sexta-feira, 7 de agosto de 2009

SOMOS TODOS PRISIONEIROS NA CARNE
INDIVIDUALIDADE
*
J. MORGADO

Lost, uma palavra inglesa que quer dizer desaparecido (s), mostra a individualidade de dezenas de passageiros de um avião que caiu em uma ilha misteriosa. A maneira de proceder, o modo de pensar, agir, ou seja, a característica de cada sobrevivente tendo que conviver com a individualidade particular de cada um deles é deveras interessante e, porque não dizer, “impressionante”. A cada cena do filme (disponível nas locadoras) os protagonistas, devido a uma série de acontecimentos, são coagidos pelas circunstâncias a agirem de forma selvagem, egoística, covarde, heróica. O medo e a coragem estão presentes em vários daqueles seres. Suas histórias são reveladas de momento a momento; atitudes positivas e negativas da encarnação presente e outras que herdaram de uma encarnação passada e que se refletirá no futuro junto aquele grupo de pessoas ou além deles. Assim, o espectador poderá avaliar em cada personagem, seu passado. Histórias que nos levam a pensar de como a humanidade ao assistir tais filmes pode extrair lições que muito provavelmente poderão ajudá-los com seus problemas. O filme, com suas nuances, é bastante educativo para aqueles que sabem ver além da ação e do suspense. O “Eu” de cada um dos perdidos se manifesta de forma exterior. E, com várias exceções, há os que aguardam com calma o dia-a-dia e, sempre que possível, buscam ajudar os demais.
A religião é totalmente esquecida, salvo duas ou três pessoas que, mesmo assim, estão comprometidas com seu passado e o misticismo, entendendo de uma maneira fanática, alguns fenômenos que ali acontecem.
Na verdade, somos todos prisioneiros na carne; Espíritos que somos livres na erraticidade, ao reencarnarmos nos tornamos perdidos e prisioneiros em um mundo de expiação e provas. Sem sabermos dos acontecimentos que nos envolveram no pretérito, por obra e Graça do Senhor nosso Pai, aprendemos por várias vias, em especial a do ensinamento de Jesus que o AMOR é o barco da redenção que nos salvará do sofrimento por nós provocados. Ao ver a ficção mostrada no filme, imediatamente nos identificamos com aqueles personagens tão bem elaborados por um escritor que provavelmente têm conhecimentos profundos sobre o ser humano e suas mazelas. Enfim, a frustração de cada um deles é mostrada “nua e crua”, fazendo com que nos lembremos das nossas, e o “mea-culpa” cala profundamente em nosso íntimo, nos vendo assim espelhados.
A individualidade se mistura ao individualismo de algumas pessoas ali perdidas, mesmo sabendo que sua vida e subsistência poderão depender de seus colegas de infortúnio. Assim ocorre com parte da humanidade que, não conseguindo raciocinar, esquecem que todos somos irmãos e, busca nos conflitos armados atingir seus objetivos, não se importando quantas vidas poderão ser ceifadas pelas armas, fome, doenças, etc.
Não há dúvida que o mundo progride lentamente a nossos olhos de encarnados. Ao final do século XIX existiam muitos conflitos armados no mundo. Hoje, em pleno século XXI, já são poucos os que buscam na guerra a solução para resolver problemas. A guerra foi substituída pela pressão econômica e, porque não dizer, pelo fanatismo religioso seguido de brutalidades em alguns lugares do Planeta. Tudo isso se traduz em uma palavra: “IGNORÂNCIA”. Ignorância de tudo aquilo que já foi ensinado por sábios em diversas épocas.
Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, em seu capítulo V, Causas Atuais das Aflições, item 4 (IDE - 40ª. edição), há um parágrafo que diz: “a quem, pois, culpar de todas as suas aflições senão a si mesmo? O homem é, assim, num grande número de casos, o artífice de seus próprios infortúnios; mas, ao invés de o reconhecer, ele acha mais simples, menos humilhante para sua vaidade, acusar a sorte, a Providência, a chance desfavorável, sua má estrela, enquanto que sua má estrela está na sua incúria”.
Infelizmente, ao tomar conhecimento do que acontece no mundo e em particular ao nosso redor, podemos verificar que os nomes DEUS e JESUS estão associados a dificuldades passageiras, ou simplesmente a meros desejos materialistas. As pessoas hoje se fecham em seu mutismo, não por querer paz e sossego, mas por puro individualismo ou medo da violência desenfreada que ocorre neste mundo. Nada fazem para melhorar a situação, mas esperam que outros façam por elas o “milagre” que lhes dê um mundo melhor. As religiões, de uma maneira geral, minimizam essa situação, mesmo quando algumas são deturpadas por interesses escusos. É através delas que o ser humano vem evoluindo moralmente, lentamente, é verdade, mas, evoluindo. “Não pronunciar seu nome em vão” é o que diz em breves palavras o Terceiro Mandamento: A humanidade deverá cada vez mais entender O QUE É DEUS e atentar para os ensinamentos de Jesus, trazidos na sua pureza pela Doutrina Espírita.
Encerro este artigo transcrevendo o item 54 do Livro dos Espíritos: “Se a espécie humana não procede de um só indivíduo, os homens devem deixar por isso de se considerarem irmãos? – Todos os homens são irmãos perante Deus, porque são animados pelo Espírito e tendem para o mesmo objetivo. Por que deveis sempre tomar as palavras ao pé da letra? (Petit Editora/99).
___________________________________________
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. Morgado escreve quinzenalmente neste blog, sempre às sextas-feiras. E-mails sobre esse artigo podem ser postados no blog ou enviados para o autor, nesse endereço eletrônico:
jgacelan@uol.com.br______
___________________________________________

33 comentários:

  1. Bom dia Mestre Morgado,

    A individualidade é, em si mesma, uma ilusão. Porque mesmo que fossemos uma só pessoa neste mundo, o que dizer da Natureza que nos cerca?

    A obra do Criador é magnífica e magnânima. Nela, temos oportunidade para caminhar e aprender que somos uma pequeníssima parte de um todo. E que devemos harmonizar nossa sintonia com o Universo.

    Obrigado, Mestre, pelas reflexões que nos provoca.

    Grande abraço a todos com muita

    PAZ, MUITA PAZ!

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Senhor J. Morgado!
    Eu não assisti ao filme Lost. Mas achei interessante a forma como o senhor abordou o tema de hoje, relacionando-o com o filme. Independente de religião, eu sou católica, as mensagens escritas pelo senhor transmitem sabedoria e muita paz. Um bom final de semana e obrigada pela oportunidade de participar!

    Gabriela - São Paulo - Cásper Líbero

    ResponderExcluir
  3. Sr. J. Morgado


    Linda lição. Os homens, um dia ouvirão Jesus e deixarão de ser excessivamente materialistas e descobrirão que a “Porta Estreita” é o caminho para a paz interior.

    Maria Monge – Mairinque – SP

    ResponderExcluir
  4. Prezado amigo-irmão J. Morgado!
    Suas crônicas a cada quinze dias neste blog são aguardadas com muita expectativa. O leitor que acompanha o blog sabe perfeitamente que você tem outras participações, artigos e crônicas diversas também apresentadas com profissionalismo nesse espaço. Mas, sexta-feira é especial e você, meu amigo, com seu poder de comunicação e com muita filosofia, traça com perfeição temas de importância, profundos, abordados com cautela e maestria, como o de hoje em que fala sobre individualidade.

    A sociedade pós-moderna, meu caro Morgado, vive hoje o que os especialistas chamam de “era do individualismo”. Envolvidas por esse momento, que traz consigo o culto ao egocentrismo, as pessoas estão cada vez menos engajadas em causas que buscam o bem comum e se afastam, portanto, cada vez mais do seu papel de cidadãs.

    Infelizmente, meu irmão, as conseqüências não serão boas, pois o ser humano é naturalmente sociável e, em conjunto, portanto, ele conseguirá sempre mais e melhor. É preciso escapar das armadilhas desse individualismo, revalorizando o ser humano por aquilo que ele é e pelo que é capaz de ser.

