segunda-feira, 28 de junho de 2010

O CHILE TRAZ GOSTOSAS RECORDAÇÕES

Sempre que o Brasil enfrenta o Chile lembro-me da Copa do Mundo de 1962 que foi realizada naquele país, quando nossa Seleção iria conquistar o bicampeonato ao vencer os tcheco-eslovacos na final. A estrela de Pelé não brilhou, machucado no primeiro jogo, mas o Brasil contou com Didi, Djalma e Nilton Santos, Vavá, Zito, Amarildo e... Garrincha, um dos artilheiros da competição e melhor jogador da Copa.

A zebra andava solta pelos lados do Brasil e parecia que o sonho do bicampeonato mundial seria adiado. O treinador do Brasil, Vicente Feola, que havia conquistado o mundial em 58, sentiu-se mal e foi preciso substituí-lo às pressas. Aymoré Moreira assumiu o comando do escrete canarinho. A bruxa estava de plantão e no primeiro jogo do Brasil, contra o México, com vitória brasileira por 2 x 0, Pelé, que marcou um dos gols, se contundiu com gravidade e estava fora da Copa no Chile, para desespero de milhões de brasileiros. Amarildo, atacante botafoguense, entraria no lugar do melhor jogador do mundo.

Bons tempos eram aqueles dos cadillacs, da brilhantina, do namoro de mãos dadas, da coca-cola e chiclete Adams, das meias de nylon, dos corpetes pontudos e de “Only You” tocando no rádio. Nos Estados Unidos quem despontava para o sucesso eram os Beatles, que em 1962 lançavam seu primeiro disco, Please, Please Me. No cinema, morria Marilyn Monroe, aos 36 anos, após cometer suicídio. O mercado automobilístico estava em franca expansão e a novidade era que a empresa alemã Volkswagen tinha resolvido produzir os seus modelos de carros no ABC Paulista. Assim, no ano da Copa no Chile, sai da nova fábrica de São Bernardo do Campo, o primeiro Karmann-Ghia brasileiro, carrinho de linhas arrojadas e que fez um sucesso enorme nos anos 60 e começo dos anos 70.

Eu cursava o ginasial naquela época da Copa no Chile e o Brasil, sem Pelé, iria enfrentar o forte selecionado da Espanha, no período da tarde. E naquele tempo, nada de paralisar aulas ou fechar o comércio por causa de jogos da Copa. Até porque quase ninguém tinha TV em casa, principalmente no interior, e o único recurso era o rádio. Meu pai estava de olho para que eu não faltasse às aulas e colocou a mochila em minhas costas e me acompanhou até o ginásio onde eu estudava. No pátio da escola, cabeça baixa e desesperado para ouvir o jogo Brasil e Espanha, Carlão, um amigo, encostou-se e tirou de sua bolsa escolar um rádio portátil de pilha, com capa de couro marrom e alça, não me esqueço. Era a grande novidade da época e só ricos tinham um desses, custava caro e não tinham muitos para vender. Para ouvir o jogo saímos da escola e nos escondemos num campinho de futebol das proximidades. Levamos outros três companheiros. O Brasil perdia o jogo para a Espanha até 27 minutos do segundo tempo, quando brilhou a estrela de Amarildo. Contando com os passes de Garrincha, o substituto de Pelé marcou dois gols e o Brasil eliminou a Espanha da Copa do Chile. Na comemoração do gol da vitória, Carlão jogou o rádio pra cima, o aparelho caiu no chão e silenciou. Não ouvimos o final do jogo. Faltavam poucos minutos e ficamos aflitos, quando, repentinamente, fogos espocaram por todos os cantos da cidade. Era o sinal de que o Brasil tinha vencido o jogo e comemoramos, todos abraçados e pulando. O radinho foi levado logo depois a uma autorizada para conserto.
.
Na semifinal da Copa o Brasil enfrentaria o Chile e os anfitriões tinham um bom selecionado e contavam com a torcida a seu favor. E nós, sem o radinho (ainda estava no conserto), demos um jeito de cabular as aulas e procurar algum boteco que tivesse rádio sintonizado no jogo. Não foi difícil encontrar um. Atentos na transmissão, ouvimos o locutor gritar, entusiasmado, do superlotado estádio Nacional do Chile, os dois gols de Mané Garrincha, marcados em 32 minutos de jogo e praticamente assegurando a vitória brasileira. Naquele jogo, o gênio das pernas tortas foi expulso da partida, após falta dura no chileno Rojas. Com a ajuda de Vavá, que também marcou dois gols, a seleção derrotou o anfitrião da competição por 4 a 2 e na disputa final, contra os tchecos, mesmo saindo perdendo por 1 x 0, o Brasil virou o jogo e venceu por 3 x 1, tornando-se bicampeão mundial.
.
As regras foram mudadas na última hora para essa partida e Garrincha, expulso no jogo anterior contra o Chile, pode jogar. Um trambique bem arrumado, sem dúvida, para azar dos tchecos. Garrincha não marcou neste jogo, mas deu dribles sensacionais e passes certeiros para Vavá, Zito e Amarildo fazerem os gols do bicampeonato mundial.
.
O Brasil enfrenta o Chile nesta segunda-feira, às 15h30 (de Brasília), no Estádio Ellis Park, na Copa do Mundo da África do Sul. O vencedor do duelo joga pelas quartas de final contra a Holanda, que venceu, também nesta segunda-feira, a Eslováquia por 2 x 1. A luta pela vaga nas quartas de final da Copa do Mundo não será a única preocupação do Brasil na partida contra o Chile, hoje. Além do adversário, a Seleção Brasileira precisa ficar atenta aos quatro jogadores pendurados com um cartão amarelo. Dois deles devem ser titulares contra os chilenos: o zagueiro Juan e o atacante Luís Fabiano. Já o volante Felipe Melo dificilmente será liberado pelos médicos, pois se recupera de contusão no tornozelo, enquanto Ramires deve ficar como opção, no banco de reservas.
.
Sabemos que não temos jogadores que desequilibram a partida, como em 58, 62 e 70, mas estamos torcendo para que baixe em Robinho o espírito de Mané Garrincha e que ele entorte, com suas pedaladas, os zagueiros adversários. Temos esperança de que Luiz Fabiano se inspire em Amarildo ou Vavá, o peito de aço da conquista do bi no Chile e faça os gols necessários que classifiquem o Brasil para as quartas de final. E que Kaká esteja em seu melhor momento nesta Copa e nos encante com suas arrancadas maravilhosas, como faziam Zito e Didi e carregue, junto com suas passadas elegantes, todas as esperanças de milhões de brasileiros, para que, hoje no conforto de nossas casas, vendo o jogo numa TV, possamos soltar o grito de gol que ficou entalado em nossas gargantas no último compromisso, no frio 0 x 0 contra Portugal. Boa sorte, Brasil!
.
*(crônica escrita e postada antes do jogo do Brasil).
------------------------------------------------------------------------------------
*Edward de Souza é jornalista e radialista.
------------------------------------------------------------------------------------
RESULTADOS DAS OITAVAS DE FINAL DA COPA DO MUNDO, JOGOS REALIZADOS NESTA SEGUNDA-FEIRA(28-06):
HOLANDA 2 ESLOVÁQUIA 1
BRASIL 3 X CHILE 0
------------------------------------------------------------------------------------