segunda-feira, 12 de julho de 2010

A HISTÓRIA MACABRA DE BRUNO - TRISTE FIM DE CARREIRA DE UM GRANDE GOLEIRO

DOMINGO, 11 DE JULHO DE 2010
.
.
JUVENTUDE, PODER E GLÓRIA
.
Ficar rico e famoso do dia para noite, nem sempre é um fator positivo na vida da maioria das pessoas. O caso do goleiro Bruno, do Flamengo, acusado de ter assassinado e ocultado o corpo de uma de suas namoradas, é bem emblemático dessa nova geração de jogadores que fazem fortuna jovem demais e depois não conseguem administrar o apelo que a fama e o dinheiro trazem juntos. Sem família, sem teto, Bruno conquistou seu espaço e pensou ser grande e intocável. Diante da insistência de uma doidivana, lançou-se no abismo ao tentar resolver um problema da forma mais cruel possível. Acusado de mandar matar a ex-amante, Eliza Samudio, encerra precocemente sua carreira no futebol que tinha tudo para ser brilhante. Expressa o mundo de violência em que viveu na infância, com o abandono da família.

Nem mesmo o mestre dos filmes de terror de Hollywood, John Carpenter, poderia conceber um roteiro como o vivido pelo goleiro Bruno. A cada minuto, novas informações tornam a história ainda mais macabra: a mulher foi estrangulada, esquartejada e seus restos entregues ao apetite de rottweillers. E o goleiro foi comemorar, em volta de sua piscina, tomando cerveja. Um microfone aberto captou, numa delegacia de polícia, o único lamento do jogador, certamente um descerebrado: “Acho que estou fora da Copa de 2014”…
.
Bruno é um típico “joão ninguém" que, jogando futebol, conseguiu um lugar ao sol. Nelson Rodrigues, em sua crônica “Freud no Futebol”, diz que “de fato, o futebol brasileiro tem tudo, menos o seu psicanalista. Cuida-se da integridade das canelas, mas ninguém se lembra de preservar a saúde interior, o delicadíssimo equilíbrio emocional do jogador”.
.
É triste a origem da jovem, Eliza Silva Samudio, nascida em Foz do Iguaçu. Seu pai está condenado a mais de oito anos de prisão por crime de estupro praticado contra outra filha, então com 10 anos de idade. Desse ambiente horrível ela partiu para uma vida de aventuras junto ao mundo futebolístico, onde a rotina de orgias sexuais era predominante. Nesse convívio de baixo padrão, com bebidas e possivelmente drogas, Eliza ultrapassou todos os limites. Inconsequente, engravidou de um homem casado que não tinha por ela o menor apreço. Responsabilidade, sensatez e respeito ao próximo são virtudes que faltaram a esses jovens marcados pelo destino. Quando olhamos para o passado e vemos craques como Nilton Santos, Garrincha e Didi, que tiveram suas carreiras cobertas de glória, mas limpas de escândalos e parcas de dinheiro, podemos aquilatar quanto o futebol evoluiu materialmente, o que infelizmente não foi verificado na vida particular dos atletas.
.
Não é só Bruno que frequenta as manchetes policiais. Adriano foi notícia por ter amarrado a namorada numa árvore num baile funk, pelos constantes atritos com sua companheira e ainda suspeito de ligação com bando que derrubou um helicóptero da polícia, no Rio. Vagner Love deixou-se fotografar com a fina flor do tráfico no Rio, ligações ao menos perigosas para quem tem uma vida pública. Ronaldo, o ex-fenômeno, envolveu-se num “imbróglio” com um grupo de travestis que terminou com a declaração deslavada do craque que afirmou ter confundido os transexuais com mulheres. Esse caso envolvendo o goleiro Bruno é didático para mostrar o quão omisso são os dirigentes dos clubes de futebol com os seus atletas. Os times não os educam e nem os preparam para enfrentar uma nova posição social - da pobreza à fortuna. Instruir é um papel elementar, mas as agremiações falham nesse campo. De nada adianta tirá-los das favelas, mas não elevá-los ao patamar de cidadãos.
.
O jogador de futebol, em sua maioria, não é preparado para lidar com derrotas, lesões, pressões da torcida, cobranças da comissão técnica, transferências para outros países que implicam em distância da família e adaptação aos costumes estrangeiros, bem como ao clima e ao novo idioma. Não está nem pronto para a fama que traz consigo “amigos da onça”, empresários gananciosos e as “Marias- chuteira” da vida. Também é presa fácil das armadilhas da imprensa que, em um momento, estende o tapete vermelho para indivíduos despreparados, transformando-os em heróis e, logo em seguida, puxa-o, levando-os ao chão.
.
Com as atrocidades do caso do goleiro Bruno e seus comparsas a causar perplexidade em toda uma nação, que aprendeu a atribuir a talentosos jogadores uma aura de semideuses, é cada vez mais chocante a banalidade em relação às mortes de mulheres no Brasil. Estatísticas nacionais dão conta de que, por dia, nada menos que dez são executadas e engrossam uma triste estatística no país onde a Lei Maria da Penha ainda não vem sendo levada exatamente a sério por uma sociedade machista e marcada por uma cultura de impunidade.
.
Há algo de errado no mundo, porque existe algo de errado em nós. A sociedade apenas é o reflexo de nossos melhores sonhos e piores pesadelos. Estamos deixando de investir nos seres humanos e em suas emoções e complexidade. Se não mudarmos, cada vez mais o mundo transformar-se-á em um lugar insuportável de se viver. A transformação começa dentro de casa. Vamos criar seres humanos mais carinhosos e solidários, que saibam distinguir o certo do errado, que suportem frustrações, que aceitem regras e limites, que respeitem as diferenças, que não confundam posicionamento com agressividade, que deem mais valor às pessoas do que ao dinheiro e ao “status”. Só assim teremos alguma chance de uma vida melhor.
.
Dinheiro, juventude, poder e glória formam uma poderosa combinação, potencialmente perigosa aqui no Brasil, pois envolve meninos vindos da pobreza, carentes de tudo, inclusive de uma formação. Ao se verem idolatrados e paparicados pela mídia, pela sociedade e pelas meninas de bem, perdem a cabeça e acabam como Bruno, pintados um tanto fortemente como um monstro na capa da maior revista semanal do país. Decididamente um gol contra, seja ele inocente ou culpado.
_________________________________________
*EDWARD DE SOUZA É JORNALISTA E RADIALISTA
__________________________________________
ESPANHA VENCE A HOLANDA NA PRORROGAÇÃO E GANHA O SEU PRIMEIRO TÍTULO MUNDIAL.
FINAL DA COPA DO MUNDO NA ÁFRICA DO SUL: ESPANHA 1 X HOLANDA 0.
_______________________________________________________________________