quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ESPÍRITO DE JÂNIO BAIXOU EM JOSÉ SERRA

SÃO PAULO, REPÚBLICA DAS BANANAS
.
Foi-se o tempo em que se podia dizer ter comprado determinado item "a preço de banana", expressão que significava preços baixos. No Estado de São Paulo, segundo lei em vigor desde o último dia 16, o feirante que for pego vendendo banana por dúzia e não por peso terá que pagar multas que variam de R$ 297,60 a R$ 297.600. Pelo visto, macaco paulista ou faz dieta ou dá uma banana para o Governo.
Começou a valer na semana passada a Lei 13.174/08, de autoria do deputado Samuel Moreira (PSDB), regulamentada em junho deste ano, que dispõe sobre a comercialização da banana no Estado de São Paulo. A proposta, que ficou conhecida como Lei da Banana, estabelece que a venda da fruta seja realizada com a expressa indicação do peso líquido do produto e o valor de referência em relação ao peso. Portanto, os feirantes podem continuar vendendo a banana por cacho, penca ou dúzia, desde que informem, em local visível, o preço por quilo e calculem o valor equivalente à quantidade em quilos que o cliente está levando. Por exemplo, o consumidor pode pedir uma dúzia de bananas e o feirante vendê-la por dúzia, mas informando o peso e o preço por quilo.
O problema da venda das bananas, não tem como esconder, é mais uma dessas leis que não fedem e nem cheiram do Governador José Serra. Se a comercialização de banana, de tomate, ou mesmo de chuchu deva ser a metro, a quilo, por unidade, ou seja lá como for, isso é irrelevante, porque não vai afetar em nada a vida dos milhões de paulistanos que têm problemas muitas vezes mais graves para se preocuparem. Por exemplo, tenho certeza que nossos irmãos paulistanos gostariam de contar com um sistema de saúde pública mais eficiente, onde pessoas carentes não morressem nas filas à espera de tratamento; com escolas de boa qualidade; com um sistema de segurança pública que realmente funcionasse, etc, etc, etc. Outra coisa que me espantou foi quando o distinto Governador distribuiu "bananas" para quantos fossem contrários a essa nova lei. Ora, todos nós sabemos muito bem que a democracia plena pressupõe aceitarmos a diversidade de opiniões, mormente num assunto tão banal como a comercialização das bananas. Agora, o Governador Serra não aceitar opiniões contrárias e ainda por cima mandar "bananas" para quem não concorda com seus pensamentos sem dúvida fica bem "ditatorial". E já que estarei sujeito a receber uma "banana", mas coerente com meu pensamento, permito-me dizer que não sou a favor e nem contra; apenas acho o assunto irrelevante.
As "brilhantes" leis do governador paulista, depois que causou polêmica no País com a proibição do cigarro em ambientes fechados continuam a ser assinadas. Tomado pelo espírito moralista de Jânio Quadros, o governador José Serra também sancionou outra, já publicada no “Diário Oficial”, na qual a compra e a venda, o fornecimento (mesmo que seja gratuito) e o consumo de bebidas alcoólicas são proibidos nas escolas e faculdades técnicas da rede estadual de São Paulo. A nova regra se aplica inclusive aos estudantes que já são maiores de idade e aos eventos promovidos pelas instituições de ensino fora de suas dependências. Com isso, é o fim do quentão e do vinho quente, muito comuns nas festas juninas realizadas pelas unidades de ensino. O veto também se estende a bailes, festivais e até formaturas. De acordo com a Casa Civil, o governo ainda vai analisar se o veto será aplicado também às universidades estaduais, como a USP, a Unesp e a Unicamp. Em um primeiro momento, a tendência é que não seja aplicado, por conta da autonomia administrativa das universidades. Ficam de fora da proibição também as escolas particulares e as das redes municipais. Ou seja, pagou a escola, pode beber a vontade. Pobre fica sem bananas, que passa a ser fruta de rico e sem a tradicional festa junina. Comentam que a próxima lei a ser assinada pelo governador tucano será a venda de ovos por quilo. Será? Tudo para assegurar a proteção ao consumidor. No caso das bananas, penso que deveriam vendê-la sem cascas, assim o pobre coitado não paga o que não vai comer. Seria mais justo. Falta ao Senhor José Serra proibir churrasquinho de gato, sanduíche de metro, pizza por pedaço, café de coador… Só não pode proibir a coxinha de padaria, aí a PM derruba o moço. Rinha de galo e biquíni na praia como o fez Jânio Quadros, nem pensar, Serra gosta de novidades. A questão é até onde e o que mais vai se proibir.

Começou com o cigarro e a apelação para que os fumantes sejam delatados, como se fossem marginais, depois com a dúzia de bananas, agora a bebida e vai-se tomando gosto pela proibição… Vivemos num mundo intolerante, onde o "politicamente correto" impera sem que as pessoas se questionem sobre os limites da invasão do Estado na sua vida privada, sem que a sociedade questione ou se pergunte qual será o próximo passo. De proibição a proibição vamos caminhando por atalhos perigosos, a utilização da justiça e da lei como controle total das distorções sociais via autoritarismo e truculência tendo como desculpa uma pseudo moralização. Imagine este homem com poderes de Presidente... Vade retro!
___________________________________________
Edward de Souza é jornalista, escritor e radialista
___________________________________________

55 comentários:

  1. Queridas amigas e amigos, dileto Edward de Souza: concordo com diversos pontos da sua crítica. Essa das bananas foi para atender interesses dos produtores. A pequena diferença de preços, no global, representa muitos milhões de reais. Mas não seria mais simples reajustar o produto? Discordo da sua argumentação apenas quando se refere ao cigarro, que é um problema de saúde pública que diz respeito a todos, fumantes e não fumantes (obrigados a fumar por tabela). O não fumante ajuda a pagar pelos danos à saúde pública causados pelo cigarro. E proibir cigarro em ambientes fechados foi uma medida tardia, indispensável e sábia. Veja o resultado de recente pesquisa: o monóxido de carbono expelido pelo cigarro (o mesmo dos escapamentos dos veículos nas ruas), conforme medições, mostrou-se de 18 a 20 vezes maior em ambientes fechados de fumantes do que na própria rua de trânsito congestionado. Só isso já prova o acerto da restrição ao cigarro. Para não falar no resto, que vai longe.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  2. Olá Edward

