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  17. Oiê, amaigos (as)...
    Aqui de novo pra informar que esta tarde veio novamente um diluvio aqui em São Bernardo, mas de curta duração. A tarde virou noite, relâmpagos e trovões sacudiram a região e ventos fortes dobravam ás árvores. Depois do temporal o céu ficou limpinho,porém agora à noite, tipo 20h45, faltou energia elétrica em parte da cidade, especialmente aqui próximo a Metodista, na Senador Vergueiro. A luz voltou às 22h10.
    Não sei ao certo qual a localidade que a Tatiana reside, mas certamente deverá ter visto e sentido a intensidade da chuva desta tarde. Enfim...

    ResponderExcluir
  18. Oi Oswaldo Lavrado... Eu moro na Chácara Inglesa, conhece? Estava em casa, sentada frente ao computador quando o céu escureceu e começou a chover forte, o que minha mãe chama de chuva de verão. Desliguei o micro correndo. Acredito que não deve ter provocado maiores consequências no centro da cidade. Não ficamos sem energia, pelo menos até agora. Quando isso acontece, normalmente o gerador é acionado, nem dá para perceber.

    Bj

    Tatiana - SBC

    ResponderExcluir
  19. PASSSANDO AQUI PARA RETRIBUIR O IMENSO CARINHO!MUITO GRATA!
    SEU BLOG É MUITO INTERESSANTE E CULTURAL TBM!SIGO COM TODO PRAZER...
    BJOS.

    ResponderExcluir
  20. Olá pessoal, creio que dá uma briga boa saber se choveu mais em Santo André ou São Bernardo nesta terça-feira. Choveu forte hoje novamente, mas nem perto das chuvas de dois dias atrás. Para mim foi terrível. Moro na Rua Monte Casseros, o Edward deve conhecer, porque escreveu dia desses que morou no centro. Minha rua ficou totalmente alagada com carros praticamente submersos. Quem estava em casa, ou em apartamentos, a maioria desta rua, não saia e quem queria entrar não conseguia. Para piorar, uma árvore enorme caiu perto do Clube Primeiro de Maio, na Alvarez de Azevedo, congestionando ainda mais o tráfego que já era precário. Deus meu, onde vamos parar deste jeito?

    Beijos

    Larissa - Santo André - SP

    ResponderExcluir
  21. Larissa, esqueceu-se da tragédia que aconteceu em Mauá? Como somos vizinhos, quando chove afeta a todos nós. Mauá, como é uma cidade problemática, os estragos sempre são de grande monta. Em São Bernardo, felizmente só inundações. Pior são as vidas humanas ceifadas pelas chuvas. Seis mortos em Mauá. O Oswaldo Lavrado, meu conterrâneo, é testemunha e todos do ABC sabem, São Caetano não sai em noticiários nesta época de chuvas fortes. O problema é circular de carro por outras cidades até chegar aqui.

    Conterrâneo, estou com saudades da metodista, mas não sem energia elétrica, cruzes!

    Beijinhos a todos!

    Cindy - São Caetano

    ResponderExcluir
  22. Prezado Edward
    Águas do céu. Garoa que desce para acariciar as plantas. Às vezes furiosas, tempestade para chicotear os que ofendem a natureza. Somos também nuvens de passagem pelo firmamento da vida. Percorremos o vale dos prantos nos momentos de tristeza e alcançamos o jardim das alegrias. Gangorra da existência. Cabe a nós enfrentar a jornada do futuro, superar vicissitudes e conquistar. Afinal, nascemos para lutar e vencer.

    Guido Fidelis

    ResponderExcluir
  23. Oiê, amigos (as)...
    Olá Tatiana - conheço bem a Chácara Inglesa já que moro perto. Tenho amigos ai. A Chácara da Charlot, do elefante Best, da avenida Barão de Mauá, ponto preferencial do pessoas que curte um cooper e de prédios e casas reservadas à classe média alta.
    Então garota, há cerca de 10 dias, um raio aqui na região prejudicou vários moradores do prédio em que resido aqui na Senador Vergueiro, próximo a Metô. Meu monitor do computador, que havia comprado no começo de janeiro, foi pro espaço. Outros moradores tiveram problemas com o PC, geladeira,TV e outros aparelhos.
    Enfim é o nosso Grande ABC.
    Valeu...

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, Edward!
    Até a minha querida Ribeirão Preto, que vc conhece muito bem, passa por todos estes transtornos provocados pelas fortes chuvas. A fúria da natureza chegou mais cedo em nossa "Califórnia Brasileira". Em dezembro, num só dia e em menos de 3 horas, choveu 70 mm sobre a cidade e foi um caos. Lojas, casas, apartamentos invadidos pelas águas, carros levados e destruídos e em algumas vilas várias famílias ficaram desabrigadas. Felizmente neste começo de ano São Pedro esqueceu um pouco de Ribeirão Preto, ocupado que ficou em despejar água em outros cantos do nosso Brasil. Exagerou na Região Serrana do Rio, provocando toda esta tragédia que acompanhamos sensibilizados e pelo jeito não economizou no Grande ABC e São Paulo. Vivemos tempos difíceis e temos uma parcela enorme de culpa pelo que está acontecendo.

    Bjos, bom fim de semana!

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP

    ResponderExcluir
  25. Edward, se você achar que meu comentário não tem razão de ser e que eu não deveria citar nome desta entidade, fique a vontade para deletar esta minha postagem, saberei entender, sem problemas. Ocorre que acabo de receber uma ligação de uma jovem, de nome Claudete, identificando-se como representante da LBV. Ela estava solicitando uma contribuição, mas em dinheiro, não aceita mantimentos, roupas, água, nada, segundo ela, para ser enviado para as vítimas desta catástrofe da Região Serrana do Rio de Janeiro.

    Questionei, dizendo que em casa enviamos nossa doação, entregue num posto do Corpo de Bombeiros e que existem várias contas que podem ser encontradas pela internet, para o depósito direto para as vítimas. Ela argumentou que este trabalho deles é seguro, que todo o dinheiro arrecado será mesmo entregue para as vítimas e seguiu em frente, sem que eu me interessasse em ouvir. Estranho, concorda? Estariam estas agências do Banco do Brasil desviando o dinheiro depositado para as vítimas do Rio? Por que então só podemos confiar na LBV? Não sei, posso estar sendo injusto, mas tem gente se aproveitando de forma descarada desta situação.

    Abçs

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  26. Olha Juninho e Edward, é preciso ficar esperto, existem sim, entidades e muitos espertos se aproveitando da situação de flagelo destas 5 mil famílias desabrigadas na Região Serrana do Rio. Eu recebí vários e-mails de "entidades" (hoje mais um), que nunca ouvi falar, pedindo doações em dinheiro em nome das vítimas desta enchente do Rio. E oferecem inclusive uma conta bancária. Pensei em enviar para a polícia os números destas contas que mandam pela internet, para que tentassem descobrir se realmente estão credenciados a receber doações em dinheiro. Sinceramente, eu não acredito e se tiver que fazer doações melhor realizá-las diretamente numa agência do Banco do Brasil, pelo menos tem credibilidade. Vou além, tem e-mails até com o nome de firmas, se credenciando a receber doações em dinheiro. Claro, devem ser fantasmas.

    Bjos

    Vanessa - Campinas - SP

    ResponderExcluir
  27. Olá amigo! também fico muito triste com tanta desgraça que está acontecendo, mas acho que a mãe natureza só está respondendo aos maus tratos que vêm recebendo. autoridades só não dão conta do recado, a população também tem que ajudar. Mas o melhor para que , se algum dia, ainda isso tudo possa melhorar é sem duvida a educação de ambas as partes.
    Te espero no meu blog. tem história nova e seu comentário e sempre bem vindo!
    Abraços
    Lhú Weiss

    ResponderExcluir
  28. Meu caro Edward, falta é vergonha na cara de muita gente! Enquanto nossos irmãos estão passando por sérias dificuldades, malandros se aproveitando para tentar arrumar dinheiro fácil. Não chega os políticos que se fartam com a verba que nunca chega aos desabrigados? Também recebí telefones de entidades pedindo dinheiro para as famílias desabrigadas do Rio e lhes dei uma banana. O noticiário diz hoje que felizmente a situação está sob controle e tudo caminha para uma rápida normalização no Rio. Mas os velhacos estão espalhados, tentando arrumar dinheiro fácil. Vamos ficar espertos.

    Um abraço,

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP

    ResponderExcluir
  29. Desculpe-me, Falamansa, mas a situação na Região Serrana do Rio ainda está longe para se normalizar. 777 mortos até este momento e calcula-se que existam ainda 400 corpos soterrados. E somente hoje a tarde o Exército (até que enfim) conseguiu chegar em algumas áreas até então sem ajuda, para distribuir alimentação, roupas e águas para dezenas de pessoas desabrigadas.

    Em nossa região, no ABC, céu carrancudo hoje, fechado, chuvas e o susto que causa em todos. Pior foi a notícia de que nesta segunda-feira deve chover cerca de 33 mm em Mauá. As autoridades do município precisam ficar atentas, porque uma chuva forte, com essa quantidade de água, pode provocar novas tragédias na cidade.

    Bj

    Martinha - São Bernardo do Campo

    ResponderExcluir