BLOG DESTA SEXTA-FEIRA...
.
O JORNALISTA J. MORGADO
.
ESCREVE:
.
"UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL".
.

Todo cidadão tem direito e dever de apoiar políticas públicas do governo que considere benéficas à sociedade. Sem alinhamento automático e sem a cegueira dos apaixonados e comprometidos. E todo cidadão tem por dever e obrigação criticar tudo aquilo que considerar errado. Sem a hidrofobia de quem faz oposição sistemática, sem distinguir erros de acertos.
Ao beneficiar a família com regalias ilegais, e aqui foi um caso típico, Lula
mandou às favas o respeito que deve a todos nós. Não é o custo nem o porte da decisão que estão em questão: é o exemplo! Ao cometer uma ilegalidade, o ex-presidente passou um péssimo exemplo ao funcionalismo público e ao conjunto da sociedade. Esse tipo de coisa avaliza tanto o guarda de trânsito achacador como o grande empreiteiro que frauda em licitações. De alto a baixo, em todos os segmentos da organização social, as atitudes do presidente vão se refletir, seja para o bem ou para o mal.
Lula tem direito à segurança paga pelo Estado, pelo resto da vida, e só um
insano criticaria isso. Mais que direito, é uma necessidade para qualquer ex-presidente. Mas não precisa de uma base militar inteira, até porque sempre se jogou (literalmente) nos braços do povo sem qualquer temor, embora sempre com algum risco, porque loucos não faltam neste mundo. Novamente, para não dar mau exemplo, poderia ter escolhido outro local para seu merecido repouso. Até no exterior. E duvido que fossem cobrar dele pela hospedagem. Repito: não é o custo que está em discussão. Esse custo é sim ridículo. Mas o mau exemplo não é ridículo, é apenas algo a se lamentar.
.
.
___________________________________________
*Milton Saldanha, 65, é jornalista e escritor, além de tangueiro amador
___________________________________________