.Como prometido no artigo anterior, revelamos outro episódio envolvendo nosso glorioso Aristides Murara, competente técnico de externa da Rádio Diário do Grande ABC que, ao contrário da simpática Salomé, encontrou pela frente num estádio um servidor fiel, dedicado, zeloso e disposto a cumprir a risca as determinações que lhe foram passadas por seus superiores. Neste caso, um fiscal da Federação Paulista de Futebol (FPF).
.

.

As cabines de Imprensa são acanhadas, uma espécie de
cubículo, comportando apenas narrador e comentarista, desde que um dos dois não seja obeso. Lá nos aboletamos e instalamos os apetrechos da Rádio Diário do Grande ABC. A equipe, nesse domingo, era formada por Edward de Souza (narrador), eu (comentarista), Sidney Lima (repórter) e Aristides Murara, responsável para colocar a transmissão no ar, com a conexão da linha entre Campinas e São Bernardo, sede da rádio. Com tudo certo na cabine, Murara desceu ao gramado para instalar o equipamento do repórter de campo. O calor superava os 30 graus e, certamente poderia cozinhar ou fritar ovos, se expostos ao sol. No campo, vários outros operadores de rádio e televisão exercendo sua função natural em transmissões externas.
.
Outras pessoas que estavam no gramado se aglomeraram para assistir a
pendenga entre o funcionário da Rádio Diário e o servidor da Federação Paulista. Ameaçando acionar a polícia o rapaz da FPF não deu alternativas ao nosso Aristides Murara, que deixou o local e retornou à cabine. Lá chegando foi indagado por nós sobre o ocorrido. Nervoso, rosto vermelho de raiva e do sol, foi dizendo: "o fiscal da Federação não quis me deixar trabalhar sem camisa; respondi que ela estava nas cabines de rádio, mas o cara não quis saber". "Bem, e precisava discutir tanto?, indaguei. "eu disse ao fiscal que se os atletas jogam de calção, por que eu não poderia trabalhar sem camisa? resmungou o Murara, "aí o sujeito me chamou de ignorante e estúpido”. Disse-lhe que não tinha autoridade pra impedir que eu trabalhasse no campo, com ou sem camisa. “Então o fiscal ameaçou acionar o polícia e, antes que eu fosse retirado a força, resolvi sair", completou nosso agitado operador.
.
.
No retorno ao Grande ABC, Murara indagava inconformado: "pô, não entendo, o
___________________________________________
*Oswaldo Lavrado é jornalista/radialista radicado no ABC.
___________________________________________