sábado, 8 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA - PANDEMIA DE LUCRO

EDWARD DE SOUZA


Não existe pior ameaça que possa se abater sobre nós do que aquela que se refere a micróbios fora de controle. Nada provoca mais sensações de terror dentro de nós do que a vulnerabilidade a uma epidemia. A insegurança toma seu lugar e toda a admiração pelos avanços da Ciência fica em segundo plano. Viroses se apresentam como “aliens” que podem fazer o que quiserem nos nossos corpos indefesos. Com uma imperceptível mutação genética, a Natureza conduz o fenômeno de tal forma que nos deixa convencidos de sua imponência sobre nos, humanos. Entretanto, se existe uma coisa bem estúpida e irracional que podemos fazer, cientistas e pessoas comuns como nos, é disseminar a histeria a respeito de uma epidemia cruel e avassaladora. A Organização Mundial de Saúde está prevendo que sete milhões e quatrocentas mil pessoas no mundo serão vítimas desta gripe suína.
Parte desse texto abaixo recebi por e-mail, sem assinatura do responsável, e como vai de encontro com meu pensamento, fiz questão de publicá-lo nesse blog. A começar pela pergunta: que interesses econômicos se movem por detrás da tal gripe suína? No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária que se podia prevenir com um simples mosquiteiro. Os noticiários, disto nada falam! No mundo, por ano, morrem 2 milhões de crianças com diarréia que se poderia evitar com um simples soro que custa 25 centavos. Os noticiários, disto nada falam! Sarampo, pneumonia e enfermidades evitáveis com vacinas baratas provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano. Os noticiários, disto nada falam! Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves, os noticiários mundiais inundaram-se de noticias… Uma epidemia, a mais perigosa de todas… Uma Pandemia! Só se falava da terrífica enfermidade das aves. Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos… 25 mortos por ano. A gripe comum mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25. Um momento, um momento... Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves? Porque atrás desses frangos havia um “galo”, um galo de crista grande. A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões de doses aos países asiáticos. Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população. Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro.
- Antes com os frangos e agora com os porcos.
- Sim, agora começou a psicose da gripe Porcina. E todos os noticiários do mundo só falam disso…
- Já não se fala da crise econômica nem dos torturados em Guantánamo... Só na gripe Porcina, a gripe dos porcos…
- E eu me pergunto: se atrás dos frangos havia um “galo”, atrás dos porcos não haverá um “grande porco”? A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal acionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretário da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque. Os acionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú. A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.
Muito bem. Quero deixar claro aos leitores deste blog que, em nenhum momento posso desprezar a gravidade no caso de aparecimento de viroses que nos amedrontem, mas também não posso me calar quando percebo a insensibilidade de autoridades que disseminam pânico em populações apavoradas que passam a não dormir se um filho espirrar durante o dia. Não tenho qualquer duvida ao afirmar que devemos nos proteger de resfriados e gripes assim como de tudo o que for possível fazer, mas não podemos nos deixar levar por interesses daqueles que querem produzir mais remédios e vacinas para combaterem doenças que, na maioria das vezes, são vencidas pela própria natureza das defesas orgânicas. Se a gripe suína é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação; se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?
Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos a todos os países, especialmente aos pobres, essa seria a melhor solução. O que você pensa sobre isso?
__________________________________________
Esclareço que o começo deste texto foi publicado, em parceria com o Dr. Sérgio Vaisman, em minha coluna, há cerca de dois meses, no jornal "O Comércio da Franca, quando a gripe suína começava a se manifestar no México.
___________________________________________
Entre no blog da Liliana Diniz e leia como se prevenir da gripe suína. Liliana esclarece as 42 maiores dúvidas sobre a doença de uma forma clara e objetiva: http://lilianasonhos.blogspot.com/
_______________________________________________________________________