sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010


DISCUSSÃO ESTÉRIL

Desde os meus tempos de garoto, pelas mãos de minha mãe era semanalmente levado até a Rua da Glória em São Paulo, onde se situava a Federação Espírita do Estado.

Evidentemente, criança ainda, dormia eu a sono solto na maior parte dos trabalhos espirituais ali realizados. Mais tarde a instituição mudou-se para a Rua Brigadeiro Tobias. As sessões eram realizadas em um enorme salão de uma antiga mansão então existente naquela região paulista e eu continuava a tirar minhas sonecas. As reuniões eram públicas naquela época. Lembro-me vagamente de um tio, irmão de minha genitora, com um livro nas mãos doutrinando os espíritos doentes que ali iam ter em busca de esclarecimento e lenitivo. Naquele tempo, fins da década de 30 e início da de 40, não havia o que há hoje – Juventude Espírita, Educação para crianças através de livros infantis e adaptados para compreensão dos jovenzinhos, etc. Os adeptos do Espiritismo eram tratados como párias da sociedade. Os vizinhos nos tinham como bruxos e coisas do “diabo”. Nós pequerruchos podíamos sentir isso nas perguntas de nossos amiguinhos de folguedos; “vocês são macumbeiros não é”? Não sabíamos o que responder. Mais tarde, já na pré-adolescência, partíamos para uma briguinha cada vez que nos interrogavam a respeito do assunto. A história sobre essa época é longa e interessante. De qualquer forma há uma semelhança (ressalvando as devidas proporções) quando dos primeiros cristãos perseguidos, primeiro pelos soldados a serviço do clero judaico e em seguida pelos romanos. No século XX, os espíritas sofreram muitas perseguições e eram até alvo de investigações pela polícia que exigiam licença e outros documentos para o funcionamento de uma Casa Espírita. A coragem de muitos pioneiros na divulgação da Doutrina sobressaiu-se e venceu os detratores e aqui estamos cada vez mais lúcidos e imbuídos de nossa responsabilidade perante a humanidade.

São muitos os fatos que enriquecem a História do Espiritismo no Brasil que vão desde as polêmicas em torno da figura de Jesus até a desagregação de entidades e a formação de outras.

Mas, uma delas nos causa desprazer; é quando se referem ao Cristo como “Político”. Foram muitas as ocasiões em que escutamos ser Jesus “O maior socialista que já existiu”. Com paciência, fiz ver as pessoas de quem ouvi essa frase a diferença entre política e a Moral pregada pelo Mestre. Muitas dessas pessoas ou pelo menos a maior parte delas se deixam envolver com “doutrinas milagrosas utópicas”, criadas pelo homem e divulgadas pela mídia comum e publicações que até pouco tempo eram proibidas pelo governo; não se preocupam em ler nas suas minúcias os livros de Kardec e principalmente o Evangelho Segundo o Espiritismo, onde certamente deixariam de ter tais idéias.

Não foram poucas as pessoas, ou melhor, interesses políticos que tentaram usar o Espiritismo para tirar proveito. Aconteceu no passado com outras religiões resultando no atraso moral em que nos encontramos. Só que na Doutrina dos Espíritos não há brechas (pelo amor ou pela dor).

As definições estão claras nos dicionários da Língua Portuguesa, tanto para Socialismo que é um conjunto de doutrinas de fundo humanitário que visam reformar a sociedade capitalista tentando diminuir um pouco as desigualdades, quando para a Moral que se refere aos bons costumes e um conjunto de regras de conduta consideradas válidas, quer de modo absoluto em qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada.

E vai por ai a fora.


EVOLUÇÃO

Quando será que o homem entenderá que apenas a evolução espiritual resolverá os problemas da humanidade? Que a matéria carnal é provisória e que “ao pó voltará”? Pudemos verificar que muitas coisas estão acontecendo em várias partes do mundo. Por exemplo: a mídia vem divulgando (não com tanta ênfase) que grupos de jovens estão saindo algumas vezes por semana vasculhando o lixo e verificando o desperdício que acontece em restaurantes em casas de família (sejam elas de que classe for) e outros lugares. Interessante que eles pertencem à classe média e sem nenhum pejo comem daquilo que recolhem. É verdade que são assistidos por médicos e outros profissionais; mas é uma idéia maravilhosa, pois mostra ao mundo verdadeiramente o que poderíamos fazer com o excesso que guardamos ou jogamos fora.

