domingo, 26 de julho de 2009

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO NESTE MUNDO

GANIDOS DE UM CÃO CHAMARAM A ATENÇÃO
DE DOIS GAROTOS QUE VOLTAVAM DA ESCOLA.
VALENTE, UM DELES APOIOU-SE NUMA MOITA
DE CAPIM ENQUANTO SEU COLEGA, AGARRADO
NA MOCHILA ESCOLAR, ESTENDIA
SUA MÃO AO CACHORRINHO AFLITO.
CONFIANTE, O CÃO ESTENDEU SUA PATA ESQUERDA
E FOI RETIRADO SÃO E SALVO DO RIO.
ANTES DE SEGUIR SEUS HERÓIS DESCONHECIDOS,
UMA ÚLTIMA OLHADA PARA AS ÁGUAS QUE QUASE
O TRAGARAM.

DOIS PEQUENOS HERÓIS
*
EDWARD DE SOUZA

Recebi, há alguns dias, e-mail de um amigo com quatro fotos e apenas algumas frases que diziam: “Edward, preste atenção na coragem desses dois meninos. Arriscaram a vida, quando voltavam da escola, para salvar um pequeno cãozinho”. Fiquei sensibilizado ao perceber que esses meninos não têm mais que dez anos de idade. Muitos, como esses dois, estão armados com pedras e estilingues matando pássaros ou então praticando atos de vandalismo na escola. Antes de publicar essas fotos no blog eu precisava de mais informações. Obrigatoriamente dar crédito às fotos. Retornei o e-mail fazendo algumas perguntas, mas o amigo nada sabia. Nem a cidade, muito menos o nome dos garotos ou do fotógrafo. Corri durante alguns dias a internet e nada encontrei a respeito desse caso. Nenhuma publicação. Mas, essas fotos teriam que ser mostradas. O exemplo desses dois garotos não podia ficar escondido. Foi então que resolvi publicá-las. Deixo em aberto o espaço para que o autor dessas fotos se identifique, assim daremos o devido crédito a ele como também poderemos obter mais dados sobre esses dois garotos extraordinários.
Neste mundo onde vivemos, no qual as pessoas cada vez mais valem pelos cifrões que têm, ou aparentam ter, e com tantas outras tentando tirar proveito das situações para se dar bem, não pude deixar de admirar e aplaudir a atitude heróica desses dois garotos que eu gostaria imensamente de conhecer e abraçar. Arriscaram a vida para salvar um pequeno cão desconhecido. Essa a impressão que se tem ao ver com calma essas fotos. O ato heróico desses dois garotos me fez pensar que, afinal, nem tudo está perdido nesse mundão de Deus. Ainda é possível ter algumas esperanças sobre o nosso futuro. Uma boa semana a todos vocês!

31 comentários:

  1. Ôi Edward, realmente gratiticante começar o dia vendo essas imagens que você postou hoje no blog. Certamente a realização dessa boa tarefa trouxe satisfação íntima a esses meninos, que desde cedo aprenderam a amar os animais. É emocionante ver essa cena e a colaboração do cachorrinho, instintivamente entendendo ser os garotos sua única salvação. Lindo exemplo!
    Beijos e bom domingo...

    Liliana Diniz - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  2. Edward, pode acreditar, meu coração bateu forte ao ver essas fotos e o ato heróico desses dois gsrotos. Vc tem razão, essas fotos tinham mesmo que ser mostradas, servem de exemplo para outros meninos. Maravilhosa postagem neste domingo, acredite!!!
    Beijos...(adoro você)

    Karina - Campinas - SP

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Edward, você me emocionou com essa postagem de domingo. Fico imaginando o que passou por aquelas cabecinhas quando viram o cãozinho dentro do rio. Deram um jeito bem rápido e logo estavam resgatando o pobrezinho. Certamente morreria alí de fome e frio. E é verdade o que vc disse em seu texto, Edward. Se os garotos caem poderiam bater a cabeça e até morrer. Não se importaram com o perigo, por isso são mesmo dois heróis.
    Beijos....

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  4. Liliana, gratificante é abrir a caixa de dialogo do blog, e ver esse rostinho lindo estampado logo na primeira postagem.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Edward!
    Cenas espetaculares de solidariedade protagonizadas por dois meninos, coisa rara nos dias atuais. O menor deles foi a base no salvamento. Ele se agarrou como pode para amparar a descida do companheiro. Deu sorte porque o capim (só pode ser, pela foto) aguentou firme. Arrojo e coragem desses meninos, digno de aplausos.
    Um bom domingo a todos!

    Paolo Cabrero - Itú - São Paulo

    ResponderExcluir
  7. Gente não deixem de dar uma passadinha no blog do padre. Tem três vídeos fantásticos lá.
    ________________________________

    Mister Edward de Sousa, ( mister Ed.) você é o mágico dos blogs.
    A sua sensibilidade magnética é capaz de atrair fotos como essas, e transformá-las em um verdadeiro exemplo de fraternidade, e respeito com todos os seres vivos desse “nosso velho e maltratado mundo”.
    Só quem tem um cão, é que sabe dar o devido valor nesse nobre animal. Eu tenho uma cadela, e trato ela como se ele fosse a minha filha, e sou recompensado com um amor incondicional, da pureza de um Border Collie fêmea.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  8. Ôi Edward, o título que você deu é perfeito. Depois de se ver cenas podemos sim, dizer: "nem tudo está perdido". Principalmente se educarmos nossas crianças. Elas são nosso futuro amanhã, é preciso entender isso. Mas, com esse descaso do Governo Federal e de todos os nossos políticos, fica dificil. Nossas crianças tem que ter uma alimentação sadia, educação a altura para se transformar nos homens de amanhã. Ensiná-los a preservar a natureza e a amar os animais. Exemplo maravilhoso aí está. Um bom domingo pra vc?

    Daniela - Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre!
    Muito obrigado. Só o fato do senhor ter um animal, mostra que é um ser sensível e que merece nosso respeito. Vou ver os vídeos do seu blog em instantes.

    Aviso aos amigos deste blog que para ver o blog do Padre Euvídio é só clicar sobre a foto dele.
    Abraços...

    Edward de Souza ( Com Z, viu Padre?)

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá Edward

    Linda matéria, com uma ilustração emocionante. Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, não é uma ação inusitada. As crianças de uma maneira geral, são mais sensíveis do que os adultos. Elas recolhem gatos e cães abandonados, aves feridas, sapos, etc. Os pais se recusam a concordar com os filhos, devido a uma série de fatores práticos.
    O que nos emocionou, foi o risco que os dois garotos correram ao salvar o animal. E o animal entendendo que estava sendo socorrido.
    “Se recolhes um cachorro faminto e lhes deres conforto ele não te morderá, eis a diferença entre o cachorro e o homem” – Mark Twain.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  12. Eu sou o mais interessado em achar esses heróis que salvaram o cãozinho, da sua morte eminente.
    O meu interesse maior é pela “capanga” usada como corda. Vocês não acham que é um disfarce perfeito, para eu levar dólares para o exterior?

    Zezé Sarna

    ResponderExcluir
  13. Ulalá bofe! “Mister Ed” você é um gentleman.
    Apaixonei pelo seu blog.

    Falomanso...

    ResponderExcluir
  14. "Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade."

    Leonardo Da Vinci

    ResponderExcluir
  15. Oi Edward

    Que coisa mais linda estes garotos!
    Eu tenho verdadeira paixão por animais, qq raça, fico emocionada com certas situações.
    Vemos tanta crueldade contra estes pobres bichinhos e qd aparece algo assim, é gratificante.
    É elogiavel sua atitude em engrandecer o esforço, a preocupação desses garotos que não se preocuparam com o perigo e sim no bem estar do animal.
    Parabens aos meninos.
    Agora, quem será o irresponsável dono do cão?
    Será que alguém fez de conta que o animal caiu no rio?
    Aqui na cidade tem muito disso viu.
    Quando a gente descobre o dono, ele diz que o animal escapou.
    Enfim, o ser humano nem sempre presta. Tem alguns que quando faz a barba deve sair serragem, tanta é a cara de pau.

    Besitos pra vc
    Estou sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  16. Au auau, au auauau auu auuuuu au auau. Au "auauauauauauauuuu" au au au auauauau uaua uauauauau auauau.
    Auau au au?
    au au au auauau au auau auauau ua!

    Teka au au

    ResponderExcluir
  17. Puxa vida faz tempo que eu estou tentando fazer um comentário aqui e em outros blogs, só agora eu consegui. Esse teste ai em cima fui eu quem fez.
    Desculpem-me, foi mal.
    Gostei demais, já li um pouco, prometo ler tudo.
    Obrigado.
    MIGAIA

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante essas fotos. Será que foi um adulto que tirou essas fotos? Será que os meninos corriam algum perigo?domingo, 26 julho, 2009

    .

    ResponderExcluir
  19. Ai... Edward, meus Deus! Maravilhosa ação desses meninos. Eu tenho um cachorro pequinês que se chama Fred. Ele já tem seis anos e cuido dele com muito carinho. A ação desses meninos foi digna de aplausos.
    Bjos para todos vcs...

    Laurinha - Baurú - SP.

    ResponderExcluir
  20. Bom, dia, Edward!
    Um animalzinho de estimação, mesmo com muitos pais sendo contra essa idéia, desenvolve na criança um sentimento hoje esquecido em nosso mundo: O Amor! As crianças, quase todas, na infância, percebam, se agarram a algum bichinho de estimação. Já vi crianças que tinham coelhos, gatos, tartatugas, peixinhos, cachorros (o mais comum) e outras espécies do mundo animal. Se idenficam com seu companheirinho, brincam e sonham com ele. Aprendem muito com um animal. Essa ação desses garotos, o J. Morgado disse acima, realmente faz parte do sentimento puro que uma criança têm em relação a um animal. Tanto que nem se importaram com riscos. Criaram um jeito simples, mas perigoso e resgataram o cãozinho. Ahhhhh... Se nós, adultos, fossemos assim. O mundo seria outro, sem dúvida!
    Absç...

    Thalia Regina Mello - Curitiba

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!
    Sou veterinária recém-formada e adoro animais. Nem poderia ser de outra forma, do contrário não teria escolhido essa profissão. Concordo com o que disse a Thalia acima, com certeza o convívio com um animal de estimação influenciará a criança nas relações futuras com os amiguinhos. A criança que convive com animais de estimação é mais afetuosa, sociável, justa e não é individualista.
    Além do contato com os sentimentos que precisará para lidar com outras pessoas, o animal pode trazer a experiência com a perda. A criança aprenderá sobre o ciclo da vida, desde o nascimento até a morte e o quanto isso é natural.
    Agora o recado é para as mamães que ficam preocupadas quanto ao risco de alergias. Estudos mostram que crianças que convivem nos primeiros anos de vida com animais de estimação estão menos propensas a desenvolver alergia, pois o seu sistema imunológico já está “acostumado” com os agentes alergênicos encontrados nos animais, sabiam?
    Já o sistema imunológico de crianças que cresceram sem contato com animais não reconhece os agentes alergênicos provocando reações. Não esqueça de levar o animalzinho ao veterinário sempre para que receba os cuidados necessários e evitar doenças, sempre acompanhado de seu filho para que também escute as orientações do doutor criando assim mais responsabilidade.
    Quanto a sequência dessas fotos do blog, gostaria de pedir permissão para imprimi-las e fazer um quadro para colocá-las em meu consultório, O.K.?
    Obrigada...

    Sandra M. Barcellos - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  22. Ontem aconteceu uma coisa muito interessante.
    Eu chamei a minha cadela Teka, e mostrei a seqüência de fotos dos meninos salvando o cãozinho. Depois tive o cuidado de ler pra ela, a matéria abaixo das fotos.
    Ela não falou nada, mas prestou uma atenção danada!
    A hora que eu acabei de ler, vi que os olhos dela estavam marejados de lágrimas.
    Foi quando ela começou a bater as patas no teclado, e lamber o monitor.
    Ai eu comecei a escrever os al aos e os grunhidos dela.
    Em seguida postei o comentário dela.
    Ela só falta falar.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  23. Estas crianças fizeram o que seu coração puro e generoso ordenou. Coração que não toleraria ver um animal indefeso perecer sem auxílio. Então, rapidamente planejaram uma maneira de retirar o cão da água, utilizando os recursos de que dispunham - uma mochila e eles mesmos...

    É adorável registrarmos esses atos de solidariedade para com os animais, especialmente num momento em que a civilização privilegia a competição raivosa, o extermínio, a soberba, a inveja, a hipocrisia, a falcatrua...como tanto temos comentado neste espaço de comunicação.

    Edward chamou estes meninos de heróis. De fato o são, levando em conta o comportamento da sociedade atual, individualista, personalista, que não reconhece nem pratica solidariedade. Mas gestos solidários como esse deveriam ser normais, cotidianos, comuns. Justamente por serem raros e preciosos, os meninos são heróis, notáveis por sua coragem, generosidade e altruísmo!

    Belo exemplo! Realmente, nem tudo está perdido. Restam alguns atos de amor espalhados por esse mundo.

    Nivia Andres - Santiago, RS

    ResponderExcluir
  24. Atitude digna de admiração, esta dos dois garotos de boa índole.Fez bem caro Edward em publicar as fotos que mostram este belo exemplo. Um abraço, Armando.

    ResponderExcluir
  25. Boa- noite!
    Maravilhosa intervenção desses meninos. Foram guiados pelas mãos Divinas...

    Ligia F. Saraiva - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  26. Fantástica a atitude desses garotos. Me deixou comovida.
    Bjos a todos,

    Marcia - Belém do Pará

    ResponderExcluir
  27. olá, postei o link do seu blog, na pagina do Fb da nossa Associação SOS Bicharada. tal como disse, é importante dar a conhecer estes actos de coragem, praticados por pequenos heróis, mas grandes nos acto de heroismo=)

    ResponderExcluir