    Provavelmente, “forças ocultas” estão por trás desse negócio das bananas. Há muitos anos compro bananas por quilo nos supermercados. Esqueci até o que é uma feira livre. Livre? Será que meu pensamento secreto pode ser captado por você e os possíveis leitores deste blog?
    Desde que o tal de “socialismo” se instalou neste país, estamos observando coisas absurdas. Invasão de propriedades. Violência desenfreada. Educação falida... Proibi-se isto, proíbe-se aquilo... Não sou contra esse tipo de regime político, desde que bem aplicado a exemplo dos países europeus. Aqui virou bagunça!
    Mas o que me causou horror no dia de hoje, foi ver a foto publicada na Folha com os parlamentares festejando e sorrindo com a aprovação dos oito mil cargos de vereadores!
    Afinal, proíbe-se vender bananas por dúzia e achincalham o povo com essa aberração!

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigos(as) do blog... Um forte abraço, meu amigo-irmão Milton Saldanha...
    A intenção minha ao citar a proibição de cigarros, junto com outras adotadas pelo Governo Serra, foi mostrar que estamos voltando ao regime ditatorial. Não seria melhor fechar as indústrias de tabaco, querido Milton? Sou fumante, confesso, mas sempre respeitei pessoas próximas e ambientes fechados. É apenas uma questão de educação. Não defendo o fumo, como nem de longe poderia também defender as drogas. Essas, felizmente, sempre passei bem longe. Sei dos malefícios do fumo, mas o que coloco em discussão são os atos ditatoriais que nós, brasileiros, estamos agora nos sujeitando. As festas juninas, tão tradicionais em nossas escolas acabaram, com mais uma assinatura de Serra. Polêmico também esse ato, porque você e outros amigos e amigas diriam: "mas o álcool tem mesmo que ser banido de nossas escolas". Concordo, tudo tem seu tempo e sua hora. Tirar o "quentão" de festas juninas é dar fim a mais uma tradição arraigada em nossa cultura.

    Mas, voltando ao cigarro e sua proibição. Por acaso, caro Milton, quando você sai às ruas em nossa querida São Paulo, consegue respirar a pleno pulmão? Ou pulmões, porque por enquanto ainda temos dois... Duvido. É só sair com camisa branca, dar uma volta no quarteirão, tirar a camisa e ver a cor do colarinho. Certamente preta. Nada se faz, ou só se ameaça punir os poluidores de nossas ruas, mas medida proibitiva, nenhuma. O estrago que esses caminhões a diesel com escapamento aberto provoca em nossos sagrados pulmões, é bem menor que ficar numa roda de fumantes duas horas por dia, sabia?

    Penso que precisamos tomar cuidado com o andar da carruagem. Logo seremos proibidos de sair de casa por causa da gripe suína. Se alguém tossir, poderá ser preso, não duvide. É preciso respeitar a liberdade de cada um e o direito asegurado que temos de fazer o que bem entendemos, desde que respeitando os direitos dos outros. Não concordo e não vou concordar nunca, caro irmão Milton, com medidas ditatoriais, creia!

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  4. Primeiro a dos pãezinhos, agora a das bananas e por aí vai.. É mais uma lei que vai prejudicar o bolso do consumidor. E quem vai aferir as balanças?
    A banana, que era uma das frutas mais baratas e populares, vai virar fruta para nobres, pois pesará muito na balança e no bolso do trabalhador de baixa renda. O consumo do produto vai cair, com certeza, e as bananas vão apodrecer no cacho.
    Literalmente acabamos levando uma banana bem dada pelo governador Serra, que veste um santo para despir outro. E em breve, nem republica de bananas seremos mais.
    Concordo que haja muitas coisas mais importantes a se pensar e fazer.
    bjins..

    ResponderExcluir
  5. Prezado jornalista Edward de Souza,
    alguém poderia, por favor, me apontar, umazinha só, idéia criativa do serra/kassab para resolver algum problema? Com o “cidade limpa” PROIBIRAM a propagada de rua e transformaram a nossa megalópole numa massa cinzenta e escura. PROIBIRAM o cigarro, os caminhões, os ônibus fretados, os feirantes de gritar, a venda da banana por dúzia, até o quentão!!!

    Para acabar com os congestionamentos, logo logo seremos todos proibidos de andar de carro e é até possível que tenhamos a volta das carroças em São paulo, não duvidem; para acabar com as filas nos hospitais, ao invés de melhorarem o atendimento logo vão proibir a existência de filas, é mais prático... E assim por diante. Esse é o modo Serra de governar, um verdadeiro tirano, sem nenhum pingo de imaginação.

    Beijos,

    Viviana - Cásper Líbero - São Paulo

    ResponderExcluir
  6. Meu caríssimo amigo Edward de Souza: duvido que alguém seja mais contra ditaduras do que eu, que cheguei a ser preso por uma delas (sem ter cometido nenhum crime, exceto o de querer pensar livremente). Logo, nisso estamos juntos! Mas o país precisa de leis, de ordem e organização, sem por isso se tornar facista e ditatorial. A Suiça, que todo mundo festeja como símbolo de organização, é um país engessado em leis nos mínimos detalhes. Leis que funcionam na prática, além do papel. Por exemplo: se um pedestre atravessar na faixa antes de abrir o sinal, mesmo que não venha nenhum veículo, será multado. A explicação deles para o rigor: é o exemplo para as crianças, para não serem atropeladas. Não é interessante? O Brasil tá bagunçado demais, é preciso arrumar um pouco a casa. Outro dia vi na TV uma matéria sobre o lixo que jogam nas ruas, um horror. Se o porco fosse duramente punido, duvido que faria outra vez. Viajando de carro pelos Estados Unidos cansei de ver placas assim: US$1000.00 de multa para quem jogar lixo na rodovia. Pergunte se alguém joga. E se não pagar? Recebe outra multa reajustada. E se continuar não pagando? Vai em cana. A sociedade, infelizmente, precisa de punição para se comportar civilizadamente. É uma pena que seja assim, mas é a realidade. Então, amigo Edward, acho que devemos sim apoiar medidas que comecem a arrumar um pouco esse pobre país tão avacalhado. Incluindo nisso o fechamento daquele Senado escroto, deixar só a Câmara, e reduzida, com vestibular para candidato e proibição de candidaturas de condenados ou com processo em tramitação. O que acha?
    Abraço grande,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  7. Olá Edward, sou macaco velho e gosto de bananas, claro. Já viu macaco, ainda mais velho, não comer bananas? Para mim tem coisa nessa lei da venda dessa fruta por quilo. Quem deve estar esfregando as mãos são os fabricantes de balanças, vai vender pacas! Provavelmente o próprio serra ou alguém do seu governo tem interesse na venda das ditas cujas. Se algum feirante se interessar, pode entrar em cotato comigo, tenho uma velha Filizola que era do meu avô, velho comerciante. Vendo baratinho. Imagunem se essas leis fossem aplicadas em Portugal, seria o maior sarro aqui no Brasil... Com tanta coisa a se pensar, criam leis absurdas só para encher o nosso saco.

    Abraços a todos,

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos (as) deste blog...
    Caro Edward, numa republiqueta de bananas nada mais justo que colocar a dita cuja (banana) na balança. Enquanto o Lula camaleão tenta resolver o problema do mundo e mete o Brasil em saia justa, com o no caso do boiadeiro de Honduras, outra republiqueta de xuxus, nosso governador implanta suas pequenas ditaduras. Já pensou o Serra presidente da República. Certamente vai deixar o Jânio rolando na "covas". Então, você escolhe pra 2010: Serra, Dilma, Ciro, Aécio, Marina, Eloísa ou na melhor (ou pior?) da hipoteses deixa o Lula Camaleão lá.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  9. Mais de 8 mil novos vereadores, vagabundos e ladrões. Quanto vai custar essa farra?

    ResponderExcluir
  10. Meu irmão Milton, agora falamos a mesma língua. O Brasil não só precisa de leis como já está na hora de se modificar muitas delas, arcaícas, que ainda regem, principalmente, nosso Código Penal. Mas, leis que tragam benefícios para o nosso povo sofrido. De que adianta se criar uma lei que proibe o quentão em festa junina? Ou vender bananas e quem sabe mais tarde, ovos, por quilo?

    Com propriedade e conhecimento próprio, você que viajou o mundo citou a Suiça e os Estados Unidos como exemplo de leis de interesse do povo e que, se não cumpridas, o infrator é severamente penalizado. Que bom que isso ocorresse aqui no Brasil. Veja a "Lei Seca", que todos nós aplaudimos. O que virou, caro Milton? Essa sim, uma lei de interesse mas que, infelizmente, não é mais respeitada, por conta da impunidade e da corrupção que assola nosso País.

    Outro exemplo que vi de perto foi quando estive na Alemanha, em 2003. Nas estradas você encontra frutas de várias qualidades, inclusive belíssimas peras. Todos podem parar para comer, mas ninguém desrespeita o aviso que alerta: "não jogue cascas ou pedaços de frutas no chão"; "não leve frutas para casa". A punição é severa a quem desobedecer. Fosse isso aqui no Brasil, por certo levariam até os pés das frutas, não sobraria nada. Porque? Leis no Brasil são como vacinas; umas pegam, outras não. E se pegam, sempre existe o jeitinho brasileiro para não ter que arcar com multas ou punições.

    Precisamos de leis sim, em nosso Brasil, mas leis que beneficiem a população e que sejam respeitadas. Para isso, é preciso que haja severa punição aos infratores e que isso se torne público, para que todos sintam que, enfim, somos um País ordeiro!

    Um abraço, meu irmão Milton!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  11. É isso mesmo, Edward. A polícia tem homens honrados, mas está infestada de corruptos. Idem a Justiça. Dos governos, então, pouco se salva. Quem vai fazer cumprir as leis?

    ResponderExcluir
  12. Olá Lavrado, outro irmão querido.
    Eu estava escrevendo uma resposta ao Milton e só agora li sua postagem, como também a do querido J. Morgado. Tanto você como ele, Morgado, levantaram suas "lebras". O Morgado a da comemoração dos nossos políticos com a aprovação do aumento do número de vereadores em nossas Câmaras. Para se ter uma idéia, em Franca são 16 vereadores, agora serão 22. Seis a mais para sugerir nomes de placas e onerar o cofre público. Afinal, dinheiro é do povo, que se dane, devem pensar. Cada um deles ganha em Franca pouco mais de 5 mil reais, fora os "por fora do pano". e as mordomias.

    Você, Lavrado, levanta o caso da Embaixaada do Brasil em Honduras. Olha, meu irmão, acredito que, talvez pela total ausência de problemas em terras nacionais, o Brasil se mete numa enrascada diplomática de consequências imprevisíveis ao conceder asilo político ao ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya, deposto por um golpe militar. Nada contra o refúgio, uma tradição brasileira e de todos os países latino-americanos. Tudo contra permitir que Zelaya use a embaixada do Brasil em Tegucigalpa como base eleitoral e comitê de protesto como vem fazendo.

    Seja como for, estamos na briga que não era nossa e onde poderíamos ficar como simples espectadores ou mesmo como árbitros insuspeitos. Agindo como agiu nossa diplomacia, tomamos partido, nos imiscuímos numa questão interna de outro país, o que não é salutar para nenhuma república. Talvez tenhamos que lamentar esse arrojo republicano que é muito do agrado de Lula, mas não condiz com os foros de civilização do mundo. Afinal cabe a cada povo decidir sob que regime quer viver ou morrer.

    Um forte abraço a todos vocês...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  13. Ôi Edward, que bom ver você, Milton Saldanha, Oswaldo Lavrado e J. Morgado discutindo assuntos de nosso interesse. Falta apenas a Nivia, também gosto muito da opinião dela. Estamos sempre aprendendo com vocês. Sobre o Governador Serra, eu penso que proibições e restrições são recursos empregados para tirar os holofotes daqueles assuntos que realmente importam, como segurança, saúde, transportes e educação, onde a inoperância do executivo é evidente. Só falta agora proibir skate e selinhos na boca. Quem sabe logo o Serra não assine também a lei do corte de cabelo por quilo. Assim, ele pagará menos(rssssssssss...).
    Beijos a todos vocês...

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  14. O peso do Brasil no repúdio à ditadura de Honduras é importante. Esses generais de araque que surgem como salvadores da pátria, uma vez instalados no poder, se tornam mais tiranos e corruptos do que aqueles que derrubaram. Sempre foi assim. Estou imaginando que tudo que está acontecendo na republiqueta de bananas (já que a fruta é tema do dia)tenha sido arquitetado para criar as condições de uma intervenção com tropas da ONU, como aconteceu no passado na República Dominicana, para onde o Brasi mandou tropas. Única solução possível agora, porque a guerra civil lá já está nas ruas.

    ResponderExcluir
  15. Ôi Edward...
    Milton, desculpe-me, vocês falam de Honduras e estou interrompendo, mas li o que o Edward escreveu e gostaria apenas de dizer que em Franca temos 15 vereadores agora. Já tivemos 16. Com essa nova lei, vamos ter mais 8 vereadores e não seis, conforme você disse disse aqui no blog, Edward.

    Acabei de ler a sua coluna no "Comércio da Franca" agora Edward, papai é assinante já disse isso aqui. Assim que o jornal chega, todos correm para ler seu artigo e as notas, ótimas. Exatamente no Comércio da Franca de hoje foi que vi essa informação.

    Diz a nota do jornal: "Atualmente um vereador custa para a Câmara de Franca quase R$ 9 mil mês (incluindo salários, encargos, plano de saúde e assessor parlamentar). A conta paga com oito cadeiras a mais subirá de R$ 135 mil para R$ 207 mil por mês".

    Pelo visto, Edward, Franca terá também sua república. Não das bananas, mas de 23 bananas comendo nosso dinheiro. Seriam bananas comendo macacos?
    Beijos,

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  16. Como professor da rede estadual, vejo que não estou sozinho nas críticas ao nosso ilustre governador, que no dia 16 de julho promulgou a lei 1094/09 que institui a jornada reduzida de 10 horas semanais e que pagará R$454,66 para os ingressantes. Pergunta incômoda: do orçamento da Educação de SP em 2009, quanto está sendo destinado à Abril, à Folha e ao Estadão?
    Eu não sei quanto ao pai do Serra, o que ele fazia para viver, mas o meu pai (que Deus o tenha!) vendia bananas na feira. Muito me orgulho dele, que deu duro para educar 3 filhos, todos em boas universidades (PUC e USP). Converso com comerciantes que conheceram meu pai sobre essa nova lei, da venda por peso. Todos criticam, dizem que vão perder dinheiro. Quem ganha é supermercado, que compra em grande escala e negocia com fornecedores. E fiquem atento, também, às ações do Kassab para acabar com as feiras livres em São Paulo. O cerco ao pequeno comércio é terrível… Quanto ao quentão nas escolas, francamente, é falta do que fazer nas madrugadas insones.

    Eduardo Santos - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  17. Olá amigos (as) estou de volta!
    Primeiro quero agradecer as informações da Ana Paula. Realmente, esta informação está no Comércio da Franca de hoje, acabo de ler, Ana Paula. Beijos e um forte abraços ao papai e mamãe.

    Infelizmente, posto aqui uma nota triste que acaba de ocorrer em minha cidade do coração, Santo André. Acompanhem mais essa tragédia: "Uma explosão de fogos de artifício causou um incêndio de grandes proporções na rua Coroados, em Santo André, segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 12h30. A prefeitura da cidade informou que pelo menos 11 pessoas morreram. Outras quatro ficaram feridas, segundo os Bombeiros. As vítimas ainda não foram identificadas. A rua, sem saída, foi interditada para o trabalho dos Bombeiros. Segundo o empresário Rodrigo Duarte, dono da empresa de transportes Roduart, que ficava atrás do local do incêndio, a casa de fogos desabou completamente e os Bombeiros buscam por mais vítimas nos escombros". Lamentável.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  18. Ôi Edward...
    Infelizmente mais uma tragédia aqui em Santo André. Meu pai disse que essa não é a primeira vez que esse tipo de comércio de fogos, pouco fiscalizado, provoca acidentes graves. Tenho uma amiga que estuda comigo e mora na Vila Pires, onde ocorreu essa tragédia que me disse, pelo celular, que toda a energia elétrica foi cortada naquele bairro, por causa da explosão.

    Falando sobre seu artigo de hoje, você me fez rir com suas "tiradas" de mestre que eu adoro. Primeiro com essa do Serra ter recebido o espírito do Jânio Quadros, depois com a venda das bananas sem a casca e dos ovos por quilo. Impagável.

    Sabe, Edward, também acho que nossos governantes hoje perdem muito tempo com leis que na verdade, nada mais são que eleitoreiras. Tanta coisa a se fazer para melhorar a saúde do nosso povo, como a educação, a segurança e se preocupam com bananas. Nada contra a fruta, que além de ser uma das mais saborosas, é também um alimento dos mais completos, bom deixar isso claro. Problema é o desperdício de tempo com discussões banais para se decretar que a banana, a partir de agora, passa a ser vendida por quilo. Como se todos os nossos problemas fossem resolvido a partir desta medida. Ora, faça-me um favor, tem coisas bem mais importantes para nosso governador se preocupar.
    Legal seu artigo, gostei!
    Bjos,

    Liliana - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  19. Olha Edward, O Governador Serra quer manter sua marca de implacável – recentemente criou lei proibindo os professores de ficarem doentes! – “Quem ficar doente, eu demito!” – Esse é o governo das bananas, que fecha os olhos para assuntos relevantes, mas gasta tempo e dinheiro público, com esse tipo de imbecilidade. Adolescente hoje, não bebe quentão, Sr. Governador, faz coisa bem pior! Tire seu pessoal dos gabinetes e saia às ruas para conhecer a verdade. A educação pública paulista, por exemplo, está um “caos” e nada é feito pelo governo no sentido de oferecer mais qualidade aos alunos.
    Segurança não existe na cidade, dominada por bandidos. E vai ele se preocupar com bananas...

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  20. Coitado do Jânio Quadros, Edward. Será que não tinha um político melhor para seu espírito baixar? Logo no Serra, que já tem um, de porco, incorporado faz algum tempo?

    Mônica - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  21. Mais uma do Serra, para quem não lembra: quando era ministro da Saúde do FHC, o princípe, Serra mandou demitir (por suposta economia porca)os mata-mosquitos do Rio de Janeiro. Aí veio a epidemia de dengue. Mas até hoje o pilantra afirma que foi um grande ministro da Saúde. Tem quem acredite, fazer o que.

    ResponderExcluir
  22. Pois é...
    Edward, velho de guerra, você deve estar acompanhando a tragédia (mais uma) que acontece neste momento na 'nossa' SantoAndré aqui ao lado. O local é bem perto do estádio Bruno Daniel, na Vila Pires, que você conhece muito bem. Ontem, uma ventania derrubou o teto de uma escola, jogou árvores sobre carros e fez estragos consideraveis também em Santo André, porém não foram reguistrados casos fatais. Lamentável cara.
    Sobre as observações acima vale lembrar que o Lula Camaleão está metendo o bedelho em assuntos de outros países, deixando o Brasil de saia justa e se achando todo poderoso. Critica o golpe perpetrado em Honduras, mas não diz nada sobre a ditadura de seu guru Fidel, em Cuba. Não fala do "majorengo' Chaves, da Venezuela, que pode meter a América Sul em uma guerra sem precedentes e ignora o 'chapéu" que o tal de Evo Morales deu no Brasil, sem falar da conivência do Camaleão na história do gás e sem esquerver o drible da vaca que levou do presidente paraguaio metido (o padreco metido a Dom Juan) na questão das hidreelétricas.
    Ao arrotar galhofas e fanfarronices o Camaleão me lembra dos bons tempos em que jogava um dominózinho ou um truquinho no Bar do Peixe, em São Caetano, quando berrava bravatas até alguém falar mais alto. Estamos sob o comando de um "bobo da corte" que se arvora rei, com altos índices de aprovação, que demonstra que o Brasil tem o governo e o povo que merece.
    Lá no Congresso os caras estão pleiteando 60% de aumento em seus salários. Justo, muito justo, não?
    Quem sabe se nas eleições de 2010 a gente não votar em nenhum desses caras que ai estão as coisas poderiam melhorar, inclusive para presidente. Renovar integralmente,talvez não seria uma solução, mas uma esperança.
    Ou então eleger a Marta 'relaxa e goza'. Deus tem mesmo que ser brasileiro.


    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  23. Pois Edward, Banana daqui, Honduras acolá Serra lá no Palácio dos Bandeirantes, a corrupção batendo recordes, mais cabos eleitorais “devidamente” nomeados por lei (?), jogos de poder... PT x PSDB. Não acredito nessa briga. Uma balela para enganar o povo!
    Um advogado com um simples curso de formação em meio aos demais com mestrado, doutorado, especialização e sabida sapiência jurídica. Será que ele está inscrito na OAB?
    Enquanto isso, aproveitando-se desse caos, negociantes desonestos burlam as leis não fornecendo notas fiscais, principalmente em cidades do interior.
    Hoje pela manhã, exigi nota fiscal em uma loja de confecções. A funcionária disse que não era obrigada a fazê-lo. Deixei lá a mercadoria.
    Isso é comum. Alguém da administração pública está ganhando algum, começando pelos fiscais municipais.
    As ruas e as praias são depósitos de lixo, principalmente nos fins de semana. É casca de banana por todos os lados. Se foram compradas por quilo ou por dúzia eu não sei. Mas não foi obra de macacos. Provavelmente, nossos antepassados!

    Paz. Muita Paz,

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  24. Olá, amigos e amigas!

    Céus, Edward! Hoje a coisa está de lascar, pegando fogo!

    Achei bem estranha esta discussão sobre bananas porque aqui sempre as compramos por quilo. Não lembro de alguma vez tê-las adquirido por dúzia ou unidades.

    Percebi, também, que o governador Serra não é muito estimado por essas bandas. Aliás, pelo furor das opiniões, parece que ninguém é.
    Eu, ao contrário, o admiro e o considero um homem digno. Tanto que se for candidato a presidente, vou votar nele, com o máximo gosto. Achei, Edward, que a comparação com o Jânio foi despropositada. Mas, cada um pensa como quer e opina como lhe manda a consciência.

    Vejam bem, não estou defendendo o governador. Ele administra o maior estado da federação, o mais rico, o mais populoso e, certamente, o que tem mais problemas, de toda a natureza. Falo com dupla visão ´- a do executivo e a de cidadã, pois já exerci função em administração municipal e sei como é difícil governar, seja uma cidade de 50 mil habitantes ou um estado com milhões de pessoas, resguardadas todas as proporções.

    De qualquer maneira, acredito que é importante missão de todos os cidadãos colaborarem na gestão de seu município, estado ou país, fazendo alguma coisa. Quem se omite não tem o direito de criticar depois.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  25. Não, Oswaldo Lavrado, sai de retro satanás, a Martaxa Relaxa e Goza nâo!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Amiga Nivea Andres, é sempre agradável ler seus comentários, não só pelo brilho do texto, mas por sua coerência. Se existe coisa que detesto é "dialogar" com gente confusa e evasiva, que dá voltas no pensamento para fugir do ponto central das questões. Você, ao contrário, vai sempre direto ao ponto e essa clareza é agradável e esclarecedora. Sobre o Serra, em SP, você ouvir as mais variadas opinões, contra e a favor, como é óbvio. A turma aqui do blog, onde me incluo, não reflete necessariamente uma tendência geral. Da minha parte, é assim: como jornalista, e como cidadão, questiono todos os governos e partidos. Penso que o ideal é que todas as pessoas sejam sempre oposição, não importa o governo e seu partido, para cobrar e fiscalizar. Votei no Lula, por exemplo, na minha análise era o menos ruim naquele momento, e não havia alternativas, e uma semana depois já tava caindo de pau nele, para surpresa dos meus amigos. Não escondo que estou saturado das mentiras dos políticos. Nisso nenhum escapa, todos mentem, o tempo todo. O Serra tem feito um governo razoável, com momentos bons, na trilha até hoje de tudo que plantou o Covas. Mas o grande governador de SP, na minha opinião, foi o Franco Montoro, de quem o Serra foi secretário do Planejamento. Mesmo reconhecendo algumas qualidades do Serra, e sua biografia respeitável, não baixo a guarda em detectar seus erros e criticar duramente. Não significa que não possa até votar nele, se num determinado momento for também o menos ruim.
    Beijo!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  27. Olá Nivia... Sei, claro, que você entendeu a "bronca" contra o Serra. Trata-se da mania de proibir tudo, febre que o vitimou nos últimos tempos e não tem Tamiflu que conserte. Foi por isso que fiz a comparação entre Jânio Quadros e Serra, Nivia. Só por isso, pela mania de proibir.

    Quero deixar claro, Nivia, que nas últimas eleições eu votei em Serra e seria meu candidato agora também, antes das investidas que começou a dar contra nossa liberdade. O Édison Motta deve se lembrar da campanha de FHC para a Presidência, quando a convenção nacional do PSDB ocorreu em São Caetano.

    Escalado pela Globo-CBN cobri essa convenção e fui o único a entrevistar, em rede nacional, FHC, durante mais de meia hora. Lula liderava as pesquisas de intenções de votos, bem a frente de FHC. Depois dessa entrevista, considerada por FHC a mola propulsora para sua vertiginosa disparada rumo a presidência, aconteceu um almoço do partido no Restaurante São Judas Tadeu, em São Bernardo do Campo.

    Muito bem, Nivia. A assessora de FHC, atendendo pedido dele, me convidou para o almoço e eu fui. Era a filha do colunista Tavares de MIranda, da Folha, cujo nome me esqueci. Quando me aproximei da mesa de FHC, percebi um sinal para que me aproximasse. Tentei, mas José Serra impediu minha passagem, ao estilo guarda-costa durão. Pedi licença, dizendo que o Presidente me esperava e, nada! FHC se levantou e voltou a dar sinais para que eu me aproximasse e Serra, de costas para nosso futuro presidente, me impedindo.

    Fiquei fulo e mandei meu corpo pra cima dele e só ouvi um gemido. Corri para o lugar onde estava FHC. Assim que me viu, FHC me abraçou e pediu que eu me sentasse ao seu lado. Bem a tempo. Sem graça, Serra que corria para me alcançar com uns gorilas, se arrependeu e recuou.

    Mesmo assim, Nivia, ainda votei nele nas eleições passadas, mas agora, com essa mania que Serra pegou de proibir a gente até de sair de casa, não voto. Lembro dessa passagem minha e dele, sua prepotência e me recuso a dar meu voto a esse homem. Pior... Fiquei sem candidato e nunca votei em branco nem anulei um voto meu.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  28. Ana Célia de Freitas.quinta-feira, 24 setembro, 2009

    Olá Edward.
    Infelizmente tudo que vem desses vagabundos(desculpa a expressão)não me espanta,o Serra e aquela cara mais lambida continua e infelizmente continuará aprontando,não vejo nada que valha a pena sairmos as ruas para votar,fiquei triste ao ler o Jornal e saber que vai aumentar o número de vereadores,aqui em Franca se passar na peneira sobra apenas a Doutora Graziela,o resto são uns panacas a começar pelo Presidente da câmara,para piorar um pouco mais para os pobres assalariados querem tirar o 13º salário,está na hora de mobilizarmos para que isso não ocorra,se alguém tiver alguma idéia...
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  29. Ana Célia de Freitas.quinta-feira, 24 setembro, 2009

    Olá pessoal.
    Visitem o blog do Professor João Paulo,é demais,entre outras coisas vão conhecer a tão famosa,charmosa e chic Dona Mikelina.
    Vale a pena conferir.
    O endereço É:joaopauloinquiridor.blogspot.com.
    Abraços a todos.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  30. Edward, sua experiência com o Serra mostra um perfil que alguns amigos, que com ele trabalharam, já tinham me contado. Bate em cima, sem ironias. Só tive um contato pessoal com ele, num campo de futebol de várzea, quando foi candidato a prefeito em SP e perdeu de lavada para os demais candidatos. Era um poço de humildade e simplicidade, claro, véspera de eleição. Com o FHC foi diferente. Eu era chefe de reportagem na TV Globo, em SP, e tive que fazer sala pra ele, sozinho, enquanto aguardava para ser entrevistado no Bom Dia. Ele era senador. Ficamos pouco mais de meia hora conversando, antes de conduzi-lo ao estúdio. Minha impressão: foi o político mais arrogante que já conheci de perto. Pra ganhar dele, certamente, só o Collor.
    Abraço,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  31. Olá Milton!
    Na mosca. Antipático ao extremo. Arrogante e cheio de ser dono da verdade. Todo o relato que fiz acima, Milton, pode ser confirmado pelo Édison Motta, que estava nesse almoço e presenciou toda essa cena.
    Por isso eu disse, em quem votar? A Marta é brincadeira do Lavrado e nem candidata deve ser. O Ciro Gomes, subindo nas pesquisas, é um enganador de marca maior e vira casacas de primeira. Dilma falta tudo, não tem capacidade para governar um País do tamanho do Brasil nem carisma e simpatia. Marina Silva tem qualidades, mas ser Presidente do Brasil exige bem mais... O Serra é isso que sabemos e conhecemos, agora com o espírito do Jânio lhe incomodando. Sobra o quê, Milton? socorra-me.

    Um forte abraço,

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  32. Nivia, penso que você não conhece bem o Zé Serra, por isso quer votar nele. Em off, vou contar só para você, para os amigos e amigas do blog do Edward e para os meninos do grupo. Se o Zé Serra for eleito Presidente do Brasil, ele vai proibir as galinhas de botar ovo. Se isso acontecer, eu quebro. Tenho umas 57 galinhas vermelhas que botam ovos todos os dias. Cinco delas chegam a botar três ou quatro ovos diariamente. Como são ovos "caipira", vendo para os fiéis da minha capela um pouco mais caro. Por isso estou fazendo campanha contra o Serra, compreendeu?
    Ana Célia, minha filha, vou ver o blog do professor, ele deve estar enfurnado lá, sumiu do nosso pedaço, só pode ser isso. Ou será que o Serra proibiu professores de entrar em blogs.
    Estimado jornalista Edward de Souza. Lendo o apelo que fez ao Milton buscando uma sugestão para Presidente, quero lhe apresentar uma. Vote no Cacareco. Já perdeu uma eleição, apesar de bem votado e não reclamou.
    Fiquem todos com Deus!

    Padre Euvidio

    ResponderExcluir
  33. Parabéns amigo Edward por sua coluna sobre o Governador José Serra. Este é só o começo. Primeiro o fumante vai parar na rua, e é visto com os mesmos olhos com que sociedade vê os mendigos e outros que ela não quer enxergar. Agora é a vez da bebida alcoólica em instituições de ensino, como se o problema não fosse a qualidade do ensino prestado, mas a cervejinha depois da aula ou o quentão como você disse. E preparem-se, pois se eleito Presidente da República, com certeza virá a proibição de jogo de truco em mesa de bar, bingo beneficente e outros mais. Fiscalizar a lei seca no trânsito, nem pensar. Vamos reabrir os bingos, (lá pode beber a vontade), fazer vista grossa pra qualidade de ensino, e botar pra fora da nossa convivência aqueles que são diferentes de nós. Primeiro os fumantes, depois os bêbados, depois os jogadores de cartas e assim por diante, até que um dia sobrem apenas os bons.
    Abraços,

    Germano Santos - São Bernardo do Campo

    ResponderExcluir
  34. Ana Célia de Freitas.quinta-feira, 24 setembro, 2009

    Olá Edward...
    Sobra você,os jornalistas desse blog o Professor João Paulo,a dona Mikelina,o padre Euvídio, a Doutora Liliana,as meninas da Metodista,etc quem se habilita?
    Abraçossssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  35. Prezado Edward
    Como em todas as ditaduras ou regimes fortes o começo se dá pelas proibições. Uma pequena aqui, outra acolá. Como ninguém chia a coisa se agrava. Somos, nós povo, como pássaros que se deixam atrair e entram no alçapão.

    Veja a censura que se abate sobre a mídia em todo o continente, incluindo o Brasil. Veja os atos secretos do Senado, veja o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que proibiu publicidade nas portas do comércio (mas abre para os políticos) e os ônibus fretados.

    E tem o Serra, que transformou fumantes em párias, quer o fim das bebidas nas escolas. E tem em mente outras tantas proibições. Já há campanha para acabar com o santo churrasquinho e com o açúcar. São vilões.

    Mas é possível aumentar taxas, criar novos tributos, garantir a impunidade de quem desfruta do banquete do poder e aquinhoar apadrinhados.

    É o retrato do País. Serra, segundo quem é próximo, é vingativo, capaz de passar com o trator sobre o cadáver do inimigo.

    Aliás, a leva de políticos atual é igual. Para eles, tudo. Para adversários e inimigos, o calabouço. E ainda sonham em se eternizar. Como Chavez e outros coronéis que andam por aí a infernizar.

    Guido Fidelis

    ResponderExcluir
  36. Euuuuuu.... Candidato? Nem sonhando, Ana Célia. Tenho que dar milhos pras galinhas antes que sejam proibidas de botar...
    Deus lhe abençõe, minha filha!

    Padre Euvidio

    ResponderExcluir
  37. Caramba, Edward, você me pede a sugestão de um nome... Fiquei pensando, pensando, pensando. É absurdamente difícil. A que ponto chegou nossa descrença e nossa carência de líderes. Os partidos se igualaram em tudo que existe de pior, nivelando por baixo. Os empresários estão afogados em trambiques de todo tipo. A juventude foi prematuramente corrompida. A UNE, por exemplo, que deveria ser um símbolo do saudável inconformismo jovem, se vendeu e se atrelou ao governo. Cada dia uma notícia ruim. Agora é a possível volta dos bingos, essa lavanderia do crime organizado e causa da desgraça de tanta gente viciada.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  38. Pois é Milton e Edward, eu que fui sempre a favor do voto cidadão consciente, desta vez vou usar o que a lei me permite. Tenho mais de 70 anos e daí...
    Desde 1953 que não perco uma eleição. 56 anos exercendo meu direito de escolher. Perdi toda a excitação. Não acredito em ninguém que se intitule político.
    Existem algumas exceções? É claro que existe! Mas se perderão em meio a um barril de maçãs podres.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  39. Bau, gente...
    pelos comentarios acima postados a classe política tupiniquim está mesmo abaixo de poleiro de pato e não poderia ser diferente. Uma enxurrada da vigaristas empoleirados nos "puderes", lá colocados por nós. Com essa corja, sobrou o que?. Mas acho que estamos sendo injustos ao radicalizar. Vejam, por exemplo, o impoluto (eu disse impoluto) Sarney acaba de eliminar muitas vagas no Senado; esse mesmo Senado aprova aumento de salário para os não menos impolutos integrantes do Judiciário e libera assessores para trabalhar na campanha dos senadores, pagos com a nossa grana, claro. O Camaleão, segue viajando, porém fazendo esforços para fazer um visitinha ao Brasil. Arrumou uum belo mico hondurenho para gente desgutar e faz ameaças alavancado pelos "democratas" Chaves e Morales. Posa de estadista, mas não passa do bobo da corte e, pior, fica radiante porque acredita que está abafando.
    Caro Saldanha, sobre a Marta gostaria que alguém esclarecesse: foi ela que deu um pontapé no traseiro do Suplicy; ou o Suplicy que chutou a zona glutea da Marta ?
    Ganha uma passagem de ida para Honduras quem der uma resposta convincente.


    Abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  40. Ôi Oswaldo Lavrado!
    Com relação a Marta e Suplicy, foi mesmo uma questão de chifre importado. Ou seja, a Marta conheceu aquele argentino, que me foge o nome, e o Suplicy foi premiado com os louros bovinos na testa. Falar naquele argentino, quando a Marta o "adotou" como marido, ele teve vários cargos importantes. Primeiro, claro, na Prefeitura de São Paulo, onde a Marta reinava, depois no Governo e por último na esfera federal. Não sei por onde anda...

    O Serra era também a minha esperança, no entanto, não só pelo que li sobre ele neste blog, mas pelo que acompanho em noticiários, sinto que não seria um bom presidente. Autoritário, prepotente e cheio de razão, resolve consertar o mundo com suas canetadas, muitas delas infantís, como essa de proibir quentão em festas juninas, quilo de bananas, etc. etc. Como se esse fosse o grande problema que nos aflige...
    E então, Milton, Edward, Édison Motta, J. Morgado, Lavrado e Nivia. Pensem bem e me indiquem um bom nome, por favor!
    Beijos a todos!

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  41. Olá, Andressa! O nome conhecido do gaiato é Luis Favre, porém, na certidão consta Felipe Belisario Wermus.

    Quem escolhe em quem vai votar é você mesma, Andressa. Quando se aproximar a hora do voto, saberá escolher, por sua consciência, quem poderá representá-la melhor.

    ResponderExcluir
  42. Vida pessoal se mistura com vida pública quando a grana que usam vem dos cofres públicos. Essa gente toda acumula patrimônio imenso e não explica a origem de nada. Quanto a chifres, costumo dizer o seguinte: a humanidade se divide em duas partes: os que já levaram, e aqueles que ainda não sabem. O grande corno é aquele que tem certeza que nunca foi.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  43. Ainda sobre o edificante e animador tema da cornualha: existe uma eficiente maneira de não tê-los algum dia na testa: namore ou case com o mais feio bofe que encontrar, de preferência que tenha também mau hálito. Lupicinio costumava contar com bom-humor que levou muitos chifres e que era muito grato por todos, explicando: "foi com dor de corno que compus belas músicas e ganhei muito dinheiro. Agradeço a todas".
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  44. Milton essa foi boa. Estou rindo sem parar aqui.
    Só não entendi o que bananas tem a ver com cornos??!!... Ou será que tem? rsssssssss
    Valeu mesmo!!
    abços..

    ResponderExcluir
  45. Ana Célia de Freitas.sexta-feira, 25 setembro, 2009

    Boa noite pessoal...
    Pessoal,gostaria muito que o voto fosse facutativo,penso que desta maneira os eleitores só votariam se realmente acreditassem em algum fulano,como as coisas mudam,antes ficávamos em dúvida em quem votar,hoje não temos candidato.
    Já que Serra quer acabar com tanta coisa,poderia começar acabando com políticos corruptos!Não sobraria nenhum,a começar por ele.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  46. Edward, enquanto vocês estão descascando a banana no Serra, o Lula só vai veraneando. Acaba de ser apresentado à Imprensa o novo jato presidencial de Lula, comprado por 87 milhões. O pacote negociado pela Embraer inclui a entrega de uma outra aeronave do mesmo modelo no fim do ano, além de um pacote logístico com peças de reposição e manutenção da empresa, ao custo de R$ 37 milhões. Até agora o governo federal já repassou a Embraer o montante de R$ 154 milhões. O restante será pago no próximo ano.

    Prestou atenção, Edward e amigos do blog. Para viagens curtas. Não é para ir pescar no Pantanal não. Quem pensou se enganou. Veja como são curtas as viagens com esse novo jatinho do sapo barbudo. Diz a nota oficial: "o novo avião presidencial fará sua estréia neste sábado, quando irá para Lisboa. Na próxima semana, viajará com o presidente Lula para Copenhagen, na Dinamarca". Viram? Pertinho demais. Portugal e Dinamarca... Este o autêntico paraíso das bananas....

    Luiz Gustavo Freire - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  47. Renato Costa de Andradesexta-feira, 25 setembro, 2009

    Prezados amigos do blog.
    Sou comerciante e estou revoltado com nosso Governador José Serra. Vou explicar as razões. Ele criou essa lei proibindo os cigarros em ambientes fechados para punir quem? Os comerciantes ou os fumantes? Eu não fumo e estou sujeito a levar "ferro" se alguém entrar na minha lanchonete e fumar. E ainda sofro outros ameaças. Reincidente, fecham minha lanchonete e eu que me dane. Eu, que não fumo, pago impostos caríssimos, gero empregos, tenho 4 funcionários, poucos, mas tenho, serei penalizado pela Lei do Serra. Eu e outros coitados que escolhemos São Paulo para trabalhar. E nos ameçam mesmo. Diz a Lei do Jânio Quadros reencarnado: "o comerciante deve vigiar e proibir fumantes em seus estabelecimentos sob pena de"......
    E assim vai a ladainha. Não posso nem atender direito os clientes, muito menos virar as costas para fazer um lanche. Tenho que ficar vigiando e proibir alguém de fumar. Vá plantar bananas, Governador!

    Renato Costa de Andrade - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  48. Miguelito Comequietosábado, 26 setembro, 2009

    Esse Renato Costa não fuma mas adora levar fumo.

    ResponderExcluir
  49. Senhor Renato Costa Andrade, quantas horas o senhor trabalha em seu bar? Quanta nicotina ingeria sem saber, infectando seus pulmões, antes da lei? O senhor foi beneficiado e sequer consegue perceber isso. Acho que o tal Miguelito Comequieto tem mesmo razão, o senhor é uma anta e merece viver cercado de nicotina.

    ResponderExcluir
  50. Queridas amigas e amigos: deixando um pouco de lado bananas, cigarros e chifres, salvo engano e distração minha, creio que passou em branco aqui no blog do Edward de Souza o escândalo com o mais novo símbolo do mau caratismo, o Nelsinho Piquet, de apenas 23 anos. Deve ser genético. Matéria da "Folha de S.Paulo" de 24/9, com destaque na pg D4, contou em detalhes que Nelsinho foi o mentor do escândalo. Ou seja, teve a idéia, aprovada pela Renault, e foi seu executor. Está tudo no dossiê elaborado pela FIA, a poderosa federação do setor. Pois bem, o cara insiste em seguir carreira. Qualquer semelhança com Sarney e outros canalhas terá sido mera coincidência. E quando o Rubinho botou o pé no freio escandalosamente, na reta final? Isso pode?
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  51. Olá meu amigo Milton

    As falcatruas aparecem em todos os lugares e em todas as organizações. Sempre há aqueles que querem tirar vantagem em tudo. Afinal, a única lei que pegou neste país foi a tal “Lei de Gerson”.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir