segunda-feira, 5 de julho de 2010

O APAGÃO QUE TIROU O BRASIL DA COPA

DOMINGO, 4 DE JULHO DE 2010
Após a desclassificação da nossa Seleção Brasileira, correto seria ter postado minha opinião de imediato neste blog. Li, na matéria da amiga jornalista Nivia Andres, comentários cobrando o texto que, só neste domingo, 48 horas depois da derrota do nosso selecionado canarinho frente à Holanda, resolvi escrever. Fiquei triste com a desclassificação do Brasil, menos por mim, mais pela desolação que toma conta de todos. Agora todo analista ou metido a analista é dono da verdade: "Se eu fosse o Dunga, teria convocado esse ou aquele, trocado Fulano"... O mesmo filme que assisto sempre que nossa seleção não vence um mundial. É fácil falar de fora, principalmente depois que passa. Prefiro não escolher culpados em campo, mas acreditar que o momento é de repensar a grande paixão brasileira, hoje entregue a pessoas que não inspiram nenhuma confiança. Chegou a hora de iniciar mudanças profundas, a começar pela classe dirigente, à frente Ricardo Teixeira, homem sem profissão definida que em nenhum instante serve ao futebol, somente serve dele.

A Seleção Brasileira é idolatrada por milhões de torcedores espalhados não só em nosso país, mas em todo mundo, basta ver o noticiário. No Haiti, quatro pessoas morreram depois da derrota frente à Holanda. Duas delas, com camisas da Seleção Brasileira, saltaram na frente de carros e morreram atropeladas. Aeroportos do mundo todo pararam pra ver em telões o jogo Brasil x Holanda. E a grande surpresa. Jogando os melhores 45 minutos desta Copa do Mundo, dominando a Holanda e vencendo o primeiro tempo até com certa facilidade, um inesperado apagão tomou conta dos nossos jogadores na etapa final e decisiva do jogo. Tivesse nosso selecionado forçado o jogo teria decidido a partida ainda no primeiro tempo.

Um jogo se ganha não apenas com os pés, mas também com a cabeça. Não, não estou falando dos dois gols da Holanda na vitória sobre nosso selecionado, despachando-o nas quartas dessa Copa da África do Sul. O Brasil voltou mais cedo do que todos esperavam porque não teve, no jogo, cabeça equilibrada como teve a Holanda, que não se desesperou quando levou o gol de Robinho, ainda aos 9 do primeiro tempo e, sentindo que o time de Dunga partiria para decidir o jogo, usando os contra-ataques, não saiu afoita à procura do empate. Desde o começo do jogo estava fácil perceber que os holandeses usavam uma tática que apelidei de “pipocar”. Não o “pipocar” cujo significado podem os leitores entender como fugir do jogo. Mas o da pipoca, literalmente falando. Ou seja. Os jogadores brasileiros encostavam e os holandeses saltavam longe, como se tivessem recebido faltas violentas.

No segundo tempo, tocando a bola no seu estilo e percebendo o buraco existente na lateral esquerda da zaga brasileira, onde Michel Bastos, nervoso, cometia muitas faltas, os holandeses entraram no jogo. E numa das faltas, cometida pelo lateral brasileiro, que minutos depois receberia cartão amarelo, surgiu o gol de empate da Holanda. O goleiro Júlio César saiu atabalhoado do gol, chocou-se com Felipe Melo e, caprichosamente a bola tocou na cabeça do jogador brasileiro, indo para o fundo das redes. E não tinha nenhum holandês por perto. A tática de deixar irritados os jogadores brasileiros começava a dar certo e a Holanda partiu para cima, sentindo que o momento de desespero da nossa seleção era o ideal para fechar o jogo. Foi assim que, numa bobeada de Juan, jogando a bola para escanteio, quando tinha toda a lateral à sua disposição, aconteceu o segundo gol. O que aconteceu dali para frente foi um apagão e o desespero que nos tirou da Copa.

Deixo claro que aponto as falhas ocorridas nesta derrota do Brasil, mas, como disse no começo deste texto, não pretendo nomear culpados pela derrota. Nem mesmo Felipe Melo pela expulsão. Precipitou-se, quando Robben caiu, depois de uma “pipocada”, do ídolo holandês, que deu um show de cai cai na partida, deixando Neymar, jogador do Santos, com inveja. Como o craque da Holanda retinha a bola entre suas pernas, Felipe Melo, com a intenção de tirá-la para que o jogo continuasse, pisou na coxa do jogador e foi expulso. Essa foto a esquerda distribuída pela France Press mostra com clareza a chuteira de Felipe Melo tocando a bola e a coxa do holandês.
.
A derrota para a Holanda doeu, é verdade. E doeu mais porque dessa vez a gente viu que o time sofreu como todo mundo. Não foi nada daquilo de 2006, quando uma seleção apática perdia para a França. Não foi tão traumática como 1982, quando saímos da Copa com o título de campeão moral, pelo futebol maravilhoso exibido pela seleção de Telê Santana, nem tão frio como 1990. A derrota, em Port Elizabeth, aconteceu porque o adversário era bom e soube aproveitar o “apagão” de nossa defesa no início do segundo tempo. Não dá para crucificar o Dunga porque perdemos uma Copa, porque aí teríamos que também fazer o mesmo com Telê Santana, Zagallo, Parreira, Cláudio Coutinho e tantos outros. Resta pensar em 2014. Assim como a Argentina que caiu de quatro frente a Alemanha e outras grandes seleções que saíram mais cedo da Copa, como a Itália, Inglaterra e França.

A título de curiosidade, lembro que escrevemos uma crônica na abertura da Copa do Mundo da África do Sul e apontamos as cinco seleções favoritas ao título. São elas: Espanha, Alemanha, Holanda, Brasil e Argentina. Estas duas últimas saíram nas quartas de final, mas as outras três disputam o título com o Uruguai, agradável surpresa da Copa de 2010. Pena que tem sérios desfalques para encarar a Holanda, para mim favorita para decidir o título, contra Espanha e Alemanha. Bom destacar que a Alemanha cresceu assustadoramente na Copa, goleou a Argentina por 4 x 0, mas tem pela frente a poderosa Espanha, que a derrotou na Copa dos Campeões e ficou com o título.
___________________________________________
*EDWARD DE SOUZA é jornalista e radialista
___________________________________________
RESULTADOS DE SÁBADO, 03-07, PELAS QUARTAS-DE-FINAL DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DA ÁFRICA DO SUL:
ALEMANHA 4 X ARGENTINA 0
ESPANHA 1 X PARAGUAI 0
___________________________________________

41 comentários:

  1. Bom dia Edward, crônica consciente escrita por você!
    Creio que o grande problema é colocar todas as esperanças de um povo em um esporte! Se somos campeões, tudo está bem! Se perdemos, temos de crucificar a seleção! Não vou tecer considerações quanto aos argentinos que perderam de 4 x 0 para a Alemanha ontem! Temos que nos concentrar em nosso país! Temos muito que fazer, construir, corrigir, educar, sanear, limpar!

    Precisamos melhorar a qualidade de vida, educação e segurança! Vejamos a situação no futebol: seja lá quais foram os erros, temos cinco títulos mundiais de futebol, o melhor jogador de todos os tempos e não fomos eliminados de forma vergonhosa em nenhuma ocasião. Agora, vamos olhar para dentro de nosso território: quantas favelas, quantas crianças abandonadas, quantos assassinatos todos os dias, quantos hospitais inoperantes, quantos políticos incapazes, analfabetos e corruptos, quanta deficiência educacional! Será que podemos encarar o futebol como um esporte e não como nossa salvação!

    Beijos e parabéns pelo texto!

    Bruna - UFJF - Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, Edward! É nestas horas que vemos quem é brasileiro de coração! Sou seleção perdendo ou ganhando! Obrigado Dunga e seleção pela alegria que vcs nos proporcionaram! Não ganhamos a copa? Tudo bem! Em 2014 o título não vai nos escapar, como aconteceu em 50. Valeu Dunga por ter levado um país inteiro nas costas e ainda suportar, durante os anos que comandou a seleção, críticas pesadas. Você, Dunga, prestou dois serviços importantes aos brasileiros: enfrentou a Rede Globo e mostrou a todos que jogador de futebol não pode ficar se achando, não pode ser indisciplinado, baladeiro e nem ter ligação com o tráfico de drogas.

    Bom domingo, pessoal!

    Vanessa - USP - São Paulo

    ResponderExcluir
  3. Eu estava curiosa para saber sua opinião, Edward! De fato, vc demorou um pouquinho para deixar seu ponto de vista sobre essa derrota de nossa seleção. Para mim, vc tem toda a razão. Nossos jogadores entraram na onda dos holandeses e se irritaram sem necessidade. Não faltou uma voz de comando dentro do campo, Edward? Basta ver a foto acima que ilustra seu artigo. O Robinho dava a impressão que queria engolir o holandês, que se mostra calmo e sem reação diante da fúria do brasileiro. Eu acho também que o juiz japonês é muito ruim. Expulsou o Felipe Melo, mas deveria tomar a mesma atitude com alguns holandeses que agrediram nossos jogadores, não acha? Vc tem razão, nossa seleção apagou-se no segundo tempo, que peninha! Quem sabe agora, em casa, o hexa venha.

    Beijos,

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Edward!
    Sinto-me aliviada por constatar que acabou o circo. Há muito tempo não somos hegemonia no futebol mundial. Os 23 jogadores e o seu técnico não podem e nem devem representar o povo brasileiro. São milionários, que passaram os últimos dias em acomodações nababescas, que provavelmente eu e milhões de brasileiros nunca teremos condições de por os pés. Mesmo com toda essa mordomia, ainda reclamam, sentindo-se isolados, provavelmente por não terem recebido as visitas das Marias chuteiras de plantão. O futebol no Brasil virou caso de polícia, veja os escândalos envolvendo o Bruno e Adriano, ambos do clube mais popular do país, o Flamengo. Sabe o que acho. Quem mais perdeu com a derrota do Brasil foi Lula, Dilma e Cia, que não poderão usar a Copa em propaganda eleitoral Vamos trabalhar, estudar, educar nossos filhos com valores éticos e morais, eleger bons representantes e cobrar dos mesmos novos rumos para o Brasil, inclusive no que se refere ao futebol.

    Bjos

    Anna Claudia - Uberaba - MG

    ResponderExcluir
  5. Hector Escamilladomingo, 04 julho, 2010

    He estado en Brasil un par de veces por negocios o vacaciones y siempre vuelven a La Plata, donde nació vivo y sorprendido por la acogida de los que los brasileños. Me entristece ver aquí y allí a causa de lesiones en el fútbol. A pesar de la corta dominínio el lenguaje que podía entender que el periodista Eduardo de Souza hizo un análisis objetivo sobre la descalificación de la Copa Mundial de Brasil y, más aún no han menospreciado por mis padres también han sido descalificados. Sigo algunos blogs y los brasileños dan cuenta de que este nivel cultural de los participantes es muy alta. Me entristecí al leer algunos comentarios de los participantes que nos han ofendido. Sé que muchos de nosotros también ofendió a los brasileños, pero que había avanzado tanto daño el uno al otro se eliminaron con la diferencia de un día?

