


COPAS DO MUNDO DE 1954 E 1958
.
.

Em 1954 eu tinha 8 ou 9 anos. Encontrei toda a família em volta de uma mesa, o rádio no centro. Indispensável dizer que ainda não existia TV no Sul brasileiro. Mas a de 1954 foi a primeira Copa com TV, em âmbito local, em Berna, o máximo que a tecnologia da época permitia. Tudo ao vivo, em preto e branco, não existia o vídeo - tape.
.
A transmissão radiofônica chegava lá em Pelotas (RS) repleta de chiados. Meu
.

.
Ouvindo Brasil versus Hungria, meu pai e minha mãe estavam enfurecidos contra
.
Chega 1958: aí já estou com 13 ou 14 anos. Desta vez moramos em Santa Maria, uma cidade encravada num vale, parcialmente cercada de morros, bem no centro do Rio Grande do Sul. Ficamos lá 9 anos, foi uma cidade marcante na minha vida. Nivia Andres também morou lá, foi onde se formou.
..
..
O Brasil vence de goleada a Suécia, em Estocolmo: 5 a 2. Pelé, quase um garoto,
17 anos, desponta. Foi o grande herói. Foi nessa Copa que eu e certamente metade do Brasil passou a saber da existência do Rei. Nossa Seleção, comandada pelo gordo técnico Vicente Feola, chegou invicta à final. Seu pior resultado foi o empate em zero a zero com a Inglaterra. No resto, só alegria! Assim que o jogo acabou, sob as emoções inesquecíveis da vibrante transmissão da Cadeia Verde e Amarelo, da Rede Bandeirantes de Rádio, somando centenas de emissoras por todo o Brasil, fui para a frente da casa e estourei uma caixa inteira de rojões. O foguetório era ouvido de todos os lados e durou o dia inteiro. O jogo foi pela manhã (no nosso fuso). Até tarde da noite ainda se ouvia rojão explodindo em algum bairro.
Santa Maria viveu naquele domingo de sol, um dia muito lindo, a maior festa popular de sua história. A cidade em peso foi para as ruas. Vinha gente de todos os bairros para o Centro, onde o marco era a Praça Saldanha Marinho. Foi a única vez, naqueles 9 anos lá morando, que vi reunidas e festejando felizes pessoas de todas as raças e classes sociais. Até esse dia eu nunca tinha percebido como a população negra da cidade, que vivia na periferia, era numerosa. Vivendo sempre no núcleo mais central, tinha a imagem de uma cidade de brancos. A cidade, a propósito, era bem racista. Havia um não declarado apartheid. A vitória da Seleção mostrou seu outro lado social. Aquela multidão parecia ter surgido do nada. E me abria, pela primeira vez, graças ao fenômeno e sociologia do futebol, os olhos para a imensa diversidade do nosso Brasil.
_____________________________________________________________
*Milton Saldanha é jornalista e escritor.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
*Milton Saldanha é jornalista e escritor.
_____________________________________________________________
RESULTADOS DE SÁBADO (19-06) DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DISPUTADA NA ÁFRICA DO SUL:
HOLANDA 1 X JAPÃO 0
GANA 1 X AUSTRÁLIA 1
CAMARÕES 1 X DINAMARCA 2
_______________________________________________________________________
RESULTADOS DE DOMINGO (20-06) DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DISPUTADA NA ÁFRICA DO SUL:
ESLOVÁQUIA 0 X PARAGUAI 2
ITÁLIA 1 X NOVA ZELÂNDIA 1
BRASIL 3 X COSTA DO MARFIM 1
_______________________________________________________________________