quarta-feira, 11 de novembro de 2009

COMISSÃO DE JUSTIÇA APROVA PROPOSTA QUE EXIGE O DIPLOMA PARA JORNALISTAS

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou há pouco a admissibilidade da PEC 386/09, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que restabelece a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. A CCJ aprovou o parecer favorável do relator, deputado Maurício Rands (PT-PE). A PEC seguirá agora para uma comissão especial, que será criada para analisá-la. Posteriormente, a proposta precisará ser votada em dois turnos pelo Plenário.
Com outros dois textos semelhantes, a proposta foi apresentada após o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubar, em junho, a obrigatoriedade do diploma
um resquício da regulamentação da comunicação feita durante o regime militar (1964-1985). Na ocasião, o entendimento da maioria dos ministros foi o de que restringir o exercício do jornalismo a quem tem diploma afronta o princípio constitucional da liberdade de expressão.
Para Rands (PT-PE), a decisão do Supremo gerou "uma grave insegurança jurídica para uma imensidade de profissionais jornalistas, milhares de estudantes de jornalismo e, sobretudo, para a própria ordem democrática"
. A existência de cursos universitários, porém, independe de a profissão ser ou não regulamentada. Em 2006, o Congresso chegou a aprovar projeto que regulamentava a profissão de jornalista de forma a exigir diploma universitário de todos os profissionais que atuam na área, incluindo os que fazem comentários, narrações, análise e crônicas. O projeto levou apenas dois anos para ser aprovado pela Câmara e Senado, mas foi vetado pelo Executivo. O governo alegou na época que a exigência do diploma para todas as funções é um "equívoco, um excesso na regulamentação da profissão", citando o artigo 5º da Constituição Federal, que garante o livre exercício da atividade de comunicação, e ponderou que o texto "limita o exercício do direito à liberdade de informação".

44 comentários:

  1. Ôi Edward...
    Renascem as esperanças, se bem que tem ainda um bom caminho a ser trilhado. Quem sabe o bom senso prevaleça desta vez. Estou torcendo muito, isso irá nos motivar.
    Bjos...

    Gabriela - Cásper Líbero- São Bernardo

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos

    Como sou um velho aposentado e encerrado em meu convento particular, gostaria de saber dos jornalistas diplomados ou não, como funciona em outros países a exigência de diploma para o exercício da profissão.
    Não estou sugerindo debates e sim informações para que todos possam se ilustrar.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem, Edward? Eu nem sabia que ainda havia esperanças, creia! Estou muito feliz. Se for aprovado em instância superior, mais ainda, porque vou poder receber um diploma de valor ao final da faculdade. Boa notícia...
    Beijinhos,

    Andressa - Cásper Líbero - São Paulo

    ResponderExcluir
  4. Caros, isso vai gerar uma forte reação patronal. Aguardem. Eles lutaram durante décadas para acabar com a regulamentação profissional, de modo que possam achatar salários e eliminar direitos, além de assumirem a prerrogativa de decidir quem será ou não jornalista. Compete agora à parcela da categoria a favor da regulamentação, onde meu incluo, mesmo já sendo aposentado, se mobilizar e lutar. Os patrões do setor são muito fortes, lembrem-se disso, e se a nossa turma ficar de braços cruzados será novamente derrotada.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  5. Meu querido companheiro J. Morgado, Milton Saldanha que acabo de ver postou agora e amigos (as) deste blog...
    Respondendo ao Morgado: a formação superior em Jornalismo para a prática da profissão não é necessária nos seguintes países: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Chile, China, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos,Finlândia, França, Grécia,Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Peru, Polônia, Reino Unido, Suécia, Suíça e muitos outros.

    Quero deixar claro aqui a todos os meus amigos e amigas, estudantes de jornalismo, que sou a favor do diploma para jornalistas. A primeira vez que ouvi falar da necessidade do diploma para ser jornalista foi há muitos anos, quando uma colega me disse: "tá sabendo da lei que vai obrigar os jornais a contratarem só quem tiver diploma de jornalista?"
    Como eu já vinha exercendo a profissão, imediatamente requeri minha matrícula, de número 10.003, mesmo estando no segundo ano da faculdade.

    Esse assunto, se entrar em detalhes vai longe.
    Por isso, acrescento que se deveria exigir também um diploma superior de todo jornalista. Aliás isso é hoje uma realidade em qualquer profissão. É praticamente impossível se conseguir um bom emprego sem curso superior e o conhecimento de pelo menos uma outra língua, além do português. Com o jornalista não tem porque ser diferente.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  6. Edward, você nos deu uma boa notícia, mas pare com esse negócio de curso superior depois de uma faculdade. Aguentar quatro anos já não é brincadeira. Fazer curso superior depois, vamos exercer o jornalismo com 40 anos (rssssssssss...).
    Beijusssssssss...

    Ana Cláudia - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  7. Ôi pessoal, essa notícia vai alegrar muitas amigas minhas que já estavam desanimadas em cursar jornalismo aqui na Unifran. Eu já disse aqui no blog que me formei em Ciências de Computação na Unifran e a Ana Paula me indicou esse blog. No primeiro dia que vim, participei e ganhei dois bons livros de presente, que me foram entregues pela Nivia Andres. Quero aproveitar para dizer a Nivia que acabei de ler, no final de semana, "As virtudes da Casa", de Luiz Antonio de Assis Brasil. Comecei ontem a ler "A soma dos dias", também enviado por você, de Isabel Allende. Um belo livro de memórias. Nesse livro ela conta sua vida e de sua família numa casa aberta, cheia de gente e de personagens literários, e protegida por um espírito: filhas que se foram, netos e livros que nascem. Estou adorando. Mais uma vez obrigado. Meus agradecimentos mais uma vez ao Eurípedes Sampaio pela caixa de bombons. Simplesmente deliciosos. Eu e mamãe adoramos!
    Meu abraço a vocês todos!

    Rafael Gustavo - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  8. Gente, os patrões e coleguinhas que concordam com eles afirmam que somos corporativistas. Na verdade, eles praticam o pior dos corporativismos, que é o monopólio dos veículos de comunicação e também, agora, de decidir quem pode ou não ser jornalista. Isso tem que ser direito da sociedade, através da regulamentação e do diploma, sem depender dos caprichos e interesses de meia dúzia de empresários.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  9. Olá meu bom amigo João Paulo de Oliveira, o grande Mestre regente da gurizada de Diadema.
    Sobre a sua pergunta, mestre, respondo-lhe que hoje em dia tudo está sofisticado. O maior problema está na off set, a poderosa máquina que imprime os jornais. Não consegue imprimi-los sem energia elétrica, mas a maioria dos jornais colocam geradores para funcionar e isso resolve o problema.

    O material que está sendo produzido durante o dia em redações de jornais é armazenado num poderoso software. Dessa forma, com o gerador fornecendo energia elétrica, tudo se simplifica. Em Franca e Ribeirão Preto, por volta das 22 horas as lâmpadas estremeceram durante cerca de 30 segundos, mas a energia não foi cortada. No ABC a coisa se complicou, acabou sendo atingido pelo blecaute, mas o Diário do Grande ABC possui todos esses recursos que citei acima, dessa forma, pode, mesmo de forma precária, soltar o jornal na praça e para seus assinantes no prazo normal de entrega.

    Um forte abraço, professor e leia minha coluna amanhã no Comércio da Franca, cuja título é .........
    (depois lhe mando por e-mail).

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  10. Ôi Edward, Milton e amigos!
    Estou acompanhando com atenção os comentários a respeito dessa nova tentativa de se exgir o diploma para jornalistas. O Milton tem razão. Somos a parte fraca nesse briga. Um empurrãozinho nos derruba. Os patrões formam um exército e tem interesse direto no assunto, lutando contra a obrigatoriedade do diploma. Até porque, sem o diploma, podem colocar para escrever em seus jornais quem bem entender, principalmente seus amiguinhos e amiguinhas, ficando livres das perseguições do sindicato dos jornalistas. Enquanto existir luta e esperança, vamos torcendo...
    Beijos,

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  11. Olá meu irmão Edward

    Você poderia me responder qual a razão da não exigência de diploma de jornalismo nos países mencionados?
    Antes que me peguem no pé vou deixar claro uma coisa. Não há como um jovem se iniciar no jornalismo nos dias de hoje se não passar pela faculdade.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  12. Meu bom amigo Edward. Eu, você, o Milton Saldanha, o Morgado, Lavrado, Guido Fidelis, Ademir Medici e tantos outros, somos do tempo do velho linotipo. Não sei se a Nivia, que brilhantemente escreve nesse blog se lembra também do linotipo, não acredito, é mais nova, com certeza. Disse isso para acrescentar ao Professor João Paulo que já aconteceu um blecaute certa feita que atingiu o ABC e ficamos sem energia até o começo da manhã. Não teve recursos que desse jeito, professor. Não havia essa tecnologia dos dias atuais. O Diário saiu às ruas depois das 14 horas, com assinantes ligando sem parar para as pobres telefonistas. Foi uma loucura. Você se lembra, Edward?
    Quanto ao diploma para jornalistas, como percebi que todas essas meninas lindas do blog torcem para que ele seja obrigatoriedade, junto minha força para que isso ocorra. O meu está numa velha gaveta faz muito tempo.

    Um abração,

    Luiz Antonio ( Bola) Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal... Tudo legal, Edward?
    Olha, depois de amanhã é sexta-feira 13. Vou juntar minhas amigas aqui da UNISANTOS e vamos todas para a encruzilhada, levando galinhas pretas, velas, incenso e camisas do Corinthians. Vai ser um trabalho bem feito para que o diploma de jornalista passe a ser obrigatoriedade. Vamos pedir ao pai de santo que amarre os políticos e donos de jornais para que todos eles se aquietem. Vamos à luta em busca da volta do nosso diploma, meninas!

    Thalita - UNISANTOS - Santos - SP.

    ResponderExcluir
  14. Bem, meu irmão Morgado... Você vai responder a pergunta que me fez. Tenho uma amiga jornalista que trabalha na Itália. Pouco tempo eu me encontrei com ela, se chama Silvia Regina. Exerce a profissão de jornalista num grande jornal. Lá, o campo é menor em comparação aos Estados Unidos, isso está claro. Silvia me disse que na Europa basta saber escrever bem que encontra emnprego num jornal, não importa a profissão que tem. Uma coisa ela me garantiu. Os proprietários de jornais procuram jornalistas em faculdades. Elas existem, Morgado, mesmo não fornecendo diplomas. Isso, segundo a Silvia, é para evitar processos, porque um jornalista sabe se manter numa linha séria e dificilmente entra numa área complicada que pode gerar problemas. Foi o que soube do trabalho de um jornalista fora do Brasil.

    Um forte abraço que me voy...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  15. Thalita, eu também vou com vc nessa encruzilha na sexta 13, tá? O dificil vai ser levar um sapo bem gordo para o pai de santo costurar a boca (arghhh...). Me diga só uma coisinha. Porque vai levar camisas do Corinthians. Não tem nada a ver com macumba, tem?
    Beijinhos

    Marcinha - Unisantos - SP.

    ResponderExcluir
  16. A notícia é boa, Edward. Eu não me conformava em saber que vou terminar esse curso de jornalismo e sair com um diploma sem valor. Só não parei de estudar porque gosto da profissão, acho incrível. Se precisar, sigo seu conselho e faço um curso superior, qual me sugere? Só devemos ficar com um pé atrás outro na frente, para não vir mais uma decepção. Tomara que não.
    Bjos,

    Priscila - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  17. Que legal, fico feliz... Não li isso em lugar algum, Edward. Mais um furo seu nesse blog? Vamos torcer.
    Beijos...

    Cindy de São Caetano - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  18. Olá, Edward!
    Boa tarde, amigos e amigas!

    Finalmente, uma boa notícia! A aprovação da PEC é apenas um começo, pois acredito que a batalha vai ser renhida até conseguirmos de volta a validade do nosso diploma.

    Sou plenamente favorável à exigência do diploma para jornalista por uma razão muito simples - é na Academia que se aprende a técnica e se capacita um profissional, além da convivência frutífera com os colegas, professores e especialistas. É claro que ninguém vai aprender a escrever no curso de Jornalismo, mas as habilidades vão se estabelecendo, se refinando, amadurecendo, através da informação e do conhecimento. Está claro que talento não se aprende, mas se burila, se aperfeiçoa o discurso e as competências. Ninguém sai pronto da faculdade, ainda mais quando se é muito jovem - 20 anos ou um pouquinho mais...

    Quanto à sugestão do Edward para que os jornalistas façam outro curso, eu assino embaixo. É importante um segundo título. foi o que fiz. Eu cursei Letras, me habilitei em línguas - Inglês e Francês, Português e Literaturas respectivas.

    E se posso sugerir, os que têm apreço e interesse na área econômica, façam Economia. Quem se interessa por educação, faça Pedagogia, uma área em ascensão. Quem se interessa pela área cultural faça Letras, que também habilita para o jornalismo literário, que é a minha área específica. Há, também, bastantes e novos interesses pela área de Gestão Pública, uma boa ideia para aqueles que pretendam especializar-se em política. Também fiz especialização em Educação Política e estou inclinada a fazer o curso de Gestão Pública. Enfim, há muitas escolhas, que só vão valorizar os profissionais jornalistas, pois sabemos que o mercado de trabalho é cada vez mais estreito e disputado.

    Uma boa medida são os cursos através de EaD (Educação a Distância), semi-presenciais e mais curtos, mas não menos eficientes. Há excelentes cursos a distância em universidades idôneas de todo o país.

    Enfim, aguardemos e façamos a nossa parte, enchendo os mails dos congressistas com as nossas reivindicações, pressionando, sempre, para que cheguemos a um bom termo. Haverá luta, e das boas!

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  19. ANA CÉLIA DE FREITAS.quarta-feira, 11 novembro, 2009

    Boa noite pessoal.
    Embora não seja minha área de atuação,fiquei muito feliz com a exigência do diploma,penso que sem a exigência futuros jornalistas ficariam desmotivados,e certamente qualquer engraçadinho ganharia o cargo simplesmente em função do QI(quem indica).
    Alguém poderia sanar uma dúvida?O que ganham aqueles que desejam não exigir o diploma?
    A Nívia tem razão os cursos a distância são muito bons e tão eficientes quanto os demais ,acabei de terminar minha faculdade de Pedagogia pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil)o material didático e toda atividade seja presencial ou á distância dispõe de uma Metodologia clara,objetiva e muito rica.
    Thalita minha querida,leve todos os apetrechos,mas deixa a linda camisa do timão quietinha,use para torcer no próximo jogo.
    Beijossssssssssssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  20. Amigos do blog de ouro, bôa noite.
    Parabéns aos (as) futuros Jornalistas que retomam o direito e obrigação de cursar uma Faculdade
    (só tomem cuidado com a UNIBAMBI).
    Em nosso país, sem estudo e sem diploma, só se conségue ser......Presidênte ou politico de carreira, no mais, quanto mais estudo melhór, e a exigência de diploma de Jornalista é o cérto pois se trata de uma profissão que nescessita muito preparo e conhecimento.
    (vide Edward ,J.Morgado,Milton Saldanha e demais jornalistas deste blog)

    Thalita, minha visinha de Municipio,prazer em te-la aqui no "nosso" blog. Vc vai agir cérto levando camisas do MEU Timão para o trabalho na encruzilhada, pois se levar a do Santos ou outro timéco qualquér, o "trabalho" não surtirá efeito,pois a camisa do Timão impõe respeito até em macumba. KKKKK (abraços moça)

    Edward meu amigo,muito bôa a sua explicação sôbre a exigência de diploma em outros Países

    E o apagão hem gênte?? que vergonha para o País da Copa e da Olimpiáda. Vai ser tudo de dia mesmo, pois se anoitecer.....Já éra kkkkkk

    Abraços a todos.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  21. Então Nivia... O Edward havia mesmo sugerido um curso superior à nós, estudantes de jornalismo e também acho que ele está correto. Todos os que você sugeriu eu anotei. Posso lhe fazer uma pergunta? Eu tenho a intenção de fazer Marketing. Gosto e penso estar bem próximo ao jornalismo que quero exercer. É um bom curso, Nivia?
    Beijos e vamos torcer para que o diploma de jornalista volte a ser nosso.

    Alessandra - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  22. Olá amigas do curso de jornalismo. Lendo os comentários percebi a alegria que essa notícia publicada pelo Edward no blog de hoje trouxe para vocês. Estou fazendo figa para que dê certo desta vez, e vocês recebam com orgulho esse diploma no final do curso. Sei como isso é importante na vida de cada uma. Contem com minha torcida e minhas preces e sigam confiantes. Com ou sem a validade do diploma, concluam o curso e sigam a profissão que escolheram com orgulho.
    Bjos pra todas vocês!

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André

    ResponderExcluir
  23. Ôi pessoal, fiquei fã de vocês e deste blog. Postei alguns comentários sobre o caso da Geisy aqui, lembram-se? Ela é muito minha amiga. Hoje estive na casa dela. Juntas, lemos as três reportagens publicadas aqui e todos os comentários. Geisy sorriu e chorou, conforme ia lendo os comentários que fizeram. Pediu para que eu agradecesse a todos vocês pelo apoio, a grande maioria a favor dela. Gostaria que o jornalista Edward me indicasse qual a forma para lhe enviar fotos. Tenho muitas com a Geisy, algumas feitas hoje em sua casa. Podem ser publicadas, com a nossa autorização, coisa que não foi feita com outros blogs e jornais. Faço veterinária na Uniban, O.K.?
    Obrigada a todos de coração,

    Tatiana Junqueira - São Bernardo

    ResponderExcluir
  24. Começando a responder de trás para a frente. Professor João Paulo. O Luiz Antonio, popular "Bola", deve ser mais um a escrever nesse blog. Acabo de fazer esse convite a ele na tarde de hoje e foi aceito. Quanto ao tema de amanhã no Comércio da Franca, já lhe enviei por e-mail.

    Agora para a Tatiana Junqueira. Minha amiga, você me deixou feliz. Primeiro em saber que gostou de nossa turma e desse blog, depois pela colaboração que vai nos prestar. Assim que me enviar as fotos prometidas por e-mail, estarei lhe repassando algumas perguntas que gostaria fossem respondidas pela Geisy, isso é possível? Creio que sim. Pois bem, anote meu endereço eletrônico: edwardsouza@terra.com.br

    Priscila, demorei muito para lhe sugerir um curso, mas a Nivia já indicou vários deles. Escolha um, são excelentes todos. Principalmente para quem cursa jornalismo. Cindy, não se trata de furo jornalístico essa postagem sobre a luta pela volta do diploma de jornalismo. Não usamos aqui esse expediente, acho desnecessário. Digamos que foi sorte chegar a informação na hora exata em que a reunião havia terminado. O assunto foi postado 12minutos depois do final dessa reunião da Comissão de Justiça na Câmara dos Deputados, em Brasília. Amanhã todos os jornais devem publicar.

    Um forte abraço a todos que vou "secar" o Palmeiras.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  25. Ana Célia, parabéns! Você escolheu um curso que é maravilhoso e cada vez mais abre mercado, que é o de Pedagogia. Em Santiago também tem um polo de EaD da Ulbra, que é muito conceituado.

    Alessandra, perdão, esqueci de falar do curso de Marketing, que é maravilhoso e combina perfeitamente com o de Jornalismo. É uma bela opção! Vá em frente!

    ResponderExcluir
  26. Olá amiguinhos do blog que eu amo!
    Pediria aos jornalistas deste blog que me corrigissem, caso eu esteja errada a respeito do diploma de jornalista. Sempre que terminamos um curso ou faculdade, recebemos um diploma, correto? Terminando o de jornalismo, vou receber meu diploma de conclusão de curso. O que se discute é quanto a validade ou não dele, claro, todos nós sabemos. Muito bem. O que eu quero perguntar aqui é o seguinte. Se a tal obrigatoriedade do diploma não mais existir, os cursos de jornalismo fecharão, isso? O que vamos ter trabalhando em nossa Imprensa? Médicos, dentistas, engenheiros? Nada contra essas profissões. O que me intriga é saber se esses profissionais estarão aptos a exercer a profissão. Mais ainda. O que poderia interessar a um médico, ou médica, temos aqui a Liliana, exercer jornalismo se a profissão deles é bem mais rendosa?
    Obrigada,

    Renata Rangel - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  27. Passamos da meia noite, porisso, bom dia!
    Renata, o que vai acontecer em nosso País é o que acontece na Europa. Todos esses profissionais que você citou e mais alguns, vão continuar suas carreiras, mas entram de "bico" no jornalismo. Um extra sempre será bem vindo, principalmente no jornalismo, onde a pessoa se destaca. Apesar dessa ótima notícia do blog, não creio que vingue a obrigatoriedade do diploma para jornalistas.
    Tenham um bom dia!

    Diana R. Frias - PUC - São Paulo

    ResponderExcluir
  28. A esperança é a última que morre...
    Vamos acompanhar e torcer, Edward.
    Beijos,

    Claudete - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  29. Edward, levei o recorte desta publicação de seu blog ontem na Unifran e os colegas fizeram a maior festa. O engraçado é que, além do meu recorte, a Mary e a Fernanda também levaram. Do seu blog, claro.
    Acabei de ler sua coluna no Comércio da Franca, sobre a pena de morte. Excelente, parabéns!!!

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia..
    Estive ausente por conta do apagão ocorrido anteontem aqui em Sampa e ao voltar, vejo que o blog está fervendo de novidades.
    Não sou jornalista, mas admiro essa profissão, assim como todas as outras, exercidas com dignidade e respeito. Acho que diploma só acrescenta e valoriza e deve ser uma conquista. A meu ver, seria um retrocesso abrir mão dele.
    Falando em jornalismo, o professor João Paulo, escreveu uma matéria muito emocionada no seu blog, que merece ser visitado. São relatos bem humorados de fatos históricos, filmes e outras coisitas mais... bjos a todos e que venham mais jornalistas para abrilhantar este espaço jornalistico.

    ResponderExcluir
  31. A obrigatoriedade do diploma para jornalistas me lembra a história de David e Golias. De acordo com essa passagem bíblica, venceu o mais fraco. Quem sabe.......

    Como farei para ter acesso ao link de sua coluna no Jornal Comércio da Franca, que citaram nesse blog, Edward? Gostaria de ler, porque estou escrevendo uma tese exatamente sobre a pena de morte.

    Grata,

    Vanessa - PUC - São Paulo

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, Cris!
    Não entendi direito sobre o apagão. Foi em seu bairro ou você é que apagou? Faz dois dias isso (rssssssssss....).
    Brincadeirinha. Como somos todos praticamente uma família, me dei ao luxo dessa provocação. Não se ofenda, promete?

    Miguel Falamansa - Botucatu

    ResponderExcluir
  33. Oi Miguel...
    Sim... foi o Apagão Geral.. Acontece que fiquei sem internet boa parte do dia de ontem. E eu tb apaguei, porque fiquei sem dormir durante até a luz voltar. Os pernilongos e o calor, não me deixaram pegar no sono. Sem energia não dá pra ligar nem ventilador, nem aqueles aparelhinhos antiinsetos... Afe!!.. Fiquei péssima.. Cheia de picadas e com sono o dia todo!!!
    Miguel sabe que já acharam o culpado para o apagão?
    Disseram ao estagiário de Itaipu:
    "Quando sair desliga tudo!"
    rssssssssssssssssssssssssss
    bjossssssssss

    ResponderExcluir
  34. Esses blecautes, Cris!
    Sempre desconfiei deles. Para mim tem alguma coisa por trás.
    Fico mais com essa do estagiário: "quando sair apague tudo". Essa ordem deveria ser dada também para os comandantes de Brasília. O último a sair apague a luz.

    Abraços

    Miguel Falamansa

    ResponderExcluir
  35. Olá Vanessa, desculpe-me pela demora. Na correria, nada postei até agora no blog para hoje. Mas, amanhã temos outro bom artigo de J. Morgado, fiquem todos atentos.
    Olha Vanessa, me envie um e-mail que vou lhe mandar a coluna de hoje no Comércio da Franca como também as explicações para você entrar diretamente no link do Jornal e ler toda a sua edição. Combinado?
    Anote: edwardsouza@terra.com.br
    Fico no aguardo...

    Abraços a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  36. Edward, obrigada por me atender. Acabo de lhe enviar um e-mail. Fico no aguardo de sua resposta.

    Vanessa - PUC - SP.

    ResponderExcluir
  37. ANA CÉLIA DE FREITAS.quinta-feira, 12 novembro, 2009

    Olá Pessoal.
    Vale a pena ler a coluna de hoje do nosso amigo Edward,que traz um assunto bastante polêmico:A pena de morte,leiam e deixem suas opiniões.
    Abraçossssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir