segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DOMINGO, 30 DE JANEIRO DE 2011
2011 (MMXI) é o atual ano do calendário gregoriano que se iniciou num sábado. Não sendo um ano bissexto, tem 365 dias. As Nações Unidas designam 2011 como o Ano Internacional das Florestas e o Ano Internacional da Química. Deveria ser também da matemática, acompanhe estas curiosidades que recebi ontem do amigo Francisco Heitor. Desconheço se algum blog já publicou, como também não sei quem é o autor desta intrigante dança de números que, certamente, vai deixá-los (as) intrigados, como eu fiquei.
A primeira curiosidade. Este ano tivemos duas datas fora do comum... 1/1/11 e 11/1/11 e teremos outras duas: 1/11/11 e 11/11/11...
Muito bem, agora tente entender isto... Separe os dois últimos números do ano em que você nasceu e some com o número da idade que você fará este ano... O total será 111... Para todos!
Vou citar um exemplo: meu pai nasceu em 1919 (os dois últimos dígitos: 19).
Vou somar o número 19 com a idade do próximo aniversário de papai. Dia 7 de junho ele irá completar 92 anos.
92 + 19 = 111.
Agora tente você, eu confesso que ainda não encontrei uma explicação lógica, quem sabe um matemático possa nos ajudar.


Uma ótima semana!
.
Nesta terça-feira tem "histórias do rádio", de Oswaldo Lavrado e em breve, você não deve perder: "Confidências de um aloprado". Um relato verídico, feito através de e-mails enviados a este blog... Simplesmente chocante!
.
Edward de Souza
___________________________________________

29 comentários:

  1. Bom dia amigos (as)...
    Hoje é domingo e resolvi postar esta curiosidade para quebrarmos um pouco a cabeça. Engraçado é que depois de matutar por muito tempo, percebi que nem todos podem atingir a soma 111, podem corrigir-me se estiver errado. Os nascidos até 1999 sim. Por exemplo: um menino que nasceu no ano 2000 vai fazer 11 anos em qualquer mês do ano em curso. 00 + 11 = 11. De qualquer forma temos o final 1 sempre. Então, pelas contas novas que faço agora, o correto seria encontrarmos sempre 111 ou o 11 na soma que foi sugerida por quem bolou esta matemática, concordam? Certo apenas é que todos os frequentadores(as) deste blog, se fizerem a soma, vão encontrar o 111, isso é certeza. Afinal, que eu saiba, menos de 10 ou 11 anos apenas o Oswaldo Lavrado... Em cada um dos dedos das duas mãos.

    Um bom domingo e... Divirtam-se!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Olá Edward

    Bom dia

    Bastante curiosa essa postagem que tem a ver com a numerologia mística descoberta ou inventada na Babilônia e outras locais parecidos.
    Nota-se que a matemática era muito importante milhares de anos a.C.
    Eu nasci em 35. Farei este ano 76. Somados os dois, 111.
    Outros números nos chamam atenção e todos místicos, entre eles o 666. O número da besta.
    Legal o assunto.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Oi Edward, realmente, impressionante e já fizemos a festa somando números aqui em casa. Todos 111 no final. Meu pai nasceu em 1954 e em julho deste ano completa 57 anos. Somando o 54 com 57, 111. Meu, da minha mãe e da Karol, minha irmã, também com o final 111. Será que o ano em que estamos vivendo, 2011, não tem nenhuma influência nestas somas? Se raciocinarmos friamente, nada a ver. Então...

    Adorei, e vou passar para minhas amigas e amigos!

    Beijos,

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  4. Essa é muito fácil!
    Vocês sabem que eu sou um padre semi- analfabeto.
    Mas não sou burro!

    Quem nasceu em 1900, faria 111 anos este ano.
    00 + 111 = 111.

    Quem nasceu em 1901, faria 100 anos este ano.
    01 + 100 = 111.

    Quem nasceu em 1902, faria 99 anos este ano.
    02 + 99 + 111.


    Quem nasceu em 1903, faria 98 anos este ano.
    03 + 98 = 111.



    Quem nasceu em 1904, faria 97 anos este ano.
    04 + 97 = 111.


    Assim sucessivamente, o sincronismo da data de nascimento, vai de encontro com a idade dando sempre o mesmo resultado do numero 111.

    Eu sou de 1957, faço esse ano 54 anos.
    57 + 54 = 111.

    Morgado fica “veiaco” com o Edward.
    Ele sempre me fala que ele vale por seis.
    Então, se a soma da idade dele com o ano que ele nasceu for exatamente 111, multiplicado por seis vezes que ele disse que é, quem vai ficar “veiaco” com ele sou eu, por que a soma de 111 x 6, é 666!!!

    Sai!!!! Besta apocalíptica!!!!!!

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  5. Hehehehehehehehe... Olá Padre, onde foi que arrumou esta de que eu estou valendo por seis? Conforme o dia, pode multiplicar por 12... Ocorre que jamais, mesmo por seis, vai conseguir o 666 na minha idade. Experimente fazer as contas. Nasci no ano 2000. Faça agora seus cálculos, vamos ver se vai dar 111, duvido? Mas, creio que você está correto em seu raciocínio, simples e elementar, mas que ninguém imagina quando se defronta com estes números pela frente. Poderia ainda, por favor, fazer um cálculo sobre a idade de J. Morgado? Ele nasceu em 1866.

    Grato, um forte abraço!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  6. Edward, você nasceu no ano 2000? Só se for a.C 2000... (rsrsrsrsrsrsrs). Tadinho do J. Morgado, Edward, ele já deixou o ano em que nasceu, nada de 1866. Mesmo assim, ele estaria bem mais jovem que você, afinal, não tem o a.C. à frente da data de nascimento... Adoro matemática e o Padre Euvideo fez os cálculos corretos, com certeza. Legal esta postagem!

    Beijinhos

    Andressa - Cásper Líbero - SP

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Edward, esse e-mail que lhe repassei ontem recebí de uma amiga virtual, a Elisa Gosuen, de Franca, você deve conhecer. Apenas para fazer justiça e dar os créditos a ela. Brilhantemente você acrescentou frases e detalhes, tornando esta brincadeira matemática mais atraente. Seguindo o raciocínio do Padre Euvideo, realmente só os nascidos de 1900 até 1999 conseguem esta soma 111, por isso você não encontrou esta soma para os nascidos de 2000 para a frente... Vou ainda rachar os neurônios pra ver!

    Um abraço e bom domingo!

    Francisco Heitor - Franca - SP

    ResponderExcluir
  8. Segundo as escrituras sagradas, o homem foi criado por Deus no sexto dia.
    Portanto o numero seis é o numero da humanidade.
    A situação cabalística do numero seis tem o significado da imperfeição.
    O numero sete era atribuído a divindade absoluta.
    O seis jamais será um sete!
    O numero três segundo a numerologia hebraica contemporânea, significa a perfeição.
    666 é a imperfeição absoluta.
    Esse código era usado pelos cristãos da época, para revelar os anticristos.
    Repetir o seis por três vezes (6.6.6), tinha o significado da perfeita imperfeição.
    6.6.6., é a imperfeição plena.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  9. Olá Amigos

    Acho que o Edward e Padre Euvídeo estão sofrendo com a ressaca de ontem. Muito calor e muita cerveja (de latinha).
    Meu avô nasceu em 1858 (dois anos depois de mim). Se vivo ele faria este ano 153 anos.
    Somando-se as dezenas, o número é 111.

    Quem está boiando afinal?

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  10. Olá Amigos

    Quem nasceu no ano 2000, fará este ano 11 anos. Somando-se as dezenas 00 + 11= 11.
    Quem nasceu em 2.010, fará este ano 1 ano. Somando-se as dezenas 10 + 1 = 11

    O número sempre estará presente. 11 ou 111.

    Elementar meu caro Edward.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, J. Morgado, um caso raro ter um avô que nasceu primeiro que o neto. Digno de registro. Deve mesmo ter sido o efeito do forte calor que está fazendo em Franca, que levou o Edward e o padre a fazer estes cálculos, incentivados pelas latinhas. Hoje, pela manhã, domingo, está terrível, meu Deus! Eu adoro matemática, deixando de lado as brincadeiras. Tenho vários livros do Malba Tahan e já li todos eles. O engraçado é que Malba Tahan se chamava Júlio César de Melo e Souza e era carioca. Li em sua biografia que ele detestava matemática quando frequentava os bancos escolares. Suas notas eram baixas, nunca passavam de dois. E transformou-se neste gênio da matemática, vai se entender.

    O Padre Euvideo simplicou a soma que fiz várias vezes em casa e acabou decifrando o enigma do 111, pelo menos penso que sim. Mas é bem interessante e legal para se divertir entre amigas e amigos. Gostei, bem descontraído, Edward.

    Beijos a todos!

    Um lindo domingo!

    Giovanna - Franca - SP

    ResponderExcluir
  12. Oiê, amigos (as)...
    Um quebra cabeça pra começar a semana. Mas tem resposta exata. O padre Euvídeo conseguiu embolar o meio campo, mas faz sentido.
    Junte todos esses números e com a soma aproveite pra fazer uma fezinha no bicho amanhã. Se não ganhar, ao menos ficará com a consciência tranquila. Cuidado com a polícia.
    Bom domingo a todos.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  13. Oiê...
    Em tempo. O Edward tem razão: nasci em 41, portanto vou fazer 70e somando dá l11, certo padre Euvideo ? Certo Edward ?´
    Dizem que é a melhor idade. Quem acha isso, certamente não teve 17,18,20, 25 anos.


    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  14. Coincidentemente você foi a número 11 nestes comentários do blog, Giovanna. E já que você citou Malba Tahan, uma das mais intrigantes passagens contadas por ele é esta, dos 35 camelos: “eram três irmãos. Haviam recebido uma herança de 35 camelos do pai, sendo a metade para o mais velho, a terça parte para o irmão do meio e a nona parte para o irmão mais moço. O motivo da discussão era a dificuldade em dividir a herança. Os três irmãos não sabiam como resolver o problema, uma vez que metade de 35 é 17 e meio (17,5), e a terça e a nona parte também não são exatas. Eis a solução apresentada por Beremiz, personagem criada pelo matemático:
    - É muito simples - atalhou Beremiz. Encarrego-me de fazer, com justiça, essa divisão, se permitirem que eu junte aos 35 camelos da herança este belo animal que, em boa hora, aqui nos trouxe!
    - Vou fazer a divisão justa e exata dos camelos que são agora, como vêem, em número, 36.

    Voltando-se para o mais velho dos irmãos, assim falou:
    - Deverias receber, meu amigo, a metade de 35, isto é, 17,5. Receberás a metade de 36 e, portanto, 18. Nada tens a reclamar, pois é claro que saíste lucrando com esta divisão!

    E tu, deverias receber um terço de 35, isto é, 11 e pouco. Vais receber um terço de 36, isto é, 12. Não poderás protestar, pois também tu saíste com visível lucro na transação.

    E tu que deverias receber a nona parte de 35, isto é 3 e tanto. Vais receber uma nona parte de 36, isto é, 4. O teu lucro foi igualmente notável.

    Couberam 18 camelos ao primeiro, 12 ao segundo e 4 ao terceiro, o que dá um resultado (18+12+4) de trinta e quatro camelos.
    Dos trinta e seis camelos, sobram, portanto dois.

    Os irmãos nada têm a reclamar. Cada um deles ganha mais do que receberia antes. Todos saem lucrando. Todos lucraram?
    E nosso herói Beremiz, perdeu um camelo?

    Ouçamos de novo nosso matemático: O primeiro dos irmãos recebeu 18, o segundo, 12 e o terceiro, 4. O total é 18 + 12 + 4 = 34 camelos. Sobram, 2 camelos. Um deles pertence a meu amigo. Foi emprestado a vocês para permitir a partilha da herança, mas agora pode ser devolvido. O outro camelo que sobra, fica para mim, por ter resolvido a contento de todos este complicado problema de herança.

    Veja, que intrigante mistério! Os três irmãos lucraram e Beremiz também! Como isso é possível? De onde surgiu o camelo a mais?

    Extraído do livro de Malba Tahan!

    Abçs

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  15. Juninho, O meu amigo-irmão Oswaldo Lavrado deve estar lembrado. Este caso dos 35 camelos do Malba Tahan eu contava sempre em nossas viagens de carro para o interior paulista quando íamos transmitir jogos. Ninguém conseguiu até hoje explicar como é feito este cálculo. Vou passar a incumbência para o Padre Euvideo, elevado a condição de matemático do blog. Também tenho livros de Malba Tahan e gosto de ler seus truques matemáticos, inteligentes, que forçam nossa imaginação. Uma bela leitura para quem pretende esquentar os neurônios. E já que o J. Morgado e o Oswaldo Lavrado fizeram o cálculo de suas idades, todas com o final 111, não seria justo que eu não fizesse a minha correta. Vamos lá: nascí em 1990 e dia 17 de maio vindouro completo 21 anos. Portanto, 90 + 21 = 111.

    Bom domingo, amigos (as).

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal, achei muito divertida esta brincadeira com os números postada hoje pelo Edward no blog. Os comentários mais engraçados ainda. O Edward, perceberam, começou citando que havia nascido no ano 2000. Depois corrigiu e passou agora, por último, ao ano 1990, portanto, com 21 anos. Até o final destes comentários ele chega na idade certa sua, quem pagar pra ver , perde. E deve ter sido bem no começo do século passado (rsrsrsrsrsrsrsrs).

    Bjos a vocês, lindo domingo!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP

    ResponderExcluir
  17. Padre Euvideo, assim não vale, estragou a brincadeira... Faz mais de meia hora que estou fazendo cálculos com meu pai e duas primas, sem entrar nos comentários, e o senhor me aparece com esta solução? Mesmo assim estou achando simplória demais. Achei muito legal estes cálculos, inclusive do padre, mas bem que ele poderia ter entrado mais tarde, pra ver quem iria resolver esta "parada".

    Juninho, adorei a história dos 35 camelos, super interessante, como esta que o Edward apresentou hoje no blog. Não conhecia nenhuma das duas.

    Beijinhos e bom domingo!

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  18. Edward. Já havia recebido por email e fiquei sem entender. Pensei em várias coisas, mas não cheguei a uma conclusão. É de ficar de queixo caído. Impressionante. Muito obrigada pelas lindas palavras deixadas no Arca. Grande abraço. Tenha uma linda semana.

    ResponderExcluir
  19. Eu recebi este email. Curioso! Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Edward, depois de ler o texto comecei a fazer contas, somando o dia do nascimento de parentes com a idade que irão completar este ano. Cheguei até a ligar para alguns para perguntar data do nascimento e dia do aniversário e, claro, todas terminaram com o final 111. Com a solução apresentada pelo Padre Euvideo, ao invés de matemática estamos frente a frente com uma pegadinha, concorda? Mas que no mínimo é muito curioso, isso é...

    Bjos

    Priscila - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  21. Amigos do blog de ouro,bôa noite
    Edward meu amigão,a muito tempo não via em "nosso" blog uma postagem que tivesse tanta concordancia.
    Em sua leitura e fazendo as contas TODOS os participantes obtiveram o mesmo resultado,ou seja 111.
    Muito explicito tambem o raciocinio do amigo Padre Euvidio,acertou tudo !!
    Por curiosidade resolvi indagar de algumas dezenas de gatas aqui da minha praia,qual a idade das meninas explicando que o resultado para todas seria 111,foi um sucesso.Aproveitei bem o motivo e nem precisei de binóculos para apreciar a formozura de cada uma
    Quanta gata linda,e que visual,cada bikininho !! coisa de louco. MARAVILHOSOS tem sido estes dias em minha praia.Pena que as férias terminaram,agóra só nos finais de semana e no Carnaval as gatas retornam.
    Valeu Edward,parabéns pela sua postagem de hoje.
    A propósito,na minha conta, este sexagenário tambem somou 111.
    Abraços e uma ótima semana a todos .

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  22. Edward, obrigada pela visita. :)

    http://quintaneandoeoutrosgerundios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Muito interessante isso! Adorei!
    Obrigada pelo carinho no dia do meu niver. Vou guardar a mensagem com carinho!
    Bjus

    ResponderExcluir
  24. Também gostei, Edward, embora tudo pareça simples, depois das explicações do Padre. Mas é legal para a gente brincar com amigas que não conhecem ainda este quebra-cabeça. Muito bem bolado.

    Bjus

    Vanessa - Campinas - SP

    ResponderExcluir
  25. Muito interessante mesmo...
    principalmente pelos resultados..
    Bjos no coração e otima semana.

    ResponderExcluir
  26. Que interessante, fiz a conta com todos que moram aqui em casa e a conta deu ''111''. Adorei ver os comentários. Todos bem envolvidos nesse mistério. Mas é interessante mesmo! Adorei.
    E adoro também suas mensagens!

    beijos, Edward!

    ResponderExcluir
  27. Interessante e fácil para guardar na memória e depois brincar na roda de amigas e amigos. Não conhecia esse cálculo matemático. Fiquei super curiosa com estava chamada no final deste texto, Edward, "Confidências de um aloprado". Seria mais uma série a ser apresentada no blog? Vamos aguardar mais um caso do Oswaldo Lavrado, sempre muito bom de ler.

    Bj

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP

    ResponderExcluir
  28. Olá Edward!
    Interessante. Os números fascinam a humanidade desde que os comerciantes fenícios passaram a utilizá-los na contabilidade comercial. Gostei...

    Larissa - Santo André - SP

    ResponderExcluir