


Aos amigos e leitores, devo confessar que no rádio atuando por muitos anos, o departamento que nunca adentrei foi o esportivo.




Iniciou por traduzir muitas das expressões do inglês para português, podendo citar-se, como exemplo, ‘corner’ para escanteio e “goalkeeper” para goleiro. Esse primeiro embate foi travado pelas seleções Paulista e Paranaense, obrigando Tuma a bradar por 10 vezes o gol - 6 para a Paulista e 4 dos Paranaenses -.
Como incipiente, - nem isto - na trajetória do futebol brasileiro, pensei que memorizar fatos iniciais de sua história, acrescentaria aos novos, curiosidade de saber, aos sabedores antigos a oportunidade de contestar botando o trem nos trilhos da verdade. E assim entrarei no tema de forte acontecimento envolvendo o
Brasil na Copa de 1938. Essa foi à terceira Copa Mundial e, no aspecto comunicação, a primeira transmitida pelo rádio graças à façanha de um sonhador, o denodo de um profissional construtor da história do rádio: Gagliano Neto (D). Armado com o mais absoluto entusiasmo aferrou-se ao propósito de ir à França, enfrentando os obstáculos presumíveis, tarefa culminada com a formação da rede Byngton, intregrada pelas Rádios Clube do Brasil e Cruzeiro do Sul, do Rio de Janeiro; Cosmos e Cruzeiro do Sul, de São Paulo, além da Rádio Clube de Santos, em colaboração com os jornais O Globo e Jornal dos Sports, sob o patrocínio exclusivo do Cassino da Urca. A polêmica Copa de 1938, com incontáveis desentendimentos, tinha Domingos da Guia, Perácio e Leônidas que foi artilheiro, com 8 gols. Em 1938 o Brasil parou para ouvir Gagliano Neto na Copa. Os alto falantes instalados no Largo Paysandu, Praça Patriarca, SP; Galeria Cruzeiro e Praça Mauá, Rio, reuniam pessoas suprindo a inexistência de rádios receptores na época.

A primeira Copa Mundial de Futebol teve lugar no ano de 1930, no Uruguai, sagrando-se campeão o anfitrião, que deixou de comparecer à Copa de 1934. O Brasil marca, na atualidade, a presença constante em todas as Copas, sendo o único país qualificado para festejar participação em todos os eventos ocorridos.

Edward fez alguns prognósticos e outros especialistas desfilarão pelo blog durante a Copa, para, certamente, mostrarem um saber que não tenho. Ligo-me ao futebol de quatro em quatro anos, como leigo na bola, mas com o fito e fidelidade ao meu país, para vibrar e torcer. Desejo ocupar-me, a seguir, com permissão dos amigos, em tirar das caixas as bandeiras com as quais ornamentarei uma sacada do apartamento, embalado pelo calor brasileiro. Esperemos a vitória.
*José Reynaldo Nascimento Falleiros (Garcia Netto), 82, é jornalista, radialista e escritor francano. Autor dos livros Colonialismo Cultural (1975); participação em Vila Franca dos Italianos (2003); Antologia: Os Contistas do Jornal Comércio da Franca (2004); Filhos Deste Solo - Medicina & Sacerdócio (2007) e a novíssima coletânea Seleta XXI - Crônicas, Contos e Poesias, recentemente lançada. Cafeicultor e pecuarista, hoje aposentado. Garcia Netto é amigo e colaborador deste blog.
------------------------------------------------------------------------------------
RESULTADOS DOS JOGOS DESTA TERÇA-FEIRA (15-06) PELA COPA DO MUNDO NA ÁFRICA DO SUL:
Nova Zelândia 1 x 1 Eslováquia
Portugal 0 x Costa do Marfim 0
Brasil 2 x Coreia do Norte 1
--------------------------------------------------------