domingo, 22 de fevereiro de 2009

É O CARNAVAL AÍ, MINHA GENTE!

José Luiz Batista da Fonseca

Pois é... Pois é. É o carnaval aí, minha gente. O Carnaval chegou e eu aqui pensando. Como éramos inocentes! Vejo uma foto no jornal do desfile de uma escola de samba no Rio. É, porque não é o Rio a tal capital do carnaval? Na foto, um monte de mulher peladinha, em pelo, em cima de carros alegóricos. Quanta diferença dos carnavais de outrora. Daí, entro na internet e leio os sites de fofocas. Não que eu goste de sites de fofocas. Mas acontece que quando abro a pagina do meu provedor, de pronto dou de cara com essas notícias. É fulana que foi convidada prá madrinha da bateria da Escola Unidos dos Acadêmicos de Padre da União da Ilha. É a beltrana, ex-namorada do Junior Alemão Bambã, ex- BBB-19, atual figurante da novela Duas Caras e Três Corações, que está pegando a Luana Piovani (quem não pegou?), que acabou o relacionamento com o Ricardo Mansur (aquele filho do leiteiro e golpista do Mappin), que por acaso pegou também a Daniela Cicarelli (mas quem não pegou?). Mas, dizem que esse tal BBB-19 saia com a Graziela Mazzaferro, que saiu também com o Roger Chinelinho, que fora namorado da Galisteu, da qual herdou o sobrenome. E a Galisteu em que escola vai sair? Será que a Luma vai colocar a gargantilha com o nome do seu décimo sexto companheiro, o “Bombeiro da Mangueira”? E a Suzana Vieira, vai sair em alguma escola? Olha a Portela aí minha gente! Tá vendo só, depois dizem que homem não gosta de novela. Mas quem falou que eu gosto? Menos ainda de fofocas. Imagina só se gostasse!
Se o carnaval de hoje é isso aí, minha gente, o que dizer então das transmissões. Coisa mais engraçada, ou sei lá o que dizer. É a transmissão na tela da tevê no meio desse povo. E a gente se vendo na Globo! Com os embasados comentários dos tais doutores do samba: Dona Leci Brandão, o tal do Ivo Meirelles, Dudu Nobre e sei lá quem mais.
E os destaques nos carros alegóricos? É um tal de gente famosa subindo em carro alegórico que até assusta. Geralmente, como o carro alegórico é muito alto, eles, os destaques, para ocuparem esse posto, são içados que nem bloco de tijolo em obra grande. De vez em quando, um ou outro despenca lá de cima. Pensa que é só peão em obra que cai de andaime?
Madame, destaque de escola de samba, às vezes, também samba! E é mesmo engraçado ver aquele montaréu de destaque, aqueles famosos que ninguém conhece - e que os locutores da Globo insistem em apresentar - tentando rebolar com aquelas fantasias de pavão misterioso, pesando 180 kg, com tanto paetê. Aqueles coitados parecem estar pagando penitencia. Só se achando, em cima do carro alegórico! Também, quem mandou! E a coisa é aquela mesmice de todo santo carnaval.
Garanto que se você colocar o DVD do desfile de três anos atrás - sim, porque todo carnaval, logo na quarta-feira de cinzas, a popular quarta gorda, em toda banca de jornal se vende o tal do DVD do melhor carnaval do mundo – vai mesmo achar que é transmissão direta da Sapucaí, ou do Sambódromo do Anhembi. Tudo a mesma coisa.
Bem, mas o assunto é mesmo Carnaval. Quase ia me esquecendo. E os carnavais de outrora? Aqueles sim é que eram carnavais. “Quanto riso, oh... quanta alegria! Mais de mil palhaços no salão”... E a gente brincava nos bailes de salão com a namorada, sempre naquele ritmo gostoso: “vou beijar-te agora, não me leve a mal”... E as marchinhas consagradas pelo Joel de Almeida, o magrinho elétrico, que a gente se divertia cantando? Minto, quem se divertia com elas era o meu pai. Eu me divertia mesmo era com o Silvio Santos. Com o coração da sogra dele, que foi trocado pelo coração de um jacaré. Ou mesmo com o coração corintiano, que já naqueles tempos era cansado de sofrer. Graças a Deus, o meu coração tricolor continua batendo no ritmo, sem aterosclerose e sem risco de infarto.
Só que os carnavais de outrora, ficaram no outrora. E eu que não vou me ver na Globo, vou é tomar uma Antártica e esquecer que é Carnaval, ou então, vou prá Antártica, ver a Aurora Boreal.
***
José Luiz B. Fonseca é natural de São Paulo, formado em direito e farmácia, empresário, escritor e colaborador do site
www.vivasp.com. Escreve aos domingos neste espaço.