terça-feira, 23 de março de 2010

CARTAS MARCADAS


MORTE DE CELSO DANIEL

TERMINA EM PIZZA


Neste último final de semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello concedeu liminar em habeas-corpus a três acusados pelo assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT). O ministro acolheu pedido da defesa de José Edison da Silva, Elcyd Oliveira Brito e Marcos Roberto Bispo dos Santos, advertindo para o excesso de prazo. De acordo com o ministro, os acusados estão presos provisoriamente há quase oito anos, sem julgamento, e como não havia ainda uma sentença, o pedido do advogado de defesa do trio se tornou irrecusável.

Pouco antes de sua morte, Celso Daniel (E), então prefeito de Santo André, era o homem mais cotado para coordenar a campanha de Lula à presidência. Seu estranho assassinato atraiu suspeitas de se tratar de um crime político. No entanto, pouco tempo depois, tanto a polícia como o próprio PT afirmaram que se tratava apenas de um crime comum. Na época, o deputado Eduardo Greenhalgh foi designado pela cúpula petista para acompanhar o caso e reafirmou a tese.

COMO ACONTECEU O CRIME

Apesar de estar em um carro blindado, o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT) não conseguiu escapar da morte. Ele foi sequestrado na noite de 18 de janeiro de 2002, quando saía de uma churrascaria localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo. Segundo as informações, Celso estava dentro de um carro Mitsubishi Pajero blindado, na companhia do empresário Sérgio Gomes da Silva, conhecido também como o "Sombra" (E). O carro teria sido perseguido por outros três veículos: um Santana, um Tempra e uma Blazer. Na rua Antônio Bezerra, perto do número 393, no bairro do Sacomã, os criminosos fecharam o carro do prefeito. Tiros foram disparados contra os pneus e vidros traseiro e dianteiro de seu carro. Gomes da Silva, que era o motorista, disse que na hora a trava e o câmbio da Pajero não funcionaram. Os bandidos armados então abriram a porta do carro, arrancaram o prefeito de lá e o levaram embora. Sérgio Gomes da Silva ficou no local e nada aconteceu com ele.

Na manhã do dia 20 de janeiro de 2002, domingo, o corpo do prefeito Celso Daniel, com 11 tiros, foi encontrado na Estrada das Cachoeiras, no Bairro do Carmo, na altura do quilômetro 328 da rodovia Régis Bittencourt (BR-116), em Juquitiba. Segundo inquérito concluído em 1º de abril de 2003 pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), o caso foi considerado crime comum, cometido por seis pessoas de uma quadrilha da favela Pantanal, da Zona Sul da capital paulista.

Conforme relatório da DHPP, o ex-prefeito teria sido sequestrado por engano e, quando a quadrilha percebeu o fato, seu chefe teria ordenado a soltura dele. Entretanto, outro integrante do bando teria entendido erradamente a ordem e determinado a um menor, membro do grupo, que matasse Daniel.

A família do ex-prefeito de Santo André não ficou satisfeita com o resultado do primeiro inquérito policial, pois admitia a possibilidade de crime político. Diante disso, o inquérito foi reaberto.


LULA PROMETEU E NÃO CUMPRIU

O assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), executado após seu sequestro, foi planejado. Essa foi a afirmação em 2002 do pré-candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, cuja nota eu extraí da agência France Press. Num discurso inflamado e emocionado durante o funeral de Daniel, Lula declarou que o crime "não foi coincidência", e que "tem gente graúda por trás disso, e nós vamos descobrir quem é". E agora eu pergunto, foi mais uma promessa de campanha de Lula? Onde está essa gente “graúda” que não foi localizada nem presa? E os assassinos confessos do ex-prefeito, presos há 8 anos, qual a razão de não terem ido a julgamento, a ponto de receberem o habeas corpus concedido na última sexta-feira pelo Supremo Tribunal Federal?

Na verdade, depois de eleito, Lula nunca mais tocou no nome de Celso Daniel e nada fez para acelerar a sentença dos criminosos que tiraram a vida do ex-prefeito, aclamado como o maior administrador público da história do Grande ABC.

Um dos irmãos do ex-prefeito assassinado, João Francisco Daniel (D), fez sérias acusações logo depois da morte de Celso. Afirmou que ouviu, no apartamento do irmão, antes de sua morte, o então chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, revelar detalhes sobre o esquema de corrupção na prefeitura para arrecadar fundos para o Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo João, Gilberto contou que ocorria um pagamento ilegal (propina) feito por empresas de ônibus de Santo André. João Francisco Daniel explicou como funcionava o suposto esquema de corrupção na prefeitura, que contava ainda, segundo ele, com a participação do deputado e ex-ministro José Dirceu que, na época, era o presidente do PT, tendo como mandante Sérgio Gomes da Silva, o “Sombra”, que acompanhava Celso Daniel quando ocorreu o crime. Apontado pelo Ministério Público como o mandante do crime, Sérgio Gomes da Silva - conhecido como "Sombra" -, que chegou a ser preso, está em liberdade desde 2004. Segundo Francisco, Celso Daniel teria tentado acabar com o “caixa três” (dinheiro desviado das propinas ao PT) que Sombra estaria coordenando.


A CARTA DE BRUNO DANIEL

Depois de ter sido ameaçado de morte no Brasil, Bruno José Daniel (E), irmão do ex-prefeito Celso Daniel, vive com a família na França, numa situação que define como exílio. Ano passado Bruno enviou uma carta para a imprensa. Muito longa, extraí alguns tópicos interessantes, acompanhem:

”Hoje, 16 de abril, Celso Daniel, meu irmão, estaria completando 58 anos de vida. Como todos sabem, foi sequestrado, torturado e assassinado há mais de sete anos quando era prefeito de Santo André e coordenava a elaboração do programa de governo do então candidato à presidência da república, Luis Inácio Lula da Silva. Sérgio Gomes da Silva, que o acompanhava no momento do sequestro, foi denunciado pelo Ministério Público como mandante desse crime. Foi preso por um pequeno período, mas responde em liberdade, após obter habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, sob a alegação de que não representa perigo para a sociedade. Apesar de todas as evidências colhidas pelo MP que mostraram que o crime foi planejado e que há pelo menos um mandante, o Poder Judiciário ainda sequer decidiu se o julgamento deve ir a júri popular porque, segundo informações que obtivemos do MP, a última das testemunhas arroladas pela defesa de “Sombra” (conforme Sérgio é chamado pela imprensa e era conhecido nos meios petistas) ainda não foi ouvida, pois nunca é encontrada. Parece-nos que expedientes como esse e tantos outros são usados para que as tramitações legais se alonguem no tempo, de modo a tornar mais difícil sua solução. Inúmeros outros assassinatos que ganharam amplo espaço na imprensa já foram resolvidos ou a Justiça já se posicionou quanto ao encaminhamento a ser dado.

Como explicar que no Caso Isabella, de cinco anos, morta em 2008 ao cair do apartamento onde residia, seu pai e sua madrasta já tenham ido a júri popular e até hoje o processo de Celso segue sem essa decisão após mais de sete anos? Como explicar que o promotor Igor Ferreira, três anos após ter tirado a vida de sua esposa, já tenha sido julgado e condenado e o caso de Celso segue ainda sem resposta da Justiça? Como explicar que no crime de que foi acusado o promotor Thales Ferri Schoedl a decisão final tenha sido tomada em menos de quatro anos e os indiciados pelo crime contra Celso ainda sequer tenham ido a júri popular? Poderíamos citar outros crimes, mas esses já são exemplares para afirmar: há algo de estranho que impede que o julgamento dos responsáveis por seu sequestro, tortura e assassinato não seja solucionado. Quais são as razões dessa morosidade? Quais são as pessoas e instituições que têm interesse no sentido de que nada seja resolvido?

Que país é o nosso em que pessoas já condenadas em primeira instância podem ficar soltas até que todos os recursos nas demais instâncias sejam analisados enquanto nós, minha família e eu, tivemos que deixar o país em 2006 em função de intimidações, perseguições e ameaças que sofremos e depois de terem ocorrido oito mortes relacionadas à morte do Celso? Se é justo que um julgamento tenha que chegar a seu fim para que haja punições, é justo que os procedimentos legais possam se alongar quase que indefinidamente? Para aqueles que esperam que eu me cale, apesar da condição de exílio que hoje vivo, outorgado pelo Estado francês, uma vida que tem um lado amargo porque fico distante de meu País e sou impedido de ver amigos e parentes, quero dizer que o presente que tenho a dar ao meu irmão em cada um de seus aniversários é e será a minha luta, mesmo à distância, pelo aperfeiçoamento das nossas instituições através de nossas reivindicações de punição aos culpados pela morte de Celso e de mudanças ligadas às causas que lhe deram origem."


Perceberam? Como se tivesse uma bola de cristal à sua frente, Bruno José Daniel acertou na mosca. Sem julgamento, os criminosos foram soltos nesse último final de semana, terminando em pizza esse bárbaro assassinato de um jovem prefeito de uma das cidades mais importantes do País. Celso Daniel sofreu os piores castigos, sobretudo o da morte nas mãos de carrascos a soldo de interesses os mais espúrios. Numa república honesta, sua morte seria investigada com apoio universal e os criminosos devidamente punidos com a pena máxima.

-----------------------------------------------------------------------------------
*Edward de Souza é jornalista e radialista.
-----------------------------------------------------------------------------------

52 comentários:

  1. Bom dia, amigos e amigas!

    Hoje o jornalista e radialista Edward de Souza cumpre, corajosamente, como é de sua estirpe, uma das mais nobres e importantes missões do jornalismo -denunciar o descaso, a morosidade processual e os pérfidos bastidores de um caso cruel que abalou o Brasil em 2002 e continua a produzir sofrimento, sem que se faça justiça - o assassinato do ex-Prefeito de Santo André, SP, CELSO DANIEL.

    Leiam e participem, com a sua opinião. Juntemo-nos a Edward de Souza e à família de Celso Daniel, um brilhante e honrado político, que perdeu a vida por desejar justiça e dignidade na condução do serviço público, EXIGINDO JUSTIÇA!

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Nivia, um abraço a todos os frequentadores (as) deste blog...
    Recebi, no final de semana, muitos e-mails me perguntando se não iríamos escrever nada sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal em conceder liminar em habeas-corpus aos três marginais que assassinaram de uma forma brutal, com 11 tiros, o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. A Betinha Pudles, jornalista, enviou-me até alguns jornais do ABC com publicações sobre essa decisão do STF. Claro que não iríamos nos omitir e ainda no sábado era a minha intenção postar esse artigo. Como o final de semana é de muita descontração, preferi deixar esse texto para essa semana.

    Explico que omiti alguns detalhes pessoais do texto, para que a leitura não ficasse ainda mais longa e cansativa. Mas, bom que saibam. Sergio Gomes da Silva, eu nunca soube que era conhecido como "Sombra". Serginho, como eu o chamava, era meu vizinho de apartamento. Quase todas as tardes Sergio tomava seu café na Lanchonete André Center, do meu amigo Antonio Amorim, no centro de Santo André e perto do apartamento em que morávamos. Trocávamos idéias, discutíamos política até que Celso Daniel chegava com seu fusquinha branco. Algumas vezes descia, batia um papo, tomava seu café. Outras, apenas buzinava e Serginho o acompanhava, muitas vezes durante campanha política. Celso Daniel morava quatro quadras à frente do nosso apartamento, na Rua Santo André.

    Dois dias antes da morte de Celso Daniel, eu o entrevistei para a Rádio CBN de São Paulo. Culto, Celso deu um show ao falar sobre política regional e nacional e respondeu, como era de seu feitio, com elegância e sabedoria a todas as perguntas feitas por mim e pelo âncora do programa, Miguel Dias. Um bom caráter, como o era Serginho, não se espantem. Quando ocorreu o crime e vi o nome de Serginho como um dos envolvidos, ou até mentor do crime, não pude acreditar. Sempre foram amigos, Celso e Serginho. Bons amigos. Diria irmãos. As provas apresentadas incriminavam Serginho, eram evidentes. Eu me beliscava, parecia um pesadelo tudo aquilo.

    A imagem de Serginho, o "Sombra", como queiram, na TV, chorando, olhos vermelhos, jurando que nada tinha a ver com o assassinato de Celso Daniel não me sai da mente até hoje. Foram provas encontradas de todos os lados, inclusive envolvendo figurões do PT. O clamor popular obrigou a polícia a agir e encontraram os criminosos. Aí começou a maracutaia. Percebia-se que esses bárbaros assassinos tinham tratamento vip e a liberdade de mentir em seus depoimentos. Com isso, descaracterizou-se o crime político e passou a ser um crime comum. Eu não acredito! Esses safados, assassinos de encomenda, ficaram 8 anos sem julgamento, um absurdo, até que, pelo prazo estourado, o STF os soltou. Para alegria de muitos figurões que certamente devem precisar de mais serviços do trio. Triste, amigos (as), mas o caso Celso Daniel terminou aí, com essa liminar em habeas-corpus. A morte de Celso Daniel acabou em pizza. Lamentável!

    Forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigos

    Como o Edward, Edson Motta, Oswaldo Lavrado, residi no Grande ABC e trabalhamos no Diário do Grande ABC.
    Assistimos e reportamos os acontecimentos que criaram esse tal de PT. Acredito até que, inicialmente, houvesse por parte de seus fundadores uma grande dose de idealismo. Porém, a ânsia pelo poder acabou falando mais alto.
    Fechado o Sindicato dos Metalúrgicos, criou-se a CUT – Central Única dos Trabalhadores - o braço da violência do partido.
    Assisti a maneira com que eles convenciam os trabalhadores a fazerem greve. Incêndio em casas de fura-greves, agressões físicas, ameaça a jornalistas para que noticiassem e mentissem sobre o número de pessoas no Estádio de Vila Euclídes.
    E as patrulhas ideológicas? Estavam em toda a parte.
    O Tempo passou e os escândalos financeiros começaram a surgir. O Caso Celso Daniel foi um dos primeiros. O Mensalão, a empreiteira (onde o Lula tem um apartamento) e muitos outros. Todos com a finalidade de financiar as campanhas do partido e...
    Uma grande máfia se instalou no governo. E a violência tão severamente combatida nos tempos da chamada ditadura militar continua! Só que desta vez para permanência permanente no poder. Não importa os fins...

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  4. Edward. Bom dia.
    Protelar. Protelar. Protelar...
    Em se protelando indefinidamente, o tempo toma para sí o encargo de promover o esquecimento de negras histórias que vão dando lugar a novos escandalos e estes, por sua vez, apagados por outros mais recentes se perdem na fumaça da arte de um poder que se estabeleceu a luz de uma corrupição crescente que assola nossa patria.
    Muitos dos participantes do blog, como é seu caso, militaram e militam na área do ABC. Conhecem de perto as ocorrencias que ali tiveram lugar. È muito bom que se ponha a boca no trombone, agora aproveitando a decisâo do Ministro Melo.
    Parabéns por com coragem dar foco ao assunto. Garcia Netto

    ResponderExcluir
  5. Edward, meus cumprimentos pelo artigo corajoso, quando todos os jornais apenas se limitam a dar uma pequena nota sobre a decisão do Supremo Tribunal em conceder liminar em habeas corpus para os três assassino do ex-prefeito Celso Daniel, crime que abalou o Brasil e foi divulgado no mundo inteiro. Mais uma pagina negra do governo Lula.

    Há alguns anos aconteceu caso semelhante em Teresina onde um jornalista (Donizetti Adauto) foi assassinado em circunstancias idênticas, levado a seus algozes por um companheiro e assessor. Donizetti era candidato e fazia varias denuncias de corrupção em seu programa da radio. O que levou a policia a esclarecer o crime foi o fato do acompanhante do jornalista nada ter sofrido, como aconteceu com o "Sombra", no caso do prefeito Celso Daniel. Eu não tenho duvidas, Edward, que foi "queima de arquivo" como denunciou, (e tem convicção), os familiares do prefeito.

    A família e a sociedade brasileira mereciam uma resposta para esse bárbaro assassinato de Celso Daniel. E ela foi dada no final de semana, com o habeas corpus concedido aos assassinos. Realmente, o Edward tem razão, o caso está encerrado, transformou-se numa bela pizza, manchada de vermelho.

    Beijos a todos,

    Bruna – UFJF – Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  6. Já repararam como todos os tipos de criminosos e bandidos corruptos procuram o Supremo Tribunal Federal? É porque sabem que lá está o amparo que precisam. É lá o canal dos bandidos, estupradores, assassinos e corruptos ricos. No STF encontram suporte, proteção e liberdade, com a permissão de mentir durante o depoimento. Não importa se a morte de Celso Daniel foi crime político ou não, foi um crime e os culpados precisam ser punidos, ora bolas! Enrolaram, como já alertava o irmão do ex-prefeito morto, nessa carta que o Edward apresentou no blog, até soltar essa cambada. Com certeza “graúdos” devem estar precisando de mais favores deles.

    Marcio S. Queiróz – Santo André – SP.

    ResponderExcluir
  7. Celso Daniel foi o arquivo vivo petista, queimado e silenciado.

    Toshio Nakamura - Diadema – SP.

    ResponderExcluir
  8. Oi Edward, o caso do assassinato de Celso Daniel, prefeito de Santo André, deveria ter sido profundamente investigado, com a isenção e imparcialidade do Ministério Público. Está muito cristalino a existência de algo muito errado nessa história. Crime comum, de forma alguma. Como explicar que só Celso Daniel foi retirado do carro onde era passageiro e o tal de “Sombra”, motorista e “Judas” nem incomodado foi? Nem olharam para a cara dele, isso é ou não de se estranhar? Fosse um crime comum, o motorista Gomes da Silva, também teria sido levado e fatalmente morto, para não identificar os marginais.
    Por que ao ser abordado pelos meliantes, o motorista não empreendeu fuga?
    Por que o motorista parou o veículo que era blindado?
    Apenas um foi levado?
    Apenas um foi morto?
    Por quê? A quem interessava a morte de Celso Daniel?

    Tatiana – Metodista – SBC

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Edward, meus cumprimentos por abordar com coragem e lucidez o caso Celso Daniel, um tanto esquecido pela nossa mídia. O bando de corruptos comandados por José Dirceu conseguiu dar um nó na Justiça. Sabemos que, para o Ministério Público, foi um crime de mando, e a tese foi aceita pela Justiça de primeiro grau e validada por quatro desembargadores do Tribunal de Justiça e por cinco ministros do Superior Tribunal de Justiça. Seguraram, mesmo assim 8 anos o julgamento, com a alegação de que uma testemunha não foi encontrada. Uma testemunha, mais preciosa do que todas as provas encontradas que incriminavam esses marginais, agora em liberdade desde a a última sexta-feira.
    Até quando o povo brasileiro vai estar cego a tudo que acontece em nosso país? Incrível como as "bolsas famílias" e outras tantas, aliadas à ignorância das massas cultivada pelos detentores do poder conseguem empanar a visão de um povo. Que Deus tenha piedade de nós e nos acuda, livrando-nos desta terrorista da Dilma. Se for eleita, o que será de nossos filhos e netos?

    Luiz Antonio – Jornalista – Santo André – SP.

    ResponderExcluir
  10. VOCÊS AINDA SE LEMBRAM...

    ...Que o legista de Celso Daniel, Carlos Delmonte Printes, foi assassinado exatamente às vésperas de depor na CPI do Senado?

    ...Que os irmãos de Celso Daniel deixaram o Brasil para não serem executados também?

    ...Que o irmão de Celso Daniel, João Francisco Daniel, foi processado por Zé Dirceu?

    E o Toninho do PT?

