domingo, 8 de agosto de 2010


EM NOME DO PAI.

E DOS FILHOS!


Em nome do Pai, comemoramos o segundo domingo de agosto. Em nome dos filhos, este dia deveria ser festejado sempre. Em nome de pais (incluindo mães) e filhos, todo dia seria de comemoração, porque os vínculos de amor (não os de sangue) precisam ser celebrados infinitamente.

Conceber, ver nascer, criar, proteger e educar para a vida são dádivas divinas. Mais divinos ainda são os dons de acolher, abrigar e reconhecer como parte inseparável de si os nascidos de outros pais que não foram dignos de seus filhos. Essa é a missão inalienável para a qual fomos criados. Uma bendita missão, que precisa ser praticada, exercitada e tratada com zelo perene. Se tal não acontece, vem a dor, o sofrimento, os desencontros, os descaminhos, a separação.

Pai é palavra mágica, fundamental, que expressa sentimentos e sentidos múltiplos, ilimitados, ligações profundas, imortais, inarredáveis, irrenunciáveis.

Pais, amem e respeitem os seus filhos. Filhos, amem e respeitem os seus pais.

Mesmo que haja diferenças de opinião. Mesmo que as crenças sejam diversas. Porque, há um dia, na vida, em que os caminhos de uns e de outros se encontram e daí, cessam as diferenças, acabam as desavenças e só permanece o amor, que a tudo vence, pois é feito de compreensão.

Filhos, cuidem para que esses caminhos se cruzem bem antes da estrada final, aquela que não tem volta. Pais, zelem para que seus filhos nunca trilhem estradas paralelas, impossibilitando um desvio que consinta em convivência.

Nada melhor que um caminho de construção conjunta, onde pedras e tijolos e argamassa se assentem em consenso. É infinita a alegria de construir junto, compartilhando, participando, opinando, desmanchando uma parte se assim necessário for, para manter a harmonia do conjunto.

Pais, sejam esteios para seus filhos. Abriguem, confortem, ensinem a pescar e a andar com as próprias pernas. Filhos sejam esteios para seus pais. Abriguem, confortem, mostrem que a pesca foi farta e os carreguem no colo quando não conseguirem mais andar.

Pais também são filhos de seus filhos. Filhos também são pais de seus pais. Essa deveria ser a lei mais observada – a da reciprocidade.

Pais, agradeçam a bênção de serem pais.

Filhos, curtam a bênção de serem filhos.

Pais e filhos, feitos à semelhança divina de Pai e Filho.

Pais, vocês já foram filhos.

Filhos, vocês serão pais.

Em nome do Pai.

Em nome do Filho.

Em nome da alegria, do amor, da VIDA plena. Amém.

Esta sinfonia de palavras traduzida em prece eu escrevi para meu pai, Luiz Carlos que, mesmo não sendo presença física há 25 anos, vive e se manifesta em nós, seus filhos, através de seus maravilhosos ensinamentos e exemplos, multiplicados pela infinita capacidade de amar, que procuramos exercitar e transmitir por todos os dias de nossa vida.

Um abraço carinhoso a todos os pais que são filhos de seus filhos e a todos os filhos que são pais de seus pais.

------------------------------------------------------------------------------------
*Nivia Andres é jornalista e licenciada em Letras. Suas experiências e vicências estão noblogInterface Ativa! Dê uma espiadinha em
http://niviaandres.blogspot.com
-----------------------------------------------------------------------------------

19 comentários:

  1. Boa tarde, amigos e amigas!

    Hoje é o DIA DOS PAIS que, na verdade, deve ser comemorado sempre, não somente nesta ocasião!

    Esta crônica foipublicadano ano passado. É meu presente para o meu pai, presença constante de amor e proteção, embora já não o tenha comigo há 25 anos.Mas ele sobrevive, forte, na memória de nossa família, para todo o sempre, como exemplo de amor, dedicação e bem-viver. Não conheci outro homem melhor!

    Um abraço a todos os pais!

    Aproveitem o dia!

    ResponderExcluir
  2. Minha caríssima Amiga

    Acabo de chegar de viagem. Fiz um comentário na minha matéria e logo em seguida apareceu essa linda mensagem-oração dedicada aos pais.
    Maravilhosa, pungente e profunda.
    Lembranças mil me ocorreram ao vislumbrar meu pai em meus pensamentos. Momentos inesquecíveis!
    Meu “velho” deixou uma herança rica. Honestidade, perseverança, amor ao próximo...
    Que saudade meu PAI!

    Obrigado

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Pessoal.
    Nívia minha querida,que linda essa mensagem dedicada aos pais.
    Infelizmente a convivência com meu amado pai foi muito curta,ele foi embora eu tinha apenas 6 anos,mas o curioso é que mesmo após tantos anos de sua ausência eu guardo na memória sua fisionomia e seu jeito de conversar e brincar,sempre alegre.
    Como seria bom se todos os pais assim como os filhos se respeitassem,se amassem e se doassem de verdade,acho especial quando presencio pais brincando com seus filhos,o que infelizmente anda um pouco raro atualmente.
    Quantos idosos estão em asilos e os filhos nem aparece para dar um abraço,para saber se está bem,os tratam como estorvos,que triste.
    Parabéns a todos os papais desse amado espaço,que Deus lhes de muita Saúde para que continuem amando e protegendo seus filhos,e o melhor que podem dar a eles,são sem dúvida bons exemplos.
    Beijosssssssssssss.

    ResponderExcluir
  4. Olá J.Morgado.
    Que pena,gostaria muito em ter o prazer em conhece lo,vou torcer para que haja uma nova oportunidade,quem sabe você possa voltar a Franca com mais tempo,ou de repente um dia eu faça uma viagem.
    Abraçossssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito linda sua crônica Nivia. traduzindo em palavras todo o amor que sentia pelo seu papai. Foi um dia maravilhoso, este domingo ao lado do meu pai. Peço a Deus, em minhas preces, que permita tê-lo ao meu lado sempre. Quero aproveitar e deixar também o meu abraço a todos os papais deste mundo.

    Bom final de domingo!

    Tatiana - São Bernardo

    ResponderExcluir
  6. Nivia. Receba meu aquecido beijo de pai, de filho e finalmente de um homem que aprendeu a honrar com amor o momento de sua fertilização.
    “Pais, amem e respeitem os seus filhos. Filhos, amem e respeitem os seus pais”.
    Foi sua a colocação acima, bastante válida como alerta ao mundo que já não muito se ocupa em pensar, reconhecendo valores que se lhe passam.
    Foi profundo e erudito o conteúdo de sua mensagem, a ponto de levar-me a uma conclusão primária: “Amai-vos uns aos outros”.
    Um beijo menina. Garcia Netto

    E.T. Aos pais minha saudação pelo dia que justamente lhe consagraram.
    Garcia Netto

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, querida amiga!
    Acabei de chegar de São Paulo. Dançamos tangos até às três da matina e tive a grata oportunidade de conhecer e abraçar nosso querido amigo Milton Saldanha. É, realmente, um gentleman, atencioso e educado.
    Também não tenho mais meu pai mas pudemos tê-lo ao nosso lado até sua idade avançada. É muito gratificante podermos dizer que nosso pai foi nosso herói e exemplo de probidade, força e amor. Eu posso dizer isso e procuro passar essa mesma impressão para meus 4 filhos e 6 netos (3 dos quais, eu estou criando).
    Abraços fraternos
    João

    ResponderExcluir
  8. O Dia dos Pais tem origem na antiga Suméria e foi herdado pela Babilônia, há mais de quatro mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

    Meu abraço a todos os papais deste mundo!

