segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ABRIR UMA IGREJA EVANGÉLICA É FÁCIL

Abrir uma igreja evangélica é fácil. Basta você criar um nome bem interessante, no estilo, "Pronto Socorro de Jesus" ou "Igreja Evangélica Emanuel do 4º Dia"... Mas tem que pensar em outros nomes, pois estas igrejas já existem. Encontrando um nome, é só registrar a nova igreja na prefeitura da cidade como uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, numa determinada lei na qual ela se enquadra, arrumar sua garagem e colocar umas cadeiras de plástico. Feito isso, improvise um altar com um crucifixo de madeira (pode ser aquele da casa da sua avó), mas lembre-se, deve estar no mínimo dois metros acima dos fiéis, para que você tenha uma visão privilegiada e seja admirado e respeitado por eles. Arrume um microfone, duas caixas de som, decore algumas passagens da Bíblia e pronto! Você virou um missionário religioso. Não precisa estar associado a mais nada, é fácil. E não há motivo para se preocupar, afinal, a maioria desses "pastores" e "missionários" não têm nenhuma preparação, estudo ou qualquer coisa que o valha. Importante é que você seja bem comunicativo e tenha o dom de convencer as pessoas. Quanto à localização da igreja, se você tiver um dinheirinho extra e não precisar usar a garagem de sua casa, prefira alugar um cômodo bom, sempre em comunidades grandes e pobres, de preferência na maior favela da sua cidade. Afinal, gente pobre é muito mais fácil de manipular, se bem que o dízimo per capita não será grande coisa, mas igreja nenhuma começou já convertendo o Kaká, Nelson Ned e a Mara Maravilha logo de cara. Além disso, se o seu público inicial for carente, ninguém vai ligar para a falta de infra-estrutura no seu barracão clerical. O seu templo não poderá dar muitas despesas iniciais. Somando aluguel e as contas de água, luz e telefone, não pode passar de mil reais por mês. Pelo menos você não terá de pagar IPTU, por se tratar de uma igreja. Uma coisa importante é a fachada. Ela deve ter aquelas faixas bizarras, com propaganda da sessão do descarrego. Quanto mais faraônico, melhor.
Para que sua igreja progrida rapidamente, pode também usar de uma artimanha conhecida, mas que ainda surte efeito rapidamente: prepare alguém que saiba fingir, que seja um artista, que se passe por um cego ou mesmo aleijado. Na frente de uma dúzia de pessoas presentes em sua igreja, coloque as mãos sobre a cabeça dele, ore alto, mostrando fé e realize a cura. No outro dia sua igreja estará lotada, é só passar a sacola e usufruir os lucros.
Recordo-me que, certa feita, um cidadão, em Santo André, abriu uma igreja, com o nome "Jesus te cura", ou "Jesus te chama" coisa assim. Combinou com um amigo, que tinha o apelido de "Saracura", que tomava todinhas e mais algumas, para servir de cobaia perante o ainda pequeno público que conhecia o "boca de litro". O "pastor", com um terno surrado subiu ao palco improvisado e anunciou soberano: "Vou trazer agora o "Saracura", que todos vocês sabem, bebe demais. Quando ele sair daqui estará totalmente curado". E assim foi feito. "Saracura" cumpriu seu papel e ainda nos bastidores recebeu seu cachê. Enquanto o "culto" prosseguia, "Saracura" se mandou e, na frente da igreja, não resistindo a tentação, entrou num boteco. Encheu a cara. Quando os fiéis deixavam a igreja o encontraram caído na calçada. O pastor, vendo a cena, saiu pelas portas dos fundos e nunca mais foi visto na região. Soube-se mais tarde que esse pastor não se conformou com o primeiro fracasso. Correu atrás do prejuízo, "montou" uma igreja no interior do Rio, ficou rico e já têm filiais pelo Brasil e um programa na TV, a glória para os novos "pastores" e o passo certo rumo a uma grande fortuna.
Foi Edir Macedo - autonomeado bispo - quem descobriu que vender a salvação eterna pela TV era um bom negócio e depois disso nenhum telespectador teve mais paz. Para onde você gira o dial tem sempre um pastor, um apóstolo, um bispo ou um guru com a palavra da salvação na ponta de língua, sempre dita em altos brados como se fôssemos todos surdos e recheadas de milagres que incluem cegos recuperarem a visão, paralíticos que andam e velhinhas obrigadas a correr no palco para mostrar o fim de sua artrose. Fico pensando como existe gente besta neste país, pois o nível dos programas é de dar pena, na sua maioria comandado por fanáticos analfabetos que se limitam a repetir os refrões que lhe colocaram na cabeça sem nenhuma profundidade teológica e filosófica. Pintam um quadro celestial para quem aderir à seita e o fogo eterno dos infernos para os incrédulos como eu.
É um espetáculo que seria risível se a gente não soubesse que por detrás de toda aquela encenação milhões de reais circulam livres de impostos, de prestação de contas e de fiscalização. O povo crédulo e desesperançado é o alvo falso desses novos profetas, que envergando ternos de baixo custo, suam como escravos na retirada de demônios ou na expulsão de espíritos maléficos que a gente nunca suspeitou existirem em tal quantidade nessa abençoada Terra de Vera Cruz. Fico imaginando o que pensam esses vendilhões de sua própria alma, se é que eles possuem uma. Será que por um minuto pensam no absurdo que pregam e praticam? Duvido muito.
E assim prospera essa indústria que hoje possui redes de televisão e paga rios de dinheiros nos canais abertos ou por assinatura para levar sua mensagem comercial, para estabelecer sua franquia do Paraíso. Neste país sem leis e de pouco caráter, eles proliferam e vicejam e vão vendendo a salvação junto com alma, certos de que, ao menos nesse plano terreno, eles não terão de prestar contas a ninguém.

____________________________________________________
*Edward de Souza é jornalista, escritor e radialista
____________________________________________________

78 comentários:

  1. Ôi Edward... Sabe, você me fez rir a mais não poder com esse texto satírico sobre como se montar uma igreja evangélica. Se bem que, levando ao pé da letra, a coisa é mais séria do que a gente possa imaginar. São milhões de pessoas iludidas caindo na conversa de "pastores" que, muitas vez, nem o primário tem e jogam conversa mole pra cima desses coitados. Certos que vão melhorar suas vidas, acabam no fundo do poço, entregando suas parcas economias para esses malandros.

    O engraçado, Edward, é que dificilmente você ouve falar de pessoas ricas envolvidas nestas tais religiões criadas no fundo de quintais. Quase todos pobres que buscam sair da miséria levados pelas falsas promessas dos "homens de Deus". E ficam mais pobres ainda... O Kaká, que você cita em seu texto, Nelson Ned e a Mara Maravilha, são excessões.

    Qual o político neste País que um dia vai ter a coragem de dizer que irá criar um projeto para ser apresentado ao Congresso, para disciplinar a abertura de igrejas no Brasil? E o medo de perder votos dos fanáticos religiosos? Todos eles - políticos - dão as costas ao problema. Tem mais. Nossa Câmara e o Congresso Nacional está cheio de "pastores" eleitos com o voto de fiéis, legislando a votar de suas religiões. E pensar que Cristo espantou a chicotadas os ambulantes que se postavam à frente do Templo de Deus...
    Bjos,

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  2. Olha Bruna e amigos deste blog... Se Edir Macedo dá a Deus o que é de Deus somente os dois sabem, mas fica claro que ele não dá a César o que é de Cesar. Por mais que se admire esse fundador de igrejas, todos nós temos de convir que ele é um reincidente na prática de atos que desabonam sua conduta de cidadão e de prelado, se é que ele algum dia chegou a esse nível.

    Há anos Edir mora num refúgio dourado de onde controla seu dinheiro e a fonte dele, seus fiéis e não o faz por recomendação médica. É que o clima fiscal do Brasil ficou muito pesado para o bispo que por diversas vezes foi acusado de explorar a crença alheia para auferir lucros.

    Agora surgem novas versões. O dinheiro que os dizimistas universais entregam para a obra de Deus vai enriquecer os ilustres da Universal que com essa grana compram empresas, imóveis e até uma rede de televisão nacional. A isenção de impostos que tem a Universal e qualquer outra religião, determina que o dinheiro arrecadado dos fiéis somente pode ser usado ou para fins sociais ou para construção de templos e não é isso que faz Edir com fortuna hoje avaliada na casa dos bilhões de dólares e com ramificações que vão desde empresas construtoras a gráficas e produtoras de vídeo.

    Não cabe a ninguém vigiar a religião do seu vizinho. Se ele se apraz em dar parte dos seus ganhos ao seu pastor que o faça. O que é ilegal é esse pastor ou essa igreja usarem esse dinheiro dado de boa-fé para auferirem lucros e poder comprando veículos de comunicação de onde manipulam a opinião pública a realizam a lavagem do dinheiro que antes era santificado. Edir Macedo e seus cúmplices fazem isso há anos sob os olhares complacentes de nossa legislação e sob o manto protetor da lei que defende a liberdade de culto.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Edward..
    Xiii este dá medo começar a falar Se a nem a poderosa Globo pode contra essa força chamada Universal/Record e seus congêneres, quem somos nós pobres cidadãos, pagadores de impostos, incautos e de boa fé para contraargumentarmos?
    Parece até que quanto pior se falar deles, melhor, porque como bons articuladores das palavras , sempre a usam a seu favor, atribuindo às forças do Mal, os ataques a essa impoluta e benemérita instituição.
    A única vez que entrei numa igreja alternativa universal, serviu para tirar algumas conclusões, todas negativas, que reforçaram minha convicção de que a fé é mercadoria de lucro fácil e certo nessas organizações. A lavagem cerebral e o contrangimento ao qual as pessoas são submetidas, é alucinante. É quase impossivel alguem sair dali sem dar uma moeda. A gente sai com a cabeça girando, pelo barulho do som e gritaria dos pastores.
    Qualquer pessoa com problemas mentais, cai no palco em transe.
    A pessoa é convencida de que precisa passar por um desencapetamento e logo lhe dão uma lista interminável de tarefas que terá que fazer para se livrar do que não lhe pertence, até mesmo seu dinheiro e fica amarrada na igreja, porque não lhe dão mais sossego..
    As pessoas têm o direito de frequentarem o que quiserem e jogarem seu dinheiro na fogueira das intenções, já que não há lei que regulamente essas instituições e fiscalizem suas ações.Lavam suas mãos nos programas sociais que o Estado deveria oferecer.
    Há muito deixei de frequentar igrejas, por entender que em maior ou menor escala, todas fazem a mesma coisa. Também entendo que nenhuma igreja se sustenta só com a fé dos cidadãos. Como meu dinheiro é sagrado, prefiro orar diretamente a Deus, pelo menos ele não me pede dizimo.
    E não é o fato de frequentar ou não igreja, que terei mais valor aos olhos de Deus.
    Mas até isto eles questionam. Dizem que temos de ir pra reforçar nossa fé. A gente não se livra se livra mais deles. Estão na politica e em todo lugar!!..
    um grande abraço e boa semana a todos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Edward, Bruna e Cris... A verdade é que a Universal começou a se tornar um partido político e já conta com representações na Câmara Federal e no Senado, além de diversos deputados e vereadores espalhados pelo país. Essa mistura explosiva de religião, dinheiro e política tinha que dar no que deu e tardiamente o Brasil se prepara para passar a limpo os negócios de Edir com seus tentáculos em vários países do mundo.

    Nada contra a fé, mesmo que ela seja fanática e distorcida. Tudo contra a comercialização da fé que leva dinheiro dos mais humildes para enriquecer gente sem escrúpulos.

    Está na hora de revisitar o conglomerado Universal e dar um basta nessa situação que fere os princípios da ética e da moralidade, e que concorrem para a criação de um Brasil cada vez mais fraco e cada vez mais dependente desses gurus de plantão.
    Beijos a todos,

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  5. Pesquisei na net e achei esses nomes de Igrejas. Quem está pensando em algo semelhante para abrir a sua, mude de idéia porque esses já estão registrados! Como são muito os nomes, vou postar em duas vezes, acompanhem:

    - CONGREGAÇÃO ANTI-BLASFÊMIAS
    - IGREJA AUTOMOTIVA DO FOGO SAGRADO
    - IGREJA MENINA DOS OLHOS DE DEUS
    - IGREJA FILHO DO VARÃO
    - IGREJA BATISTA A PAZ DO SENHOR E ANTI-REDE GLOBO
    - IGREJA E.T.Q.B. (Eu Também Quero a Bênção)
    - IGREJA PENTECOSTAL JESUS VEM, VOCÊ FICA
    - IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL CUSPE DE CRISTO
    - IGREJA "A" DE AMOR
    - IGREJA CRISTO É SHOW
    - ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA FIEL ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA
    - IGREJA DA ÁGUA ABENÇOADA
    - IGREJA PENTECOSTAL DO PASTOR SASSÁ
    - IGREJA ADVENTISTA DA SÉTIMA REFORMA DIVINA
    - IGREJA DA BÊNÇÃO MUNDIAL FOGO DE PODER
    - IGREJA CHAVE DO ÉDEN
    - IGREJA EVANGÉLICA ABOMINAÇÃO À VIDA TORTA
    - IGREJA BATISTA INCÊNDIO DE BÊNÇÃOS
    - IGREJA BATISTA Ô GLÓRIA!
    - CONGREGAÇÃO PASSO PARA O FUTURO
    - IGREJA EXPLOSÃO DA FÉ
    - IGREJA PEDRA VIVA
    - COMUNIDADE DO CORAÇÃO RECICLADO
    - IGREJA EVANGÉLICA MISSÃO CELESTIAL PENTECOSTAL
    - CRUZADA DE EMOÇÕES
    - IGREJA C.R.B. (Cortina Repleta de Bênçãos)
    - CONGREGAÇÃO PLENA PAZ AMANDO A TODOS
    - IGREJA A FÉ DE GIDEÃO
    - IGREJA ACEITA A JESUS
    - IGREJA PENTECOSTAL JESUS NASCEU EM BELÉM
    - IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL LABAREDA DE FOGO
    - CONGREGAÇÃO J.A.T. (Jesus Ama a Todos)
    - IGREJA BARCO DA SALVAÇÃO
    - IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL A ÚLTIMA EMBARCAÇÃO PARA CRISTO
    - IGREJA PENTECOSTAL UMA PORTA PARA A SALVAÇÃO
    - COMUNIDADE ARQUEIROS DE CRISTO
    - ASSEMBLÉIA DE DEUS DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO
    - IGREJA PALMA DA MÃO DE CRISTO
    - IGREJA PENTECOSTAL VALE DE BÊNÇÃOS
    - IGREJA BATISTA PONTE PARA O CÉU
    - IGREJA PENTECOSTAL DO FOGO AZUL
    - COMUNIDADE EVANGÉLICA SHALOM ADONAI, CRISTO!
    - IGREJA DA CRUZ ERGUIDA PARA O BEM DAS ALMAS
    - CRUZADA EVANGÉLICA DO PASTOR WALDEVINO COELHO, A SUMIDADE
    (Continua)

    ResponderExcluir
  6. Vejam a sequência:

    - IGREJA DA ORAÇÃO EFICIENTE
    - IGREJA DA POMBA BRANCA
    - IGREJA SOCORRISTA EVANGÉLICA
    - CRUZADA DO PODER PLENO E MISTERIOSO
    - IGREJA DO AMOR MAIOR QUE OUTRA FORÇA
    - IGREJA DEKANTHALABASSI
    - IGREJA DOS BONS ARTIFÍCIOS
    - IGREJA DOS HABITANTES DE DABIR
    - IGREJA "EU SOU A PORTA"
    - CRUZADA EVANGÉLICA DO MINISTÉRIO DE JEOVÁ, DEUS DO FOGO
    - IGREJA DA BÊNÇÃO MUNDIAL
    - IGREJA DAS SETE TROMBETAS DO APOCALIPSE
    - IGREJA SINAIS E PRODÍGIOS
    - IGREJA DE DEUS DA PROFECIA NO BRASIL E AMÉRICA DO SUL
    - IGREJA DO MANTO BRANCO
    - IGREJA CAVERNA DE ADULÃO
    - IGREJA ESTE BRASIL É ADVENTISTA
    - IGREJA EVANGÉLICA FLORZINHA DE JESUS
    - IGREJA CENÁCULO DE ORAÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO
    - MINISTÉRIO EIS-ME AQUI
    - IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL CEIO EU NA BÍBLIA
    - IGREJA EVANGÉLICA A ÚLTIMA TROMBETA SOARÁ
    - IGREJA DE DEUS ASSEMBLÉIA DOS ANCIÃOS
    - IGREJA EVANGÉLICA FACHO DE LUZ
    - IGREJA BATISTA RENOVADA LUGAR FORTE
    - IGREJA ATUAL DOS ÚLTIMOS DIAS
    - IGREJA JESUS ESTÁ VOLTANDO, PREPARA-TE
    - MINISTÉRIO APASCENTA AS MINHAS OVELHAS
    - IGREJA BOLA DE NEVE
    - IGREJA EVANGÉLICA ADÃO É O HOMEM
    - IGREJA EVANGÉLICA BATISTA BARRANCO SAGRADO
    - MINISTÉRIO MARAVILHAS DE DEUS
    - IGREJA EVANGÉLICA FONTE DE MILAGRES
    - COMUNIDADE PORTA DAS OVELHAS
    - IGREJA EVANGÉLICA SUBIMOS COM JESUS
    - IGREJA EVANGÉLICA DO MONTE DE ORAÇÃO
    - IGREJA EVANGÉLICA LUZ NO ESCURO
    - IGREJA EVANGÉLICA O SENHOR VEM NO FIM
    - IGREJA PENTECOSTAL PLANETA CRISTO
    - IGREJA EVANGÉLICA[ELICA DOS HINOS MARAVILHOSOS
    - IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL DA BÊNÇÃO ININTERRUPTA
    DEKANTHALABASSI... SURIKANTHALABASSI!

    Abraços a todos e durmam com um barulho desses...

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  7. Euripedes..
    Uma lista e tanto heim. que trabalhoi vc deve ter tido..rss!!!
    Em algumas eu nem entraria nem amarrada!!
    Já imaginou entrar na Caverna do Adulão?!!Quem se atreve?
    Só rindo desculpem, mas ficou engraçada essa lista...
    Bruna, Liliana e demais amigos bom dia..

    ResponderExcluir
  8. Queridas amigas e amigos: depois do brilhante artigo do Edward de Souza, que sabe mesclar com maestria contundência e protesto com bom-humor, mais os comentários irretocáveis da Bruna, Cris e Liliana, acrescidos da divertida lista do Eurípedes Samapaio, acho que pouco me sobrou para dizer. Essa gente não age só explorando a ignorância popular, são perigosos, uma das suas estratégias é a intimidação. Hoje é nítido que têm um projeto de poder, como já comentei aqui em ocasiões anteriores, que abrange política, mídia e um vasto império empresarial, que pode fazer concorrência desleal, pela oferta de preços, porque conta com os cofres da igreja para suprir defasagens de custos. É por isso que a Rede Record vem crescendo. Enquanto isso, por pura covardia e também conluio, o Estado se faz de surdo, cego e mudo.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  9. Edward e demais amigos do Blog de Ouro, bom dia !!!
    Muito interessante e conclusivo o seu artigo de hoje, Edward, mostrando como ganhar dinheiro facilmente (sem ser politico).
    Infelizmente em nósso país, a miséria e desinformação andam juntas, pois se fosse em outro País, jamais haveria lugar para tantas "igrejas" e congregações que o nósso amigo Euripedes, descreveu.
    Verdade, quanto mais póbre e ignorante, melhór, para os vigaristas de plantão "fundarem" um templo e passar a viver na bôa vida, as custas dos "fiéis"
    Lembro-me de uma anedota que dizia :

    Um padre, um pastor e um rabino, trocavam idéias, quando de repente o PASTOR pergunta ao rabino : "o que vc faz com o dinheiro dos fiéis??" O rabino respondeu,:Bem, eu faço um circulo no chão, jógo TODO dinheiro para cima, o que cair DENTRO do circulo, é de Deus, o que cair fóra, é meu!!
    O PASTOR tornou a perguntar , agóra para o padre, O padre respondeu :Eu também faço um circulo no chão e jógo TODO o dinheiro para cima , o que cair DENTRO do circulo é méu, e o que cair fóra, é de Deus.
    Conversaram mais um pouco, quando o padre perguntou ao PASTOR,"E vc, como faz com o dinheiro dos fiéis ??". Bem, respondeu o PASTOR, eu também faço um circulo no chão, também jógo TODO o dinheiro para cima, o que DEUS CONSEGUIR PEGAR, é dele , e o que CAIR NO CHÃO, é meu !!..Abraços.

    Uma ótima semana a todos.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  10. Luiz Nogueira Ambrósiosegunda-feira, 05 outubro, 2009

    Esse Eurípedes me matou de rir com essa lista de nomes de igrejas que apresentou. A Cris citou uma, a caverna do Adulão, mas tem outras fora de série. Chamou a minha atenção também essa: "Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Rede Globo". Eu pensei que anti-Globo era só o Edir Macedo, pessoal. A Batista está contra os Marinhos também?

    Vai ver levou chumbo no Jornal nacional, só pode ser. Tem um outro "pastor" fazendo sucesso na Bndeirantes e assaltando o povo, o tal R.R. Soares, isso? Me contaram que o R.R. é primo de Edir Macedo. Era sócio dele e brigaram pela partilha do roubo. Então o R.R. montou a dele e está competindo com Edir Macedo. Mas está bem atrás, é o primo pobre. Ainda paga seu programa na Band, enquanto o primo rico já é dono de uma emissora de TV.

    Pelo andar da carruagem, esse R.R, logo chega perto do seu primo rico. Por curiosidade, outro dia consegui ver uns 10 minutos do seu programa na TV, visto que não tinha nada de humor para assistir. O homem é forte. Vendeu óleo ungido, cada vidrinho por 50 reais; pedaço do manto sagrado, cada tirinha também por 50 reais e até água abençoada de Jerusalém, essa com vários preços, começando por 10 reais até o vidro maior, de 100 pilas. Nem duvidem se vendeu. E muito...

    Abraços, pessoal...

    Luiz Nogueira Ambrósio - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!
    Olha gente, os ensinamentos da Igreja Universal são verdadeiros dentro da Palavra de Deus. Na IURD, ninguém é obrigado a nada, mesmo porque o Senhor Jesus não oprime ninguém, Ele é liberdade. Nós temos o livre arbítrio para escolhermos o que queremos. Quem é sábio, escolhe as coisas concernentes a Palavra de Deus, e o insensato escolhe o seu próprio mal. Pois plantamos o que colhemos.

    O Dízimo, a Oferta e o Sacrifício, tudo isso está dentro da Bíblia, porém ninguém é obrigado a nada. Agora, se você quer oferecer no Altar de Deus, tem que fazer com Fé e não com intenção de comprar as bençãos de Deus, pois Deus não é mágico, nem garçon, Deus é o Senhor Todo Poderoso e devemos respeitá-Lo, reconhecê-Lo e amá-Lo como Ele é. Se existem pessoas reclamando que perderam dinheiro, bens e não foram abençoadas, a resposta está nas próprias ações delas, pois elas simplesmente deram o seu dinheiro e bens, com interesse de receber algo em troca.

    O Senhor Jesus não precisa de dinheiro, nem de bens, Ele é o Dono do ouro e da prata, o que Ele quer ver em nós é o nosso desapego das coisas materiais e a nossa dependência Dele. Quando isso acontece verdadeiramente Deus honra a nossa Fé e as bençãos naturalmente são derramadas em nossas vidas. Dízimo, Oferta e Sacrificio é “sangue” e não simplesmente “dinheiro”. Deus conhece as intenções de nossos Servos e por isso Ele tem honrado e Livrado a nossa Igreja de todas as perseguições sofridas.

    Gamaliel, na Biblia Sagrada, falou, ante a perseguição da igreja primitiva: "se eles, se referindo a Jesus e aos discipulos, forem de Deus, vão crescer, porém se não forem vão ser dispersos. E, assim é com a Igreja Universal, se nós não somos de Deus, vamos fechar, porém se somos de Deus, vamos alcançar o mundo inteiro, e não há perseguição que vai fazer a gente parar de pregar o Evangelho. Como eu tenho certeza que somos de Deus, vamos ARREBENTAR!
    Abçs,

    Raquel F. Garcia - Cuiabá - MT

    ResponderExcluir
  12. Roberto Gonçalves Pedrosasegunda-feira, 05 outubro, 2009

    Raquel, desculpe-me, mas sinto pena de você. Fizeram lavagem cerebral em sua cabecinha, só pode ser isso... A Igreja Universal do Reino de Deus tem um templo em BH de superluxo , e sei que em outras capitais também. Dizem que tem 5 mil templos. Poderiam ter feito um hospital! A caridade que eles fazem é com o dinheiro dos fiéis. A tv record foi comprada com o dinheiro de show no maracanã lotado, onde pediam os óculos dos fiéis que lá foram. Perguntado por que Edir Macedo não joga seus óculos fora, pela tv manchete, ele respondeu: por que preciso deles! Então os fiéis e pobres não precisavam?

    Robin Hood roubava dos ricos para dar aos pobres. A Igreja Universal faz 171 com os pobres para ficarem bilionários. Com 8 bilhões de reais em contas, duvido muito que Edir Macedo seja preso no Brasil. Gostaria muito que o FBI tomasse conta dele. Ainda não sei porque o FBI ainda não o investigou, já que tem casa em Miami e templos nos Estados Unidos também. Aí esse estelionatário iria ver o sol nascer quadrado. Ele, Edir Macedo, fala que foi a rede Globo que o denunciou. O que tem a ver a Rede Globo com isso? A Igreja Universal comprou a tv record, com o dinheiro do povo que não tem o que comer. São covardes que não se assumem. A rede Record só tem lucro, e o cabeça é esse falsário do Edir Macedo. Pay attention FBI: wake up for us, poor people. Put Edir Macedo in prison. A Khu krux khan se deu mal, falta Edir Macedo. FBI: wake up.

    Roberto Gonçalves Pedrosa - Santo André-SP.

    ResponderExcluir
  13. olá, amigos e amigas!

    Pois então, Edward, é uma lástima que, em pleno século XXI, o tempo que deveria ser das luzes, da cultura, da prosperidade e da elevação intelectual, estejamos voltando para a escuridão da Idade Média, revivendo uma época em que se evoca o nome de Deus em vão, com pilantras tirando proveito do desespero e da ingenuidade das pessoas e pior, tomando conta das instituições políticas e dos meios de comunicação, tal a teia de aço que esses vigaristas estão tecendo, sem que se consiga desmantelar essas organizações.

    Espero que o Ministério Público Federal não esmoreça em suas ações e que consiga enquadrar e levar adiante, até à barra a Justiça, todos os vagabundos e picaretas que, livremente, continuam a enganar os incautos.

    Confesso que ainda não consigo entender muito bem o mecanismo que move as pessoas que frequentam essas igrejas em direção à desgraça. Sofrem, perdem tudo o que tem e ainda continuam frequentando esses antros! A lavagem cerebral deve ser muito eficiente!

    Esperemos que possa haver uma reviravolta nessa situção, se a Justiça puder agir e forem criadas algumas normas legais que cerceiem a criação dessas "igrejas".

    O artigo o Edward é um alerta. Desnuda completamente um terrível engodo.

    ResponderExcluir
  14. Pobre Raquel, mais uma pessoa de boa índole, inocente, pregando seus ideais com sinceridade, mas completamente cega à realidade. Acorda, Raquel! Tão metendo a mão no teu bolso. Vá ver a casa em que mora o "bispo", as festas que fazem com os "pastores", os carros que usam. Até quando você vai continuar comprando ilusão, na sua busca por redenção e felicidade?
    Beijo carinhoso,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  15. Para quem gosta de números, aí estão as dez maiores religiões do Mundo:
    01º. Cristianismo - 2.106.962.000 de adeptos
    02º. Islamismo - 1.283.424.000 03º. Hinduísmo - 851.291.000
    04º. Religiões chinesas - 402.065.000
    05º. Budismo - 375.440.000
    06º. Skihismo - 24.989.000
    07º. Judaísmo - 14.990.000
    08º. Espiritismo - 12.882.000
    09º. Fé Bahá'í - 7.496.000
    10º. Confucionismo - 6.447.000
    Abçs...

    Cláudia B. Mendes - Erechim/RS

    ResponderExcluir
  16. Senhor Milton Saldanha... Falo com muita propriedade pq meu primo é pastor na Igreja Universal. Conheço muito bem o trabalho deles, pastores. Eu mesmo não queria a vida q eles levam Trabalham de domingo a domingo das 7 as 22h, nunca tem férias, quando mudam de cidade só levam a familia e as roupaa e não ajuntam bens. Apenas são providos de um plano de previdência e plano de saúde, tudo pelo amor da obra q praticam. São desprendidos de qualquer bem material. Dê ouvidos ao q eu digo, Senhor Saldanha… Tome cuidado ao falar dos pastores e da IURD, pois eles são verdadeiros homens de DEUS e a nossa Igreja é séria!

    Mirtes S. Calixto - Araraquara -SP.

    ResponderExcluir
  17. Prezados Senhores, Senhoras e Jovens deste blog... A igreja católica, já vendeu terreno no céu, matou em "nome de Cristo" nas cruzadas, tem membros (padres, bispos, etc...) acusados de pedofilia em dezenas de Países. Tem as suas catedrais financiadas por dinheiro do estado, isto é dinheiro público. Mais ainda, o "PAPA" que significado (pai dos pais), vale lembrar que a bíblia diz: "A ninguém chamarás de pai dos pais"... Quando visita um País fica em carro blindado e é protegido por seguranças, soldados e helicópteros, tudo isso porque tem medo de morrer e sabe que vai para o inferno e por aí afora...
    Eu sou evangélico (Batista) e não gosto nem concordo com Edir Macedo, mas antes de olharem para qualquer direção, procurem primeiro olhar para a sua igreja. Atirar pedras é fácil...
    Abçs,

    Marcos Moura - Uberlândia/MG

    ResponderExcluir
  18. Senhora Mirtes: homens de Deus, para quem crê, é toda a humanidade. Não aceito a arrogância dessa mentira de grupos, para dominar os ignorantes, a não ser que me mostrem alguma certidão assinada por Deus, mas tem que sere com firma reconhecida.
    Abraço,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  19. Prezado Marcos Moura, obrigado pela visita ao blog... Confesso que não entendi sua colocação. Não se trata aqui de atirar pedras em religiões, prezado amigo. Estamos tratando de estelionato contra o nosso povo sofrido, praticado por falsos pastores que se escoram em igrejas que só visam arrancar o dinheiro de pobres incultos, sempre com promessas de arrumar um terreno no céu, curas milagrosas e até empregos.

    Fizemos até uma brincadeira, mostrando como hoje é fácil montar uma igreja e tomar dinheiro do povo. Concordo, quando relata os podres da Igreja Católica e certamente o Senhor irá encontrar erros e falcatruas em outras seitas e religiões, e é bem isso que estamos abordando. Ninguém está defendendo esta ou aquela crença, mas sim tentando abrir os olhos de milhares de ignorantes que entregam o pouco que ganham para vigaristas que exploram em vão o nome de Deus. Isso, amigo!

    Esse blog é democrático, fique a vontade para colocar seu ponto de vista, como estão fazendo algumas seguidoras de Edir Macedo. Uma delas, a Senhora Mirtes, revoltada com o Milton Saldanha, que acaba de responder a ela, no momento em que encerro meu comentário. Mais ainda, Senhor Marcos Moura. Não estamos atacando apenas Edir Macedo, mas todas essas religiões criadas em fundo de quintal, sem organização e comandadas pelos "piratas da fé".

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  20. Caro Marcos Moura: você tem toda razão, e quem já se dedicou ao estudo da História, como é o meu caso, sabe que raras foram as religões que não cometeram atrocidades em nome da fé. E até hoje acontecem, muito mais do que se imagina. Nada lhes dá esse direito.
    Abraço,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  21. Prezados Milton Saldanha e Edward de Souza...
    Os escândalos envolvendo as falcatruas financeiras do bispo Edir Macedo, dono da Igreja Universal do Reino de Deus e da Rede Record, me levaram a uma instigante reflexão: a de que Deus, talvez, seja a invenção humana que mais deu (e dá) lucros ao longo da história. Sabe, eu fico até na dúvida, mesmo com todas as explicações do Edward sobre como montar uma igreja em tempo recorde. Para fazer dinheiro fácil, é melhor fundar um banco ou uma igreja?
    Abraços,

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  22. Ôi Edward, Milton, Nivia e amiguinhos do blog... Morro de saudades de vocês, mas ando numa correria que dá peninha... Achei engraçada a colocação do Laércio H. Pinto. Penso que seria ótimo poder fundar os dois. A Igreja para ganhar o dinheiro e o banco para tripicá-lo, emprestando a juros abusivos.

    Engraçado também os nomes das igrejas que o Eurípedes mostrou aqui no blog. Meus Deus! Nem podia imaginar que tinha tantas... E tem mais pelo visto, já que a Cris descolou outros nomes. Já foi o tempo em que diziam que temos uma igreja em cada quarteirão. Agora temos cinco ou seis (rssssssss...).

    Concordo também com o Milton e o Marcos Moura. A igreja católica cometeu barbaridades em nome de Deus. Centenas de Pessoas foram queimadas vivas acusadas de bruxaria só porque não queriam pagar o dizimo e frequentar a igreja, que é, também, a maior latifundiária do planeta. Pra quem não sabe, no Vaticano, que é um Estado, até a cadeira do papa é de ouro. E lá está o banco mais poderoso do Mundo...
    Bjos a todos!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  23. Edward, se o Brasil fosse um país minimamente sério, esses bandidos da Igreja Universal estariam todos na cadeia. Mas o que mais me espanta é o cidadão dar dinheiro pra esses ladrões. Devem estar mesmo com o espírito muito fragilizado. Deveriam procurar um psicólogo que é melhor e mais barato.
    Abração,

    Miguel Falamansa - Botucatú - SP.

    ResponderExcluir
  24. João Roberto Fontanasegunda-feira, 05 outubro, 2009

    Senhor Falamansa, quem tem boca fala o quer e escuta o que não quer! Na verdade isso tudo se chama inveja, o que todos queriam era ter fundado uma igreja como essa! Só que ela foi fundada pelas pessoas certas, homens de Deus! Podem falar, a Universal é feito omelete, quanto mais bate, mais cresce!

    João Roberto Fontana - Maringá/PR

    ResponderExcluir
  25. Olá pessoal...
    Nenhum problema te mata se não te matares por ele. Se os fiéis da Universal querem, (mesmo vendo as mansões e jatinhos) continuar dando dinheiro para a Igreja é problema deles.

    Beijinhos,

    Lidiane - Metodista - S. Bernardo do Campo

    ResponderExcluir
  26. Sou católica, praticante e não tenho conhecimento que a minha Igreja tenha vendido o céu porque, de certeza, eu játeria comprado um terrenozito por mais humilde que fosse.
    Esse "negócio" que o Eduardo fala,prosperou, atavessou o Oceano e ei-lo aí, em qualquer canto de Portugal. Poderia citar coisas incríveis mas,não quero e não devo entrar por aí.
    Gosto de pertencer á minha Igreja que amo e sirvo, sabe porquê? Porque erramos, pecamos e somos humanos. Não fazemos milagres, não curamos ninguem(pelo menos fisicamente) não nos abstemos de comer e beber, não vendemos o reino de Deus (Ele não nos passou nenhuma procuração) os nossos pastores, tão humanos como nós, também caiem...mas nos levantamos todos com a mesma fé de quem sabe que é fraco. Um abraço Graça

    ResponderExcluir
  27. Ôi Edward...
    Acima, o Luiz Nogueira Ambrósio, de Ribeirão Preto, disse que Edir Macedo é primo de R. R. Soares. Na verdade, são cunhados e não creio que estão brigados. Formam uma parede, onde a bola bater volta para um deles. Isso eu li numa revista recentemente.

    A Igreja Universal está em muitos países, em todos os continentes. Os pastores ganham salário, as sedes são mantidas, as viagens são muitas, mas a palavra é sempre a mesma. A maior dor de cabeça deve ser onde aplicar o que sobra dos infinitos dízimos recebidos em dinheiro vivo. Estas duas igrejas, Igreja Universal de Edir Macedo e Igreja da Graça Divina, de R.R. Soares devem estar entre os maiores contribuintes da receita federal. Mesmo assim, me pergunto onde é aplicado estes lucros fabulosos?

    R.R. diz não se dedicar a obras sociais. Será que a lavagem do dinheiro é só no Brasil? Uma boa sugestão seria entrevistar o doleiro Toninho Barcelona, Delubio, Valério, homens que entendem para onde os dinheiro sujo vai.
    Bjos,

    Thalita - Unisantos - Santos - SP.

    ResponderExcluir
  28. Ôi Edward, olá pessoal..
    Parece não haver melhor negócio no mundo montar uma igreja. E pelas suas explicações, Edward, não é tão dificil. Parece-me tudo facilitado, não é? Li outro dia sobre uma investigação que mostra que a Igreja Universal movimentou R$ 300 milhões em apenas cinco países.
    É patético constatar que isso resulta da venda de ilusões, de que a massa é tão carente. Daí o sucesso, a nivel global, que os espertalhões de plantão sabem muito bem aproveitar.
    Beijos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  29. Meu caro jornalista Edward de Souza...
    Um certo pensador dizia que “A Religião é o ópio do Povo”. Bom, se assim é, então essa Igreja Universal é o crack do povo, pois não conheço droga de pior qualidade. Impressionante como um fariseu safado desses – além de multimilionário – possa ter uma estrutura de mídia para seguir vendendo o peixe (podre) dele. E o povão otário segue engolindo essa montanha de besteiras. Quanto pior o bolsão de pobreza, mais “Igreja Universal”. Não manjo muito de Bíblia, mas acho que Jesus Cristo chamava esses falsos profetas de “sepulcros caiados” ou algo assim. Que alguém mais versado me corrija se eu estiver errado, por favor.
    Obrigado pelo espaço e Parabéns pelo artigo...

    Ernesto R. Mattos - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  30. O Edward cometeu um pecado "erro" hoje. Essa faixa do "desemcapemento total" é a foto mais sensacional que já vi aqui no blog. Tinha que estar lá no alto, e grande. Diz tudo, dispensa mil palavras. Resume a ignorância em sua dimensão máxima. Em pleno ano 2009, não é a Idade Média. Inacreditável!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  31. Ato falho, gente, coloquei pecado em lugar de pequeno... Dá na mesma, né.

    ResponderExcluir
  32. Perdão de novo, é DESENCAPETAMENTO.
    Sensacional! Vou adotar o termo!

    ResponderExcluir
  33. Olá amigos (as)...
    Edward "véio" de guerra, mexer com religião e com o coringão dá bode e seu artigo foi fundo na primeira e deixou meu Timão em paz. Beleza
    Assino em baixo, em cima e de lado tudo o que o Milton Saldanha escreveu;
    Com todo respeito, dona Mirtes, de Araraquara, os pastores de qualquer igreja são homens iguais aos demais. Uma perguntinha dona Mirtes; seu cunhado faz outra coisa a não ser pastorar e convencer as ovelhas dar o dízimo para o Edir ? Por que, dona Mirtes, nosso Saldanha tem que tomar cuidado com a IURD e seus pastores ? seria isso uma ameaça dos seus homens de Deus ? Santa ignorância, mas o Edir perdoa.
    Outra coisa: foi a Record que comprou a IURD ou foi a IURD que comprou a Record ? A tá, entendi.
    Senhor João Roberto (Maringá): faltou acrescentar o seguinte... e quando mais chafurda mais cheira mal;
    Sou católico, sem preconceitos ou tremores e fui "vítima" desses psudos arautos da salvação: O Davi Miranda comprou a Rádio Diário do Grande ABC e o Macedo comprou a Grande ABC/FM: ambos demitiram todos os funcionários e eu trabalhava, há mais d 20 anos, nas duas. Belos homens de Deus;
    Senhora Cláudia (Erechim/RS), de acordo com o ranking acima divulgado pela senhora e o número de "circos" publicado, também acima, pelo senhor Euripedes, existe um "jesus" para todos os gostos. Basta usar Seu nome e tudo se resolve.
    Caro Euripedes (Jundiaí), onde o senhor arranjou a lista de tantas arenas de caridade e que fazem o bem e a riqueza de... seus pastores, bispos e o diabo. Beleza de trabalho. Tem coisa na sua lista que nem Jesus Cristo, com todo respeito, deve conhecer. Aleluia, aleluia, aleeeluia.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  34. Alguém deveria desencapetar o Edir Macedo.

    ResponderExcluir
  35. hola saludos amigos, y muchos besos muackk

    ResponderExcluir
  36. ANA CÉLIA DE FREITAS.segunda-feira, 05 outubro, 2009

    BOA TARDE EDWARD...
    Você é o máximo,teceu com maestria um assunto sério,mas que vale muito as pessoas tomarem conhecimento dessas ladruagens que ocorrem nesses templos.
    Discordo quando afirmam que EDIR MACEDO e outros da mesma laia,não obrigam os fiéis a "doarem' O DINHEIRO,se analisarmos obrigam sim,pois fazem uma lavagem cerebral que vocês não tem idéia.
    Conheço uma pessoa que foi ao templo depois de muita insistência de terceiros e descreveu passo a passo como é feita a embromação,essa pessoa é muito esperta,mas disse que é fácil cair na lábia desses larápios,171 corre solto do início ao fim,eles fazem uma lavagem cerebral e tanto.
    Deem uma espiadinha na mansão do Edir Macedo,é de revoltar,vejam na internet,recebi as imagens com a seguinte frase:Deus é o caminho,eu sou o Pedágio,EDIR MACEDO.Onde está o ministério público?
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  37. Voltandoooooo

    tem mais uma coisinha, que me deixa intrigado com certos "fiéis" de algumas "igrejas"
    Estou eu, em plena SEGUNDA FEIRA, trabalhando para ganhar mais uns trocados, quando me chegam no portão da residência onde sou o caseiro,dois ou três DESOCUPADOS, e me pédem um minuto de atenção para ouvir "a palavra do senhor"
    Claro está que não vou recepciona-los bem, então indago: vcs NãO TEM ocupaçãO ? Em vóssa residência não hÁ nada PARA FAZER ?? Em plena segunda feira na parte da manhã, a maioria do pôvo trabalhando e esse pessoal querendo pregar a palavra !!
    Eu com toda a minha educação, móstro-lhes um quadro de "PRETO VÈLHO ", que tenho na parede de casa e digo a eles, "Éssa é a minha religião",
    Presisam vêr a desabalada carreira em que saem, e os impropérios que os fanaticos sóltam contra mim.
    Mas é uma maneira sensata, para nos livrar-mos desses importunos.
    O mais interessante, é que resido frente a praia, em um bairro que só tem residências de veraneio e fóra da temporada é completamente tranquilo, mas mesmo assim, os "irmãos" vem atrapalhar o meu sossêgo e meu trabalho.São todos uns alienados,com a cabeças "FEITA" e ainda querem me levar junto !!
    Eu ?? NÃO !!!

    Abraços a todos.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  38. Meu amigo-irmão Milton Saldanha, não foi mancada deixar a foto por último. É que o desencapetamento, viu, só, tem que escrever bem devagar, era a foto menor que eu tinha. Costumo colocar a maior em primeiro plano. Só por essa razão eu a deixei por último, lugar que chama também a atenção. Mas a primeira é muito original, MIlton. Em que lugar você viu um cartaz como esse: "Culto - 10,00 p/ pessoa"? Trata-de de uma foto especial, cujo fotógrafo, infelizmente, nossa diretora de artes, a Cris Fonseca, não conseguiu descobrir o nome para que tivesse os devidos créditos.

    Oswaldo Lavrado, outro amigo-irmão. Vamos levar os jogadores do Corinthians para um descarrego na Igreja do "homem". Muitos vão precisar se desencapetar, não resta a menor dúvida. Não conseguem ganhar uma em casa e ainda tomam 7 gols em dois jogos no Pacaembú. É preciso que o Ronaldo Gordo esteja presente na sessão de descarrego. Depois do Kaká, é a bola da vez de todos os pastores do mundo, acredite!

    Ana Célia Freitas, grande amiga, obrigado mais uma vez pela presença e pelo seu comentário. Também tenho histórias para contar de conhecidos que deixaram muito dinheiro nas mãos dos "Piratas da Fé", minha amiga. E, aconselhados, viram-se contra você com raiva. Detestam ser contrariados, gostam de entregar o ouro ao bandido, creia!

    Um forte abraço a todos vocês...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  39. Bem que eu gostaria de “mandar bala”, mas não me sinto em condições morais para tal coisa.
    Tudo que move o mundo precisa de um desnível, para ir à frente.
    Água parada fica doente, e gera uma infinidade de vermes e toxinas, tornando-a imprópria para o consumo.
    Mas temos que levar em consideração que a água é eterna.
    Ela só abriga alguns micros organismos indesejados.
    Basta uma química controlada,que consiga separar a sujeira para que ela volte ao normal.
    Assim é a verdade eterna no momento terrestre em que vivemos, como uma água parada.
    Chegará um dia que a divindade através de pessoas bem intencionadas e despreendidas, com uma química eficaz, destruirão os vermes da cegueira espiritual, e a água da verdade correrá por todas as partes do globo terrestre, saciando a sede dos homens de boa vontade.
    Eu fico alucinado quando algum babaca mal informado, diz que o espiritismo é uma religião.
    Eu posso voltar a essa terra insana de indivíduos totalmente cegos mais de mil vezes, e todas essas vezes, eu vou dizer bem alto:- “O espiritismo kardecista não é religião, e sim uma ciência que estuda a alma”.
    Eu particularmente tenho nojo dessa palavra “religião”.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  40. É como diz o velho ditado: "Um trouxa e seu dinheiro logo se separam”. Gente, caiam na real: enquanto vocês ralam pelo arroz e feijão de cada dia, esse bispo de araque está bilionário, come e bebe do bom e do melhor, mora em mansões no estrangeiro e viaja em frota de aviões particulares de 45 milhões de dólares. E ainda ri o tempo todo da cara de vocês, quando verifica a conta bancária dele! Será que vocês são tão estúpidos assim?

    Fabio Foroni - Araçatuba - SP.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite, Padre... Apenas para que eu possa entender. O Edir Macedo ou essas religiões que gostam de surrupiar o dinheirinho dos pobres tem a ver com espiritismo? Ou alguém escreveu alguma coisa sobre a Religião Espírita? Percebeu, Padre, não disse doutrina, até que me prove o contrário. Diz o "Pai dos Burros" sobre doutrina, prezado Padre:
    1- Conjunto de princípios que servem de base a um sistema filosófico, científico... etc.
    2- Catequese cristã.
    3- Ensinamento.
    E então, porque razão o espiritismo teria que ser diferente?

    Abraços,

    Severo Trindade - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  42. Edward de Souza, velho amigão, cheguei da gráfica agora. Estava desencapetando (agora acertei)mais uma edição. Aliás, eis aí uma boa profissão, desencapetador. Mas estou escrevendo só para dizer que morri de rir com seu comentário acima. Levar o time do Lavrado para desencapetar, e com sal grosso. Tô fora dessa briga, sou Inter, e já nos ferramos. A Nivea deve ter adorado.
    Abração bem desencapetado!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  43. Woney Macedo - Juiz de Fora, MG.terça-feira, 06 outubro, 2009

    Tremendo bando de otários essa turma que vai toda semana dar grana pro Edir Macedo e seus comparsas. Os caras são uns miseráveis, ganham uma miséria, e entraram na lábia desse espertalhão, que voa de jatinho particular para sua mega mansão em Miami. Como disse alguém aí, ele deve rir muito da cara desses trouxas. E atenção, apesar no nome, graças a Deus (o verdadeiro) não sou parente dele.

    ResponderExcluir
  44. Opa, é Wolney, pulei o L.

    ResponderExcluir
  45. Dalva Cristina Rangelterça-feira, 06 outubro, 2009

    Deus diz que muitas coisas que teu coração necessita e sonha, ainda não tem acontecido, mas que você confie nele que ele não esqueceu das suas necessidades e nem dos teus sonhos. Deus se alegra quando pedimos a Ele, e mais ainda Ele se alegra em fazer acontecer os desejos do nosso coração, por isso, fale bem baixinho esta frase que escrevo agora para você:

    Amado Pai Celestial, te agradeço por cuidares de todas as minhas necessidades e mesmo não vendo ainda realizados os meus sonhos, sei que estás trabalhando por mim em cada um deles, muito obrigado por tudo. Em nome de Jesus Cristo. Amém. A bondade de Deus é a fonte suprema de satisfação de todas as nossas necessidades.

    Dalva Cristina Rangel - Florianópolis

    ResponderExcluir
  46. Amigos do blog que tem a participação das meninas mais lindas do Brasil...
    Hoje em dia tudo virou comércio, até a fé. O que os pastores evangélicos fazem, beira às raias da irresponsabilidade, compartilhada naturalmente pelas autoridades da área das telecomunicações.

    Apenas dois canais – SBT e Globo – felizmente não foram poluídos pela evangelização em massa. E é um absurdo! O cidadão comum, que paga seus impostos e tem sua televisão para o lazer, vê-se impotente pela onda de "pastores", "bispos",
    "bispas" e "obreiros" que aparecem nos diversos canais, promovendo qualquer produto, até as tais sessões de "descarrego".

    As "igrejas" evangélicas se dão ao luxo de tripudiar sobre a inteligência da gente. Até quando veremos essa exploração da fé pública nas nossas televisões e nas nossas casas?
    Abraços,

    Marcos C. Fornari - São Bernardo - SP.

    ResponderExcluir
  47. Olha, Marcos Fornari, crentes, pastores, bispos, também são cidadãos comuns que pagam seus impostos. Da mesma forma que os que não são evangélicos têm direito de ter estampado na TV programas como novelas, reality shows, fofocas e etc... Os Cristãos também têm seu direito de ter programas que lhe agradem para assistir. Estamos num País de livre credo religioso. Da mesma forma que um pastor pode ir pra TV pregar, um padre, um pai de santo também pode. E viva a Liberdade e democracia!
    Bjos,

    Viviana M. Schimidt - Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  48. Prezados Marcos Fornari e Viviana Schimidt: Sim, viva a liberdade e democracia! Sem dúvida. Mas há um porém nessa liberdade: rádios e TVs, não sei se você sabe, são concessões do poder público. Não é como bar ou lojinha, que qualquer cidadão pode abrir livremente. E por que são concessões? Porque envolvem formação da opinião pública. Lidam com o coletivo. Então vamos analisar essa liberdade que todos nós defendemos: ela tem que ser exercida no rumo da evolução do país e do seu povo. Isso passa, em primeiro plano, pela educação. Agora me responda: que educação passa ao povo um programa de charlatanismo explícito que simula a cura de pessoas? Não entendo porque o Ministério Público e o Conselho Federal de Medicina não dão um basta nisso. Isso é de uma irresponsabilidade total, porque afeta o patrimônio mais precioso de cada pessoa, que é sua saúde. Então, cara leitora, isso não é educativo, ao contrário, é a pregação do atraso. E o Estado, como poder concedente, tem responsabilidade nisso, mas é covarde e conivente.
    Um bom dia a todos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  49. Olá, amigos e amigas!

    Realmente, Milton, adorei o tal o "desencapetamento" esportivo...eheheh

    O Edward, sem querer, querendo, criou uma nova significação para a palavra, a qual já aderiste. Vejam só, disseste que foste desencapetar a edição do teu jornal... Maravilha! Desencapetar agora também significa resolver pepinos...Uma glória! Um achado este tal de desencapetamento!

    Brilhante, Edward!

    ResponderExcluir
  50. Pois é, Nivia (as vezes a turma e eu grafamos Nivea, puxe nossas orelhas), agora só falta desencapetar meu Inter...
    Beijo,
    MS

    ResponderExcluir
  51. Wilson Godoy de Freitasterça-feira, 06 outubro, 2009

    Edward, Milton, Nivia e amigos deste blog. Não bastassem os desgarregos, inventaram o desencapetamento total. Na verdade achei interessante o "total", porque tem ministros de libertação desencapetando parcialmente, ou seja, demoram várias sessões para os capetas saírem de vez. Em cada desencapetada enchem os bolsos de dinheiro e o povão vibra, vendo a saida do "Demo". Gostam do mau feito, principalmente se for com o corpo dos outros.

    Como me disse certa vez uma dessas fanáticas que frequentam essas sessões de descarrego do R.R. Soares: "Aquele rapaz tem muitos demônios. Hoje expulsamos uma boa parte. Ele ainda não está liberto totalmente."

    Essas igrejas que não sobrevivem sem a presença de encapetados deveriam tomar muito cuidado, pois o dia que esses capetas resolverem não encapetar mais, não sei o que será desses pastores. Vão morrer de fome.
    Abçs,

    Wilson Godoy de Freitas - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  52. Noticia fresquinha.

    "Jornal da Igreja Universal"

    IGREJA UNIVERSAL ABRIRÁ CONCURSO PARA PASTOR: SALÁRIO INICIAL DE R$ 8.234,82
    Adavilson: "oportunidade muito grande para a carreira de qualquer pastor"
    O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) abrirá o primeiro concurso para pastor da Igreja Universal do Reino de Deus.
    Segundo representante da Universal, o concurso público tem a intenção de recrutar profissionais qualificados para participarem do que chamam de “a grande expansão da Palavra” e a “cultura popular de Deus”. “-Já conquistamos nosso espaço em 172 países. Temos obras sociais espalhadas nos quatro cantos do globo. Precisamos de profissionais não apenas ungidos pelo Espírito Santo e preparados no fogo do Pai das Luzes para cumprir nossa missão evangelizadora, mas também de pastores com conhecimento técnicos para darem continuidade a essa obra tremenda.”, explica, empolgado, o pastor Ricardo Ibrahim, responsável interno da IURD pela organização do concurso.
    Adavilson dos Santos, de 23 anos, morador de Guarulhos, pensa em fazer o concurso: “-Estou muito ansioso, sou pastor desde os meus 18 anos e obreiro da minha igreja desde os 11. Colei grau em Teologia ano passado. Sempre estudei bastante. Esta é uma oportunidade muito grande na carreira de qualquer pastor e não vou perdê-la”, vibra o jovem.
    As vagas serão abertas para candidatos do sexo masculino com curso superior em quaisquer áreas. Candidatos com Bacharelado em Administração Eclesiástica ou Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Adminstração de Igrejas e disciplinas afins ganham pontos na prova de títulos. O número de vagas não foi divulgado. O salário inicial na investidura do cargo é de R$ 8.234,82 mais benefícios.
    FONTE : http://fazendavirtual.wordpress.com/2009/08/23/igreja-universal-abrira-concurso-para-pastor-salario-inicial-de-r-8-23482/
    Boa sorte

    Agóra eles vão DESENCAPETEAR o pôvo, mas com DIPLOMA de Universidade. kkkk.

    Abraços a todos.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  53. Os senhores brincam com coisa séria e ainda verão o castigo de Deus...
    Interessante é que as pessoas que falam mal da Universal são sempre as que não a frequentam, não a conhecem e falam o que não sabem.
    Estou na IURD há 17 anos e nunca fui explorada como vocês dizem. Dou meu dízimo porque a Biblia assim o institui. Não foi o Edir Macedo que inventou o dizimo.
    Em tempo de crise a IURD faz sim é levantar o ânimo das pessoas para não entrarem em crise. Não há crise para quem é dizimista.
    É a Biblia quem promete e já está mais que provado: Vejam no Livro de Malaquias, capitulo 3, do versículo 08 a 20.

    Denise Santos - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  54. Sr. Wilson...
    O senhor tem razão, mas o problema é que os capetas são esse Bispo e seus pastores, que fazem da cabeça dos fiéis o que fizeram com a D. Denise e milhares de outras pessoas,que em vez de se dedicarem a um trabalho assistencial, ficam dando dinheiro para esses picaretas. Uma minima parcela do dinheiro que els dão pra igreja, vai para as obras assistenciais, porque eles têm que justificar o que fazem, caso contrário, já estariam na cadeia, onde é o lugar deles.
    Esse pessoal da Universal e outras, só fala em dinheiro e abastança. O Deus deles é o $$$$$$$$$$$$$$$$$$.

    Aproveito para dizer a D. Mirtes Calisto, que o caso do primo pastor dela se configura como mais uma vítima IURD. Se trabalha de sol a sol, sem remuneração, sem férias,isso se chama exploração. Ele não só dá o sangue como a alma para essa IURD, que denigre a imagem das igrejas, principalmente as que usam o nome de Deus para tirar $$ dos fiéis, para enriquecimento ilícito.
    São inumeros os casos de pessoas lesadas por essas igrejas, que nem sequer têm dinheiro para pagarem advogados, para pedirem indenização por perdas e danos, morais e fisicos.
    É preciso que a imprensa divulgue esses casos para que menos trouxas caiam nas garras desse curandeiros de araque, exploradores da fé e da miséria espiritual de seus seguidores.

    Rosangela Alencar- Vitória- ES

    ResponderExcluir
  55. SESSÃO DE DESCARREGO

    Um cidadão comenta sua situação aflitiva com um amigo, crédulo de uma igreja:
    - Eu estou numa maré braba. Estou sem crédito na praça, já devendo prá todo o mundo. Não vejo solução. Já pensei até em me matar. Estou desempregado e sem dinheiro, cheio de contas e carnês atrasados. Não há nada que dê jeito nessa situação. Já perdi a esperança! Acho que já estou doente e vou é morrer mesmo...
    O religioso:
    - Calma, amigo! Não é nada disso... Você precisa é de ajuda espiritual. Você não conhece a minha igreja? Pois é, na quarta-feira, tem Sessão de Descarrego, onde todos são curados ou aliviados, com uns 120 pastores e muita fé. Vai lá, cara... Vamos te salvar! Desesperado,
    na quarta-feira, o cidadão vai. No meio do culto é chamado ao palco e, entre outros, um pastor o agarra e brada:
    - Sai desse corpo, demônio maldito! Disaloja! Esse corpo não te pertence!
    - Em nome de Jesus, te afasta deste bom homem! E, colocando a mão em sua testa, brada bem alto: - Estou ordenando: - Em nome de Jesus, disaloja!.. Disaloja!...DISALOJA! DISALOJA! DISALOJA!
    E o cidadão, apavorado, vai desfilando:
    - Lojas Americanas! Lojas Renner! Casas Pernambunacas! Arapuã! Carrefour! Sendas! Extra! Casas Bahia! C&A! C&C! Lojas Marisa! Magazine Luíza! Ponto Frio! Pão de Açúcar!...

    Marcinho - Rezende - Rio

    ResponderExcluir
  56. Olhaí, dona Mirtes, os neguinhos vão pagar mais de 8 paus para novos pastores, de preferência com mestrado em desencapetamento, e seu sobrinho, coitadinho, não ganha nada e dá um duro danado. Ou alguém está mentindo nessa história, ou seu sobrinho realmente é mais um dos otários.
    Sandro Ferreira Barbosa - Toledo, PR.

    ResponderExcluir
  57. Olá, novamente!

    Fiquei surpresa com o edital que o Admir Morgado desencavou...Entao, agora tem concurso para pastor? E o salário não é de se jogar fora, vejam só! R$ 8.234,82.

    Também não sabia que havia cursos superiores na área - Bacharelado em Administração Eclesiástica ou Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Adminstração de Igrejas e disciplinas afins...

    Daí fiquei pensando, será que estas disciplinas afins seriam Desencapetamento I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, etc? Acho que em oito semestres a técnica desencapetatória fica bem afiada, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  58. Olha Nivia, com esse salário mensal não tem capeta que me aguente. Desencapeto todos eles em pouco tempo, sem enrolação. Num Brasil onde o mínimo não chega a 500 reais, isso em alguns estados, um desencapetador ganhar mais de 8 mil reais é um absurdo. Pensando melhor, não é. Tarefa dificil essa de desencapetar... Mas, 8 "paus" por mês?

    O único problema para mim é saber se tenho os dons exigidos, de acordo com a postagens do Admir Morgado. Retirei esse trecho: "Precisamos de profissionais não apenas ungidos pelo Espírito Santo, mas também preparados no fogo do Pai das Luzes". O que seria "preparados no fogo do pai das luzes"? Alguém pode me explicar?
    Abraços,

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  59. Respondendo a Nivia e ao Euripedes.

    Éssa matéria me foi enviada hoje,por uma professora amiga, e que reside no Distrito Federal (coincidência né ?)

    Eu acho que não fui preparado no "Fôgo do Pai das Luzes", pois náquele tempo onde papai e mamãe moravam,ainda NÃO existia luz elétrica, de módos que déve ter sido no ESCURO mesmo, por isso estou disposto a DESENCAPETAR qualquér um pela METADE do salário de um pastor devidamente preparado confórme o edital kkkk

    Gente !! O artigo de hoje do nósso amigo Edward, é muito interessante e polemico,pois deixaram aqui cada comentário !!

    Abraços a todos

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  60. Uma palavra aos defensores da Universal: Caros brasileiros, esta reação toda não é contra vocês, vítimas dessa máquina que se criou há poucos anos. Aqui ninguém é contra o livre pensar e o livre exercício de qualquer credo. Há pais de santos safados, como há padres safados, pastores safados, espíritas safados, ateus e agnósticos safados. E todas as religiões têm também pessoas dignas, honestas, de caráter e bem intencionadas. Ou seja, todas reúnem indistintamente tanto a escória como o melhor do ser humano. A realidade é assim, goste-se ou não. A Universal com certeza não foge a regra. Mas por que, afinal, a Universal atrai para si tão fortes reações contrárias? Já pararam para pensar? Será por que os demais são intransigentes e rancorosos? Não amam Jesus? Bem, se fosse assim, estariam todos há séculos se defrontando com umbandistas, metodistas, batistas, espíritas,judeus, não religiosos e tudo o mais. Todo mundo faz críticas a todos, é normal. Os padres, então, jamais são poupados. Mas sempre existiu uma convivência, tolerância. Inclusive com cerimônias ecumênicas, na maior harmonia. Nada, contudo, se compara em intensidade à rejeição à Universal. Por quê? Aqui vai a explicação: seus pastores não se contentaram em fundar uma seita, ou religião, como queiram, para ser gentil. Eles montaram sim um projeto de poder no país, que envolve um complexo de comunicação social cada vez maior, empresas (incluindo até táxis aéreo), e detonaram com rádios, TVs, cinemas, etc. Criaram um partido político e foram buscar cadeiras nos parlamentos, em todas as instâncias. Ou seja, querem, de algum modo, interferir em nossas vidas e nas grandes decisões que afetam a todos. Como tudo isso requer muito, mas muito mesmo dinheiro, eles perderam completamente a compustura e passaram a misturar o sagrado nome de Cristo com arrecadação financeira, de forma escandolosa, acintosa, desrespeitosa inclusive aos demais cristãos. E desrespeitosa até a pessoas que não adotam religiões, meu caso, mas devoto imenso respeito ao ser inigualável que foi Jesus Cristo, simples e despojado em tudo, e que mesmo assim conseguiu ficar para sempre no coração de mais da metade da humanidade. Dinheiro, para Cristo, nada valia. Valia o espírito e a bondade, a doação ao próximo. A Universal não foi buscar seus seguidores baseada numa doutrina do espírito e da solidariedade, voltada ao coletivismo. Seu alvo foram os sem esperança, os sofridos, e focou sua pregação nas soluções individuais. Como se Deus estivesse a serviço de cada individuo, desde que pague seu dízimo. Vocês têm todo direito de odiar nossa rejeição a isso, mas é a verdade. Fé e dinheiro são coisas que não se misturam em tal intensidade. Seus bispos e pastores misturaram. Nos ofenderam! E, para finalizar: trabalham com conceitos medievais, fáceis de alcançar a massa desprovida de cultura básica. Falar em capeta, quando o homem já pisou até na lua, vive a revolução da informática, é de uma infantilidade absurda, que desconcerta qualquer ser que carregue um cérebro dentro do crânio.
    Abraços fraternais, em paz, pedindo apenas uma coisa: reflexão.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  61. Milton Saldanha, meu amigo.
    Agóra sim, vc deixou em seu comentário, TUDO o que a maioria que compareceu no Blog, pensa e gostaria de dizer.
    Parabéns pelas lúcidas palavras.

    Abraços.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  62. Concordo integralmente com o Milton Saldanha. E para complementar, lembrem que os pastores dessas igrejas neo-pentecostais, especialmente a IURD, pregam a doutrina da "prosperidade", não o amor, a solidariedade, a simplicidade, a humildade, a caridade, como Jesus pregava...

    ResponderExcluir
  63. Rendeu hein, meu caro Edward ? bulir com a religião dá nisso. Lembro de uma viagem nossa para Ribeirão Preto, de carro pela Via Anhanguera, e o assunto era esse mesmo. Ai você falou que gente deveria abrir uma igreja e até sugeriu o nome: "A Tenda de Jesus", sei lá onde você tirou isso e até catarolava um hino bolado na hora: "Atenda de Jesus, a Tenda de Jesus, acende e apaga a luz...". A cupula da igreja você elegeu na hora: o pastor seria o Lampeão (tem cara ?), os obreiros seriam o Sidney Lima, o Reinaldo Nascimento e o Agapito Assunção. Eu seria o secretário e, claro, você o tesoureiro. Infelizmente o projeto não foi à frente;
    Ao nosso Ademir Morgado, uma pergunta: existe algum curso rápido para, em seguida, tentar uma vaga na igreja dos caras que pagam 8 mil paus por mês ? Emprego com esse salário pra ingrupir pessoas, só no Senado ou na Câmara dos Deputados.


    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  64. Oswaldo Lavrado, meu bom amigo.
    Se eu soubésse vc acha que estaria aqui agóra de plantão para responder a sua pergunta ??
    Eu já IRIA correndo, ser o primeiro da fila e me tornar "pastor" e assim levar a grana dos incaútos fácil ,fácil kkkk

    Abraços amigão.

    ResponderExcluir
  65. Olha pessoal, permitam-me contar uma passagem que ocorreu com uma grande amiga minha, fanática até naquele dia, pela Igreja Universal. Essa amiga é comerciante em São Paulo e não vou revelar seu nome, não estou autorizado por ela. Certo dia eu a encontrei numa loja de eletrodomésticos, pretendia comprar um balcão frigorífico. Perguntou o preço e o vendedor lhe disse: "18 mil reais à vista". Ela respondeu em voz alta: 19 mil e 800 reais... Acho que não tenho todo esse dinheiro.

    Intrigado, o vendedor tornou a repetir: "minha senhora, eu disse 18 mil reais à vista e não 19 mil e 800 reais". Ela respondeu: "é que pago o dízimo para a IURD e fica para mim nesse preço". Foi então que eu soube que tudo que os fiéis compram em termos de bens, pagam sobre o produto adquirido 10 por cento para a IURD, vocês sabiam disso?

    Felizmente essa amiga minha abriu os olhos. Não diria a tempo, porque acabou perdendo muito dinheiro da época em que frequentou essa igreja do Bispo Macedo. Hoje se livrou de tudo e percebeu que estava envolvida numa grande rede comandada por malandros, cuja intenção é tomar dinheiro de trouxas.
    Abraços,

    Antonio Espínola - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  66. Acho que este blog everia ganhar um novo selo, para ostentar junto aos outros tantos que já mereceu, por suas qualidades - Selo de Preservação da Saúde Mental e do Bolso dos Cidadãos.

    Viram só o que o nosso amigo Antonio Espínola acabou de contar? A IURD também cobra imposto sobre a aquisição de mercadorias pelos seus fiéis! Inacreditável!

    ResponderExcluir
  67. Parte de uma reportagem da revista Época.

    Sei que muitos "fiéis" da IURD, vão dizer que é mentira, mas....
    "ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FÔGO"
    LEIAM...

    “Aprendi a extorquir o povo”
    Um ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus relata como o bispo Edir Macedo o instruía a tirar dinheiro dos fiéis e a depositá-lo em contas no exterior
    A vida de Gustavo e a de Edir Macedo, o líder da Universal, só se entrelaçaram, porém, quando os dois cruzaram o Oceano Atlântico. Em 1996, Gustavo, aos 16 anos, morava com sua tia em Londres. O bispo Macedo acabara de abrir sua primeira igreja na Inglaterra e precisava de um tecladista que animasse as reuniões dominicais. O tempo livre e o talento musical de Gustavo se encontraram com as ambições do bispo Macedo no número 232 da Seven Sisters Road, no bairro londrino de Finsbury Park. Era lá que ficava a primeira igreja da Universal em Londres, onde Gustavo foi empregado como tecladista.
    Três anos depois, Gustavo se tornou pastor da Universal em Nova York. Ele diz que era responsável por contar e fazer o depósito do dízimo recolhido nos 26 templos da Universal em Nova York. Diz ter sido instruído a se casar com a empregada doméstica do bispo Macedo, Jacira Aparecida da Silva, e conta que se mudou para a casa de Macedo, nos Estados Unidos, onde morou por quase três anos. Da sala da luxuosa casa do bispo, Gustavo afirma que assistia a Macedo orquestrar por rádio a expansão dos templos da igreja e dos negócios de comunicação, hoje alvos de investigação pelo Ministério Público.
    Gustavo diz ter ouvido o bispo Macedo instruir seus bispos a trocar dólares para ele em São Paulo, diz ter depositado dinheiro do dízimo em duas contas no exterior, afirma que o dinheiro dos fiéis era usado para investimentos na TV Record. “Em 2003, fizemos com os fiéis de Nova York uma campanha para arrecadar US$ 1 milhão. Foi com esse dinheiro que a Record montou o estúdio em Manhattan”,.
    Em 2004, Gustavo foi demitido pelo bispo Macedo. Hoje, ele é considerado pelos promotores uma testemunha importante nos processos abertos contra o fundador da Universal. Seu depoimento poderá complicar ainda mais a situação de Edir Macedo.

    .“Edir Macedo nos ensinava a atingir as metas que ele criava para cada igreja, e a meta era financeira. Não era de fiéis “
    GUSTAVO ROCHA, ex-pastor da Universal.

    Abraços a todos.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  68. Amigas e amigas, essas denúncias renderiam muitas páginas de vários livros. Quando li "A Vida de Silvio Santos", interessante livro do veteranissimo jornalista Arlindo Silva, e homem de confiança de Silvio, ele contou em detalhes a venda da Record. Grupos poderosos como Abril, Jornal do Brasil e outros se interessaram mas não tiveram cacife. Uma semana depois os bispos chegaram lá, conta Arlindo Silva, com o cheque de sinal para pagamento à vista. Sem sequer chorar no preço, como seria o normal em qualquer negócio. Isso é que é ter grana, o resto é bobagem.

    ResponderExcluir
  69. E mis: Arlindo Silva conta também que depois de fechado o negócio o Silvio Santos ficou curioso e interpelou um dos bispos. Por que comprar a Record, se com o que pagaram poderiam comprar espaços em todas as TVs? Ele respondeu que tinham um projeto, isso era o começo. Bate com tudo que eu disse antes.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  70. Caros, ocorreu-me depois da minha recente postagem que pessoas não familiarizadas com nosso meio de comunicação talvez não tenham entendido o que Silvio Santos teve a ver com a venda da Record para a IURD. Vou explicar rapidinho. A TV Record, do Grupo Emissoras Unidas, que tinha também as rádios Record e Panamericana (Jovem Pan) antes da venda ao Edir Macedo pertencia à familia Machado de Carvalho, do patriarca famoso Paulo Machado de Carvalho, ele mesmo, nome do Pacaembu, o general da Copa de 1958. Eles tinham alguns sócios minoritários, um deles era o Silvio Santos, pouco antes de ganhar a concessão do governo para montar sua TVS, atual SBT. Tá claro agora?
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  71. Caro professor João Paulo, suas conclusões são suas, eu nunca afirmei nada disso, que considero exagero, vamos com calma. Abraço!

    ResponderExcluir
  72. Cara voce realmente e uma figurassa me sinto lisonjeado em fazer parte desse Blog é difícil encontrar pessoas como voce que mesmo com todas barreiras conseguem enxergar a verdade das coisas e ter coragem para mostrar de um jeito ate divertido pois por mais deprimente que seja toda essa mistura de interesse religioso chega a ser engraçado ver tanta gente ingênua ou covarde pois em vez de lutar pelo que querem preferem se esconder a traz das palavras vigaristas de malandros profissionais um grande abraço foi realmente um prazer conhecer seu blog

    ResponderExcluir