    Meu bom amigo-irmão. Parabéns pelo belo artigo e continue erguendo bem alto, como fiel mosqueteiro que é, sua espada da bondade, amizade e sabedoria. Eu gosto muito de você!

    Um forte abraço e vamos em frente!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  5. Queridas amigas e amigos, dileto J. Morgado: permitam-me, antes de tudo, dizer que admiro, respeito e tenho grande afeto por J.Morgado. O que não significa que tenha que concordar com tudo que ele pensa e escreve. Temos grande identidade em principios éticos, compartilhamos da mesma visão em diversos temas, mas estamos sempre em trilhas opostas, no campo do pensamento,quando entram valores e dogmas da espiritualidade. Morgado tem sólida convicção sobre a existência da reencarnação, por exemplo, uma tese que não me é cara, não me convence, a começar pela matemática entre mortos e nascidos que jamais bate, jamais fecha a conta. Morgado tem forte tendência a situar no campo espiritual as explicações e soluções para as mazelas da humanidade. Respeito e acho isso bonito, contudo prefiro que tudo se resolva no plano racional, da realidade que está ao alcance do homem alterar. "A guerra foi substituída pela pressão econômica", diz nosso querido cronista. Onde e quando? Neste exato momento qualquer um de nós pode mapear guerras acontecendo em praticamente todos os pontos do globo, da nossa Colômbia, aqui ao lado (luta armada interna também é guerra), ao mais remoto país da Ásia e África, totalmente distantes da nossa vida e entendimento. Todos os países continuam gastando bilhões em armamentos, que logo se tornam obsoletos. Um antigo estudo garante que tudo que se gasta em armas no mundo daria para alimentar toda a população terrestre durante pelo menos vinte anos. É uma insanidade total. Minha rejeição ao apelo espiritual como utopia para moldagem de um homem melhor deriva do conformismo que ele sempre fomentou, ao longo dos séculos. Um homem que sofre porque numa suposta vida passada cometeu erros, foi pecador. Voltou para cumprir sua pena. E não porque o mundo em que vive é injusto em sua organização social. Como posso aceitar isso, senão como um convite ao conformismo? Pena por crimes tem que se cumprir é aqui mesmo, na vida presente e real, e não na reencarnação. Viver a miséria não é caminho para o paraíso após a morte. É apenas sofrimento que não precisaria existir se o ser humano tivesse evoluído em generosidade e desapego ao dinheiro pelo dinheiro, sem principios, como evolui em todos os campos da tecnologia.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, pessoal!
    Tema polêmico, levantado pelo Milton Saldanha, sobre reencarnação. Nesse ponto, a Igreja Católica evoluiu. Antes pregava as três opções que nos sobravam após a morte: purgatório, céu ou inferno. Agora, o purgatório foi eliminado. Sobram apenas o céu e o inferno. Como será que descobriram que o tal purgatório não existia? Alguém poderia me explicar?

    Queria saber também do J. Morgado o seguinte: no espiritismo, quando a pessoa morre ela vai para o céu ou inferno, antes de reencarnar? Ou não vai para nenhum desses lugares?
    Abraços,

    Miguel Falamansa - Botucatú - SP.

    ResponderExcluir
  7. Ôi J. Morgado!
    Sempre leio todos os seus artigos postados aqui, sobre a filosofia espírita e gosto. Mas, confesso, sou leiga para entrar e discutir esse assunto. O ensinamento que nós extraimos do seu texto é gratificante. Porém, hoje, ouso lhe fazer algumas perguntas, poderia me responder, por favor? Uma das dúvidas gira em torno do "Livro dos Espíritos", citado em todos os seus artigos. Em nenhum deles, o Sr. cita a Bíblia Sagrada, que está em todos os lares cristãos. O espiritismo não crê na Bíblia? Mais uma pergunta: esse "Livro dos Espíritos" seria uma espécie de Biblia espírita? Se for, quem o escreve? Seriam espíritos?
    Obrigada e me perdõe a ignorância sobre essa doutrina. É para aprender que fiz essas perguntas.

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Juliano!!!

    Deus nos criou individualidades, seremos sempre um "eu", nos mesmos, com nossos pensamentos, mas com a aquisição de evolução, seremos individualidades que participam do pensamento coletivo, sempre o "eu" existirá, mas certamente que abandonará o egoísmo, que jamais pode ser confundido com a individualização dos ser.
    Caso não fosse assim, ELE não nos teria criado individualidades, mas também não nos criou egoistas....
    Quanto a amigo acima, a matematica nunca vai bater, pois o senhor só relaciona o que vê e o que conhece, e Deus criou muito mais e muito além do que nossas pequenas inteligências podem conceber, normalmente criamos parametros por aquilo que possuimos de limites, mas comparar o ilimitado ao limitado, é comparar a inteligencia do Supremo a nossa, e isso é demonstração da nossa pequenes...
    Conhece o amigo, acaso, a transmigração da alma?

    ResponderExcluir
  9. Olá Morgado (posso chamá-lo assim?)!
    Sobre o tema de seu artigo hoje, o individualismo, gostei do que escreveu e também do comentário do Edward. Eu penso que a pessoa individualista é também um egoísta, não concorda? Ou pode individualista e egoísta ser a mesma coisa? E a pessoa individualista chama a atenção mesmo sem perceber. Se torna uma chata e geralmente é mal vista numa faculdade ou mesmo num ambiente de trabalho. É aquela pessoa que só sabe conjugar o verbo na primeira pessoa. "eu sou"; "eu fiz tudo sozinha"; "eu entendo tudo" e assim por diante. Não pode ser feliz uma pessoa que age dessa forma. Também não creio que seja fácil modificá-la. Vai continuar sempre dessa forma. Aqui na faculdade tem algumas meninas assim. Empinam o nariz e são as melhores em tudo e nunca precisam de ajuda nem de ninguém.
    Gostei do artigo, quem sabe sirva para consertar, ou mesmo melhorar as pessoas com esse tipo de atitude.
    Beijos...

    Priscila - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  10. Aos meus amigos



    A guerra, infelizmente, é inerente ao ser humano. Há uma pequenina guerrinha particular com o vizinho ou com seu semelhante mais próximo. Há o bairrismo bobo e o excesso de patriotismo (ou patriotada). Em seu individualismo cada um se importa consigo mesmo e o orgulho ou simplesmente o melindre de grandes mandatários, não importa qual o regime político ou religioso, pois todos eles são imperialistas, provocam guerras internas e externas. A vontade de dominar está sempre presente! O sistema de feudo e feudatários não mudou. Houve apenas um disfarce. O homem continua a explorar o homem. Essa é a tônica do materialismo.
    Jesus quando aqui esteve nos mostrou um “código de moral”. Ao contrário de partidos políticos e de religiões mostrou que o que ele pregava não excluía ninguém, ao contrário, incluía tudo e todos. E foi por essa razão que, os incrédulos de má vontade da época o mataram.
    O avanço moral da humanidade é lento. Afinal o que é tempo para a eternidade? No século XIX, as guerras eram muitas. De conquista, de libertação, políticas, religiosas...
    No século XX, Tivemos a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Como “aperitivo”, A Guerra Civil Espanhola e como “sobremesa” a Guerra da Coréia, Vietnã, do Golfo...
    Sem contar com as guerras no Oriente Médio. Os conflitos na Índia... Aqui, ali... Os Estados Unidos intervindo em várias situações, a Rússia também. Os chineses aprontando...
    Aqui na América do Sul, o “caudilhismo”, parece estar querendo ressuscitar. Que o digam os noticiários.
    O amar o próximo como a ti mesmo é o remédio pregado pelo Mestre Jesus. As pessoas
    Ignoram esse apelo. E com crueldade e truculência, vão avançando.
    As mensagens de amor e de carinho e de paz que mostro em meus artigos deveriam bastar para que as pessoas pensassem e repensassem suas vidas. A reencarnação é um fato científico e não religioso. A reencarnação foi desde milênios estudada por sábios e hoje o é por cientistas e filósofos de vários segmentos da sociedade.
    O espiritismo não encontra outra explicação para tanta discrepância, encontros e desencontros. Daí aceitarem e estudarem e experimentarem, a Reencarnação.

    A todos uma vida de Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  11. Senhor J. Morgado, nada entendo do espiritismo, mas sou fascinada pela reencarnação. Onde encontro um livro que explique sobre isso? Seria o Livros dos Espíritos? Minha grande curiosidade é saber quem teria sido eu numa outra vida. Sei, já li em suas explicações. Jamais saberei sobre isso, mas que intriga, sem dúvida...
    Obrigada,
    Bjos,

    Fátima C. Veloso - Uberlândia/MG

    ResponderExcluir
  12. Aos meus irmãos Andressa e Falamansa


    Jesus é o guia maior do espiritismo. A moral espírita é toda baseada nos ensinamentos dessa figura ímpar. Por isso, é evidente que a ciência, a filosofia e a religião espírita se baseiam no Novo Testamento e em muitas coisas também do Velho. É evidente que tudo é baseada à luz da razão. Os dogmas criados pelos homens a partir do século IV, a fim de atingir objetivos escusos, foram eliminados e assim a doutrina na sua origem pode ser mostrada.
    O inferno e o céu estão na consciência de cada um. É ali que ficam guardados cada movimento ou pensamento. Por isso, cada um com sua individualidade. É um currículo que não pode ser falsificado. “Cada um responderá por suas obras”.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  13. Senhor Morgado, ainda não nrecebi sua resposta....
    Obrigada,

    Fátima C. Veloso - Uberlândia/MG

    ResponderExcluir
  14. Não existem fábricas de espíritos!
    Nós sempre existimos, portanto somos eternos.
    Nós não viemos do nada, nós somos o absoluto.
    A própria matéria é eterna.
    Os átomos que compõem nossos físicos são os mesmos que animavam os dinossauros, e todos os nossos antepassados.
    Quando por algum motivo nosso físico vai à falência múltipla dos órgãos, o que acontece, é que a nossa estrutura atômica, vai entrar em decomposição, e entregar a natureza o que a ela pertence.
    Tudo que nós comemos e bebemos, já foram comido ou bebido por alguém, ou por um animal qualquer.
    Os cientistas da NASA que procuram vidas inteligentes fora do nosso sistema solar, sempre tem o cuidado de dizer que, se porventura existir alguma forma racional, em outros orbes, é primordial que elas tenham mãos como as nossas, pois é impossível a inteligência chegar à tecnologia sem essas perfeitas ferramentas de evolução.
    O triste é que nós não damos o real valor nessas abençoadas ferramentas de aprimoramento moral.
    Usamo-las para agredir, e até mesmo matar os nossos irmãos de caminhadas.
    Dando uma volta pelos blogs, eu fiquei surpreso com tanta pornografia explicita existem por ai, fiquei surpreso, eu achava que em blogs teriam pessoas mais refinadas.
    São seres inteligentes usando as mãos de uma forma menos agressiva fisicamente, mas fatal espiritualmente para o seu próprio aniquilamento moral.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  15. Não percam! O primeiro capítulo de:

    O BLOGADO


    Acesse o blog do padre Euvideo.

    http://padreeuvidio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá Fátima

    Moradora da Linda “capital” do Triângulo Mineiro. Você reside em uma região altamente espiritualizada. Aliás, fazendo uma brincadeira com você se me permite: Uma das cidades dos três B. Barretos, Beraba e Berlândia.
    Encontrar literatura sobre reencarnação é muito fácil. Veja bem, eu disse reencarnação, não me referindo a espiritismo. O assunto não é religioso é científico. Assim, você chegando a uma boa livraria é só buscar informações e os autores aparecerão aos montes. Bozzano (Italiano), José Reis Chaves (brasileiro e mineiro), Willian Crookes (inglês) e muitíssimos outros. Você ficará surpresa! Há os antigos e os modernos.
    Na literatura espírita, tanto nas livrarias como nas bancas de livros espíritas você encontrará as obras da codificação como também muitas outras, inclusive romances.
    Estou as suas ordens. Meu email está visível depois de meu currículo.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  17. Seu Juliano

    Vamos ver se encontramos o caminho.

    Anderson Ribeiro

    São Vicente- SP

    ResponderExcluir
  18. Amigo Morgado, excelente artigo que conduz as pessoas de boa índole à reflexão.
    No contexto, aplica-se:
    "E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE "
    sem outros dogmas, misticas ou variações. O mundo segue ao comando dos que nele habitam e ninguém pode alterar o fluxo da história.

    Parabéns pelo texto reflectivo e oportuno.

    Abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  19. Ôi Sr. Morgado, muito obrigada pela resposta. Só que o Sr. errou. Em minas temos mesmo três Bs. Belo Horizonte, Beraba e Berlândia.
    Bom final de semana ao senhor e família...

    Fátima C. Veloso - Uberlândia/MG

    ResponderExcluir
  20. Caro amigo Juliano Morgado!

    É sempre com prazer e alegria redobrada que leio seus artigos e aprendo com eles, porque incitam à reflexão e, ao mesmo tempo, trazem alento.

    Assisti o filme e vários episódios da série Lost. Decididamente um imbróglio fenomenal de individualidades se digladiando num paraíso cheio de perigos, não diferente da selva urbana em que vivemos.

    E quem diria que em pleno terceiro milênio, que deveria ser uma época de luz e de concretização de nossos desejos de justiça, prosperidade e paz, ainda não aprendemos o a exercitar o significado da palavra COMPARTILHAR...

    Ainda precisamos crescer muito. Você nos ajuda, com sua sabedoria!

    Um abraço a todos os amigos do blog. Tudo o que acontece aqui é um grande aprendizado.

    ResponderExcluir
  21. Fátima

    Não errei. Quem conhece Barretos, uma cidade do interior paulista, quase na divisa de Minas Gerais, conhece a brincadeira. Tendo em vista que há muitos mineiros que residem na cidade e ser esta uma passagem obrigatória para quem vai a Uberaba e Uberlândia (para quem transita por aquelas bandas, é claro), o dito folclórico integrou-se. Assim, para os mineiros e paulistas de Barretos, os três “B”. Isso é muito antigo. Não é linda essa integração?

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  22. Amigos do Blog de Ouro, Edward, bôa noite
    Mais um exlênte atigo do nósso Mestre amigo J.Morgado, abordando o tema do qual ele é um professor.
    O Espiritismo trás a muitos, dúvidas, descrenças,controvérsias e admiraçãO.Eu fico com o quarto termo, pois apesar de não seguir a Doutrina Espirita, sempre a respeitei e gósto de aprender cada vêz mais,admirando os artigos do Méstre Juliano Morgado a quem parabenizo por mais ésta aula
    Abraços a todos e um ótimo final de semana

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  23. “É mais inteligente quem empenha-se em SER do que em TER. O que você é, o será para sempre; o que você tem, passará.”

    ***LUMEM***

    ResponderExcluir
  24. Eurípedes Ferreirasexta-feira, 07 agosto, 2009

    Boa noite!
    Primeiro, penso que o assunto a ser discutido e proposto pelo Sr. J. Morgado seria individualidade. Percebi que o assunto não "pegou" como os outros que o Mestre aqui escreveu. Até porque não se encontra "abas" para tecer maiores comentários. Eu tentei encontrar um meio de sair dos comentários já feitos e não encontrei uma fórmula de ser diferente. Fico apenas com o texto brilhante que J. Morgado escreveu, visto que não vejo onde comentar o assunto "individualidade" além do que já foi comentado, e a sensação de que me fez bem essa leitura, ficou bem claro.
    Só não compreendo onde está o Sr. Milton Saldanha, jornalista deste blog que, em todas as matérias de J. Morgado entra para discutir sobre reencarnação. Sr. Milton, foram dadas várias respostas ao Sr. e por onde se escondeu? Estamos esperando que responda aos Srs Eduardo e J. Morgado. Ou se convenceu das respostas que eles lhe deram?
    Uma boa noite!!!

    Eurípedes Ferreira - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  25. Ilustríssimo senhor Eurípedes Ferreira
    - Jundiaí - SP.
    O texto abaixo relacionado foi tirado, da brilhante matéria que o senhor J. Morgado teve a gentileza de expor aqui no blog.

    “O homem é, assim, num grande número de casos, o artífice de seus próprios infortúnios; mas, ao invés de o reconhecer, ele acha mais simples, menos humilhante para sua vaidade, acusar a sorte, a Providência, a chance desfavorável, sua má estrela,
    enquanto que sua má estrela está na sua incúria”.

    Se o ilustríssimo senhor Eurípedes, tivesse prestado mais a atenção nessas pérolas lançadas de encontro com o nosso individualismo, o senhor talvez tivesse uma maneira melhor ,e menos individualista, e faria um comentário mais feliz.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  26. Sr JMORGADO, é maravilhoso ler os seus artigos sobre moral. O Sr se não me engano fez 74 anos agora em julho não é? Muito bem. Que raciocínio! Isso é de dar inveja. Parabéns. Em relação os comentários do Sr Milton Saldanha sobre guerras: no século 19 existiram mais de 100 conflitos armados no planeta, dentro desses houve mais de 30 guerras. Por tanto Sr Milton Saldanha...

    Montes Claros – MG.
    23:39Hs

    ResponderExcluir
  27. Geraldo Foroni Mazzasábado, 08 agosto, 2009

    Prezado Sr. Simão Gomes!
    Por favor, aprenda a ler. Não conheço o Sr. Milton Saldanha, mas sou obrigado a defende-lo. Deixa de ser ignorante, Sr. Simão. Leia o que o Milton escreveu. Quem disse que não há mais guerra em seu texto foi o Sr. J. Morgado, que escreveu assim: "A guerra foi substituída pela pressão econômica".
    O Milton, foi contra essa frase mal colocada de J.Morgado, rebatendo que: " Onde e quando? Neste exato momento qualquer um de nós pode mapear guerras acontecendo em praticamente todos os pontos do globo, da nossa Colômbia, aqui ao lado (luta armada interna também é guerra), ao mais remoto país da Ásia e África, totalmente distantes da nossa vida e entendimento.
    Todos os países continuam gastando bilhões em armamentos, que logo se tornam obsoletos.
    Um antigo estudo garante que tudo que se gasta em armas no mundo daria para alimentar toda a população terrestre durante pelo menos vinte anos".
    Prestou atenção, sua anta de Minas. Felizmente o Sr. não é paulista...E fique sabendo que um homem de 74 anos não é um debilóide, viu? Claro que o Sr. J. Morgado tem raciocínio, por acaso pensa que pessoas de 74 anos ficam doidas? Sai fora, "Simão da Minas".

    Geraldo Foroni Mazza - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  28. J.Morgado

    Adorei o seu artigo e, aprendo cada vez mais com suas materias inteligentes.


    Jacira - SBC

    ResponderExcluir
  29. Luiz Antônio de Queirozdomingo, 09 agosto, 2009

    Caros amigos,

    Quero abordar um ponto que teve algumas controvérsias.

    Transcrevo a questão 743 de o Livro dos Espíritos:

    A guerra desaparecerá um dia da face da Terra?
    - Sim, quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a lei de Deus; então todos os povos serão irmãos.

    As questões seguintes nos esclarecem sobre o papel da guerra.
    Em alguns povos e situações ainda é necessária. Com o progresso, especialmente moral, ela desaparecerá.

    Recomendo leitura do livro, Joana D!arc de Leon Denis. Mostra a saga dessa heroína, que ainda jovem, aceita a missão, orientada pela Espiritualidade, a transformar a França numa nação, que até então, dominada pela Inglaterra, estava esfacelada e dividida. Poucos séculos depois, a França se torna a nação Luz. Pode ser baixado pela internet, através do endereço: http://www.autoresespiritasclassicos.com/Leon%20Denis%20Livros/Joana%20Darc/Leon_Denis_Joana_Darc.htm

    Luiz Antônio de Queiroz
    O mineirinho - Franca -SP

    ResponderExcluir
  30. Ana Célia de Freitas.segunda-feira, 10 agosto, 2009

    Olá J.Morgado.
    Seus artigos são esperado com grande expectativa,é valioso e uma lição de vida ler e reler esses textos magníficos que você escreve com tanta maestria.
    Me fez lembrar o refrão dessa música:É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...
    Parabéns e muita paz.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir