JUNHO ESPECIAL NO BLOG
O TERÇO
Hoje é dia de São João! Não sei se é o São João Batista ou o São João Evangelista. Acho que é o "Batista" pois me lembro de uma passagem do Evangelho afirmando que Santa Isabel (mãe de S. João) acendeu uma fogueira num monte bem alto para avisar sua prima, a Virgem Maria, de que seu filho, João Batista, havia nascido. Por isso, em sua festa, acendem-se muitas fogueiras.
Existem, ainda, outras versões sobre as fogueiras, relacionadas às festas pagãs, mas prefiro acreditar nesta, já que também me chamo João, um nome curto, forte e honesto. Nasci, na verdade, às vésperas do dia de Santo Antônio e como já tinha um irmão chamado Antônio, graças a Deus, safei-me de ser chamado de Tonho ou Tunico.
Sempre gostei de fazer festas juninas, terços, quadrilhas, fogueiras, bailes, etc... tendo organizado muitas dessas festas. A que mais marcou em minha lembrança foi aquela feita na fazenda de um amigo, perto de Passos/MG, no município chamado São João do Glória - ou seja: prá lá do fiofó de Judas!
Contratamos um casal de rezadores (ele com a sanfona e ela com o terço e a imagem do santo) e enfeitamos um carro de boi com bambus e bandeirolas, o qual serviu para carregar os noivos, padrinhos, padre e coroinha.
Montamos um altar com o santo e começamos a rezar o terço; era um terço cantado à moda antiga e enquanto seguíamos com as orações, a sanfona nos acompanhava naquele tom monocórdio:...”glória seja o Pai, glória seja o Filho, glória o Espírito Santo e teu amor também...“
Nós, ajoelhados, não víamos o que acontecia lá atrás, onde o povo mandava ver no quentão, pinga e vinho quente.
De repente, o rezador parou com a sanfona e puxou a mulher: "-Vâmbóra, o povo daqui não arrespeita nada!" Olhei para trás e vi o Dérso, meu amigo, com uma enorme cenoura saindo pela braguilha da calça e ameaçando as mulheres. Pedi para sua esposa levá-lo para o quarto e convenci o homem a continuar com o nhéc...nhéc da sanfona.
Lá para o meio da reza, outro incidente interrompeu de vez o terço: Os moleques que brincavam em volta da fogueira, resolveram amarrar nos rabos dos cachorros da fazenda, vários fios de barbantes com bombinhas e busca-pés acesos.
Os pobres animais, endoidecidos com os estouros e faíscas, foram esconder-se por debaixo do altar improvisado, ganindo de dor. O casal de rezadô enfiou a sanfona no saco e se mandou. Coube a mim terminar de puxar o terço, já que o meu amigo fizera a promessa de realizá-lo por sete anos seguidos...
Seguem duas receitas características para o evento, as quais eu faço há mais de vinte anos:
QUENTÃO (OU GROGUE): 1 litro de pinga ou vinho tinto seco; 3 limões cortados em rodelas; 2 copos de água; 6 cravos da Índia; 50 gramas de gengibre picado; 3 paus de canela e açúcar a gosto. Ferver tudo em um caldeirão. Deixar em fogo baixo enquanto for servindo, em pequenas xícaras, pois se deve apreciá-lo bem quente.
Cortar os grãos com uma faca afiada e batê-los, aos poucos, no liquidificador, com o leite. Passar essa mistura numa peneira fina, espremendo bem até tirar todo o caldo (jogar o bagaço fora). Numa panela grande, misturar o caldo com a manteiga, o sal e o açúcar. Levar ao fogo, mexendo sem parar até engrossar bem.
CURAU DE MILHO VERDE: 8 espigas de milho verde; 1 litro de leite; 1 colher (cheia) de manteiga; 1 pitada de sal (meia colherzinha das de café); açúcar a gosto (menos de meio quilo).
Cortar os grãos com uma faca afiada e batê-los, aos poucos, no liquidificador, com o leite. Passar essa mistura numa peneira fina, espremendo bem até tirar todo o caldo (jogar o bagaço fora). Numa panela grande, misturar o caldo com a manteiga, o sal e o açúcar. Levar ao fogo, mexendo sem parar até engrossar bem.
Despejar num pirex grande, salpicar com canela em pó e deixar esfriar. Guardar na geladeira.
*João Batista Gregório, 58, paulista de São João da Boa Vista, é cronista de mão cheia. Publicou, em 2009, suas crônicas reunidas em Crenças e Desavenças e já prepara um novo livro, a ser lançado em breve. Para conhecer a sua produção, acesse o blog do JB, cheio de histórias divertidas, onde cada crônica pitoresca acaba com uma receita culinária especial, testada e aprovada! Clique no endereço abaixo e delicie-se! http://contoscurtosgrandesreceitas.blogspot.com/
------------------------------------------------------------------------------------
RESULTADOS DOS JOGOS DE HOJE, QUINTA-FEIRA (24-06), NA COPA DO MUNDO DA ÁFRICA DO SUL:
ESLOVÁQUIA 3 x 2 ITÁLIA
URUGUAY 0 x 0 NOVA ZELÂNDIA
CAMARÕES 1 x 2 HOLANDA
DINAMARCA 1 x 3 JAPÃO
-----------------------------------------------------------------------------------
Pessoal, esta é só para registrar a data e distrair um pouco.
ResponderExcluirAgora vou dar aquela cochiladinha de aposentado e volto logo mais, para ajudar a puxar o texto. Anotem as receitas que são fáceis e dão certinho.
João
Boa tarde, amigos e amigas!
ResponderExcluirInterrompemos, momentaneamente, a Série A COPA NO BLOG, por pane na máquina "cibernética" do colega Edward de Souza, onde estavam os arquivos de texto destinados à publicação de hoje. Nada grave. Logo mais o problema estará resolvido.
Para não deixarmos nossos amigos sem a habitual nova leitura diária, lembrei-me de um divertido "causo", tipicamente junino, que João Batista Gregório havia me encaminhado, ainda no começo do mês. Veio bem a calhar, já que hoje é o dia de São João, o apogeu das Festas Juninas, em todo o país. Dia de alegria e comemoração. Então, aproveitemos!
De lambuja, nosso amigo JB "Barrios" oferece duas receitas que todo mundo adora, ainda mais para serem saboreadas no friozinho do inverno!
JB, para a sua informação, até mesmo porque você tem o nome, em homenagem ao santo - São João Batista e São João Evangelista são a mesma pessoa!
Um grande abraço e aproveitem o dia!
digo, puxar o terço.
ResponderExcluirJoão
Oi, Nívia! As ilustrações ficaram supimpas. Obrigado!
ResponderExcluirMas e aquele João do Evangelho segundo São João?! rss
Até mais
João, que é Batista
É o mesmo São João Batista, que é o Evangelista, ou seja, o do Evangelho, eheheh
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, professor! Não sonhei...
ResponderExcluirNossa, a Itália caiu fora!!
João
De uma coisa eu tinha certeza, ao ler o seu texto de hoje, João Batista. O professor iria se interessar sobremaneira na cenoura, ou melhor, no caso da cenoura. Pimba! Acertei na mosca. E toque a sanfona! Viva São João, Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
ResponderExcluirBirola - Votuporanga - SP.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJoão batista, primo de Jesus, era a reencarnação do profeta Elias, ele era alguns meses mais velho do que Jesus.
ResponderExcluirJoão apóstolo, o evangelista era a reencarnação do profeta Daniel, ele era doze anos mais novo do que Jesus, e foi ele quem escreveu o evangelho segundo João e o apocalipse.
João batista foi decapitado antes da vida publica de Jesus.
Portanto os dois João, são pessoas distintas uma da outra.
Vinte quatro de junho, segundo a tradição católica, comemoram-se o dia de são João batista.
Padre Euvideo.
Cris, muito obrigado, amiga! Esta será minha 2ª neta. os outros quatro são meninos.
ResponderExcluirQue Deus abençõe a Olívia (lindo nome)
Beijos
João
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaro João Batista Gregório: a cenoura do seu amigo, pelo jeito, ninguém queria provar. É melhor pé de moleque. Hoje, para ser franco, não ligo muito, mas já adorei muito festas juninas. Meu pai nasceu dia 29 de junho, dia de São Pedro, e ganhou esse nome (sem o São, claro). Minha mãe organizava todos os anos uma grande festa junina nessa data, contratando sanfoneiro. A casa ficava lotada, e era tanta coisa para comer e beber, que sobrava para o resto da semana. Tempos de fartura, e de pureza, da vida do interior gaúcho.
ResponderExcluirBeijos!
Milton Saldanha
Gente do céu, como gostam de bagunçar, cruzes!!! Um comentário atrás do outro e repetido. Vamos com calma pessoal, hoje é Dia de São João.
ResponderExcluirJosé Salamargo - Cascaes
Adorei a desclassificação da França, e hoje achei bom a Itália também ir descansar, depois daquele futebol ordinário que apresentou nesta Copa.
ResponderExcluirAmanhã o Brasil joga mais descontraído e vai papar nossos queridos irmãos portugueses. É um povo querido, o de Portugal, mas futebol é futebol, sinto muito. 4 a 2 pro Brasil!
Beijos!
Milton Saldanha
Ô Birola, não queira manchar a alma imaculada e sem jaça de meu amigo professor!
ResponderExcluirJoão
Bem padre, então eu não estava muito errado rsrs.
ResponderExcluirEntão eu sou mais Elias.
Abraços
JB
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMilton, não é porque a gente não liga mais para essas festas, hoje em dia. A razão é que aquelas de nosso tempo já não existem mais. Acho que nem sanfoneiros! Aqui em São João ainda tem uma, já bem coroa: a Dulceley, minha amiga e ela não dá conta de atender a tantos pedidos.!!
ResponderExcluirE solta bomba pro ar!!
João
Milton Saldanha, quanta maldade, menino! Meus avós chorando amargurados e reclamando que o juiz anulou um gol que daria a classificação para a Itália e você torcendo contra! Hummmmmmmffffff...
ResponderExcluirSe no Brasil temos muitos portugueses, temos também o sangue italiano espalhado por todos os cantos. Eu sou netinha de italianos.
Ainda bem que o João lembrou-se que hoje é Dia de São João, assim vamos descontraindo e nos divertindo com sua crônica. E que delícia esse curau de milho verde, adoro!
Beijos,
Tatiana - Metodista - SBC
Aqui em Botucatu vai ter festa de São João pra todos os lados, de terreiro de igrejas até sítios e fazendas. Tem ainda a de São Pedro, não é João Gregório? Se não me engano é dia 29. Quando eu era menino meus pais diziam que a noite mais fria do ano era o dia da festa de São Pedro. Tudo mudou, hoje em dia, faz frio no verão e calor no inverno, vai se saber. Só não entendi direito essa história da cenoura, João. O tal de Dérso segurava o vegetal ou o "inanimado"?
ResponderExcluirTatiana, dê a bronca no Milton mesmo. Eu também sou descendente de italianos. Distante, mas sou.
Abçs
Miguel Falamansa - Botucatu - SP.
Pessoal, estou dando uma saída para levar meu neto João víctor à festa junina oficial da cidade. Minha filha quer comer curau e bolo de milho, vou trazer para ela. Ela vai dar a luz nas próximas horas e vai que a neta nasça com cara de pamonha!!rsrs
ResponderExcluirAté mais à noite
João batista
João Batista, só não gostei nesta sua crônica foi da maldade que os meninos praticaram contra os coitadinhos dos cachorros. Onde já se viu isso? Deveriam levar uma boa surra dos pais, quanta maldade! Sobre a Festa de São João, o pessoal não comemora mais no dia correto. Geralmente a festa acontece num sábado ou domingo, antes ou depois do dia. Eu não tenho conhecimento de nenhuma hoje em Franca. E a cidade de Cássia, João Batista, não é longe de Franca. Se eu não estiver errada, está aproximadamente a uns 60 quilômetros, mais ou menos.
ResponderExcluirBjos a todos!
Giovanna - Unifran - Franca - SP.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTatiana e Miguel Falamansa, queridos: sou apaixonado pela Itália, país lindíssimo, comida excelente, povo alegre e musical. Mas, cá pra nós, os caras fizeram um fiasco nessa Copa. Ou não?
ResponderExcluirBeijos!
Milton Saldanha
Alo João que é Batista. No seu tempo já não era Baptista?
ResponderExcluirO problema tecnico relatado pela Nívia foi providencial dando oportunidade de se festejar aquele que batizou Jesus.
Me lembro agora João, que a homenagem era feita em muitos casos no dia de São João, com as imagens dos três santos em triangulo no topo de um mastro de bambu erguidas com fuguetório e busca-pé na criançada. Era assim, não era?
Olha João, naquela receita do curáu, você escorregou no sabão.Onde se viu jogar fora a raspa do milho sobrada na peneira fina? Minha mãe botava mais leite e fazia bolo que podia ser de sal ou doce. Depois de assado ficava moreno e bonito como a pitanga. Eu falo da atriz Camila.
Por favor recolha o bagaço e dê a receita do bolo. Garcia Netto
Boa Noite meus amigos aqui do blog. De fato, no Brasil as festas em junho são muito interessantes. A conjugação do frio, o clima nesta época do ano possui temperaturas baixas, propicia as fogueiras, aos balões , aos fogos de artifício,as danças, a canjica, as bebidas e pra justificar tudo isso no final entra Deus e lógicamente a oração.
ResponderExcluirMas boas lembranças temos dessa época caro João que quase se chamou Antonio. Eu também sou de 10 de junho e o meu nome é Antonio. Em sua crônica disse que escapou de ser chamado de Tunico...Rapaz escapou mesmo, não é que a turma quando queria me enfezar era só me chamar de Tunico! Rsrsrsrsrs
Mas tempo bom aquele, lá em casa meus aniversários eram festejados também com festa junina lá na vila. Bom demais.
Parabéns por sua mensagem alegre, pela transparência do bom humor e pelo ensino de felicidade...
Anfermam
Texto leve! Uma delícia!... Incluindo as receitas, rs!....
ResponderExcluirAbraços carinhosos =)
Boa noite!
ResponderExcluirSegundo Freud, a mulher tem inveja do órgão sexual do homem. De acordo com o meu mestre, Dr. Miguel Arcanjo, (professor de psiquiatria da Universidade de São Paulo), é comum o homem também ter inveja do membro de outro homem. Mas, o inconcebível é o professor João Paulo de Oliveira ficar com inveja da cenoura do fanfarrão que queria provocar as mocinhas, vestidas de caipira, na festa de São João. Isso é explicável diante a luz da ciência. O cérebro é composto de infinidades de micros neurotransmissores, que buscam e levam informações até as partes genéticas do ser. Quando essas partes já estão com a libido despertada, elas retornam com informações baseadas no que a retina assimilou, o cérebro decodificou e transformou em imagens acentuadas de acordo com o órgão sexual que vislumbrou. No caso da cenoura, a mente doentia comparou a dureza e a performance do legume com o seu órgão genital. Existe outro lado do desejo que por questão de ética médica não posso entrar nos pormenores.
Dr. Sebastião Honório - Psiquiatria
Olá Criançassssssssssss.
ResponderExcluirMenino, que mimo esse seu conto,mas esse colega seu era bem danadinho,e que crianças sapecas,coitadinho dos cachorros,certamente se escondiam 3 dias após essa maldade com os pobrezinhos.
Adoro festas juninas,mas nada se compara com aquelas festas juninas,onde era normal interditar um quarteirão e toda vizinhança colaborar de alguma forma,no fim virava um festão.Quando criança rezava o terço com os adultos,mas confesso,ás vezes lembrava das comilanças que estariam por vir,hummm.
Dia de São João é um dia muito especial para mim,pois é o dia do nascimento do meu único filho,que completa hoje 20 anos,mas ele não se chama João embora acho o nome muito bonito,mas já tem o nome na família,na verdade meu filho iria se chamar Tafarel,pois ele nasceu em um dia de copa,mas infelizmente nesse mesmo dia o Brasil perdeu,e coitado massacraram o Tafarel que era o goleiro,assim que terminou o jogo e o Brasil desclassificado,fui para o Hospital e horas depois nasceu meu filho,então deixei que minha mamãe escolhesse o nome,então ela sempre achou lindo e escolheu Rafael.
João essas comilanças suas me deu água na boca.
Cristina você está deixando esse espaço cada dia mais bonito e alegre,uma artista de mão cheia.Parabénsssssssssssssss.
Voltei! A festa estava prá lá de boa, Umas duzentas barracas com toda as espécies de guloseimas, quadrilhas, jogos e gincanas. Comi tudo a que tinha direito! rsrs
ResponderExcluirVejamos os comentários.
João
Giovanna, vc refere-se à cidade de Cássia que fica no sul de Minas?
ResponderExcluirProfessor, fique tranquilo pois que eu o defenderei até o momento em que alguém alguém te chamar de pernalonga...rsrs
saudaçoes hannabarberianas
Joao
Garcia Netto, nasci depois daquela reforma ortográfica. Eu sei fazer esse bolo de milho com o bagaço, manteiga e leite. É um bolo cascudo e delicioso.
ResponderExcluirQuem sabe no dia de Sao Pedro eu passo para voces.
Abs
Joao
Miguel, Sao Pedro é dia 29, também é o aniversário da Heliana, minha esposa. Era cenoura vegetal, das gigantes.
ResponderExcluirGrande abraço
Joao
Tatiana, o curau é o meu preferido dentre as receitas com milho verde.
ResponderExcluirAna Célia, ainda bem que ele foi batizado por Rafael. Hoje quase ninguém mais se lembra de quem foi o Tafarel.
Beijos
Joao
Nossa, Anferman! Entao somos gemeos univitelinos!! kkk
ResponderExcluirDr. Honório, desculpe-me pela ousadia de corrigí-lo, ontem. Quem sou eu, afinal?
Esquentei porque você taxou-nos, a todos, de puxa-sacos, uai!
Abraços aos dois
Joao
Nadine: "Sei que saudade é estaca..." Já de cara gostei do teu blog e passo a seguí-lo, para beber na fonte tuas palavras tao suaves.
ResponderExcluirMuito obrigado
Joao Batista gregório
Oi gente! Eu coloquei uns vídeos que satirizam a copa lá no meu blog.
ResponderExcluir“Con permisso del Ed” eu convoco você para ir lá assistir.
Padre El vídeo.
Olha pessoal, eu recomendo o blog do padre. Vão morrer de rir. Endereço do padre para ter acesso aos engraçadíssimos vídeos da copa: http://padreeuvideo.blogspot.com/
ResponderExcluirOu então cliquem na foto do padre e encontrarão o link de seu blog.
Luiz Gustavo Freire - Miguelópolis
Estou morrendo de rir com o blog do padre euvídio.
ResponderExcluirBem que poderia ter também umas meninas no campo.
Naria Chuteira
Ai que saudades do meu Joãozinho.
ResponderExcluirLembra do dia que caimos da rede?
Meu grande amor moro bem perto da sua casa. sou apaixonada por você desde quando a gente era bicho grilo. Meu sonho e ver você cozinhando somente para esta sua fanzoca. Um beijo no estomago.
ResponderExcluirOnde estão os jornalistas que aqui escrevem? A cultura deste blog uóóóóóóóóó. Com as marias chuteiras, fã número 1, Dr. Honório e as lurdinhas, o nível só vai despencando.......... E lá se vai esse que já foi um belo espaço cultural ladeira abaixo! Acordem enquanto há tempo!
ResponderExcluirMaristela - SP.
Não aceitem imitações porque a Maria Chuteira verdadeira sou eu a preferida da poetisa Safo
ResponderExcluir