segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

UMA VELINHA QUE VALE POR MIL
UM ANO DE SUCESSO
.
Existe uma frase simples, mas muito importante que é “Podemos tudo que cremos”. Quando acreditamos que somos fortes, que podemos superar adversidades e lutar por um ideal somos sempre vitoriosos. Nesta segunda-feira nosso blog completa o seu primeiro ano de existência. Passou muito rápido. Mal posso acreditar que já faz 365 dias que iniciamos esse projeto. E, no entanto, o blog já é um grande sucesso! Nada mal para uma iniciativa que, a princípio, era quase totalmente experimental. Para nós é sempre uma surpresa perceber que mesmo em tão pouco tempo conseguimos resultados bem relevantes, com cerca de 400 visitas em média por dia e dezenas de comentários em cada crônica ou conto postado. Mais ainda. No final do ano que terminou na semana passada, comemoramos mais de 100 mil visitas ao blog, um recorde que não esperávamos acontecesse tão rápido assim.
A verdade é que a correria desses novos tempos digitais, cibernéticos e virtuais, tem nos feito muito exigente, a ponto de nunca encontramos tempo para realizar tudo o que queremos. Temos a sensação de que a cada dia as horas passam mais rápidas, que os dias são mais curtos e que os anos parecem ter menos do que os 365 dias que tinham antes. É essa sensação de que tudo está passando rapidamente que nos leva a querer "tudo ao mesmo tempo agora". Hoje estamos confiantes de que o blog se firmou como um espaço importante na web e tem potencial para continuar forte, com mais de 500 pessoas recebendo a atualização de nossas crônicas e contos todos os dias e cerca de 150 seguidores fiéis que nos acompanham e podem ser vistos na lateral esquerda deste blog, número esse que, acredito, deve dobrar até o final deste ano.
Aqui fica a nossa gratidão a todas as pessoas que direta ou indiretamente colaboraram para que chegássemos a esta situação. Aos amigos jornalistas que se juntaram a nós e dão vida a esse espaço escrevendo crônicas e contos inéditos e hoje enviaram suas mensagens de felicitações pelo primeiro aniversário do blog, que podem ser lidas na sequência desse texto. Agradecimentos aos queridos J. Morgado, Oswaldo Lavrado, Milton Saldanha, Nivia Andres, Édison Motta, Ademir Medici, Guido Fidelis, Virginia Pezzolo, Garcia Netto, João Paulo de Oliveira e nossa querida diretora de artes, a Cristina Fonseca (Cris), autora dessas assinaturas e ilustrações belíssimas do nosso blog, como as de hoje. A força desse grupo, na verdade uma família, impediu que eu desistisse no meio do caminho e tocasse com carinho e profissionalismo esse blog, mesmo com muitos compromissos assumidos.
Fico orgulhoso pela participação ativa e diária desses jovens estudantes de letras, jornalismo, medicina, advocacia e tantos outros que transformaram esse blog no mais inteligente da Internet, basta acompanhar o que escrevem quando comentam, algumas vezes até com polêmicas saudáveis. Esse blog não foi criado com o intuito de "furar" jornais nem criar sensacionalismo barato. Mas sim trazer a experiência de antigos profissionais da imprensa com seus relatos dos bons tempos em que se fazia um jornalismo sério e competitivo, ajudando futuros profissionais que nos acompanham com muita atenção. Foi assim que resgatamos velhas matérias que fizeram sucesso em décadas passadas e que agradaram em cheio os jovens e futuros jornalistas. Algumas dessas matérias, com nossa autorização, foram republicadas em jornais e uma delas, a série vitoriosa do "Bebê-Diabo", sucesso do extinto Jornal Notícias Populares, onde trabalhei nos anos 70, saiu em uma revista de circulação nacional, com nossa foto e chamada na primeira página. No ano passado fomos convidados a participar do concurso para a escolha do melhor blog da internet, o "Top Blog".
Entre milhares de participantes, ficamos com o quarto lugar. Nada mal para um blog que estava praticamente começando. Esse ano se vier novo convite, vamos buscar o primeiro lugar, com certeza. Temos outras metas, uma delas a oficialização do diploma de jornalista e estamos lutando para que isso aconteça. Outra, a liberdade de Imprensa, disso não abrimos mão e esse objetivo será sempre perseguido por todos nós. Rui Barbosa ensina que de todas as liberdades é a de imprensa a mais necessária e a mais conspícua: sobranceia e reina entre as demais. Cabe-lhe, por natureza, a dignidade inestimável de representar todas as outras.
.
.Obrigado a todos pela força!
.

Dia quatro de janeiro de 2009. O meu amigo-irmão Edward de Souza iniciava o blog com a matéria “ABAIXAR O PREÇO DA GASOLINA”. Não sei quantas visitas houve no espaço informativo que se iniciava. Os comentários? Seis ao todo. Eu não estava lá... Ainda.
Entrei no dia 22 de fevereiro com a matéria “JOVENS ALIENADOS OU REVOLTADOS". Comentários, 15. Um sucesso para a época! Nos primeiros meses, conseguir até 20 comentários por matéria era uma glória! Os amigos foram aparecendo... Todos oriundos do Diário do Grande ABC. O Édison Motta, Oswaldo Lavrado, Milton Saldanha. Guido Fidelis e Ademir Medici e agora o jornalista e escritor francano Garcia Netto, aqui comparecem vez ou outra deixando recados brilhantes.
Temos a nossa linda e competente jornalista Nivia Andres, uma jóia neste blog, natural do Sul do País. Aprendemos a respeitá-la e esperar com ansiedade seus textos maravilhosos. A Cristina Fonseca chegou com suas ilustrações maravilhosas que enriquecem o blog. Uma grande conquista.
Enfim, somos os Mosqueteiros. Todos reunidos em torno de uma idéia inicial do Edward de Souza que é a de informar e distribuir o que aprendemos ao longo de nossa já longa vida.
Muitos comentaristas de carteirinha aqui estão todos os dias. A eles meus respeitos e meus agradecimentos. Eles complementam as informações com suas valiosas intervenções.
Com “PRAIAS: ANTES, DURANTE E DEPOIS DOS FAROFEIROS”, completei 46 matérias aqui publicadas e espero fazer outro tanto em 2010.
.
UM POR TODOS, TODOS POR UM!
.
PAZ. MUITA PAZ.
Mesmo com mais de 35 anos de estrada no jornalismo que proporcionaram inúmeros e gratificantes conhecimentos e lições de vida, este pequeno, acolhedor e descompromissado blog do Edward acrescenta substancial colheita de novos conhecimentos, calcados na amplitude democrática que caracteriza este espaço e seus participantes. Mais que isso, possibilitou o entrelaçamento de opiniões, pontos de vista e conceitos. Por fim, e o mais gratificante, o contato, mesmo que virtual, com pessoas de várias culturas, entendimentos e visão, acrescentando novos conhecimentos e acima de tudo amizades saudáveis e integralmente úteis. Abriu, ainda, importante janela para a publicação de nossos simples, modestos e descompromissados artigos que, creio, embalaram a imaginação, o lazer e o espírito dos bloguistas já "viciados" neste cantinho.
Portanto, parabéns a todos nós com abraço especial ao criador desde espaço, nosso amigo-irmão Edward de Souza, de tantas e glorificantes jornadas.
O sucesso do Blog do Edward de Souza, cotejado com sua pouca idade, praticamente um bebê, é tão impressionante quanto animador. Quando me tornei colaborador, sinceramente, não imaginava que aqui teria tantas alegrias e emoções. Neste espaço exercitamos intensamente a arte de pensar e buscamos no contraditório o estímulo ao aprofundamento. Acho que isso explica o sucesso. Parabéns Edward! Parabéns aos mosqueteiros! Parabéns leitores que nos honram com atenção e comentários inteligentes!
O Blog do Edward de Souza completa um ano no 2010 que começa e mostra o milagre da tecnologia que consegue juntar personagens que um dia trabalharam num jornal - o Diário do Grande ABC - e que ganha o reforço de intelectuais como Nivia Andres. Provavelmente não se conseguiria esse milagre num jornal à antiga, mesmo com a existência dos Correios e Telégrafos. Imagino o Blog do Edward feito com recursos mais recentes, como o telex, a radiofoto e o fax, o rádio-amador. Não sobreviveria. Todos já ouvimos falar que as pessoas se falam menos, se escrevem menos, se relacionam burocraticamente. Um blog como este do Edward de Souza mostra que, acima do egoísmo humano, sobrevive a paixão e a emoção deste mesmo ser humano. E tudo isso um dia será saudade. Mas enquanto não for, brindemos o primeiro ano do blog. Ele é tão forte quanto o ar que se respira. Saudemos a velocidade da palavra escrita. Isso é bom e nos faz mais próximos. A Franca do Edward está tão próxima como o Jardim Bom Pastor do Édison Motta. Viva o lado bom do desenvolvimento que o homem criou alicerçado pelas mãos divinas. Vida longa ao blog do aglutinador Edward. Saudações a todos.
Viva!
.
Viva! Um ano de existência do blog Crônicas de Edward de Souza e amigos jornalistas! A data exige comemoração!
Para juntar-me à comemoração, conto-lhes uma pequena história. Certo dia de fevereiro de 2009 abri o meu blog e notei um novo seguidor. Curiosa, cliquei na foto do garboso cavalheiro e descobri que era jornalista. Uau! Um colega, que honra! Mais do que depressa, comecei a ler os artigos postados, descobrindo, ma-ra-vi-lha-da, que o cara era um daqueles poucos que domina a arte da escrita e, além de escrever muito bem, não é pedante, nem prepotente e muito menos se vangloria de sua vasta experiência jornalística. Ao contrário, utiliza-a para agregar, gerar interesse, compartilhar informação e conhecimento e pasmem, dividir a titularidade do blog oferecendo espaço para que outros colegas participem! J. Morgado, Milton Saldanha, Oswaldo Lavrado, Édson Motta, Ademir Medici, Guido Fidelis, Virginia Pezzolo e Garcia Netto, tão talentosos, dividem-se no oferecimento de belos e empolgantes textos, a cada semana.
Nem preciso dizer que me tornei fã incondicional do blog do Edward e comecei, aos poucos, a postar comentários, estimulada pelos assuntos palpitantes que, a cada dia, eram propostos. E não imaginam a minha surpresa e alegria quando recebi um convite do Edward para publicar uma crônica minha no seu blog! Lembram daquela historinha de como minha família inteira se tornou gremista? Pois é, foi minha primeira incursão no Blog do Edward de Souza! Confesso-lhes que foi uma emoção enorme ler todos aqueles comentários gentis. A partir daí, não parei mais... Além de artigos e crônicas, também passei a publicar resenhas de livros, para estimular a leitura e compartilhar informações acerca das obras literárias propostas.
Por certo, vocês conhecem aquela frase de Antoine Saint Éxupery que nos lembra de que somos eternamente responsáveis por aqueles a quem cativamos...
Então Edward, és irremediável e inarredavelmente responsável por esta enorme rede de amigos que conquistaste ao longo de um ano. E que aumenta a cada dia. Faço-me partícipe dos cativados e, ao mesmo tempo, também responsável por manter este espaço ímpar de comunicação, afeto e saudável integração humana!
.
Viva! Vida longa ao Blog do Edward de Souza!