Mesmo Antes de Cristo apareceram muitos homens que nos ensinaram filosofias dignificantes e durante os séculos que se passaram até os dias de hoje foram muitos os exemplos de como deveríamos nos comportar para termos uma felicidade relativa e uma vida sem muitos problemas.

Não quero dizer aqui que a Sociedade não tenha que se organizar para que haja uma civilização ordeira visando o progresso do ser humano. Aliás, essas questões estão muito claras no Livro dos Espíritos na pergunta 711 e seguintes. Refiro-me sim ao excesso de materialismo e imediatismo que cega o indivíduo e faz “ouvido mouco” as preleções e aos conselhos evangélicos que surgem a cada momento e cada vez mais a “Porta Estreita” é preterida porque não oferece o que o ser humano deseja, ou seja, manter seus vícios morais e materiais que lhe dão prazeres imediatos. “Meu Reino não é deste Mundo” disse Jesus. As pessoas ainda não conseguiram assimilar que eles são espíritos imortais e não matéria que um dia poderia “ressuscitar”. Por essa razão Kardec não admitia que pessoas participassem das sessões mediúnicas ou práticas apenas por curiosidade. Exigia que a o pleiteante lesse as obras codificadas e só depois então, se convencidos, participassem das reuniões.

A moral de Jesus através do Evangelho e da Codificação Espírita nos mostra claramente conforme frase de Kardec que “Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade”. Assim sendo, só existe um caminho para a nossa evolução: REFORMA ÍNTIMA.

Os homens através de seus arroubos idealistas inventam ou criam filosofias para a melhoria da sociedade; ótimo, pois é esse o seu dever. Só que na medida em que o tempo avança deixa-se se levar pela ânsia do poder ocasionando sofrimentos e amarguras.

Poucos, muito poucos foram os homens que ao assumirem a responsabilidade de dirigirem nações o fizeram com o coração limpo de qualquer resquício de orgulho ou ganância. No século que passou lembro-me de dois e os escrevo com letra maiúscula NELSON MANDELA E MAHATMA GANDHI. O primeiro depois de 28 anos de prisão tornou-se presidente de seu país (África do Sul) e instituiu pequenos tribunais populares para julgar os pedidos daqueles que solicitavam anistia pelo que fizeram no regime da Apartheid e praticamente os perdoou a todos, instituindo assim a “Lei do Perdão”. O segundo, com sua filosofia hinduísta, conseguiu libertar o seu povo (Índia) do jugo estrangeiro sem usar da violência, mas infelizmente, os desejos pelo poder ocasionaram seu assassinato, em 1948.

A consulta de jornais escritos, televisivos, revistas, rádio, etc., todos os dias, nos dão uma idéia do que vai pelo mundo. A evolução moral é lenta e uma boa parte da população prefere o misticismo e os milagres para resolverem seus problemas. Deus, nosso Pai não revoga suas próprias Leis, daí, o sofrimento constante e as reencarnações múltiplas até que o ser humano entenda o que o “Verdadeiro Cilício” é o combate de seus defeitos morais, ou seja, o orgulho, o ódio, o rancor, a mágoa, a vaidade e assim por diante. Daí, só há uma solução “AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO”. Quando chegarmos a cumprir esse mandamento, o mundo terá atingido o que Jesus apregoou para quem quisesse ouvir e seremos todos felizes...

...........................................................................................................
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista pelo e-mail jgarcelan@uol.com.br
...........................................................................................................

33 comentários:

  1. Caro mestre J. Morgado: você tem toda razão quando relata que o espiritismo foi alvo de preconceito e perseguição. Hoje não tenho convicções no plano espiritual, mas cresci em família espírita. Meu pai, ex-seminarista, fazia palestras, escreveu artigos em jornais e chegou a manter uma crônica espírita no rádio. Lembro-me bem que teve que peitar os padres católicos diversas vezes, respondendo a ataques. Essa intransigência ainda persiste, só ficou um pouco mais camuflada. O curioso é que misturavam alhos com bugalhos. Nos ataques chamavam os espíritas de comunistas, como se uma coisa tivesse a ver com a outra, e como se fosse crime ser espírita ou comunista. Não era só ignorância, havia nisso muita má fé e manipulação das pessoas mais simples, desprovidas de cultura básica.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  2. Grande mestre Morgado..

    Suas palavras são sempre bem vindas e nos obrigam a pensar na nossa vida , na nossa existencia e na nossa trajetória neste mundo. A busca da "reforma íntima", tão dificil, mas essencial, para compreendermos o verdadeiro sentido da vida e a unica saida para a Paz e a Felicidade.
    bjos boa sexta feira para todos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia J. Morgado!
    Conta-se que Leonardo Boff, num intervalo de uma conversa de mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, perguntou ao Dalai Lama: “Qual a melhor religião?” O teólogo esperava que ele dissesse: É o budismo tibetano. Ou são as religiões orientais, muito mais antigas que o cristianismo. Mas Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, e afirmou: “A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor”. O teólogo brasileiro, então, perguntou: “O que me faz melhor?”

    “Aquilo que te faz mais compassivo; aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...”, sentenciou Dalai Lama.

    Dalai Lama foi ao centro da questão: a religião deve nos ser útil para a vida, promotora de melhorias em nossa alma. não haverá religião mais certa, mais errada, mas sim aquela que é mais adequada para as necessidades desta ou daquela pessoa. Se ela estiver promovendo a evolução moral, independente do nome que leve, será uma ótima religião. Como disse Kardec, “toda crença é respeitável quando conduz à prática do bem”. Ao contrário, se ela prega o sectarismo, a intolerância e a violência, é óbvio que ainda não cumpre adequadamente sua missão como religião.

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna

    Você disse bem.
    “toda crença é respeitável quando conduz à prática do bem”

    Abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde juliano !!

    Qual é a tua verdade?

    Jesus

    A diversidade de carismas é a manifestação da bondade divina.

    Paulo de Tarso

    Caridade é respeito e respeito é compreensão, sejamo-os

    Emmanuel

    Deus deu ao passado a melhor colocação, que muitas vezes nós mesmos desprezados, o passado deve ficar no passado...

    ResponderExcluir
  6. Olá Eduardo, poderia me explicar essa frase de Emmanuel que você citou?

    Estou repetindo a frase postada em seu comentário: "Deus deu ao passado a melhor colocação, que muitas vezes nós mesmos desprezados, o passado deve ficar no passado"...

    Sinceramente, não consegui entender. Sobre o texto do Sr. J. Morgado, achei-o muito bom, perfeito!

    Obrigado!

    José Alípio - Sertãozinho - SP.

    ResponderExcluir
  7. Reforma íntima. É esse o caminho!

    Gostei de seu texto J. Morgado.

    Anderson Dias Ribeiro – São Vicente - SP

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, amigos e amigas!

    Sempre há algo de muito profundo nos textos de J. Morgado. E isso não significa que o seu pensamento seja inacessível - ao contrário - induz à reflexão, sugere caminhos, estimula a construção de um novo homem, mais fraterno, mais digno, muito mais humano e solidário, em busca de justiça e paz, que o façam pleno.

    Belas palavras, Morgado!

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  9. Senhor J. Morgado, com propriedade o senhor aborda no texto desta sexta-feira o desperdício de alimentos. Mas, não é só o que é jogado fora no lixo pelo povo ou pelos restaurantes. O Governo desperdiça, muitas vezes, centenas de toneladas de grãos mal acondicionados em armazéns impróprios. Algumas vezes isso é denunciado, a maioria das vezes, não é. Tem mais, os morros estão caindo, as estradas estaduais desmanchando e a chuva, que causa tudo isso, não pára. Ah, o homem, na verdade culpado de tudo isso, quando vai tomar juízo e respeitar mais a natureza?...

    Bjos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  10. ORAÇÃO AO ETERNO

    Uma Viagem Espiritual na Doçura de um Olhar Silencioso
    Que você encontre o amor mais lindo dentro do seu próprio coração.
    Que você veja seus filhos como presentes do Eterno.
    Que você ainda se encante com as coisas mais simples da vida.
    Que você não se iluda com as luzes temporárias do mundo.
    Que você saiba tirar sábias lições de vida dos reveses.
    Que você perdoe, mesmo que ninguém entenda.
    Que você veja cada dia como uma bênção de luz e recomeço...
    Que nada possa afastá-lo de seus melhores propósitos.
    Que você escute música e se sinta agradecido.
    Que você não se esqueça de seus pais e honre-os com sua atenção.
    Que você seja justo, sem jamais perder seu coração e sua canção.
    Que você não se apegue ao passado; há tanta coisa para aprender...
    Que você não se esqueça de quem lhe ajudou; gratidão é sabedoria.
    Que você conserve seus amigos verdadeiros; eles são jóias de sua vida.
    Que você segure seus filhos no colo, como o Eterno segura as estrelas.
    Que você veja seu parceiro (a) como um presente da vida.
    Que você chore se for preciso, mas que suas lágrimas sejam lindas.
    Que você ria, principalmente de si mesmo; alegria é fundamental!
    Que você não tenha ódio em seu coração, pois isso empobrecerá sua canção.
    Que você supere suas provas, com coragem e inteligência.
    Que você abra seu coração para o amor, como a flor se abre para o sol.
    Que você beije alguém amado como os raios solares beijam as flores.
    Que você faça amor com luz nos olhos e gratidão pelo presente.
    Que você não prenda quem quer ir embora. Amor não é gaiola!
    Que você se atreva a ser você mesmo, mas sem arrogância!
    Que você jamais se esqueça de que há um Poder Maior em todas as coisas.
    Que você ore, em espírito e verdade, sem medo de se abrir para o Céu.
    Que você converse com o Eterno, de coração a coração, sem dramas.
    Que você olhe para a lua cheia, extasiado, como uma criança.
    Que você sinta o cheiro do café e se sinta cada vez mais vivo.
    Que você tome um chá de olhos fechados e pense em algo bom.
    Que você se recicle se areje, para não criar teias de aranha em sua vida.
    Que você tenha a idade que seu espírito lhe disser, sem medo de rugas.
    Que você não envelheça sem amadurecer; jamais deixe de rir de uma piada!
    Que você sempre trate bem a sua criança interior; criança é vida!
    Que você sempre desconfie quando a música não o encantar mais.
    Que você não perca tempo com fofocas nem se exaspere com tolices.
    Que você sinta um Grande Amor; o mesmo que me fez escrever...
    Que você escute alguma canção querida e se sinta muito bem.
    Que você seja feliz, mesmo que ninguém entenda.
    Então, que sua luz silenciosa siga...
    Para abrir outras flores por esse mundão de Deus, como deve ser.
    Com gratidão e amor.
    Paz e Luz.

    Mirtes Faria - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  11. LUIZ ANTÔNIO DE QUEIROZsexta-feira, 19 fevereiro, 2010

    Caro amigos,

    O J.Morgado nos chama à reflexão para pensarmos o que estamos fazendo com a nossa vida. O ponto central é a Reforma Íntima. Num mundo onde tudo é fluído e passageiro, nos iludimos com o exterior. Preocupamo-nos em demasia com a matéria e deixamos de lado a busca essencial: nossa evolução espiritual. Na busca pela boa aparência, nos mostramos como "sepulcros caidos": por fora apresentamo-nos bonitos, mas por dentro estamos cheios de imundícia e podridão. Busquemos a nossa melhora íntima. Busquemos o essencial em primeiro lugar.

    Parabéns Morgado pelo texto e por nos lembrar da nossas reais necessidades.

    Abraço fraterno a todos.

    Luiz Antônio de Queiroz
    Franca-SP

    ResponderExcluir
  12. LUIZ ANTÔNIO DE QUEIROZsexta-feira, 19 fevereiro, 2010

    em tempo:
    Desculpe pelo erro ortográfico.
    é "sepulcro caiado".
    Foi a pressa.

    Luiz Antônio de Queiroz
    Franca-SP

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Juliano !!!

    Como vc já me autorizou, então usarei deste pequeno espaço para dialogar brevemente com o Sr. José Alípio.
    Amigo José, as frases citadas por mim estão na seguinte ordem:
    A 1ª é de autoria de Jesus;
    A 2ª é de autoria de Paulo de Tarso;
    A 3ª é de autoria de Emmanuel;
    O 4º período é o meu breve comentário, por isso não foi feito qualquer tipo de menção a autoria.
    Peço minhas humildes desculpas se não consegui me fazer entender, pois também muitas vezes meu pensamento divaga em uma tentativa de compreender e tentar fazer compreender.
    Apenas acrescento que minha mente percorria as obras de Leon Denis, enquanto escrevia o comentário.
    Peço apenas que me compreenda e se não for possível que me perdoe a falta de lucidez e objetividade, pois eu tentei, ser o mais possível que pude, fiel aos preceitos do Cristo.

    um abraço fraternal

    Obs: obrigado Juliano !

    ResponderExcluir
  14. ANA CÉLIA DE FREITAS.sexta-feira, 19 fevereiro, 2010

    Boa tarde a todos.
    Os textos de J.Morgado são sempre válidos e nos levam a refletir sobre nossas ações, pois muitas vezes as pessoas não sabem o que querem e nem mesmo buscam alternativas ou um caminho para viver com mais harmonia.
    Parabéns,texto belíssimo.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia meu amigo-irmão J. Morgado...

    Creia, fui um dos primeiros a ler seu artigo na manhã de ontem, sexta-feira. Com muito carinho escrevi meu comentário, mas na hora de postá-lo, um aviso me surpreendeu, dizendo da impossibilidade de publicar meu texto. Pior, tudo o que escrevi foi deletado. Não tive mais tempo de refazer meu comentário, problemas me ocuparam o dia todo e só na madrugada deste sábado estou deixando minha mensagem. Pena que não consigo colocar no texto as mesmas palavras usadas ontem, excluídas por problemas técnicos do blog. Bom para aprender e da próxima vez salvar o texto para evitar problemas desse tipo.

    Permita-me, meu irmão, antes de entrar no assunto por você abordado com maestria, deixar meus agradecimentos a Nivia Andres, outra irmãzinha querida que aprendi a admirar e respeitar, como pessoa e como profissional, que toca com carinho e responsabilidade esse blog durante minha ausência forçada. Ainda deixar aqui algumas explicações aos muitos amigos e amigas que perguntam sobre a coluna que eu escrevia no Jornal "O Comércio da Franca." Sem me alongar, adianto a vocês que, por livre e espontânea vontade deixei de escrever naquele jornal que aprendi a gostar e onde deixo um batalhão de amigos e, com certeza, as portas abertas. Tenho enorme admiração pelos diretores daquele jornal, um dos melhores do interior, com mais de 94 anos de atividades ininterruptas. No entanto, alguns problemas técnicos, cujas explicações não foram dadas a contento pelo editor da página, me levaram a tomar essa atitude que é irreversível. Meu trabalho como cronista deve continuar e serão avisados oportunamente onde assinarei minha coluna.

    Sobre o texto escrito por esse meu amigo do coração, J. Morgado, lembrei-me de uma história em que o pai chega a casa, cansado do trabalho e o filho lhe pede atenção para brincar. O homem, tentando se livrar e prender a atenção do filho, pega uma página do jornal que tentava ler onde havia o mapa do mundo, rasga em vários pedaços e entrega ao filho, dizendo: "assim que você terminar poderemos brincar". Pensando que o menino iria demorar muito, o pai se surpreende quando em menos de 5 minutos ele volta e lhe traz o mundo montado. Espantado o pai pergunta: "como você fez isso?" O menino, em sua inocência, lhe mostra o outro lado da folha, onde aparece a figura de um homem e diz: "pai, primeiro eu consertei o homem e assim o mundo foi consertado também". Moral da história: de nada adianta querermos consertar o mundo, seja ele capitalista ou não, a primordial mudança que cada um consegue realmente promover é em si mesmo. Isso eu chamo de reforma íntima. Parabéns por mais esse belo texto, querido J.Morgado.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  16. Olá meus amigos

    Palavras carinhosas e de incentivo escritas por vocês faz com que este velho escriba recomponha forças para dar continuidade a um trabalho que me propus a fazê-lo há muitos anos.
    Pregar a paz é uma obrigação do ser humano. Não importa a religião que cada indivíduo siga. Também não importa se tem ou não religião. O que importa é o seu comportamento perante a sociedade.
    A vida, certamente cobrará com dividendos os desmandos individualistas de cada ser humano, como também lhe dará recompensas agradáveis se o seu modo de agir for louvável.
    No blog do Edward no qual nos juntamos (Nivia, Saldanha, Lavrado, Motta e outros que se seguiram), colocamos nossas idéias e é possível entrever nas entrelinhas o modo se ser de cada um.
    Assim, nossos argüidores e demais comentaristas que já nos seguem a mais de um ano e outros “recrutas” que todos os dias aparecem para deixar seus recados podem entrever a honestidade dos AMIGOS DO EDWARD quando de suas exposições.
    Há um elo entre nós. Um elo de respeito e muita amizade. E é assim que pretendo continuar (e tenho certeza que meus companheiros também).
    Ao Edward, meu amigo/irmão, que seja muito feliz no novo periódico (Diário da Franca). Jornal que passei a ler a partir de hoje. O outro acabei de apagar do meu computador.

    Muito obrigado

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  17. Ruy Castro Falleirossábado, 20 fevereiro, 2010

    EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
    CAPÍTULO XVII
    SEDE PERFEITOS

    O homem de bem

    “3. O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem. Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas. Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.”

    Se o ser humano seguisse essa conduta, agindo segundo as leis de justiça, de amor e de caridade, o mundo seria um lugar muito melhor de ser viver.

    “Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar. Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça.”

    O homem deveria ser capaz de aceitar as mazelas da vida, sabendo que elas são parte essencial para a sua evolução. Realizar o bem, despretensiosamente, sem esperar retribuição.

    Bom fim de semana a todos e meu obrigado ao J. Morgado pelo maravilhoso artigo que nos presenteou.

    Ruy Castro Falleiros - Maringá

    ResponderExcluir
  18. Ôi J. Morgado!

    Não deixo de ler seus artigos postados quinzenalmente neste blog, sempre as sextas-feiras. Mesmo que seja com atraso, como hoje. Bons ensinamentos fazem bem a todos nós, por essa razão sempre acompanho com real interesse o que você escreve. A citação de Nelson Mandela e Mahatma Gandhi não poderia ilustrar melhor seu artigo de hoje. Dois líderes excepcionais cujo exemplo deveria ser seguido por outros governantes. Mandela, depois da humilhação da prisão deu a volta por cima e sem carregar consigo o sentimento de vingança, instituiu a Lei do Perdão e conduziu seu povo ao porto Seguro. Gandhi foi um pacifista, libertou seu povo sem derramamento de sangue, mas foi vítima da intolerância e da inveja, perdendo a vida defendendo seus ideais de paz.

    Obrigada por mais esse belo artigo, J. Morgado!

    Bjos carinhosos...

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  19. Prezado J. Morgado, desculpe-me, mas esqueci de enviar um abraço afetuoso ao querido amigo Edward de Souza. Fui informada que ele não mais vai escrever sua coluna no Comércio da Franca. Eu e meu pai estávamos acostumados a ler sua coluna online todas as quintas-feiras, redigida com muita competência e com temas que chamavam realmente a atenção de todos os leitores. Deixei alguns comentários naquele jornal, meu pai idem, e foram depois publicados, o Edward nos enviou a cópia. Com sua saída do jornal, fiz como você, J. Morgado, deletei o site daquele jornal de meu computador. Perdeu a graça! Vamos torcer para que o Edward não pare, não pode, muito talento para ser desperdiçado. Vá em frente, Edward e nos avise assim que passar a escrever para outro jornal. Vamos segui-lo!

    Bjos,

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André

    ResponderExcluir
  20. Bom dia J. Morgado.

    Lendo seus artigos postados quinzenalmente nesse blog, sinto-me um garoto quando entra no primeiro ano escolar. E, como esse garoto, venho em busca de conhecimento sempre. E vou aprendendo cada vez mais com seus ensinamentos sadios.

    Muito obrigado, Mestre J. Morgado!

    Bom fim de semana!

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  21. Caro Jornalista,

    Adorei o artigo, a sua sabedoria sempre nos trás lições para refletirmos.

    Parabéns.


    Maria Julia M. de L. Laguna - São Bernardo do Campo.

    ResponderExcluir
  22. Caro Morgado,

    Como sempre os seus artigos nos trazem lições valiosas.
    Adorei o comentário da Bruna e concordo plenamente com ela.
    Parabéns por mais essa.


    Jacira - SBC

    ResponderExcluir
  23. Caro mestre Morgado..

    Já que fui citada pelo confrade- professor João Paulo, muito me alegrará fazer parte da turma alunos da escola da "Reforma Íntima".
    Achei ótima a idéia da escola e tenho a impressão que ele será um aluno aplicado, pois demonstra grande vontade de aprender e entender os mistérios de nossa vida neste mundo. Acredito ainda que ele parece ter dons mediúnicos, pois frequentemente acha-se tomado pela entidade de D. Miquelina, que aparece sem que ele mesmo se de conta, sugerindo pensamentos impuros e sonhos inexplicados.
    Também acho que ele tem o dom de psicografar, pois diz que se sente exaurido e atordoado, depois que escreve, e não sabe de onde vem tanta inspiração.
    Essa escola poderá ajudá-lo a desenvolver seus dons, a encontrar respostas para suas perguntas e tornar-se crédulo em Deus.

    Um grande domingo a todos.

    ResponderExcluir
  24. Olá Mestre Escola

    Bom dia

    Pelas barbas do profeta, você foi protegido por Dionísio, filho de Zeus!
    Dirija suas preces ao Monte Olimpo de onde certamente (!) os deuses continuarão a zelar pelo insigne professor.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  25. Gostei do comentário da Bruna pois a finalidade da religião - religião vem de religare: palavra grega que significa ligar a Deus - é transformar o ser humano velho em um ser humano novo. Aquela que conseguir isto, é a melhor para êle, ser humano. Daí a constituição ser embasada neste príncipio de liberdade religiosa.
    Quanto aos Espíritas Brasileiros Kardecistas, sua história remonta ao tempo de transição da monarquia para república. Êstes, que aderiram ao movimento Francês, os novos adeptos deste pensamento filosófico , tinham suas famosas reuniões em tôrno de uma mesa o que trazia desconfianças aos incrédulos militares, fôrças civis,etc. que pensavam na possibilidade de tramas contra o regime. Para caracterizarem que suas reuniões não estavam no sentido de revolta ou planos de revolução , criaram as famosas obras de assistência social embasadas na caridade do exemplo dados por Jesus Cristo, fundaram o Jornal Espírita Brasileiro e a história do Espiritismo kardecista no Brasil é a que todos conhecem.
    Interessante apontar que na França isto não acontece mais, o Espiritismo lá nos moldes originais parece ter acabado. Li isto em livro francês,no próprio idioma francês alguns anos já, mostrando a profissão dos magnetiseurs, espécie de pessoas lá que fazem passes e praticam atos de cura - O autor falava desde Mesmer até a hipnose atual. Ele discorre sôbre o desenvolvimento Kardecista no Brasil.
    Interessante meus amigos é que Deus e Jesus Cristo mostram na bíblia o uso dos dons espirituais, relativos ao Espírito Santo de Deus. Está no livro escrito por Paulo em Primeiro Coríntios 12.
    1CO 12:1 - ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
    1CO 12:8 - Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
    1CO 12:9 - E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
    1CO 12:10 - E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
    1CO 12:11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

    Para exemplificar o dom de ciência se manifesta por sonhos, visões e revelações dados por Deus.
    Por isso nós que cremos na manifestação do Espírito Santo, não fazemos mão de outra filosofia que esta. A respeito do assunto reencarnação, cremos pela palavra de Deus que seremos transformados em corpos novos, vivificados. Cremos no homem novo transformado e liberto de suas antigas paixões caso contrário se afundará nestas perdições humanas nesta vida e no porvir. Só há um que pode nos libertar de tal carga e chama-se Jesus Cristo, que em seu nome nos perdoa Deus das falhas cometidas. É a única diferença em encarar a vida futura, após a morte que nos distingue, porque cremos na eternidade após a morte. De qualquer forma J. Morgado é sempre bom falar de Cristo Jesus. Parabéns por sua audácia em apontar um caminho para o bem e desenvolvimento do ser humano.

    ResponderExcluir
  26. A respeito do comentário do prof.Ms João Paulo naquele assalto no Guarujá.
    Aproveito o gancho para lhe explicar o que comenta presságio. Tanto no Espiritismo quanto no Cristianismo poderemos encontrar a explicação cujo fundamento leva ao nosso Deus.
    O professor obteve o que nós evangélicos chamamos de livramento. Deus constituiu naquele momento do assalto uma condição de livramento que foi obtida por anjos que não pôde visuallisar mas que lhe concederam o escape e preservação do escalpo e do corpo também.
    É assim que funciona o mundo espiritual de Deus em nosso favor.
    Do lado dos bandidos certamente haveria uma legião de demônios querendo a sua morte ou não?
    Agradeça portanto a Deus esta oportunidade pois Ele o tem em alta conta.

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Um espirito de luzdomingo, 21 fevereiro, 2010

    J. Mrgado, meus sinceros parabéns pela coragem de elucidar os pobres mortais que aqui estiveram, e com a intuição divinamente inspirada tiveram a coragem de ler os seus lúcidos conceitos a respeito de um assunto tão melindroso e particular que é a espiritualidade.
    Eu sou uma pessoa que não soube aproveitar em sua plenitude a chance que eu tive há quase dois mil anos atrás, quando eu tive a oportunidade de conhecer o verbo encarnado.
    Sim parece coisa de alguém sem responsabilidade, mas em uma das minhas encarnações eu tive a felicidade de conhecer o mestre face a face.
    Eu era um centurião romano que o orgulho e a vaidade não deixavam externar o cristo que vivia em mim.
    A minha condição de soldado romano ia alem dos meus desígnios.
    Fiel a bandeira que eu acreditava que tinha o poder, deixei de fazer algumas coisas que poderiam me edificar.
    Fui testemunha de inúmeras carnificinas envolvendo os irmãos da cruz.
    Eu comandava pessoalmente a abertura das jaulas, que liberavam os leões famintos, que destroçavam os pobres cristãos nos circos romanos.
    Em conta disto fui submetido a várias encarnações reparadoras, e a maioria delas eu vinha como cristão.
    A lei do carma que é a lei das causas e efeitos era implacável comigo.
    Inúmeras vezes em reencarnações reparadoras, eu fui jogado para os leões.
    Nas primeiras encarnações como cristão, eu agonizava o despertar de um falso seguidor da verdade libertadora.
    Ainda despreparado para oferecer o físico em holocausto a uma causa nobre, sentia em espírito, por dolorosos anos, a dor da decomposição.
    Hoje pela bondade divina, eu delicio a plenitude de uma esfera espiritual equilibrada e de luz.
    Embora eu não sinta merecedor, mas tenho a consciência que em breve partirei para o departamento da encarnação. Em pouco tempo serei mais uma alma encarnada a participar das tormentas dos finais dos tempos.
    Quando alguém de vocês depararem com um bebe “rechochundo” e feliz, tenham a certeza que estão perto der mim.
    A maior prova de humildade e de amor que a consciência de um ser em evolução pode dar ao criador do universo, é deixar de ser um espírito velho, para reencarnar em um físico frágil e dependente de um pequeno nascituro terrestre.
    Desejo a todos apena uma pequenina gota do fragmento da luz cristã.
    Fragmente este que já seria o bastante para inundá-los de felicidade.

    Um espírito de luz.

    (Página recebida através de psicografia, por alguém que momentaneamente não está apto a revelar a sua identidade por motivos óbvios. Alguns erros de personalidade eu atribuo a mim, que talvez não fosse um verdadeiro intérprete da vontade espiritual da alma comunicante.).

    ResponderExcluir
  28. LUIZ ANTÔNIO DE QUEIROZsegunda-feira, 22 fevereiro, 2010

    Sr. Afernam,

    Parece que há uma contradição. Na citação de que é o mesmo Espírito que dá todos os dons, há uma que faz discernimento dos Espíritos. Se há mais de uma Espírito como pode haver apenas um que dá o dom?

    Luiz Antônio de Queiroz
    Franca-SP

    ResponderExcluir