quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

NASCE UM NOVO TEMPO

O ano de 2009 chega ao poente à espera do alvorecer de 2010. Entre o ocaso e o romper da aurora, noites estreladas de um verão vivo. Vamos deixar aflorar nossas virtudes. Vamos aplaudir a chegada dos novos tempos, muitos dias para saborear a vida em 2010.
Nossa nova jornada será, certamente, de sucesso, de colheita de sorrisos e conquistas. Dias para rever a beleza que nos rodeia, para abraçar os amigos, cantar, sentir o aroma das plantas e agradecer ao criador. Resta-nos renovar nossos espíritos, deixar que a água do mar, mesmo a da torneira, toque nosso corpo para nos lembrar que vamos recomeçar com ânimo a caminhada rumo a um futuro pleno de luz. O sol do amanhã nos embala e nos convida para uma grande e agradável aventura.
Eu sempre me impressiono com o poder da palavra escrita. Escrever, para mim, é o que mais se aproxima de um ato de fé. Nesse final de ano, coloque seus sonhos, os mais loucos, os mais atrevidos, os mais coloridos, em uma folha branca de papel. Deixe a lista acessível. Pegue nela pelo menos uma vez por semana. Mantenha contato com a sua fantasia. Ela pode virar realidade.
Eu gosto da Véspera do Ano Novo. Sempre gostei. Gosto de imaginar as pessoas espalhadas pelo mundo inteiro, em seus fusos horários diferentes, cheias de esperança e de otimismo. Nem que seja somente durante as 12 badaladas. A chegada do Ano Novo é marcada pela esperança. E é disso que mais se precisa no mundo de hoje.
Apesar das previsões não muito otimistas e sérios problemas, principalmente a questão do aquecimento global, dos conflitos e da fome que assola algumas nações, vamos abrir o portal do novo ano com vontade de ser feliz, porque isso é do que precisamos para recomeçar. Tenhamos a alma leve e seja cada coração como uma pluma, sem rancores, sem raiva, sem más recordações de pessoas que nos machucaram.
Que possamos suavizar a caminhada, nossa e dos outros, com atitudes de delicadeza, com gentileza, palavras boas, gestos ternos. Tenhamos os braços abertos para o amor e uma coexistência pacífica com tudo que nos cerca, com todos os seres da natureza e com todas as pessoas das nossas relações. Que queiramos nos harmonizar com todos e seguir em frente sem mágoas do passado. Que a compreensão seja uma prática, não apenas uma intenção e a vida branda, suave como um bebê adormecido e nós, sábios como um ancião de muitas certezas. E seja o nosso caminho feito de carinho, que é o delicado apelido do amor.
Prepare as simpatias para apagar o passado e saudar o futuro que desponta no horizonte. Romãs, uvas, louros, fogos. Para quem não acredita em viagens e não se deixa enredar nas teias da superstição, nada é preciso para abrir as portas do amanhã. Nem mesmo um pé-de-cabra. Basta caminhar, cabeça erguida, com a certeza de que somos capazes de construir a realidade de nossos sonhos, de que temos determinação para superar obstáculos sem se intimidar com a sombra de eventuais problemas.
A idade do tempo ultrapassa a contagem, os compromissos... E logo mais vem o carnaval e a alegria se derramará sobre os foliões. No aguardo da diversão vindoura é preciso pensar nas crianças, educá-las para que sejam úteis e possam contribuir para o nascimento de um novo mundo, mais justo, sem a ganância dos especuladores, mais voltado para a convivência harmoniosa entre os povos. Mas fica vedada a preguiça. Quem espera sentado não vê o cavalo passar, não avista o barco se afastar mar adentro, deixa a vida escorrer como um rio. Vamos à luta que venceremos.
Tenham um ótimo viajar em 2010, com dias maravilhosos e muitas vitórias. Que o Ano Novo venha recheado com muita saúde, amor e paz. O resto virá por acréscimo. Que Deus abençoe a todos. Que assim seja e assim se faça!

FELIZ NOVO ANO!