sexta-feira, 29 de maio de 2009

ANIMALIDADE VERSUS ESPIRITUALIDADE

J. Morgado
***
Vivemos em um mundo onde as pessoas ainda

se deixam levar por instintos animalescos
______*______
Muita celeuma se criou em torno do aborto de uma garota de nove anos estuprada pelo padrasto. O fato em si, que não é nenhuma novidade, ganhou as manchetes de jornais, revistas, televisão e rádios por muitos dias. Escandalizou a população brasileira e de outros países devido ao sensacionalismo criado pela imprensa.
A violência sexual contra a criança é quase tão velha quanto o mundo. Guerras tribais, guerras antigas e modernas, povos que vivem isolados do resto do mundo, etc. praticam esse tipo de crime hediondo. Nas guerras, o botim inclui o estupro de mulheres, sejam elas crianças ou adultos. Uma realidade que a humanidade sabe que existe, mas finge ignorar. Há regiões no Brasil e, em muitas partes do mundo, onde numa simples observação pode-se notar que o incesto é comum. A semelhança entre as pessoas e o número de indivíduos com características anormais são gritantes.
Nas estradas brasileiras, principalmente as localizadas em regiões carentes, crianças de 6, 7, 8 ou mais anos se prostituem a mando de seus pais ou prepostos. Muitos dos motoristas, infelizmente, não estão se preocupando nem um pouco. Apenas o desejo da satisfação sexual é o que importa. Essa depravação do ser humano, onde se inclui a prática da pedofilia, como disse acima, é um costume muito antigo. Em civilizações tidas como modernas para a época, os egípcios, os gregos, os romanos, etc. promoviam verdadeiros rituais de iniciação sexuais. Os infantes eram os preferidos. Orgias em nome de deuses da luxúria eram comuns. Infelizmente, esses costumes ainda não foram erradicados da face da Terra. O homem moderno trouxe, através de seu espírito, essa herança. Essas imperfeições só desaparecerão depois de muitas reencarnações. O que estou escrevendo não é nenhuma novidade. Tudo isso é, vez ou outra, motivo de reportagens especiais nos órgãos de imprensa. Nada acontece! A literatura mostra casos e mais casos sobre essas atrocidades através da história. Quantos abortos espontâneos e outros provocados acontecem por esse enorme rincão brasileiro? E estou falando apenas de garotas de 9, 10 ou mais anos vítimas de parentes: pais, padrastos, irmãos e também vizinhos etc.
Nos ambientes mais civilizados, mas com bolsões de pobreza, os casos acontecem em maior quantidade. Mas no âmbito também conhecido como alta sociedade ou classes mais favorecidas também. Por quê? A resposta para a pergunta acima é: IGNORÂNCIA! Vivemos ainda em mundo em que as pessoas, longe do que pregam as religiões, se deixam levar por seus instintos animalescos de outrora. O que interessa a eles é apenas o prazer do momento. As conseqüências? Ora conseqüências... Pensam em escapar das leis dos homens usando artifícios nefandos, como as leis, cheias de meandros ou corrompendo autoridades e o que é muito pior, aniquilando de vez suas vítimas.
O Espiritismo é a única Religião que explica o porquê disso tudo. Baseada no tripé filosofia, ciência e religião, nos dão as respostas que tanto necessitamos. No caso em que estamos abordando, a questão número 359 do “Livro dos Espíritos” é bem elucidativa: “No caso em que a vida da mãe estaria em perigo, pelo nascimento da criança, há crime em sacrificar a criança para salvar a mãe?” “– É preferível sacrificar o ser que não existe a sacrificar o que existe”.Mas, vejam bem, “se a vida da mãe estaria em perigo”, quem estaria apto a diagnosticar essa situação? É claro que são os médicos! Profissionais que estudaram anos a fio para situações como essa. E se o médico em vez de usar a sua sapiência com isenção de ânimo se deixou levar pelo clamor popular? O mesmo clamor popular que é favorável à pena de morte, ao aborto, a eutanásia, ao linchamento... A resposta para nós espíritas é simples: – perante as leis dos homens nada acontecerá. Sua consciência o cobrará inevitavelmente! Nada temos com isso! O problema é apenas das pessoas envolvidas no caso. Cada um responde por seu livre-arbítrio. “Quem for livre de pecado que atire a primeira pedra”, nos ensinou o Mestre. O Estatuto Universal de Moral nos foi mostrado por um homem que se sacrificou pela humanidade para propagá-lo há mais de dois mil anos. A sociedade de então, não aceitava sair de seus “status quo” para abraçar a doutrina do amor. E parece que a situação ainda não melhorou muito, apesar dos vinte séculos decorridos. Animalidade versus espiritualidade. Essa frase é de Emmanuel e psicografia de Francisco Cândido Xavier, inserida no cap. 26 – Obreiros da Fé - do Livro Fonte Viva- edição FEB/86. Uma luta constante do homem tentando evoluir, saindo de vícios morais terríveis, para o que poderíamos chamar de consciência limpa e pronta para avançar rumo ao infinito.
Sigmund Freud (1856/1939), considerado o pai da psicanálise, desenvolveu todo um estudo a respeito da sexualidade e a interferência na libido no caráter das pessoas dentro do mundo material. Carl Jung (1875/1961), seu contemporâneo, psiquiatra, apoiou seu colega e foi mais além; avançou nos estudos além matéria sobre o mesmo assunto (quem se interessar, há farto material na internet).
____________________________________________________________
*J. Morgado é Jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. Morgado escreve quinzenalmente neste blog, sempre às sextas-feiras. E-mails sobre esse artigo podem ser postados no blog ou enviados para o autor, nesse endereço eletrônico:
jgacelan@uol.com.br
____________________________________________________________

42 comentários:

  1. Fico honrada em colocar o primeiro comentário no blog caro Jornalista.
    Depois de ler seu artigo eu e minha mãe pegamos o Livro dos Espíritos e o Livro Fonte Viva para obtermos a informação necessária para com o assunto proposto em seu artigo.
    Fico sem palavras! Pois o artigo está escrito de maneira clara e com informações históricas, cientificas e espirituais.
    Parabéns caro Jornalista, assunto muito intrigante esse, porem escrito de maneira clara e objetiva.

    Renata - S.B. do Campo

    ResponderExcluir
  2. Caro Jornalista, assunto polêmico esse em?
    Conheci em 1982, em uma viagem de trabalho em Porto Trombetas, pessoas ribeirinhas onde o pai iniciava a vida sexual de suas filhas entre nove e dez anos de idade.
    Isso me chocou, pois nunca havia imaginado que poderia algo assim existir. Então entendo perfeitamente o que o Jornalista quis dizer. Animalidade e ignorância foram o que pude ver nesta situação na qual pude conhecer. Ainda não doutrinada não pude ter a visão clara que o espiritismo hoje pôde me passar.

    Parabéns pelo seu belo artigo.

    Jacira - SBC

    ResponderExcluir
  3. Adorei o artigo, parabéns jornalista.
    Comecei a frequentar um centro espirita e agora estou começando a entender certas coisas.
    Ainda chego lá! Tudo ainda é muito complicado para mim.
    Obrigada

    Neli Maria

    Barra da Estiva - Bahia

    ResponderExcluir
  4. Dignificante e educativo seu artigo de hoje J. Morgado, além de esclarecedor.
    Obrigada
    Maria Monge

    Mairinque - SP

    ResponderExcluir
  5. Bom dia J. Morgado e amigos (as) deste blog.
    Habitualmente, meu caro amigo Morgado, quando falamos em abuso sexual contra crianças, associamos o caso a um psicopata ou a um pedófilo. Na maioria das vezes, porém, isso ocorre com homens comuns, que agem normalmente em sociedade, mas em casa mostram-se doentes, deprimidos, têm dificuldades nas atividades sexuais, neuróticos que acabam encontrando nas filhas a relação que lhes preenche o vazio afetivo. Essa situação, infelizmente é muito comum. Até porque, quando a sociedade ainda não estava organizada nos padrões atuais, a relação endogâmica era aceita. Hoje, proibido, o incesto é um tabu não respeitado por muitos.

    Esse assunto complexo abordado por você, Morgado, tem vários aspectos a serem analisados, mas um que acredito ser de real importância é termos dados sobre todas as formas de violência contra a criança para que políticas públicas possam ser estabelecidas. É lamentável que no Brasil essas informações sejam superficiais, pouco expressivas e que não representem a realidade do país. Mas de toda forma essas informações são válidas e importantes como uma amostra, como um indicativo e a sua divulgação é relevante para levar à discussão do tema pela sociedade, através dos meios de comunicação.

    Os casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes, Morgado deixam evidentes as relações de poder desiguais, onde a pobreza e a indigência, vinculadas à concentração de renda, às relações culturais e de raça, são seus principais determinantes.

    Para terminar, porque o assunto vai longe, temos que destacar também, Morgado, a exploração sexual infanto-juvenil com fins comerciais e lucrativos. A criança é tratada como objeto sexual ou, como queiram, uma mercadoria. A produção e comercialização de materiais pornográficos, como vídeos, filmes e também sites na internet, também são considerados exploração sexual. É preciso dar um basta nisso. E não devemos cruzar os braços e esperar apenas que nossas autoridades por si só resolvam esse grave problema. É preciso que todos se unam contra esse tipo de agressão animalesca contra nossas crianças.

    Abraços, meu irmão Morgado e parabéns pelo texto de hoje!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  6. Prezado J. Morgado,
    pedofilia é um delito contra a inocência das crianças, seus efeitos são devastadores para a vítima e péssimos para toda a sociedade. Uma criança violada poderá ser um adulto incapaz de sentir emoções boas, de amar, de viver de modo saudável e mesmo de trabalhar. E se não tiver força de trabalho, quem pagará a conta será toda a sociedade do país, não é?
    As crianças de hoje são os empreendedores do futuro. Roubar de apenas uma delas o futuro, como esses trastes pedófilos roubam, não se encerra apenas no dano causado ao ser humano, mas à toda uma sociedade.
    Aceite meus cumprimentos J. Morgado, por mais esse texto lúcido que nos faz pensar e lutar para que nossas crianças tenham um futuro nesse Mundo tão conturbado em que vivemos hoje.

    Karina - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  7. Sr Juliano.. seu artigo acende mais uma luz nas trevas da ignorância de muita gente.Tenho tentado seguir a doutrina espirita e encontrei nela a resposta para muitas perguntas e alcançado muitas bençãos de saude e paz interior. Aprendi que vivemos num planeta de provas e expiações. A caminhada do desenvolvimento espiritual é infinita e o homem ainda está no inicio de seu desenvolvimento espiritual. Sómente através do despertar da consciência podemos chegar a um nivel de desenvolvimento verdadeiramente humano. É preciso que êsses casos sejam denunciados para que as pessoas se conscientizem de atos que ainda beiram a barbárie e intoleráveis nos dias atuais.Que muitas vozes se levantem na defesa da vida e da paz para todos neste planeta. Parabéns por mais este artigo..
    Obrigada
    Cristina SP

    ResponderExcluir
  8. O Brasil deve tomar vergonha na cara, J. Morgado. Será que somente quando assassinatos ou estupros acontecerem com um membro da família de algum político teremos a tão sonhada mudança do código penal? Se é assim, Deus me perdõe, que seja logo… Não aguento mais viver a vergonha de ser brasileiro…

    Paolo Cabrero - Itú - SP.

    ResponderExcluir
  9. Em todas as matérias de autoria do amigo e xará aqui públicadas, sempre aprendemos algo, quér de história,atualidade,doutrina Espirita etc...
    No artigo de hoje ele (Morgado)nos
    faz refletir qual será o destino da humanidade,com tanta maldade correndo o mundo.
    Pedofilia é uma prioridade a ser combatida no mundo inteiro,e mesmo países com penas mais sevéras para esse tipo de crime, desde a antiguidade até hoje não conseguiram extingui-lo
    O que dizer então deste nósso Páis?
    Sómente a Lei Divina poderá um dia castigar ou absolver o espirito desses criminosos,pois aqui na terra e com o advento da informação instantanea. percebemos que estamos perdendo éssa guérra.
    Infelizmente.
    Parabéns ao amigo J.Morgado por mais ésta aula
    Abraços a todos.
    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  10. Luana - Lisboa - Portugalsexta-feira, 29 maio, 2009

    Jornalista J. Morgado...
    Tratas hoje de um assunto que me arrepia sobremaneira.
    Chego à conclusão que este mundo está cada vez mais pervertido no pior sentido da palavra. Aqui em Portugal temos um caso em que várias pessoas foram acusadas por crianças de uma instituição estatal que toma conta de meninos orfãos ou que vêem de familias incapacitadas para os ter a vários níveis, de serem usadas para prostituição, sendo levados por pessoas da própria instituição para casas de gente bem ilustre e famosa da nossa vida social, como Embaixadores, Advogados, médicos, Jornalistas famosos etc.Por incrivel que pareça só o dito homem que os levava e que tb tinha sido criado na instituição e sido abusado em criança ficou preso.Todos os outros estão cá fora gozando de boa saúde e estando, até alguns, já a aparecer de novo em festas e colunas sociais.Uma vergonha! Nestas alturas sinto vergonha de viver neste mundo tão podre!!!

    Luana - Lisboa - Portugal

    ResponderExcluir
  11. Ôi, Morgado.......
    Pedofilia é algo que tem que ser combatido dentro das nossas casas. A quase totalidade de crianças abusadas, segundo pesquisa que li recentemente, foram vitimas de parentes e amigos. A orientação ainda é a melhor arma que temos.
    Não interessa o quanto você está cansado ou cansada da sua rotina de trabalho. Em casa procure conversar com seus filhos. Sobre coisas banais, amenas… ganhe a confiança deles, seja amigo. Assim eles estarão protegidos e aptos para denunciar. Meus pais sempre fizeram isso, nos aconselhando no presente e nos preparando para o futuro, hoje eu e minhas duas irmãs somos agradecidas à eles.
    Abçs,

    Larissa ( Cásper Líbero) SP.

    ResponderExcluir
  12. Olá meus amigos


    Como vocês podem ver no comentário da Luana, residente em Lisboa, Portugal, o problema do desvario sexual e a impunidade não acontecem somente no Brasil. Ele está em toda parte. A solução? Aperfeiçoamento moral!

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  13. Olá J. Morgado!
    Há cerca de um mês se discutiu aqui na Faculdade sobre a pedofilia no interior da Igreja Católica no Brasil. Um fator agravante é a postura da hierarquia eclesiástica brasileira, que, ao contrário do que aconteceu nos EUA, mantém a política do silêncio, abafando denúncias e protegendo os agressores.
    Sou catolica, e penso que esses casos todos que envolvem os padres simplesmente é pelo fato da castidade ser obrigatória.
    Sexo no meu ponto de vista não é pecado, desde que feito da forma normal. Eu nunca li na Biblia que o homem pra servir a Deus teria que ser solteiro. Penso que a igreja deveria mudar essa lei e seguir sim, o que manda a Bíblia, que diz "crescei-vos e multiplicai-vos", ou irá viver sempre com esse tipo de problema. E o que é pior, envolvendo pobres crianças inocentes.
    Obrigada pelo espaço.
    Bjs,

    Adriana ( Metodista) SBC

    ResponderExcluir
  14. Queridas amigas e amigos
    Depois de uma semana de agenda lotada, em Porto Aegre, tenho o prazer de reencontrar todos vocês. Já dei um passeio pelas crônicas e comentários anteriores, que não tive tempo de ver antes, e constatei com alegria que o blog do Edward de Souza está cada vez melhor. E a presença hoje do J.Morgado comprova isso. O tema não é novo, como ele mesmo diz, mas é sempre atual e será sempre pouco tudo que se posssa fazer no combate a este crime. Violência contra crianças é a pior das covardias. Só leis realmente duras e sem chances de apelação poderão reduzir o problema. Infelizmente esses criminosos sempre estarão por aí, em todas classes sociais, religiões, instituições. E muitas vezes acobertados pelo uso de dinheiro e poder, portanto cercados de coniventes.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  15. Grande amigo e irmão Morgado,

    Obrigado por mais esta aula sobre espiritualidade. Bom será se as pessoas perceberem que o desvario moral do ser humano contemporâneo manifesto na agressão a crianças e adolescentes é apenas um dos muitos desvios da alma. Somos tidos como animais racionais. Mas a irracionalidade da sociedade não pode ser curada apenas com leis mais severas e punições rigorosas para os agressores. O mundo precisa urgentemente de um amplo tratamento espiritual. Creio ser este o principal aspecto apontado em sua crônica de hoje.
    Parabéns e paz, muita paz, querido amigo.

    Abração a todos,

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  16. Ôi. J. Morgado!!!

    Um belo texto para que possamos refletir sobre esse enorme problema de nossas crianças em todo o Mundo, entregues à própria sorte. Triste esse estado de coisa. Precisamos fazer a nossa parte, para depois termos condições de cobrar das autoridades leis que punam com severidade esse crime de pedofilia que envergonha nosso Planeta.
    Um bom final de semana a todos...

    Gabriela ( Metodista) SBC

    ResponderExcluir
  17. Nós brasileiros não temos noção do tesouro que temos em nossas mãos.

    Quando se fala de notícia ruim, parece que o mundo caiu em nossas cabeças, e que só nós temos problemas, e não damos conta que os males atingem todo o orbe planetário.

    O desequilíbrio sexual é uma praga daninha que invadiu todos os segmentos da nossa sociedade.

    “Apocalisticamente” falando, as mazelas que nos assolam é justamente para a auto seleção do joio e do trigo.

    Deus não pune ninguém, e muito menos separa os bons dos ruins. Somos nós, através dos nossos atos e das nossas aptidões, é que decidimos por nós mesmos as nossas escolhas e o lado que queremos ficar, à direita, ou a esquerda da divindade.

    O que existe no universo é um grande respeito pelo livre arbítrio.

    A divindade nos dá várias opções de caminho, sem nos obrigar a caminhar por esse ou aquele caminho.

    O mestre nos advertiu: “A semeadura é livre, más a colheita é obrigatória”.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  18. Lindo texto, J. Morgado!
    Resta a nós rezarmos para que se encontre uma solução para todos esses problemas envolvendo menores. Li outro dia que o sexo feminino é o que mais sofre, quando se trata de pedofilia infantil, chegando a 80 por cento de casos registrados. Estava lendo o comentário acima, e verifiquei que nosso Padre Euvídio está inspiradíssimo hoje. Uma bela mensagem também a sua, padre.....
    Beijinhos pra vcs,

    Thalita ( Santos)

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Juliano!!!

    Quando tratamos da animalidade do estado espiritual, sempre destacamos a conduta como alheia...
    Esquecemos de que "nós" espiritos reencarnantes é quem estavamos aqui, nos seculos e milenios passados, estuprando, fazendo guerras, corrompendo, etc. Quantos de "NÓS" ainda continuam contribuindo com tudo isto, quando ensinamos aos pequeninos a só fazer algo mediante paga ou recompensa, "se passar de ano te dou bicicleta nova", "te pago um lanche, mas vc irá fazer um serviçinho na minha casa". Quantos dos estupefados com os horrores dos escandalos sexuais, e corrupção da alma olham revistas eroticas, pornograficas, que entram em sites de nudez??? Ah! a animalidade espiritual é do outro, minha não!!!!
    Quantas piadinhas envolvendo o sexo, são contadas só para alegrar o ambiente, descontrair??? Quantos ensinam os filho a dançar na boquinha da garrafa!!!!!
    Piedade Deus, para todos nós, pois ainda não podemos descortinar nossas consciencias, perante ao semelhante, pois ela nos é motivo de escandalo!!!!
    O espirito ainda é animal, primitivo, porque não quer deixar de lado aquilo que ainda lhe causa prazer, gozo, e esse espirito é o nosso e não do outro.
    Aquele que não tiver escandalos que atire a primeira pedra, ou que em encontrando os escandalos dentro de si, disciplineo!
    Padre pedofilo, sim, os há, mas também muitos puritanos, espiritas, jornalistas, policiais, juizes, comerciantes, carolas e etc, o mal não é barrado por cultura ou titulos, mas sim oculto por eles...
    Dia virá em que nos encontraremos nus perante ao Pai, ai sim...

    um abraço a todos....

    ResponderExcluir
  20. Como vai Seu Juliano

    O Sr. continua afiado como sempre. Quanto mais leio seus artigos mais eu aprendo.

    Que Jesus lhe abençoe

    Obrigado

    Anderson – São Vicente

    ResponderExcluir
  21. LUIZ ANTÔNIO DE QUEIROZsexta-feira, 29 maio, 2009

    Caros Amigos,

    No atual estágio evolutivo que encontramos é natural que ainda aconteça comportamentos dessa natureza.

    À primeira vista parece que está havendo um retrocesso na condição moral da humanidade.

    Se olharmos de mais alto, abrangendo toda a história da humanidade, constateremos que é o oposto. Estamos passando por uma fase de transição onde esses comportamentos, comuns na sociedade, abafados pela hipocrisia, vão tomando vulto e comovem à medida que vamos evoluindo.

    Reflitamos sobre os ensinamentos do mestre Jesus; "Porque é necessário que haja o escândalo, mas aí daquele por quem vem o escândalo” Mateus, XVIII: 6-11

    Façamos a nossa parte e não nos perturbemos.

    Abraço Fraterno

    Luiz Antônio de Queiroz
    Franca-SP

    ResponderExcluir
  22. Mestre Juliano Morgado:
    Como de praxe, excelente e polêmico seu artigo.
    O comentário da Luana, de Lisboa, talvez esteja mais próxinmo a realidade do mundo, ontem, hoje e, infelizmente, sempre.
    O Brasil, espelho inicial de seu artigo e de alguns comentários seguintes, é apenas uma pequena fração da brutalidade física e moral da humanidade antes, durante e após Jesus Cristo.
    Pais pobres expõem crianças na vitrine do sexo; pais ricos compram o produto exposto. Quem comete crime maior ?
    Acredito, caro Morgado e amigos deste blog, que a tendência é a coisa ficar pior, já que a ampla divulgação pela imprensa banaliza os horrores que passam a fazer parte do cotidiano.
    Só Deus, ninguém mais, tem o andídoto para as barbaries.

    Abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, amigos!

    Todos nós, que fazemos parte deste espaço de comunicação e opinião, somos abençoados, a cada dia, com novos ensinamentos, que nos elevam como pessoas, que nos fazem pensar e refletir acerca do que somos e qual é a nossa missão neste mundo.

    O ensinamento de hoje nos vêm de uma pessoa sábia, experiente, sensível, que tem o dom da palavra e não hesita em compartilhar o seu conhecimento vasto com todos os leitores deste blog.

    Isso emociona e alegra a todos nós.
    Porque é sempre uma palavra de esperança, embora aborde, frequentemente, os descaminhos humanos, mas como ele mesmo refere, no texto, "uma luta constante do homem tentando evoluir, saindo de vícios morais terríveis, para o que poderíamos chamar de consciência limpa e pronta para avançar rumo ao infinito".

    Parabéns, Juliano Morgado! É sempre uma honra e um aprendizado ler o que você escreve. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  24. Agostinho Freitas (Moleque Sací)sexta-feira, 29 maio, 2009

    Senhor Morgado, eu também gosto muito de ler seus artigos aqui no blog. Procuro ler duas ou até três vezes, bem devagarinho pra pode aprnder. Sempre que se fala nessas coisas de pedofilia, leio muito na internet, todo mundo pede pena severa, aí eu falo em pena de morte e quase me batem. Poque vivem pedindo lei severa então, sêo Morgado? Vai tê que continua assim mesmo, nada muda.

    Obrigado ao senhor

    Agostinho Freitas (Moleque Sací)
    Pindamonhangaba - SP. (fico três horas para escrever o nome da cidade, letrinha pur letrinha, até dá certu)

    ResponderExcluir
  25. Olá meus amigos

    Vivemos ainda em um mundo frágil moralmente. Cabe a cada um de nós a responsabilidade de termos uma morada cada vez melhor, mais arrumada, mais higienizada, mais cheia de amor – “Há muitas moradas na Casa de meu Pai”, palavras atribuídas a Jesus – .
    É só estudarmos a história do mundo e observar os fatos que nos rodeiam todos os dias para chegarmos à conclusão que 2 + 2 = 4.
    O homem é ainda um ser corrompido. Corrompido pelo orgulho e todos os seus filhos diletos.
    Deus em sua infinita bondade, nos deu o livre-arbítrio para que com sabedoria e não com ignorância, fizéssemos bom uso dele. Assim, com méritos próprios, vencer os obstáculos que nos mesmos colocamos em nosso caminho, fazendo jus a uma das infinitas moradas referidas pelo Mestre.