    Shirley C. Moura Campos - Jardinópolis - SP.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite a todos!
    Faz algum tempo tenho um texto sem autoria, guardado comigo. Achei lindo quando li e vou transcrevê-lo na íntegra, para que todos possam acompanhar. É uma graça, leiam:
    "Aos 7 anos: Papai é Grande sabe tudo!
    Aos 14 anos: Parece que o Papai se engana em certa coisas que diz...
    Aos 20 anos: Papai está um pouco atrasado em suas teorias: não são desta época...
    Aos 25 anos: O “coroa” não sabe nada... Está caducando, decididamente.
    Aos 35 anos: Com minha experiência, meu Pai seria hoje, milionário...
    Aos 45 anos: Não sei se consulto o “velho”, talvez me pudesse aconselhar...
    Aos 55 anos: Que pena Papai ter morrido; a verdade é que ele tinha idéias notáveis.
    Aos 60 anos: Pobre Papai! Era sábio... Como lastimo tê-lo compreendido tão tarde...
    Não espere tanto tempo para compreender e amar o seu pai do jeito que ele é. Aproveite enquanto ele está com você para demonstrar o quanto significa na sua vida... Amanhã pode ser tarde demais"...

    Beijos para todos os papais!

    Giovanna – Franca – SP.

    ResponderExcluir
  10. Nivia, li no ano passado esse seu texto, é lindo e mostra todo o amor que você sente pelo seu papai que, infelizmente, não está mais ao seu lado. Gostei também da postagem da Giovanna, principalmente as linhas que encerraram o texto. Uma verdade. É preciso aproveitarmos todo o tempo possível que temos para amar e agradecer a este homem maravilhoso que nos deu a vida e dedicou todos os seus enforços para sermos felizes. "Amanhã pode ser tarde demais".

    Embora já no final deste domingo, meu abraço carinhoso a todos os papais deste blog e do mundo!

    Gabriela - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre falo para os meus amigos! Esta data do ano é a única em que sou homenageado, recebo presentes e pago por eles. Mas, como é gostoso ver o filhinho se aproximando com um presentinho nas mãos, cabelinhos penteados, com sua melhor roupinha e dizer "papai, eu gosto muito de você". O abraço que se segue depois da entrega do mimo não tem preço. Dois corações que batem juntos, num mesmo compasso, formando a poderosa corrente de amor entre pai e filho.

    Abençoados sejam os pais deste Planeta!

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  12. Nivia, sua crônica me fez chorar, acredite! Maravilhosa e tenho certeza, escrita com a força do coração de uma filha que ama e guarda seu pai, Luiz Carlos, no fundo do seu coração. A frase de Anne Sexton, diz isso: "Não importa quem foi meu pai. O importante é que recordação eu trago na memória."

    Beijos e todo o amor deste mundo aos nossos maravilhosos papais, estejam eles conosco ou em outro plano, isso não importa!

    Carol - São Bernardo do Campo

    ResponderExcluir
  13. Birola.
    Não sou de voltar a falar aqui, até por que (...)
    Hoje volto para concordar com você que disse o que tinha para dizer: a verdade. Garcia Netto

    ResponderExcluir
  14. A crônica da Nivia Andres sempre vem carregada de lirismo, generosidade e beleza. Sua formação com certeza espelha o pai íntegro que teve. Meus cumprimentos!
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  15. Amigo João: foi um prazer muito especial conhecer você pessoalmente, com sua esposa e amigos. Você é tão encantandor como suas crônicas. Estarei no lançamento do seu livro. Espero que tenha gostado da festa e só lamento que nessas ocasiões a gente não possa conversar muito, afinal eu era um dos donos da casa e tinha que dividir atenções com tantas pessoas. E, finalmente, alguém do blog me viu dançando tango, já pode testemunhar que não é mentira... A Socorrinho não apareceu, depois de todo aquele foguetório. Será que a carruagem quebrou?
    Abraço grande!
    Vamos prestigiar o João na Bienal do Livro!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  16. Perdão, é a pressa na digitação: eu quis dizer encantador, lógico.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  17. Birola, que lindo o que escreveu! Ontem vim ao blog mas não havia nada postado até por volta das 13 horas, creio. Não voltei, mas pude ler hoje com carinho essa bela crônica da Nivia Andres. Um texto carregado de muita emoção. Parabéns Nivia. E o meu abraço, mesmo com atraso, a todos os papais!

    Bjos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  18. intiresno muito, obrigado

    ResponderExcluir