    Cláudia Fláquer - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  11. Cláudia, você também se esqueceu que mais seis envolvidos no caso Celso Daniel foram assassinados de uma forma misteriosa. Eis a lista completa que encontrei em sites da internet, inclusive com o legista citado por você, que é a sétima vítima: Dionísio Aquino Severo: sequestrador do prefeito e uma das principais testemunhas do caso. Foi morto por uma facção rival à dele três meses após o crime;
    - Sergio "Orelha": ele escondeu Dionísio em casa após o sequestro e foi fuzilado em novembro de 2002;
    - Otávio Mercier: investigador que telefonou para Dionísio na véspera da morte de Celso Daniel. Em julho de 2003 teve sua casa invadida por estranhos e foi morto a tiros;
    - Antônio Palácio de Oliveira: garçom que serviu o último jantar de Celso. Morto em fevereiro de 2003;
    - Paulo Henrique Brito: testemunha da morte do garçon. Levou um tiro vinte dias após a morte de Antônio Palácio;
    - Iran Moraes Redua: agente funerário. Ele reconheceu o corpo do ex-prefeito e morreu com 2 tiros no mês de novembro de 2004;
    - Carlos Delmonte Printes: legista do caso e que atestou marcas de tortura no cadáver. Em 12 de outubro de 2005 foi encontrado morto em seu escritório.
    Embora essa trama toda se pareça mais com um possível roteiro de um livro da escritora britânica Agatha Christie, tudo isso é real e tremendamente instigante e curioso. O fato é que toda essa onda de crimes e assassinatos deixa claro o quanto o crime organizado está ativo na política brasileira. As ligações dessa onda de assassinatos com o PT não está confirmada, mas muitas dúvidas e suspeitas pairam no ar.

    Abraços,

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  12. Edward, tudo bem? Excelente essa sua matéria sobre o caso Celso Daniel e os trambiques que fizeram para acabar tirando da cadeia três dos criminosos que o mataram. Percebi que você deixou alguns detalhes sobre esse crime de fora, mas como perguntar não é pecado, me diga uma coisa. Sobre o empresário de ônibus, se não me engano, hoje dono do Diário do Grande ABC e Presidente do Santo André, Ronan Maria Pinto. Não teve esse empresário seu nome envolvido no crime praticado contra o ex-prefeito Celso Daniel? Li em alguns jornais e revistas na época que Ronan também foi acusado por fraudes em licitação e na execução de contrato durante a administração do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. Recebeu ainda acusações de concussão e formação de quadrilha. O "Sombra" estava ligado a ele e tornou-se sócio de três empresas, de acordo com as notícias que li. Como ninguém mais fala nada sobre ele, será que provou sua inocência?

    Bjos,

    Renata - (Santo André) - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  13. Olá Renata!
    Verdade, o envolvimento de outras pessoas no caso Celso Daniel deixei de citar, porque minha intenção era comentar a decisão do STF de conceder liminar em habeas-corpus para os três criminosos acusados de matarem o ex-prefeito Celso Daniel. Mostrar que essa decisão praticamente encerra, com muita pizza, sem punição a culpados, esse crime escabroso que chocou a opinião pública. Outra coisa, Renata. Não conheci Ronan Maria Pinto. Isso porque ele não é da Região e chegou pouco antes de Celso ser assasinado a Santo André. Teria vindo do Mato Grosso, onde possui empresas de ônibus, uma delas, a Princesa do Sol, em sociedade com o Serginho "Sombra". Ou seja, a parte de Serginho foi doada por ele. Se não me engano, em outras duas também. Serginho seria sócio em três empresas.

    De acordo com o que tive acesso, Renata, para bancar campanhas eleitorais do PT, constituiu-se uma quadrilha em Santo André, da qual faziam parte Sérgio Gomes da Silva, Klinger Luis de Oliveira Sousa (este foi vereador e também empresário de ônibus e eu conheci) e Ronan Maria Pinto, entre outros. Quando Celso Daniel percebeu que os recursos achacados dos empresários e desviados da prefeitura por intermédio de licitações fraudulentas abasteciam mais os bolsos dos integrantes da quadrilha do que as campanhas eleitorais do PT, passou a censurar a atuação destes e, por esta razão, foi assassinado. Ronan é sócio-proprietário do Diário do Grande ABC sim e creio que deve ter dado a volta por cima, uma vez que nenhuma acusação pesa contra ele. Tudo se transformou em uma enorme pizza.

    Abraços e obrigado pela visita ao blog.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  14. Oi Edward, que horror, o Brasil é o único país em que o homicídio não é um crime grave. A Justiça aqui é diferente. Esses marginais assassinaram o Prefeito de Santo André por encomenda, não foram julgados e saem livres. Este caso do Celso Daniel está mal contado até hoje. Se fossem os crimes cometidos por simples ladrões de galinha, já teríamos o caso solucionado. Como teve envolvimento forte de empresários e políticos, todos top de linha, foi se arrastando até terminar em pizza. Porque tudo é tão nebuloso neste caso e o PT nunca se manifestou ou exigiu apuração e punição aos responsáveis? Afinal, foi uma promessa do Lula e Celso Daniel era do partido. Fico com pena da família de Celso Daniel, tanta luta para tentar encontrar os culpados para puni-los e é obrigada a se esconder, enquanto os matadores circulam nas ruas com tranquilidade, quem sabe a espera de novas vítimas.

    Beijos, parabéns pela coragem em escrever esse texto.

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  15. Olá Edward

    Lendo os comentários inteligentes, parece que estou assistindo a um filme de espionagem. Daqueles em que a CIA americana se envolve para esconder ou tramar contra pessoas que atrapalham os planos governamentais.
    Um abraço fraterno

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  16. Parece que nesse país quem é honesto pode já contar com uma bala "perdida" no seu destino, seja ele do cargo público ou não: pois é sabido e notório que o prefeito morto era avesso à corrupção ativo-passiva dentro do esquema montado na municipalidade pelos petistas acostumados com a máfia "do lixo" e por aí vai. Esquema esse que muito pode ter beneficiado os mensaleiros de plantão, mesmo antes de chegarem ao poder, pois a desculpa do "caixa 2" era justamente pra "pagar contas da campanha". Ora, a abordagem do carro do prefeito é de suma suspeição, pois somente um digníssimo “Senhor” sobreviveu, sendo que o mandatário do município foi sequestrado e morto logo depois, o que revela a queima de arquivo, o crime direcionado à uma só pessoa, objetivo, frio e calculado. O que restou foi lama pra todo lado, principalmente naqueles que nada fizeram para ter o caso resolvido e que seriam os maiores interessados em ver isso "esclarecido", já que têm sobre suas cabeças densas nuvens desse caso: os petistas. Se não são "culpados", porque com o poder nas mãos, nada fizeram, não investigaram? Talvez eles prefiram quebrar sigilos bancários, espionar e outras "cositas mas". É... Não é à toa que quem sobreviveu foi justamente a sombra, ou melhor, "o" sombra, aquele que fica sempre à espreita.

    Abraços a todos

    Flavio Fonseca - Jornalista - SBC

    ResponderExcluir
  17. Olá Edward, a morte de Celso Daniel com certeza foi encomendada, não acredita quem não quer. Eu tenho comigo a Revista Veja que mostra o relato de testemunhas que viram Sergio "Sombra" em pé, ao lado do carro, com uma arma na mão e falando ao celular enquanto os bandidos, contratados por ele e seu bando, arrastavam Celso Daniel do carro, por sinal blindado. Meu pai assina a Veja faz anos e guarda todas que ela acha mais importante. Quando o crime aconteceu eu tinha 15 anos. Mais uma coisa, Edward, quando e onde os bandidos deixariam viva uma testemunha, no caso o "Sombra", que viu tudo? Eles o matariam, está claro. Falar no "Sombra", ele sumiu, nenhum jornal ou revista fala mais nada sobre ele. Deve estar gozando a grana que roubou em algum paraíso pelo mundo afora.

    Bjus,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  18. Esse habeas corpus concedido na última sexta-feira a esses três assassinos Edward, nos mostra a decadência do nosso Poder Judiciário. Não pelo entendimento que o Ministro deu ao assunto, mas sim pelo fato dos assassinos estarem presos há oito anos sem o devido julgamento. Novamente o Supremo prestou um desserviço à Nação, uma verdadeira escola de impunidade. Não podemos esperar seriedade dessa Corte com atitudes como esta! Para conceder aumentos salariais aos seus membros são rápidos no gatilho.

    Parabéns pelo texto,

    Priscila – Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  19. Edward, eu estava morrendo de saudades de você. Até que enfim resolveu escrever um texto em seu blog, não é, menino! E que texto! Faz a gente acompanhar seu relato com atenção. Achei ótimo que vc escreveu sobre Celso Daniel. Os jornais do final de semana se limitaram a dar a mesma nota copiada de uma agência, curta e grossa, sobre a decisão do Supremo Tribunal em conceder liminar em habeas-corpus aos asassinos de Celso Daniel. Nem quero comentar essa decisão, sabe a razão? Estaria aqui aplaudindo se os mandantes do crime, a cambada de velhacos, empresários de ônibus e políticos safados fossem condenados. Eles sim, deveriam estar atrás das grades. E tem figuras conhecidas, não só do pessoal do ABC como do Brasil. José Dirceu, ex-ministro de Lula e braço direito do nosso Presidente, um deles. Comandaram a execução do prefeito e de outras sete testemunhas. Vergonha para todos nós brasileiros que tudo tenha terminado assim.

    Meus parabéns, quero ler mais textos seus, por favor!

    Beijos,

    Fabiana C. Machado - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  20. Luiz Henrique Martinsterça-feira, 23 março, 2010

    Esse é o nosso Brasil. Os personagens do caso Celso Daniel continuam levando vida normal. Quase todos eles, como José Dirceu, Gilberto Carvalho, Miriam Belchior, Maurício Mindrisz, Ronan Maria Pinto, Klinger Luiz de Oliveira Sousa e o próprio Sérgio Gomes da Silva, continuam participando de governos do PT, próximos ao PT ou fazendo negócios com o PT. No Cemitério da Saudade, em Santo André, jaz um corpo embalsamado.

    Abraços

    Luiz Henrique Martins - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  21. Amigas e amigos: voltei, depois de 17 dias navegando entre a Bahia e Buenos Aires, cruzeiros dançantes promovidos pelo meu jornal, o Dance. E que alegria retornar ao blog e de cara ler o excelente artigo do Edward de Souza, que revive aqui um tipo de jornalismo de alta qualidade e, infelizmente, em extinção. Até meu cachorro, que é analfabeto, sabe que esse crime foi planejado e executado por uma máfia muito bem instalada no ABC, tendo como sócios caciques do PT. O caso do prefeito Toninho, de Campinas, foi semelhante e lá também acabou em pizza. Tem muita gente graúda envolvida nisso. Mas a verdade algum dia vai aparecer, é só esperar.
    Abraços a todos! Pretendo ler os artigos anteriores. Por enquanto, parabéns Edward de Souza!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  22. Certa vez entrevistei o prefeito Celso Daniel. Lembro-me que foi sobre alguma medida financeira de sua gestão, mas não recordo onde eu estava trabalhando. Talvez tenha sido no próprio Diário do Grande ABC, quando fui convidado pelo Alexandre Polesi para reformular a editoria de economia. Ou no Jornal do Economista, onde fiquei 5 anos. O Celso Daniel era economista. Esqueci do meu emprego mas não esqueci do prefeito, que me impressionou por sua clareza e serenidade durante o bate papo, exclusivo. Foi difícil imaginar o horror que sofreu nas mãos dos bandidos. E agora fica mais dificil ainda imaginar que podem ficar impunes.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  23. ANA CÉLIA DE FREITAS.terça-feira, 23 março, 2010

    Boa noite meu querido amigo Edward.
    Menino,você tocou em um assunto sério e pertinente,mas com muita coragem e autonomia.
    A maioria dos grandes jornais não demonstraram coragem assim como você,pelo menos aos que tive acesso,assim como algumas revistas se limitaram apenas a "dar o veredito"ao que vejo estão disvencilhando do assunto.
    Não vejo outra explicação,senão a de que a morte de Celso Daniel foi encomendada,e quem se atreveu também pagou com a própria vida.
    Digo que a justiça no Brasil é cega e custa cara,ou seja,quem tem dinheiro compra sua liberdade,paga um bom e me desculpem(um advogado sem vergonha) para defendê-lo e pronto,continua numa boa,pessoal me desculpem,mas não consigo entender como advogados que estudam tanto na vida,tem a coragem e a cara de pau de defender assassinos cruéis,sabendo que não são inocentes,é a ganância mais uma vez se fazendo presente.
    Mas o que esperar de um código penal ultrapassado e com amplas "saídas".O que será de nós?
    Beijos e Parabéns pela coragem.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  24. Olá Edward, meus sinceros cumprimentos pelo artigo que você escreveu. Lamentavelmente ninguém foi punido. Quando Celso foi assassinado fizeram um barulho enorme e tudo levava a crer que em poucos dias, até horas, os culpados seriam presos, julgados e severamente condenados. Não consigo esquecer o dia em que minha Santo André, que gosto tanto, parou para chorar a morte de um dos seus melhores prefeitos. Independente do partido que nunca me atraiu, nem aos meus pais, não posso negar que Celso Daniel foi um grande administrador. Talvez o melhor que tivemos nos últimos tempos.

    Sua morte foi cruel e jogaram a culpa num menor de idade, como sempre fazem os quadrilheiros. Não posso acreditar que um menor tivesse a capacidade de atirar num homem 11 vezes seguidas. Esse menor, Edward, de acordo com o que li, foi apreendido e levado para a antiga Febem, hoje Fundação Casa. Sumiu de lá, misteriosamente e ninguém sabe do seu paradeiro. Contei isso para lembrar a você que esse menor era a tal testemunha que a Justiça aguardava para julgar esse três marginais que foram libertados pelo STF, tá bom? O coitadinho já deve estar no Paraíso faz muito tempo.

    Não houve justiça aqui na Terra Edward. Nem acredito que possa ocorrer uma reviravolta nesse caso que já cansou até a imprensa, que hoje dedica poucas ou nenhuma linha sobre esse crime hediondo que chocou o País. Com certeza os mandantes e os executores desse assassinato prestarão contas num tribunal onde a justiça é exercida de uma forma justa. E pagarão por isso muito caro!

    Beijos,

    Liliana Diniz - Santo André - SP.

    OBS: minhas boas vindas ao jornalista Milton Saldanha, que chega de um cruzeiro.

    ResponderExcluir
  25. Até hoje eu não entendo o povo brasileiro.
    Dizem que o Collor era trombadinha perto do Luiz Ignácio.
    Não somos capazes de avaliarmos as fortunas envolvidas para manter o Luis no poder, sem contar as queimas de arquivos que devem ser uma maneira mais eficaz e barata para resolver o problema.
    Já faz muito tempo que eu ouço dizer que um impitchman do Luiz agora não seria viável.
    Fico arrepiado quando eu vejo as intenções de voto, segundo o ibope.
    Será que não tem ninguém interessado em queimar o arquivo certo?
    Será que é muito difícil implantar aqui um sistema igual aquele que queimou o J.F.K. ?
    Será que as isnaipers daqui não são de precisão?
    Eu acho que os malandros daqui não têm medo da nossa justiça, eles pegam o alvo é na unha mesmo.
    Ou talvez eles sejam mais inteligente do que o resto.
    Eles são capazes de pegar até figurão dentro de carro blindado!
    É, nessa terra não tem nada que o dinheiro não compre.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  26. A política é mais uma das instituições terrenas que já nasceram falidas.
    Como a política manda no resto das instituições, a falência múltipla dos órgãos ramificados nela, deverão ter o seu final também.
    Tem um ditado popular que diz assim: “político bom é um político morto”, pois bem que morram os políticos.
    Paulo Correa e Castro- Brasil.

    ResponderExcluir
  27. Então pessoal, queria apenas lembrar que Celso Daniel foi o fundador do Partido dos Trabalhadores em Santo André. Era engenheiro com mestrado em Administração, especializado em Economia, professor da PUC de São Paulo e da Fundação Getúlio Vargas. Foi também um dos prefeitos eleitos com a maior margem de votos para uma cidade com mais de 800 mil habitantes. Como coordenador de campanha de Lula em 2002, Celso era cotado para ministro. Cheio de preocupações sociais, foi, por ironia, vítima de um dos maiores problemas sociais do Brasil, a corrupção.

    Carlos Marangoni

    ResponderExcluir
  28. Olá Edward, Li a notícia sobre a liberdade desses três acusados da morte de Celso Daniel sábado, no Jornal O Globo, aqui do Rio e lhe confesso, fiquei revoltada. Acompanhei o caso da morte desse prefeito do ABC, como todo o Brasil. A crueldade contra esse pobre homem não poderia de forma alguma ficar impune. Todos nós sabemos que a justiça dos homens não é perfeita, não enxerga no escuro. Mas em nosso País ela extrapola. No Brasil, a melhor maneira de se enriquecer é driblando a lei, não é a toa que todos os bandidos do mundo só se sentem a salvo, quando pegam um vôo para o Brasil. O que será de nós?

    Bj

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  29. Abraços ao amigo Milton Saldanha que retorna de uma bela viagem, dançando o tango sobre as ondas do Atlântico. Não é para qualquer um, claro! Espero que tenha se divertido bem, amigo Milton, se bem que isso pra você nada mais é hoje que uma rotina, não? Seja bem vindo, todos nós estávamos com saudades de você.

    Liliana, muito obrigado querida, você está certinha. Realmente esse menor era a peça que faltava e que jamais seria encaixada, para que os três marginais presos pudessem ser julgados. Disse jamais seria encaixada porque claro está, sumiram com ele, como fizeram com outras sete testemunhas. Todas mortas a tiros ou envenenamento. Agatha Christie faria a festa escrevendo o caso Celso Daniel, e Hercule Poirot teria enormes problemas para elucidar esse tremendo quebra-cabeças.

    Um forte abraços a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  30. Voltei.............

    Amigos do blog de ouro,bôa noite.

    Gostaria aqui de redimir-me perante TODOS colégas do nosso blog.
    Agradecer de coração a quem compreendeu o motivo de minha despedida anteriormente feita, e com muito carinho solicitou meu
    retorno ao blog.
    Amigos, refletir e reconsiderar uma decisão tomada com a cabeça quente, não é vergonha,por isso retorno ao blog e péço desculpas a todos pelo meu destempero.
    Gostaria também de afirmar, que NÃO mudarei minha linha de pensamentos, só não mais revelarei aqui no blog a minha opinião sobre alguns assuntos.
    Mais uma vêz, solicito a todos que me desculpem e me recebam novamente no seio desta familia.

    Como havia afirmado também, continuei acompanhando os artigos publicados.
    Guido Fidelis, quanta imaginação e suspense no caso do "matador", fiquei rindo sozinho com o final da historia. Parabéns.
    Nivia Andres, a sórte ou o azar,são companheiras na vida da gênte, sendo que uns são mais afortunados e outro mais azarados né ?? kk
    Abraços a vc Nivia e parabéns pelo artigo.
    Meu amigo Edward, sei que vc não merecia o papelão que fiz ao despedir-me de nosso blog,por isso, meu amigo, a vc eu péço PERDÃO, pois estamos juntos desde o primeiro dia e não seria justo abandonar o seu blog, por discordar de algo que me atingiu.
    Mas bóla pra frente e vamos que vamos né ?
    Quanto a seu artigo de hoje, eu acompanhei desde o inicio e tenho meu veredicto formado.
    Quem assassinouCelso Daniel, foi ELE mesmo, por pertencer a quadrilha podre (PT) que hoje comanda o nosso país.
    Esse episodio vai cair no esquecimento em bréve, os culpados já estão livres,leves e soltos para continuar roubando e matando, tudo com o conhecimento e consentimento das mais altas autoridades deste falido País.

    Milton Saldanha, fiquei feliz com seu retorno ao nosso blog.

    Abraços a todos
    Obrigado por me aceitarem de volta.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  31. Caro Edwuard

    Matéria difícil esta , cuja compilação dos fatos será, como sempre, a associação de desvio de dinheiro, política e por fim a morte injusta.
    Um tenente da aeronáutica , o tenente Bandeira envolveu-se num crime que foi famoso na década de 50, foi condenado a prisão, e havia o envolvimento do guarda costas da policia especial de Getúlio Vargas, dinheiro desviado da Central do Brasil, etc. Cerca de dois anos depois, mais ou menos 1954, se não me falha a memória, o Professor João Paulo pode me ajudar nesta confirmação, o governo de Getúlio cai após tantos escândalos.
    Hoje, isto não acontece, escândalos e mais escândalos vemos na mídia, sempre no mesmo tema : roubo do dinheiro público e propinas.
    De fato, êstes crimes precisam ser julgados e haver condenações dos culpados, sejam quem forem, poderosos ou não, pois a justiça deverá ser igual para todos ou não?
    Cremos nós brasileiros, que trabalhamos tanto, pago passagens para meus filhos irem as escolas nos ônibus. É duro saber que dinheiro tão suado do povo, que não é entregue ao vil assaltante costumeiro de ônibus e sim aos vis tubarões, assaltantes maiores de gabinete, é muito duro mesmo. Qual deles será melhor? Estes pequenos estão presos quando pegos, mas e os grandes? Até do lixo ganham dinheiro...E o pobrezinho miserável catando comida nos lixões ou catando papéis e garrafas de plástico reciclável pelas noites nas latas de lixo das ruas...E o tubarão ganhando dinheiro de propina de contratos de lixo...
    Que tristeza esse episódio do ABC Paulista.
    Só temos a lamentar cada dia!
    Parabéns Edward por sua matéria.

    Anfermam

    ResponderExcluir
  32. Oi amiguinhos, bom dia! Bom dia Edward, não estranhe o horário, mas sempre acordo cedo para estudar um pouco. Em compensação caio na cama antes das 9 da noite, pode? Como ontem não tive tempo nenhum para ligar o micro, fiquei ansiosa para ler a postagem do dia. Depois de ler esse texto corajoso, fiquei profundamente triste ao ver que a impunidade continua imperando em nosso País, onde leis existem, mas não são aplicadas, muito menos obedecidas. Triste ao tomar conhecimento que toda essa quadrilha, formada por empresários de ônibus, políticos corruptos e possivelmente mandantes desse crime bárbaro que tirou a vida do ex-prefeito Celso Daniel, estão atrelados ao homem que hoje comanda nosso País, que fez vistas grossas ao caso, deu de ombros fingindo mais uma vez que não sabe de nada, como já o fizera no episódio do mensalão. E, segundo a matéria, chorou no velório prometendo que lutaria até o fim para punir os culpados. Teve 8 anos para fazer isso, mas nunca mais tocou no assunto. Precisamos acordar enquanto é tempo, as eleições estão próximas e esse mesmo grupo que nunca viu melado e agora se lambuza com ele, assaltando os cofres públicos, matando e enganando pobres coitados com bolsas esmolas, está forte e luta para continuar no poder. Temos a força do voto para impedir que isso aconteça, para quem sabe um dia, não ter que chorar a morte de um inocente. Depende de nós.

    Beijos a todos!

    Vanessa – PUC – São Paulo

    ResponderExcluir
  33. Edward, bom dia!
    Acompanhando seu texto e os comentários que gosto sempre de ler, deixo uma pergunta: Celso Daniel foi assassinado, todos sabem quem o matou, mas como figuram na lista do "Chefão", não serão punidos, pelo contrário, serão promovidos, mais dia menos dia com cargos no alto escalão do Governo. E os assassinos destas sete testemunhas? Se contar o menino que está desaparecido o número sobre para 8. Existem outros matadores à solta, os três que foram libertados não poderiam, presos, ter matado ninguém. E a família destas testemunhas assassinadas? Estão de braços cruzados? Não podem deixar isso barato. Tem muita coisa que precisa ser apurada, o caso não pode terminar em pizza, Edward, é um absurdo!

    Um bom dia a todos vocês!

    Soraya - Metodista - SBC.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia a todos!
    A Soraya tem toda a razão, esse caso Celso Daniel tem a participação de um serial Killer, certamente pago pelos "graúdos" que comandam a arrecadação de propinas, em nome do PT. Muitos inocentes perderam a vida na sequência da apuração do assassinato de Celso Daniel, uma verdadeira queima de arquivos. Até o coitado do garçon que serviu Celso Daniel e o "Sombra", eliminaram. Em qualquer outro País do mundo isso seria seriamente investigado, os culpados presos e condenados. Aqui no Brasil ainda compram um jornal de porte, com dinheiro roubado. A fama de paraíso dos ladrões vai nos acompanhar sempre.

    Beijos a todos!

    Talita - Unisantos - Santos - SP.

    ResponderExcluir
  36. Depois do assassinato covarde de Celso Daniel, essa quadrilha comandada por empresários de ônibus, políticos e dono de jornal, continuou usando os préstimos desse cérebro maligno conhecido como "Sombra", matando todos que poderiam incriminá-los. Esse número de sete mortos conhecidos, caso seja feita uma investigação séria, metendo "Sombra" e seus cupinchas na cadeia, pode até triplicar, acreditem. "Sombra", bom que todos saibam, está solto por causa de um pedido de Lula ao STF. O que nosso presidente prometeu no velório de Celso ele se esqueceu, como sempre! Ao invés de punir o culpado pelo crime, colocou-o em liberdade. Pensem bem antes de votar em outubro!

    Jeferson Menezes - Mauá - SP

    ResponderExcluir
  37. Caro Anfermam: por delegação honrosa do professor João Paulo de Oliveira, vamos aos fatos: o famoso Crime do Sacopã (ladeira de uma rua do Rio, onde ocorreu o assassinato de Afrânio Mello, dentro de um antigo carro Citroen), resultou na condeção do capitão Bandeira, da Aeronáutica, que perdeu assim sua vida e carreira. Anos depois ficou provado que era inocente. Foi readmitido na Força Aérea, já na reserva, e recebeu as promoções que teria e todos os retroativos de proventos. Mas isso não repôs o principal, a vida perdida numa prisão. Bandeira já morreu. O envolvimento do guarda costas do Getúlio, o Gregório Fortunato, foi em outro episódio, totalmente diferente, nada teve a ver com o Crime do Sacopã. Mas levou sim à crise político-militar que culminou no suicídio de Vargas em 24 de agosto de 1954. Se você rolar o blog achará uma crônica minha contando esse dia em detalhes, que faz parte do meu livro de memórias (ainda inédito) "Periferia da História". Espero ter ajudado, ainda que superficialmente, pois tudo isso demandaria grande espaço e muitas explicações e detalhes. Grande abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  38. Prezados amigos e amigas,

    Pelas manifestações de todos, podemos sentir que é unânime avoz que se levanta contra a corrupção instalada no poder público que, além do desvio de vultosas quantias de recursos, trazem violência e morte. Celso Daniel foi eliminado porque resolveu estancar a fraude ao perceber que os recursos desviados não estavam sendo utilizados somente para financiar os candidatos do PT, mas iam parar nos bolsos (largos) de seus companheiros.

    Desde a sua morte, o que tem ocorrido é uma operação abafa, instalada em todas as instâncias que lidam com o caso, com o objetivo de que tudo seja esquecido.

    Creio que o habeas corpus aos bandidos foi concedido em caráter liminar, assim, ainda tem que ser julgado o mérito, mas até lá os bandidos já fugiram ou serão apagados...

    Mudando de assunto, quero saudar a volta ao blog de nosso querido amigo Admir Morgado, lembrando que esse espaço é democrático e aqui são aceitas todas as opiniões, mesmo que não concordemos com elas. Além do carinho e da assiduidade,o Admir é o sócio nº 1 do blog!

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  39. Amigo-irmão Edward de Souza: Realmente, depois deste verão posso pedir na Marinha minha carteirinha de marujo... Foram 4 cruzeiros, em 3 navios diferentes, totalizando mais de um mês a bordo. É mole? No último, na descida para Buenos Aires, o mar ficou bravo e o navio balançou pra caramba. Nunca passei mal, mas neste faltou pouco para isso, senti o drama. O resto foi tranquilo, parecia navegação em lago. Está na pauta mais um, pelo Mediterrâneo, passando por Turquia, Egito, etc. Haja fôlego! Abração grande,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  40. Senhor jornalista, sabe a razão destes três marginais terem sido colocados em liberdade? Devem ter ameaçado contar tudo que sabem e como tem gente grande envolvida, mexeram uns pauzinhos e pronto. Estão todos soltos como se nada tivesse acontecido. Aqui é Brasil gente. Manda quem pode e obedece quem tem juizo. Tenho somente um questionamento a fazer: quem bancou os honorários, bem como as despesas com viagem e estadia dos causídicos que defendem os esses bandidos?

    Gabriel Siqueira - Cuiabá/MT

    ResponderExcluir
  41. Muito obrigado Milton Saldanha
    Vou ler esse episódio do seu livro para rememorar essa história.Muito boa mesmo a sua ajuda.
    Interessante que Tenório Cavalcanti, advogado de defesa de Bandeira, na investigação dos fatos teria feito um link com o Palácio do Catete ( aí apareceria o Gregório )a pedido de um senador que se sentia ofendido por sua filha estar namorando um tal de Afrânio solicitara a este ( Gregório ) certas providências e o Bandeira , namorando a mesma moça pagara o pato do assassinato de Afrânio. Parece novela mesmo é o que me lembro, minha memória pode ser errônea por isso pedi ajuda ao professor e agora com muito prazer lerei esse episódio do seu livro.
    Muito obrigado meu amigo Saldanha.

    Anfermam

    ResponderExcluir
  42. Caro Anfermam: Pelo que você conta, pode ser que o Gregório tenha tido alguma participação no caso e que fugia ao meu conhecimento. Meu pai tinha um livro com autos dos grandes processos da história, este era um deles. Uma pena, o livro (uma preciosidade) sumiu. Vou pesquisar nas minhas revistas O Cruzeiro, onde há reportagens sobre o caso, com fotos. O Afranio, a vítima, era um bandido, chantagista. Estava chantageando algum figurão, mandante do crime. Quando sobrar um tempinho vou tentar achar a matéria. Abraço!
    Professor, espero vê-lo a bordo em 2011. Mega abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  43. Comentar o quê, sobre o caso Celso Daniel? A nossa justiça é o sonho de consumo de qualquer bandido no mundo, pura incompetência e favorecimento ao crime. Não se vê na classe politica nenhuma vontade de mudar nada. Enquanto isso ficamos pranteando nossos mortos.

    Bj

    Adriana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  44. Edward, com certeza esses três marginais soltos pelo STF que mataram Celso Daniel, não passam de Lambarís. Os Tubarões, a essas alturas, já devem ter tomado as providências para silenciá-los, escreva. Que bom seria se a verdade viesse a tona. Mudaria a história desse País.

    Bjos, parabéns pelo texto-verdade!

    Ana Rita - Unifran - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  45. ANA CÉLIA DE FREITAS.quarta-feira, 24 março, 2010

    Olá Admir Morgado...
    Fico feliz que tenha reconsiderado sua opinião,você tem razão em não mudar sua linha de pensamento,mas acho que deve sim expor sua opinião da maneira como pensa ,tendo em vista que temos o direito de não concordar,mas o dever de respeitar.Afinal esse é um espaço democrático.
    Abraçosssssssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  46. Edward, faz tempo que essa tal caixinha de arredação de dinheiro para o PT existe, pelo menos cansei-me de ouvir falar sobre isso. Parece-me que todos o político que é eleito pelo partido também é obrigado a contribuir com 20 por cento do que ganha, isso é certo? Na época do mensalão, se não me engano, diziam que o partido estava quebrado, porisso colocaram o Delúbio na parada para arrecadar fundos e tirá-lo do buraco. Mas, com tanto dinheiro que arrecadam e ainda estão quebrados? No caso do Celso Daniel foi isso que aconteceu. A quadrilha comandada pelo "Sombra", que tinha a incumbência de achacar empresários com a desculpa de estar arrecadando dinheiro para o partido, acabava ficando com quase toda a grana. Celso Daniel descobriu e deu um grito que iria denunciá-los. "Sombra" e os graúdos contrataram os matadores e combinaram até o local onde Celso seria sequestrado e depois morto. Viram "Sombra" ao lado da Pajero, segurando uma arma e falando ao celular enquanto Celso era arrancado do carro como um animal. Que provas mais queriam para meter esses vagabundos na cadeia? Essa máfia que domina o poder é pior que a de Al Capone, roubam e matam, cientes da impunidade.

    Gerson M. Farias - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  47. Amigos. Eu não pretedia voltar ao assunto Celso Daniel que muitos aqui conhecem melhor que eu, no entanto, crimes paralelos foram levantados por força da propria natureza e coincidencias. É bom que se note diferenças na motivação.
    Quando se aborda o crime do Sacopã, eu estava lá, não somente li jornais, ajudei fazer as noticias que foram lidas.
    Conheci o tenente, sua mãe que era fncionaria do Palacio do Catete, o Afranio, funcionario do Banco do Brasil, seu envolvimento com mulheres da zona sul carioca. Vocês que falam do assunto sabem quem era o prefeito do Rio, se tinha filhos, se estes tinham conotação com o crime? Eu gostaria de saber.
    Um abraço do Garcia Netto;

    ResponderExcluir
  48. Boa noite Senhor Garcia Netto. O prefeito na época do crime do Sacopã, ocorrido em 1952 era Luiz Carlos Vital. Um dos seus filhos esteve envolvido na morte do bancário Afrânio. Suas impressões digitais foram encontradas no Citroen do bancário. No entanto, nada se provou contra ele. Na verdade, o Tenente Bandeira foi inocentado anos depois, saiu da prisão, graças aos trabalhos do advogado, jornalista e deputado Tenório Cavalcanti, que acusou um pistoleiro, de nome Joventino, como autor do crime. Também nada se provou e permanece uma incógnita até hoje. Quem matou no dia 6 de abril de 1952, Afrânio Arsênio de Lemos?

    Uma boa noite ao senhor.

    Homero Garcia - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  49. Alo chará que também é Homero do Rio.
    Muito de acerto em sua postagem. Obrigado.
    O nome do Prefeito do Rio em 52 era João Carlos Vital (não Luiz)e o advogado do Bandeira desde o início da história foi um luminar da justiça criminal no Brasil: Romeiro Neto
    O deputado Tenorio Cavalcante (homem da capa preta e lurdinha) teve importancia na revisão processual como testemunha.
    Se me permitirem falarei do assunto na próxima quinta em Relembranãs.Garcia Netto

    ResponderExcluir