quinta-feira, 10 de junho de 2010

PARABÉNS, JOÃO BATISTA!
Hoje, 10 de junho, é o aniversário de nosso colaborador
e amigo, João Batista Gregório!

A você, JB "Barrios", nosso carinho e desejo de muita saúde, harmonia, sucesso e felicidades, sempre!


D O. A M O R. E. D E. A M A R.

A PRIMEIRA NAMORADA


Conheci Celina, minha primeira namorada, numa quermesse (festa de Igreja) de Santo Antônio. Tínhamos uns 15 anos, só que ela aparentava mais, pois era um mulherão, linda de morrer! Quase não acreditei que estivesse me paquerando. Percebi que ela estava fumando e mandei alguém entregar a ela um maço de cigarros Minister, onde escrevi o número de meu telefone. Ela mandou o maço de volta, com seu número também. Eu era tão tímido que esperei ela ligar primeiro

Além de tímido, era ingênuo também. Antes de nosso primeiro contato intimo, ela me alertou que já não era mais virgem pois, quando pequena, "machucara-se" ao pular uma cerca de bambus. Acreditei piamente e dei graças ao bambu e a partir daí, rolou nossa paixão que durou dois anos.

Não há mal que sempre dure e nem bem que não se acabe... e o meu namoro com a Celina , para minha tristeza, uma noite se acabou e de uma forma cômico/trágica. Como já disse em outra ocasião, sempre gostei de bailes e dançar era a minha diversão preferida.

Os chamados "Bailes Havaianos" de hoje, nem de longe fazem lembrar o charme e a importância que tinham esses eventos para nós, adolescentes dos anos 70.

Eram anuais, sempre em Setembro e a preparação começava semanas antes com a confecção dos colares multicoloridos (de papel crepom) e das roupas que, obrigatoriamente tinham que ser a camisa solta, estampada com calças brancas para os homens e os "sarongs" para as mulheres.

Naquele ano de 1971, o Baile aconteceria na sede social do Palmeiras. Minha prima, costureira, havia confeccionado para mim uma camisa estampada de azul com flores brancas e uma calça de cambraia de linho branca bem apertada e com boca de sino (era moda na época).

Iríamos a pé até ao clube, pois o carro era meu guarda-chuva. Há dias estava com problemas intestinais, uma diarréia que remédio nenhum curava e mesmo assim fui, pois já tínhamos a mesa comprada e roupas prontas.

Saí de minha casa por volta das 22 horas para apanhar a Celina e na subida do morro da Canjica, a vontade apertou: comecei a andar depressa mas não deu para segurar...

Que desespero, meu Deus! Voltar para casa não podia pois já estava longe. Chegar até a casa da namorada, nem pensar!

Lembrei-me que minha prima, a costureira, morava bem perto e corri para lá mas ninguém atendeu à campainha. Pulei o muro e fui até o quintal. Enchi de água o tanque de lavar roupa, tirei a roupa e lavei-me com um sabão de cinzas que encontrei.

A calça branca estava completamente perdida e fiquei ali, pelado, tremendo de frio, esperando ela chegar, o que demorou umas três horas. Levou-me para casa e como já era tarde e nem roupa havaiana tinha mais, fui dormir.


No outro dia soube que a Celina, fula da vida, foi ao baile, com alguns amigos. Dançou a noite toda e lá conheceu aquele que veio a ser seu futuro marido. Até hoje ela não sabe o motivo do meu cano, mas se chegar a ler esta crônica, vai ficar sabendo... quase quarenta anos depois!

Pois é, a primeira namorada a gente nunca se esquece...nem a primeira "dor de barriga"...

Meio difícil associar alguma receita a essa crônica mas vou postar um bolo de fubá delicioso, em homenagem a Santo Antônio.

BOLO DE FUBÁ: 4 ovos; 1 copo grande de leite fervendo; 1 pitada de sal; 2 copos de açúcar; 1/2 copo de óleo; 1 copo de fubá mimoso; 1 copo de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento em pó. Bater as claras em neve, misturar as gemas e acrescentar os demais ingredientes, aos poucos, misturando bem. Assar em forma de buraco no meio, untada com margarina e farinha. Depois de assado, espalhar açúcar e canela por cima. Se gostar, acrescentar um pouco de erva-doce na massa.

------------------------------------------------------------------------------------
*João Batista Gregório, 57, paulista de São João da Boa Vista, é cronista de mão cheia. Publicou, em 2009, suas crônicas reunidas em Crenças e Desavenças e já prepara um novo livro, a ser lançado em breve. Para conhecer a sua produção, acesse o blog do JB, cheio de histórias divertidas, onde cada crônica pitoresca acaba com uma receita culinária especial, testada e aprovada! Clique no endereço abaixo e delicie-se! http://contoscurtosgrandesreceitas.blogspot.com/
------------------------------------------------------------------------------------

Leiam, a seguir, a crônica de Nivia Andres, especialmente
para a Série D O. A M O R. E. D E. A M A R.

27 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo João Batista Gregório: Parabéns por ficar um ano mais antigo! E também por esta crônica trágica e divertida, no seu impecável estilo de fazer humor.
    Abração grandão!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  3. Bom dia João Batista.
    Parabéns á você, que Deus lhe traga MUIIIIIIIIIIIITA SAÚDE,PAZ,ALEGRIAS e que você continue sendo essa pessoa humana, que trabalha para o bem dos necessitados.
    Menino que dia de cão hein!Ninguém merece,mas será que se você tivesse contado a Celina o ocorrido, ele não entenderia? Mas acho que talvez é porque tinha que ser diferente,para alegria da sua esposa,ela sem dúvida levou a melhor.
    Enquanto lia, ficava imaginando a cena,hilária,mas fiquei com peninha de você.
    Hummmmmmmmmm! este bolo deve estar uma delícia,e se acompanhando de um chá,melhor ainda.
    Beijossssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  4. Olá João Batista Gregório

    Cidadão de São João da Boa Vista

    Bom dia

    Entre 1984 e 1989 residi em São José do Rio pardo. Sua cidade não fica muito longe do local onde Euclídes da Cunha teria escrito “OS SERTÕES”.
    Essa situação cômica se não fosse trágica em que você narra o episódio que encerrou um namoro estável é deveras hilariante.
    Escrito com maestria, me vi em uma situação semelhante quando aos dezoito anos me ocorreu algo parecido. Felizmente, um taxi providencial (madrugada de 1953) apareceu e... Deu tempo de chegar a casa e correr para o compartimento adequado.

    Parabéns por um ano de vida e consequentemente, mais experiente.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  5. João Batista Gregório. Bom dia.

    Nosso blog está em festa por seu avanço de mais um ano no caminho da vida.
    Que as bençãos do Alto continuem cobrindo você na inspiração, na elaboração daquilo que gosta e no genero amigo que carrega.
    Foi uma pena a evasão da Celina. A união dos dois seria unir capacida- de de criação, qualidade que ela mostou com a história do bambu. Cada uma pode contar do se jeito o defloramento. A palavra está no Houaiss embora já não seja usada.
    Abraço do Garcia Netto

    ResponderExcluir
  6. Meus queridos amigos, logo mais estarei com vocês. Fui contratado para receber um grupo de gerentes de Banco aqui no sítio. Estou fazendo o almoço para eles, enquanto fazem reunião de trabalho. Os pratos di dia são: salada verde, suã com arroz, moqueca de peixe, arroz branco e de sobremesa, um pudim gigantesco.
    Ali pelas duas horas eles estarão se retirando e daí, vou festejar meu aniversário com vocês e participar mais efetivamente do bate papo.
    Obrigado pelos cumprimentos e espero que apreciem "meu primeiro caso de amor". Depois eu conto para vocês como anda a Celina, hoje em dia!
    Um beijão a todos!
    João Batista Bregório

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo aniversário, João Batista. Que Deus lhe dê muitos anos de vida e menos dor de barriga, tá bom?

    Felicidades!

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  8. Prezado amigo João Batista Gregório (Barrios). É o seu dia, onde você pode fazer o que realmente gosta e gastá-lo com as pessoas que você tanto ama. Parabéns, que este aniversário te traga muita paz e saúde, e que você possa continuar a lutar pela vida com a mesma graça e o mesmo amor no coração.

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  9. Cris e Nívia!
    Obrigado pelo bolo e pela homenagem, minhas queridas amigas!
    Edwuardo, fico agradecido por mais esta oportunidade que vc deu-me para aparecer em teu concoridíssimo Blog.
    Grande abraços
    João B.Gregório "Barrios"

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Edward! Desculpe-me pelos erros. O atropelo com o almoço para os gerentes concorreram para isso!!
    Sorry
    João

    ResponderExcluir
  11. Ana Célia e Carol, muito obrigado e podem comer desse bolo de fubá pois que é excelente e...não dá dor de barriga.eheh
    João

    ResponderExcluir
  12. J Morgado, fomos quase vizinhos, então!
    Milton e Garcia Neto, obrigado pelas felicitações. Que bom que vocês apreciaram esta minha crônica e espero voltar com a Celina II
    Tenham uma boa tarde
    João

    ResponderExcluir
  13. Caro e fraterno amigo João Paulo, ainda não tive tempo para abrir minha caixa postal e por isso, ainda não respondi a sua missiva.
    Qualquer dia submeto a crônica na Lurdinha ao crivo do Edward e Nívia. Se passar...passou!
    Muito obrigado
    João batista

    ResponderExcluir
  14. O que é mais rápido, o pensamento ou a dor de barriga.
    No seu caso João, foi à dor de barriga que não te deu tempo para pensar.
    Uma curiosidade, você acreditou na história do bambu? Bom... Deixa pra lá.
    Desejo-lhe toda a paz que os anjos podem lhe dar nesse dia muito especial que é o seu aniversário.
    Desejo-lhe também muita sabedoria para poder administrar com saúde os seus desígnios na vanguarda da sua redenção.
    Feliz aniversário.

    Padre euvideo.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,amigos e amigas!

    PARABÉNS, João Batista, nosso já queridíssimo Gregório Barrios! Conheço você há tão pouco tempo e já o estimo como a um irmão! Adoro o seu senso de humor! Isso é típico de quem sabe viver e conviver e permite que os que o cercam também vivam e convivam em harmonia...

    Aliás, você tem outro predicado bem raro que é preciso ressaltar - é um homem solidário, que acredita no e exercita o princípio da fraternidade, que enxerga quem está ao seu lado precisando de ajuda, seja quem for...Que Deus o ilumine sempre e o conserve saudável e disposto, para auxiliar a iluminar e alargar o caminho de muita gente!

    A propósito, se seus dotes culinários são tão bons quanto os linguísticos, valha-me Santo Antônio, porque as receitas são deliciosas. Bolo de fubá, então, divino!

    Saúde, paz, harmonia, felicidade, bom humor e solidariedade, sempre!

    FELIZ ANIVERSÁRIO!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Padre Euvídeo! Pensei que vc ia "passar batido" pela minha crônica de hoje.
    Obrigado pelos votos.
    Grande abraço
    João

    ResponderExcluir
  17. Depois de muitos anos pesquisando o envolvimento da psique no organismo humano, eu e o meu mestre Dr. Miguel Arcanjo (professor de medicina e psiquiatria da Universidade de São Paulo), começamos a usar as postagens desse blog para reforçar a nossa tese que o físico é constantemente bombardeado pelo inconsciente em forma de distúrbios reativos em a graves atenuantes no metabolismo humano.
    Usaremos a experiência do Sr. João Batista Gregório amplamente aqui relatado com riqueza de detalhes, para dar um diagnóstico preciso de acordo com a relevância do passado.
    A nossa personagem Celina, desencadeou no psiquismo ainda em formação do João um bombardeio na região do cérebro chamada “Córtex motor”.
    Essa região do cérebro ficou alterada, e conseqüentemente mandou informação errada para a outra latitude cerebral que fica na parte mais baixa e que é chamado de “Cerebelo”, parte essa que associa a vontade motora com o órgão desejado, através de quase invisíveis filamentos de ordem nervosa.
    Mas tudo sairia bem se a “Epífise (glândula pineal)” conseguisse segregar as energias psíquicas, conservando a ascendência em todo sistema endocrínico.
    A reação do organismo foi de detectar o bolo fecal, e diluí-lo para que as conseqüências não fossem desastrosas.
    Vejamos que mais uma vez o nosso interpelado foi vitima da ilusão causada pela “REQ (relações espaciais qualitativas)”, parte essa que desperta a libido, e faz o cidadão enxergar só a vontade sexual, criando alucinações de ordem erótica.
    É nessa hora que a emoção supera a razão, levando o individuo a crer que um inocente bambu seria capaz de seduzir a donzela.
    E o que é pior, defeca nas vestes, como se o organismo tivesse vingado do controle do sistema central.

    Até breve!!!
    Dr. Sebastião Honório.
    Especialista em distúrbios mentais.

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus, mais um doido!!!
    Parece um cantor de milongas argentinas...
    kkk
    João

    ResponderExcluir
  19. Mais um louco ninguém merece. Mas a verdade é que esse Honório me fez chorar de rir.
    Abraços,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  20. João Batista, hoje durante a tarde toda eu e minhas amigas tentamos entrar no blog para lhe cumprimentar e também parabenizar a Nivia pela bela crônica que postou logo abaixo. Estava muito difícil, pelo menos para nós aqui do ABC. Quando uma de nós conseguia entrar, o comentário era deletado com o aviso que era impossível a postagem. Não encontrei a Carol para lhe perguntar como conseguiu, deve ter sido pelo horário, bem mais cedo. Deixei para voltar ao blog agora a noite e pelo menos, por enquanto, estou conseguindo, vamos ver se consigo enviar meu comentário. Olha, meus sinceros parabéns, muitas felicidades e que Deus continue lhe iluminando para que nos brinde com mais contos com esse humor que lhe é pecualiar. E nunca mais passe pelo morro da Canjica quando sentir problemas intestinais, combinado?

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  21. Meu caro João Batista, meus sinceros parabéns. Aceite um abraço bem forte deste leitor assíduo do blog que o considera como a um amigo. Quanto a sua primeira namorada, a Celina, é preciso pensar. Há males que sempre chegam para o nosso bem. Essa diarréia pode tê-lo tirado de uma bela encrenca. Vai se saber o que a Celina poderia lhe aprontar mais tarde!

    Felicidades e muitos anos de vida!

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  22. Tatiana, por que será essa dificuldade que alguns encontram em psotar aqui no blog, hein? outras pessoas já reclamaram tb. Eu sempre consegui.
    Agradeço, minha querida por tuas palavras. Aquela foi a única vez que me deu dor de barriga na rua. acho que era ansiedade!!
    Fique com Deus.
    João

    ResponderExcluir
  23. Obrigado, Miguel.
    Sabe, a dor de barriga foi, por demais, providencial.
    A Celina era a típica "mulher melancia" da época. Pra ficar com ela, teria que dividí-la, como o seu ex-marido o fez, anos mais tarde!
    Safei-me de boa.
    Abraços
    João

    ResponderExcluir
  24. Parabéns... Prá você... Nesta data, querida... Muitas felicidades... Muitos anos de vida! E que ela (vida) seja longa, João Batista. E bolo de fubá, segundo dizia minha falecida avó, era um santo remédio para curar dor de barriga, sabia? Para que a ação seja imediata, melhor só o fubá. Engraçadíssimo seu conto, morri de rir da trapalhada.

    Bjos

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  25. Oi João Batista! Neste horário vocè já deve ter partido o bolo e todos a sua volta já cantaram o "parabéns a você". Mas ainda é o dia do seu aniversário e eu não poderia deixar de lhe enviar um beijo na testa e outros dois em suas bochechas, pelo seu aniversário. Que você seja muito feliz e que continue nos trazendo contos como esse da Celina, que até hoje não seja como foi que perdeu seu grande amor. Melhor que não saiba, pobrezinha........

    Beijos

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, Gabriela e Daniela e obrigado por suas palavras. Na verdade, irei comemorar hoje a noite o meu aniversário. O bolo já está pronto e farei um jantar para os amigos e familiares.
    Beijos
    João

    ResponderExcluir