sábado, 16 de maio de 2009

ADEMIR MÉDICI É HOMENAGEADO NO ABC PELA CÂMARA MUNICIPAL DE DIADEMA

Édison Motta

Da Wikipédia: “Diz-se um missionário alguém que tem por função a pregação. É uma figura comum dentro de diversas crenças. Na verdade dentro da concepção cristã, missionário é a figura do plantador de igrejas”.

ADEMIR MÉDICI- MISSIONÁRIO DO JORNALISMO

Missionário do jornalismo, permitam-me apresentar, é o plantador da história. Aquele que segue rota oposta ao fato do momento, do circunstancial e mergulha no passado. E dele recolhe o conhecimento de que não há nada de novo entre o céu e a terra. A não ser nós mesmos. Ser jornalista é, antes de tudo, ser militante da história. Missionário do jornalismo é ser dela um arauto.
O repórter do momento, do fato, vive o presente e o registra para a história. Que poderá servir – ou não - como referência nas horas difíceis do futuro. Porque, afinal, a escalada da vida oferece a graça de permitir que amealhemos frutos do verdadeiro conhecimento, aquele que vem dos que vieram antes de nós, que ajuda no enfrentamento de nossas mais temidas agonias do presente. Soubessem disso os contemporâneos, especialmente os nossos jovens e o País conseguiria evoluir.
Esta pesada herança ocidental de desprezar o velho pelo novo se encontra em rota oposta à sabedoria oriental. Que, felizmente, começa a alcançar o mundo no início deste novo milênio. E se descortina, talvez, como salvadora da atual e profunda crise planetária em que todos estamos submergidos.
Missionário do jornalismo, Ademir Médici é soldado e general desta luta, ainda pouco compreendida, de garantir espaço na mídia para a história. Permitir que chegue à nós a experiência daqueles que têm , efetivamente, sabedoria para ser compartilhada com quem a procura.
Desde aqueles dourados anos setenta, na “casinha” - como carinhosamente chamávamos aquela nossa redação do Diario do Grande ABC - Ademir Médici faz seu voo pela história e com ele nos leva ao encontro de nossa própria cultura. Em seus livros, resgata qualidades e virtudes que perdemos ao longo do tempo. Amplia a voz do rádio com a divulgação dos programas que também cumprem esta admirável profissão de fé.
Ademir: Aproveito esta oportunidade para oferecer-lhe meus sinceros parabéns pelo título de cidadania de nossa querida Diadema, o “D” do Grande ABCD.
Seus admiradores sabem que você merece ainda mais. No mínimo, um titulo de cada uma de nossas comunidades às quais você tem sabido tão bem prestigiar em sua coluna diária “Memória”, do Diario do Grande ABC.

***
Cumprimentos ao grande Ademir Médici dos amigos jornalistas deste blog: Edward de Souza, Édison Motta, J. Morgado, Oswaldo Lavrado, Milton Saldanha e Nivia Andres.

28 comentários:

  1. Querido amigo-irmão Ademir Médici!
    Impossibilitado de comparecer nesta segunda-feira na Câmara Municipal de Diadema, deixo registrado neste blog meus cumprimentos pela justa homenagem que lhe será prestada de "Cidadão Diademense". Disse com sabedoria Édison Motta. Cada uma das câmaras das sete cidades do ABC Paulista deveriam seguir o exemplo de Diadema e lhe conferir também essa honraria, pelo muito que você fez por elas e pela região durante anos e anos. Recordo-me com saudade da série em que eu, você e Antonio Catelani publicamos no Diário do Grande ABC sobre violência urbana. Apesar de companheiros de redação, esse foi o único trabalho em conjunto que fizemos, mas um dos melhores publicados por aquele jornal no começo dos anos 80.
    Prezado irmão Ademir Médici, que Deus continue iluminando seu caminho, sempre coroado de êxito. Receba meu abraço afetuoso e saiba que, durante as homenagens desta segunda-feira, você estará presente em meus pensamentos.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Acho justa e oportuna a homenagem. Ademir, foi e é um profissional que sempre se dedicou a pesquisar e escrever a história da região.
    Seu jeito circunspecto, sua maneira de ser, está gravada em minha memória. Na época um meninão de poucas palavras debruçado sobre uma máquina de escrever na redação do Diário. Há quase 30 anos não o vejo. Não éramos íntimos, mas sempre o respeitei por sua responsabilidade, dedicação e lealdade.
    Ademir Médici é um cidadão "ABECEDIANO".
    Parabéns Ademir por mais este galardão, conquistado com méritos indiscutíveis.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. O Grande ABC tem história porque tem o Ademir. Ele é o nosso "Senhor Memória". Merece mais do que a homenagem de Diadema. Ele é Cidadão do Grande ABC. Um grande abraço a esse grande amigo.

    Rafael Guelta

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amigos do blog!

    Gostaria de deixar meus cumprimentos ao jornalista Ademir Médici pela homenagem que lhe será prestada nesta segunda-feira. Apesar de não o conhecer pessoalmente, mas como seguidora fiel desse blog, senti o quanto ele é querido por todos vocês. Por essa razão deixo, em meu nome e em nome de minhas colegas aqui da Unicamp, um abraço carinhoso ao Ademir, novo cidadão de Diadema.
    Beijos a todos e um bom final de semana!

    Karina - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  5. Turma da Cásper Líberosábado, 16 maio, 2009

    Olá Edward e Édison Motta!
    Nós, da Cásper Líbero, também queremos cumprimentar o jornalista Ademir Médici pela importante homenagem que irá receber nesta segunda-feira, outorgada pela Câmara Municipal de Diadema.
    Ademir Médici, Parabéns, viu?

    Andressa, Katia, Milena, Laurinha, Gabi, Liliana e Tânia!!!

    Beijos para você!

    Turminha da Cásper Líbero - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  6. Homenagem mais que merecida. Como já foi dito com muita propriedade, a região do Grande ABC tem memória porque existe Ademir Médice, profissional competente, ético e bom companheiro de trabalho. Incansável em sua busca por informações sobre a região, Ademir deveria receber homenagem de todo o Grande ABC, pois seu trabalho não se resume a Diadema. De qualquer forma, a iniciativa da Câmara Municipal da cidade merece os parabéns, pois demonstra que está atenta às personalidades que, de fato, fazem algo em benefício de Diadema.
    Ademir: aqui fica o meu abraço, a minha admiração e o respeito que tenho por você, além - é claro - dos sinceros parabéns!!! Fico orgulhoso por você.

    Seja feliz!!! Sempre.

    Francisco Fukushima

    ResponderExcluir
  7. Milton Saldanhasábado, 16 maio, 2009

    Amigo Ademir Médici
    Depois de tudo que disseram aqui, principalmente o Édison Motta, me sobra pouco. Concordo e me junto a todos, acrescentando que nenhum povo, seja de uma aldeia ou grande nação, pode viver sem memória. Seu trabalho como historiador sério e brilhante, com a particularidade de amar o ABC, não tem preço. Sem conhecimento da história ninguém terá capacidade de interpretar o presente e prognosticar o breve futuro. As ferramentas estão no trabalho árduo e persistente, como o seu, Ademir Médici. Todos nós passaremos, você também. Mas isso ficará.
    Grande abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de deixar meus cumprimentos ao jornalista Ademir Médici pelo titulo de cidadão Diademense. Homenagem que lhe será prestada nesta segunda-feira. Apesar de não o conhecer pessoalmente, mas como seguidor fiel desse blog, senti o quanto você é querido por todos. Por essa razão deixo, em meu nome e em nome da minha igreja, do meu bispo, do meu coroinha, e de todos fieis, um abraço carinhoso ao senhor Ademir Médice, novo cidadão de Diadema.
    abraços a todos e um bom final de semana!
    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Homenagem mais que justa ao nosso amigo jornalista, que desenvolve importantíssimo trabalho de historiador na nossa região. Abraços a todos!

    Lara Fidelis
    Jornalista

    ResponderExcluir
  10. Na epígrafe do livro '1808", do jornalista Laurentino Gomes, há uma frase emblemática:

    "As pessoas fazem a História, mas raramente se dão conta do que estão fazendo" (Christopher Lee, This Sceptred Isle-Empire)

    Pois o jornalista Ademir Médici (a quem não conheço pessoalmente, mas sei dos seus talentos), vai receber uma homenagem por seu trabalho profissional, em que registra os fatos que compõem a História desta região. Sua competência, talento e dedicação contribuem para que haja MEMÓRIA!Para que os acontecimentos não se percam na poeira do tempo e sejam esquecidos.

    Meus cumprimentos e um abraço afetuoso.

    ResponderExcluir
  11. Oi ÉDSOM MOTTA, eu também queria ganhar um titulo que nem esse daí!

    Achei legal a sua iniciativa de homenagear o seu amigo dessa forma aqui no blog.

    Valeu cara. Pode crer.

    Padre. "Eu não sou cachorro não."

    ResponderExcluir
  12. Turma da Metodista de SBCsábado, 16 maio, 2009

    Apesar do atraso, quero deixar também o abraço de todas nós, da Metodista, ao brilhante Ademir Médici, que conhecemos bem e admiramos das páginas de memórias do Diário do Grande ABC. Mais que justa essa homenagem, Ademir!
    Aceite um beijo de todas nós:
    Fabíola, Marcia, Rita, Solange, Fernanda, Carla, Magali, Martinha, Andressa e Viviane!

    Turma da Metodista - S. Bernardo do Campo

    ResponderExcluir
  13. "É muito difícil encontrar um bom amigo, mais difícil ainda deixá-lo e impossível esquecê-lo."

    "LUMEM"

    ResponderExcluir
  14. Amigo-irmão Édison Motta. Caro Edward de Souza que aglutina e descobriu os macetes da mídia moderna. Gente querida... O que dizer das palavras do Édison? Apenas, muito obrigado. Elas são generosas demais. Houve tempo que eu fugia desesperado de ações como esta que me foi proposta por Diadema. Nada como o tempo pra gente refletir melhor. O gesto do vereador Maninho deve ser entendido como uma homenagem à Memória do Grande ABC, e não ao mero repórter que por um acaso escreve sobre o assunto. Trata-se do reconhecimento público ao coletivo de um projeto que não tem bandeiras nem visa o maldito cifrão.
    Lembro sempre do filósofo V. Petrolli e de sua tirada no encerramento de uma cerimônia no Museu de São Caetano, uns anos atrás. Manjam aquelas rodinhas que se formam após as solenidades? Pois é, estávamos lá em meia dúzia de gatos pingados conversando quando o Petrolli me sai com essa:
    - Enquanto a gente estiver discutindo e fazendo Memória, a gente não terá tempo para pensar em corrupção...
    Às vezes me questiono sobre a validade desse trabalho de fazer memória oral e abrir espaço aos que não tem acesso aos meios de comunicação, geralmente velhinhos e velhinhas queridos. E pelo simples fato de conversar com eles aquilo que não conversamos com os nossos próprios avós já é uma certeza de que esse projeto é válido. Além do que, não conheço pesquisador sério que tenha enriquecido ilicitamente. Portanto, Édison Motta, Edward de Souza, Milton Saldanha, J. Morgado, Lavrado, Nivia e amigos e amigas estudantes da Cásper Líber e Metodista, obrigado pelo apoio e pela força. Se puderem, compareçam segunda-feira à Câmara Municipal de Diadema. Ao menos para me segurarem quando a emoção chegar ao meu coração.

    Sejam felizes.

    Ademir Médici

    ResponderExcluir
  15. Queridos amigos e amigas do blog:

    Dia desses, fui incumbido de escrever a biografia de um amigo de longa data cuja vida expirava. Como é difícil! Principalmente, porque a emoção se faz acompanhar do remorso de não ter dito antes aquilo que eu escrevia para constar de suas memórias.
    Nesse corre corre nosso cotidiano, deixamos escapar o principal da vida: dizer aos amigos o quanto os amamos e como eles são importantes para nós.
    O Criador privilegiou-me com alguns bons amigos. Aqueles que valem a pena dizer, publicamente, que moram efetivamente no coração.
    Ademir Médici é um deles. Há mais de 35 anos. Sem que tivessesmos algum dia qualquer rusga apesar dos caminhos e escolhas diferentes que fizemos. O passar do tempo só fez crescer a admiração que tive pelo Ademir desde uma de suas primeiras matérias, quando foi à rota do Frango com Polenta e escreveu que apenas num domingo do dia das mães eram consumidas tantas e tantas toneladas de frango, polenta etc. Um ângulo diferente e inédito abordado com propriedade por um principiante àquela época.
    Ademir nasceu para o jornalismo e para a história. E, por certo, já tem seu próprio lugar nela garantido.

    Grande abraço a todos,


    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  16. Antonio Catelanisábado, 16 maio, 2009

    O desgramado do velho parecia bonzinho, tinha cara de sofrido, se vestia mal e mantinha sobre a calçada, sei lá onde, aquele chapéu de boca seborréica, virada pra cima, ansiando por doces e tilintantes esmolas. Ai chegou o Ademir e fez uma maldade com ele. É,fez sim! Sorte dele não existir, na época, nenhum estatuzinho do idoso. Chutou o velho? Não, foi pior!Quebrou e bengala dele no joelho? Que nada, isso seria mixórdia! Entrou na redação resmungando:" É o tal negócio, se o cidadão não presta quando é moço, vai vivendo, vai vivendo e não morre... vira o que? Um velho safado. O cara tá maltrapilho, pede esmola, tem cabelo branco, chora tudo quanto é pitanga e, pasmem, tem umas vinte casas de aluguel espalhadas por todo o Grande ABC". Desse episódio surgiu um dos melhores textos que eu já li. O Ademir sempre gostou de frases curtas e incisivas. Quase telegráficas. Segundo ele, elas, as tais frases anãs, permitiriam que se parasse mais, se tomasse bom fôlego e se pensasse melhor sobre o que se lia. Naquela época o Jornal da Tarde lançara os títulos tipo texto corrido,em três linhas, com ponto final no meio, entre duas frases curtas. Os textos das matérias do Ademir eram parecidos, sempre uma soma de inúmeros títulos concretos e bombásticos, acorrentados, agregados uns aos outros,explicativos, chamativos, verdadeiros, consistentes e com vocação, cada um, pra manchete.O Ademir não via sacanagem no fato do velho possuir 20 casas alugadas. Sacanagem era tê-las e, pari-passu, pedir esmolas.Bem, eu queria parabenizar o Ademir pela homenagem recebida mas não pude deixar de esclarecer ANTES que essa história de amor a velhinhos e velhinhas", que ele apregoa aos dezessete ventos, depende.

    ResponderExcluir
  17. Prezado amigo Ademir Médici!
    Nada mais justo do que essa homenagem que lhe presta a Câmara Municipal de Diadema. Farei o possivel para estar presente e poder abraçá-lo pessoalmente.
    Parabéns, bom compaheiro,

    Flávio Soares - SBC

    ResponderExcluir
  18. Humberto Domingos Pastoredomingo, 17 maio, 2009

    Ademir querido.
    Que a segunda-feira seja só sua. Aliás sua, e de toda a Memória do Grande ABC.
    Parabéns ao vereador Maninho pela iniciativa. Ainda bem que você aceitou. Tinha até me programado para estar em Diadema, mas neste dia e horário estarei acompanhando como assessor de imprensa, o Bispo Diocesano que participará de um programa ao vivo na TV +.

    Tchau amigo.

    Que outras cidades reconheçam o seu trabalho.

    Humberto Domingos Pastore

    ResponderExcluir
  19. A importância do Ademir para mim não se "médici" pelos merecidos títulos que ele ostenta e ainda ostentará, mas sim pelas batidas do seu enorme coração!

    Valeu Motta meu amigão você também não fica devendo nada quando se trata de avaliar o maior bem que um ser humano possa ter, grande garoto!

    Lanço aqui um desafio e ao mesmo tempo faço um pedido:

    Que tal fazer uma reportagem sobre como bate o coração da mãe de um motoqueiro? Podes crer que se fosse possível unir a força e a vibração positiva que enama dos corações das mães desses valorosos trabalhadores e convetê-la em energia elétrica, daria para abastecer Las Vegas por muitos anos!

    Aí sim a gente poderia avaliar se tal força seria suficiente para manter ligada uma enorme caçarola (essa é velha), para fritar todos os frangos que o Ademir encontrou na Rota do Frango com Polenta!

    Agora uma dívida: O seu sobrenome é Motta ou Motto?

    DEVANIR

    ResponderExcluir
  20. Hoje é aniversário do Edward de Souza, minha gente. O homem já tem direito a pagar meia entrada em vários lugares. Grande Edward.
    Apertem o homem minha gente. Ele merece!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Edward! Lindo dia! Hoje, 17 de maio, é o dia do seu aniversário!

    P A R A B É N S!

    Dia especial para celebrar a vida, a alegria de viver e conviver, de dar e receber e de agradecer por ter você como amigo e colega - uma pessoa de múltiplos talentos, que não vacila em compartilhar com todos os seus conhecimentos, abrindo espaços para interação e crescimento coletivo, conquistando novas amizades e estimulando a participação e a crítica.

    Um grande abraço e aproveite o dia!

    Nivia

    ResponderExcluir
  22. Muitas felicidades meu amigo e que continue escrevendo belos textos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Na redação do jornal resolveram fazer uma surpresa para o Edward, já que era seu aniversário.

    Fizeram uma grande festa e, no final, o Edward agradeceu:

    — Muito Obrigado, gente... Mesmo vocês sendo loucos, fizeram uma super festa! E o Édsom Motta responde:

    — vai ficar sem bolo...

    — Não tem bolo? — perguntou Edward.

    — É que o J. Morgado foi escrever " Feliz Aniversário" e o bolo enroscou na máquina de escrever!

    Parabéns Edward pelos seus ???????? Anos de vida.
    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  24. Ana Célia de Freitas.domingo, 17 maio, 2009

    Parabéns pela justa homenagem a Ademir Médici, que Deus o proteja sempre.
    Felicidades...
    Ana Célia de Freitas.Franca/SP.

    ResponderExcluir
  25. Glorioso Ademir,fiel depositário da Memória do Grande ABC.
    Estamos próximos fisicamente, porém os encontros não combinados na burbulhante Marechal e na pacata Municipal ficaram escassos e impedem os abraços oriundos de uma amizade gerada na década de 70. O respeito ao cultuador da história da região, que abriga mais de 2 milhões de almas, solidificou uma admiração perpétua ao homem reto e ao brilhante profissional.
    O título de Cidadão Diademense é apenas uma fraçao do reconhecimento da população do Grande ABC ao homem que armazena, preserva e divulga sua memória.
    Parabéns Medici, sempre companheiro e grande amigo.
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  26. Olá queridos amigos que visitam este maravilhoso Blog, eu não poderia deixar de expressar meu carinho e admiração Pelo Sr. Ademir, sempre muito carinhoso e gentil com minha familia, após o desencarne de meu pai, sempre esteve nos atendendo com muito carinho e atenção, obrigada a vc Ademir e a todos jornalistas amigos e anonimos que fazem viva a história de uma cidade, de pessoas e fatos que engrandecem e enriquecem nossas vidas, um beijo repleto de carinho a todos!

    Vera Lucia Bufanio
    (filha de Rolando Marques)

    ResponderExcluir
  27. Edward e amigos do blog:
    Sou uma pessoa de sorte. Tive o privilégio de ter Ademir Médici como mestre no início da minha vida profissional, no Diário do Grande ABC, em 1973. Com infinita paciência, ele teve a generosidade de me ensinar os princípios básicos do jornalismo feito com paixão e dignidade. Ao longo do tempo, minha admiração por ele só cresceu. Parabenizo a Câmara Municipal de Diadema pela iniciativa de homenageá-lo. Sem dúvida, a cidade ganha um cidadão exemplar.

    Sonia Nabarrete,
    Jornalista

    ResponderExcluir
  28. Hildebrando Pafundisegunda-feira, 18 maio, 2009

    Caro amigo Edward e inúmeros leitores e amigos do blog.
    Claro que admiro o Ademir Médici, com quem trabalhei no Diario do Grande ABC, acho que na mesma época sua e da Sonia Nabarrete, 1973. Alí teve inicio uma amizade que perdura até hoje e vez ou outra contribuo na sua famosa coluna Memória ou alí sou citado por uma antiga reportagem que publiquei no Diário do Grande ABC ou pelo lançamento de algum novo livro de minha autoria.
    Também parabenizo a Câmara Municipal de Diadema por conceder o titulo de Cidadão Diademense ao jornalista, historiador, escritor e
    memorialista Ademir Médici. Na minha opinião, ele deveria receber esse mesmo título das sete Câmaras Municipais, devido a sua grande contribuição para a memória e história do Grande ABC.

    Hildebrando Pafundi
    Jornalista e escritor.

    ResponderExcluir