terça-feira, 5 de outubro de 2010

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE OUTUBRO DE 2010


Não sei por que tanta surpresa e indignação contra o Tiririca, se o Brasil sempre foi assim. Errado não é ele nem são os espertalhões que lançaram sua candidatura para surfar docemente no voto de legenda. Errada é a lei que permite esse absurdo. Com Tiririca, estão indo de carona mais quatro desconhecidos, com meia dúzia de votos de suas famílias. É mais uma brincadeira dessa lei eleitora totalmente maluca. O problema é que nós vamos pagar a conta, não só com a grana dos nossos impostos, mas também com as consequências de longo prazo no campo legislativo.

Defendo a tese de que todo candidato só poderia ter seu nome homologado após aprovação num vestibular, que teria outro nome, mas seria um vestibular. Se o sujeito não souber responder, por exemplo, o que significa Comissão de Constituição e Justiça, perde dois pontos. Se não souber explicar o que vem a ser “acordo de lideranças”, perde mais dois pontos. E que tal estas perguntas: Qual a diferença entre Câmara dos Deputados e Senado? O que é um projeto de lei? Um decreto? Uma resolução? Uma norma? Em que circunstância ocorre uma sanção ou veto presidencial? Como saber que uma lei é inconstitucional? Quais são as instâncias judiciais e quais as atribuições dos tribunais? E vai por aí, entrando também no campo do Executivo, seus ministérios, estrutura, etc.
.
Surgiriam, então, os cursinhos pré-vestibulares para candidatos a candidatos, o que seria uma maravilha. Os vestibulares são filtros para evitar, teoricamente, que despreparados venham a ser tornar médicos, advogados, engenheiros, etc. Por que esse mesmo filtro não é aplicado também a quem vai pretender legislar e governar uma cidade, um estado, o país? O que é mais grave, um advogado de porta de cadeia despreparado ou um governador no lugar errado? Em respeito à inteligência do leitor torno a resposta dispensável.

Se existisse esse processo depurador jamais um Tiririca da vida chegaria lá, ainda mais com essa votação assustadora, retrato da miséria mental de tanta gente alienada e irresponsável. Porque o problema é que não são só eles que pagam. Nós também pagamos, e muito caro, por essa palhaçada sem nenhuma graça.
_______________________________________________________________________
*Milton Saldanha - Jornalista profissional e escritor, 65 anos, SP. Acesse: jornaldance@uol.com.br
_______________________________________________________________________
Não deixem de acompanhar nesta quarta-feira, o 25º capítulo de "Memória Terminal", série inédita escrita pelo saudoso jornalista José Marqueiz, Prêmio Esso Nacional de Jornalismo.
(Edward de Souza)
_______________________________________________________________________

34 comentários:

  1. Bom dia amigos deste blog...
    O amigo-irmão Milton Saldanha escreve um interessante texto sobre o badalado palhaço Tiririca, eleito deputado federal com uma votação expressiva, ontem, pelo Estado de São Paulo. Hoje deve ser um dia péssimo para alguns institutos de pesquisa. O ruim de vender números é que quase sempre eles acabam não batendo com a realidade. E como a realidade não pode ser manipulada...

    A eleição para presidência da República foi um exemplo. De acordo com vários institutos de pesquisa, a “Inês estava morta” e Dilma seria eleita no primeiro turno. Não foi. Erraram feio e certamente vão encontrar desculpas para dar. Com Tiririca acertaram, foi feita uma previsão que o candidato teria mais de um milhão de votos, o que aconteceu. Com seus quase 1.350.000 votos, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca fez a sua cadeira e leva consigo mais quatro candidatos da sua coligação. Entre eles está José Genoíno, um dos envolvidos no escândalo do Mensalão, que não faria votos suficientes para se eleger. Agora volta ao Congresso pelas mãos do palhaço.

    Por isso essa frase é batida e sempre usada em época de eleições: “cada povo tem o governo que merece”. O Tiririca fez o papel dele, lançou a isca e milhares a engoliram. A maioria, orgulhosa, bate no peito e conta que votou em Tiririca, como se tivesse com isso exercido corretamente o seu direito de voto. Em Franca Tiririca obteve 5.250 votos, que seriam suficientes para eleger um candidato da cidade ao cargo de deputado federal. Dr. Ubiali que tentava a reeleição aproximou-se dos 70 mil votos. Com os dados a Tiririca teria sido eleito. A cidade, de 400 mil habitantes ficou sem representante no Congresso Nacional. Conseguiu eleger dois deputados estaduais apenas.

    Em entrevista a uma emissora de rádio, o médico, que é deputado federal pela cidade até o fim deste ano, agradeceu aos eleitores a votação que recebeu, mas não conseguiu esconder sua frustração ao tomar conhecimento que os votos que precisava para se reeleger foram dados a um palhaço. O amigo Hélio Rodrigues, apresentador da Rádio Difusora completou: “quando alguém precisar dos préstimos de um deputado federal em Franca é simples, basta procurar o Tiririca em São Paulo ou, quem sabe, num circo”.

    Não tenho mais espaço, mas concordo com o Milton, candidatos a deputados deveriam sim passar por um vestibular e, se aprovados, teriam suas candidaturas liberadas. É preciso melhorar o nível que se deteriora a cada eleição. Nesta, além do Tiririca, vamos engolir Romário, Genoíno de volta e muitos outros.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Milton e Edward, está terrível a conexão hoje. Tentei várias vezes deixar meu comentário e caia o sistema. Creio que devido as eleições a rede ainda deve estar bem congestionada. Ontem a noite navegar era quase impossível.

    Sobre o texto que você escreveu, Milton, começo com a indagação que fazia o candidato a deputado federal pelo PR de São Paulo, partido coligado ao PT em sua propaganganda eleitoral: “O que faz um deputado?" E na maior cara de pau, respondia: “Não sei, mas se você ajudar a me eleger depois eu conto”. Em seu sarcasmo, Tiririca, sempre caracterizado como o personagem que representa na TV, resume a tragédia da nossa política.

    Depois nosso povo fica protestando e se lamentando de tudo... Nossa única chance de tentar mudar um pouco o cenário é tendo consciência na hora de votar. Essa situação decepciona a todos nós que lutamos contra a eleição de políticos desonestos ou então despreparados, caso, creio, seja do Tiririca. Um curso para a preparação de candidatos seria ótimo, mas que tal um também para os eleitores aprenderem a votar, Milton?

    Beijos,

    Tatiana - Metodista - SBC.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Tatiana, precisamos aprender a tratar política com seriedade e a cobrar sempre o nosso direito de cidadão, afinal, eleição não é piada.

    ResponderExcluir
  4. O fato do Tiririca ter ganho mostra que é preciso uma reforma política, com mudanças nas regras para a eleição e porque não, um vestibular, que você sugere, para saber se o candidato tem ou não condições de exercer cargo de tamanha importãncia, Milton Saldanha. O duro é saber que São Paulo está exportando palhaços para o Congresso. De qualquer forma, espero sinceramente que o Tiririca tenha feito a campanha com palhaçada para vencer. E que agora seja um deputado sério.

    Bjos,

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  5. Olá Milton Saldanha e amigos do Blog:

    Tiririca é apenas uma expressão de parcela do nosso povo, a tal "massa ignara" a que se referia o extinto Enéas. Sempre haverá "cacarecos" para representar esta comunidade. O vestibular, embora saudável,feriria, na prática, o principio universal da democracia que é o livre acesso de todos para votar e ser votado. Não sei se ele existe em algum lugar do mundo.
    O buraco é bem mais embaixo, de falta de educação mesmo. Enquanto este cenário não mudar, não faltarão espertalhões habilitados para o vestibular e com mais talento para enganar. Vivemos tempos em que esta amostra é eloquente.

    Abração,

    édison motta
    Santo André, SP.

    ResponderExcluir
  6. Oi Milton, sua crônica é oportuna, exatamente quando tanto se fala de Tiririca e sua votação estrondosa no Estado de São Paulo. Li algumas brincadeiras de cariocas com os paulistas, alguns perguntado porque devem votar em Serra se nós elegemos Tiririca, e muitas outras, bem ao estilo deles. Pensei comigo. Verdade, elegemos um palhaço para o Congresso, mas no Rio, não é do meu tempo mas já li e ouvi muito sobre isso, elegeram um hipopótamo (acho) de nome "Cacareco". Se não me engano, li um artigo sobre isso dias desses, com mais de 130 mil votos. Guardadas as proporções, essa votação, muitos anos atrás, equivale ou até é maior que a do Tiririca.

    Sobre um vestibular para políticos, poderia melhorar a qualidade dos candidatos, mas ainda é preciso que o brasileiro aprenda a votar. De que vai adiantar você ter um bom candidato e na hora do voto o cidadão escolhe o "Vassourinha" porque é amigo do pai, toma uma cachaças com ele e varre o bairro onde ele e família moram? O eleitor brasileiro precisa encarar com seriedade as eleições e saber valorizar o seu voto. Tem que saber que o preço da carne, do combustível, das roupas que usa depende dos representantes que temos no Poder. Enquanto isso não acontecer, vamos continuar reclamando de corrupção e dos políticos que nós ajudamos a eleger.

    Beijos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  7. Por favor, onde leram perguntado, nas primeiras cinco linhas, leiam perguntando...

    Grata,

    Gabriela

    ResponderExcluir
  8. Olá Saldanha

    Boa tarde

    Já tive a oportunidade de cumprimentá-lo (email) pela crônica contundente e a meu ver, justa e oportuníssima.
    Está provado que esse episódio acontecido no dia 3 de outubro de 2010, passará para a história brasileira. Triste, muito triste.
    O fato de Tiririca ser um palhaço nada tem haver. Conheci palhaços inteligentes e até intelectuais.
    O problema é a falta total de cultura do candidato. Dizem as más línguas que Tiririca seria analfabeto.
    Um promotor de justiça ligado ao Tribunal Eleitoral teria pedido ao Juiz que Tiririca passasse por uma avaliação cultural, ou melhor, verificação se o mesmo seria alfabetizado. Notícia publicada nos jornais.
    O que se entende, na verdade, é que o “pobre homem”, devido a sua popularidade entre os menos “favorecidos da sorte”, foi e será manipulado por políticos espertalhões. Mais um títere no Congresso Nacional!
    Por volta das 15 horas, entrei em uma padaria para tomar um lanche. Enquanto Saboreava uma empada e um café, um grupo de seis ou sete pessoas, aparentemente embriagados festejava a “vitória” do comediante e cantavam alegremente:
    “Florentina, Florentina,
    Florentina de Jesus
    Não sei se tu me amas...”
    O que fazer?

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  9. Com votação superior a 1.300.000 votos, o Sr. "Tiririca" traduz a ignorância e o desprezo ao voto responsável e consciente de considerável parcela do povo brasileiro. No seu vácuo, segue mais 3 ou 4 deputados que nem sabem o que é representatividade popular. Retrato de um País que não se preocupa em formar cidadãos cônscios, mas sim em conservá-los na ignorância política, vez que assim se torna mais fácil manipulá-los ao sabor dos interesses nem sempre confessáveis.

    Waldir Paludeto - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  10. Para quem não sabe o significado de tiririca, informo que é uma das piores pragas da lavoura. Se você arranca uma, nascem dez! Nem veneno acaba com ela! Achou terra fértil em São Paulo. Agora aguenta. Vem mais...

    Luiz Gustavo Martins - São Paulo

    ResponderExcluir
  11. Amigos do blog de ouro,boa noite.
    Muito interessante o artigo do amigo jornalista Milton Saldanha, defendendo um vestibular para candidatos a políticos. De fato é mesmo necessário que todos os candidatos saibam a finalidade do mandato a que concorrerão e quais suas atribuições.

    Estou de acordo com a ideia do Milton Saldanha, mas será que se o TIRIRICA passasse nesse vestibular ele deixaria de ser palhaço? O que o Brasil precisa, urgentemente, além desse vestibular, é que TODOS os políticos façam um teste de honestidade, provando para seus eleitores que tem a reputação ilibada e que nada dévem em matéria de corrupção.

    O que o povo precisa e deve saber ao votar é quem está por traz da máscara de bom político e se o mesmo, ao tomar posse, irá de fato cumprir com o que prometeu. Sabemos é que pagamos para a maioria dos políticos nos roubarem.

    Uma vergonha o que se passa neste país e vai demorar muito ainda para o povo saber votar e para os candidatos NÃO saberem roubar.

    Parabéns Milton Saldanha pelo seu artigo,com o qual também concordo.

    Abraços Edward pelo blog, que voltou aos velhos tempos.

    Abraços aos demais amigos do “nosso” blog. Tenham todos uma ótima semana.

    Admir Morgado

    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  12. Amigas e amigos: Obrigado a todos pela participação, extensivo também a quem ainda vai comentar. Meu amigo, o brilhante jornalista Édison Motta, observa com seu olhar atilado que minha proposta fere o principio democrático. É discutível, pois um analfabeto não tem como exercer um cargo legislativo ou executivo. Logo, isso já derruba a tese. Gostaria de ver o Tiririca interpretando um texto de história em quadrinhos. Não estou falando em livro... E, não é preconceito de classe, pô, logo eu, que sempre assumi minha posição de esquerda. Eu posso ter qualquer defeito, mas elitista, jamais! O buraco aqui é outro. É a vida e o destino da nação brasileira. Será mais um inútil ganhando e gastando no Congresso, e alvo de chacota de todo mundo. Sabendo disso, ele já partiu de cara para a galhofa, assumindo seu papel de bobo da corte. Defende-se com a própria ignorância. Na minha tese do vestibular para candidatos defendo também a obrigatoriedade dos partidos manterem cursos de formação de candidatos, que podem ter o charmoso nome de "Curso de Formação de Lideranças". Eles teriam aulas sobre o funcionamento dos poderes da República, História do Parlamento, sociologia, macroeconomia básica, expressão verbal e escrita, legislação parlamentar, etc. Isso abriria novos mercados de trabalho, geraria livros, apostilas, DVDs e o escambau. Um homem simples, lider comunitário, pode fazer um curso assim e se tornar apto a exercer um cargo. Os líderes dos sem-terra, homens simples, discutem política agrária com desenvoltura e são capazes de dar aulas sobre o tema para economistas. Ensino tem que ser obsessão no Brasil, é nossa grande solução para tudo. E nisso se inclui sim a classe política, ou principalmente ela. Ah, mas o cara não tem tempo para estudar. Então não terá tempo também para ser parlamentar. Um detalhe final: 99% do tempo da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que cito intencionalmente no texto, é consumido com rejeição a projetos inconstitucionais. Ou seja, suas excelências sequer conhecem e entendem a Carta Magna do país.
    Abraços a todos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de dizer mais uma coisinha, com todo o respeito a quem pensa o contrário: essa história de "igualdade democrática" é uma grande mentira, balela. Sem grana ninguém chega lá, pra começo de conversa. Logo, é democracia de araque, pois só serve ao dinheiro. E quando chega nada consegue fazer, porque tudo é controlado e decidido pelos caciques dos grandes partidos. Ou seja, na prática, quem manda mesmo é a elite, e não importa se é azul ou vermelha. Como é assim, vamos pelo menos fazer também a elite estudar. E mais: nada é imutável. O país precisa mudar. Se somar lei da ficha limpa com vestibular teremos uma depuração notável na política. Não ficaria perfeita, mas que iria melhorar, disso não tenho dúvida.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  14. Oiê, amigos (as)...
    Beleza mestre Saldanha. O artigo publicado neste blog no último sábado segue mais ou menos essa linha.

    Tiririca tem direito a canditadura e a eleição, pois Lula chegou à presidencia duas vezes e Dilma ainda está na disputa. Guardadas, poucas, proporções, ambos não diferem muito do Tiririca.
    Veja a hipocria dos políticos, no caso Dilma e Serra,babando ovo para a Marina Silva que jogou água no chop na festança dos dois e agora ambos dependem da a "onda verde". Precisa mais ?

    ResponderExcluir
  15. Oiê, amigos (as)...
    Por favor, onde se lê, "hipocria", leia-se hipocrisia.

    abraços -Lavrado - SBcampo

    ResponderExcluir
  16. Oi Milton, gostei da crônica, também dos comentários.
    Uma coisa não acho certo neste país. Deixam tudo rolar solto, não proíbem nada e depois recuam. Acabo de ver no Jornal Nacional que o mesmo promotor que havia solicitado a prova de grafia de Tiririca, alegando ser ele analfabeto, conseguiu ter seu pedido atendido pelo mesmo Juiz que havia negado anteriormente. Tiririca, de acordo com o Jornal Nacional, terá de hoje a dez dias para apresentar suas provas, do contrário pode ser cassado pela Justiça Eleitoral.

    O promotor alega que Tiririca não foi o autor da página escrita para provar que não era um analfabeto e assim ter o direito de se candidatar. De acordo com esse promotor, os exames comprovaram que a letra era de outra pessoa. Tudo bem, Milton, como todos não estou contente em saber que temos um Tiririca no Congresso Nacional, mas acho uma palhaçada o que resolveram fazer agora, depois que o dito cujo obteve uma votação superior a um milhão e trezentos mil votos.

    É o caso da ficha limpa e suja. Muitos se candidataram, receberam milhares de votos, caso do Maluf, e estão aguardando a decisão da Justiça Eleitoral para saber se podem ou não assumir uma cadeira no Congresso Nacional. Desrespeitam até os eleitores que votaram nestes candidatos. É lei, não pode, fim de conversa. Mas, deixar muitos em situação irregular concorrer às eleições e depois enrolar se pode ou não assumir seu cargo é muito pra minha cabeça. Falta vergonha na cara!

    Bjos

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Tânia, concordo com você e assino seu comentário com prazer. Também vi o Jornal Nacional e esta acusação que volta a tirar o sono do consagrado Tiririca, o homem de mais de um milhão e trezentos mil votos. Se providências tinham que ser tomadas, que tomassem antes. Outra coisa que me irrita, aproveitando esse gancho, são pessoas dizendo que a imprensa internacional está falando mal do Brasil por eleger palhaço, jogador de futebol e etc... Como se isso acontecesse apenas no Brasil. Só dar uma verificada na última eleição dos EUA. É ator famoso, miss não sei das quantas, lutadores de boxe e jogadores de beisebol e basquete... Na europa é atriz pornô deputada, ou seja a mesma porcaria que acontece aqui... Agora querem fazer estardalhaço em cima do nosso Tiririca, ora pois! Nós, brasileiros, temos o direito de espernear, eles não. Que fiquem com suas tranqueiras pra lá e deixem as nossas pra cá.

    EM TEMPO: não votei em Tiririca e estou P... da vida com quem votou.

    Abraços

    Juninho - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  18. A denúncia contra o Tiririca, Tânia, Juninho e Milton, foi recebida em complementação a outra, por omissão da declaração de bens no registro de sua candidatura, que prevê pena de até cinco anos de reclusão e o pagamento de multa por declaração falsa da que deveria ser escrita para fins eleitorais. Em minha opinião, quem deveria ser extinto do processo eleitoral e presos seriam as 1.350.000 pessoas que votaram no tiririca. Ele só conseguiu a vaga como o mais votado do Brasil porque cravaram seu nome nas urnas. Agora querem puní-lo por isso? Outra coisa que acho muito engraçado em nosso Brasil. Querem enquadrar o Tiririca que conseguiu uma cadeira de deputado federal, por ser analfabeto. E o nosso Presidente da República. não deveria também ser cassado e preso? Afinal é um analfabeto confesso... Pior, não gosta de ler, já disse isso.

    Beijos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  19. Milton, parabéns pelo texto. Vai chegar uma hora que em vez de se executar o Hino Nacional, vão tocar Clementina, Clementina... Alguns anos atrás, diziam que o Brasil ainda era imaturo na democracia. Era de se esperar então uma evolução. Mas vendo esse fenomeno Tiririca, acho que estamos patinando (olha lá se não estivermos de marcha a ré). E não é só ele não. É só dar uma olhada nos nomes (e sobrenomes) dos eleitos. Quando não são os mesmos de sempre (raposas velhas da política), são seus filhos, netos, indicados, esposas, etc. E quando aparece uma renovação, é à la Tiririca? Anda feia a coisa.

    Um vestibular para políticos seria uma medida correta, Milton. E como não ensinam nada de cidadania para nossas crianças nas escolas, cabe aos pais tomar essa atitude, para que seus filhos mais tarde aprendam a escolher um bom candidato para votar. Não ficar com gozação, votando em pessoas incapacitadas e prejudicando milhões de brasileiros. Deixo registrado aqui o meu mais profundo repúdio a essa atitude tomada por esses palhaços verdadeiros que votaram em Tiririca.

    Bj

    Anna Claudia - Uberaba - MG

    ResponderExcluir
  20. Como Paulista de São Caetano do Sul, fico super envergonhada em saber que um palhaço foi eleito por São Paulo. Se bobear Tiririca para presidente no próximo pleito.

    Diana - SCS - SP.

    ResponderExcluir
  21. Os que são contra o Tiririca é por puro preconceito. O Sr. Lula não foi eleito uma vez Deputado Federal? E não está há 8 anos como Presidente do Brasil? A diferença é que o Sr. Lula cresceu gritando em cima de caminhões nas portas das fábricas e Tiririca em palco de circo. Aliás, o Tiririca agora está em casa, vai para um lugar em que está acostumado. Em termos de escolaridade, Lula e Tiririca começaram sua vida política iguais. Em 2014 se cuidem, Tiririca vem aí...

    Jorge Luiz Medeiros - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  22. O povo brasileiro no auge de sua insanidade mental, elege um verdadeiro palhaço para compor o congresso nacional! Ou seria no auge da sua sanidade mental? Dúvida...

    Patrícia - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  23. Gente, por favor, não vamos perder o bom-senso, exceto se for de brincadeira, claro, e é assim que estou interpretando. Tenho críticas ao Lula, que já cansei de fazer aqui, mas comparar o Lula com Tiririca não dá, né. Quem fizer isso a sério corre o risco de perder a credibilidade.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  24. Já com o Romário...

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, Milton Saldanha!
    Ontem estava impossível deixar um comentário neste blog. Na verdade, desde quando teve início a apuração das eleições, no domingo a tarde, a rede congestionou, tendo seu dia mais complicado ontem. Sabe, li o comentário do Edward, que abriu esse espaço, dizendo que Tiririca teve 5.250 votos em Franca e com isso tirou a vaga do Deputado a reeleição pela nossa cidade, o Dr. Ubiali. O Edward não deve ter se lembrado que Tiririca causou estrago maior na cidade. Além do Dr. Ubiali, também a delegada Graciela seria beneficiada e eleita com a metade destes votos que Tiririca teve em Franca. A cidade deixou de ter dois deputados no Congresso Nacional, estrago que, acredito, deve ter acontecido também em outras cidades.

    O eleitor, Milton Saldanha, que vota em pessoas desqualificadas para nos representar, seja no Congresso Nacional, Assembléia Legislativa ou mesmo na Presidência da República, precisa ter mais consciência do mal que acaba praticando. Isso não é um voto de protesto, mas um tiro contra o próprio pé. Prejudicam a sí próprios e aos demais cidadãos que procuram escolher candidatos sérios e honestos para melhor nos representar. A história já registrou este triste episódio, que será sempre lembrado. Mais de um milhão e trezentos mil cidadãos votaram num palhaço para os representar no Congresso Nacional. Tiririca junta-se ao Cacareco nesta triste lista que mostra o despreparo e o descaso do eleitor brasileiro.

    Beijinhos a todos!

    Giovanna - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Giovanna e amigos (as)...
    Pelo visto você caiu cedo da cama hoje, garota. E você tem razão, os dois candidatos ao Congresso Nacional por Franca são primeiros suplentes de seus partidos. Dr. Ubiali, médico e atual deputado federal que tentava a reeleição pode ainda ser chamado, caso um dos eleitos seja nomeado a outro cargo ou mesmo se daqui a dois anos se candidatar a prefeito e vencer as eleições. DRª Graciela Ambrósio David, delegada da Mulher e vereadora atuante em Franca, já no seu terceiro mandato, aguarda decisão da Justiça por conta do projeto Ficha Limpa. Maluf e Beto Mansur, também do PP, estão na lista de candidatos a serem julgados. Se liberados, o PP poderá vir a ter cinco deputados federais no lugar de dois e a Drª Graciela é a primeira a se eleger.

    Tanto o Dr. Ubiali como a Draª Graciela obtiveram acima de 6o mil votos em Franca e região. Feito o esclarecimento para a Giovanna e muitos amigos e amigas de Franca que frequentam este blog, adianto que o Tiririca não pode, nem deve ser responsabilizado por ter angariado só em Franca 5.250 votos. Os eleitores da cidade deram quase 30 mil votos para candidatos de fora. Suficientes para eleger os dois federais que ficaram na suplência, com folga. O colégio eleitoral de Franca conta com mais de 250 mil eleitores e uma população de 400 mil habitantes.

    Outra explicação, desta feita para todos os nossos leitores e leitoras do blog. Ontem, realmente foi um dia complicado para se acessar este espaço. Os problemas, pelas dificuldades que já encontrei hoje, não foram ainda sanados. Não sei se o Google é o responsável por esta queda ou se a rede sentiu o congestionamento das últimas hora por causa da marcha das apurações em todo o Brasil. Recebi vários e-mails de leitores e leitoras reclamando que não conseguiam postar comentários. Imaginem o meu sacrício para postar o texto com imagens. Horas e horas e vários socos contra a mesa, coitada. Paciência, logo tudo será superado.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  27. Essa para o meu amigo-irmão Milton Saldanha. Você tem razão, o pessoal não deve comparar nunca Lula com o Tiririca. Lula foi eleito duas vezes deputado federal. Na primeira quase 500 mil votos e na segunda, pouco menos. Ou seja, Lula não conseguiu, nestas suas duas eleições para o Congresso, um milhão de votos. Já Tiririca, numa só eleição recebeu Um milhão, trezentos e cinquenta mil votos. Tiririca está na frente e a julgar pela cabecinha dos eleitores brasileiros, logo será eleito Presidente da República e ficará 8 anos no poder, sendo aclamado pelo povo como o salvador da Pátria. E por cima deverá ainda eleger sua substituta, que poderá ser a Clementina. Brincadeiras de lado, garanto a vocês que Lula e Tiririca são iguais em duas coisas apenas. As mães do dois nasceram analfabetas e são do Nordeste... O resto, mera coincidência!

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  28. Edward, como francana e leitora de seu blog eu gostei desta explicações, bem detalhadas e deu agora para entender o que aconteceu que só elegemos, na verdade reelegemos, dois deputados estaduais, o Gilson de Souza e o Roberto Engler. E não tem mesmo como culpar Tiririca e outros forasteiros que levaram os 30 mil votos de Franca. Havia uma campanha pedindo para se votar em candidatos da cidade. Culpa toda dos eleitores de Franca. Apenas uma curiosidade. Paulo Maluf foi tão bem votado assim que pode fazer outros três deputados caso sua ficha seja aprovada?

    Beijinhos e meus cumprimentos ao Milton Saldanha pelo texto. Só que ele vai ficar fulo com a gozação que vc aprontou com ele acima, Edward. Se cuide!

    Ana Paula - Unifran - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  29. Olá Ana Paula. Desculpe-me pela demora em lhe responder, continuo com problemas de conexão. Esclarecendo sua dúvida. Paulo Salim Maluf obteve 497 mil votos e pode, caso tenha sua ficha aprovada, eleger mais três deputados em seu partido. A primeira seria a Drª Graciela Ambrósio David, de Franca. Já o Beto Mansur, três vezes deputado federal e duas vezes prefeito de Santos, obteve 65 mil votos apenas. Pelo que apurei, o Beto Mansur tem problemas pendentes e aguarda liberação, dele e de Maluf para também assumir, pela quarta vez, uma cadeira no Congresso Nacional. Isso!

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, Milton Saldanha!
    A motivação de Tiririca em conquistar o mandato pela via do deboche atesta uma falha recorrente na educação até aqui ministrada no Brasil. Não há preocupação em preparar o homem para o exercício do poder, daí os sucessivos vexames de pessoas, cultas e incultas, ao exercerem os mais diversos cargos. Praticam ações, não em benefício da coletividade, mas visando à maximização do próprio patrimônio, sem devolução do dinheiro desviado.

    Nem a escola nem a universidade ensinam que o mandato conquistado através do voto e a investidura em qualquer função pública destinam-se a que o cidadão, na condição de autoridade, faça o melhor de si em benefício do interesse coletivo, nunca para favorecer o próprio bolso. Essa omissão faz com que alguns, com estudos em grandes centros acadêmicos, atuem no exercício do poder com desvio de finalidade. Não oferecem, assim, boas lições à sociedade.

    Tiririca encontrou espaço para mostrar com risos de melancolia que a sociedade não sabe o que é espírito público nem qual a finalidade do mandato. Um parlamento em que eleitores trocam voto por gargalhada ou por dinheiro vivo termina sem aplauso. A democracia pode até precisar de circo, mas quando o palhaço se converte em líder é porque os políticos estão transformando a República em piada de mau gosto.

    Bjos,

    Michelle - Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  31. Oi Milton... Cada um tem o Governo que merece, mas no caso de São Paulo, francamente, mais de um milhão de pessoas pedindo pra ser representadas por um candidato que não sabe nem o que fazer com o cargo que conquistou. Nota Zero para os quase um milhão e meio de eleitores paulistas que elegeram essa pessoa. Tiririca é o retrato da população, usando slogans como:
    “Eu vou começar ajudando a minha familia”; “Pior do que tá não fica.” Leva tudo na brincadeira! Imagine o que deve aprontar no Congresso, sem entender nada de política. Mais um comandando pelos espertos de plantão no Congresso. E lá tem muitos.......

    Bj

    Talita - Unisantos - Santos - SP.

    ResponderExcluir
  32. Prezados jornalistas e demais frequentadores deste magnífico blog. Saímos da ditadura há mais de 20 anos, e até hoje não aprendemos a votar…

    Wallace Queiróz - Campo Grande

    ResponderExcluir
  33. Salve, amigas e amigos! obrigado a todos e parabéns pela ótima qualidade dos comentários. Gosto também das tiradas com bom-humor. E, quem está no poder, não importa de que partido, tem sim que ser sempre duramente cobrado, e será pouco. Se cobrando eles já pouco fazem, imaginem se a gente deixar solto. Investimento sério em educação é a única saída. Isso não dá voto, político gosta de viaduto. O povão burro também. Precisamos então cobrar.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  34. Para descontrair, Milton, o brasileiro merece!
    Um português pergunta ao conterrâneo:
    - Sabes a última do brasileiro?
    - Não.
    - Para votar vale qualquer documento, exceto o Título de Eleitor.

    Bj

    Martinha - SBC

    ResponderExcluir