sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CONVERSAR COM DEUS É UMA NECESSIDADE

"Digo-vos: as preces não chegam a Deus senão quando passam pela porta do coração". A frase é de nosso querido codificador Allan Kardec. Não me recordo no momento onde está inserida, mas é um bom exercício para os espíritas pesquisarem e constarem o que aí estou afirmando.
Quando criança aprendi com minha mãe a orar. Mas minha genitora, como espírita que é, não ensinou orações mecânicas, isto é, frases ditas como se fossem poemas que deveriam ser repetidos todos os dias, principalmente ao deitar. Na minha infância (e isso já faz muito tempo), não havia uma pedagogia infantil espírita e muito menos livros da doutrina destinados as crianças. Por isso, meu pai colocou-me em uma escola de ensino básico paroquial, no interior de uma igreja e ali tive uma educação religiosa, além de aprender a ler e escrever. Criei gosto pela leitura e acabei virando um “rato de biblioteca”, como se diz popularmente. Mas a frequência aos Centros Espíritas, principalmente a Federação Espírita Paulista era constante, pois minha mãe como médium cumpria sua tarefa e eu, pequerrucho, a acompanhava, tirando longas sonecas enquanto se desenvolviam os trabalhos.
Como seria bom se todas as crianças tivessem uma educação religiosa nos dias de hoje, não importa a crença, desde que seja direcionada para o bem.
No Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XXVIII – Coletânea de Preces Espíritas em seu Preâmbulo – item 1 diz: Os Espíritos sempre disseram: “A forma não é nada, o pensamento é tudo. Orai, cada um, segundo as vossas convicções e o modo que mais vos toca; um bom pensamento vale mais que numerosas palavras estranhas ao coração.”
“Os Espíritos não prescrevem nenhuma fórmula absoluta de preces; quando as dão é para fixar as idéias e, sobretudo, para chamar a atenção sobre certos princípios da Doutrina Espírita. É também com o objetivo de ajudar as pessoas que têm dificuldades para expressar suas idéias, porque existem as que não crêem ter realmente orado, se seus pensamentos não foram formulados.” (IDE -1984- Tradução Salvador Gentile).
Lembro-me ainda que naquela época, início da década de 40, os espíritas, mesmo os mais esclarecidos, ainda se apegavam ao sincretismo (resultado de séculos e séculos de uma religião predominante). Havia os que ainda mesmo frequentando assiduamente as searas espíritas não conseguiam se desraigar de certos costumes religiosos a que haviam professado. Lembro-me de meu pai, sempre quando necessitava orar para falar com Deus, dizia: “vou ao meu quarto tranco as portas e me confesso diretamente ao Pai.” Isso é apenas um comentário sobre aqueles tempos. Felizmente e rapidamente as coisas mudaram. As pessoas estão começando a compreender e entender como falar com Deus.
Existem doutrinas orientais que ensinam como se concentrar, ou se desligar do mundo que o cerca para meditar e em seguida orar e isso nada tem a ver com misticismo. São técnicas psicológicas (se bem que eles não entendem assim). Nós espíritas podemos, a exemplo de nossos irmãos orientais, fazer o mesmo, em qualquer lugar, sem nos atermos a um local qualquer. Muitos Centros Espíritas se localizam em locais movimentados e barulhentos, no entanto, os médiuns conseguem, desligando-se totalmente do burburinho e de seus problemas pessoais, concentrar-se e cumprir com seus deveres.
Cada um tem uma maneira muito pessoal de se desligar e se concentrar para uma oração ou realizar seu trabalho na Seara Espírita. No meu caso, quando no início de minha vida mediúnica, tinha um método: fechava os olhos, e começava a contar com a mente de l00 para trás, ou seja, 99, 98, 97, 96... E assim, lentamente, ia me desligando do mundo exterior. Raramente chegava aos 50. A partir daí estava completamente voltado para os trabalhos espirituais e minhas orações partiam de meu coração, muitas vezes, ou a maior parte delas, junto com lágrimas de emoção.
Hoje, não utilizo mais esse método, mas quem quiser experimentar... Esteja onde estiver, consigo me desligar e orar, mesmo porque, cercado como estamos, por irmãos doentes, temos necessidade de ORAR E VIGIAR, como nos foi recomendado. Em agindo desta forma, estaremos sempre cercados por bons amigos da espiritualidade.
Lembrem-se, meus irmãos, Deus e nossos amigos tutelares nunca se afastam. Nós e que nos afastamos deles com nossas ações erradas. Nosso Pai ali está juntinho de cada um de nós. Por isso, basta um pensamento sincero e comovido para alcançarmos as graças que merecemos, de acordo com a nossa evolução espiritual e a lei de Causa e Efeito. O Pai não revoga suas próprias leis, mas há sempre um lenitivo para cada ocasião. Há um velho dito popular que diz “Deus fecha uma porta e abre outra”. No Velho Testamento há o salmo 30:5: “O choro pode durar uma noite; mas a alegria vem pela manhã.”
Na verdade, estamos falando com Deus cada vez que tratarmos nosso semelhante e as outras criaturas com respeito e carinho; quando olhamos para o céu com suas nuvens formando figuras estranhas; quando vemos as árvores com suas cores vivas e suas flores coloridas; quando olhamos pequenos insetos percorrendo nosso jardim ou as aves cantando alegres; quando sentimos a chuva molhando a terra e abastecendo nossas necessidades fisiológicas; quando o sol nos aquece e faz com que as sementes germinem para nos alimentar. Deus está em toda parte.
E para encerrar vou contar uma pequena história: João, um velho escravo, todos os dias antes do sol nascer saia em direção ao eito com sua ferramenta. Ao chegar, o sol começava a aparecer. João pegava sua enxada, colocava-a em pé e com o queixo encostado na ponta do cabo, olhava para o “astro-rei” e dizia: "sinhô, eu estou aqui!"
__________________________________________
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, escrevendo crônicas, contos, artigos e matérias especiais. Contato com o jornalista pelo e-mail:
jgarcelan@uol.com.br
__________________________________________

39 comentários:

  1. Bom dia amigos (as) deste blog...

    Comecei a ler o artigo de J. Morgado ontem a noite. Conforme me aprofundava na leitura para a postagem na manhã desta sexta-feira, recordava de algumas passagens bíblicas ensinadas pela minha mãe quando eu era criança. Citava muito a de uma senhora que morava numa casa enorme num vale, mas uma montanha atrapalhava os raios do sol iluminarem sua casa e suas terras. Certa noite essa senhora resolveu rezar e pedir a Deus que a ajudasse e removesse a montanha do lugar.

    Assim fez durante algumas noites. Ajoelhava-se e rezava pedindo a Deus que tirasse a montanha do lugar. Sem o sol sua casa era fria e suas plantas não tinham forças para vingar, murchavam e morriam. Todas as manhãs essa senhora corria à janela e olhava para ver se a montanha havia saído do lugar. Nada acontecia, até que a mulher, raivosa ao abrir a janela num dia cedo, exclamou: "eu sabia que Deus não iria me ouvir. Essa montanha não vai nunca sair daí, o jeito é me mudar".

    Minha mãe Dalva, já falecida, mostrava para seus filhos que rezar apenas não basta, é preciso, acima de tudo, crer em Deus e ter fé e não agir como o fez a mulher da montanha. Os anos se passaram, mamãe nos deixou muito cedo. Meu amigo-irmão Morgado a trouxe de volta esta noite e, baixinho, ela voltou a me contar a história da montanha e recomendou: "meu filho, rezar é preciso, mas acima de tudo, tenha fé e confie em Deus".

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sr. Juliano..

    Dispensável dizer alguma coisa diante de tanta fé e beleza.
    Oxalá todos tivessem a mesma visão da vida e de Deus e o mundo seria um lugar aprazível e sem conflitos.
    Aprendi que a oração é a forma de falarmos com Deus e que êle nos ouve, quando existe sinceridade de propósitos. Não dá pra conceber a vida sem uma força criadora, não importando o nome que lhe atribuam.
    A oração é o nosso elo com o Criador e ela nos leva até Êle.
    um bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia J. Morgado!
    Concordo com o Edward, que me emocionou ao contar essa passagem bíblica ensinada a ele pela sua mamãe. Rezar só faz bem e nunca devemos desprezar uma prece feita com o coração, com fé. Há muitas maneiras de rezar, principalmente quando estamos servindo a Deus com humildade e espírito cristão: socorrendo os pobres, evangelizando, organizando eventos religiosos e estudando para o crescimento espiritual.

    O Padre Roque Schneider contou na TV o episódio de uma menina de cinco anos que foi raptada na França e ficou desaparecida por mais cinco anos. Após esse longo período, ela conseguiu fugir do local onde vivia e foi encontrada por um caminhoneiro, que a levou a uma delegacia próxima. Como não sabia dizer o nome completo do pai, nem da mãe, nem onde morava antes, lembrou-se da oração que sua mãezinha lhe ensinou: "Oh, meu querido anjo da guarda, sei que você protege as crianças; proteja-me. Proteja também o papai, a mamãe e a vovó. Um beijo meu". Divulgada esta oração nos meios de comunicação, os pais foram localizados. A oração devolveu-lhe à família.
    Bjos e um lindo final de semana a todos...

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos e amigas, bom dia J. Morgado!
    Independente de religião, todos nós, tementes a Deus, tenho certeza que rezamos. Muitas vezes nos momentos de dificuldades, doenças em família, problemas financeiros e por aí afora. Mas, rezamos sempre. Cada qual da sua maneira e do seu jeito.
    Eu tinha um amigo, falecido recentemente, que adorava bater no peito e dizer para todos nós que era ateu e que não perdia tempo com orações. Seus pais era católicos fervorosos, não saiam das missas aqui em Jundiaí e promoviam encontros entre fiéis na sua casa. Esse meu amigo jamais desrespeitou os pais e creio nunca os deixou saber de sua descrença em Deus e nas orações. Seus pais faleceram. Primeiro o pai, depois a mãe, que ficou sob seus cuidados. E muito bem cuidada, diga-se. Um ano depois do falecimento dos seus pais esse meu amigo adoeceu. Um câncer na laringe começou a minar aos poucos sua vida. Tinha apenas 62 anos quando a doença se manifestou. Hélio, cito apenas o primeiro nome, continuava a dizer que era ateu e jamais iria pedir ajuda a Deus para amenizar sua dor. Um dia antes de seu falecimento eu o visitei em sua casa. Estava com 40 quilos, dos 80 que pesava. Em suas mãos uma Bíblia, a mesma que pertencia a sua mãe. Com dificuldades para falar, Hélio me disse: "tenho me sentido bem melhor. Hoje rezei e pedi a Deus que me acolha em seu santo reino".
    Com lágrimas nos olhos deixei sua casa e não mais o encontrei com vida.

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ôi J. Morgado,
    Orar faz bem a alma, seja qual for a religião. Eu sempre tiro alguns minutos por dia, geralmente a noite e pela manhã, para elevar meus pensamentos ao alto e pensar coisas positivas e postular acontecimentos felizes. Mahatma Gandhi disse - Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma. A oração é antes de tudo terapêutica porque pacifica, unifica, ordena a vida, os pensamentos e os afetos.

    É preciso orar com fé. Acreditar no poder da oração. Rezar é estar com Deus e com os outros. Normalmente a oração verdadeira e profunda leva à compaixão, ao perdão, à solidariedade. O amor é fruto da oração. Rezar é um ato de amor e o amor é consequência da oração. Quem reza está imunizado contra muitos males. A oração nos protege das tentações. Eu adoro falar com Deus, J. Morgado. Ele sempre me ouviu.
    Bom fim de semana,

    Liliana Diniz – FUABC – Santo André – SP.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, J. Morgado...
    Na oração encontro calma
    Na oração encontro paz
    Orar a Deus faz bem a alma
    Falar com Deus me satisfaz.

    Falar com Deus que privilégio
    Abrir a alma ao Criador
    Sentir que os céus estão abertos
    E ouvir a voz do Salvador.

    Grande é o nosso Deus
    E as obras que Ele faz
    O Seu perdão me dá conforto
    E em Seu amor encontro paz

    Falar com Deus é o que mais quero
    Pois Ele é fonte de poder
    Só nEle a vida faz sentido
    Pois me dá forças pra viver.

    Grande é o nosso Deus
    E as obras que Ele faz
    O Seu perdão me dá conforto
    E em Seu amor encontro paz

    Na oração encontro calma
    Na oração encontro paz
    Orar a Deus faz bem a alma
    Falar com Deus me satisfaz.
    Falar com Deus me satisfaz.