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo-irmão Edward de Souza: sou seu fã de longa data, acho você um jornalista excelente, ético, lúcido. Tem um texto maravilhoso, e olha que nesse quesito sou ultra exigente, principalmente com meu próprio texto. Reiterado tudo isso, quero dizer que não gostei da sua defesa do Dunga, menos ainda do Felipe Melo. Sua crônica tenta colocar doçura num cenário que o próprio Dunga salgou o tempo todo. É muito fácil, depois de toda aquela arrogância, de quem tinha certeza que voltaria com o título, voltar para o Brasil com expressão de santo injustiçado. O Dunga foi um zagueiro extraordinário, do meu Inter e na Seleção, onde sempre jogou muita bola. Como técnico foi um desastre, aí provado. O que precedeu não contta, zerou, o que conta e vale é a Copa. Quem ler minhas postagens antigas e crônicas verá que eu dizia que o Dunga tinha erros e acertos. Vamos a eles: acertou ao fazer treinos fechados, mesmo com a bronca da imprensa, para se livrar dos olheiros e também dos jornalistas que antecipariam como são as jogadas ensaiadas. Além de evitar constrangimentos ao grupo. Acertou quando se preocupou em formar um time coeso, isso é super importante em qualquer equipe e até fora do futebol. Acertou quando respeitou os adversários em suas entrevistas. Acertou na montagem da defesa, sólida sim, com o extraordinário Lúcio. Onde errou? Na falta de ousadia para montar o ataque, com jogadores jovens, velozes e com fome de bola. No comportamento de sargentão de fuzeiros navais, incompátivel com a alegria do futebol, porque isso gerou tensões no grupo. Você não pode ir para uma Copa falando que serão obrigados a vencer, como ficou implicito, naquele pacto questionável de união. Qual era o compromisso político? Foi claro: "Vocês me apoiam, me dão sustentação, e ficam todos na Seleção" Esse foi o pacto, lesivo ao futebol brasileiro, porque alijou garotos extraordinários, que nem preciso citar, todo mundo sabe. O "grupo", se falava o tempo todo no "grupo", foi blindado: ninguém sai, e também ninguém entra. Então, meu querido Edward, eu não vou aceitar água fria na fervura. O Dunga é sim responsável.
    (Vou mudar de página e continuo)

    ResponderExcluir
  7. Continuando: A Holanda foi um time horrível em campo e tua própria crônica sustenta o que digo, quando cita a "pipoca". Isso não é futebol de categoria, de brilho, de talento. Ganharam o jogo, e dai, foi feio. Tua crônica também condena o Dunga. Vejamos: você afirma que o time entrou na catimba holandesa e aí se perdeu. Correto. Mas, então, onde foi parar a tão propalada experiência do "grupo"? O Ganso não foi preterido por falta de experiência? O Felipe Melo, discordo de você, não quis pegar a bola. A cena, que ainda vai passar na TV um milhão de vezes, é clara: ele vai na perna do cara, com maldade, com raiva, tinha perdido a cabeça. Mereceu o cartão vermelho. Toda a crônica esportiva já vinha falando desse temperamento imaturo dele. Era morte anunciada. Só o Dunga não viu e não quis ver, com sua autosuficiência. O cara foi irresponsável, para dizer o mínimo, e ali, naquela pisada, enterrou de vez moralmente e tecnicamente um time que ainda poderia -- jogando bola -- virar o jogo e vencer, nem que fosse na prorrogação.
    Não me queira mal, Edward, adoro você como amigo, irmão, profissional. Mas não posso concordar com tudo, seria covardia.
    Beijo grande!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  8. Olá meu querido amigo-irmão Milton Saldanha! Eu seria incoerente se escrevesse agora que o Dunga convocou os atletas errados. Quando houve a convocação, eu fui um dos primeiros a achar que Dunga tinha agido corretamente e vou mais uma vez explicar a razão. O tal Pato, ou Ganso, frango sei lá das quantas, e outros garotos como Neymar, surgiram no final do Campeonato Paulista e o Dunga já tinha o time, campeão da Copa das Confederações, formado. Havia vencido a Argentina, lá em Buenos Aires pela fase classificatória para o Mundial por 3 x 0 com um show de bola de Júlio Batista (negação na Copa). Somava com o grupo, um número expressivo de vitórias contra grandes seleções européias, como a Inglaterra, Itália, França, Dinamarca, entre outras, desta forma, porque mexer no que vinha dando certo? Essas jovens promessas nunca participaram de nenhum amistoso com a camisa da seleção nem conheciam o grupo de jogadores. Seria temerário e arriscado levá-los faltando poucas semanas para a Copa.

    Por isso eu disse que não queria agora encontrar culpados, mas sabemos que, se existe um, só pode ser quem comandou e convocou a seleção. Seria mesmo o Dunga? Deixa pra lá. Como poderia eu acreditar que nosso treinador, oficialmente demitido neste domingo pela CBF, iria mudar aquela escalação vencedora colocando o tal Michel Bastos na lateral esquerda? Como poderíamos nós, cronistas esportivos, acreditar que aquele grupo vencedor iria tremer numa Copa do Mundo, coisa que não fizeram, por exemplo, na Copa das Confederações? Quem imaginaria que Júlio César, que todos apontavam poderia ganhar a bola de ouro como o melhor goleiro da Copa, cometesse aquele erro terrível que originou o gol de empate da Holanda? O mais triste. Quem diria que aquela seleção, com alguns inexperientes, mas outros "macacos velhos" como Juan, Lúcio, Gilberto Silva e o próprio Kaká iria entrar em pânico numa partida decisiva?

    Encontrar culpados depois que a Inês está morta não iria adiantar nada, meu irmão. Você poderia me garantir que se Dunga tivesse levado os garotos eles dariam certo? Essa garantia agora até eu dou. Dependesse de mim, depois que a vaca foi pro brejo, eu levaria esses garotos e um bando de marginais para a Copa, afinal, não dizem que futebol é pra macho? Convocaria Ganso, Neymar, Kléber (aquele do Cruzeiro hoje no palmeiras), Adriano, Ronaldinho Gaúcho(que nunca jogou nada em seleção), Hernanes do São Paulo e até o Roberto Carlos. Esse, aos 40 anos, com certeza jogaria mais que o tal Michel Bastos. Mas isso, Milton, agora, antes não mexeria naquele grupo vencedor. Por isso resolvi não encontrar culpados pela derrota brasileira.

    Outra coisa, meu irmão, nosso espaço é democrático e não abro mão disso. Como grande e extraordinário jornalista que você é, deve mesmo deixar sua opinião e contestar a minha, jamais eu ficaria ofendido com isso, muito ao contrário. Esse debate enriquece ainda mais o texto e esse blog. Volto depois para falar mais sobre Felipe Melo e a falta de liderança que resultou no desastroso apagão de nossa Seleção.

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  9. Prezado Edward de Souza, Milton Saldanha e meus amigos e amigas!
    O pior é aguentar alguns ignorantes que acreditam que nossa Seleção perdeu porque o Ricardo Teixeira entrou no intervalo do jogo contra a Holanda, nos vestiários, e avisou que o Brasil tinha que perder a Copa de 2010 para ganhar 2014, que é em nosso País, senão ficaria desagradável ganhar duas em seguidas e tiraria o brilho da competição! Na realidade, o Brasil perdeu dessa vez porque levou um gaúcho metido a macho, turrão e um bando de jogadores corpo mole, já com a vida feita e com prestígio no Mundo todo... Fora o cavalo do Felipe Melo, que se não fosse a segurança no aeroporto do Rio nesta madrugada, teria sido linchado pelos torcedores. Em 2014, se não abrirmos os olhos a vergonha será maior ainda: sem estádios decentes ou superfaturados, assaltos aos turistas, preços exorbitantes em tudo, e por cima sem uma seleção a altura da tradição brasileira, a coisa vai ficar feia e estamos sujeitos a fracassar em casa como aconteceu em 1950. Concordo com você, Edward, quando disse que está na hora de mudanças profundas na direção da CBF. Fora, Ricardo Teixeira e os dirigentes que o apoiam! E para piorar, depois de perder a Copa, vamos ser obrigados a ver o Maradona dar a volta pelado... Vou tapar os olhos, credo! Um único ponto positivo: DEFINITIVAMENTE AGORA ACABOU MESMO A ERA DUNGA... UFA!

    Abçs

    Birola – Votuporanga - SP

    ResponderExcluir
  10. Laércio H. Pintodomingo, 04 julho, 2010

    Depois de acompanhar tantas besteiras dos tais entendidos do esporte Bretão é um alívio ler as linhas do Edward de Souza. E o Edward acertou na mosca. Faltou equilíbrio emocional ou "cabeça" para a seleção. Que a geração não é boa, já sabíamos. Que o técnico tem limitações, qual deles hoje atuando não as têm? Mas, a surpresa, ao menos para mim, foi o desmoronamento mental e moral da seleção depois do esquisito primeiro gol da Holanda. Ganhar uma copa não é tarefa fácil, pois exige um grupo mais que unido, um grupo equilibrado. Chega de ouvir os "poetas do futebol" que reduzem todos os limites do time a uma suposta renúncia do finado "futebol arte". A seleção não é uma troupe de espetáculos para deleitar as plateias europeias. Deixemos os energúmenos como o Sócrates, ex-jogador de futebol que nunca foi campeão em nada pela seleção, ocupar o seu tempo com a defesa do futebol circense em alguns blogs da vida. Futebol, acima de tudo, tem que ser competitivo e os jogadores, principalmente os que vestem a camisa da nossa seleção, tem que ter brio e vergonha na cara e não entrar em pânico diante de adversários fracos, como os holandeses, e perder um jogo ganho.

    Abraços,

    Laércio H. Pinto – São Paulo – SP.

    ResponderExcluir
  11. Edward, antes de vir ao blog, estava assistindo a um programa na TV Cultura e o assunto era a escolha do novo técnico da Seleção Brasileira. Oficialmente, Dunga foi demitido pela CBF, juntamente com sua comissão técnica. O comentário é que o Felipão não pode assumir agora a Seleção Brasileira porque tem contrato de dois anos com o Palmeiras. Só o faria depois de 2012, ou seja, a dois anos da Copa. Falam no Mano Menezes e no ex-jogador Leonardo, nem que seja para ficarem até o Felipão assumir a seleção, quando cumprir seu contrato com o Palmeiras. Será que já não estão fazendo tudo errado? Não existem outros treinadores capacitados neste Brasil que possam começar o trabalho e dar sequência até a Copa?

    Gostei do seu texto e também de suas explicações ao Milton, no comentário que postou. De que vale agora chorarmos o leite derramado? Encontrar culpados creio que é fácil. Até eu que não entendo nada de futebol, acho que o goleiro foi culpado, o Felipe Melo também e o Dunga que levou 23 jogadores despreparados para vestirem a camisa da nossa seleção, o maior responsável por este vexame. Se procurar mais culpados, vamos encontrar, com certeza. Águas passadas, essa Copa já era. É preciso acertar nossa seleção e chamar jogadores que atuam no Brasil, Edward. Chega de europeus, não acha?

    Beijinhos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  12. Miguel Falamansadomingo, 04 julho, 2010

    Prezados jornalistas Edward de Souza e Milton Saldanha, em minha opinião, execrar o treinador publicamente é desnecessário e injusto. O complexo de superioridade técnica adquirida e sedimentado na cultura futebolística brasileira ocorreu graças aos craques que já se aposentaram. Eles não estão mais lá para pegar a bola dentro do gol, levar ao meio de campo e resolver o problema. E olha que as bolas e chuteiras antigas tinham características que muita gente desconhece. Fiquei impressionado com alguns comentários a respeito do jogo contra o Chile nas oitavas. Muitos dizendo que já havia pintado o campeão, outros que a nossa seleção era imbatível e por aí afora. Tivesse o Chile empatado aquele jogo e nem sei se o Brasil não teria feito as malas antes. Respeito a opinião daqueles que acharam que o Brasil "deu um chocolate" no Chile, mas discordo. O jogo que eu assisti deve ter sido outro jogo. Nesta Copa, o Brasil só jogou bem e mostrou espetáculo contra a Holanda, nos primeiros 45 minutos, depois o apagão citado pelo articulista deste blog, tomou conta da nossa seleção. No segundo tempo do jogo, os holandeses simplesmente jogaram melhor e estavam mais organizados dentro de campo do que os brasileiros. Sabem de uma coisa, ficou de bom tamanho. Imagine o Brasil enfrentar a Alemanha numa final e tomar o primeiro gol, o que aconteceria? Um desastre, como aconteceu com a Argentina, que perdeu de quatro.

    Um bom final de domingo!

    Miguel Falamansa – Botucatu – SP.

