terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

CAFÉ PODE EVITAR DERRAME EM MULHERES

O consumo regular de café pode reduzir o risco de derrame em mulheres, segundo estudo publicado numa revista de grande circulação na Espanha. Pesquisadores daquele País avaliaram mais de 83 mil mulheres e descobriram que aquelas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia têm 20% menor risco de derrame, comparadas com aquelas que tomam menos de uma xícara por mês. Os resultados indicaram que menores quantidades também podem ter um efeito benéfico. Duas a três xícaras diárias reduziram o risco em 19% e uma xícara de cinco a sete vezes por semana reduziu em 12%. A pesquisa comprovou, ainda, que os efeitos seriam maiores entre as não-fumantes – redução de 43% nos riscos com a ingestão de pelo menos quatro xícaras por dia, contra uma redução de 3% entre as fumantes com esse consumo. Além do tabagismo, pressão alta, diabetes e colesterol alto neutralizarem o efeito do café. Os autores destacam que os benefícios não viriam da cafeína, mas de antioxidantes no café que reduzem inflamações e melhoram o funcionamento dos vasos sanguíneos.

11 comentários:

  1. Desculpa pela minha ausência, mais estou trabalhando, Florianopolis está lotada de turistas para o Carnaval.
    Só passei para desejar um bom fim de Carnaval e uma ótima semana.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Xiiiiiiii..... Estou perdidinha. Não tomo café de jeito nenhum, Edward. Não gosto. Pela manhã só frutas e leite; à tarde, se tomar alguma coisa que não seja um suco, prefiro o chá e à noite, mesma coisa. Menos café, que não entra em casa. Sabe o que penso? Não querendo desmentir essa informação, mas existem centenas de médicos que alegam que café faz mal à saúde, tira o sono, ataca o sistema nervoso e outras coisas mais. Estamos num mundo de contradições, certamente!

    Bjos...

    Carla - Santo André

    ResponderExcluir
  3. Oi querido amigo Edward, já havia passado por aqui antes e adoro todas suas matérias. Você tem uma sutileza e sabe explicar muito bem os detalhes oferecidos em cada matéria.
    Bem amigão, sou sua fã e lendo o post atual fico muito feliz porque amo café, o dia inteiro fico bebericando.
    Tenha um ótimo feriado, abraços!

    ResponderExcluir
  4. Em compensação se exceder as doses recomendadas, o cafezinho vira um vilão, com mais maleficios que benefícios.
    Como consumidora viciada em café, não fumante, continuarei tomando minhas salutares xicrinhas diárias.
    Quer dizer que desse mal não vou morrer!! ..
    Gostei da noticia..
    Cristina-SP

    ResponderExcluir
  5. Oi Edward.

    O café, coitado, já foi tantas vezes condenado pelos pesquisadores. Mas agora se renderam e descobriram que faz bem. Pelo menos por hora. Sei lá... :-)
    Já ouvi falar que também melhora muito a memória, principalmente das mulheres. Só não sei se isto é bom ou mau... :-)

    QUE SEU CARNAVAL SEJA BEM DIVERTIDO!


    ♥.·:*¨¨*:·.♥ Beijos mil! :-) ♥.·:*¨¨*:·.♥

    ResponderExcluir
  6. Amigo Edward, muito obrigada pelos parabéns! Adorei a mensagem! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto de tomar café. Tomo as vezes café com leite. Mas muito bom saber que ele tem esses benefícios. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Uma vez li um artigo sobre o café. Contava como é que se descobriu que aquela frutinha poderia virar um estimulante de primeira linha. Tudo teria começado quando um pastor viu que uma de suas cabras havia comido aquela frutinha, com o caroço e tudo. Minutos depois percebeu que ela estava toda eufórica, esperta e corria pra todos os lados. O pastor tentou comer a frutinha, mas com caroço não dava certo. Foi então que secou a fruta, moeu e fez um chá escuro. Nascia o café, que todos usavam para despertar, tanto que o hábito até hoje permanece. Não há quem não tome um cafézinho pela manhã. E então? vão me perguntar. Então que o café tem esse benefício, estimulante, por isso não deve ser tomado à noite, senão não tem Cristo que durma. Quanto a evitar derrame em mulheres, tenho lá minhas dúvidas. Mas que vai deixá-la esperta, isso vai, amigo Edward!

    Abraços...

    Paulo Roberto - Jornalista- Rio

    ResponderExcluir
  9. Bom mesmo foi essa historinha do café que deixou a cabra esperta. Tem uma escola de samba aqui em Franca, que seus integrantes quase dormiram na passarela. Se eu soubesse dessa história do café e das cabras, teria feito uns 30 bules da bebida e mandado para a concentração. Queria só ver se essa turma pulava ou não.

    Abraços,

    Everton - Franca

    ResponderExcluir
  10. Olá, Edward.
    Olha, eu não tomo nada de café! Nunca gostei, só do cheiro! rsrsrsrs! É melhor eu mudar o meu gosto e embarcar nesta!
    Execelente artigo!
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Que notícia Boa! Acabei de tomar duas xícaras.
    Devo tomar café umas... 4 ou 5 vezes ao dia. =o

    \o/

    ResponderExcluir