Desconheço o autor dessas pérolas. Se não me engano, certa vez li com a assinatura do amigo radialista Helio Rodrigues, hoje na Rádio Difusora de Franca. Mas, por certo, algumas outras frases vão sempre surgindo, eu mesmo acabo de acrescentar três novas e a gozação com os francanos continua. Para ocupar esta tarde no blog, resolvi postar essas pérolas imperdíveis, com o título:
SER FRANCANO É ASSIM...
1- Chama os amigos de Fiii (E Aí Fiii???);
2- Utiliza o 'im' no final das palavras (e ai Fiii, baunzim???)
3- Tem, ou conhece alguém que tem, um rancho;
4- Tem que explicar para as pessoas de outras cidades o que é um rancho;
5- As maiores baladas de sua cidade são num cirquinho;
6- Orgulha-se em dizer que Franca não tem só sapato... Tem mulher bonita, Gian e Giovanni, Rio Negro e Solimões, Canário e Passarinho e a sede do Magazine Luiza;
6- Orgulha-se em dizer que Franca não tem só sapato... Tem mulher bonita, Gian e Giovanni, Rio Negro e Solimões, Canário e Passarinho e a sede do Magazine Luiza;
7- Conhece algum sapateiro desempregado;
8- Já foi a um jogo de basquete e torceu pra caramba comendo o "amendoim do Jubileu";
9- Já está enjoado da avenida Champagnat; menos do "Picanha na Tábua";
10- Já comeu rodizio de pizza no "Cascata";
11- Já foi num dos shows do Rod Hanna e não volta mais;
11- Já foi num dos shows do Rod Hanna e não volta mais;
12- Sabe o que significa "pau de gozo";
13- Acha o pessoal de Ribeirão Preto um saco;
14- Já deu um presente da Dime Store para alguém;
15- Mora fora mas adora voltar pra terrinha e contar as coisas de outras cidades;
16 - Não vai aos jogos da Francana porque sabe que ela vai perder;
18- Passa o carnaval em cidades minúsculas;
19- Cursa ou conhece alguém que cursa Direito;
20- Sabe que a cidade tem um aeroporto com uma pista maior que a de Ribeirão Preto;
21- Não se preocupa com sequestros;
22- Fica feliz quando chega uma boate na cidade;
22- Fica feliz quando chega uma boate na cidade;
23- Tem que explicar para as pessoas de outra cidade o que é um curtume;
24- Compra blusa nova para ir a Expoagro;
25- Sabe o que é pinga no bambu;
26- Para saber as horas pergunta "quantas horas" e não "que horas são";
27- Já passou um final de semana num posto de gasolina;
28- Já comeu lanche no "Brutu's" ou no "Barba";
29- Morre de raiva quando vai para outra cidade e lhe perguntam se é mineiro;
31- Já pagou motel com desconto;
32- Sempre vai para Porto Seguro na semana do saco cheio e encontra vários amigos;
33 - Já ouviu falar na Gerarda Preta; Paulinho Chinelo, Geraldo Pelotão, Maria Capotinha, Toinzinho dá um pulinho, Valte da Viola (é Valte mesmo) e na Luzia.
34- Votou no PT, mas diz que nunca votou ou não vota mais;
35- Quase todo fim de semana vê um carro tombado dentro de um córrego;
36- Conheceu ou já ouviu falar do "Sossego"... Ave Maria, essa é demais... E não me perguntem quem era o "Sossego". Respondo só se for para homens.
***
EDWARD DE SOUZA
__________________________________________
SAIBAM EM COMENTÁRIOS, QUEM ERA O "SOSSEGO", QUE ATÉ HOJE É LEMBRADO PELOS FRANCANOS. EDWARD DE SOUZA REVELA SUA IDENTIDADE.
37. Você conhece o Blog do Edward de Souza?
ResponderExcluir38. Já levou trabucada do Vicente Leporace?
39. Foi em Franca que o Imperador perdeu as botas?
Quem quiser prosseguir... Afinal Franca é capital do Centro Oeste Mineiro!
J. Morgado
Ser francano é...
ResponderExcluir40- Ter um carnê do magazine Luiza.
41- Viajar para o Paraguai, para buscar muambas, e fala que foi pro exterior.
42- Fala uai.
43- Gosta de queijo.
44- Tem dezenas de pares de calçados x.
E continua...
Edward, menino!!!!
ResponderExcluirQue impressão vão ter de Franca? E agora, me diga baixinho, quem era ou é o tal de sossego? E acrescente: "ser francana é ser curiosa", O.K.? Sem problemas, assumo...
Bjos,
Ana Paula - Franca - SP.
Queridas amigas e amigos: estou de volta, depois de alguns dias em Joinville e Florianópolis, fazendo coberturas para meu jornal, O Dance. Nessas viagens a agenda geralmente é corrida, não dá tempo de comparecer ao blog, com calma, como gosto e fiz agora. Dei uma olhada geral nas crônicas e postagens. Parabéns ao J.Morgado, antes tarde do que nunca, por seu aniversário. Achei muito legal a micro reportagem sobre os meninos salvando o cachorrinho. Exemplo bonito, para pessoas de todas as idades e principalmente jovens.
ResponderExcluirHoje curti o bom-humor dos francanos, com nosso mestre Edward de Souza.
Beijos!
Milton Saldanha
Olá Edward!
ResponderExcluirSeu eu pensar uns minutos faço mais umas 20 dessas. Mas tem essa que merece destaque: "Francano compra roupas no Braz, em São Paulo, e revende nas "lojinhas" com etiquetas de Londres". São os "brimos" francanos com sua "lojinhas". Tinha um, no Bairro da Estação, que era velhaco demais. Quando eu era pequeno papai comprou uma calça pra mim, na "lojinha" dele. Mamãe lavou e encolheu 30 centímetros de perna. Papai me levou junto para reclamar. O "brimo", assim que nos viu chegando, logo gritou: "Nossa "Batrício", como menino cresceu"!!!! E vai reclamar pra quem.....
Mas que Franca é a Terra das mulheres bonitas isso, sem discussão. Bonitas e bem arrumadas......
Abraços...
Caetano - Franca - SP.
Hahahahahahaaaaaaa!!! E agora Edward, explica quem era o sossego, explica!!!
ResponderExcluirPadre Euvideo.
Ôi, Edward...
ResponderExcluirVeja se essa minha entra: "ser francano é ter orgulho da "Água da Careta" e do Relógio do Sol". Essa, penso que deve entrar, se bem que a Água da Careta" já roubaram na época que o PT administrava a cidade. Se ficam mais uns dois anos roubavam também o Relógio do Sol. Ainda bem que correram com eles. Estão todos em Brasília, como assessores de P... Nenhuma!
Bjos...
Viviana - Franca - SP.
Prezados amigos(as) do blog. Caros Padre Euvideo, J. Morgado e Milton Saldanha...
ResponderExcluirOlha, estou começando a ficar impressionado com a criatividade de vocês. Daqui a pouco vamos ter umas 200 novas de francanos. Até o J. Morgado, que conhece como ninguém por essas plagas, já entrou com algumas.
Mas, o Padre Euvideo me surpreendeu, com, até agora, 5 muito boas. Pra quem não sabe, o tal sapato X que o padre cita é aquele com defeito. Pequeno defeito que você não vê, mas que não passa pelo crivo da firma. Esses sapatos levam um pequeno X e são vendidos baratos, a preço de banana em Franca. E é mesmo verdade. Não tem um francano que não tem um X. Eu tenho. E do Saméllo.
Caetano, essa "lojinha" do "Brimo" eu até acho que sei onde era. Veja se acertei. Na Voluntários da Franca, antes da Praça da Estação, uns três quarteirões, acertei? O "Brimo" era terrível. Conseguia colocar suspensão em cobra.
Viviana, sem dúvida, o bom francano não pode deixar de exibir com orgulho o "Relógio do Sol", que fica na Praça Central da cidade e embeleza esse blog, do lado esquerdo, em cima. A àgua da Careta era um chafariz com uma enorme placa de bronze, com torneira, onde o pessoal lavava as mãos e também bebia dessa água, de fonte mineral pura. Vândalos roubaram a fonte e hoje, só saudades... Muitas gerações passaram por ali e diziam que quem bebia daquela fonte jamais sairia de Franca. Eu bebi.
Por fim, Padre e Ana Paula, vocês me apertaram, mas ainda hoje eu prometo que revelo quem era o "Sossego". Pelo jeito, o Padre Euvideo já passou pelo crivo do Sossego. Deve lembrar-se bem dele, não Padre?
PS: um abraço forte ao amigo Milton Saldanha, brilhante jornalista, amigo-irmão que retorna das muitas das suas andanças pelo Mundo, na elaboração do seu brilhante Jornal Dance. Olha, você que acessa o blog e quer receber o Jornal Dance me avise que envio em PDF pela internet.
Um forte abraço a todos......
Edward de Souza
Pois é Edward... mas a cidade cresceu e alguns dos tópicos já não valem mais. Apesar do crescimento comercial e até cultural, muitos de nossa bela cidade continuam comendo chuchu e arrotando peru. Haja medíocridade. Mas tem muita gente boa, uai.
ResponderExcluirabraçosssssssssss
Olá, meu bom amigo Masini. Concordo com você. Resolvi preservar o texto como estava, já com a intenção de substituir alguns deles com outros modernos. Quem sabem essa sua frase não entre: "Ser francano é comer chuchu e arrotar peru". Até rimou...
ResponderExcluirFalar em francano, amigo Masini, creio que não é do seu tempo, mas conheceu o Sossego? Chegou a ver a figura de perto? Estão curiosos querendo saber sobre o Sossego. O Padre, pelo jeito, era fã do Sossego... Daqui a pouco revelo quem era o Sossego, mas fiquem espertos....
Atenção meus amigos e amigas do blog. Para visitar o "Divã do Masini, um dos melhores blogs da internet, cliquem sobre a foto do Marcos Masini, vão encontrar seu endereço. Já escrevi muitos artigos para o Divã e devo continuar, falta é tempo.
Forte abraço a todos...
Edward de Souza
Edward,
ResponderExcluirFaz o seguinte: Hoje vou fazer alquela caminhada esperta. Passo no lugar de sempre, daí você me conta sobre o Sossego e a gente coloca a charada lá no Divã....hahahaha.,.. quem sabe assim, o povo daqui não faz uma visita por lá.
abraçosssssssss
Edward,
ResponderExcluirE por falar em jeito francano de ser... Há muito tempo eu criei o dicionário do jeito zôo do motorista francano de ser - comparando os motoristas da cidade (os piores do planeta) com certos animais. Copie o endereço abaixo, cole no seu browser e confira.
http://nossanoite.com.br/divadomasini/exibemateria.asp?codigo=69
abraçossssss
Obrigado Marcos, vou ver sim. Essa dos motoristas francanos deve ser de arrebentar. Estive visitando o Divã agora e li sobre nosso vôlei, sensacional em suas oito conquistas do mundial. Nosso vôlei continua soberano. Parabéns pela postagem.
ResponderExcluirOutra coisa, Masini, acabo de receber o selo de ouro, vou ver como faço para postá-lo no blog. Muito obrigado!
Abraços...
Edward de Souza
Edward, tenho 20 anos e sou francana. Leio todas as sua colunas no Comércio da Franca, adoro. Papai e mamãe dizem que você é o melhor de todos, não perdem uma coluna sua. Agora estou acompanhando seu blog e gostei muito da casa mal assombrada. Aquela que atirava pedras, sabe?
ResponderExcluirMinha pergunta é a seguinte: com minha idade eu saberia quem era o Sossego? Ninguém aqui em casa sabe. A Miriam, que trabalha conosco disse que era amigo do "Pelotão", verdade? Você vai contar hoje quem era o Sossego?
Beijinhos...
Tânia Regina - Franca - SP.
Ôi Edward, eu não sou de Franca, mas estive lá duas vezes, a última em 2005. Uma linda cidade. Morri de rir dessa brincadeira. Cuidado que a turma lhe lincha em praça pública, viu? Sabe de uma coisa? Até eu quero saber quem é o Sossego.
ResponderExcluirBjos...
Thalita - Santos - Unisantos
Olá Edward!
ResponderExcluirConheço Franca pelo nome, sei também que é a cidade do calçado. Mas, vou adivinhar quem era o "Sossego". Pela conversa desde o começo, tudo indica que era o Prefeito do PT, acertei?
Bjos...
Fernanda - Rio de Janeiro
Padre, porque o senhor riu quando disse que o Edward seria obrigado a dizer quem era o Sossego? O senhor é de Franca? Conhece o Sossego? Conta pra nós, padre, conta........
ResponderExcluirBjos...
Lilian Marques Flausino - Franca - SP.
Olá meus prezados amigos!
ResponderExcluirDiante do texto publicado hoje sobre Franca, vou voltar a fazer uma proposta ao grupo de amigos jornalistas. Que tal bolarmos as 36 mais de Itú? Fico aguardando todos, capitaneados pelo Edward, para saborearmos uma picanha enquanto traçamos as melhores do ituano. A exemplo de Franca, Itú tem assunto pacas....
Abraços...
Paolo Cabrero
PS: segue pelo e-mail do Edward o endereço de minha churrascaria.
Ei, amigos e amigas francanos, francanas e rifainenses (???)...
ResponderExcluirEmbora abecedeano e caetanense ferrenho, tive o prazer de conhecer Franca e assimilar os 36 itens dos quesitos/desafios do francano/abecedeano Edward. De fato, é uma cidade diferenciada de todas as que conheci em minhas andanças ou avoanças por este país.
Em uma oportunidade, hospedado na casa do "sêo" Arlindo, em Franca, fui até a praça onde está o indefectível (e a noite, como fica?) relógio de sol. Num boteco da esquina, tomei uma coca-cola (é verdade,coca-cola) e degustei uns petiscos (sobrevivi). Na hora da conta dei uma nota de R$ 50 à simpática senhora gorda (gorda é detalhe) dona da casa. Ela disse que não tinha troco e que eu poderia acertar outro dia. Argumentei que não era de Franca, portanto não voltaria alí tão cedo. Ela disse: "eu sei que o senhor é amigo do Edward, portanto é gente boa. Pode ir sossegado". Fui embora, mas avisei o Edward que deveria passar no boteco e quitar os R$ 10 ou R$ 15 que deixei "pendurado". O bendito esqueceu e só foi lembrar uns 20 dias depois. O boteco estava fechado; faliu por excesso de benevolência da simpática mulher gorda às pessoas que lhe ficaram devendo R$ 10 ou R$ 15. Essa é a nossa Franca, antes do Imperador, agora do Edward de Souza e do boteco que virou, pra variar, loja de calçados. Nunca soube, é verdade, se a simpática gorda ficou rica comercializando sapatos ou se quebrou vendendo fiado a outros tantos amigos da família Souza oriundos do ABC.
Na viagem seguinte preferi ficar em Rifaina, que também tem suas peculariedades. Mas essa já é uma outra história.
Abraços
Oswaldo Lavrado - SBCampo
Lílian, eu era de franca, mas eu fiquei esperto com esse tal sossego e fugi, sem olhar para traz.
ResponderExcluirNão queira nem saber menina. Deixa isso quieto. Eu imploro!!!
PadreEuvidio.
Uiii, e ae bofe.
ResponderExcluirEu arrepiei todinha a hora que você me fez recordar o sossego. Credo em cruzes!!!
Edward e amigos do Blog, bôa noite.
ResponderExcluirCom as "pérolas" de Franca que Edward nos brindou hoje, fiquei conhecendo um pouco mais da cidade (que conheço de passagem)e do seu pôvo.
A que mais me agradou, foi saber que o pôvo de Franca ficou escaldado com a gestão Municipal do famigerado PT. Parabéns Francanos, nunca mais vótem nos "barbudinhos" que não fazem falta nenhuma.
FRANCA A CAPITAL DO CALÇADO
Gostaria de deixar aqui embóra atrasado (por problemas técnicos),os meus parabéns ao amigo e méstre Juliano Morgado.um exêmplo de pessôa e uma linda familia.
Que Deus lhe dê muita saúde e muitos anos mais de vida.
Edward, meu amigão, pelo que vc já adiantou a respeito do tal de sossego (amigo intimo do Padre Euvidio) NÃO me interessa saber quem ele é . kkkk
Abraços a todos.
Admir Morgado
Praia Grande SP
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ verdade, o PT acabou com a cidade de franca. Aqui o PT não ganha nem para sindico de prédio.
ResponderExcluirParecem formigas cabeçudas, aonde eles entram, rapa tudo, não deixam nem o caule.
Joaquim Tadeu de mello
.
ResponderExcluirPadre, se acalme, por favor!
ResponderExcluirSeus e-mails chegaram e já li e respondi, mas é preciso que o senhor troque sua máquina. Leva cinco dias para chegar um e-mail ao seu destino, coisa incrível.
O Padre, por sua livre e espontânea vontade, pretende divulgar um vídeo do Sossego. Como eu disse, a responsabilidade é do padre.
Prezado Professor João. Em Franca, quando tem um cara que é vítima das brincadeiras dos outros, ou seja, é o centro de gozação de todos, os francanos o chamam de "pau de gozo", isso...
Abraços,
Edward de Souza
Caro comparsa e amigo Edward de Souza. Eu estou curioso para saber o paradeiro desse tal de sossego. Dizem que a ultima vez que ele foi visto, ele estava aqui nas belas praias maranhense. Eu estou curioso para encontrar o sossego, e saber se é verdade o que dizem a respeito dele. O confrade padre euvidio já foi vitima desse tal sossego? E você Edward também já foi vitima dele? Eu acho que a sua lembrança desse tal sossego foi meio melancólica.
ResponderExcluirZezé Sarna
"Angústia é um nó muito apertado bem no meio o sossego".
ResponderExcluirAdriana Falcão
Gente do céu... Afinal, quem é esse tal de Sossego? Um vampiro de Franca? Credo, se for lá não piso de jeito nenhum. Afinal, Edward, vai contar pra nós ou não vai? Alguém já disse aqui, vc é mesmo "O Rei do Suspense." Vou ficar de olho no blog agora até saber quem é o tal de Sossego........
ResponderExcluirBjos pra vocês!!!
Adriana - São José dos Campos - SP.
Olha gente eu não conheço Franca, mas garanto que já operei várias pessoas que tiveram contato som esse tal “sossego”.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPrezado Professor João Paulo... Não se excite, por favor. Nem quero que me leve a mal, mas vou lhe dar uma sugestão... Enquanto o senhor não descobre quem é o Sossego, escreva seus comentários no Word, selecione-o depois, copie e poste no blog, assim o Senhor não fica nesse lenga lenga terrível que deixa a todos nós aflitos. Como lhe pedi, não me leva a mal, sou de paz, por favor!
ResponderExcluirAbraços...
Amadeu Cardoso - São Paulo - SP.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu não sei se fico à espera para saber quem é esse Sossego que atormenta os francanos ou se dou risadas do Professor João Paulo de Oliveira. Vejam acima a bagunça que ele aprontou. Alega que deletou o comentário porque havia entrado inadvertidamente no blog do filho dele. Se tivesse entrado no blog do filho, não teria deletado nesse, claro. Imaginem se o professor entrar mesmo no blog do filho e começar a falar sobre o tal Sossego. Vai ser mais a querer saber quem é o dito cujo. Pra mim, só dois sabem aqui. O Edward e o Padre. E não abrem o bico, que coisa.
ResponderExcluirBeijocas,
Larissa - São Paulo - SP.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor, esses dias foi o meu aniversário.
ResponderExcluirVieram na minha paróquia vários frades padres e muitas freiras.
A minha cadela Teka, começou mostrar seus dotes artísticos. Mais de vinte pessoas, que estavam na festa, pediram filhotes dela quando ela der cria.
Agora que você revelou a arvore genealógica dela, acho que vou triplicar o preço dos filhotes.
Vou dar uma dica do sossego, quando alguém ficava nervoso aqui em franca, era comum falar para essa pessoa vai (...) lá com o sossego.
Padre Euvideo.
Gente...
ResponderExcluirPablo Cabrero: adicione ao seu convite pro pessoal que irá visitar Itu e seu restaurante uma vaga ao Sossego. Não se arrependerá.
Edward - Por acaso teu amigo Sossego jogou no Clube dos Bagres?
Meninas da Metodista: Estou luztrando meu binóculo, afinal as férias estão acabando e as garotas da Metô retornam pra abrilhantar as noites da Senador Vergueiro.
Abraços
Oswaldo Lavrado - SBCampo
Brrrrrrr...
ResponderExcluirLustrando...
Ainda é o efeito Obina, certamente.
Oswaldo Lavrado - SBCampo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTenho duas primas que moram em Franca. Vou imprimir esse texto e tirar com elas quando eu for pra lá. Agora só vou em dezembro, mas vou guardar comigo. E o tal de Sossego, será que era o galã das menininhas francanas?
ResponderExcluirBjos...
Andressa - São Paulo
Olá, amigos! Boa noite!
ResponderExcluirComo? Só 36 características dos intrépidos habitantes de Franca? Deve haver centenas de traços que distinguem esse altaneiro povo dos demais patrícios paulistas e mineiros(?), ai, ai, ai...
Como me encontro numa unidade da federação bem mais ao sul do Equador, nem tenho idéia de como serão os habitantes de Franca em suas peculiaridades...Pelo que posso notar, en passant, é que são gente muito simpática, cordial, afetiva, solidária, inteligente, espirituosa, tomando por exemplo nosso caro amigo Edward e outras moças e moços que compartilham da mesma geografia...
Aliás, por simples curiosidade de gaúcha, Edward, você vai revelar, ainda hoje, quem é ou o que é "Sossego"? Parece que mais gente também é depositária do enigma...
Edward, hoje eu não durmo, enquanto não souber quem é o Sossego. Afinal, nasci e moro em Franca faz mais de 25 anos e nunca ouvi falar desse tal de Sossego. O que poderia ser, ou quem seria esse Sossego, meu Deus! E o Padre fazendo mistério. Estão os dois combinados para deixar a gente na agonia....
ResponderExcluirAté mais, eu volto...
Yara Regina - Franca - SP.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu tenho uma relíquia em minhas mãos.
ResponderExcluirEstou acabando de converter um filme antigo que eu tenho do sossego, e em seguida vou posta-lo no meu blog.
Só estou aguardando o aval do Edward.
Outra dica, o sossego morava lá na (...) aqui de franca.
A fama dele era justamente por que ele tinha um (...) caído.
Era só ver uma pessoa que ele (...).
Muito danado esse tal de sossego.
Padre Euvidio.
S+o+SS+e+g+o= sossego.
ResponderExcluirDr. Qi.
Bom dia amigos (as).
ResponderExcluirComo daqui a pouco vamos postar outra matéria, precisamos matar a curiosidade de muita gente que visitou o blog e certamente irá voltar para saber quem era o Sossego. O Padre promete exibir um vídeo em seu blog. Quem quiser ver é só acessar o endereço, clicando numa das fotos dele acima.
Muito bem, vamos as explicações. Nos anos 60, em Franca, a Exposição de Animais fazia enorme sucesso em toda a região. Hoje, terceirizada, nada mais é que um festival de maus cantores, com duplas sertanejas se esgoelando madrugada a fora. O atual Prefeito, Sidnei Rocha, elogiado pela sua administração, pisou na bola e permitiu que acabassem com a Expoagro, outrora, orgulho da cidade. Era como a Festa de Barretos nos dias de hoje.
Pois bem. Foi numa dessas Exposições de Animais no Parque Fernando Costa, que surgiu um estranho jumento, que tinha o nome de "Sossego". Super dotado, sempre que se aproximavam de seu cocho, uma cela improvisada com grades na frente onde ficavam cavalos, pôneis e jumentos, "Sossego" mostrava suas qualidades excepcionais. Algumas mulheres corriam, outras ficavam, olhavam e davam risadas. "Sossego" ficou famoso em Franca e região. Era um jumento pequeno, mais parecido com um pônei, mas um verdadeiro tarado. Estava sempre em posição de sentido, principalmente quando via as mulheres se aproximando. Esse era o "Sossego".
Foi assim que, naqueles anos 60, começou em Franca a brincadeira. Se a pessoa afirmasse que queria sossego (tranquilidade), logo recebia a gozação: "quer Sossego", né? E mostrava o tamanho com as mãos. Foi uma época que o francano não teve "Sossego", melhor era viver na correria. Também.....
Um forte abraço a todos!
Edward de Souza
Olá Edward...
ResponderExcluirAmei o ser Francano:
Sou apaixonada pela minha cidade,mas vou confessar uma coisa,estamos muito mal representados na questão:Vereadores,apenas com uma ou duas excessões,acho que nas próximas eleições o limpa deve ser geral, pelo menos nesse quesito.
Ana Célia de Freitas.Franca/SP.