sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A OUTRA FACE: UM GESTO DE CORAGEM

O nono parágrafo do capítulo 37 do livro “Fonte Viva” (edição FEB/1986), psicografado por Francisco Cândido Xavier e ditado pelo espírito Emmanuel, assim diz: “Se não é justo atirar petróleo às chamas, com o propósito de apagar a fogueira, ninguém cura chagas com a projeção de perfume”. No parágrafo anterior (oitavo) da mesma lição, o sublime guia espiritual de Chico diz: “Nas horas difíceis, em que vemos um companheiro despenhar-se nas sombras inferiores, não olvidemos que, para auxiliá-lo é tão desaconselhável a condenação, quanto o elogio”. Infelizmente, a humanidade num todo ainda não consegue compreender que a paz que tanto se almeja só será possível quando o respeito se fizer presente nas relações humanas. O amor fraterno se seguirá e com ele a harmonia fraterna será uma realidade. Acusamos, criticamos, agredimos, vilipendiamos e ferimos com atos e palavras nosso próximo (nossos irmãos), justificando com esses atos que se trata de um revide. E, pasmem! Somos cristãos.
O revide não é ato de um cristão. No Novo Testamento assim está escrito: “Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, orientai-o com espírito de mansidão, velando por vós mesmos para que não sejais igualmente tentados”. (Paulo. Gálatas, 6:1.).
O mundo sempre esteve repleto de guerras. Guerras que começam porque o orgulho de alguém foi ferido. O diálogo, o ensino cristão e outras filosofias religiosas semelhantes, nunca foram empecilhos para a truculência do homem. No dia a dia, as páginas dos noticiários policiais estão repletas de fatos de ferocidade e horror. Questões de trânsito, familiares, passionais, entre vizinhos e desrespeito às leis dos homens e às leis naturais. Uma “estupidez geral”! Reclamamos dos mandatários sem nos atermos que esses indivíduos são frutos do meio em que vivemos. Daí...
O orgulho e seus filhos diletos, entre eles a hipocrisia, imperam em um mundo perfeito, maculado por uma humanidade insensata. “Dar a outra Face” para essa mesma humanidade é sinal de covardia. Entretanto não poderia haver maior ato de coragem ao fazê-lo. Em “Evangelho Segundo o Espiritismo”, no capítulo XII, ”Amai Vossos Inimigos”, item 11, “O DUELO” (Livraria Allan Kardec Editora), apesar de ser, para alguns, um capítulo ultrapassado, nunca foi tão atual como o é nos dias de hoje. Na época os duelos físicos (pistolas e espadas) eram comuns, mas eles continuam verbalmente, ocasionando discórdias e tragédias. “(...) Refleti um pouco: por causa de uma palavra, as vezes dita irrefletidamente, ou quase inofensiva, da parte de um dos vossos irmãos, inflama-se o vosso orgulho, respondeis de modo irritado, e daí uma provocação” (...). Frases como essa, nos mostram que duelamos todos os dias com insultos ou objetos. Não temos a coragem de nos resguardar ou dar a outra face. O orgulho fala mais alto e as tragédias e desentendimentos se sucedem. Enfim, podemos almejar por paz, se cada um de nós não está contribuindo para que isso aconteça?
A importância da doutrina espírita está exatamente em chamar a atenção para o que está escrito no parágrafo acima. Muitos dos detratores se apegam na lei da reencarnação para combater o Espiritismo. Porque será? Nós espíritas, sabemos a resposta. O foco maior da codificação é chamar a atenção da importância da reforma íntima. Conscientizado disso, o indivíduo lutará todos os dias para diminuir seus defeitos morais e materiais.
“Dar a outra face” não é seguir literalmente o que diz a frase. É ser corajoso e mostrar que aqui estamos para evoluir moral e intelectualmente. É dizer que com truculência verbal ou física a paz está longe de ser alcançada. “Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho” (Mahatma Gandhi).
___________________________________________
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, escrevendo crônicas, contos, artigos e matérias especiais. Contato com o jornalista: jgarcelan@uol.com.br
___________________________________________

17 comentários:

  1. Bom dia meus amigos (as) deste blog...
    Já me acostumei a ouvir ou receber e-mails com essa pergunta: "esta sexta-feira é dia do artigo especial de J. Morgado?" Como ficou estabelecido neste blog, a cada 15 dias, sempre numa sexta-feira, tem um artigo especial de J. Morgado neste espaço. E esta sexta-feira eu já tive o privilégio de ler, com exclusividade, sua mensagem maravilhosa, que transmite fé, amor e esperança.

    O que é preciso deixar claro aqui é que meu amigo-irmão J. Morgado não procura, com seus artigos especiais, convencer as pessoas a se converter ao espiritismo. Seu objetivo é trazer bons ensinamentos e mostrar a filosofia dessa doutrina de uma maneira profunda, mas simples, respeitando todas as crenças, sejam elas quais forem.

    Com isso, sua sexta-feira especial mobiliza cada vez mais nossos leitores, cujo número aumenta de uma forma significativa. Muitas vezes seus artigos causam polêmica, sem que Morgado provoque, sei perfeitamente que não é essa sua intenção, mas esse espaço é democrático por isso debates são aceitos, sempre de uma maneira civilizada porque, felizmente, conseguimos atrair leitores de bom nível cultural que se respeitam e discutem de uma forma inteligente e racional. Esse assunto de hoje, "A outra face", foi, mais uma vez, abordado com maestria pelo amigo-irmão J. Morgado. Grato, Mestre!

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Amigas e amigos, caro J.Morgado: A busca doentia por acumulação material é o que afasta o homem do altruísmo. Quanto mais tem, mais quer ter, não importa que para isso tenha que matar, ferir, trapacear. Foram famosos os gangsters que depois de extorquir e matar se aboletavam na frente do altar para rezar. Depois saiam dali para extorquir e matar novamente. Seres desprovidos de qualquer ética e moral, vergam o corpo, mas esquecem de colocar a alma também de joelhos.
    Bom dia e abraços a todos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  3. Bom dia J.Morgado e demais que me lêm.

    Esta é realmente a postura que todos devem ter em verdade. Ao terem perseguições, violencias a nossa tendência é revidar!

    Se não revidamos fisicamente revidamos com processos judiciais e a luta , a discórdia prossegue...Todo juiz ama que as partes envolvidas façam acordos. Por que? Diz assim a Biblia: "Enganoso é o coração do homem" .

    Eu aprendi J.Morgado nesta vida que as perseguições e a vingança não trazem nenhuma vantagem pois não recupera o que foi perdido...

    A vingança e a perseguição trazem ao coração um sentimento amargo como fel e já o amor coloca no coração a saudade. A saudade bem definida por Almeida Garrett: "A saudade tem sabor amargo e pungir delicioso" Que maravilha o amor.

    Jesus ensinou esta solução de dar a outra face também para nela também baterem...Eu entendo que neste momento em que nos batem, tornamos nossa outra face para Deus, saberemos receber as pancadas sem sofrermos tanto...

    Este Jesus tão falado hoje em dia é motivo de críticas, por tantos que criticam tudo e todos sem conhecerem a verdade: "Se conheceres a verdade, esta verdadeiramente vos libertará". Na Bíblia a verdade é o próprio Senhor Jesus: "Eu sou o caminho,a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não fôr por mim". J.Morgado eu vejo colegas seus criticarem segmentos religiosos sob a tutela humana sem o devido respaldo espiritual, isto é, vendo somente o lado físico,humano deixando de lado a ótica espiritual. Posso estar de outro lado do pensamento espiritual mas não posso deixar a oportunidade de escrever numa matéria inteligente, bem elaborada e cujo intuito final é a melhoria de nós seres humanos.

    Parabéns J. Morgado por sua coragem na abordagem de tema tão envolvente a ao mesmo tempo tão difícil...

    Assim voltemos nossas faces para Deus e que este nos ajude a melhorar nosso povo, sem torná-los fanáticos mas torná-los conscientes de seus deveres para a humanidade e para o nosso Deus.

    Salve J. Morgado, os leitores e o povo Brasileiro.

    Anfermam

    ResponderExcluir
  4. Amigos (as) deste blog... bom dia
    Vingança é a arma dos pobres de espírito. A Natureza, maltratada e vilipendiada pelo homem, não se vinga, apenas cobra o que lhe foi surrupiado. Só o ser humano entende que a vingança seja o lenitivo d'alma.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  5. Ôi J. Morgado, uma linda mensagem neste final de semana. Uma das mais belas passagens da Bíblia quando Cristo mostra toda a sua humildade, nos ensinando que sempre devemos dar a outra face, quando recebermos uma bofetada. Infelizmente não é assim que a maioria entende, por isso nosso Mundo está violento. O ser humano hoje procura fazer justiça com as próprias mãos e não se lembra nunca dos ensinamentos de Cristo, infelizmente...

    Um bom final de semana pra todos!

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  6. Prezado J. Morgado!
    Acompanhando com atenção seu texto desta sexta-feira especial, comecei a refletir. Cheguei a conclusão que nós, seres humanos, por conta própria redigimos um capítulo diferente da Bíblia. Ao invés de darmos a outra face quando formos atingidos, criamos novos recursos, como por exemplo: "se alguém lhe dar um tapa no rosto, responda-lhe imediatamente que, no rosto em que mamãe beijou, malandro não bate". Ato contínuo, saque de um revólver e dispare, no mínimo, uns cinco tiros no agressor.

    É isso que vemos acontecer todos os dias. Porque tantas guerras? Simplesmente porque o comandante de determinado País se sentiu ofendido por outro vizinho ou mesmo distante. E devolve a ofensa com mísseis, bombardeio, provocando destruição, morte e pestes no Mundo todo. Os ensinamentos de Cristo, desgraçadamente, foram em vão.
    Um abraço, parabéns pelo artigo.

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  7. Senhor J. Morgado...
    Não deixo de ler seus artigos. Esse de hoje é mais uma lição que todos nós precisamos aprender. A não desprezar nem odiar o próximo. Estender a mão para aquele que precisa e busca ajuda, principalmente ser humilde, tarefa dificil nos dias em que vivemos. Existe outra passagem bíblica, não posso precisar capítulo nem versículo, mas me lembro de ter lido. Essa passagem a humanidade decorou e coloca em prática todos os dias, Senhor J. Morgado: "quem com ferro fere, com ferro será ferido". Claro que é preciso entender como e porque essa frase foi dita por Deus e porque ela está na Bíblia. Tem um outro significado para a época em que foi empregada. Resolveram entender isso agora, e de uma forma errônea!
    Bjos pra todos vocês!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  8. Prezado J. Morgado, penso que o título acima, em sua mensagem maravilhosa, ficaria bem se, ao invés de coragem, fosse colocada a palavra humildade, o que acha? Ficaria assim: "A outra face, um gesto de Humildade". Isso é o que nós precisamos para saber retribuir com rosas, os espinhos que nos enviam.
    Bjos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  9. Permita uma pequena história:

    Certo mestre foi informado por seus discipulos de que havia chego a vila, um grande guerreiro, dominado por imensa fúria, no intuito de matar o mestre e demonstrar seu grande poderio.
    No encontro com o mestre o guerreiro lhe diz, que iria mata-lo e com isto demonstrar ser maior que o mestre, mas que iria mata-lo com um só golpe de espada
    O mestre sem responder, desafiou o guerreiro "que se fosse o grande guerreiro, que cortasse uma arvore com um só golpe de espada"
    O que de pronto o guerreiro fez, com um só golpe de espada decepou a arvore ao meio, e disse que o mestre seria o próximo
    Mas o mestre disse, " agora se realmente vc for o maior de todos, junte as duas partes da arvore em uma só, assim como ela era antes do golpe"
    O que de imediato o guerreiro negou em poder faze-lo e escutou do mestre " o maior de todos nos, não é aquele que destroi a vida, mas sim aquele que a devolve"
    O guerreiro diante do axioma, retornou ao seu caminho de exilio, confessando ainda não ter tal poder e assim reconhecendo que alguém ainda lhe era superior !

    abraços Juliano!

    ResponderExcluir
  10. UM AGÊNERE


    A garota andando pelos dormentes dos trilhos que ilustra esta matéria trouxe de imediato para eu e minha esposa a lembrança de um acontecimento que se deu na primeira metade da década de 90 no município de Passa Quatro, uma estância do circuito das águas de Minas Gerais.
    Não tocaria no assunto se não fosse por essa foto.
    Hospedados em um hotel naquela cidade, todos os dias pela manhã eu e minha esposa saímos para longas caminhadas. O clima e a paisagem propiciavam esse exercício.
    Por ali passava uma estrada férrea bem conservada (me parece que ainda existe).
    Um dia quando caminhávamos pelos dormentes em nossa peregrinação matinal, avistamos a nossa frente, cerca de 70 (+ou-) metros, uma garota um pouco maior do que essa da ilustração. Ela saltava de dormente em dormente, como se estivesse brincando de amarelinha.
    Eu e minha e esposa achamos graça e olhamos um para o outro e ao fixarmos nosso olhar para o ponto onde a garota estava brincando, ficamos surpreendidos! Cadê a menina?
    O local era completamente deserto. Não havia nenhuma casa. De um lado uma ribanceira e um charco e do outro um pequeno morro. Nada onde houvesse a possibilidade de um esconderijo.
    Só depois de quase dois quilômetros percorridos é que encontramos a casa de um sítio.
    Horas depois, quando chegamos de volta ao hotel perguntei ao recepcionista se naquele local onde eu estivera havia acontecido algo, sem relatar o que havia acontecido. A resposta foi: “o senhor também viu”!
    Fiquei sabendo então que quarenta anos antes (década de 50) acontecera naquela local um terrível acidente ferroviário onde morreram muitas pessoas.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, J. Morgado, um texto que tem a sua marca, maravilhoso. Esse relato da garota sob os trilhos do trem realmente marca, dificil a gente esquecer um episódio assim. Teria sido essa garota uma dos passageiros daquele trem no dia fatídico? Como o espiritismo analisa um acontecimento assim, J. Morgado? Um espírito que volta ao local de um acidente grave? Isso é possivel, na visão do espiritismo?
    Véspera de feriado e o pessoal todo de malas nas mãos. Muitos dos que costumam aparecer já devem estar na estrada. pena, vão deixar de ler seu belo artigo.
    Um abraço,

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  12. É difícil dar a outra face, mas enquanto não dermos o primeiro passo, o mundo continuará conturbado.

    Obrigada por tão linda mensagem

    Maria Monge – Mairinque -SP

    ResponderExcluir
  13. ANA CÉLIA DE FREITAS.sexta-feira, 30 outubro, 2009

    Boa tarde J.Morgado.
    Lindíssimo o seu artigo.
    Infelizmente o mundo se encontra esse caos simplesmente porque as pessoas não sabem dialogar,querem resolver tudo (desculpe essa palavra horrenda)na porrada, e muitas vezes nenhum dá o braço a torcer,e então ao final alguém sai ferido.
    É tão edificante perdoar,amar,dizer como alguém é importante para a gente,se doar,mas as pessoas por orgulho deixam de falar sobre seus sentimentos,que pena,o mundo poderia ser bem melhor se as pessoas fossem mais humanas e menos egoístas.
    Conheço um pouco e admiro a doutrina espírita e ela de uma maneira bem suave,mostra o porque de tantos acontecimentos ruim.
    um óooooooooooooootimo final de semana a todos.
    Abraçosssssssssssssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  14. O assunto de hoje é razoavel, até certo ponto "manjado", diria. Mas seria interessante que o autor desse artigo respondesse às perguntas formuladas. Parece-me que faltou atenção aos comentários e perguntas que foram feitas. O Tanaka fez a mesma pergunta que eu iria fazer, mas se ele não teve resposta, não terei também.
    Uma boa noite

    José Araújo - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  15. Amigos do Blog de ouro,bôa noite.
    Mais uma vêz o méstre amigo Juliano Morgado, relata em seu artigo alguns ensinamentos da Doutrina Espirita.
    É sempre um alento poder-mos lêr e compreender suas palavras, que são
    uma aula de amôr e páz.
    Quem não entende seus ensinamentos, procura respóstas que por cérto em algum momento de sua vida as terá ,se já não as tiveram sem se aperceberem.
    Parabéns amigo J.Morgado, pelo seu artigo de hoje
    Parabéns Edward pelo "nosso" blog, a cada dia mais visitado.
    Parabéns a todos amigos do blog pela sabedoria e inteligência em suas respostas ou questionamentos.

    Abraços a todos
    Um ótimo final de semana
    (a praia está ficando LINDA)

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  16. ANA CÉLIA DE FREITAS.sábado, 31 outubro, 2009

    Boa tarde pessoal...
    Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o auê ocorrido na Unibam...
    Eu achei um absurdo,os alunos se mostraram um hipócritas,idiotas,perversos.
    Não entendi também o fato dos dirigentes da faculdade não ter contido todo o tumúltuo e deixar que hostilizassem a aluna.
    Faltou a esses alunos um pouco de aula sobre:História,Ética,Educação,e Cidadania,penso também que deveriam gastar toda essa energia e sair as ruas para mostrar sua indignação com a corrupção,a carência no atendimento hospitalar,falta de segurança,mudança nas leis,educação de qualidade e não ficar julgando se a roupa está correta ou não,o problema está nesses alunos e não na moça.
    ABRAÇOSSSSSSSSSSSSSSSS.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir