

A zebra andava solta pelos lados do Brasil e parecia que o sonho do bicampeonato
mundial seria adiado. O treinador do Brasil, Vicente Feola, que havia conquistado o mundial em 58, sentiu-se mal e foi preciso substituí-lo às pressas. Aymoré Moreira assumiu o comando do escrete canarinho. A bruxa estava de plantão e no primeiro jogo do Brasil, contra o México, com vitória brasileira por 2 x 0, Pelé, que marcou um dos gols, se contundiu com gravidade e estava fora da Copa no Chile, para desespero de milhões de brasileiros. Amarildo, atacante botafoguense, entraria no lugar do melhor jogador do mundo.
Eu cursava o ginasial naquela época da Copa no Chile e o Brasil, sem Pelé, iria
enfrentar o forte selecionado da Espanha, no período da tarde. E naquele tempo, nada de paralisar aulas ou fechar o comércio por causa de jogos da Copa. Até porque quase ninguém tinha TV em casa, principalmente no interior, e o único recurso era o rádio. Meu pai estava de olho para que eu não faltasse às aulas e colocou a mochila em minhas costas e me acompanhou até o ginásio onde eu estudava. No pátio da escola, cabeça baixa e desesperado para ouvir o jogo Brasil e Espanha, Carlão, um amigo, encostou-se e tirou de sua bolsa escolar um rádio portátil de pilha, com capa de couro marrom e alça, não me esqueço. Era a grande novidade da época e só ricos tinham um desses, custava caro e não tinham muitos para vender. Para ouvir o jogo saímos da escola e nos escondemos num campinho de futebol das proximidades. Levamos outros três companheiros. O Brasil perdia o jogo para a Espanha até 27 minutos do segundo tempo, quando brilhou a estrela de Amarildo. Contando com os passes de Garrincha, o substituto de Pelé marcou dois gols e o Brasil eliminou a Espanha da Copa do Chile. Na comemoração do gol da vitória, Carlão jogou o rádio pra cima, o aparelho caiu no chão e silenciou. Não ouvimos o final do jogo. Faltavam poucos minutos e ficamos aflitos, quando, repentinamente, fogos espocaram por todos os cantos da cidade. Era o sinal de que o Brasil tinha vencido o jogo e comemoramos, todos abraçados e pulando. O radinho foi levado logo depois a uma autorizada para conserto.
.
Na semifinal da Copa o Brasil enfrentaria o Chile e os anfitriões tinham um bom selecionado e contavam com a torcida a seu favor. E nós, sem o radinho (ainda estava no conserto), demos um jeito de cabular as aulas e procurar algum boteco que tivesse rádio sintonizado no jogo. Não foi difícil encontrar um. Atentos na transmissão, ouvimos o locutor gritar, entusiasmado, do superlotado estádio Nacional do Chile, os dois gols de Mané Garrincha, marcados em 32 minutos de jogo e praticamente assegurando a vitória brasileira. Naquele jogo, o gênio das pernas tortas foi expulso da partida, após falta dura no chileno Rojas. Com a ajuda de Vavá, que também marcou dois gols, a seleção derrotou o anfitrião da competição por 4 a 2 e na disputa final, contra os tchecos, mesmo saindo perdendo por 1 x 0, o Brasil virou o jogo e venceu por 3 x 1, tornando-se bicampeão mundial.
.
As regras foram mudadas na última hora para essa partida e Garrincha, expulso no jogo anterior contra o Chile, pode jogar. Um trambique bem arrumado, sem dúvida, para azar dos tchecos. Garrincha não marcou neste jogo, mas deu dribles sensacionais e passes certeiros para Vavá, Zito e Amarildo fazerem os gols do bicampeonato mundial.
.
.
O Brasil enfrenta o Chile nesta segunda-feira, às 15h30 (de Brasília), no Estádio Ellis Park, na Copa do Mundo da África do Sul. O vencedor do duelo joga pelas quartas de final contra a Holanda, que venceu, também nesta segunda-feira, a Eslováquia por 2 x 1. A luta pela vaga nas quartas de final da Copa do Mundo não será a única preocupação do Brasil na partida contra o Chile, hoje. Além do adversário, a Seleção Brasileira precisa ficar atenta aos quatro jogadores pendurados com um cartão amarelo. Dois deles devem ser titulares contra os chilenos: o zagueiro Juan e o atacante Luís Fabiano. Já o volante Felipe Melo dificilmente será liberado pelos médicos, pois se recupera de contusão no tornozelo, enquanto Ramires deve ficar como opção, no banco de reservas.
.

.
*(crônica escrita e postada antes do jogo do Brasil).
------------------------------------------------------------------------------------
*Edward de Souza é jornalista e radialista.
*Edward de Souza é jornalista e radialista.
------------------------------------------------------------------------------------
RESULTADOS DAS OITAVAS DE FINAL DA COPA DO MUNDO, JOGOS REALIZADOS NESTA SEGUNDA-FEIRA(28-06):
HOLANDA 2 ESLOVÁQUIA 1
BRASIL 3 X CHILE 0
------------------------------------------------------------------------------------