sábado, 20 de junho de 2009

PREFEITURA DE FRANCA VAI HOMENAGEAR
HISTORIADOR WANDERLEY DOS SANTOS
Edward de Souza

O Prefeito Sidnei Franco da Rocha, de Franca, atendendo nosso pedido, vai homenagear o historiador Wanderley dos Santos. Leiam parte de minha coluna publicada na última quinta-feira no Jornal Comércio da Franca: “Sempre se apela para a memória quando se quer buscar alguma coisa que se perdeu no tempo, distante de nossa visão. Mas há que se distinguir duas formas de memória. A recordação é o ato de trazer ao presente o que ficou no passado, no baú dos guardados. Mas memória também é a capacidade, a disposição, a faculdade que leva a transformar sonhos em realidade.
Segundo William James, podemos ter memória só de certos estados de ânimo que duram algum tempo. Importante é que a memória, em sua maior abrangência, deve se referir ao passado, de estar acompanhada de um processo emotivo. A memória, principalmente a histórica, não deve se perder precisa ser resgatada, perpetuada, de forma que as gerações que se sucedem se ilustrem com exemplos que devem ser seguidos.
Há cerca de um mês, em contato com o amigo Ademir Medici, jornalista que assina há mais de 30 anos a coluna “Memória”, no Jornal Diário do Grande ABC, soube de sua amizade antiga com o historiador Wanderley dos Santos, que morreu no dia 16 de janeiro de 1996 na Santa Casa de Franca, aos 44 anos de idade. Durante anos o jornalista trocou correspondência com o historiador e têm em seus guardados dezenas de cartas enviadas por ele, além de folhetos de encontros de historiadores da região de Franca, promovidos pela Prefeitura, Secretaria de Educação e Cultura e Fundação Municipal Mário de Andrade no Edifício Champagnat, todos enviados pelo Wanderley. Fiquei surpreso quando Ademir Medici me contou que Wanderley dos Santos, em agosto de 1989 fundou o Arquivo Histórico Municipal Capitão Hipólito Antonio Pinheiro, de Franca. Mais surpreso ainda fiquei ao descobrir que Wanderley dos Santos estava esquecido. Nada constava no arquivo que lembrasse seu fundador. Enviei um e-mail ao prefeito Sidnei Franco da Rocha notificando-o da injustiça que estava sendo cometida. Nesta segunda-feira, Marcelo Facuri, Assessor Especial de Comunicação da Prefeitura de Franca nos respondeu, informando que, em nome do prefeito Sidnei Franco da Rocha, a direção do Arquivo Histórico já está providenciando a identificação da Sala Wanderley dos Santos, incluindo fotografia e biografia do homenageado. Enfim, o reconhecimento que se fazia necessário”.
Na íntegra, o e-mail enviado pela Assessoria Especial de Comunicação da Prefeitura de Franca confirmando as homenagens a Wanderley dos Santos:

Caro Edward,
Em nome do prefeito Sidnei Franco da Rocha, registro o recebimento de seu email (enviado em 09 de junho de 2009, às 16h39). Agrademos a sugestão, ao mesmo tempo em que aproveito para informar que a direção do Arquivo Histórico já está providenciando a identificação da Sala Wanderley dos Santos, incluindo fotografia e biografia do homenageado.
Com saudações,

Marcelo Facuri

Assessor Especial de Comunicação

Prefeitura de Franca


NR:
Bom que se faça justiça. O Arquivo Histórico Municipal Capitão Hipólito Antonio Pinheiro foi criado na gestão do Prefeito Maurício Sandoval Ribeiro, em 1989, que assinou o decreto.
_________________________________________________
O EXEMPLO QUE VEM DE FRANCA
*
Ademir Medici

A notícia que chega de Franca aqui no Grande ABC é alvissareira. O prefeito Sidnei Franco da Rocha homenageará o historiador Wanderley dos Santos, criador do Arquivo Histórico Municipal Capitão Hipólito Antonio Pinheiro.
Criar a Sala Wanderley dos Santos, com fotos suas e a biografia em destaque, é a prova maior de que: 1) a Imprensa – no caso o Blog de Edward de Souza e sua coluna no Jornal Comércio da Franca – ainda consegue sensibilizar; 2) a Prefeitura de Franca mostra que é sensível à causa da Memória; 3) a homenagem que se prestará a Wanderley dos Santos demonstra que ele é merecedor disso, pois temos certeza que antes de responder ao jornalista Edward de Souza o prefeito Sidnei Franco da Rocha determinou à sua assessoria que pesquisasse a presença de Wanderley na cidade e observasse que o seu trabalho, plantado em agosto de 1989, frutificou e deixou seguidores.
Foi assim no Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo. Wanderley deu vida ao acervo da Igreja de São Paulo. E formou seguidores. Hoje quem toca o Arquivo da Cúria é gente competente que conheceu e trabalhou com Wanderley. Muito provavelmente, em Franca, independente das questões partidárias, quem está à frente do Arquivo Histórico local trabalhou com Wanderley ou soube do seu trabalho e pôde aquilatar toda a sua competência e seriedade.
Solicitamos a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Franca nos envie, com regularidade, as notícias ligadas ao projeto de reconstrução da História de Franca, a começar pelas homenagens a serem prestadas a Wanderley dos Santos. Publicaremos com alegria tais notícias na coluna “Memória”, que é diária e pode ser acompanhada no site do Diário do Grande ABC. Será o nosso jeito de também homenagear Wanderley e um exemplo para que as autoridades das sete cidades do Grande ABC também dele se lembrem.
Infelizmente, a exemplo do que vinha ocorrendo em Franca, também no Grande ABC Wanderley dos Santos não recebeu, até aqui, o reconhecimento que lhe é devido. Gente boa de Franca, parabéns. Vocês são 10.
__________________________________________________
FRANCA E SUAS LINDAS MULHERES
*
Édison Motta

Nascido na capital paulista e radicado desde a infância no ABC tive a oportunidade, uma única vez, no início dos anos 80, de conhecer rapidamente, a trabalho, a próspera cidade de Franca. E fiquei francamente encantado com o que vi: cá entre nós, deparei-me com a comunidade que reunia as adolescentes mais lindas por metro quadrado que já houvera descoberto. Lembro-me perfeitamente: quando chegávamos à cidade, num final de tarde, fazia parte de nosso trajeto passar defronte duas ou três escolas exatamente no momento em que terminavam as aulas. E as colegiais se dirigiam em grupos para suas casas. Como observador atento e discreto, contentei-me em apreciar a saúde, alegria e disposição daquelas jovens interioranas.
Hoje, bem sei através de meu amigo e irmão Edward Souza que Franca evoluiu, cresceu, mas preserva o pulsar vigoroso de seus melhores momentos do passado embora tenha se transformado numa cosmopolita cabeça de região. Não conheço pessoalmente o prefeito Sidnei Franco da Rocha. Mas sei que ele é amigo do Edward e, por tabela, meu amigo também. Aceite, portanto, caro prefeito, meus solenes e sinceros cumprimentos pelo singelo gesto de reconhecer Wanderley dos Santos como personalidade francana. Terei o prazer, assim que for possível, de visitar o espaço nobre ao qual será destinado seu nome e um resumo de sua importante biografia. Aquelas adolescentes de outrora ainda vivem no imaginário de beleza do meu passado. Fiz uma tênue descoberta sobre os valores de Franca. Nada que se compare ao intenso trabalho de Wanderley dos Santos que soube garimpar grandes preciosidades desta cidade que agora, aos poucos, estão sendo valorizadas.

53 comentários:

  1. Ôi, Edward de Souza, Ademir Medici e Édison Motta, eu havia me manifestado na matérias postadas nesse blog sobre Wanderley dos Santos, afirmando que Franca é uma cidade que sabe reconhecer quem trabalhou por ela. Conhecendo nosso prefeito, esse reconhecimento viria, bastava que ele tomasse conhecimento do caso. Não deu outra. Como francana, estou muito feliz. Li sua maravilhosa coluna no Comércio da Franca, Edward e está repercutindo até hoje o assunto Wanderley dos Santos. Meus parabéns a você e ao jornal. Obrigada a todos vocês e o meu carinho ao nosso Prefeito Sidnei Rocha por fazer justiça ao historiador Wanderley dos Santos. Vamos cobrar agora o mesmo reconhecimento por parte das autoridades do ABC.
    Bjos...

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  2. Eu acompanhei toda essa série de reportagem sobre o historiador Wanderley dos Santos. Confesso-lhes que não imagina que o reconhecimento viria, principalmente num País como o nosso, em que as pessoas de valor são rapidamente esquecidas. Felizmente eu estava errada em meu raciocínio. Existem sim pessoas sensatas, como o Prefeito Sidnei Rocha, de Franca, que soube reconhecer quem muito fez pela cidade que hoje ele governa. Parabéns, mesmo sem conhece-lo, Senhor Prefeito Sidnei Rocha. Atitude humana que não passará desapercebida pela população, creia!

    Priscilla - Faculdade Metodista - São Bernardo do Campo - SP.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Uma francana cheia de orgulho, acreditem! Saber reconhecer quem muito fez pela nossa cidade é gratificante.
    Parabéns Edward de Souza e Ademir Medici pelo trabalho. Parabéns Senhor Prefeito Sidnei Rocha, pela atitude tomada.

    Denise G. Faria - B. São José - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  4. José Leopoldo Martinezsábado, 20 junho, 2009

    Prezado jornalista Edward de Souza!
    Justa essa homenagem, sem dúvida. No entanto, por outra questão de justiça, seria importante realçar o trabalho do Professor José Chiachiri Filho. Foi através dele que Wanderley dos Santos deixou o ABC para vir à Franca organizar o Arquivo Histórico de nossa cidade. Na verdade, o professor Chiachiri, conhecedor do bom trabalho que Wanderley exercia na Cúria de São Paulo, foi até ele e fez o convite, aceito pelo historiador.
    Parabéns pelo trabalho e grato pela oportunidade que me ofereceu para esse esclarecimento.
    Abraços,

    José Leopoldo Martinez - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  5. Ôi Edward, Ademir e Édison, só espero que o exemplo da Prefeitura de Franca seja seguido por nossas autoridades aqui no ABC, principalmente a Prefeitura de Diadema, onde, segundo Ademir Medici, o trabalho de Wanderley dos Santos mais se destacou.
    Beijos a todos vcs. Meus cumprimentos pelo brilhante trabalho.

    Karol - Santo André - Faculdade Metodista.

    ResponderExcluir
  6. José Carlos A. Falleirossábado, 20 junho, 2009

    Prezado jornalista Edward de Souza, a Prefeitura de Franca já programou a data para a entrega dessa sala em homenagem ao historiador Wanderley dos Santos? Por gentileza, quando a data for marcada, nos avise, através do seu blog ou mesmo pela sua coluna no Comércio da Franca, tá bom? Eu e família gostaríamos de comparecer e aplaudir essa iniciativa do Prefeito Sidnei Rocha.
    Muito obrigado!

    José Carlos A. Falleiros - Franca -SP.

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns a todos desse blog. Embora à distância, sem conhecer a cidade de Franca, seu prefeito que passo a conhecer agora e também o historiador Wanderley dos Santos, acompanhei emocionada essa série e o final feliz.
    Recompensa justa a quem trabalhou pelo resgate da memória de uma cidade. Meus cumprimentos!

    Daniela - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  8. Eduardo C. Meneghettisábado, 20 junho, 2009

    Bom dia Edward!
    Olha, não sou muito a favor do nosso atual Prefeito por convicção política, mas devo reconhecer que foi dele as três melhores gestões na cidade. A primeira na década de 80 conseguiu revitalizar nossa Franca e nessas duas (está no segundo) mandato, continua atuante e a cidade nunca cresceu como agora.
    Não é muito do feitio do Sidnei Rocha atender certos pedidos, esse até me surpreendeu favoravelmente, claro. Resta-me aplaudi-lo e reconhecer os esforços de vocês, jornalistas, buscando resgatar a memória de Wanderley dos Santos, que conheci, no começo dos anos 90 aqui em Franca. Ele merece sim essa homenagem pelo que fez em prol da história do nosso município.
    Um bom dia a todos!

    Eduardo C. Meneghetti - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  9. Õi Edward, valeu a luta de todos vocês deste blog. Meus parabéns à cidade de Franca, ao Prefeito Sidnei Rocha, que souberam reconhecer quem trabalhou por ela. Continuem a cobrar de nossas autoridades aqui no ABC. usem Franca como exemplo, quem sabe Wanderley dos Santos não seja também reconhecido aquii, onde ele
    tanto trabalhou.
    Beijinhos a todos vcs e obrigada...

    Andressa - Santo André - Faculdade Metodista

    ResponderExcluir
  10. Prezado amigo João Paulo de Oliveira... Infelizmente no mundo virtual ainda existem essas mazelas e é preciso com elas conviver. Os caracteres são exigência do Google, provedor desse blog. Mas, se você perceber, caro professor João, temos um longo espaço a preencher. Existem outros blogs e sites que mal postamos uma mensagem, já nos cortam. Somos privilegiados.

    Creio ainda João Paulo, que essa missiva póstuma maravilhosa sua ao nosso querido historiador, poderia ter sido publicada diretamente no blog, assim faríamos a matéria de hoje em quatro, mas agora não posso privar os que leram aqui sua mensagem e recomendaram à outros, o prazer dessa leitura. Valeu, irmão!

    Quero agora responder ao leitor desse blog, José Leopoldo Martinez, de Franca. Olha, conterrâneo, conversei ontem com o professor Chiachiri sobre Wanderley dos Santos. Verdade o que foi dito por você acima. Chiachiri trouxe Wanderley para Franca e reconhece, conforme me disse ontem, o grande valor do historiador na organização do Arquivo Municipal de Franca. Contou-me histórias interessantes de Wanderley que revelarei em outra oportunidade.

    Para outro leitor do blog, José Carlos A. Falleiros, também de Franca, respondo que assim que a Prefeitura marcar a data para a inauguração dessa sala, em homenagem a Wanderley dos Santos, certamente iremos divulgá-la, tanto em jornais como aqui, nesse blog. Fique tranquilo.
    Um abraço a todos vocês! Bom final de semana!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  11. Ôi Edward...
    Dignificante o trabalho feito nesse blog que culminou com essa homenagem que será prestada pela Prefeitura de Franca ao historiador Wanderley dos Santos. Parabéns à vocês e ao Prefeito de Franca pela iniciativa.

    Margareth - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  12. Olá amigos:
    Edward de Souza, Edison Motta e Ademir Medici abriram, por meio deste blog, o portal da brilhante história de Wanderley dos Santos e o prefeito da Franca, Sidnei Franco da Rocha, imortaliza o homem que dedicou grande parte de sua existência à história da "nossa" gloriosa Franca.
    Parabéns a este blog, aos amigos Edward, Motta, Medici e, principalmente, ao prefeito Sidnei Franco da Rocha.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!
    Um exemplo a ser seguido aqui no ABC, sem dúvida!
    Beijos a todos e parabéns pela luta empreendida para resgatar a memória de Wanderley dos Santos...

    Isabela - Ribeirão Pires - SP.

    ResponderExcluir
  14. Olá Caro Edward,

    Recebi com muita alegria este endereço do Blog para ver uma homanegm ao meu pai, Wanderley Dos Santos, e confesso que estou muito emocionada. O Professor João paulo teve a sensibilidade de ligar e comunicar a familia, uma noticia tão bem vindae este endereço, após o trabalho arduo na categoria historica de meu pai sendo valorizada e homenageada deste jeito.
    Mais feliz fico eu, vendo tantos amigos elogiando meu pai, ele ficaria realmente radiante, e ele esta com certeza! Agradeço a todos!!! do fundo do coração. Gostaria de um contato, para ter estas noticias e post que vcs comentam repercurtiram tanto sobre Wanderley dos Santos. E queria entrar em contato também com a prefeitura de Franca, pois tenho muito material sobre a vida do meu pai, que gostaria de compartilhar nesta homenagem!!!

    Fico por aqui, muito feliz e emocionada.

    Beijos a todos.
    meu email : elidia@zootecnista.com.br
    A todos amigos e a vc Edward entrem em contato, por favor.

    ResponderExcluir
  15. Queridas amigas e amigos, Ademir Médici, Edward de Souza e Édison Motta: É a primeira vez, e me digam se estou enganado, que vejo um blog gerar um fato público de grande alcance. Poder, até então, restrito aos jornais, revistas, rádios e TVs. E olhe lá... Não preciso dizer, para quem já me conhece neste espaço, que sou fanático por História, de todas as épocas e lugares. Só lamento não saber mais, pois será sempre impossível ao ser humano abraçar tão vasto conhecimento. A reparação da injustiça do esquecimento a Wanderley dos Santos está se processando graças ao blog e à sensibilidade do prefeito Sidney Franco da Rocha, da nossa adorável Franca, onde já tive o prazer de estar mais de uma vez. Não tive a menor influência nessa decisão, mas ela me orgulha só pelo fato de fazer parte desta pequena confraria de escribas do blog do Edward. A propósito, o Edward merece também nossa homenagem especial por ter nos aberto este espaço com uma liberdade impressionante, que posso testemunhar. Sabendo sempre prestigiar e estimular os amigos, unindo a turma, sem o menor ranço de concorrência tola e mesquinha. Pelo contrário, aqui, quanto mais alguém brilha, mais passamos a escova.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  16. Queridas amigas e amigos, leitores e comentaristas deste blog: parabéns também a todos vocês por esta conquista. Sem vocês, estaríamos escrevendo para as paredes. A leitura nos honra, os comentários nos estimulam ou provocam intelectualmente. As brincadeiras alegram. Todos nós, cronistas, estamos sempre aprendendo com vocês, numa troca valiosa. Passei toda minha vida em veículos de comunicação, os mais diversos -- agências de notícias, jornais, revistas, rádios, TVs, house organs. Mas nada, nada mesmo, é tão saboroso como esta interação e troca rápida de idéias com o leitor, que nos permite aferir a qualidade do nosso trabalho, para melhorar sempre. Obrigado e minhas homenagens também a todos vocês, queridas e queridos amigos, como sempre digo.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  17. Parabéns ao Edward, aos amigos que também escreve nesse admirável blog e aos comentaristas e leitores que comumente aqui estão participando desse espaço democrático.
    Parabéns ao nosso prefeito Sidney Franco da rocha.
    Parabenizo o nosso ilustre prefeito, não só pelo reconhecimento do nobre cidadão Wanderley dos Santos, mas também por ter transformado a nossa bela cidade de franca, numa cidade mais prazerosas de se viver.
    Valentim Miron- Franca SP.

    ResponderExcluir
  18. Eu sou de Delfinópolis e vou à franca semanalmente.
    A cada ida a essa maravilhosa cidade eu fico cada vez mais encantado com a beleza, a organização, com a qualidade do asfalto, o cuidado que a prefeitura tem com as praças, sempre bem cuidada enfim, é um verdadeiro exemplo para a região. Parabéns prefeito Sidney Rocha, sou seu fam.

    Juca Tadeu Delfinópolis MG.

    ResponderExcluir
  19. "Odeio o privilégio e o monopólio. Para mim,tudo o que não pode ser dividido com as multidões é tabu".

    ( MAHATMA GANDHI)

    ResponderExcluir
  20. Deus fez o homem para que um dia ele se
    Transformasse na sua imagem e semelhança.
    Quando nós reconhecemos o talento de nossos semelhantes, mesmo que tardio, estamos aproximando da semelhança divina.
    Wanderley foi um grande homem, agora é um grande espírito, que simboliza lutas e vitórias, estudos e aprendizados, companheirismo e lealdade, regrados com a justiça do reconhecimento.
    Parabéns pela conquista e pelos amigos que você deixou aqui temporariamente, amigos esses que são veladores da sua história.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  21. Faz algum tempo que eu venho seguindo esse blog, mas só hoje que eu estou me manifestando.
    Eu queria aproveitar esse espaço para mandar meus parabéns também para o prefeito Sidney Rocha.

    Rita Maria do aeroporto II.

    ResponderExcluir
  22. Olá Lica, estou sensibilizado vejo sua postagem acima. Seu papai é mesmo uma pessoa muito querida em Franca. Quando o blog, graças ao Ademir Medici, brilhante jornalista do Diário do Grande ABC postou a série contando sobre o trabalho do seu pai, foram dezenas de comentários, todos eles, ou, a maioria, exigindo uma homenagem póstuma à ele. Lutamos aqui e o Professor João Paulo juntou-se a nós nessa justa homenagem. Escrevi sobre isso em minha coluna no Comércio da Franca e enviei e-mail ao Senhor Prefeito Sidnei Franco da Rocha. A resposta veio rápida. A homenagem vai ser prestada pela Prefeitura do seu papai querido.

    Vou entrar em contato com você através seu e-mail, posteriormente com o Marcelo Facuri, assessor do Prefeito de Franca, para que sejam todos vocês comunicados no dia da homenagem.

    Obrigado, Lica, por esse contato, estou deveras emocionado! Obrigado, Professor João Paulo, por ter possibilitado esse encontro... Grato, amigos e amigas, pela participação ativa nesse blog, sem vocês, nada teríamos conseguido.
    Ao Milton Saldanha, grande amigo, jornalista de primeira linha, sucesso absoluto desse blog e amigo-irmão camarada, um agradecimento pela força e pelo prestígio que seu nome trouxe a esse espaço. Você é brilhante e esse blog é nosso.
    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  23. Caro Padre Euvídio, não poderia me esquecer de sua presença sempre participativa nesse blog. Ora brincando para nos alegrar, ora firme e com mensagens maravilhosas como essa que acaba de postar. A família de Wanderley dos Santos, por intermédio da sua filha Lica, está conectada com conosco Padre e recebendo essa sua homenagem.
    Obrigado, Padre Euvídio!
    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  24. Ôi Edward, você sabe que leio tudo que escrevem nesse blog e participo sempre. Não conhecia Wanderley dos Santos, mas hoje conheço graças às postagens maravilhosas que li sobre ele. Hoje fiquei também emocionada ao ler o que escreveu a Lica, filha do Wanderley. Lica, me deu um nó na garganta que estou segurando até agora para não chorar. E o Edward ainda responde a você e me deixa ainda mais comovida. Parabéns pelo pai maravilhoso que teve, Lica. Uma homenagem justíssima, graças a esses "meninos" aqui do Blog e ao Prefeito Sidnei, de Franca.
    Beijos, viu?

    Thalita ( Unisantos) - Santos - SP.

    ResponderExcluir
  25. Jukinha, meu querido, creio que você quis dizer fã, quando escreveu fam. Ou é culpa do teclado?

    ResponderExcluir
  26. Pessoal de Pinda, do bar do Sací, saúda jornalistas do blog e prefeito de Franca pela homenagem ao historiador Wanderlei dos Santos.

    Assina pelo Sací e por todos nós - Luiz Américo -
    Pindamongaba -SP.

    ResponderExcluir
  27. Edward, por favor, transmita à Lica, filha do historiador Wanderley dos Santos, o abraço de todas nós, estudantes de jornalismo da Cásper Líbero.
    Aproveito para cumprimentar o Prefeito de Franca, jovem ainda e simpático, pela foto, e pela atitude tomada. A vocês do blog, um obrigado enorme por trabalharem pela Justiça, conseguindo a homenagem à esse homem que trabalhou pelo resgate de nossa memória.
    Bjos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  28. Claudia S. Mellosábado, 20 junho, 2009

    Boa noite, pessoal.

    É gratificante ver que a nossa Franca, sempre tão receptiva, calorosa com todos que nos visitam, dá esse exemplo bonito de homenagear Wanderley dos Santos, que ajudou a recuperar fatos históricos de nossa cidade. Tudo graças ao trabalho de vcs jornalistas e da resposta positiva a esse pedido do nosso Prefeito Sidnei Franco da Rocha.
    Fico muito feliz. Por dois motivos: Adoro ler a coluna do Edward de Souza no Comércio da Franca (só hoje soube de seu blog) e sou tiete do nosso prefeito. Birrento, bravo sempre, mas trabalhador e justo.
    Um lindo final de semana. Sem frio, viu gente!!!

    Claudia S. Mello - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  29. Débora Mendonçasábado, 20 junho, 2009

    Ôi...
    Lindo o que fizeram, jornalistas e Prefeito de Franca!
    Reconhecer os méritos de uma pessoa, mesmo depois que ela não está entre nós é sublime!
    Obrigada em nome do povo de nossa Franca...

    Débora C. Mendonça - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  30. Edward, onde mora a Lica e família? A mãe de Lica e esposa do Wanderley ainda é viva? Pergunto porque quero deixar minha casa à disposição deles, caso queiram vir para as homenagens que serão prestadas ao historiador, tá? Olha, vou deixar meu e-mail com vc, estou enviando agora, se elas quiserem ficar em casa por alguns dias, será um enorme prazer. As portas de minha casa estão abertas.
    Uma boa noie e obrigada,

    Roberta- Franca - SP.

    ResponderExcluir
  31. Prezados amigos,

    Subsiste e persiste em todos a alegria de ver reconhecido o nome de Wanderley dos Santos e de seu grandioso trabalho.

    Parabéns ao Edward de Souza e ao Ademir Médici pela ação rápida e certeira que propiciou o reconhecimento público do trabalho de Wanderley dos Santos e agora o faz conhecido de todos os cidadãos de Franca e da região. E a todos os que ajudaram na concretização dessa homenagem tão merecida.

    ResponderExcluir
  32. Oi Edward.

    Hoje só dei uma passadinha aqui para agradecer o carinho e o destaque que deu ao meu blog, colocando-o em exibição na sua lista. Valeu pela força! :-)




    EXCELENTE DOMINGO PARA VOCÊ!




    ♥.·:*¨¨*:·.♥ Beijos mil! :-) ♥.·:*¨¨*:·.♥




    http://brincandocomarte.blogspot.com/

    ___________________________________

    ResponderExcluir
  33. Ana Célia de Freitas.sábado, 20 junho, 2009

    Olá Edward...
    Acompanho há tempos, o que você escreve no jornal Comércio da Franca, e como sempre você surpreende seus leitores a cada semana,várias pessoas desconheciam a grandeza, a sensibilidade e a inteligência desse homem glorioso que nos deixou um patrimônio que não tem preço.
    Graças a você e Ademir Medici a homenagem merecidíssima vai acontecer, que bom seria se as pessoas reconhecessem aqueles que fazem tanto, e muitas vezes são esquecidos.
    Parabéns á você e ao Ademir Medici.
    Abraçosssssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.Franca/SP.

    ResponderExcluir
  34. Otávio F. de Oliveiradomingo, 21 junho, 2009

    Bom dia a todos!
    Como é bom saber que um blog consegue trazer informação e jornalismo de primeira qualidade. Com tanta gente ocupando espaços na net com besteiras, eis que encontro um grupo fantástico de jornalistas dispostos a mostrar que é possível ter qualidade num blog. A manifestação de um prefeito de uma cidade como Franca, que conheço, estive lá duas vezes, e o reconhecimento desse trabalho, homenageando um historiador - Wanderley dos Santos - até então esquecido, é prova mais que suficiente da capacidade desse grupo de profissionais. Parabéns, senhores!

    Otávio F. de Oliveira - São Paulo -SP.

    ResponderExcluir
  35. Renata S. Andradedomingo, 21 junho, 2009

    Olá meninos!
    Parabéns a todos vocês e um voto de louvor ao Ademir Medici, que trouxe o caso ao conhecimento de todos nós. O Edward foi em frente, cobrou das autoridades da cidade e conseguiu êxito. Meus cumprimentos ao Prefeito de Franca que faz justiça agora ao nome do historiador Wanderley dos Santos.

    Renata S. Andrade - Joinville

    ResponderExcluir
  36. Efraim C. Silveiradomingo, 21 junho, 2009

    Reconhecer injustiças e repará-las torna digno um representante do povo.
    Parabéns Prefeito Sidnei Rocha.

    Efraim C. Silveira - Cidade Nova - Franca - SP

    ResponderExcluir
  37. Prezado Professor João Paulo, fico grato por ter mencionado, de uma forma favorável, minha presença nesse blog do Jornalista Edward. Também já me manifestei sobre Wanderley dos Santos e cumprimentei o Prefeito Sidnei Franco. Assim que a Lica vier à Franca, quero encontrá-la, quem sabe junto com o senhor, professor. Acabei de mandar um texto para o Edward publicar aqui no blog, mas ele não respondeu. Acho dificil ele me dar uma oportunidade de escrever aqui, só tem "feras", professor. Um dia eu consigo, o senhor vai ver...
    Uma boa-noite ao senhor e aos demais deste blog!

    Padre Euvídio

    ResponderExcluir
  38. Prezado Edward e amigos do blog:

    Wanderley dos Santos escreveu sobre a história das sete cidades do ABC Paulista, em diferentes momentos da sua carreira. Dá para citar alguns exemplos:

    GRANDE ABC – A obra maior de Wanderley focaliza toda a região, historicamente, com ênfase à Freguesia de São Bernardo: “Antecedentes Históricos do ABC Paulista”, PMSBC, 17-11-1992.

    SANTO ANDRÉ – A historiadora Suzana Cecília Kleeb cita Wanderley no monumental trabalho que ela escreveu sobre os intendentes e prefeitos de Santo André, monografia que resultou num painel instalado no saguão do Paço Municipal.

    SÃO CAETANO DO SUL – “O Rol dos Confessados do Bairro de São Caetano”, artigo de Wanderley dos Santos publicado na revista “Raízes”, de julho de 1993 (edição nº 5, p.38).

    DIADEMA – “História do Município de Diadema”. Instituto Educacional Stagium, PMD, 2000.

    MAUÁ – “Mauá, ano Vinte”. Imprensa Metodista, PMM, 1975.

    RIBEIRÃO PIRES – “História do Município de Ribeirão Pires”. Trabalho mimeografado, PMRP, 1974.

    RIO GRANDE DA SERRA – “História do Município de Rio Grande da Serra”. PMRGS, mimeografado, 1976.

    Além desses títulos, Wanderley dos Santos publicou diversos artigos no Diário do Grande ABC, todos devidamente assinados, e colaborou com vários suplementos especiais quando dos aniversários das cidades locais.

    Por tudo isso, prezado Edward, é que acreditamos que Wanderley dos Santos deveria ser também lembrado e reverenciado no Grande ABC, seguindo-se o exemplo que chega de Franca, graças ao seu blog cheio de vida e de bossa.

    Faço um pedidoa você, Edward: por favor, envie em alta resolução uma foto do prefeito de Franca. Quero publicá-la na página Memória, do Diário do Grande ABC, como exemplo aos sete prefeitos locais para que sigam o exemplo de Sidnei Franco da Rocha e prestem uma homenagem ao historiador Wanderley dos Santos, fato até agora não ocorrido por essas bandas.

    Ademir Medici

    ResponderExcluir
  39. Prezado Professor João Paulo, atendendo sua pergunta feita na noite de ontem: Infelizmente, não há registros sobre os nomes dos personagens fotografados junto às obras de abertura da Avenida Pereira Barreto. A fotografia é de 1895. Autor: Gustavo Koenigswald.
    Abraço,

    Ademir Medici

    ResponderExcluir
  40. Depois de ter estado ausente do blog por mais de dez dias, volto para saudar a sensibilidade e o caráter do prefeito de Franca na Pessoa de Sidney Franco Rocha.
    Reconheceu com rapidez o trabalho do saudoso Wanderley dos Santos, lembrado e enaltecido nos meios de comunicação.
    Obrigado Senhor Sidney. Podemos agora, graças as suas providências, inserir na história de Franca, o trabalho daquele historiador.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir