sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ATRAINDO AS SITUAÇÕES EMBARAÇOSAS

DÊ A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR
Lendo a excelente coluna do Edward, como faço todas as quintas-feiras, no Jornal "O Comércio da Franca", lembrei-me de alguns equívocos cometidos em nossas andanças pelo Brasil a serviço da equipe de esportes da Rádio Diário do Grande ABC, que redundou em suculentos micos. Quando a gente menos espera despencam em nosso colo situações constrangedoras que, invariavelmente, causam desconforto, mas perfeitamente contornáveis.
Pois bem, uma noite de sábado dos anos 80, no saguão do Hotel JB, então localizado na rotatória de entrada da cidade de Ribeirão Preto, jornalistas e jogadores do Santo André ali hospedados batiam longo e descontraído papo. Lá pelas 21h chegamos eu e o Edward, já que o Santo André iria enfrentar o Botafogo, no domingo, no Estádio Santa Cruz. Além de nós dois da Rádio Diário estavam também o motorista, José Mantovani, o repórter Sidney Lima e o operador de som, Antonio Carlos de Souza. Devidamente alojados, nos juntamos ao grupinho composto pelo técnico do Santo André, Diede Lameiro (que era de São José dos Campos), pelo lateral Wladimir (ex-Corinthians, então no Santo André), o presidente do clube do ABC,(empresário Lourival Passarelli), e o jornalista Daniel Lima, do Diário do Grande ABC.
Em determinado instante o Edward deixou o grupo e foi até o balcão da recepção, acionado pelo gerente, um rapaz na faixa de seu 25 anos de idade e exageradamente educado. Uns 15 minutos depois o Edward retorna ao grupo e no meu ouvido diz: "cara preciso que você me livre de uma fria". Como nunca neguei auxilio ao meu amigo-irmão, respondi: "qual o pepino?". Pegando pelo meu braço, ele afastou-me do grupo e confidenciou: "olha, o rapaz da recepção disse que me conhece de Franca, ouvia meus programas na Rádio Difusora da cidade e sabe também o nome de meus pais e meus irmãos, os quais conhece desde criança". - "E daí?" perguntei: "eu disse que me lembrava dele, da família, mas nem imagino quem seja o cara; então eu te apresento, você pergunta seu nome e ai não passo vergonha", idealizou o Edward. Solícito com o amigo fui com até a recepção. Entre um atendimento e outro, o moço me estendeu a mão: "este é o Lavrado, chefe da equipe de esportes da Rádio Diário e amigo meu há muitos anos", disse o Edward. "Prazer disse o rapaz", cujo nome, se foi dito, não ouvi. Então perguntei com a maior naturalidade: "por favor, como é mesmo seu nome ?"... "César - disse o moço - César". Sem perder a oportunidade e num lance rápido, o Edward não deixou por menos: "pô, Lavrado, esse é o César, não lhe disse que é o César, amigo de minha família há muitos anos e que conheço desde criança".
Bem, quem ficou com cara de tacho fui eu, já que passei por distraído com as pessoas e, especialmente com o companheiro de infância de meu amigo. Não voltamos mais para o grupo do papo descontraído, até porque minha bronca com o Edward impedia qualquer outro diálogo, não fosse impropérios de quem está fulo com tudo, era o meu caso.
Em outra oportunidade, passados alguns anos da cena do César, nós, eu e o Edward (de novo) estávamos cruzando a praça central de Rio Preto por volta do meio dia de um belo sábado de sol. Então encontramos com dois jogadores do Santo André. Um deles o volante Élcio, um gentleman, e o outro o zagueiro Rubão, um crioulo 4x4, gente fina. Nos cumprimentos, e o Rubão, equivocado, chamou o Edward de Rolando (Rolando Marques, narrador da Rádio Diário, falecido em 1994) e como nenhum de nós se apressou em consertar o engano o papo prosseguiu: "Então, Rolando, minha mulher grava todas as suas transmissões dos jogos do Santo André, que eu ouço assim que chego em casa", dizia o Rubão, tentando agradar. Sem o menor constrangimento o Edward, agradecido, respondia: "obrigado cara, isso me deixa lisonjeado". A conversa na escaldante praça de Rio Preto durou cerca de 10 minutos. Na despedida, Rubão ainda acrescentou: "foi um imenso prazer conhecê-lo, sêo Rolando". Assim que nos distanciamos pude desopilar o fígado com saborosas gargalhadas na tentativa até de provocar o Edward pelo mico, mas o cara, pavio apagado naquele sábado, não reagiu, ao contrário, riu mais que eu.
Uma noite de sexta-feira, em uma mesa de bar no calçadão da movimentada Avenida Bento de Abreu Sampaio Vidal, a mais agitada de Marília, estávamos em descontraído papo regado a cerveja e uns petiscos, quando um cidadão até bem vestido se aproxima do Edward e conta a história que era de Bauru e estava sem dinheiro para retornar. Claro que floreou o máximo, dizendo da mulher doente e da filha pequena que também não estava muito bem. Mesmo escolados com as andanças cosmopolitas, não perguntamos o que o cara fazia em Marília àquela hora da noite. Apiedado com a ladainha do homem e, talvez tentando se livrar dele, o Edward enfiou a mão no bolso e deu uma grana ao pedinte, que agradeceu com o famoso "Deus lhe pague". Em seguida nos deixou e sumiu na primeira esquina. Por volta da meia-noite no retorno ao nosso hotel, vimos o suposto coitado sentado em roda de uma mesa, acompanhado de uns quatro amigos, tomando todas e mais algumas. Enfurecido e, agora sim com o pavio curtíssimo, tipo coice de porco, o Edward queria tirar satisfações. No entanto, prudentemente, convenci o amigo a deixar pra lá, até porque o boteco não era dos mais sugestivos e os caras estavam em esmagadora maioria.
Essas três, entre tantas outras, passagens marcadas por equívocos junta-se a extraordinária capacidade que certas pessoas têm para carregar chicletes nos sapatos. Com as histórias que já contamos neste espaço (Brasília, Goiânia, Bauru, Salvador, Natal e Rio de Janeiro), onde um dos personagens é sempre o mesmo, comprova que o amigo-irmão Edward de Souza, tem imenso poder de atrair situações constrangedoras e às vezes embaraçosas, porém inocentes e hilárias. Lá na frente, com mais espaço, poderemos lembrar outras situações, quem sabe sem que, desta vez, o ímã não seja o comandante deste blog.
__________________________________________
*OSWALDO LAVRADO É JORNALISTA E RADIALISTA E ASSINA UMA COLUNA NA FOLHA DO ABC
_______________________________________________________________________