    ResponderExcluir
  13. Só digo que nesta copa tive apenas 45 minutos de alegria!
    João

    ResponderExcluir
  14. Eu achei uma graça a presença do argentino Hector Escamilla neste blog, Edward. Ele disse que vem sempre a trabalho e ficou triste com as ofensas trocadas entre brasileiros e argentinos por causa do futebol. Ele cumprimenta a todos deste blog pelo alto nível e ao jornalista Edward de Souza, que, em momento algum teceu críticas aos argentinos por causa da derrota sofrida por 4 x 0 frente ao alemães,limitando-se a falar sobre a Seleção Brasileira. Hector é de La Plata, na Argentina. Que bom ter também a participação desse pessoal de outros países. E esse não é o primeiro argentino a escrever neste blog. Dia desses também uma Argentina esteve comentando, insatisfeita com a briga entre os dois países por causa do futebol e pedindo paz entre "los hermanos".

    Sobre o texto que li do Edward, dou razão a ele. O que vai modificar encontrarmos culpados depois dessa derrota? Dunga já sofreu sua punição. Está fora do selecionado brasileiro e carregando por toda a vida o peso desta Copa perdida na África. Imaginem o que pensa nosso "anão" ao colocar a cabeça em seu travesseiro. Daria tudo pra saber. Será que ele convocaria outros jogadores? Manteria esses jogadores em cárcere privado a ponto de entrarem em campo explodindo de raiva e querendo briga a todo o instante, como aconteceu contra a Holanda? Ou daria liberdade a eles, mesmo correndo o risco de encontrá-los nos bordéis da África? Não vamos saber nunca.

    Beijinhos pessoal!

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  15. Milton Saldanha, essa eu queria que vc me respondesse. Olha, no espírito democrático que todos pregam que tem esse blog, tá? Se não me engano, na semana passada, foi publicado aqui um artigo escrito pelo J. Morgado, sobre a perseguição da Imprensa contra Dunga. A Globo foi a mais atacada e quase todos foram contra a Imprensa e a favor do Dunga. O único comentário que eu me lembro a favor da Imprensa, defendendo seu trabalho na Copa, foi do Edward. A Imprensa acusava Dunga de escalar mal a seleção e até cobrava a convocação de determinados jogadores recusados pelo técnico brasileiro. O mesmo que está acontecendo agora, depois da derrota da nossa seleção. Vc defendeu o Dunga, Milton e agora o ataca. Esperou o Brasil perder para então enxergar que tudo estava errado na Seleção? Como é isso, pode me explicar?

    Bjs

    Priscila – Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  16. Eu já escolhi um culpado, Edward, mesmo sabendo que de nada adianta, já perdemos mesmo a Copa. Pra mim não foi a Globo a culpada, como queriam muitos, mas sim o goleiro Júlio César o responsável pela nossa derrota. Onde já se viu sair do gol daquele jeito, dando socos no ar e sem encontrar a bola? Acabo de ver, pela centésima vez, o lance no Fantástico. Se o Brasil não sofre aquele gol esquisito, tinha vencido o jogo. Jogar a culpa só no Dunga não é correto.

    BJ

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  17. Carlos Augusto Marquesdomingo, 04 julho, 2010

    Boa noite, Edward!
    O Brasil começou a perder, no dia em que a CBF colocou uma pessoa que nunca treinou nem time de futebol de botão para ser o técnico da seleção. Só convocou estrelas européias, todas elas indicadas pela Nike, ou Adidas e com o aval do gangster Ricardo Teixeira. Temos jogadores aqui no Brasil, Edward, e você sabe disso, como brilhante cronista esportivo que é, para formar no mínimo três seleções, mas a burrice ou mesmo o ódio do Dunga nunca o deixou enxergar além de um palmo, ou, se preferir, somente enxergava adversários em tudo que via, até entre a Imprensa. Precisamos aprender a ter um pouco mais de controle e sangue frio, somos os melhores do mundo, mas o mais importante é nunca esquecer que futebol, assim como uma ópera, um teatro, ou qualquer tipo de esporte é arte e por ser arte, torço agora pela Espanha, fora os pernas de pau.

    Abraços, amigo!

    Carlos Augusto Marques – Santo André - SP

    ResponderExcluir
  18. Meus cumprimentos, Edward, você é um dos poucos comentaristas que conseguiu descrever essa eliminação sem o fanatismo ou caçando as bruxas como fazem os outros. Não adianta procurar culpados. Nem sempre somos os melhores como acredita boa parte do povo brasileiro. Essa Seleção Brasileira foi uma safra ruim de jogadores, que devem ser esquecidos. Vamos esperar que o novo técnico ofereça oportunidade para os jogadores que estão aqui, no país, chega de "europeus".

    Beijinhos a todos!

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  19. Prezada Priscila: meu texto acima, aqui, e os anteriores explicam minha posição, mas vou repetir: sempre disse que o Dunga cometeu erros e acertos. E sempre disse que acreditava na vitória da Seleção, apesar do tocante aos erros do Dunga. Hoje, pela primeira vez, detalhei esse pensamento, apontando uns e outros. Opinião pessoal, mas não inflexível, sujeita a mudar se for convencido do contrário. Fui solidário ao J.Morgado sim, naquele dia, e disse que ele colocou o dedo na ferida. Fiz críticas a um tipo de jornalismo corrupto que existe, é real, e ainda citei, no mesmo comentário a que você se reporta, o esporte como um setor da imprensa muito contaminado. Apenas aproveitei o caminho aberto pelo J.Morgado, que também é jornalista e conhece o lado podre da nossa profissão. E que felizmente tem também seu outro lado, honesto, ético, que ouso dizer ser a maioria. Ainda no mesmo texto eu disse que achava o Dunga ignorante, tosco e outras coisas mais, que não lembro agora. Se isso é defender, ele não precisa de inimigos.
    Abraço fraterno!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  20. Não se esqueçam da previsão que deixei neste blog. Eu avisei a todos que os números não mentem. A Alemanha, na previsão numérica é a atual campeã de 2010. Depois que passou pela Argentina por 4 x 0, já é a grande favorita. E, segundo os números, o Brasil é o campeão em 2014. Com a queda, ou tombo do Dunga, quem duvida?

    Abçs

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  21. Cara Priscila: por toda a consideração que você merece de uma resposta honesta e esclarecedora, quero repetir algo que já disse antes e que talvez tenha levado a sua interpretação: nunca neguei que o Dunga tocou um projeto vencedor, em tudo aquilo que foi citado pelo Edward de Souza na resposta que fez aos meus comentários de hoje. Só que isso não está mais em questão. Aquilo é passado. O foco da questão se tornou a Copa. Montou uma boa defesa. Mas nos faltou meio de campo e ataque mais ousado, o que já se tornou até monótono repetir. E mais: mesmo que eu mudasse de opinião, como qualquer outra pessoa também pode mudar, isso seria lícito, um direito como torcedor, e não uma traição. Ninguém assinou contrato de fidelidade eterna ao Dunga. Encerrei uma das recentes crônicas sem novidades, dizendo que ele criou uma situação em que voltaria como herói ou vilão, foi algo assim. Ele, Dunga, criou esse caminho sem volta, ninguém mais.
    Abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  22. Meu querido amigo-irmão Milton Saldanha! Se o alvo principal pela derrota do Brasil for o Dunga, uma crônica não seria suficiente para dizer onde errou o ex-técnico do Brasil. Você cita o meio de campo brasileiro. Antes da derrota contra a Holanda, quando tudo aparentemente estava indo bem para nosso selecionado, eu disse aqui, em outro texto, que nossa seleção não tinha homens no meio campo com capacidade para tocar a bola e fazer lançamentos, apenas "brucutus". Sim, esse o termo que usei, "brucutus", que na gíria futebolística significa pernas de pau, com excessão de Kaká, que fora de forma, pouco pode fazer para dar melhor qualidade ao setor. Como os dois laterais não avançavam, Luiz Fabiano ficava isolado no ataque, obrigando Robinho a voltar para buscar a bola. Todos viram isso, menos Dunga que, por ter sido também um "brucutu" quando jogava bola, tentou armar a seleção da mesma maneira de quando ele jogava. Não deu certo.

    No entanto, Milton e amigos (as) do blog, resolvi, neste texto escrito domingo, não apontar culpados porque não foi só Dunga e Felipe Melo, mas muitos outros os responsáveis por essa derrocada brasileira. E não achei que valia a pena crucificar todos eles. O castigo estão recebendo e ficarão marcados por toda a vida pelo fracasso na África do Sul. Não economizei quando toquei no nome do Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, um nome sem profissão definida que está milionário às custas do futebol e da tristeza do povo. Nada me tira da cabeça que a convocação da nossa seleção é coisa de Teixeira e seus patrocinadores, por isso preservei Dunga. Pelo visto, nada vai mudar, Ricardo Teixeira vai continuar no comando e vamos ter que engoli-lo na Copa de 2014.

    Para a Gabriela que fez uma pergunta, respondo que você está correta. Se a CBF resolver escolher um técnico tampão começa errando na preparação da nova seleção para 2014. Felipão já assumiu compromissos com o Palmeiras e só pode ser liberado em 2012. Seria um bom nome, talvez o melhor, mas tem que ser descartado. É preciso escolher um treinador que assuma o comando até a Copa e que tenha moral para peitar a CBF e pedir autonomia na escolha dos novos jogadores, sem interferência de Teixeira e sua máfia. Isso Felipão faz. Se assumir o comando da seleção, não aceita intromissões. Mas, parece-me, não será chamado pelo compromisso já assumido. Os outros nomes não gosto de nenhum deles. O tal Mano Menezes é outro prepotente que vai quebrar a cara na primeira esquina e não tem suficiente experiência para assumir o cargo. Ricardo Gomes idem, mas faz o tipo moço bom e educado e isso enche os olhos da CBF, que procura um técnico assim, para saber lidar com a Imprensa. Pra mim, o melhor técnico do Brasil, depois de Felipão, seria Muricy Ramalho. Mas é ranzinza, mal educado e não gosta da Imprensa. Não serve para a CBF que quer as pazes com a Globo.

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  23. Edward, circula pelo Twitter uma lista com as atrocidades que o volante Felipe Melo já cometeu na vida. Depois de sua atuação digna de Jean-Claude Van Damme diante dos portugueses, a temeridade e a criatividade dos internautas se aliaram e formaram essa lista do novo vilão brasileiro. Leia algumas das melhores maldades...

    Por causa do Felipe Melo, os melhores momentos da copa vão ser editados pelo Tarantino.

    As namoradas de Felipe Melo têm medo de pedir carinho a ele. Ele pode entender carrinho.

    Milhares de pessoas no mundo deram entrada no hospital após assistir o Felipe Melo em transmissão 3D.

    Roberto Carlos e Wagner Montes já entraram numa dividida com Felipe Melo.

    Felipe Melo não é bom de matemática mas gosta de dividir sem deixar restos.

    O cartão de visitas do Felipe Melo é o vermelho.

    Jogo de xadrez: Cristiano Ronaldo é a Dama; Kaká é o Bispo; Júlio Batista é a Torre; Felipe Melo, o Cavalo.

    Uma vez Felipe Melo foi jogar JokenPo com o presidente Lula. Ele tinha uma tesoura, e o Lula, cinco dedos.

    O Michael Jackson morto faz muita falta. O Felipe Melo vivo faz mais ainda.

    Após os treinos, alguns jogadores treinam cobranças de faltas, já Felipe Melo treina como cometê-las.

    A lenda da mula sem cabeça começou depois de um pé alto de Felipe Melo.

    Todas as seleções têm volantes... Nós temos para-choque.

    Felipe Melo é o único jogador que você encontra no FIFA 2010, no Winning Eleven e no Mortal Kombat.

    Beijinhos,

    Martinha - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  24. Oi pessoal!

    Aqui está o primeiro texto coerente que leio sobre a saída do Brasil da Copa. Não adianta ficar crucificando este ou aquele, é necessário mudar o que realmente deve ser mudado. Os dirigentes que comandam a seleção brasileira deveriam aproveitar a oportunidade, ter um pouco de vergonha na cara, que acredito ser difícil, e pedir pra sair, dando oportunidade aos que pensam realmente no Brasil. Que tenham amor pela camisa. Que honrem nosso País. Deem oportunidade a jogadores que querem mostrar serviço e não para esses que já não precisam mais de nada, já estão com os burros na sombra, e que se ganhar ou perder tanto faz. Edward, Parabéns pelo texto e pela opinião, da qual compartilho totalmente.

    Bj

    Giovanna – Franca – SP.

    ResponderExcluir
  25. Nesses últimos dias a população brasileira foi bombardeada por infinidades de mísseis verbais comentados por inúmeras pessoas a respeito da seleção brasileira.
    Eu mesmo joguei uma infinidade deles.
    Eu não gosto muito de futebol, mas na copa eu viro uma pessoa esperançosa como qualquer outra.
    O dia que o Brasil perdeu eu cai na real.
    A vida continua, e com ela os meus problemas agravados pela insatisfação de ser um perdedor.
    Agora que estou reequilibrado novamente, vejo que, quem perdeu foram só os envolvidos de alguma forma com o futebol.
    A massa cega de torcedores brasileiros nunca teve e nunca terão acesso aos milhões de dólares que correm nos bastidores imundos e corruptos da CBF.
    A nossa vingança, é que os que iriam ter lucros caso Brasil fosse “exa”, tiveram que destruir as mídias pré-destinadas a uma possível vitória, responsáveis pelo consumismo desenfreado dos apaixonados e compulsivos consumidores.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  26. Amigo Edward de Souza: teus comentários/respostas ficaram excelentes e superaram a crônica, que despertou minha reação porque encontrei nela um Edward pálido, muito mineiro, sem aquele sangue fervente que faz do teu jornalismo uma trincheira empolgante. Nas respostas gostei de reencontrar o velho Edward, aguerrido.
    Abraço imenso!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  27. Gente, antes que eu leve pauladas aqui deixem-me explicar o "mineiro". É no sentido que ficou clássico na política, do conciliador.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  28. Milton Saldanha, eu adoro vc pelo raciocínio rápido. "O Edward muito mineiro", que vc conseguiu transformar em conciliador ficou ótimo. Aqui em Minas, "o tipo mineiro" é mesmo ficar em cima do muro, ou, se quiser, em "riba do muro".

    Bj

    Anna Claudia - Uberaba - MG

    ResponderExcluir
  29. Como logo vai se esgotar o tema Copa, estaremos tocando a vida em outras vertentes, principalmente eleições, não quero perder esta chance de comentar a recepção calorosa aos jogadores argentinos, em Buenos Aires. Aqui precisaram de esquema de segurança e poucos foram lá no aeroporto dar uma força aos rapazes. Nossa imprensa ficou surpresa com a atitude argentina e isso é compreensível num país despolitizado e quase analfabeto em política, a começar por muitos dos próprios jornalistas. Na Argentina é muito diferente. De longe mais preparados culturalmente do que os brasileiros (o que explica a suposta arrogância deles), são também de longe muito mais politizados. A Seleção Argentina, sob a liderança do Maradona, que poderia dar aulas de política ao Dunga, está apoiando o movimento para que o Prêmio Nobel da Paz seja conferido às Mães da Praça de Maio, que luta até hoje na busca dos bebês que foram sequestrados pela ditadura militar argentina. Essa recepção, tá na cara, para quem conhece a Argentina e os argentinos, mais do que como simples turista, foi mobilizada por esses grupos de ação social. Detalhe: eu também apoio a proposta, torço por esse reconhecimento àquelas senhoras corajosas e lutadoras. Nisso, assumo, estou com Maradona e com sua seleção, que apoia o movimento, algo impensável no Brasil alienado.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  30. Edward de Souza. Milton Saldanha, Madame K. Dent e Nivia Andres que sumiu, aceitam uma sugestão, vcs que entendem de futebol? Porque não escrevem sobre quem deverá ser o novo técnico do Brasil? Aproveitando, poderiam também opinar sobre qual a seleção será a campeã deste mundial, o que acham? Estaria o Birola certo com sua numerologia que indica a Alemanha campeã? Poderiam até abrir uma enquete, perguntando aos leitores quem será a seleção campeã e qual o novo treinador que sugerem para nossa seleção, ficaria legal.

    Beijinhos

    Renata - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  31. Renata, grato pela sugestão, vamos sim, tocar neste assunto. Meu prezado Milton Saldanha, você mais uma vez abordou um fato interessante, sobre a acolhida festiva que o povo argentino deu a sua seleção de futebol. Por coincidência, ontem vi pela Globo, no "Fantástico", a chegada da seleção argentina. Milhares de pessoas estavam nas ruas com bandeiras e posters dos jogadores e do seu grande ídolo, Diego Maradona. E beijavam fotos e posters com carinho, saudando a seleção como se fosse ela a campeã do mundo. Maradona é idolatrado pelo povo argentino que, em coro, pediu sua permanência à frente do selecionado daquele país. Imagine aqui no Brasil, se nosso selecionado tivesse sido goleado por 4 x 0 pela Alemanha ou um outro país, o que aconteceria? Seriam linchados ainda no aeroporto, ou nem voltariam para o Brasil, para preservar suas vidas. O Brasil foi derrotado pela Holanda por 2 x 1, jogando os melhores 45 minutos da Copa e o mundo desabou sobre a cabeça dos brasileiros. A excessão de uns poucos jogadores, como Lúcio e até o goleiro Júlio César, os demais foram obrigados a sair correndo do aeroporto, principalmente Felipe Melo, para não serem agredidos pelos furiosos torcedores brasileiros. Realmente, um problema cultural.

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde, amigos e amigas!

    Olá, Edward!

    Atrasada, sim. Sumida, nunca! Renata e demais colegas, estou aqui, também para colaborar com a minha modesta opinião. Estava viajando, li o texto, mas não consegui comentá-lo.

    O Edward é cobra no assunto, percebeu todas as filigranas do acontecido no jogo entre Brasil e Holanda, que acabou com a nossa participação na Copa. E vejam que paradoxo: no primeiro tempo, nossa melhor atuação no certame. No segundo, a derrocada! Isso, certamente, colaborou para que a frustração fosse muito maior...

    E o Edward está certo. Não temos que encontrar culpados e, sim, responsáveis. Até mesmo porque analisar o cenário e as causas da derrota, de forma equilibrada e metódica, faz parte da estratégia e do planejamento da próxima empreitada para a formação de uma nova equipe para o Selecionado Brasileiro.

    Particularmente, acredito que cada equipe tem a cara do seu treinador. O Dunga foi um jogador combativo, disciplindo, com fama de durão, rígido, impositivo. Como líder, tentou moldar os seus jogadores a esse espírito autocrático. Por temor que a concentração virasse uma festa, afastou os atletas da imprensa e do público e comprou, sozinho, todas as brigas. Aí, acho que faltou flexibilidade, inexistiu o espírito de parceria ou, no mínimo, de entendimento e aproximação.

    Acredito que ninguém tem conhecimento, ainda, do clima existente na concentração. Será que os nossos atletas foram preparados suficientemente para superar um virtual desfavorecimento do placar, no decorrer de uma partida? O que lhes foi dito no intervalo do jogo com a Holanda? Qual foi a estratégia proposta? Será que o Dunga achou que a Holanda estava morta? Estas perguntas ainda vão ter resposta...

    ResponderExcluir
  33. O que me intriga, Nivia e Edward, são os constantes apagões de nossa seleção sempre que decidem um título. Se tivesse ocorrido apenas agora, na África, tudo bem, mas eu, apesar de menina, faz 12 anos, lembro desta mesma história, de uma forma até vergonhosa, da nossa seleção se apagar contra a França e perder o título por 3 x 0. Em 2006, contra a mesma França, outro apagão e voltamos nas quartas de final, como agora, perdendo por 1 x 0. Não seria preciso um psicólogo para acompanhar nossos jogadores numa Copa do Mundo?

    Beijinhos

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  34. Olá Criançasssssssssss.
    Parabéns Edward seu texto se mostrou ético,ponderado e muito sensato,como dizem por aí:é fácil chutar cachorro morto.
    Desde o início eu disse que Dunga seria "bombardeado" de todas as maneiras,independente dele ser o ex técnico da seleção ele é um ser humano,que errou,levanta a mão quem é perfeito,mas tenho certeza que ele errou achando que estava acertando,se eu o encontrasse,lhe daria os Parabéns,afinal aguentar a tortura psicológica não deve ser nada fácil.
    Quanto a CBF sempre ouço coisas terríveis principalmente sobre o Ricardo Teixeira que ao que parece não quer largar o osso,deve render muito.Uma pergunta aos experts no assunto:Quem poderia mandar o tal Ricardo Teixeira e até mesmo quem sabe,fazer um limpa na CBF?
    Li o seguinte no Jornal:Aqui no Brasil a discussão é sobre o substituto de Dunga.A CBF quer alguém com mais tato para se relacionar com a Imprensa, ESPECIALMENTE com a TV Globo,com quem Dunga passou quase quatro anos se estranhando.Não entendo o motivo em dar exclusividade a Globo,aliás acho um absurdo,é por essas e outras que ela se acha a tal,manda e desmanda.
    Olá Birola,é sério que o Brasil será Hexa em 2014?Pelo menos na previsão numérica?
    Beijossssssssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  35. Daniela, já que vc tocou neste assunto, o apagão, mesmo tema da crônica do Edward de Souza, não faz muito tempo li neste blog um texto sobre a Copa de 50. De acordo com o que li, o Brasil massacrou todas as seleções e chegou na final, como o Maracanã lotado, precisando só de um empate para ser campeão do mundo. E fez como o Brasil contra a Holanda. Marcou o primeiro gol dominando os uruguaios. Quando todos esperavam uma vitória fácil do Brasil para comemorar o título, eis que o Uruguai fez dois gols e ganhou a Copa. O amarelão de nossa seleção, portanto, começou em 50 e não tem quem dê jeito, mesmo tendo cinco títulos mundiais.

    BJ

    Lidiane - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  36. FRASE DA SEMANA:

    PERDER É HUMANO, MAS PERDER DE QUATRO É HERMANO...

    (filosofia de grande profundidade)

    Luiz Alberto - Rio

    ResponderExcluir
  37. Daniela, o Ricardo Teixeira acaba de dar uma entrevista afirmando que vai sugerir ao novo treinador da Seleção Brasileira que trabalhe com um psicólogo. Vai ver que leu o blog e resolveu atender sua sugestão. Tudo indica que já está escolhido o novo treinador e deverá ser mesmo Leonardo, ex-jogador da seleção e que tem pouca experiência. Treinou apenas o Milan da Itália e fracassou.

    Vou dar uma sugestão ao Presidente da CBF, quem sabe ele volte ao blog e leia. Tire o amarelo do uniforme da Seleção. Quem sabe nossos jogadores parem de amarelar. Começaram a amarelar em 50 e não pararam mais!
    Ana Célia, olha, pelos números, é Alemanha a campeã agora e o Brasil em 2014, está confirmado.

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  38. O desânimo parece que tomou conta de todos, depois que o Brasil perdeu a Copa. Até nosso blog, tão eclético, anda meio parado. Ânimo, Edward e Nivia, vamos torcer hoje pelo Uruguai, são nossos vizinhos e nunca nos incomodaram. A não ser quando tomaram a nossa Taça de campeão em 50. Mas, graças a eles, reagimos e ganhos cinco Copas depois. As chances são mínimas, mas acho que o Uruguai ganha de 2 x 1 da Holanda e passa a ser o único país sulamericano na disputa.

    As ilustrações a esquerda do blog, com as quatro seleções classificadas estão lindas. Menos o Hexa que caiu em nosso cabeça, logo abaixo (rsrsrsrsrsrs).

    Beijinhos,

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  39. Ei pessoal, que coisa mais engraçada. Estamos postando comentários e eles estão desaparecendo do blog. O que está havendo? Eu não disse nada que ofendesse alguém. Dois comentários meus sumiram. Acabei de ver um agora da Carol e... Desapareceu. O que se passa?

    Abçs

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  40. Caro Birola: nas seleções antigas, do Brasil, lembro-me bem, um psicólogo fazia parte da delegação. Isso era muito criticado, achavam um luxo, frescura e outros quetais. Não seria, portanto, novidade. Resta saber se esse profissional consegue milagres.
    Abraço grande!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir