domingo, 23 de janeiro de 2011

SÁBADO, 22 DE JANEIRO DE 2011
A imprensa nestes últimos dias tem se ocupado das tragédias que ocorreram em várias partes do Brasil e, especialmente, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Centenas de mortes e muitos desaparecidos além de uma infinidade de desabrigados. Fotos e imagens tristes de se ver. Caixões enfileirados esperando uma cova rasa que não existe. O cemitério (os) não tem vaga para tantos enterros. De quem seria a culpa por essa tragédia?

Nas matérias de Oswaldo Lavrado e Edward de Souza, “Tragédia Brasileira”, “Dilúvio Esperado” e “ABC é Agora a Bola da Vez”, muito foi escrito pelos jornalistas e comentaristas. Acredito que ainda não foi dito tudo. Nos próximos dias, provavelmente surgirão novidades mais estarrecedoras. Afinal, os culpados que tentam se eximir de qualquer responsabilidade farão discursos demagógicos. Aproveitar-se-ão da ingenuidade daqueles que usam os jornais apenas para “higiene pessoal” e, certamente, ganharão muitos votos nas próximas eleições.

Os “ratos de esgoto”, aqueles de duas pernas, estão aparecendo. Surpreendidos, mostram uma cara de espanto e de medo como aqueles exibidos pelo jornal da TV Bandeirante no dia 18. Os indivíduos estavam desviando donativos para uso próprio. Policiais rodoviários federais os surpreenderam, prendendo-os em flagrante. Serão processados e condenados certamente. Mas, e aqueles ratões? Enormes, ambiciosos, que esfregam as patinhas de satisfação pelo botim? Um botim continuado e sem fim!

Com todas essas tragédias, o mundo continua girando. Notícias aqui e ali. Infelizmente a maior parte delas, negativas. Mas há sempre algumas que nos dão esperança de dias melhores. Os ex-desabrigados de Alagoas oferecem ajuda para nossos irmãos do Rio de Janeiro (UOL). Eles que há sete meses sofreram com as enchentes. São muitos os atos de solidariedade. Exemplos que se multiplicarão e um dia...

Por outro lado, a burrada do ex-presidente Lula que manteve o bandido Battisti no Brasil como refugiado político está fedendo cada vez mais. O Congresso italiano, por unanimidade, exige que o Primeiro Ministro não meça esforços para a extradição do assassino.

Uma decepção. O senador Pedro Simon (foto) (PMDB), que, particularmente eu pensava ser um político impoluto está se aproveitando da fragilidade das leis feitas por corruptos e pediu aposentadoria por ter sido Governador do Rio Grande do Sul. Já está recebendo uma grana preta. Tudo isso e mais os proventos dos parlamentares. Provavelmente dentro em pouco também receberão aposentaria pelo tempo que serviram ao Congresso.

Mais um escândalo envolvendo uma das cavernas de Ali Babá (Folha de São Paulo do dia 17/1/011). Desta vez, é na Funasa, um órgão ligado ao Ministério da Saúde. 500 milhões de Reais. Desde 2005, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) é controlada pelo PMDB. Um órgão sempre disputadíssimo pelos donos do “puder”.

Lembra-se do Delúbio? Aquele que foi tesoureiro do PT e acusado do “escândalo do mensalão”. O cara está articulando para voltar ao Partido e tem apoio dos ministros da Dilma (Folha de São Paulo -17-1-011). Dentro de alguns meses, o caso será julgado pelo STF. Estou achando que aí tem coisa!
__________________________________________
*J. MORGADO é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista? Só clicar aqui:
jgarcelan@uol.com.br
__________________________________________