sexta-feira, 28 de agosto de 2009

OS MELHORES CONTOS DO SÉCULO VINTE

Os contos apresentados em cinco capítulos neste blog foram publicados na década de 70, escolhidos pela polícia e pelos jornalistas da época como os mais criativos. Reunidos, é a primeira publicação do gênero na Internet. Neste quinto e último capítulo dessa série, você vai encontrar outros contos geniais utilizados no século passado.

CAPÍTULO FINAL

O CONTO DO MILIONÁRIO – O golpe aplicado por um conhecido vigarista no Rio de Janeiro foi considerado como de grande imaginação. Ele foi informado que um milionário, sempre presente nas colunas sociais dos grandes matutinos cariocas, estava prestes a se desquitar e ia viajar para o exterior. Como vinha seguindo a vítima há muito tempo, já havia lhe furtado um cheque e falsificado a assinatura. Aguardou por alguns dias e quando soube que o milionário havia viajado, prontamente telefonou ao procurador do banco - um conhecido advogado - que sabia que a vítima tinha depósito de milhões. Marcou um encontro e se apresentou como o milionário. Já sabia que o procurador conhecia o milionário apenas de nome. Foram até um grande restaurante no centro da cidade e almoçaram juntos. O "milionário" contou ao procurador o seu problema: " eu vou me desquitar e queria contratá-lo como advogado". Explicou que teria que solucionar alguns problemas no Rio de Janeiro e estava sem dinheiro. Solicitou ao advogado que retirasse um milhão de cruzeiros de sua conta no banco, ocasião em que lhe deu o cheque falsificado. Marcaram encontro mais tarde na porta de um hotel. Como o advogado era procurador, não teve nenhuma dificuldade em receber o dinheiro do banco, embora a quantia fosse elevada. Na porta do hotel combinado, encontrou o vigarista, a quem entregou o dinheiro. Conversaram amigavelmente por algum tempo e marcaram encontro para discutir o problema do desquite, assim que o "milionário" voltasse de viagem. Naturalmente que o vigarista não mais apareceu e o advogado, quando se apresentou ao verdadeiro milionário, encontrou enormes dificuldades para se explicar.

CONTO DAS JÓIAS - Uma mulher elegantemente vestida procura o consultório de conceituado psiquiatra e também psicanalista, localizado nos jardins, em São Paulo, e conta: "doutor, resido no Morumbi, meu marido é executivo de uma grande multinacional e anda esquisito de uns tempos pra cá". O médico diz: "qual o problema senhora, talvez possa ajudar". A mulher prossegue: "bem, ele está com uma mania de achar que alguém anda roubando as jóias lá de casa. Isso pega muito mal, já que nossos amigos estão nos evitando e não nos visitam mais. Meu marido sempre foi equilibrado, entende doutor?"
A elegante senhora marcou com o médico, depois de tudo explicado, uma consulta para o marido. Combinaram dia e horário: "quanto é a consulta do meu marido?" perguntou a mulher. "500 cruzeiros", disse o psicanalista. A madame fez um cheque e o entregou ao médico. Pediu a ele um cartão, mas antes o alertou para que não falasse de pronto com seu marido sobre jóias, desse um tempo até que pudesse entrar no assunto sem melindres. No dia marcado a mulher passou por uma dessas joalherias notáveis que existem nos Jardins, escolheu jóias caras, avaliadas em cem mil cruzeiros. Chegou ao gerente da loja, perguntou o nome dele (Alfredo) e foi dizendo: "sêo Alfredo o senhor deve conhecer o doutor Júlio Dantas, aí do prédio em frente."O gerente respondeu: "conheço de nome, é um psiquiatra e psicanalista conceituado". A senhora prosseguiu: "sou mulher dele, aqui está o cartão. Por favor, me acompanhe até a clínica que ele fará o pagamento das jóias ao senhor". Ambos atravessaram uma praça, entraram no prédio e subiram ao 10° andar. A mulher carregava o pacote com as jóias. Foram atendidos pelo médico e a madame se apressou: "olha, fiquem à vontade, vou ao banheiro e já volto". O médico disse ao Alfredo: "sente-se, por favor, vamos conversar um pouco". "O gerente da loja respondeu: "olha, doutor, não posso me demorar, apenas vim falar com o senhor sobre as jóias". O psiquiatra e psicanalista tentou despistar: "Tá certo, a gente fala nisso daqui a pouco", e foi enrolando o Alfredo que em determinado momento disse: "doutor Júlio, desculpe-me, mas estou aqui para receber o dinheiro das jóias que a sua mulher acabou de comprar na minha loja, que fica aqui perto". Surpreso, o médico respondeu: "minha mulher? Eu sou solteiro. A velhaca me disse que é sua esposa". Nessa altura a madame já havia tomado um ônibus ou táxi e desaparecido, enquanto médico e lojista discutiam.

CONTO DO PASTEL - Um homem muito bem vestido entra em uma pastelaria no centro de São Paulo, onde se concentra a melhor fatia do comércio, e dirigindo-se ao pasteleiro e proprietário do estabelecimento, geralmente japonês, inicia o seguinte diálogo:
- Bom dia, o senhor aceita uma encomenda de 400 pastéis de carne sem fritar para as 11h30?
- Sim senhor, mas ainda é cedo o senhor vai esperar?
- Não, ainda tenho que providenciar outras coisas para a festa, buscar o óleo para fritar os pastéis e avisar um amigo para me ajudar a levar a encomenda.
- Sim senhor, vai deixar pago? São CR$ 200,00 (duzentos cruzeiros).
- Vou lhe adiantar dez cruzeiros e na hora que retirar lhe pago o saldo. Perceba que ainda se tratava de cruzeiros, dinheiro usado naquela época.
E dizendo isto retirou uma nota estalando de nova do bolso e entregou-a ao pasteleiro. Despediu-se e pedindo precisão quanto ao horário saiu da pastelaria em direção à rua próxima, desceu alguns metros, parou para acender um cigarro e ficou olhando a vitrine da loja de calçados com muita atenção, até o vendedor se apresentar:
- Bom dia, tem bom gosto senhor, estes sapatos de cromo alemão são a ultima novidade, recém chegados à loja.
- Estou com pressa, mas traga rápido, por favor, um par preto e dois marrons em tons diferentes.
Experimentou-os rapidamente, deu alguns passos pela loja e disse:
- Fico com os três pares, faça a conta, por favor.
- São cento e vinte cruzeiros, quer que embrulhe para presente?
- Não é necessário, virei buscá-los só por volta de 11h30.
- Ora, porque o senhor não leva já os sapatos, afinal ficaram muito bem.
- É que sou fornecedor de farinha de trigo e tenho que vir mais tarde cobrar o japonês da pastelaria que me deve quatrocentos cruzeiros, você o conhece?
- O Misao? Da pastelaria, virando a esquina, na avenida? Somos vizinhos a mais de vinte anos.
- Sim, o Misao! Já que são amigos venha comigo, para ganhar tempo.
Dizendo isso arrastou o lojista até a frente da pastelaria:
- Senhor Misao! Quanto já tem pra mim?
- Já tem uns cem, quer levar?
- Não, agora não. Conhece este moço aqui?
- Sim senhor. O Luiz é vizinho a mais de vinte anos e muito amigo.
- Muito bem, então ele vem dentro de uns 30 minutos e o senhor entrega 120 pra ele, certo?
- Sim senhor, pode deixar.
E voltou com o feliz vendedor para a loja onde pegou os três pares de sapatos, despediu-se e garantiu que voltaria em breve com a esposa e filhos para cobrar o japonês e pegar mais alguns pares de calçados para a família.
Imaginem a cena, quando um japonês de cara brava, com muitos pacotes de pastéis na mão, tentava entregá-los ao dono da loja de calçados e este gritava dizendo:
- Quero o dinheiro, quero minha parte em dinheiro.

CONTO DO DINHEIRO FALSO - Neste golpe a vítima escolhida tem que ter muito dinheiro. O vigarista aproxima-se e explica que tem um amigo que trabalha na Casa da Moeda. Diz que a máquina encrencou e as numerações das notas saíram repetidas. Na conversa o vigarista mostra à vítima algumas notas de mil cruzeiros, dizendo que seu amigo guardou centenas delas duplicadas e está disposto a negociá-las na base de três por duas, uma vez que por ser ele funcionário da Casa da Moeda, seria difícil passar as notas frias. Se o negócio interessar, o vigarista marca um encontro com a vítima, mas antes o recomenda a levar muito dinheiro. No dia e hora combinados encaminham-se para uma pequena casa, onde espalham o dinheiro sobre a mesa. A vítima examina as cédulas apresentadas pelos vigaristas e, ao se certificar que não tem defeitos, inicia o negócio. De repente um grito: "polícia!" Sai todo mundo correndo e o dinheiro some, levado pelos vigaristas, disfarçados de policiais. E a vítima fica impossibilitada de apresentar queixas na delegacia, uma vez que também queria ganhar dinheiro fácil.
___________________________________________
Edward de Souza é jornalista, escritor e radialista
___________________________________________

77 comentários:

  1. Bom dia amigos (as) deste blog...
    Apresentamos nesta sexta-feira o quinto e último capítulo dessa série vitoriosa da década de 70. Com uma presença surpreendente de internautas, cerca de 600 a 700 por dia, o blog registrou na apresentação dessa série mais de 3 mil visitas, carimbando com sucesso "Os contos do Vigário".

    Estamos com quase 71 mil visitas e sabemos que tudo isso é fruto do trabalho de uma equipe maravilhosa que nos acompanha. Somos chamados de "seis mosqueteiros" porque estamos sempre unidos, trabalhando, brincando quando surge oportunidade e buscando sempre postar bons textos que resultam em comentários e debates neste blog, diariamente. J. Morgado, Milton Saldanha, Nivia Andres, Oswaldo Lavrado e Édison Motta formam ao meu lado esse sexteto de grandes jornalistas que escrevem neste blog e nos acompanham no dia-a-dia.

    Felizes com o sucesso deste blog, é necessário registrarmos as presenças marcantes dos nossos leitores e colaboradores, como o "Padre Euvídio", que surgiu entre nós do nada e hoje é presença obrigatória no blog, o professor João Paulo de Oliveira, de Diadema, amigo extraordinário e incentivador constante do nosso trabalho, presença diária neste blog, além dos estudantes de Jornalismo da Cásper Líbero de São Paulo, Metodista de São Bernardo, Unisantos, de Santos e Universidade Federal de Juiz de Fora, entre outras. Destaco ainda a presença dos estudantes de Medicina da FUABC de Santo André e de dezenas de outros amigos e amigas que nos motivam a prosseguir.

    Ficamos impossibilitados de citar todos os nomes de nossos leitores, poderíamos cometer injustiças ao omitir algum, por isso estendemos nossos agradecimentos a todos vocês que estão conosco. Muito obrigado... De coração!

    Um forte abraço a todos e bom final de semana!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, prezado Edward!
    Acompanhei toda essa série dos contos do vigário que eram aplicados na década passada. Impressiona, deveras, a inteligência e a criatividade dos malandros que agiam em São Paulo e Rio. Estou citando estas duas capitais porque foram somente elas, citadas por você, nos cinco capítulos desta série imperdível. Neste capítulo final o vigarista que aplicou o golpe de um milhão em cima do advogado e procurador de um banco no Rio, sacando a soma da conta de um milionário carioca, tem que receber uma medalha, não pode ser preso. É um verdadeiro artista, desculpe-me se estou sendo conivente com atos ilícitos. A atuação dele levou tempo, calma, raciocínio, esperteza e foi um golpe perfeito, diria. Genial. O do pastel estou rindo até agora, outra criatividade de se tirar o chapéu. Enfim, a cada capítulo contos sensacionais. Quem não acompanhou a série não sabe o que perdeu.
    Parabéns, um bom final de semana!

    Paolo Cabrero - Itú - SP.

    ResponderExcluir
  3. Olá Edward, bom dia!
    Hoje eu fiz o que planejava. Depois de ler e me divertir com esses últimos contos da série, selecionei um por um e acabo agora de imprimi-los. Vou fazer uma pasta para guardá-los, afinal foram lançados, muitos deles, senão a maioria, conforme você disse, pela primeira vez na internet. Estou com esses documentos históricos e em instantes vou arquivá-los numa bela pasta. Logo irão se espalhar pela rede, você pode ter certeza.

    Edward, todos os contos são ótimos pelas criatividade, a maioria explorando a ganância das vítimas. Já esses do capítulo final, foram criativos mesmo. O dono da joalheria não foi enganado pela ganância, afinal ele estava lá para vender mesmo. Foi muita esperteza dessa mulher. E que sangue frio, não é verdade? Agiu sozinha, de acordo com seu relato. O do pastel, mesma coisa. Talvez o conto do milionário tenha pego o procurador com a intenção de tirar proveito da situação da separação do ricaço. Com isso não tomou as devidas cautelas e o vigarista faturou um milhão de reais na época. Acredito que era um bom dinheiro. Parabéns, sensacional a série!
    EM TEMPO: Professor João Paulo, fiquei envaidecida com suas palavras. Também gosto muito do senhor e já tive a oportunidade de lhe dizer isso quando de uma das suas visitas ao meu blog. Beijos no coração!
    Beijos também pra você Edward e todos os amigos e amigas deste blog. Um bom final de semana!

    Liliana Diniz - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  4. Prezados irmãos, é muita emoção para esse velho coração. Primeiro, ser homenageado pelo grande jornalista Edward de Souza, depois receber o abraço carinhoso do Professor João Paulo de Oliveira. Poderia eu esperar mais o quê! Um beijo da Liliana, Gabriela, Andressa ou da Nivia, assim eu iria ao Reino de Deus mais cedo. Muita coisa para esse velho coração, não posso desejar o impossivel, está claro.

    Apesar das muitas brincadeiras que faço com todos, procuro manter o respeito neste blog, sempre exigido pelo Edward e seus companheiros jornalistas, mas, quero que saibam, ninguém acompanha mais atentamente todos os artigo do que eu. Pode até ficar a impressão que só entro para brincar. Nada disso. Toda essa série li com muita atenção e deixo aqui meus cumprimentos ao Edward de Souza. Só ele, com seu carisma e pena mágica, para nos brindar com artigo assim. Estou feliz em estar com todos vocês!
    Que Deus oa bençõe e lhes dê um ótimo fim de semana!

    Padre Euvídio!

    ResponderExcluir
  5. Querido Padre Euvídio, não seja por isso!
    De minha parte, seguem três beijinhos, ao invés de um. Dois nas bochechas e outro no coração.
    Smackkkkkk...

    Liliana Diniz - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  6. Ôi Edward, amiguinhos e amiguinhas! Todas nós, aqui da Cásper Líbero, estamos felizes em ter sido lembradas por você, viu? E não entramos em seu blog de favor, creia. É porque, além de ter bons artigos postados por todos vocês, aprendemos cada dia um pouco sobre a profissão que escolhemos exercer um dia.

    Essa série sua nos encantou. Estou falando em nome das amigas, que por certo também irão se manifestar, porque ontem mesmo os contos do vigário foram motivo de muita conversa entre nós. Só elogios pelo seu texto e pela diagramação maravilhosa e chamativa de cada um dos capítulos. Parabéns Edward.

    Padre Euvídio, não quero ouvir reclamações de minha parte, por isso, como a Liliana, estou lhe mandando um balaio de beijos, o senhor merece, está sempre nos fazendo rir, é muito divertido, padre! O meu abraço também ao Professor João Paulo de Oliveira, que aprendi a gostar, com seu jeito todo especial de escrever.

    Beijos a todos vocês, meus cumprimentos, Edward!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Edward!
    Só mesmo um profissional competente como você consegue segurar uma série, com cinco capítulos, prendendo a atenção de todos nós até o capítulo final, meus sinceros cumprimentos. Depois de ler toda essa série, imagino o sucesso que deve ter feito na época em que você escreveu para a revista e os dois jornais. Inteligentes, criativos, maldoso, um deles, o do "pau-de-arara", tudo isso numa leitura gostosa, fácil de ler e entender. Adorei!
    Bjos,

    Alessandra - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  8. Olá Edward, valeu essa série...
    Nunca me diverti tanto assim. Até meu irmãozinho, o Cesar, de 11 anos, gritava todos os dias bem cedo: "larissa, vamos ler os vigaristas no blog do Edward, anda". Tadinho, está gripadinho e foi ao médico com a mamãe. Não leu o último capítulo ainda. Só falta ele pedir ao médico para usar o computador para ler lá no consultório (rsssssss.....). Valeu mesmo, Edward, nota 10!

    Larissa - Metodista - S. Bernardo

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Edward!
    Valeu a pena acompanhar todos esses capítulos. Os anos 70 foram maravilhosos pra mim. Época da minha juventude, onde tudo era alegria. E esses eram os marginais daquela década. Não usavam armas, só a lábia para tirar proveito da ganância das vítimas e lucrar alguma coisa. Vi muitos desses contos acontecerem nas páginas de jornais como o "Diário da Noite", "Notícias Populares" e até no "Jornal da Tarde", mas lhe confesso, a não ser o do "bilhete", os outros não conhecia. São muito criativos.
    Aplausos para você e essa série!

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  10. Legal Edward, adorei a série...
    abçs,

    Melissa - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  11. Ao terminar esta série sobre “contos do vigário”, Edward de Souza, certamente nos brindará com muitas e muitas outras matérias curiosas.
    Os seis mosqueteiros, sob a batuta do “D’ Artagnan (Edward), estarão juntos para manter aceso este espaço que em tão pouco tempo ganhou uma audiência de alto nível. Assim, “um por todos, todos por um” é nosso lema.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  12. Olá, amigos (as) deste blog vencedor:
    Excelente a série dos contos do sempre competente e criativo Edward de Souza, chefe mor deste espaço. A nitidez das colocações identifica a competência do escritor e jornalista.
    Todos os artigos foram hilários e reflectivos, porém a criatividade da madame em ludibriar o médico e o gerente da joalheria, nos Jardins, em São Paulo, merece destaque. Certo, Edward ?
    Uma pergunta: Seria possível a aplicação desses golpes na atualidade ? ou eles ainda estão por aí, atualizados ? Sei que no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto, nas Assembléias Legislativas e de Deus, nas Câmaras e Prefeituras está cheio de experts em golpes aplicados a luz do dia, na calada da noite e no raiar do dia, sem que os "punguistas" sejam presos ou punidos pela Justiça, também um tanto trôpega das pernas e da visão.
    Parabéns, de novo, "véio" irmão Edward.
    Por meu lado, fico feliz com meu inseparável bonóculo espionando as meninas da Metodista que passam em frente o prédio onde moro.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  13. Olá, Edward e queridos amigos do blog!

    Não poderia ser de outra maneira -desfecho de ouro (também pudera...este blog é de OURO!)para a série dos Contos do Vigário e suas variações. Você passou da conta, Edward! Esmerou-se até mesmo nas ilustrações - coloridas, bonitas, perfeitas para os textos, valorizando-os ainda mais, se é que isso é possível...

    Pois bem, vimos, reunidos em série, variedade de falcatruas muito bem engendradas que fizeram cair ingênuos e menos ingênuos. Engana-se quem pensa que tais vigarices só ocorriam no passado ou que são poucos os que caem nos engodos. Continuamos hoje, em pleno século XXI, a sermos passados para trás, por trambiqueiros, enroladores, mentirosos, assacadores dos bens públicos, travestidos de políticos e investidos de poder pelos próprios enganados. Ontem mesmo, assistimos a mais uma lorota transmitida on line para quem quisesse assistir ou escutar - o Conto do Palocci, a quem os ínclitos magistrados da corte suprema fizeram todas as mesuras, num circo armado, nos mínimos detalhes, para não parecer tão vergonhosa a decisão: 5 x 4. Está claro, claríssimo, que quem tem foro privilegiado pode fazer o que quiser e está liberado para continuar a agir como bem desejar...Lamentável! Vamos ter que continuar engolindo o Conto do Lula, o Conto da Dilma, o Conto do Sarney, o Conto da Petrobras etc.

    Agora, navegando em águas mais cristalinas, aproveito a ocasião para mandar um beijo ao padre Euvídio, um dos melhores contistas que conheço (do bem, é claro), cujo arsenal de ideias é fantástico, inesgotável. Espero, algum dia, ser convidada para o lançamento de seu livro, Memorial das Pererecas ou, quem sabe, Eu Confesso tudo...Vai ser o maior sucesso editorial dos últimos tempos...

    Também o nosso querido mosqueteiro, Oswaldo Lavrado, tão apaixonado por enxergar "garrafalmente" as lindas mocinhas da faculdade, poderia nos brindar com uma publicação ou até uma série no blog, registrando suas sensações e visões através do flamante binóculo que maneja, ou já teria evoluído para um telescópio, caro Lavrado?

    Brincadeiras a parte, com a devida vênia de todos, o que me deixa muito feliz é o maravilhoso efeito deste blog, cada vez com mais leitores e seguidores. Continuem nos brindando com o inestimável apoio diário. Cada acesso e comentário é uma bênção e a certeza de que não estamos sozinhos na nossa cruzada jornalístico-literária.

    Um abraço a todos, com muito carinho.

    Parabéns, Edward! Você é de ouro, de platina, de diamante. Top Blog para todos nós!

    ResponderExcluir
  14. Olá Edward... Acabo de acompanhar o último capítulo. Acredite, cada conto que leio, paro para pensar e às vezes volto a ler, como esse da joalheria. Troco idéias com minha mãe sobre como pode uma mulher ser tão audaciosa, enrolar um médico e um lojista e levar milhões em jóias na maior tranquilidade. Pensava que ela tinha errado ao dar um cheque de 500 cruzeiros ao médico, seria identificada, mas mamãe, sábia, matou a charada. Era cheque roubado e sem fundos, está na cara. Não iria uma pessoa tão criativa pecar nesse pequeno detalhe. O japonês do pastel, coitado, deve ter feito uma confusão com o lojista de calçados que chamou a atenção do quarteirão inteiro, enfim, um show de contos, gostei demais, meus parabéns Edward! Mais tarde eu volto, gosto de ler os comentários do pessoal.
    Beijos,

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  15. Muito legal essa série, com contos inimagináveis, Edward. Olha, o Oswaldo Lavrado pergunta se é posivel aplicar esses golpes hoje em dia. Não creio, tudo mudou, estamos em outra era, da informática. São golpes criativos também, isso vejo todos os dias ao acionar minha caixa de mensagens. É um tal de "clique para ver minha foto", ou então: "lembra-se de mim? Faz tempo que não a vejo. Estou mandando uma foto nossa quando estivemos juntos, lembra-se?" É por aí. Clique para ver. Invadem seus domínios e lhe arrancam senhas de bancos e todo o dinheiro. Tudo mudou, a maioria desses golpes contados pelo Edward não encontra mais campo nos dias de hoje. E os vigaristas estão sofisticados, isso não acaba nunca, tenho certeza!
    Bom final de semana pra todos. Valeu, Edward!

    Fabíola - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  16. Ah...Ia esquecendo de responder ao padre Euvídio as indagações sobre os urubus. Caro amigo, referi-me, ontem, sobre corvos, e não sobre urubus. São diferentes as aves, embora alimentem-se, igualmente, de carniça (cadáver de animal em decomposição. Confesso-lhe desconhecer se se alimentam de carne humana. Como sei que o corvo nasce com plumagem branca? Vi com meus próprios olhos um corvo-bebê no ninho, em 2000, quando participei de uma trilha ecológica no distrito turístico de Ernesto Alves, a 23Km de Santiago. Tenho a foto do bichinho, inclusive. Também não sei responder onde o senhor pode encontrar um ninho de urubus. Talvez flamenguistas ou corintianos possam orientá-lo melhor. O que posso lhe dizer é que os urubus possuem olfato apuradíssimo e conseguem distinguir certos tipos de feromônios que os humanos e os demais animais não captam. Quando a carne está em decomposição, libera uma substância chamada "endoscaína", que contém uma serie de vitaminas necessárias aos animais que voam, vitalizando ossos, visão e olfato. Por isso os urubus gostam tanto de carniça. Arghhh...que assunto mais nojento...Espero tê-lo esclarecido, em parte. Vou passar um álcool-gel nas minhas mãos...

    Espero, ardentemente, que o Orozimbo pare de perturbá-lo. Também, quem mandou o senhor ludibriá-lo, mesmo que fosse para lhe fazer um agradinho?

    ResponderExcluir
  17. Prezada amiga Nivia (viu só, sou de casa). Primeiro preciso dizer pra você, Liliana e Gabriela que fiquei vermelhilho com os beijos que me mandaram, obrigado. Só faltou o da Andressa, que sumiu do blog com medo de me mandar um selinho (aprendi na paróquia com os coroinhas). Vou chamar o alfredinho, coroinha aqui da paríquia pra copiar tudinho que escreveu e vou ler todas as noites pra ver se aprendo a aula que me deu sobre urubus. Já que vai passar álcool gel, vou dar uma aula pra você e pra turma do blog do Jornalista Edward de Souza. O álcool gel de supermercado é perigoso em contato com a pele e eles não colocam áviso sobre isso. Tem que ser o gel 70 graus, feito em farmácias de manipulação, senão podem queimar a pele, cuidado.
    Professor, semana que vem estarei de computador novo, então vamos conversar sobre suas aprontadas, mas, por enquanto, reze 10 mil ave-maria e 50 mil pai nosso, sem parar, isso vai ajudá-lo um pouco.
    Por fim um recado pras meninas da Metodista. Cuidado com a luneta do Lavrado, ela está furando calça jeans à distância.

    A benção pra todos!

    Padre Euvídio

    ResponderExcluir
  18. Olá Edward...
    Com esse último capítulo, vou realizar nova pesquisa na Metodista para escolher, agora definitivamente, os três melhores contos do vigário dessa série imperdível. Meu voto vai mudar, depois do que li hoje. O conto das jóias é muito criativo e foi praticado só por uma mulher. A emancipação feminina veio depois da década de 70 e foi merecida, viu? Até nos golpes somos melhores que os homens(rsssssssss...).
    Bjos,

    Martinha - Metodista - S.Bernardo

    ResponderExcluir
  19. Amigos do Blog de ouro, bôa tarde.
    Edward, parabéns pela série que vc acabou de publicar.Todas as histórias de gólpes que fiseram centenas de vitimas
    Eu, em meus trinta anos de profissão, já conhecia a quase todos, porém o do cleptomaniaco e o da mulhér que roubou jóias, não tive conhecimento.
    Nos dias de hoje, alguns desses gólpes AINDA estão sendo aplicados,pois pessôas inocentes ou gananciosas não desaparecem de um dia para o outro e os vigaristas se aprimoram cada dia mais, a fim de conseguir seu intento.
    Edward,só faltou vc relatar um gólpe que por sinal ficou muito conhecido, pois o vigarista (está prêso)aplicou em gênte famosa e endinheirada.
    O cara boa pinta,se fazia passar por milionário, filho de autoridades, parente de algum politico famoso e até comandante de avião, e com esses "predicados" seduzia e enganava na maioria das vêzes muitas milionarias descasadas e até de artistas famosas, das quais conseguia levar fortunas, sempre com a promessa de casamento
    Eu li recentemente uma reportagem sôbre o golpista, na qual ele dá uma entrevista contando da facilidade em aplicar seus gólpes, e de como vivia nas rodas da ALTA SOCIEDADE sem despertar suspeitas, e quando percebia que algo poderia dar errado, imediatamente arranjava como desculpa alguma viagem urgênte e sumia com tudo o que pudésse levar das "coitadinhas" kkkk
    Na referida reportagem, tem uma fóto do cara, na cabine de um jato, vestido de comandante, fóto ésta que de acôrdo com o mesmo lhe ajudou a ganhar muito dinheiro, e a teria conseguido (a fóto) enganando tripulantes de aviões dizendo nescessitar da fóto urgênte para mandar a seus parentes na Europa.Como ele transitava travestido de piloto comandante em vàrios aeroportos, com o intuíto de arranjar alguma vitima, já éra conhecido de muitos aeronautas, daí a facilidade em adentrar a cabine de um Boeig para tirar a fóto sem levantar suspeitas.
    Enfim, o cara é o vigarista bonzinho, e assim que livrar-se da cadeia, com certeza conseguira ganhar mais alguns milhares de $$$.
    Abraços a todos e aguardemos mais alguma série de artigos do nósso estimado amigo Edward

    Um ótimo final de semana a todos.

    ( Garotas da Metodista, a praia está linda e com muito sól aproveitem !! )

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  20. Ué... Não estou entendendo nada! O padre Euvidio agora está interessado em urubus??? Que eu saiba, o prezado vigário era especialista em pererecas, ou estou enganado?
    Edward, brilhante sua série, grande jornalista. Não tem quem não há de lhe dar nota mil por esse trabalho extraordinário. Bons contos que eu não conhecia, muita criatividade e uma postagem maravilhosa. Permita-me dizer, foi a melhor deste blog, sem exagero.
    Abraços,

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  21. Olá Edward, vou lhe dar uma explicação. Eu não sumi do blog, como disse o Padre Euvídio. E deixaria de ler esse último capítulo? De forma nenhuma, não via a hora de acompanhar esse seu relato final. É que estava lendo pela manhã, pouco antes do almoço, mas fui obrigada a ajudar uma amiga que estava sem carro a levar seu pai ao médico. Não tive tempo de comentar, infelizmente. Adorei a série e como a Martinha, colega da Metodista, gostei da trama das jóias, golpe inteligente, entre outros de muita criatividade.
    Padre, não seja maldoso, não iria lhe negar um beijinho, de forma nenhuma. Tome : Smackkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......

    Beijos a todos, bom final de semana!

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  22. Pois é, caro irmão Edward... não deu outra e com o era esperado nossos amigos bloguistas, cada um a sua maneira, interagiu com sua opinião sobre os contos.Nota 1000.
    Nivea: mosqueteiro é um dos símbolos do Corinthians e como corintiano, então, sou mosqueteiro, mas não entendi o "garrafalmente". Isso me assustou um pouco, se puder, por favor, esclareça.
    Fabíola: Duas maneiras práticas atuais de tirar a grana do povão e que não requer prática, habilidade ou inteligência são: mostrar um revólver enferrujado e de numeação raspadda que à vítima entrega tudo; ou então basta entrar para a política (nem precisa arma) para roubar impunemente sem nenhum risco.
    Padre Euvideo: Meu "véio" binóculo dá conta do recado. Mais prático que adquirir uma luneta será descer até a avenida e ver pessoalmente as meninas da Metô. Tá certo que corro risco de "matar" algumas de susto, mas sai mais barato que comprar a luneta.

    abraços

    Oswaldo Lavrado -SBCampo

    ResponderExcluir
  23. Queridas amigas e amigos: pego carona nos comentários da Nivia Andres, do Lavrado e mais alguns para dizer que somos enganados a cada minuto. Essa de livrar o Palocci no Supremo (suprema merda, deve ser) passou dos limites. Para quem não lembra: o cara mandou o presidente da Caixa Federal violar o sigilo bancário do caseiro. Isso é crime, por lei. Como pode um crime assim ficar impune? Vamos imaginar que alguém tivesse feito o mesmo com as contas bancárias do Lula, por exemplo. O sujeito estaria na cadeia, respondendo a processo, e seria trucidado pelos poderosos do governo. Como foi um simples caseiro, homem simples e honesto, que cuidava da casa onde eles faziam reuniões para falcatruas e festas com meninas de programa, se bobear quem vai preso é o caseiro que contou tudo. Limparam o caminho para o Palocci sair candidato ao governo de SP. Se depender do meu voto não chegará lá nunca. Nem ele nem os outros cretinos dos demais partidos. E agora tem o Suplicy, o rei dos ridículos, figura patética com aquele cartão vermelho para o Sarney quando o assunto já estava pra lá de requentado. O cara demora para acordar. Já avisaram pra ele que o Getúlio se matou? Que o Collor caiu? Um ladrão e um bobo da corte, pobre Senado. Pobre Brasil. Edward, parabéns pela série.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  24. Pessoal, o que é o tempo. Quando o Palocci era prefeito de Ribeirão Preto fui até lá para entrevistá-lo para o Jornal do Economista, o último da minha carreira, antes do Dance e da minha aposentadoria. O tema da entrevista era a privatização da cia telefônica. Um prefeito do PT promovendo uma privatização, foi uma novidade na época, porque até então essas negociatas só envolviam os neo-liberais do PSDB alojados no governo FHC, de triste memória. Ele me recebeu com muita simpatia e atenção, era uma pessoa cativante. Tempos depois, quando já estava no Ministério da Fazenda, surgiram denúncias sobre corrupção na sua administração em Ribeirão, rolo grosso, envolvendo verdadeiras quadrilhas. Não sou eu falando, saiu tudo nos jornais e revistas semanais. Fiquei pensando, quem vê aparência não vê o resto.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  25. Lavrado, por favor, não se assuste, apenas quis dizer, com o "garrafalmente", que o binóculo aproxima os objetos, a paisagem, ou as "meninas", de forma garrafal. Lembra das "letras garrafais", enormes...é isso!
    Perdoe-me, se o constragi,de qualquer maneira.

    ResponderExcluir
  26. Ana Célia de Freitas.sexta-feira, 28 agosto, 2009

    Boa noite amigos do blog.
    Os contos começaram e terminaram com chave de ouro,adorei.Confesso que reli todos os contos,e valeu a pena,o Edward é o máximo,estou certa de que 70.000 é passado,vocês vão mais longe,simplesmente porque são os melhores.Em pleno século XXI o golpe da vez é entrar para a política,os cara trapaçeam e ainda conseguem se reeleger,ás vezes fico pensando:Não sabemos votar?Ou não existe político honesto? Beijos ao querido Padre Euvídio e ao Professor Ms João Paulo de Oliveira,que dentre outros são presenças ilustres e que fazem a diferença nesse espaço cultural.
    Ana Célia de Freitas.Franca/SP.

    ResponderExcluir
  27. De novo ou outra vez...
    Caro Saldanha: tava mais que na cara que no frigir dos ovos de avestruz (como chama a femea desse bicho?), o coitado do caseiro (Francenildo - com esse nome e torcedor confesso do Palmeiras) iria pagar mesmo o pato, o ganso ou a ema.
    Ana Célia: pela colocação do Saldana (acima) você pode perceber que o brasileiro não sabe e não tem em quem votar. Esse Palocci, como os demais, é um cara de pau e, acredite, se for candidato ao governo de São Paulo pode até levar. Aliás, as pesquisas conferem ao Maluf (barbaridade, tchê) 8% da preferência do eleitorado. Estamos perdidos, garota.
    Nivea: nada de constrangimento menina. Apenas pensei que "garrafalmente" fosse a dose indicada para quem "espia" o alheio com um binóculo. Valeu,jovem.
    Sugestão: como este blog já atingiu 70 mil acessos, acho que esse número dá pra eleger um deputado senador ou federal (aqui em São Paulo ainda não dá, mas um suplentesinho, quem sabe). De minha parte lanço os nomes: Edward de Souza (claro), o mestre Juliano Morgado e o padre Euvideo, mas também pode ser o Saldanha, o professor João Paulo (que vive numa cidade - Diadema - onde não tem político corrupto, valha-me Deus) e a antenada Nivea Andres. Estes, garanto, são honestos, tem dignidade e caráter. Vamos lá, peço o apoio dos bloguistas. Quem se habilita ?

    abraços
    Oswaldo Lavrado

    ResponderExcluir
  28. A correria da sexta-feira afastou-me um pouco do blog. Milton Saldanha, Nivia, Lavrado, Professor João Paulo e Padre Euvídio. Vocês seguraram o blog hoje, dia em que fui omisso sem ter essa intenção. Força de compromissos inadiáveis.
    Milton... Em minha coluna no Jornal Comércio da Franca, ainda no começo deste ano, vou encontrá-la e postar aqui, destaquei que o ex- Ministro Palocci iria a julgamento no mais tardar em agosto deste ano e seria absolvido de todas as acusações. Muito bem. Acertei na mosca. Minha coluna teve sequência. Profetizei que seria ele o candidato à Presidência da República e não ao Governo do Estado. Seria Palocci o sucessor de Lula. Essa de Governo do Estado é pura especulação. Limpo, Palocci seria o nome certo para Lula fazer a sucessão à Presidência deste País. Sabem qual a alegação? Adianto aqui. Lula e o PT vão explicar ao povo que Dilma está muito doente e sem condições de enfrentar essa árdua campanha política. Por essa razão, optaram pelo Palocci. E jogam a máquina em cima da campamha de Palocci, com Lula dando seu aval e suas bolsas. E então?

    Nivia, Lavrado sumiu, mas volta. Fique tranquila, querida amiga, ele jamais iria se melindrar com uma brincadeira. Obrigado pela força. Você esteve presente no dia em que eu mais precisava de você. E não combinamos nada. Isso eu acho bonito. Transmissão de pensamento.

    Padre, crie juízo e pare de pedir beijos para as meninas, onde já se viu isso? E continue estudando e criando pererecas, urubus podem dar problemas junto ao Ibama. E corra para ajudar o professor. Faz uns dias que ele roga pelo perdão Divino. O que fez, não sei, mas deve ser algo gravíssimo. Acredito que tenha sonhado com o "Sossego", tudo é possível...

    Ana Célia de Freitas, obrigado pela força, grande amiga. Com a ajuda de todos, esse blog, certamente vai avançar ainda mais.

    Lavrado, poderia me explicar porque no horário em que nossas queridas amigas e futuras jornalistas entram em aula na Metodista, você some? Aguardamos sua resposta ainda hoje...

    Martinha, que deve estar na Metodista, quero ver o resultado de sua segunda pesquisa. Hoje não vai dar tempo, sei disso. Amanhã saberemos qual o melhor conto na opinião das estudantes de jornalismo da Metodista. Não de todas, claro, apenas das amigas da Martinha. Mas, como ela conhece quase todas, uma bela pesquisa.

    Volto logo mais, obrigado a todos pela força...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, pessoal.
    Primeiro gostaria de cumprimentar o jornalista Edward de Souza por essa série maravilhosa que nos presentou. Uma volta ao passado, onde o grande mal que afligia nosso povo era ser trapaceado por um vigarista. Bem diferente dos dias de hoje, onde somos prisioneiros em nossas próprias casas, enquanto lá fora os marginais deitam e rolam.

    Por isso, Oswaldo Lavrado, eu não votaria em nenhum desses nomes que você lançou a deputado. Nenhum desses jornalistas brilhantes que escrevem nesse blog podem se misturar com essa corja. Imagine o Edward, a Nivia, o Saldanha, você, entre esses cafajestes? Ou fariam o jogo deles ou seriam expulsos ou até eliminados do Congresso.

    Edward, fuja dessa proposta do Lavrado. Continue escrevendo para nós e contra eles políticos). Cada macaco em seu galho. Vocês nasceram com o dom de nos informar, eles de nos roubar.
    Uma boa noite...

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  30. Edward, parabéns pela série que se encerra hoje. Passei uma semana bem divertida vindo ao blog e lendo os criativos contos do vigário postados por você. O acervo da memória virtual ficou mais rico a partir destas publicações, que nos transportam para o século passado, onde os "terríveis marginais" usavam a conversa para ludibriar o povo.
    Beijos no coração...

    Fernanda (sua fã)- Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  31. Caro Edward: creio que todo mundo conheça a origem da expressão "boi de piranha". Para atravessar a boiada num rio cheio de piranhas os vaqueiros pegavam primeiro um boi e jogavam de presente para elas. Enquanto se distraiam devorando o coitado, eles passavam com a boiada em outro ponto. A Dilma, talvez sem querer, ou dentro de uma estratégia maquiavélica, de certa forma está fazendo esse papel. Já começou a ser devorada, vide esse episódio da Receita, tudo armadinho e seguindo um script montado pela oposição, que de santinha não tem nada. Depois, como você está prevendo, o PT atravessa o rio com o Palocci, sem ter dado tempo de ser também devorado. Levará só umas mordidas, normais. Há lógica nisso, no xadrez político. O candidato terá que trafegar na garupa da popularidade indiscutível do Lula. Nenhum tem carisma nem nome forte para empolgar sozinho o eleitor. Nessa mudança de foco vão poupando também o Lula. Foi assim com o Dirceu, que sucumbiu sozinho e o Lula se safou. Aliás, em tudo ele sempre se safa, nunca sabia. Sempre tem alguém levando chumbo, a culpa por algo, enquanto ele fica só no foco da demagogia de botequim, fazendo gracinhas para os tolos.
    Abraço grande!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  32. Olha meus irmãos confesso-lhes que depois desses mundaréus de beijos, a minha batina está abalada.
    Eu estou pensando seriamente em abandonar o celibato.
    Seria o maior conto do vigário, se eu continuasse rezando missas. Esse blog está repleto de lindas moças.
    A minha libido está a mil.
    Fechem os olhos senhoras, tapem os seus ouvidos...
    Pronto já passou, foi só um alarme falso.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  33. Ôi Edward, até que enfim consegui!
    Cheguei em casa, depois de ir à universidade e não conseguia acessar seu blog de forma nenhuma. Fiquei desesperada, liguei para a laurinha e ela me deu o endereço de um amigo dela que trabalha com informática. Assim que chegou, esse rapaz, Danilo, constatou problemas em meu micro e começou a formatá-lo. Ficou ótimo, mas só agora pude vir ao blog. Danilo dava risadas, quando eu dizia que, se ele não terminasse logo para que eu pudesse vir ler seu último capítulo dos contos do vigário, ele seria um cara morto (rsss...) Ficou tão curioso em ver o blog que fez a conexão, leu aqui em casa os contos e morreu de rir. Está com o endereço do blog e vai fazer contato.
    Agora vou ficar mais um pouco, gosto de ler os comentários, depois de acompanhar e imprimir todos os contos que você escreveu.
    Bjos....

    Thalita - Unisantos) - Santos - SP.

    ResponderExcluir
  34. Caros Lavrado e Eurípedes: um de nós candidato? Como brincadeira é ótimo, sem dúvida. Agora vamos cair na real: Primeiro - ninguém se candidata sem dispor no mínimo de um milhão de reais. É isso que sempre apronto como primeira prova de que não existe democracia, isso é uma grande balela. Nenhum cidadão de bem se elege sem um bom capital financeiro. Ou sem alguma corporação bancando. Logo, já entra compromissado. Segundo - é necessário estar atrelado a um partido político. Nos grandes as vagas pertencem às velhas raposas de sempre. Nos pequenos são vendidas, todo mundo sabe. Ou pertencem às raposinhas. Um cidadão de bem, brilhante, cheio de idéias, honesto, jamais será candidato sem grana e sem partido. A lei foi feita para que eles nunca cheguem lá. Vivemos numa democracia de araque. Que ainda assim é mil vezes melhor que qualquer ditadura, de direita ou esquerda. No plano pessoal, meus caros, estou com 64 anos, de saco cheio com os políticos e suas safadezas, tenho uma vida gostosa, faço um jornal delicioso, tenho tempo para dançar meu tango pelo menos duas vezes por semana, viajo (sempre convidado) o ano inteiro. Além disso, sou safenado, o tempo que me resta de vida é lucro, que aproveito intensamente. Tudo isso não impede que exerça minha indignação.
    Abraços,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  35. Onde está apronto leia-se aponto.

    ResponderExcluir
  36. Olá Milton!
    Nunca acreditei em Dilma para a sucessão de Lula. A não ser que ele, Lula, e o PT, queiram entregar de bandeja a presidência para a oposição. Nem com as bolsas de Lula, Dilma, que ainda tem um passado nada recomendável, seria a candidata ideal do PT, está claro. E você, Milton Saldanha, já conseguiu se aprofundar na jogada de mestre preparada para lançar Palocci à presidência. Pouco antes da absolvição de Palocci, passaram a queimar a Dilma, de uma forma, digamos, desumana, até porque, seu estado de espírito, acometida de grave doença, não é dos melhores. Mas essa corja do PT passa como trator em cima de tudo para atingir seus objetivos. E Palocci, que afundou Ribeirão Preto em dívidas, é o nome em que o Partido dos Trabalhadores (trabalhadores?) deve e vai investir. Ex-Ministro de uma época de saúde financeira ótima, jovem, saudável, médico, o que poderia desaboná-lo?
    Escreva e me cobre. A primeira profecia acertei. Palocci foi absolvido. A segunda, em pouco tempo: Palocci, candidato à presidência pelo PT. Quem viver... Verá!

    Abraços,

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  37. Olha minha gente, vocês não sabem, mas eu tenho três filhos com o padre Euvidio.
    E o malvado está foragido da policia, por que ele não paga pensão alimentícia para os meus pequeninos desde 1987.
    Vocês ficam mandando beijinhos pra ele, que vocês vão ver.
    No inicio é só beijinho, beijinho, depois é pau pau. Esse padre é de araque, ele usa o confessionário só para ludibriar as irmãs.
    Fiquem espertas minhas queridas!
    Eu vim dos estados unidos, debaixo de uma falsa promessa desse vigarista, e hoje, o obama não me quer nem pintada do ouro das terras tupiniquins.
    E o grande culpado foi esse vigarista do EUVIDIO.

    Lara Wallace

    ResponderExcluir
  38. E ainda, Lavrado e Eurípedes: fora da minha condição de cidadão e eleitor, considero encerrada minha militância política. Lutei a vida inteira, fiz do jornalismo uma trincheira por um mundo mais decente, fiz politica estudantil, combati a ditadura de todas as formas possíveis, fui preso político, conheci por dentro o pior centro de torturas daquele tempo, militei pelo PT quando ainda acreditava que ali havia uma proposta de mudança séria. Até que descobri, antes mesmo do Lula assumir, que era tudo uma grande mentira. Assim encerro o assunto, aqui no blog. Se os demais "candidatos" quiserem se expressar eu adoraria ouvir suas opiniões.
    Abraços,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  39. Perdoem-me minhas queridas, aonde eu escrevi
    pau pau, troquem por tichau, tichau.

    Lara Wallace

    ResponderExcluir
  40. Muito engraçado esses contos do vigário, adorei. O Padre Euvídio falou sobre os riscos de se usar um álcool gel não apropriado e ele tem razão. Vou ensinar vocês como fazer o álcool em casa, prestem a atenção:

    APRENDA A FAZER O ÁLCOOL GEL

    Gente olha aí - se der qualquer novo surto, melhor ter a receita à mão.

    Já tem muitos lugares que não se encontra ÁLCOOL GEL.

    Guarde a formula simples do álcool gel, caso tenha necessidade

    2 folhas de gelatina incolor e sem sabor (compra-se em qualquer supermercado)
    1 copo de água quente para dissolver as 2 folhas de gelatina.
    Espere esfriar. Acrescente 12 copos de alcool de 96° graus.

    Está pronto o álcool gel de 72° a 75° graus.

    E querendo ainda dá para colocar umas gotas de óleo essencial e ter álcool gel com cheirinho (oba)

    já fiz o meu...

    Júlia B. Macedo - Campo Grande/MT

    ResponderExcluir
  41. Carlos Orsini Pachecosábado, 29 agosto, 2009

    Bom dia Jornalista Edward de Souza, excelente essa série em seu blog sobre os antigos e criativos contos do vigário. Meu avô, já falecido, conta que nos anos 50 ou 60, na Praça da Sé, tinha um cidadão que aplicava golpes na maior cara de pau nos incautos. Ele saia com um pacote de jornais do dia gritando: "60 vigaristas caem no conto do vigário na Praça da Sé". Claro que sempre tinha alguém que queria ler a notícia, principalmente os que transitavam pela praça, e compravam o jornal. Quando viam que não havia nada sobre a notícia divulgada pelo jornaleiro e reclamavam, o dito cujo virava as costas, acrescentava um número e saia gritando: "61 vigaristas caem no conto do vigário na Praça da Sé". E o trouxa, vendo-se enganado, tinha pelo menos o consolo de ficar com o jornal do dia, vendido sempre pelo dobro do preço original.
    Tenha um bom dia!

    Carlos Orsini Pacheco - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  42. Acabei de ler toda essa série e achei formidável. Como eram inteligentes esses vigaristas, não é verdade? Foi a primeira vez que vim ao seu blog, Edward. As minhas colegas de faculdade falam muito de você e desse blog, vou voltar sempre, pode me incluir na sua lista de amigas, tá?
    Obrigada e bom fim de semana!

    Elisa - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  43. Ôi Edward!
    Venho pela primeira vez ao seu blog, mas já fiquei preocupada ao ler o comentário acima, do Senhor João Paulo, questionando que só estudantes de jornalismo e Medicina entram em seu blog. Eu sou mais uma estudante de jornalismo. Sou colega da Daniela, que me indicou o seu blog. É a primeira vez e ouso responder ao Senhor João Paulo. Depois de percorrer todo o seu blog, ler vários artigos e terminando pelos interessantes contos do vigário, creio que esse espaço atrai mesmo estudantes de jornalismo, até porque podem aqui aprender um pouco com a experiência de todos vocês, claro. O advogado, engenheiro, contador, bancário, por certo busca blogs que falam de assuntos relacionados com sua área. Nem por essa razão podem deixar de entrar em outros blogs. Mas, a presença maciça dos estudantes de jornalismo aqui em seu espaço, Edward, é exatamente isso. O bom jornalismo que é praticado, incentivo para quem pretende seguir essa carreira.
    Obrigada e conte com minha presença no blog de hoje em diante. Posso?
    Beijinhos...

    Bruna - Estudante de Jornalismo - Universidade de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  44. Bruna, seja bem vinda ao blog e obrigado por ser também mais uma seguidora deste espaço. Olha, a Daniela é uma amiga querida, da Universidade de Juiz de Fora e está sempre conosco, participando ativamente dos comentários das matérias aqui postadas. Fico agradecido a ela por ter apresentado esse nosso espaço a você.

    O Professor João Paulo de Oliveira é um bom amigo e participa conosco diariamente, você deve ter observado isso. A colocação do professor é mais interrogativa, não quis dizer com isso que os estudantes de jornalismo e medicina não devam mais participar deste blog. Apenas causou estranheza a ele o fato de que a maioria dos participantes do blog estudam jornalismo e medicina, entende?

    E você explicou bem ao professor porque os estudantes de jornalismo estão dando preferência a este blog. Tudo começou, Bruna, com as meninas da metodista de São Bernardo, depois da Cásper Líbero e da Unisantos. Surgiu a Daniela, fizemos amizade e passamos até a trocar e-mails. Uma levou o blog a outra, por isso formou esse círculo gostoso de amigas e amigos que temos hoje.

    Medicina temos a Liliana e mais uma ou outra colega dela. A Liliana e seu pai, o Dr. Max, são amigos queridos de muitos anos, de Santo André, minha cidade adotiva. Vi a Liliana pequena, ainda brincando com bonecas, hoje é essa moça linda de fazer marmanjos suspirarem quando passa. Temos no blog comerciantes, como o Paolo Cabrero e o Eurípdes Sampaio, engenheiros também, caso do laércio H. Pinto, e outras profissões. É que nem todos dizem qual a profissão que exercem, por isso fica dificil fazer um levantamento geral. Mas, o importante é que esse espaço ganhe amigos e amigas. Você é mais uma amiga querida. Por essa razão, mais uma vez, Bruna, seja bem vinda!

    Beijos e bom final de semana!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  45. Professor João Paulo, nada de ficar intrigado porque participamos do blog. Aqui se pratica jornalismo, e essa é a nossa área. E um privilégio termos, de graça, professores como Edward de Souza, Milton Saldanha, Nivia Andres, J, Morgado, Oswaldo Lavrado, entre outros concorda?
    Beijinhos e não fique incomodado conosco não, viu? Gostamos de você!
    Bruna, um beijo, futura colega de profissão, seja bem vida!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  46. Eurípedes Sampaiosábado, 29 agosto, 2009

    Prezado professor João paulo!
    Não quero ser mal entendido, muito menos mal educado, mas não estaria o senhor com alguma obsessão em relação ao tal Padre Euvídio? Tem, neste último capítulo do Edward, pelo menos umas dez citações do senhor a respeito do padre. Desculpe-me, minha intenção, repito, não é ofendê-lo, apenas questioná-lo sobre o assunto, pode ser que o senhor não tenha percebido que vem repetindo as mesmas frases em relação ao padre, a tal Miquelina e Lara Wallace.
    Não dou dono do blog, muito menos tenho poderes para proibir quaisquer que sejam os comentários aqui postados, mas participo e gosto de ler opiniões sobre o assunto que está sendo tratado ou outras de maior interesse.
    Grato e perdõe-me pela franqueza!

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí -SP.

    ResponderExcluir
  47. Prezada Gabriela: permita-me lembrar também do Édison Motta, por questão de justiça, que já escreveu aqui textos notáveis, e também do menos frequente mas não ausente brilhante escritor Guido Fidelis.
    Abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  48. Gabriela, em tempo: mais o historiador Ademir Médici. Obrigado por seu carinho.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  49. Milton Saldanha, obrigada pela lembrança. Sim, são ótimos jornalistas e colaboradores deste blog. Fui traida pela memória. Como faz tempo que não vejo nada deles postado, acabei omitindo os nomes destes profissionais, mas peço a eles desculpas em público.
    Beijos a todos vocês...

    Gabriela

    ResponderExcluir
  50. Eliseu Costa Piressábado, 29 agosto, 2009

    Muito bom esse blog e a série que acabei de ler. Fiquei impressionado com os velhos contos do vigário, o número de visitas e de comentários do blog. Um nível alto, o que mostra que tem um público elitizado. Acabo de colocar esse blog entre meus favoritos.

    Eliseu Costa Pires - Limeira -SP.

    ResponderExcluir
  51. Prezados jornalistas deste blog. Essa série de contos do vigário não vão mais ficar esquecidas. Estão agora registrados na Internet. Mais uma vez meus cumprimentos ao Edward, pelo texto claro e gostoso com que nos brindou com esses contos. Presto muita atenção nos comentários e leio quase todos, porque vale mesmo a pena, até as brincadeiras eu gosto, são válidas. O que me chamou a atenção é que o Milton Saldanha, o Edward de Souza, Nivia Andres e Oswaldo Lavrado, sempre falam com propriedade sobre política. Fica minha sugestão, Porque não escrevem um artigo sobre esses desmando no Senado e a pouco vergonha da nossa política, absolvendo Palocci? Obrigado...

    Tanaka - Suzano - SP.

    ResponderExcluir
  52. Ana Célia de Freitas.sábado, 29 agosto, 2009

    Boa tarde Lavrado...
    É meu caro,o pior é saber que se Palloci,Maluf e outros vigaristas se candidadatarem ganham de goleada.
    Mas uma coisa eu garanto,o Jornal Comércio da Franca aqui de Franca,sempre traz matérias principalmente em ano eleitoral,sobre denúncias,cassações e tudo sobre o tal candidato,e gosto muito de participar do espaço de leitor,gosto de pegar esses "ganchos"para tentar juntamente com a matéria alertar a população,mesmo assim as pessoas parecem que estão surdas,preferem continuar na mesmice,aqui em Franca é uma prova disso,há vereadores que aprontaram em anos anteriores e no entanto conseguiram se reeleger,tem um deles que cumpre o 4°mandato e vive assinando contra projetos sociais,fazer o quê?
    Boa tarde Professor Ms João Paulo,o jantar foi um sucesso,graças as pessoas de coração enorme como você.
    Um ótimo final de semana a todos.
    Beijossssssssssssss.

    ResponderExcluir
  53. Querido mestre professor João Paulo, não ligue para a oposição, Isso é coisa de invejosos.
    A nossa relação é a mais sadia possível.
    Quanto à dona Miquelina, formamos um triangulo amoroso, Eu Ela, e a Lara Wallace.
    Por favor, guarde segredo, não conte pra ninguém.

    Fiquei sabendo que o Edward foi vitima de um conto do vigário.
    Um cidadão esperto inventou uma maquininha, com uma manivela.
    O sistema era simples, o vigarista colocava uma folha de papel em branco, recortada do tamanho de uma cédula, e de acordo que ia movendo a manivela, a maquina puxava o papel, e em seguida saia às notas de cinqüenta, igual uma impressora.
    O Edward muito esperto pegou uma cédula dessas, e foi ao banco para ver se a nota era falsa.
    O caixa do banco pegou a nota e disse que era verdadeira, e que não tinha problemas.
    Foi ai então que o espertão do Edward pagou quinze mil reais por essa fantástica maquina.
    Chegando em casa o Edward gritou “muié nois vai fica rico”!
    Sentou na sala e começou a rodar a manivela.
    O vigarista tinha colocado só deis notas de cinqüenta na máquina.
    Foi ai que o Edward percebeu que tinha caído num conto do vigário.
    Quem tudo quer nada tem.

    ResponderExcluir
  54. Ué, padre, essa da maquininha de dinheiro está no capítulo quatro que o Edward escreveu, com o nome de "Conto da Guitarra", será que o senhor não leu?
    Estou desconfiada que o senhor caiu nesse conto. Como poderia o Edward ter caido se escreveu na década de 70 esse conto? Explica melhor pra nós, padre, explica...
    Bjos,

    Andressa

    ResponderExcluir
  55. Eurípedes Sampaiodomingo, 30 agosto, 2009

    Prezado Professor João Paulo...
    Saiba que o Senhor goza da minha mais profunda estima. Por essa razão, volto a lhe pedir desculpas pela minha intromissão indevida.

    Um grande abraço,

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí -SP.

    ResponderExcluir
  56. Muito boa essa série, meus cumprimentos!

    Atílio P. Cerqueira - Franca - SP

    ResponderExcluir
  57. Ana Célia de Freitas.domingo, 30 agosto, 2009

    Bom dia Prof João Paulo.
    Será um prazer conhecê-lo pessoalmente,o abraço nos pequenos será dado com muito carinho.
    Fique com Deus e tenha um ótimo domingo.
    Abraçossssssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  58. Bau, acho que é um pouco tarde, mas...
    Caros Eurípedes e Saldanha: não tive a intenção de propor a candidatura de ninguém, longe disso. Foi apenas uma irônia de minha parte citar os nomes de amigos aqui do blog.
    Como a série de artigos do Edward gerou, inteira, sobre vigaristas e vigarices o tema sugeriu, com propriedade, os políticos e a política, antro "oficial" da corrupção e bandalheira. Estive praticamente a vida inteira ligado à política, mas nunca argolado a ela. Tenho amigos em todas as facções políticas aqui no ABC - prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais - sou amigo, como já disse neste espaço, da Lurian, fiha do Lula e muitas vezes bati um dominó e um truquinho com ele no Bar do Peixe, da Estrada das Lágrimas, São Caetano. Não votei sequer uma vez no cara, prra nada. Nunca fui filiado em partido algum e nem candadato ou ocupante de qualquer cargo público, pois mesmo convidado não aceitei.
    O Edward, por exemplo, sabe do nosso conhecimento e até amizade que desfruto aqui no ABC, como tantos outros amigos jornalsitas (Edward, Motta, Medici) sem argolagem com quem quer que seja. Acompanho a política desde o tempo do inefável Getúlio, cuja ditadura mutilou este País. Hoje lá estão Lula, Sarney, Palocci, Zé Dirceu, Dilma, os matadores de Celso Daniel (todos impunes), Maluf, Waldemar da Costa Neto, Severino Cavalcanti e mais uma matilha deles.
    Este blog é mesmo democrático.

    Abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  59. Ei... algo saiu errado no título lá em cima.
    Não sei, nem tenho idéia quem seja Wiiliam.
    Mama mia, tchê...

    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  60. Olá Oswaldo Lavrado! Estou sempre, em momentos de folga, passando pelo blog para dar uma olhadinha. Percebi que o Edward foi pescar nesse final de semana e deixou os contos, grande sucesso da semana para quem ainda não viu. E estranhei o William em cima e o seu nome embaixo. Você deve ter digitado sem querer o nome, ou seria o espírito de Shakaspeare lhe atormentando? (hahahahahaha).
    Não ligue, brincadeira de quem nada tem a fazer.
    Um abraço, amigo!

    Paolo Cabrero - Itú - SP.

    ResponderExcluir
  61. Caro Lavrado, talvez seja um heterônimo se manifestando, assim como os do Fernando Pessoa, nosso genial poeta português...Você é um genial jornalista e radialista. Por que não teria uma outra voz a falar por você?

    Quanto à sugestão de candidatura,
    de qualquer maneira, não me candidataria a nada, pelo menos por duas razões importantes: 1. Não tenho dinheiro disponível para a campanha nem aceitaria patrocinadores; 2. Não sei fazer discursos nem promessas. Resultado lógico: nunca me elegeria.

    ResponderExcluir