sexta-feira, 20 de março de 2009

ARTIGO ESPECIAL DESTA SEXTA - GENTE BONITA: PRECONCEITO OU IGNORÂNCIA?

J. Morgado

Os leitores deste blog poderão achar estranho o título desse artigo. Entretanto, "gente bonita" é uma frase muita usada nos dias de hoje pela sociedade de um modo geral, não importa a classe em que se encontra situada, dentro dos padrões ou valores que essa mesma sociedade se colocou, em razão dos estudos sociológicos efetuados pelos governos eleitos por todas as categorias denominadas A, B ou C, etc.
Quando começou essa expressão para classificar ou dividir pessoas pseudo educadas, bem vestidas, poder aquisitivo de razoável para cima, das que não tiveram a mesma oportunidade de outros que residem em favelas, cortiços ou nas ruas e não tiveram a oportunidade de frequentarem escolas de vários níveis, desempregados, ou que ganham um pequeno salário? O que nos causa admiração é que essa expressão “gente bonita” possa partir de pessoas que se dizem religiosas, inclusive os espíritas. Lembro-me de ter ouvido pela primeira vez essa frase há um quinze ou dezoito anos atrás, de uma pessoa fazendo comparação dos habitantes de uma cidade para outra. A partir daí era cada vez mais constante ouvir e lê-la em jornais e revistas e principalmente na televisão: uma expressão que soa como preconceituosa, um defeito moral que uma parte da humanidade ainda não se livrou.
Li recentemente a crônica de um conhecido jornalista onde ele deixa clara a inversão de valores que a própria mídia faz questão de explorar e incentivar. O profissional fala das revistas e da mídia de um modo geral que mostram a todo o momento celebridades “socialites” e do mundo da moda entre outros que em nada contribuem para o progresso social e faz uma comparação com outras pessoas, no caso uma médica brasileira de fama internacional e especialista em doenças do coração que atua no Brasil e Estados Unidos. Este artigo descreve apenas um pouco do que se vê na imprensa e na boca das pessoas materialistas que vêem apenas o verniz com que criaturas se disfarçam para esconder as futilidades de que um dia se arrependerão. Os ingênuos espectadores ou leitores seguem esses modismos sem raciocinar no que estão fazendo, pois na verdade estão sendo como disse preconceituosos e discriminatórios.
O Livro dos Espíritos em seu item 799 nos trás um esclarecimento a respeito do assunto: “De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso? – Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade e fazendo os homens compreenderem onde está seu verdadeiro interesse. A vida futura, não estando mais encoberta pela dúvida, fará o homem compreender melhor que pode, desde agora, no presente, preparar seu futuro. Ao destruir os preconceitos de seitas, de castas e de raças, ensina aos homens a grande solidariedade que deve uni-los como irmãos” (Petit Editora – 1999). Parte dos habitantes do Planeta desconhece ou fingem desconhecer a reencarnação dos Espíritos como única forma de evolução da humanidade, principalmente no seu aspecto moral. Interpretam os ensinamentos de Jesus de acordo com suas conveniências, pois não conseguem entender que “Coroados hoje, lavadores de estábulos amanhã”. Não me recordo onde vi ou ouvi essa frase ou pensamento, mas ela é exatamente o que quer dizer de maneira curta e grossa as inúmeras vezes que temos que reencarnar para aprender o que é o Amor, a Humildade, a Tolerância, A Indulgência, o Respeito ao Próximo, etc. Ontem fomos escravos, negros, brancos, amarelos, pobres, ricos, algozes, tiranos, sovinas; e hoje, resgatando nossos débitos do pretérito, podemos ter a forma física bonita ou feia. Como será o Espírito de um favelado que aqui está encarnado a fim de cumprir uma missão, ou seja, um missionário com a finalidade de ajudar a “carregar a cruz” daqueles misérrimos habitantes, intuindo-os ao bem? É bem provável que esses favelados tenham sido em reencarnações passadas, senhores de engenho, escravocratas, nobres, ricos com corações insensíveis (gente bonita, no entender das pessoas que fazem essa discriminação), criminosos, suicidas e sei lá mais o quê...
Quanto às pessoas chamadas de gente bonita, também estão sendo testadas, pois a beleza é uma prova difícil e para vencê-la é preciso ter fé e forças para passar ao largo da “Porta Larga” (Capítulo XVIII-A Porta Estreita, item 3, O Evangelho Segundo O Espiritismo) e saber usar a beleza que Deus nos concedeu como fases de preparação para evoluirmos. As pessoas que se referem a “gente bonita” ou “feia” esquecem-se que os tais feios, tisnados do sol, plantam e colhem, criam e produzem para que os bonitos possam também se alimentar. Que aqueles “feios” de mãos calejadas e testas escurecidas pela graxa das fábricas trabalham para nosso conforto. Que nossos irmãos à beira mar arriscam suas vidas para buscar os saborosos alimentos ricos em vitaminas e minerais e que o sertanejo, resistindo às secas prolongadas do Nordeste Brasileiro, produz, além de alimentos, exemplos de fé e esperança e estoicismo para as pessoas “bonitas ou feias” do resto do Brasil. E para encerrar vejamos o que diz o item 814 do Livro dos Espíritos (mesma fonte). – Por que Deus deu a uns riquezas e poder e a outros a miséria? – Para experimentar cada um de maneiras diferentes. Aliás, vós já o sabeis, essas provas foram os próprios Espíritos que escolheram e, muitas vezes, nelas fracassaram. No item 815 a pergunta: Qual das duas provas é a mais terrível para o homem, a miséria ou a riqueza? – Tanto uma como a outra; a miséria provoca a lamentação contra a Providência; a riqueza estimula todos os excessos.

J. Morgado é Jornalista e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. Morgado escreve quinzenalmentge neste blog, sempre às sextas-feiras. E-mails sobre esse artigo podem ser postados no blog ou enviados para o autor, nesse endereço eletrônico: jgacelan@uol.com.br

26 comentários:

  1. Não sei se chamar as pessoas, ou um grupo de "Gente bonita" possa ser um preconceito. E se realmente for um grupo de pessoas jovens e bonitas? Vamos chamar esse grupo de quê? Feios? Creio que o preconceito está dentro de nós e não simplesmente em palavras que denominam essa ou aquela pessoa, esse ou outro grupo. Não estaria o articulista sendo preconceituoso ao achar que não se deve chamar pessoas de "gente bonita?".

    Gabriela - R. Preto

    ResponderExcluir
  2. Li o primeiro artigo do senhor Morgado e gostei. Esse também me agradou em cheio. Vi acima o comentário da Gabriela e penso que ela não deve ter entendido a colocação feita pelo jornalista em seu texto de hoje.
    Cita o materialismo daqueles que enxergam apenas a aparência de pessoas que se disfarçam para esconder futilidades. Ou seja, enxergam apenas a casca bonita mas não olham o interior do fruto podre. Reforça mostrando que inocentemente, muitos, que aplaudem os chamados "bonitos", acabam, mesmo sem perceber, sendo preconceituosos e discriminatórios.
    Um texto inteligente, gostoso de se ler e fácil de se compreender.

    Parabéns, Juliano Morgado, por mais esse belo artigo.

    Arthur Nogueira Ribeiro - Campinas- SP.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza entendi o recado que foi dado pelo articulista. Muito bom o texto, parabéns.

    Fátima Junqueira - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  4. Penso que o ser humano está sujeito a erros e que somos todos ignorantes e preconceituosos, seja qual for o tipo de questão a ser levantada. Esquivando-nos da culpa, simplesmente tentamos esconder ou condenar o que é aparente, mas nunca conseguimos entender o problema e julgá-lo seriamente. Excelente esse artigo do jornalista J. Morgado. Meus cumprimentos.

    Agnes - São Paulo

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, mas percebo que algumas pessoas não entenderam a essência desta colocação.
    Tenho apenas 24 anos, não sou formada em faculdade, nem tenho um grande cargo, apenas busco por informações e com certeza este texto é um grande aprendizado para mim.
    Sr. Morgado, a matéria está elucidativa e muito agradável de ler. Parabéns.

    Renata Lima - São Paulo

    ResponderExcluir
  6. Prezado J. Morgado
    Existe também o preconceito de um país com outro, de uma raça com outra ou de uma religião com outra. Começa de um preconceito de um indivíduo com outro e que se transforma num nesses grandiosos problemas que acabam muitas vezes dizimando toda uma geração de seres humanos. É uma palavra que parece comum, mas é muito pesada e causa grandes consequências. Se verificarmos a história da humanidade, constataremos o quando foram danosas as ações preconceituosas de muitos sistemas, pessoas hipócritas que escondiam e disfarçavam tais atitudes e que foram responsáveis por inúmeros genocídios. Existem, também, aqueles que escancaradamente agem de forma preconceituosa sem, sequer, dá satisfação à sociedade dos seus atos grotescos de descriminação, segregação e desprezo. O preconceito nasceu com o homem. Ele vive intrínseco na personalidade de muita gente. Na idade média era claro o preconceito que a Igreja Católica tinha com os evangélicos chamados huguenotes (massacre de São Bartolomeu) e outros segmentos religiosos, com o pretexto de que eles eram hereges. Essa Chacina pode ser vista no filme A Rainha Margot, de Patrice Chéreau que a retrata com muito realismo. Claro no começo existiam outras razões, mas acabou mesmo no preconceito. Constatamos deste modo, que a própria religião que tanto prega a igualdade e respeito aos nossos semelhantes, em função da descriminação, matou e deixou sequelas indeléveis em muitas pessoas no período da Santa diabólica Inquisição. Era preconceituosa. Faziam um julgamento antecipado, princípio básico do preconceito e dos miseráveis, a fim de extorquir todos os seus bens. Em 1945 ( Segunda Guerra Mundial ) O chefe nazista alemão Adolf Hitler, perseguiu e matou mais de seis milhões de judeus, ciganos e raças que ele considerava inferiores e esquálidas. Esses não podiam se juntar com a raça ariana que no seu entender era pura. E assim, muitos outros exemplos. Paro por aqui porque ficou longo demais meu comentário.
    Cumporimento-o pelo artigo.

    João Castro de Barros - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  7. Sr. Morgado.
    Ao ler seu artigo percebo o quanto somos ignorantes e preconceituosos por usar frases feitas para denominar as pessoas, sem mesmo perceber.
    “Cai na real” ao ler seu artigo, que achei maravilhoso, e percebo o quanto preciso pensar e estudar para poder evoluir. São pessoas como você que nos trás informações, para refletir nosso próprio comportamento.
    Parabéns, e muito obrigada por mais essa lição.

    Jacira – SBC – São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente tenho o dom da compreensão, mas não o de escrever. No entanto, dentro de minhas limitações, confesso-lhes que me senti recompensada ao entrar nesse blog e ler esse artigo maravilhoso. Tomei a liberdade de impri-lo para mostrar ao meu marido e filhos, logo mais à tarde e noite.
    Meus agradecimentos ao autor, jornalista Morgado e que Deus lhe recompense pelo bem que traz a todos nós com material maravilhoso como esse.

    Fiquem todos com Deus!

    Sara R. Saad - S.José dos Campos

    ResponderExcluir
  9. Certe feita estava e, minha espoa e filho em uma lanchonete no centro de uma cidade do litoral sul de SP, havia ali uma centena de pessoas, muitas delas jovens, a exibirem seus corpos e feições, com uma plasticidade invejavel as esteticas televisivas de plantão.
    Era um desfile de barriguinhas de fora, acessorios, cabelos, perfumes, maquiagem, fisicos, acompanhados alcoolicos e tabaco, em um "frenesi" estonteante, "que juventude linda".
    Um pouco mais tarde, eu já estava na metade de meu X-salada, quando adentraram ao recinto dois casais, que timidamente chamaram ao garçom por Sr. fazendo o pedido acompanhado de por favor, voz baixa e pausada, no entanto, não tão repletos de uma plasticidade notavel ou digna de elogios no BBB9, ou no programa da RedeTV Luciana Gimenez, alias os trajes até denotavam um pouco de falta de vaidade nestes jovens casais, e ainda por cima uma das moças tinha uma perna mecanica, pasmem, uma perna mecanica, que a impossibilitou de assentar-se de imediato se acomodando como uma dama inglesa, ao terminarem seus sucos e lanches, agradeceram ao garçom, elogiando-lhe o fino trato e o bom atendimento que lhes foi dispensado, pagando e em seguida, com largos sorrisos a nos outros, dizendo: - com licença, obrigado e boa noite! tomando rumo a deliciosa noite de verão que fazia...
    Quando minha esposa, delicadamente comentou:
    São os mais belos que vi, nesta noite!

    ResponderExcluir
  10. J. Morgado, além de pescador de verdade e jornalista dos bons também é um faroleiro. Daqueles cuja missão é iluminar o caminho de todos. Tem esse poder porque decorre do bom uso que faz de sua vocação. E cumpre bem sua missão.
    Em outros tempos, nos idos de
    1975, compartilhou com o escriba que essas linhas assina e também com Maury de Campos Dotto e Zileval Bruscagin, o nosso querido “Brusca” de uma viagem de carro, durante aquele mês de julho, pelo Norte do Pais. Cerca de 7 mil quilômetros, muitos dos quais em estradas de terra onde se incluiu trecho da Transamazônica. Uma aventura. Inesquecível epopéia que nos brindou, em meio a tantas outras maravilhas que vivenciamos juntos, com uma recusa de entrevista ao Diário do Grande ABC.
    Na tentativa de entrevistar o cacique da aldeia dos índios Parecis, no hoje Mato Grosso do Sul, o soberano do lugar atribuiu ao seu filho, estudado na cidade, esnobar nosso querido jornal porque ele não tinha “envergadura nacional”.
    Morgado é iluminado e ilumina.
    Parabéns e um grande beijo desse seu amigo, tipo filho, e grande admirador.

    Paz, muita paz meu grande amigo.

    J.Morgado, um beijo!

    Édison Motta

    São Bernardo do Campo, SP.

    ResponderExcluir
  11. Jornalista J. Morgado,

    Estou encantada com essa sua mensagem que acabo de ler aqui nesse espaço.
    Que Deus nos abençõe e ajude a sabermos diferenciar o certo do errado para não sermos nunca ignorantes, muito menos preconceituosos.

    Tânia Regina - Aracaju - SE

    ResponderExcluir
  12. Prezado jornalista,
    Seu texto de hoje calou fundo, machuca que tem sentimentos. Sabe, na minha opinião, vivemos num mundo inibidor de valores em que os preconceitos e a hipocrisia permeiam as relações humanas, tornando-nos menores em nossas medíocres existências. Parece até que as pessoas valem mais pelo que têm que por aquilo que são. A beleza física de poucos supera o caráter de muitos. Já não importa aquilo de bom que carregam dentro de si. O dinheiro ganho por alguns, ilicitamente, atinge índices no ibope jamais alcançados pelo mísero salário mínimo, ganho pelo trabalhador, honestamente. Essas coisas de bons valores e de sentimentos nobres ficam para os pobres poetas e românticos que não venceram na vida, dizem as más línguas. Hoje em dia o que se vê são hipócritas emitindo conceitos sobre o que deve ser um homem, mas no entanto o que vale mesmo é justamente o contrário. Nunca a inversão de valores esteve tão em voga quanto agora, a ponto de muitas pessoas repensarem o que deverão ensinar aos seus filhos como sendo as normas de boa conduta e de respeito ao próximo. O jeitinho brasileiro está incorporado entre nós de tal forma que se alguém se dispuser a negá-lo corre o riso de ser levado ao ridículo. "É preciso se levar vantagem em tudo", diz a "lei de Gerson". Tudo isso vai-se incorporando em nossa mente e, vez ou outra, passamos a questionar o próximo e a nós mesmos. São inúmeros os estímulos para que compactuemos com o errado que hoje vigora livremente no seio da sociedade. Muitas pessoas que resistem passam a ser discriminadas e vítimas do odioso preconceito.

    Parabéns pela mensagem, amigo! (Permita-me chamado assim?).

    Roberto R. Brigagão - Brasília

    ResponderExcluir
  13. Essa Materia faz muitas pessoas refletirem os fatos do dia a dia, os quais se mostram para nós, mas nós fechados na nossa visão materialista não enxergamos. Quando lemos materias como essa ficamos felizes, por estar sendo divulgada essa visão da vida, obrigado J.Morgado

    ResponderExcluir
  14. Há um ditado popular que diz: "por fora bela viola, por dentro pão bolorento". Tem gente que cuida da casca mas esquece do recheio.
    Outro :"A beleza está nos olhos de quem vê." Depende dos óculos que se usa.
    Belo texto de bela pessoa.
    Isildinha- Osasco

    ResponderExcluir
  15. Eu sou reencarnacionista, e evolucionista. Segundo eu aprendi, o espírito só reencarna a hora que o espermatozóide fecunda o óvulo, e continua em um processo reencarnatório até próximo dos oito anos de idade. O espermatozóide destinado a cada espírito são manuseados pelas excelsas mãos, acrescentando ou diminuindo os recursos físicos de acordo com necessidade de evolução para cada individuo, sem desrespeitar a genética física da terra.
    Sãos os gametas, responsáveis pela beleza física ou feiúra, altura, cor dos olhos, saudável, ou enfermo, enfim, a vibração do espírito tem que coadunar com a vibração dos gametas. Francisco de Assis era franzino baixinho e feio, pois foi ele mesmo antes de nascer que escolheu e modelou o gameta de acordo com o físico que queria manifestar aqui na terra, privilégio de poucos. O maior sonho das trevas é de compreender os mistérios da reencarnação, para poder reencarnar vários espíritos malignos, graças a Deus eles não tem essa tecnologia espiritual. Tenho que parar por aqui, porque a prudência me diz que já basta!

    valentimmiron@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gratificante, depois de um longo dia de trabalho, chegar em casa, ligar o computar, fazer a conexão e encontrar um e-mail da minha amiga Agnes convidando-me a entrar nesse blog e ler essas maravilhas que pensei não se ver na internet, a maioria blogs com baboseiras, charges e frases sem sentido.
    Senhor J. Morgado, não o conheço, mas aceite minha gratidão pela paz que me proporcionou com essa leitura. Obrigada de coração!

    Regina F. Calheiros - São Paulo

    ResponderExcluir
  17. Amigo e xará J.Morgado.
    Foi com muita satisfação que lendo seu exelênte artigo, percebi o quanto aprendemos com quem se dispõe a ensinar.
    E o amigo o faz muito bem, a cada artigo que publica.
    Sinto-me recompensado por usufruir de sua amizade e de seu conhecimento das matérias que nos brinda.
    Parabéns, por mais este artigo e sucesso sempre.
    Abraços fraternos do Xará.
    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  18. Por indicação, vim e juro que volto. Gostei das histórias de redações, li todas as interessantes postagens antigas e me encantei com o J. Morgado com seu artigo. Fiquei mais de hora lendo todas as matérias, até comentários, uns inteligentes, outros interessantes e alguns chulos, mas, faz parte.
    Parabéns ao organizador do blog. Valeu a pena!

    Delcídio Brancaleão - Blumenau

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito do blog e das matérias apresentadas aqui. Parabéns jornalista J. Morgado. Sua mensagem é inteligente e tomara que seja entendida.

    Paula - Varginha -MG

    ResponderExcluir
  20. Duas maravilhas neste post: a mensagem educativa e o dom de fazer questionar!
    Um cara iluminado, sem dúvida .

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito de sua mensagem. Quando li eu e minha esposa passamos a debater o assunto. Com toda certeza acrescentou muito em nosso dia-a-dia. Uma lição muito importante para refletir.

    Parabéns J. Morgado

    ResponderExcluir
  22. Parabéns por mais um artigo maravilhoso, onde podemos aprender e compartilhar toda essa sabedoria.

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Parabéns, é a primeira vez que entro no blog, e sua matéria chamou muito minha atenção.

    Gostei muito de ler, pois é de fácil entendimento.

    Parabéns, passarei a visitar mais o blog para encontrar mais de suas mensagens.

    ResponderExcluir
  24. Belo texto.

    Juliano sempre com as suas palavras sabia, com pensamentos inteligentes que fazendo com que temos uma visão melhor da vida.

    Grande amigo.

    Anderson – Mongaguá - SP

    ResponderExcluir
  25. Boa noite a todos.
    Sem dúvida, esse texto nos levou a reflexão, muitas vezes a beleza está na ação, no coração da pessoa, mas muitos preferem enchergar só a "casca" e não vê ou sente o que a pessoa traz de bom por trás da "feiura" que fora rotulada antes de mais nada.
    Abraçossssssssssss.

    ResponderExcluir