    Alzirinha - UNIFRAN - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  8. Um bom dia a todos! Olá J. Morgado, que lindo seu artigo desta sexta, adorei.
    Eu gosto de conversar com Deus todos os dias. Não o “Pai Nosso” e “Ave Maria” que a gente aprende desde criança. Em geral, quando fazemos essas orações, não oramos de verdade. Apenas pronunciamos palavras decoradas numa determinada ordem e achamos que, por causa disso, Deus vai ajudar ou receber agradecimentos. E tem gente que, mecanicamente, ora milhões de “Pai Nossos” e “Ave Marias” todo dia, achando que o poder da prece aumenta dessa forma… Orar é mais que isso. Tem que orar com sentimento, com fé pra dar certo. Não é preciso falar com a boca, suficiente falar com o coração. Cientificamente, eu acredito que ondas magnéticas de intensidade diferente são emanadas do nosso pensamento quando oramos desse jeito, e embora não consigamos detectá-las no ar, Deus consegue e vai ouvir.
    Bjos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  9. Olá J. Morgado, um bom dia...
    O Edward citou uma bonita passagem bíblica, mostrando que rezar apenas não basta, é preciso ter fé. Tem uma outra passagem na Bíblia que aborda exatamente isso, a fé. Quando Cristo passava e uma multidão de enfermos o esperava na esperança de ser curados, todos eles rezavam. Jesus certa feita recebeu agradecimentos de um desses que foram curados e respondeu assim: "não me agradeça, a tua fé te curou".
    Exemplo maior que esse não é preciso. Devemos rezar sempre, mas com fé em nossos corações.
    Bjos a todos e bom fim de semana!

    Lidiane - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  10. Peço perdão a todos vocês, mas não concordo com a maioria desses comentários. A crença nas orações é uma superstição. Quando uma oração parece ser atendida, é uma coincidência. Simplesmente, orações não possuem absolutamente nenhum efeito no desfecho de qualquer evento. O “poder da oração” é, na verdade, “o poder da coincidência”. Orações não funcionam porque Deus é completamente imaginário.

    Luiz Augusto Macedo - Curitiba

    ResponderExcluir
  11. Prezado articulista, eu também me pergunto, pra que serve uma oração? Uma pessoa num momento de desespero pode orar com toda convicção que não faz nenhuma diferença, acontece o que tem que acontecer. Esse tal de deus não existe, se existisse então seria insensível aos pedidos, ou incapaz de atender, porque mesmo em uma situação de perigo iminente, por mais que uma pessoa tenha sua vida correta, está sujeita aos acontecimentos do acaso, indiferentemente do merecimento de sua conduta.
    Coisas boas acontecem às pessoas ruins e coisas ruins acontecem às pessoas boas, ou seja, tudo acontece conforme o acaso ou conforme ao esforço de cada um em atingir os seus objetivos realmente possíveis.

    Paulo Siqueira – Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  12. Crer ou não em Deus é um problema íntimo de cada pessoa. O que importa é seu comportamento perante a natureza e seus semelhantes. O respeito ao próximo é muito importante. Em assim fazendo, já estaremos orando.

    Maria Monge – Marinque - SP

    ResponderExcluir
  13. A cada um é dado segundo as suas obras. A oração dirigida ao Criador é sinal de humildade. Por tanto obra do ser interior de cada um. Bom dia. Paz para todos.

    Um brasileiro – Chapada dos Veadeiros – Alto Paraíso – GO.

    ResponderExcluir
  14. “Todo aquele que me confessar e me reconhecer diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai que está nos Céus; O QUE ME NEGAR diante dos homens, também EU O NEGAREI diante de meu Pai.”

    Maria Ercília - Limeira - SP.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Juliano!!!

    Bonito artigo, mas não da beleza dos olhos, ouvidos, das catedras, mas a beleza do coração, o tempo vem o tempo vai, mas a cada ano que vem o coração mais se sensibiliza aos verdadeiros valores da vida!
    Um dia Juliano, um dia, todos teremos a mesma religião, encararemos Deus na infinitude das verdadeiras qualidades morais, esse dia será de paz, de muita paz!
    Nestes dias, não haverá um só pensamento que não será de prece a Deus, pois estaremos comungando do pensamento infinito do Pai!!!

    um abraço, meu chapa!

    ResponderExcluir
  16. Tenho 56 anos e a vida toda tenho rezado, orado e implorado a Deus. Nunca tive uma só oração atendida. E não são pedidos absurdos. São coisas simples como um bom emprego, ou uma promoção. Nada aconteceu. Pura ilusão. Aí os caras dizem que Deus não atende porque sabe o que é melhor para nós. Será que ficar desempregado, viver na miséria, passar fome ou nascer aleijado é bom ou melhor para alguém?

    Gastão Ribeiro - São Paulo

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Senhor J. Morgado, permita-me dar um conselho aos descrentes que desprezam o poder da oração. Precisam saber que a nossa alma se alimenta da oração. Ela é indispensável para alimentar nosso interior, nos dar forças no combate contra o pecado, no combate às dores, tristezas, e angústias. A oração é uma conversa com Deus, um diálogo. Devemos fazer a nossa parte, rezar e acreditar. Deus faz e fará a parte Dele. Ele é fiel! Rezem, tenham fé e colham os frutos.

    Vanessa - PUC - São Paulo

    ResponderExcluir
  19. Olá! Gostei muito da mensagem. A oração é essencial p/ vida humana. Esse é o caminho para estar com o Senhor.

    Foi muito legal ler a sua mensagem, J. Morgado. Aprendo muito lendo os textos que você escreve.
    Abraços,

    Mariana - Bebedouro - SP.

    ResponderExcluir
  20. LUIZ ANTÔNIO DE QUEIROZsexta-feira, 13 novembro, 2009

    Caro J.Morgado,

    Que o seu texto possa servir de reflexão para não olvidarmos o valor da prece.
    Parabéns pela artigo.

    Abraço Fraterno

    Luiz Antônio de Queiroz
    Franca-SP

    ResponderExcluir
  21. Olá meus fraternos amigos

    Recentemente, graças a minha gula excessiva, minha diabete (ou diabetes) subiu as alturas.
    Uma viagem de lazer contribuiu para que eu me descuidasse. Resultado: descuido + indisciplina = 300. O número para um diabético tipo II é no máximo 120, com uma ressalva de 130 para se evitar uma hipoglicemia.
    Mais de um mês foi necessário para que o índice de glicemia chegasse a 136.
    É lógico que além do remédio, a boca fechou-se aos alimentos ricos em carboidratos entre outras coisas.
    Passo fome? Sim e não! A vontade de comer é enorme, principalmente depois de uma simples salada de folhas no jantar com duas torradas e nada mais.
    O resultado de tudo isso foi que acabo de marcar consulta com o oftalmologista. Devo fazer uma reavaliação. Há ainda o médico vascular e o endocrinologista.
    Tudo isso porque deixei de me vigiar.
    Como consegui vencer mais esse obstáculo na minha vida? Pedindo a Deus forças para poder lutar. Não pedi que curasse minha diabete já que a culpa foi totalmente minha.
    Essas forças me foram concedidas e hoje ao levantar e medir meu índice glicêmico pulei de alegria. Agradeci a Deus mais uma vez. “A minha fé me salvou!” Obrigado meu Pai.

    Um abraço a todos

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  22. Caro J. Morgado, espero que continue bem e cuidando de sua diabetes, ela é traiçoeira. Seu artigo desta sexta é muito bom. Devemos orar sempre porque assim damos livre acesso para Deus agir em nossas vidas. O que acontece é que somos apressados, queremos tudo para ontem e as vezes tratamos Deus com um balcão de milagres. Deus tem seu tempo e um jeito próprio de agir na vida de cada um. Assim como somos únicos, Deus também nos trata com total exclusividade na sua hora e tempo exatos.

    Bom final de semana pra vocês!

    Paolo Cabrero - Itu - SP.

    ResponderExcluir
  23. Não é de hoje que ouvimos falar do poder da oração. Atualmente, a ciência vem em auxílio do ser humano para confirmar esse poder. Pesquisadores do Departamento de Energia Atômica dos EUA fizeram um experimento com uma mulher religiosa em estado terminal, instalando um aparelho com o objetivo de medir a força de sua oração. Este aparelho constava de uma escala em que o ponto central correspondia a zero e seguia à direita até 500 graus positivos e à esquerda até 500 graus negativos. O mesmo aparelho medira, antes, a atividade da maior estação de rádio do país, no momento de maior potência, e este alcançara os 90 graus positivos. A mulher que estava em agonia final rezava fervorosamente em voz alta. O ponteiro do aparelho disparou para a direita, alcançando os 500 graus positivos, mostrando que a oração tinha uma força cinco vezes maior do que a da maior estação da América.

    Dra. Ely Barreto, psicóloga - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  24. Essa eu recebi faz alguns dias por e-mail e circula pela internet, mas hoje é o momento propício para que, quem não a leu, que o faça. Vale a pena.

    Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro, e lhe pediu fiado alguns mantimentos.

    Ela explicou que o seu marido estava muito doente e não podia trabalhar e que tinha sete filhos para alimentar.

    O dono do armazém zombou dela e pediu que se retirasse do seu estabelecimento.

    Pensando na necessidade da sua família ela implorou:

    - "Por favor senhor, eu lhe darei o dinheiro assim que eu tiver...".

    Ele lhe respondeu que ela não tinha crédito e nem conta na sua loja.

    Em pé no balcão ao lado, um freguês que assistia a conversa entre os dois se aproximou do dono do armazém e lhe disse que ele deveria dar o que aquela mulher necessitava para a sua família, por sua conta.

    Então o comerciante falou meio relutante para a pobre mulher:

    "Você tem uma lista de mantimentos?"

    - "Sim", respondeu ela.

    - "Muito bem, coloque a sua lista na balança e o quanto ela pesar, eu lhe darei em mantimentos!"

    A pobre mulher hesitou por uns instantes e com a cabeça curvada, retirou da bolsa um pedaço de papel, escreveu alguma coisa e o depositou suavemente na balança.

    Os três ficaram admirados quando o prato da balança com o papel desceu e permaneceu embaixo.

    Completamente pasmado com o marcador da balança, o comerciante virou-se lentamente para o seu freguês e comentou contrariado:

    "Eu não posso acreditar!".

    O freguês sorriu e o homem começou a colocar os mantimentos no outro prato da balança.

    Como a escala da balança não equilibrava, ele continuou colocando mais e mais mantimentos até não caber mais nada.

    O comerciante ficou parado ali por uns instantes olhando para a balança, tentando entender o que havia acontecido...

    Finalmente, ele pegou o pedaço de papel da balança e ficou espantado pois não era uma lista de compras e sim uma oração que dizia:

    "Meu Senhor, o Senhor conhece as minhas necessidades e eu estou deixando isto em Suas mãos..."

    O homem deu as mercadorias para a pobre mulher no mais completo silêncio, que agradeceu e deixou o armazém.

    O freguês pagou a conta e disse:
    - "Valeu cada centavo..."

    Só Deus sabe o quanto pesa uma oração...

    Bom final de semana!

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  25. Como sempre um artigo maravilhoso escrito pelo jornalista J. Morgado. Todos os dias rezo, não só uma, mas duas ou três vezes. Agradeço a Deus pela saúde, pela alimentação, por mais um dia de vida e peço-lhe que dê paz e tranquilidade ao mundo, conturbado com tanta violência.

    Orar é falar com Deus colocando nossos sonhos, nossas necessidades e agradecer. É um momento de quietude onde a comunicação é direta. A melhor forma de orar é abrir o coração e deixar as palavras fluírem.

    Tenham um ótimo final de semana!

    Fernanda - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. A oração é uma manifestação de Fé na Divindade. Hoje até a ciência estuda os efeitos da oração através da Fé. Efeitos que tem como resultado cura de doenças do corpo, melhora da qualidade de vida de pessoas muito doentes. Aí, vêm alguns seres humanos. “pedintes “ de plantão, querem através da oração sem fé, coisas que só o esforço próprio pode conseguir. Por que essas pessoas não pedem energias adicionais para serem pessoas mais humildes, bondosas etc? Bom fim de semana e muita paz para todos.
    Um brasileiro – Chapada dos Veadeiros – Alto Paraíso – GO.

    ResponderExcluir
  28. É maravilhoso orar seu Juliano. A gente se sente mais leve depois de falar com Deus.

    Anderson Dias

    São Vicente - SP

    ResponderExcluir
  29. Não somos bichos, somos pessoas com uma alma e é necessário alimentá-la, seja junto de qualquer Deus que nos fortifique. A oração é precisa mas...juntamente com a acção!! Fé sem obras...estranha fé!!
    Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei.
    Havia uma senhora muito devota. Deus ocupava o lugar cimeiro da sua vida. Todas as manhãs, mal o dia começava, ia á Igreja rezar. Pelo caminho havia sempre quem precissasse da sua ajuda,mas ia tão concentrada nas suas devoções que não os via.
    Um dia,depois de ter percorrido o caminho habitual em direcção á Igreja, e no momento em que o culto ia começar, empurrou a porta, mas ela não se abriu. Insistiu. Em vão. A porta estava fechada á chave.
    Aflita por, pela primeira vez na sua vida, não poder assistir ao culto e não sabendo o que fazer, olhou para o céu. E foi neste movimento de olhar que, precisamente ali, frente aos seus olhos, viu im papel colado na porta da Igreja com este pequeno recado manuscrito: ESTOU AÌ FORA...
    Um beijo e bom fim de semana para todos.
    Graça

    ResponderExcluir
  30. Boa noite a todos!
    Eu tenho uma curiosidade e gostaria de perguntar para quem é espírita. Tenho um amigo que vai sempre a um centro espírita e me diz que toma um passe e sai de lá leve e descontraído. Minha pergunta é essa: o passe é uma oração que é feita para a pessoa? Como funciona isso, por favor! Mais ainda. Quem quiser pode tomar esse passe?
    Oração todos nós em casa fazemos. Temos fé em Deus e em sua misericórdia!
    Obrigada,

    Miriam - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  31. Prezado senhor J. Morgado...
    O mais lindo da oração é porque temos livre acesso para conversar com o nosso Criador. Podemos ter intimidade e ser amigos de Deus, realmente. Olha só que privilégio nós temos! A oração cheia de fé realmente faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa. Excelente texto, senhor J. Morgado. Que Deus continue lhe iluminando para continuar a escrever artigos bons como esse!

    Adriana P. Toledo - PUC - São Paulo

    ResponderExcluir
  32. Prezado jornalista Morgado, orar é muito bom. Quando oramos falamos com Deus. E não há experiência que se compare ao prazer de estar com Deus. A oração deve ser vista como uma honra, um prazer. Orar não deve ser uma obrigação e sim uma necessidade.

    A oração é sublime.

    Parabéns pelo texto

    Arlete Campos - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  33. Olá Miriam

    Só agora pela manhã vi sua postagem no blog e, conseqüentemente, sua argüição a respeito do passe
    Terei imenso prazer em satisfazer sua curiosidade. Basta enviar um email para meu endereço eletrônico jgarcelan@uol.com.br

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  34. Bom dia, Senhor J. Morgado!
    Eu também queria saber sobre o passe, se ele é ou não um oração. Não poderia ser dada essa explicação aqui no blog? Facilitaria a vida de outros que querem saber sobre isso. Se é aqui que comentamos, por aqui deveríamos saber a resposta. Ou existe alguma implicação sobre essa resposta?
    Obrigada,

    Marcia Regina - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  35. Olá Amigos

    Dado o interesse de algumas pessoas, esclareço que evito entrar na parte científica do Espiritismo, para evitar polêmicas.
    O Espiritismo não faz proselitismo ao contrário de outras religiões. Pela dor ou pelo amor é o caminho.
    Conscientizar-se dos princípios básicos da doutrina que tem como fundamental os ensinamentos pregados por Jesus não é fácil. O Mestre impunha as mãos para transmitir energias aos que dela necessitavam. E, decorridos tantos séculos as pessoas ainda não conseguiram entender esse gesto de amor e caridade.
    O passe na casa espírita representa um bom recurso de auxílio às pessoas que estejam enfermas, ou desgastadas emocionalmente ou, ainda, sob assédio de maus espíritos. Não deve ser a atividade única
    nem a mais importante na casa espírita, e deve estar sempre associado à tarefa de esclarecimento e
    orientação doutrinária do assistido, porque o objetivo primordial do Espiritismo é o progresso intelecto-moral da humanidade e não o simples e momentâneo alívio de seus males.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  36. Senhor J. Morgado, obrigada pelas explicações.
    Bom fim de semana para o senhor e toda a família,

    Miriam - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  37. ANA CÉLIA DE FREITAS.segunda-feira, 16 novembro, 2009

    Boa tarde a todos.
    Belíssima crônica,e como sempre nos levam a refletir sobre nossos gestos.
    Acredito no poder da oração,mas também se faz necessário não só rezar para pedir algo,mas agradecer sempre,grande parte do ser humano lembra só de pedir,agradecer never,e quando não atendido diz que Deus o esqueceu,mas quantas vezes "esquecemos" do criador?
    Devemos lembrar e agradecer sempre,seja nos momentos difíceis e,claro nos momentos de glória.
    Beijos a todos e fiquem com Deus.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir