sexta-feira, 18 de junho de 2010


AMAI VOSSOS INIMIGOS

Recentemente assisti ao filme “INVICTUS”, com Morgan Freeman (do qual sou fã de carteirinha) e Matt Damon (outro ator fabuloso). A película foi dirigida pelo não menos talentoso Clint Eastwood.
Mais uma vez, Nelson Mandela, o homem que lutou contra a apartheid na África do Sul, é o centro deste filme. O outro filme (anterior) é “Luta pela Liberdade”. Igualmente magnífico.

Depois de ser libertado do cárcere, torna-se presidente do país. Um de seus primeiros atos foi o PERDÃO para os que se julgavam seus inimigos. Usou toda sua inteligência e carisma para conseguir o consenso geral para a PAZ. Único caminho para o desenvolvimento e integração racial.

Com uma visão muito particular, eu diria profunda, viu no esporte nacional do país, o rúgbi (que teve origem na Inglaterra) na época só praticado pelos brancos e em total descrédito, uma forma de aproximar as duas raças.
Os Negros queriam o desmantelamento do time nacional (ou seleção) e quase conseguiram se não fosse a intervenção do “Missionário da Paz”.

Com muito tato, Mandela não só conseguiu manter o escrete como influenciar o capitão do time a se empenhar para o progresso e fortalecimento dos atletas. O resultado desse empenho foi o primeiro lugar no pódio do Campeonato Mundial realizado no país. Um passo gigantesco para integração das duas raças.
Como amar a quem nos quer mal? Mesmo que tenhamos ultrapassado muitas barreiras, e já estarmos em condições de não odiar o próximo, ainda assim nos sentimos com dificuldade em lidar com o ódio que nos é dirigido. Podemos dizer que é um direito nosso, ou que se trata apenas de defesa. Mas é forçoso reconhecer que o coração se rebela, e que o sentimento de vingança muitas vezes espera apenas pela hora mais oportuna.

Nelson Mandela, perseguido pelos seus ideais e encarcerado por 27 anos, soube dar a “volta por cima”, pregando a paz e o perdão.

O país ainda levará algum tempo para se integrar racialmente. Mas, o grande passo foi dado por um homem que foi destinado pela providência a fazer isso. Um missionário? Acredito que sim.

Com um esforço inaudito e com o reconhecimento internacional dos feitos de Mandela, A África do Sul conseguiu sediar a 19ª. Copa do Mundo de Futebol. Lindos estádios e toda uma infraestrutura criada que servirá para alavancar ainda mais o progresso, não só físico como moral.

O esporte usado politicamente com sabedoria apesar do “cartolismo” serviu e servirá para a transformação pacífica de um povo dividido por questões raciais.

Os ideais do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna foram lembrados com propriedade e os resultados foram magníficos.

Seria Nelson Mandela religioso? Não importa.

Nascido no seio de uma tribo africana e cursando uma universidade adventista na Inglaterra, se viu pensador.

“Seja qual for o Deus eu sou o mestre do meu destino e capitão da minha alma”. Notem a profundidade deste pensamento:
“Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes/Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida/É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta/Nos perguntamos: “Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?”/ Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?.../Bancar o pequeno não ajuda o mundo/Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você/E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo”. (Discurso de posse, em 1994).

Como seria o mundo se tivéssemos mais estadistas como esse? Certamente estaríamos em paz!

Para finalizar, transcrevo abaixo um trecho do item 4 do Capítulo XII do Evangelho Segundo o Espiritismo.

“Para o crente, mas para o espírita, sobretudo, a maneira de ver é diferente, porque ele considera o passado e o futuro, entre os quais a vida presente não é senão um ponto; sabe que, pela própria destinação da Terra, deve prever encontrar nela homens maus e perversos; que as maldades das quais é alvo fazem parte das provas que deve suportar, e o ponto de vista elevado em que se coloca, lhe torna as vicissitudes menos amargas, venham elas dos homens ou das coisas; se ele não se queixa das provas, não deve murmurar contra aqueles que delas são os instrumentos; se, em lugar de se lamentar, agradece a Deus por experimentá-lo deve agradecer a mão que lhe fornece a ocasião de provar sua paciência e sua resignação. Esse pensamento o dispõe naturalmente ao perdão; ele sente, por outro lado, que quanto mais é generoso, mais se engrandece aos próprios olhos e se acha fora do alcance dos golpes malevolentes do seu inimigo”.
Paz. Muita Paz.
------------------------------------------------------------------------------------
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista: jgarcelan@uol.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------
RESULTADOS DOS JOGOS DESTA SEXTA-FEIRA (18-06), PELA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL, NA ÁFRICA DO SUL:
ALEMANHA 0 X SÉRVIA 1
ESLOVÊNIA 2 X ESTADOS UNIDOS 2
INGLATERRA 0 X AUSTRÁLIA 0
----------------------------------------------------------------------------------