terça-feira, 22 de junho de 2010


AS ASSOMBRAÇÕES DA COPA



Caros e caras, queridos e queridas, eis-me aqui, novamente, pois que fatos relevantíssimos ocorrem neste mundo de emoções que é a Copa da África do Sul! Então, volto à tona para discutirmos algumas questões que extrapolam o plano meramente racional, pois não pensem que futebol é só tática, técnica e retrospecto – o imponderável sempre se faz presente e, às vezes, muda totalmente a história, dependendo de como as pessoas lidam com os acontecimentos. São as assombrações da Copa.

De pronto, vamos bater uma bolinha, melhor dizendo, uma jabulani que considero, até agora, a estrela maior da competição...Jabulani, a bola da Adidas que significa celebrar, em Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul, tem sido a algoz de goleiros e centroavantes que ainda não conseguiram chamá-la de meu bem, devido às novidades tecnológicas que ela apresenta, dizem os especialistas; por força do feitiço poderoso de grandes mestres da magia, digo eu... Quem primeiro conseguir apaixoná-la, de fato, domando a danadinha, será o virtual vencedor deste Mundial! Convém lembrá-los de que não vale registrar Portugal como adestrador oficial da jabulani, mediante a vitória de sete contra a Coreia do Norte, porque no dia em questão os súditos de Kim Jon Il não receberam a dose diária de carne de cachorro, já que devoraram todo o estoque da iguaria antes do jogo contra o Brasil!

Pois bem, meus queridos e queridas, vocês, tanto quanto eu, devem estar decepcionados com o pouco futebol apresentado por seleções como as da Itália, França e Inglaterra, outrora sempre fortíssimas candidatas ao título maior. Salvo melhor juízo, os dirigentes dos clubes desses países preferiram contratar jogadores estrangeiros às pencas, para qualificar os campeonatos nacionais e esqueceram da formação de suas categorias de base, o celeiro gestador de novos craques. Daí, na hora de montar a seleção, não há mais bons jogadores nativos disponíveis...Vejam o caso dos goleiros ingleses – Robert Green, o do frangaço contra os Estados Unidos, é guarda-valas de um obscuro time inglês e David James, seu substituto, é mais conhecido como “Calamity James”, tal a sua ruindade...Aliás, o peru memorável de Green, afora a má colocação, teve uma colaboração preciosa da manhosa jabulani...

Já que estamos falando em assombrações, vamos nos deter um pouquinho no intolerável comportamento do técnico Dunga que, como já avisei em participação anterior, neste espaço, continua agindo a mando de seu irmãozinho Zangado cujos eflúvios desagradáveis se fazem sentir quando ele volta a sua raiva contra a Imprensa, nas poucas entrevistas que concede, sempre com o mau humor que o tem caracterizado. Não pensem que sou contra o Dunga. Ele é um técnico vencedor, tem feito um bom trabalho, ganhou a Copa América, a Copa das Confederações e classificou o Brasil para a Copa do Mundo com louvor. Mas não esqueceu algumas críticas recebidas e pessoalizou-as, o que prejudica o ambiente e o torna pesado, demasiadamente perturbador. Não esqueçamos que a Imprensa faz o seu papel, quer informar. É claro que sempre haverá um urubu travestido de jornalista, empenhado em provocar o técnico para que ele perca a esportiva e acrescente mais lenha na fogueira...

Creio que o Dunga precisa de um tratamento de choque que reverta, definitivamente, sua idiossincrasia esportiva. Recomendo a Técnica do Joelhaço, utilizada, com enorme sucesso, por famoso psicanalista gaúcho, o Analista de Bagé, já detalhada por Luis Fernando Verissimo, em seu livro homônimo. Para quem não conhece, a terapia consiste em aplicar, de surpresa, uma forte pancada, com o joelho, nas partes pudendas do vivente...Assegura o profissional que nunca mais o paciente volta a apresentar o comportamento anterior (provavelmente pelo medo de ter que submeter-se a mais uma sessão terapêutica!).

Ninguém quer um Dunga risonho, gentilíssimo e galante, pois amabilidade não é a sua praia. Entretanto, ele poderia agir com mais civilidade, assim, a atmosfera ficaria menos pesada. Advirto-os de que conversei com a Branca de Neve sobre o assunto e ela, esperançosa, já entrou em contato com o tal analista que, por coincidência, está na África do Sul. Aguardemos os desdobramentos.

Quanto à Seleção Brasileira, meus amores, passada a tensão da estreia, creio que equilibra-se e sinto ótimas emanações, todas positivas. Mas ainda não me conformei com a ausência do Ronaldinho Gaúcho. O rapaz não merecia ter ficado de fora, é craque. Como na partida vindoura, contra os patrícios portugueses, o Kaká não poderá jogar, por força de sua injusta expulsão contra a Costa do Marfim, o Ronaldinho serviria como uma luva de pelica negra...Tenho certeza de que ele chamaria a jabulani de querida ao primeiro toque! Enfim...o que vale, mesmo, é que o povo brasileiro continua atuando como o 12° jogador do Escrete Canarinho. Um amor puro, indesmanchável. Sintonia total rumo ao hexa!

Outra assombração que se manifesta, poderosa, nesta Copa, em forma de um ruído ensurdecedor, é o som das vuvuzelas, as cornetas que originalmente serviam aos torcedores da África do Sul, os Bafana Bafana. Agora, todos vuvuzelam, seja qual for a cor e a nacionalidade do time. Permitam-me, modestamente, fazer uma revelação, mediante uma constatação óbvia: as vuvuzelas emitem som parecido com um zumbido de inseto elevado à décima potência - é o bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz... Percebam, desde o início da Copa, elas anunciam o vencedor...O Bzzzzzzzz...Brasil, está claro!

Nem todas as assombrações da Copa têm caráter metafísico. Algumas são a representação da beleza, personificadas em corpos atléticos e perfeitos. Verdadeiros colírios para os olhos femininos, que sabem apreciar a simetria especial a conjugar inteligência, força, garra, agilidade e beleza física. Asseguro-lhes que há exemplares para todos os gostos. Destacaria alguns - Kaká, o nosso lindinho (E); o inglês Michael Owen (D1) e o francês Yoann Gourcuff (D2). Do Cristiano Ronaldo não gosto. Ali, a vaidade destruiu a beleza, embora o gajo tenha afinidade com a pelota...Todavia, tenham sempre em mente que a beleza verdadeira está além dos limites da experiência material...


Por derradeiro, lhes digo que as assombrações da Copa serão todas afastadas até o fim do evento e o escrete vencedor surgirá, altaneiro, magnífico, dentre aqueles que melhor souberem administrar o curso de sete partidas, com pragmatismo, determinação e, em especial, com a jabulani ao pé, dominada, escancaradamente apaixonada!

Que toquem as vuvuzelas! Bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

--------------------------------------------------------------------------------------
*Strellitziah K. Dent é consultora para assuntos sentimentais, vidente, astróloga, guru & assemelhados. Absolutamente do bem.
--------------------------------------------------------------------------------------
RESULTADOS DESTA TERÇA-FEIRA (22-06) DOS JOGOS DA COPA DO MUNDO DISPUTADOS NA ÁFRICA DO SUL:
ÁFRICA DO SUL 2 X FRANÇA 1
MÉXICO 0 X URUGUAI
1
NIGÉRIA 2 X COREIA DO SUL 2
GRÉCIA X 0 ARGENTINA 2
-------------------------------------------------------------------------

41 comentários:

  1. Bom dia, amigos e amigas!

    Mais uma vez, contamos com a especial participação de nossa colaboradora "do bem", Strellitziah K. Dent que, hoje, analisa as assombrações da Copa sob uma ótica muito peculiar.

    Por ter alguns instrumentos nada palpáveis para observar, sentir e digerir os acontecimentos, Mme. K. Dent consegue vislumbrar evidências do que vai acontecer logo adiante, talvez pela sensibilidade aflorada, não sei...

    Espero que apreciem a leitura!

    Um abraço e aproveitem o dia!

    ResponderExcluir
  2. Olá Senhora K. Dente

    Bom dia

    Realmente uma crônica gostosa de ler.
    Vai fundo nos acontecimentos que giram em torno da Copa.
    Faz uma ronda “society” por entre os jogadores. Elegendo uns e descartando outros. Bem feminino!
    Sinto não concordar com seu pensamento a respeito do Dunga. Se você fosse jornalista, seria mais uma!
    Mas não importa, discordar ou concordar faz parte da democracia.
    Todos estão falando do tal 7 x 0 que Portugal meteu na coitada da Coréia do Norte. E se arrepiam no que poderia acontecer no confronto Brasil e Portugal, esquecendo que nossa seleção ganhou da Costa do Marfim (3 x 1) e que Portugal perdeu para esse time africano. Vou arriscar até um palpite: 3 ou 4 x 0 para o Brasil, com chocolate e tudo o que tem direito.

    Um abraço

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Ah, Strellitziah, saudade de você!!
    João

    ResponderExcluir
  4. Querida Strê.
    Não entendo nada de futebol para opinar tecnicamente. Mas a sua seleção de craques galãs fez-me dar longos suspiros.
    Além desses belos que você citou faltaram :
    Diego Lugano-Uruguai.
    Diego Forlan- Uruguai
    Iker Casillas- Espanha
    Fabio Cannavaro- Italia
    Michael Owen - Inglaterra
    David Beckhan- Inglaterra
    Michael Ballach-Alemanha
    Frederich L Junberg - Suécia
    Steven Gerrard- Inglaterra

    Que futebol, que nada!!! Eu quero é ver esses exemplares masculinos de coxas musculosas e barriga de tanquinho, chutando a jabulani.
    Vuvuzelas pra eles!!!
    Bzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  5. Olá Senhor J. Morgado e Strellitziah K. Dent!

    Portugal não perdeu de Costa do Marfim não. O jogo terminou empatado em 1 x 1. Portugal tem quatro pontos e o Brasil 6. Disputam o primeiro lugar na sexta-feira. O Brasil joga pelo empate para ficar em primeiro. Portugal praticamente já está classificado. Só não entra se perder para o Brasil e a Costa do Marfim ganhar de 9 gols de saldo da Coreia do Norte.

    Madame Strellitziah K. Dent, parabéns pela crônica, percebo que a senhora entende muito de futebol. E concordo em relação ao Dunga. É um raivoso e vive descarregando em cima da Imprensa. Nada a ver. É preciso parar com isso e se concentrar nos jogos da Copa. Melhorar os passes dos jogadores brasileiros, que não chamam a Jabulani de "benzinho", errando em demasia toques de dois metros e mostrar um melhor futebol. A mim não agrada essa seleção.

    Abraços

    Birola - Votuporanga - SP

    ResponderExcluir
  6. Olá Amigos

    Realmente me enganei quanto ao resultado de Portugal e Costa do Marfim (1 x 1). Entretanto não podemos nos esquecer que no último jogo entre Portugal e Brasil, ganhamos por 6 a 2.

    Um abraço a todos

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  7. Eh Maria Sapatão (ops, Chuteira)!
    De que vale barriga de tanquinho se a torneira não funciona!! (horrível esta, hein? Sorry!)
    João

    ResponderExcluir
  8. Prezada Madame Strellitziah K. Dent, meus cumprimentos mais uma vez pela crônica brilhante postada hoje no blog. Antes de entrar no assunto, devo informar que tanto o Birola como nosso querido J. Morgado erraram no placard entre Costa de Marfim e Portugal. Realmente houve empate entre essas seleções, mas ficaram no 0 x 0. O Birola disse duas coisas certas. Portugal e Brasil praticamente estão classificados. Costa do Marfim teria que enfiar uma goleada espetacular na Coreia, de 9 a 0 e esperar uma derrota de Portugal para o Brasil para ficar com o segundo lugar. Por isso, muitos apostam que Brasil e Portugal devem ficar num empate, assim estaria de bom tamanho para as duas seleções. O Brasil em primeiro lugar e Portugal em segundo, sem depender do resultado entre marfinenses e coreanos.

    Outra coisa certa escreveu Birola. Nossa seleção está errando muitos passes. Foi assim contra Costa do Marfim no primeiro tempo e é preciso corrigir isso muito rápido. Fiquei com a impressão que ainda falta maturidade para a nossa seleção, nervosa demais quando troca passes. Madame Strellitziah K. Dent não está gostando do destempero de Dunga, muito menos eu. Um técnico de um selecionado pentacampeão não pode soltar palavrões pra todos os lados como tem feito Dunga. É preciso que Dunga se comporte melhor para tranquilizar nossos jogadores e se lembrar que a Imprensa está prestando um serviço para a sociedade, no seu direito de informar.

    Hoje Kaká, sempre atencioso e bem comportado com a Imprensa, agiu da mesma forma que Dunga, disparando contra os profissionais que fazem a cobertura desta Copa da África. O Brasil conseguiu duas vitórias, está classificado e seus jogadores e técnico deveriam se manter fora de discussões e acusações. Só temos a perder com isso. Nossa seleção e o povo brasileiro, no caso de uma eliminação da Copa.

    E as chaves começam a se definir. Hoje o Uruguai garantiu o primeiro lugar de sua chave, ao ganhar do México por 1 x 0, fugindo assim de um confronto com a Argentina, que joga daqui a pouco. O México ficou em segundo lugar, com os mesmos 4 pontos da África do Sul, mas foi beneficiado pelo saldo de gols. Um gol positivo contra dois negativos dos africanos. França, o terror dos brasileiros está fora da Copa do Mundo, como também a África do Sul, do técnico brasileiro Parreira. Essa foi a primeira vez na história das copas que uma seleção anfitriã sai na fase de classificação. O Brasil, tudo indica, pega uma pedreira na próxima fase que é mata-mata, ou seja, perdeu, vai pra casa. Chile e Espanha devem ser nossos adversários, mais provavelmente a Espanha. Y qué va a los toros!

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  9. Oi Madame K. Dent, posso não entender de futebol, mas de homens bonitos acho que entro na discussão. Em todas as copas os italianos são sempre os mais bonitos, nesta, nem tanto, mas ainda no coletivo, ganham dos demais. Na Seleção Brasileira, Madame K. Dent, nosso goleiro, o Júlio Cesar pode entrar nesta sua lista dos mais belos da Copa tranquilamente. Em compensação o "Zangado", também conhecido como "Dunga", é disparado o mais feio. E como se veste mal, cruzes!!! Quando fecha a carranca pra brigar com a Imprensa ou com raiva do juiz, parece uma figura que fugiu dos filmes de terror (rsrsrsrsrsrsrsrs). O importante é que nossa Bandeira é linda e vamos torcer para o Brasil.

    Bjos

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, Madame K. Dent!
    Li recentemente uma entrevista do Dunga, inconformado com as críticas da Imprensa sobre o seu modo de vestir. Ele justificou-se, dizendo que quem escolhe as roupas para ele se vestir antes dos jogos é a sua filha e pedia aos críticos que a respeitassem. Está então explicado, esse mal gosto para se vestir não é culpa do Dunga, mas sim de sua filha. De qualquer forma, acho que a roupa que ele veste não tem muito a ver não. Penso até que deveriam parar de criticá-lo por isso, coitado. Também não se justifica Dunga ofender todos a sua volta, muitos nada tem a ver com essas críticas. Dunga não deveria generalizar. Imagine se perde a Copa! Vão arrancar seu couro lá na África mesmo. Espero que isso não aconteça, claro. O povo brasileiro está confiante e espera ver o Brasil campeão mais uma vez. Tomara!

    Beijos

    Giovanna - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  11. Strellitziah K. Dentterça-feira, 22 junho, 2010

    Caros e caras, é uma honra poder conversar com vocês novamente! Agradeço a Nivia, João, J. Morgado, Maria Chuteira, Birola, Professor João Paulo, Edward, Carol e Giovanna.

    Tentei, nas minhas palavras, colocar um pouco do que sinto em relação à Copa e às suas assombrações, que são muitas e nem sempre percebidas num primeiro olhar. Espero que tenham gostado de minhas premonições!

    Seguimos conversando ao longo do dia!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Querida Madame Estrela Kadente: carinhosamente, permita-me dizer que sou seu fã. Acho suas crônicas imperdíveis. Ah, meus tempos de editor, quando vivia procurando talentos. Meu feeling indica: você seria um sucesso estrondoso. Fora a frustração de nunca ter trabalhado com o excelente Edward de Souza, e estivemos tão perto, eu gostaria de dividir o espaço de uma redação com você e também com Nivia Andres, outra jornalista que classifico como de primeiríssimo time, profissional para qualquer veículo da imprensa brasileira. Acorda, Zero Hora! (Nivia, mande seus melhores textos para o editor-chefe. Se não for um bundão chamará você, para cronista). Isto posto, e eu precisava dizer, me faz bem, vamos ao tema da temporada: concordo em tudo, Dunga é um pé no saco, mesmo tocando um projeto de sucesso (até aqui). Por quê? Simples: não aprendeu que todos nós devemos ser sempre duas pessoas. Isso mesmo, duas pessoas. Uma, o profissional, de qualquer ramo, que se sujeita a todas as intempéries da sua atividade. A outra pessoa é a "física", ele mesmo, que tem que separar para relaxar e ser feliz. Aprendi isso sendo jornalista, por mais de 40 anos. Como repórter cansei de ser repelido por pessoas que eu precisva ouvir, porém não queriam falar. Problema delas, era meu trabalho arrancar alguma declaração. Logo, quando eram grosseiras, não estavam ofendendo Milton Saldanha, e sim o repórter do veículo tal. Quando saia dali, eu não estava pessoalmente ofendido, porque desvestia a armadura do repórter e voltava a sentir minha prória pele macia, do agrado das minhas namoradas...
    Dunga não aprendeu isso, saber separar o técnico de futebol da pessoa Dunga. Vai sofrer sempre. E lidar mal com isso, como está fazendo, ganhe ou não a Copa.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Madame Strellitziah K. Dent, já estava com saudade! Ainda bem que há a sua luz neste solstício de inverno para nos animar!

    ResponderExcluir
  15. Madame K. Boa tarde
    Seu saber das coisas que rolam nos gramados impressiona bastante e, pelo texto, quase sinto cheiro de você. Admiro também seu poder de vidência, que me leva a questionar: É muito de sabedoria pessoal ou influencia total da psicografia? Quem sabe não estamos lendo Leônidas, Domingos da Guia ou Garrincha?
    Quanto ao Dunga, Carlos Heitor Cony escreveu hoje na Folha, pág. 2, “Cachorros atropelados” que recomendo a leitura. Embora Dunga não tenha perdido jogo algum, sempre me preocupei em não tripudiar sobre o vencido.
    Afetuoso abraço Madame K. Garcia Netto

    ResponderExcluir
  16. Madame K. Dent, esse é o segundo artigo seu que leio sobre futebol. O primeiro, recordo-me, dei boas risadas com a história do Dunga e os anões. Era sobre a convocação do selecionado brasileiro, não foi? Este de hoje também achei muito engraçado, principalmente quando escreveu sobre a Técnica do Joelhaço, uma terapia para acalmar o Dunga, que anda muito nervosinho. Será que daria certo, Madame? Uma joelhada no bumbum do nosso técnico? Creio que ficaria mais nervoso. Parabéns, Madame Strellitziah, um jeito gostoso de escrever sobre futebol.

    BJ

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  17. Strellitziah K. Dentterça-feira, 22 junho, 2010

    Querido Milton,

    Agradeço muitíssimo sua gentileza. É agradável ouvir elogios vindos de um profissional tão competente e talentoso como você. Adoraria trabalhar ao seu lado. Quanto ao Dunga, você tem razão, ele não consegue separar o lado pessoal do profissional. Não preparou-se para gerenciar convenientemente o homem público que tem a responsabilidade de conduzir a Seleção Brasileira. Falta-lhe ética profissional, distanciamento, flexibilidade, jogo de cintura e, principalmente, respeito ao povo brasileiro, aos seus comandados e aos órgãos de comunicação que cobrem a Seleção. Quem lida com o que é público e, por cima, provoca paixão, precisa exercitar, ao máximo, a sensatez e o controle emocional. Quem se expõe está sujeito à crítica. Ele comprou uma briga de graça e poderá ser punido por falta de instabilidade emocional.

    Querida Cris!

    Aconselho que ouça o seu coração antes de decidir se irá assistir à partida entre Brasil e Portugal na morada de seus parentes d'além-mar! Se for, prepare a melhor cara de paisagem - um legítimo mar sem ondas - a cada gol do Brasil, porque adivinho muitos!

    Prezadíssimo amigo Garcia Netto!

    Grata por suas observações! Gosto de futebol e me agrada exercitar o pouco que sei da arte da bola, fruto, apenas, da observação. Não tive o prazer de ver Leônidas, Domingos da Guia e Garrincha em ação, mas os reverencio como mestres do encantamento com a bola nos pés. Acabei de ler a crônica de Carlos Heitor Cony, conforme sugeriu. Realmente, cachorros atropelados não devem ser chutados!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. Strellitziah K. Dentterça-feira, 22 junho, 2010

    Queridíssima amiga Ilca!

    Todos nós já a queremos tão bem, como se já a conhecêssemos há muito tempo! Direi, por conta da sensibilidade, que navegamos na mesma sintonia!

    Gabriela, minha querida!

    Obrigada por sua companhia constante e sábia! O remedinho para o Dunga - o joelhaço - é mais embaixo, onde dói mesmo, incapacitando momentaneamente o vivente!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Carlos Luiz Fonsecaterça-feira, 22 junho, 2010

    Tenho a impressão, Madame Strellitziah K. Dent, que ganhe ou não esta Copa, Dunga não dirige mais a Seleção Brasileira, ainda mais que o próximo mundial é no Brasil e são muitos os interesses da mídia, principalmente da Globo, que deve mandar pressão sobre a CBF pela conduta inadequada do treinador brasileiro. Penso que um alto dirigente da CBF, sei lá, deveria tentar colocar um pano morno nessa briga, antes que nosso elenco seja emocionalmente atingido por ela e aí, babau nosso sonhado hexa. Lembro que Maradona, quando a Argentina foi desclassificada e ele jogava futebol, por ofensas disparadas contra a Imprensa e contra a Fifa, foi punido com uma alta quantia em dinheiro e obrigado a ficar dois meses afastado dos gramados. Dunga que se cuide!

    Abçs

    Carlos Luiz Fonseca - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  20. Gabriela, deixe-me ajudá-la a entender melhor onde seria o joelhaço em Dunga. Acho que a Madame K. Dent não explicou claramente. É na parte da frente do bumbum, entendeu? (rsssssssss...).
    Adoro ler as crônicas que vc escreve, Madame. Vou lhe pedir apenas uma gentileza. Será que poderia fazer valer seus poderes absolutamente do bem e nos dizer como fazer para brecar a Argentina? Entrou hoje com um time misto, passeou em campo, segundo os cronistas da Globo e ganhou de 2 x 0 da Grécia, mesmo já estando classificada. Será que o Brasil ganha da Argentina, se jogar as duas seleções?

    Bj

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP

    ResponderExcluir
  21. Caro sr João Paulo de Oliveria.. O Sr, assim como a Strê, deve ter bola de cristal ou andou frequentando aquele bar do Ferro, ou Ferro's Bar. Apesar que isso não tem nada a ver com o assunto de hoje, a não ser pelo detalhe da chuteria. De outra forma você não poderia descobrir que calço 44. Fiquei de queixo caido com a revelação, pois nuncajamaisemtempoalgum eu queria que esse segredo viesse a público. Não fosse por esse detalhe ínfimo, do meu pézinho de bailarina clássica,ninguém descobriria. Nem mesmo meu namorado saradão sabia disso, porque quando nos encontramos é só no escurinho e esse pormenor fica de lado. Sempre que posso, dou minhas passadinhas no vestiário masculino do Corinthians, para ver aqueles deuses afroamericanos. Nunca saio de lá sem um autógrafo e posso lhe dizer que já tenho uma coleção. Agora que o Sr revelou este segredo que eu queria guardar a 7 chaves, não tenho mais pé para caminhar livre , leve e solta feito uma libélula cor de rosachoque.
    O que o Sr não sabe é que sou amiga da Hermê e ela me contou coisas que o Sr andou fazendo lá pras bandas do Parque Antartica, acompanhado de uma girl de sandalia gladiadora e saia bem curtinha.
    M Chuteira.

    ResponderExcluir
  22. Por Zeus e Afrodite, Maria Ki-Chute, perdão, Chuteira! Não acredito que o nosso estimado prof. JP tenha tanto mau gosto - sandália estilo gladiador e minissaia?

    Vou contar ao Godô. Ele vai ficar escandalizado!

    ResponderExcluir
  23. Hoje dei uma palestra na Universidade de campinas.
    O assunto abordado foi à quantidade imensurável de puxa saco analisados na visão da ciência.
    Existem infinidades deles nesse pobre Brasil, a maioria esmagadora são de mentes fracas e sem personalidade.
    Mais uma vez fui aconselhado pelo meu mestre (Dr. Miguel Arcanjo- professor de medicina e psiquiatria da Universidade de São Paulo), para entrar no blog “Crônicas de Edward de Souza e amigos Jornalistas.
    Segundo o professor os comentários postados no blog é um enorme campo exemplar de puxa saco.
    A nossa incursão é apenas análise psíquica e cientifica da questão exposta.
    Usamos a ciência com todo o cuidado para não ofender ninguém que sinta melindrado com questionamento científico.
    Na região do córtex motor, zona intermediária entre os lobos frontais e os nervos, temos o cérebro desenvolvido, consubstanciando as energias motoras de que se serve a nossa mente para as manifestações imprescindíveis no atual momento evolutivo do nosso modo de ser.
    Algumas pessoas retardam involuntariamente essa comunicação, e antes que a razão manifeste, a emoção domina a reação motora do individuo.
    Esse modo de organizar as cadeias de eletrons livres tranformados em micro ondas cefálicas, emanam radicais livres em desacordo com a indução mecanica, tomam partido da primeira impressão que é de aceitar qualque coisa, endeusando a interlocutora que usa o impomderaval para dar razão a reações simplesmente de ordem animalizada.
    É visivel no bailar das letras digitadas de cada um dos comentaristas a falsidade permeadas por uma falça verdade.
    São inconcientes, porem a ciência não os incrimina, somente da um parecer absoluto e inrretocavel na ação motora involuntária e associada da realidade induzida.
    O cérebro é o órgão mais egoista do físico humano, por medo ele associa o inaceitável em aceitável temporariamente.
    Essas reações absurdas e sistemática, caracterisada em relevos de aceitação, nada mais é do que o medo vigente da crônista que usa as força etérias para impresionar o ser comum.
    Embora alguns são incrédulos, “no vulgo popular” ficam sempre com um pé atráz.
    A missão da ciencia é de desmistificar essa “forças”, que envolvem só os mais fracos.
    Teve um comentarista que usou o termo da psicografia para dar um contorno em algo que não tem nada haver com a realidade.
    Agumas atitudes deveriam ser sagradas, exemplos: Autoridade em si mesmo, confiança, certeza e a coragem de nunca ter medo de ser taxado de ridiculo na visão dos cégos.

    Dr. Sebastião Honório- Médico psiquiatra C.R.M. 9991 S.P.

    ResponderExcluir
  24. Os comentários no blog hoje estão excelentes, com muito bom-humor e inteligência. É o clima da Copa e também ensejado pela articulista do dia. Parabéns a todos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  25. Acrescentando: e há também quem espanque, sem dó, nossa bela língua portuguesa.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Madame K.
    Menina,você escreve divinamente, e aborda muito bem o assunto.
    Mas vou em defesa do Dunga,coitado não queria estar na pele dele,concordo que os jornalistas estão fazendo o seu trabalho,mas vale lembrar que tem uns chatos que acha que ele é obrigado a dar entrevistas a todo momento,mostrar os dentes,ser calmo,como? Imaginem a pressão? Para quem está de fora,parece ser fácil,mas sem dúvida coitado,deve ser momentos difíceis e estressantes,uma carga enorme de emoção.
    Claro,torço para o Brasil,mais por dois motivos:Primeiro pelo fato de amar meu País,Segundo:para o Dunga esfregar o título na cara de muita gente que acha que ele só erra,que está fazendo tudo diferente do que as pessoas acham ser o certo.
    Mas ele está sendo massacrado desde o início da convocação,a Globo,toda poderosa,não admite "perder" e se a música não seguir seu ritmo,ela estraçalha,coitado do Dunga.
    Quanto aos bonitões,concordo,mas também não vale esquecer o Júlio César, e cá pra nós, a Susana fez uma inteligente troca:Ronaldinho pelo Júlio César.Ufa.
    Estou torcendo para a Argentina cair fora,imagine Brasil e Argentina,Deus me livre,os Argentinos sairão na pancadaria.
    Mas, se a Madame garantir que se os dois ficarem frente a frente e o Brasil levar a melhor,torceria para isso acontecer,imaginem a cara dos Argentinos,o Brasil se tornando Hexa.
    Cris,minha querida,assista o jogo com seus amigos,de camiseta do Brasil,com uma vuvuzela verde e amarela, e demonstre seu amor pelo Brasil,qualquer coisa chame os Bombeiros.KKK.
    No último jogo acertei o bolão, e desta vez espero que fique 4 para o Brasil e 0 para Portugal.
    Beijosssssssssss.

    ResponderExcluir
  27. Marcelo Torres Bernardesterça-feira, 22 junho, 2010

    Prezada Senhora Strellitziah K. Dent, saudações! O jornalista Helio Fernandes escreveu essa pérola abaixo, gostaria que a senhora e seus leitores lessem:

    O Jornal O Globo em sua primeira página da edição da última quarta-feira, 16 de junho de 2010, desce a lenha na seleção e principalmente no seu treinador. Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento? Vamos aos fatos:

    Segunda-feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul. Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc. Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a dominadora esposa do chefão William Bonner sentenciou: “Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores…”

    Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação: “Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma…”

    Brilhante!!! Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada!!!

    “ Mas… prosseguiu dona Fátima – esse acordo foi feito ontem entre o Renato (Maurício Prado, chefe de redação de Esportes de O Globo) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria”.

    “Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo (Teixeira) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!” O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.

    Dunga pode até perder a Copa , seu time pode até tomar uma goleada, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência. Dunga, simplesmente, mijou na Vênus Platinada ! Uma estátua para ele!!!

    Abraços,

    Marcelo Torres Bernardes - Rio de Janeiro - RJ

    ResponderExcluir
  28. Meu apreciado contador de histórias em vocabulário bastante tecnico sobre psquiatria, DOUTOR Sebastião Honório. Não absolutamente leigo nos termos que aplica, mas reconhecendo alguma verborréia de sua lavra, entendo que elas precisam do aval do ilustre mestre da cáatedra a que pertence sua dignidade como assistente.
    Como recurso que interponho, peço vênia, com minha pobreza vernacular ao titular da cadeira, que leia o palpite do articulista sobre psicografia para melhor interpretação quanto ao sentido do que foi dito. Obrigado. Garcia |Netto

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, Madame K. Dent. gostei muito de ler mais uma crônica sua, sempre com ótimas pitadas de humor. Não pude deixar de ler também este último comentário, postado pelo senhor Marcelo Torres, do Rio de Janeiro. Mesmo sem entender muito de futebol e não estar ligada nesta confusão envolvendo Dunga e a Imprensa, não creio que tenha um fundo de verdade neste texto que teria sido escrito pelo jornalista Helio Fernandes. Afinal, se a Fátima Bernardes estava só, com sua equipe a espera de Dunga para uma entrevista exclusiva, quem gravou todo esse diálogo, com a recusa do treinador em dar a entrevista e esnobando a Globo? Cheira muitos desses e-mails que circulam pela Internet, sem pé nem cabeça. Mais ainda. Não acredito que Dunga tenha desafiado o Presidente da CBF desta forma tão acintosa. O que pensa sobre isso, Madame K. Dent?

    Bj

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  30. Senhora Strellitziah K. Dent, deixando um pouco a polêmica sobre Dunga de lado, temos na Copa outras assombrações, estas bem mais perigosas. Os árbitros de futebol. A senhora, profunda conhecedora de futebol, deve ter percebido que no jogo entre Brasil e Costa do Marfim a Fifa arrumou uma boa para o Brasil. Um árbitro (juiz é de tribunal) que falava francês, língua pátria dos marfinenses. Um absurdo a escalação de um mediador cuja língua é a mesma de uma só seleção. Os fortes jogadores de Costa do Marfim bateram até dar pena, em nossos jogadores e nenhum foi expulso. Sobrou para o Kaká. E tem mais assombrações (árbitros) decidindo jogos. Os Estados Unidos foram vergonhosamente roubados, tiveram um gol legítimo anulado e podem ficar fora da Copa por causa desse erro. Como acompanho os jogos e leio muito sobre a Copa, sei destes detalhes. Tem outros erros, mas não anotei, por isso não posso citá-los agora. É preciso alguém gritar, antes que o Brasil entre em campo na fase das eliminatórias com uma dessas assombrações de preto no apito, concorda?

    Beijinhos

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  31. Ôpa, cheguei agora do sopão e posso ver que as coisas andaram quentes por aqui!!
    Olha, eu até aceito quando trocamos berinjelas por beringelas mas: "porem à quantidade impomderaval mecanica e falça do inconciente é irretocavel e caracterisada pela crônista etéria para impresionar com pé atráz quem não tem nada haver com cégos"!!!
    Não tenho nada a ver com isso e é melhor cair na cama.
    Boa Noite a todos.
    João

    ResponderExcluir
  32. Socorrooooooooooo Madame K. Dent! Mande um dicionário para o tal Dr. Sebastião Honório. Só na frase acima, citada pelo João, ele cometeu 113 erros gravíssimos de português. Falça com cedilha é de matar qualquer um........... De raiva! E a intenção do Dr. Honório ainda era fazer graça com seu texto, pode?

    Bj

    Renata - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  33. Strellitziah K. Dentterça-feira, 22 junho, 2010

    Querida Tânia Regina,

    Gratíssima por auxiliar-me a explicar a natureza do tratamento que sugeri ao Dunga! Acho que agora ficou bem explicado. Quanto a parar a Argentina, você não deve se preocupar. A vitória virá ao natural, será uma revanche do jogo que não pode ser realizado em 1978, quando los hermanos, com uma grande falcatrua, nos impediram de ir à final, em compadrio com o Peru. Relaxe e espere tranquila, que a vitória virá!

    Quanto ao Dr.Sebastião Honório, gostaria de saber em que curso de Medicina conseguiu graduar-se. A propósito, creio que o estado de São Paulo deve ter mais de 200.000 médicos registrados. Pela foto, ele parece muito jovem para ter o registro sob o nº9991. Como o senhor explica isso, caro doutor? Sei que é tão falso quanto o "falço" que escreveu em seu comentário. Advirto-o que tal artimanha é falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão. E dá cana!

    Aliás, Dr. Honório, como a turma do blog está muito estressada, vou convidar os colegas para umas férias aqui nas Águas Claras, onde resido. Terei satisfação em recebê-lo, em companhia de seu mentor, o Dr. Miguel Arcanjo. Aproveitarei para ministrar um curso de Português rápido, em 15 lições, se o senhor assim desejar...

    Amplexos ardorosos!

    ResponderExcluir
  34. Strellitziah K.Dentterça-feira, 22 junho, 2010

    Querida Ana Célia!

    Obrigada por sua gentileza. E não se preocupe com a Argentina. Belos dias estão reservados ao Escrete Canarinho! Os pupilos de Maradona
    deverão tirar umas férias forçadas nas Malvinas, local onde se encontra o Gerardo Estebán, amigo do João Batista. Vocês lembram da base de Goose Green? É para lá que eles vão!

    Caro Marcelo,

    Ainda bem que temos liberdade de escolha. Quem não quer assistir a Globo, pode sintonizar outras emissoras. Creio que se a jornalista Fátima Bernardes agiu com arrogância, o técnico Dunga foi grosseiro. Era só dizer que não sabia do arranjo com o presidente da CBF e que tinha outros compromissos a atender.

    Querida Andressa!

    Não faço parte do time dos que odeiam a Globo. E gosto da Fátima Bernardes. Não acredito que ela teria sido tão ingênua a ponto de deslocar-se para fazer uma entrevista sem a devida confirmação da outra parte.

    Cara Daniela!

    Concordo inteiramente com as suas observações. Você é muito perspicaz! Realmente, os árbitros da Copa também são uma assombração, e das mais cabeludas. O procedimento do árbitro escalado para apitar Brasil e Costa do Marfim não coadunou com a norma da absoluta imparcialidade. O Brasil teve prejuízos decorrentes de sua péssima atuação, perdendo Kaká para o jogo contra os portugueses.

    Queridos Joãozinho e Renata!

    Até agora estou petrificada com o assassinato linguístico que o Dr. Bastião cometeu contra o vernáculo. Se ele quiser, poderá frequentar meu curso rápido de Português...Fico, aqui, me indagando, como ele passou no vestibular? E como graduou-se em Medicina? Será que foi no Uzbequistão?

    Kisses!

    ResponderExcluir
  35. Amigas: Edward e eu trabalhamos na Globo, em épocas diferentes. Fui chefe de reportagem e editor, no Depto. de Jornalismo de SP. Passei também pela antiga TV Manchete. Permitam-me dizer que em TV as coias não funcionam assim. Tudo é amarrado previamente pelas equipes de produção. Equipe só sai direto para a rua em caso de emergência (incêndio, acidente, etc). No jargão de redação se chama "amarrar a matéria", ou seja, fazer toda a pré-apuração e deixar tudo agendado nos mínimos detalhes. O prato fica pronto para o repórter, é só chegar e esquentar. Não vou dizer que não possa ter acontecido, e acho que o Edward vai concordar, mas acho estranho.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  36. Acho que a Globo fez por merecer muitas das críticas que recebe. Não se pode, contudo, confundir a organização e sua linha (definida pelos patrões)com seus jornalistas. Vocês não imaginam as dificuldades internas que a gente tinha para fazer o melhor possível. Peguei lá, por exemplo, a campanha das "Diretas Já!". Foi um parto, com pressões da redação Daria um belo artigo, se Edward e Nivia quiserem até faço, contando tudo. O William Bonner, que foi ironizado aqui por alguém, não merece. É um excelente jornalista, por quem tenho o maior respeito.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  37. Meu texto truncou, vou repetir o parágrafo: "Foi um parto, com pressões da redação inteira, para abrir a cobertura".
    Milton

    ResponderExcluir