    Paz. Muita Paz,

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  26. Os psiquiatras dizem que: "...uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental..." . Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, o retardado pode ser você!!

    Essas e mais outras no blog do padre.

    Padre Euvidio

    ResponderExcluir
  27. Na vida tudo é relativo. Um fio de cabelo na cabeça é pouco; na sopa, é muito!
    LUMEM

    ResponderExcluir
  28. Descontraindo...
    Observando atentamente a foto do glorioso Morgado e lendo seus magnificos artigos, entendo porque o nosso Edward concluiu que o Juliano consegue tirar som melodioso de uma tartaruga. Afinal, foi olhando esta foto que o "chefe deste blog" deduziu que a tartaruga era um violino.
    De duas, uma: o Morgado é realmente um gênio, ou o Edward necessita visitar, urgentemente, um oftalmologista. Torço e acredito mais na primeira hipotese.
    Muito frio e garoa aqui no ABC.
    abraços a todos.
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  29. J. Morgado
    Gosto muito dos testos aqui do blog, mas me identifico muito com seus artigos do Jornalista.

    Proposta muito polemica essa!

    Meus parabéns pelo belo artigo de hoje.

    Daniel - Salvador

    ResponderExcluir
  30. Parabéns, o artigo esta muito bem escrito.
    Gostei muito do modo como conduziu as palavras.

    Grande abraço

    Marcelo - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  31. Assunto muito triste jornalista.
    Muitas vezes esquecemos que essas tragédias acontecem aqui, quando vemos isso na televisão parece até mentira.
    Não nos damos conta que isso está muitas vezes bem debaixo do nosso nariz.

    Muito bom ... com certeza vou ler os livros descritos no fim do artigo.

    Obrigada.

    Joana - São José dos Campo

    ResponderExcluir
  32. Assunto muito triste jornalista.
    Muitas vezes esquecemos que essas tragédias acontecem aqui, quando vemos isso na televisão parece até mentira.
    Não nos damos conta que isso está muitas vezes bem debaixo do nosso nariz.

    Muito bom ... com certeza vou ler os livros descritos no fim do artigo.

    Obrigada.

    Joana - São José dos Campo

    ResponderExcluir
  33. Inspiradíssimo o Blog hoje. Mestre Morgado espalhando saber espiritual, a Nívia cada vez mais penetrante, o Lavrado lembrando que o Edward precisa urgentemente de um oftalmologista e o moleque saci penando para escrever p i n d a m o n h a n g a b a. Ufa!
    Agora, Padre, essa de blog?
    O bispo sabe?
    O cardeal sabe?
    O Papa está sabendo?

    Se eles sabem, então podemos todos nós aqui também saber, não?
    Padre: abre logo o jogo logo vai!

    Grande abração e
    bom final de semana aos
    amigos do Blog

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, amigos Morgado e Lavrado!
    Muita correria hoje. Estive aqui ao lado, depois do almoço, na cidade de Uberaba, menos de uma hora de carro, para resolver assunto pendente. Visitei alguns amigos do Jornal de Uberaba e depois, em off, vamos bater um papinho. Não vale a pena estragar uma velha amizade por pouca coisa.
    Vamos tocar em frente e falar sobre o violino mágico de Morgado e o seu comentário acima. Pode até ser que eu precise de um oftalmologista, caro Lavrado, mas peguei um binóculo agora, dos tempos que eu caçava rã nos córregos de Franca e resolvi aproximar suas lentes dessa tartaruga. Continuo enxergando o Morgado tocando um violino, não tem jeito. Olhe bem e me diga se estou errado ou não. Tem uma coisa, se for mesmo uma tartaruga, tadinha...

    Amanhã tem mais, estou exausto e vou cair na cama bem cedo, em plena sexta-feira. E, como não vi meus e-mails hoje, percebi pelo blog que o Milton Saldanha já está de volta. Ótimo. Estou com os dólares dele para entregar faz tempo.

    Ao irmão J. Morgado, meus cumprimentos. Quando cheguei e vi que mais de 400 pessoas haviam visitado o blog, tive certeza de seu sucesso!

    Abraços!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  35. Ehehehehe,
    vai dormir Edward, vai logo. Pelo jeito, a viagem de volta foi looonga, com aquelas paradas estratégicas pra molhar o bico, insistentemente seco por essas paragens, não foi?
    Que santa inveja!

    Durma com os anjos,

    édison motta
    Santo André, sp

    ResponderExcluir
  36. Já que o Édison deu um ultimato ao padre, vamos colaborar. Vejam algumas frases que ele colocou no blog dele... Como o bispo deixa? Como o papa permite? E isso que vou apenas "colar" as + inocentes... São dezenas! Quem quiser ler o resto que acesse o blog do padre...
    .............

    "Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam... Não é bonito, mas é profundo."

    Errar é humano. Colocar a culpa em alguém, então, nem se fala.

    "Se for dirigir não beba. Se for Beber...me chame ."
    ............

    and so on...

    P.S.: Nada contra o Senhor, Pe. Euvídio, muito pelo contrário. O seu blog vai explodir de acessos!

    ResponderExcluir
  37. Pois é...
    O amigo-irmão Edward está brabo comigo porque entendo que ele confundiu uma tartaruga com um violino ou vice-versa. O glorioso Motta festeja as paradas obrigatórias no trecho Uberaba/Franca e fica por isso mesmo ?. Acho que é rusga do "mestre" porque sou o seu São Paulo não vai bem das pernas. Aliás, agradeça a gripe do porco que tirou o mexicano Chivas da Libertadores, caso contrário o arco-iris já teria dançado nessa falida Taça Jipe e estaria preocupado apenas com o Brasileirão.
    Se você ficar mais uns três dias com os dolares do Milton Saldanha certamente não será preciso devolver. A moeda americana está mais em queda que o São Paulo na Libertadores.
    Dormir cedo faz bem, acorda mais manso.
    abraços a todos

    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  38. Oi nivia, boa noite. Boa noite a todos!
    A idéia inicial de fazer esse blog “MEMÓRIAS DE UM PADRE” era apenas para ter uma carinha aqui do lado na janela de diálogo do blog do EDWARD.

    Mas aconteceu. Eu fiquei contaminado pelo “vírus bloguistycus” e não parei mais.

    Eu também recomendo o blog da nivia, “INTERFACE ATIVA” hoje tem uma aula de economia em espanhol lá, muito legal, vale a pena ver.

    Edward para de mandar email pedindo para eu revelar quem eu sou. Sou um padre caramba!

    E não vem com essa de pedir direitos autorais não.
    Seu blog é bom, mais o meu é melhor. KKKKKKK.
    Padre Euvidio

    ResponderExcluir
  39. Valentim Miron Franca SP.sexta-feira, 29 maio, 2009

    Segundo eu tenho aprendido com o espiritismo, a idade sideral de todos os espíritos, de todos os reinos (mineral, vegetal, animal e hominal) são as mesmas.
    O que difere uns dos outros são as experiências vividas na matéria. Uns tem mais experiências, e outros menos.
    Os que ainda não tem experiências na matéria, são chamados de ovóides.
    Ovóide, é o inicio do principio inteligente, a ser colocado na matéria, para a luta da evolução.
    Para chegar onde estamos como seres humanos, foram milhões de milênios.
    É muito triste ver que muitos irmãos de jornada terrena estão colocando as suas conquistas em segundo plano, e conseqüentemente correndo o risco de por tudo a perder.
    Animalidade seria talvez, agir como animal mesmo, gerando uma inconsciência espiritual, alimentando apenas os desejos eminentes do físico. Espiritualidade é o contrário, talvez fosse tentar pelo menos aproximar de ser um anjo, mesmo usando os instintos animais somente para a sobrevivência da espécie.
    Valentim Miron

    ResponderExcluir
  40. Jukinha Delfinóplois MGsexta-feira, 29 maio, 2009

    Foi só mandar um brasileiro pro espaço que já sumiu um planeta!...

    Frase tirada do blog do padre.
    Joaquim tadeu de melo

    ResponderExcluir
  41. Édison Motta, Pisssss, segredo, “cruis credu” dexa us homi sabe naum.

    Padre.

    ResponderExcluir
  42. Padre Euvidio:

    Ganhou mais um assíduo seguidor em seu blog, que já está em meus favoritos. Quando soube que a Nivia está lá, corri atrás.
    Conte com minha cumplicidade. Não revelo esse segredo nem mesmo em confessionário.

    Abração,

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir